You are on page 1of 10

CONHECIMENTOS BSICOS DE HOMILTICA

A ARTE DE PREGAR SERMES RELIGIOSOS Como preparar sermes. Como apresentar a mensagem de Deus.
LEITURAS: Mt 28:18; Mc 16:15-20; 11Tm 4:1-5. INTRODUO: O que Homiltica? a arte de bem falar em pblico (especialmente em plpito); teoria da eloquncia. O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de convencer e agradar. Como discurso religioso, falamos sobre a arte de bem falar no plpito da igreja. A arte de falar em pblico nasceu na Grcia antiga com o nome de Retrica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregao, que no sculo 17 passou a ser chamada de Homiltica. O estudo da Homiltica abrange tudo o que tem a ver com a pregao e apresentao de prticas religiosas: como preparar e apresentar sermes de maneira mais eficaz. Sendo a HOMILTICA a "Arte de Pregar", deve ser considerada a mais nobre tarefa existente na terra. O prprio Jesus Cristo em Lucas 16 : 16 disse: Ide pregai o evangelho... Quando a Homiltica observada e aplicada, proporciona-se ao ouvinte uma melhor compreenso do texto. A observao da Homiltica traz orientao ao orador. A evangelizao praticada pela igreja no perodo do novo testamento continua como modelo da igreja hoje, a modernidade no mudou a mensagem que Jesus, Pedro, Paulo e outros pregam. Havia dois pontos bsicos na igreja inicial; At 5:42; 2:40-41; 4:4. Praticava evangelismo em massa (campanhas), no templo e para multido, "com anzol e com rede". importante reconhecer que o evangelismo pessoal o mtodo tradicional mais eficiente para obter resultados positivos e profundos. Sempre tem decises mais conscientes, Jo. 3:4-5. Cada cristo deve ser uma testemunha ardente, do poder regenerador do evangelho e proclam-lo. Pregar o evangelho no somente fazer discursos ou sermes, falar em nome de Deus, 1Co. 1:21; Is. 52:7; Rm. 10:15. "Vamos dar a pregao o prestgio que o Senhor lhe deu e ele nos dar o xito que ele mesmo conquistou. Qualidades de um bom pregador 1. Carter; 2. Satisfao; 3. Coragem; 4. Sade; 5. Conhecimento de: a) Jesus; b) Bblia;

c) Natureza Humana. O pregador precisa saber interpretar e exprimir bem os sentimentos para que sua pregao tenha mais vida. Saber expressar o que est escrito no texto e seus prprios sentimentos. Vamos ao exerccio: Procure exprimir com clareza os seguintes sentimentos de acordo com as frases: vontade Hei de vencer, haja o que houver Tudo posso naquele que me fortalece. alegria Como boa a vida!. Jesus me libertou! coragem Irei e enfrentarei a situao. Se Deus por ns quem ser contra ns? medo Esto nos perseguindo orgulho Consegui uma promoo por bons servios prestados humildade Quem sou eu, meu caro amigo surpresa Tirei em primeiro lugar no concurso Importante: 1. 2. 3. 4. 5. 1. 2. 3. 4. 5. 6. No fale com muita intensidade, reserve foras para o ponto culminante; No deixe que a voz caia nas ltimas sentenas das palavras; Respire de forma disciplinada; Varie a fora, a velocidade e o ritmo da voz para no cansar a plateia; Leitura do sermo somente em solenidade ou formaturas especiais. Deve-se ver o que se sabe sobre o assunto; Conversar com outras pessoas acerca do assunto; Faa pesquisas (internet, comentrios bblicos, livros sobre o assunto). No se limite Bblia; Coloque todas as informaes no papel; Distribua as informaes dentro do esboo; Treine.

Como devo preparar a minha matria?

Classificao dos sermes O sermo classificado por duas formas, a saber : pelo assunto ou pelo mtodo, podendo ser discursivo ou expositivo. 1. Pelo assunto Doutrinrio: aquele que expe uma doutrina (Ensinamento). Sua finalidade instruir os crentes sobre as grandes verdades da f e como aplic-las. O sermo doutrinrio atende quatro funes na vida da igreja: Atende o desejo de aprender que existe na vida do crente; Previne contra as heresias; D embasamento ao; Contribui para o crescimento dos ouvintes e do prprio pregador. Histrico: aquele que narra uma histria. Ocasional: aquele destinado a ocasies especiais (casamento, velrio). Apologtico: Tem a finalidade de fazer apologia(Defender). tico ou Moral: quando exalta a conduta e a vida moral e tica. Sua finalidade orientar os crentes para pautarem suas condutas dirias e relaes sociais de acordo com os princpios cristos. Assuntos que cabem aqui: Matrimnio, adultrio, divrcio, justia social, racismo, dignidade da pessoa. Narrativo: Quando narra um fato, um milagre. Controvrsia: tem por finalidade atacar erros e heresias. Sermo evangelstico: Sua finalidade persuadir os perdidos a aceitarem Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Sermo devocional: Sua finalidade desenvolver nos crentes um sentimento de amorosa devoo para com Deus, despertando sentimento de louvor.

a) b) c) d)

2. Pelo mtodo a) Sermo Temtico: 1. aquele cuja diviso das ideias extrada do tema. Ou aquele cuja forma ou estrutura resulta das palavras ou ideias contidas no assunto. 2. o tipo de sermo mais usado por ser o de mais fcil diviso e mais fcil de ser preparado. 3. muito apropriado para a evangelizao, o ensino das doutrinas, o estudo bblico, discusso de temas ticos, etc. 4. A diviso est independente do texto. Uma vez usado o texto, no tem que usar-se mais. A no ser que contenha a ideia central. 5. o de mais lgica. O sermo temtico o que mais se presta observao da ordem e harmonia das partes. 6. o mais apropriado para os que esto iniciando no plpito. 7. Escolhe-se o tema e busca-se em qualquer pane da Bblia, textos que apoiem as ideias selecionadas. Exemplos de sermes temticos: No podemos nos esconder de Deus: a) J 34:21- Seus olhos esto sobre os caminhos dos homens. b) l Samuel 16:7 - Deus olha o corao. c) ll Crnicas 16;9 - Jeov contempla para fortalecer. As quatro ressurreies por Jesus: a) Ressurreio logo aps a morte - Marcos 5:21-23 e 35-43 b) Ressurreio aps 24 horas - Lucas 7:11-17 c) Ressurreio aps 4 dias - Joo 11;17; 38-45 d) Ressurreio aps vrios sculos - Joo 5:28-29; Ap. 20: 6 Jesus chorou: a) Por causa do homem - Joo 11:32.36 b) Por causa de uma cidade - Lucas 19:28; 41-44 c) Por causa do mundo - Mateus 26:36-38; Lucas 22:44 Exerccio Proposto: Confisso: I Joo 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia. I - O que devemos confessar? A) _________________ B) _________________ C) _________________ II - Como confessar? A) _________________ B) _________________ III - Quando devemos confessar? A) _________________ B) _________________ IV - Qual o resultado da confisso? A) _________________ B) _________________ C) _________________ b) Sermo Textual: 1. aquele cuja diviso (ideias principais) tirada do texto bblico. Porm as ideias secundrias podem ser buscadas em outros textos bblicos. 2. Este gnero de trabalho para o plpito faz fixar a ateno numa parte das Escrituras. 3. profundamente bblico e ajuda a levar o ouvinte mais perto do corao da Bblia.

4. Obriga o pregador a estudar constantemente a Bblia. 5. muito apropriado para as pregaes sistemticas e consecutivas de livros da Bblia e de textos isolados. 6. Geralmente usa-se um ou dois versos. 7. Exemplos de sermes textuais: O que Deus espera do cristo: Miquias 6:8 Ele te declarou, homem, o que bom; e que o que o Senhor requer de ti, seno que pratiques a justia, e ames a benevolncia, e andes humildemente com o teu Deus? a) Que pratique a justia. b) Que ame a beneficncia. c) Que ande humildemente com o Senhor. Passos para Deus nos ouvir: II Crnicas 7:14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, ento eu ouvirei do cu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. a) Humildade. b) Orao. c) Busc-lo. d) Converso. Segredo para vitria: Filipenses 3:13 e 14 Irmos, quanto a mim, no julgo que o haja alcanado; mas uma coisa fao, e que, esquecendo-me das coisas que atrs ficam, e avanando para as que esto adiante, prossigo para o alvo pelo prmio da vocao celestial de Deus em Cristo Jesus. a) Uma coisa fao. b) Esqueo-me do que para trs ficam. c) Prossigo para o alvo. d) Busco o prmio em Jesus. Reverncia para com Deus: Apocalipse 14:7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glria; porque chegada a hora do seu juzo; e adorai aquele que fez o cu, e a terra, e o mar, e as fontes das guas. a) Temei a Deus. b) Dai-lhe glria. c) Adorai-o. Exerccio Proposto: A entrada: Joo 10:9 Eu sou a porta, se algum entrar por mim, salvar-se- I - Eu sou a porta. A) ______________ B) ______________ C) ______________ II - Se algum entrar por Mim A) ______________ B) ______________ III - Salvar-se- A) ______________ B) ______________ c) Sermo Expositivo 1. aquele que surge de uma passagem bblica com mais de dois ou trs versculos. Teoricamente este tipo de sermo difere do sermo textual, principalmente pela extenso da passagem bblica em que se baseia; na prtica ambos se sobrepem. 2. o que se ocupa principalmente da exegese ou exposio completa de um texto, frases ou palavra das Escrituras. 3. A palavra chave exposio, que d uma ideia de explicar, por diante de.

4. O pensamento bblico ou do escritor bblico que determina a essncia da pregao expositiva. 5. A pregao expositiva seria a forma mais autntica da pregao e segue a prtica dos grandes pregadores do passado, como: Santo Agostinho, Lutero, Calvino, etc. 6. A mensagem expositiva faz mais das Escrituras, contribuindo para um maior conhecimento bblico, criando maior interesse na Bblia e no nos assuntos. Isto honra as Escrituras e alimente os ouvintes. 7. Nos quatro Evangelhos quase todos os pargrafos contm material para um sermo expositivo, que pode no ser difcil de preparar. Especialmente as parbolas se prestam a isso, pois todas elas evidenciam a imaginao inspirada operando como os fatos da vida. Exemplos de sermes expositivos: A importncia do cristo para o mundo: Mateus 5:13-16 a) Vs sois o sal da terra - v.13 b) Vs sois a luz do mundo v.14 c) Resplandea a vossa luz- Em boas obras - v. 16 Atos em direo a Cristo: Marcos 10:46-52 (A cura do cego de Jeric) a) Assentado junto do caminho (ato de humildade) - v.46 b) Comeou a clamar (ato de coragem) - v. 47 c) Levantou-se (ato de f) - v.50 d) Seguiu a Jesus (ato de perseverana) - v.52 Subamos a Betel: Genesis 35:1-7 a) Tirai os deuses estranhos do meio de vs - v.2 b) Purificai-vos - v.2 c) Mudai os vossos vestidos - v.2 d) E levantemo-nos - v.3 Quando um jovem vai igreja: Isaias 6:1-8 a) Tem ampla viso de Deus - v. 1-14 b) Reconhece o seu pecado - v. 5 c) Sente necessidade de purificao - v.7 d) Alista-se para o servio - v.8 Exerccio Proposto: O encontro com a vida: Lucas 7:11-17 I - A multido que seguia a Jesus A) ________________ B) ________________ C) ________________ II - A multido que seguia a viva A) ________________ B) ________________ C) ________________ III - O encontro da vida com a morte A) ________________ B) ________________ IV - O resultado do encontro A) ________________ B) ________________ C) ________________ D) ________________ CARACTERSTICAS DE UM BOM SERMO O sermo caracterizado como um bom sermo no pela sua extenso e nem mesmo pelas virtudes do pregador, sejam intelectuais ou morais, mas pela qualidade do sermo: 1. UNO

Todo sermo deve ter inspirao divina. Um sermo sem uno, ainda que tenha uma excelente estrutura, no apresentar poder para converso, consolao e edificao. Devemos lembrar que ao transmitir um sermo no estamos transmitindo conhecimento humano, mas a Palavra de Deus e esta a nica que penetra at a diviso da Alma e Esprito, portanto fundamental a uno. 2. FIDELIDADE TEXTUAL Fidelidade textual importante, visto que os ouvintes esto atentos ao texto de referncia ou ao tema escolhido. H muitos pregadores que tomam um texto como referncia e depois esquecem dele. 3. UNIDADE Todo sermo tem um objetivo a ser alcanado. O seu contedo deve convergir para um nico alvo. H sermes que so uma colcha de retalho, uma verdadeira miscelnea de assuntos, idias e ensinos. 4. FINAL Tudo tem um comeo e um final. O Pregador deve ter em mente que o ouvinte est se alimentando espiritualmente. Um sermo bem terminado ser muito produtivo ao ponto de despertar o desejo de querer ouvir mais. RECOLHENDO MATERIAL Quase toda pesquisa serve como base para sermes. Todavia, verdade incontestvel que, quanto mais instruo tem uma pessoa, tanto mais condio ter para preparar e apresentar sermes. Toda pessoa que deseja ocupar-se na obra do Senhor, e especialmente falar diante do pblico, deve formar paulatinamente uma biblioteca segundo suas capacidades mentais e financeiras. Os quatro primeiros livros a serem adquiridos e que dever servir como bases da sua biblioteca so: Bblia de estudo; Dicionrio bblico; Concordncia; Um comentrio bblico. Depois deve-se ir adquirindo outros, de acordo com as necessidades. Preparo e apresentao do sermo 1. SERMO s sermo, quando sai do corao, vai para a mente do pregador e dela para a mente do ouvinte e depois para o seu corao. 2. No pregue sobre a volta de Cristo se voc no est de todo corao querendo que Ele volte, 3. Por isso, desde o preparo do sermo at a sua apresentao, temos de ter absoluta conscincia da presena do Esprito Santo e de uma comunho com Cristo. Como escolher um assunto: 1. Quatro fatores devem ser levados em considerao para a escolha do assunto: a) O interesse de pregador pelo assunto; b) A competncia do pregador para desenvolv-lo; c) O interesse do auditrio pelo assunto; d) A oportunidade do fato (condio da poca). 2. Verificar a frequncia com que o assunto tem sido pregado naquela congregao; ou que ngulos do assunto tm sido abordados. 3. Buscar a aprovao de Deus para o assunto atravs da orao. 4. Defina o tema ou assunto. O preparo do sermo 1. Ore e medite para que haja desenvoltura na pregao do sermo. 2. A primeira preocupao na estrutura do sermo em preparar o corpo, depois a concluso e por ltimo a introduo. 3. Defina a idia central do sermo (Ttulo). O Ttulo pode ser: a) Imperativo: Quando sugere uma ordem. ( Ide Marcos 16:15 ). b) Interrogativo: Quando sugere uma pergunta. (Que farei de Jesus? Mt.27:22) c) Enftico: Quando reduzido. (Amor, F) 4. Depois de definida a ideia central, responda para voc mesmo as seguintes perguntas: a) O que o autor quer dizer com este texto? b) Que aplicao o autor queria dar ao povo dos seus dias?

c) Que aplicao tem o texto para a minha vida? d) Que aplicao tem o texto para a congregao onde vou preg-lo? 5. Estabelecer as divises principais do sermo, que chamamos de o esqueleto do sermo . 6. Fazer um rascunho. 7. Descobrir um grupo de pensamentos que sejam teis no desenvolvimento do tema. 8. Acrescente as ideias complementares que sero a carne no esqueleto, e que serviro de apoio s ideias principais. Faa uso de uma chave bblica para facilitar a desenvoltura do corpo. 9. Veja algumas ilustraes que contribuam para a beleza do contedo. Um pastor pediu a vinte pessoas que escrevessem sobre o que se lembravam do sermo que pregara. Um ou dois se lembraram do esboo; quase todos se lembraram da histria final. a) Um sermo sem ilustraes como um edifcio sem janelas. b) Deve-se evitar ilustraes longas, sarcsticas, histrias que ridicularizam ou piadas. c) As ilustraes explicam e iluminam: Despertam e aumentam o interesse. Ajudam a relembrar a parte prtica do sermo. Fortalecem a ideia central do sermo. Provm descanso mental. Deleitam. Comovem os sentimentos. 10. A concluso, normalmente, deve conter um dos trs elementos, como estrutura: recapitulao, aplicao, apelo. O pregador caprichoso variar as maneiras de concluir seus sermes. Eis alguns tipos de concluso: a) Com poesia ou hino Que se encaixe ao contedo da mensagem; b) Com contraste Sermo sobre a volta de Cristo: "voc ser levado ou ser deixado?"; c) Com apelo imaginao; d) Com final abrupto; e) Com orao; f) Com demonstrao Mostrando como praticar a verdade pregada; g) Com perguntas Mas evite a generalidade ou banalidade de "Ser que estamos fazendo isso?"; h) Com a repetio do texto Mas levando em conta a necessidade do desafio. Que deve ter em toda concluso. 11. Tipos de introduo: a) Introduo textual. Pode preceder a leitura do texto. Se um sermo textual, pode e deve ser repetido o texto. Explicao de fatores de importncia relacionados com o texto; b) Introduo contextual. Os antecedentes, por exemplo. O caso da parbola do filho prdigo: so trs parbolas sobre a alegria de Deus; c) Introduo descritiva. A descrio dramtica. Sermo sobre Bartimeu; d) Introduo do tpico ou assunto. Anncio do assunto e talvez definio de palavras do texto. e) Introduo de problema. Todo sermo deve ter como objetivo a soluo de um problema humano, vital e importante. f) Introduo de objetivo. Sermo sobre "Regresso disciplina": "O nosso mundo hoje nos confronta com pelo menos uma necessidade elementar: A necessidade de disciplina" g) Introduo de citao. Citao notvel da bblia, dos jornais, de conversas, da literatura, de poesia; h) Introduo de ilustrao. Histrias, anedota; i) Introduo de manchetes. As manchetes de jornais, revistas; j) Introduo de experincia. Experincia pessoal do pregador, de outrem; k) Introduo de perguntas. "O que querem vocs aqui?"; l) Introduo de estatstica. Dados relevantes sobre o assunto(Cuidado com "chutes"). Obs.: Nunca usar introduo com declarao geral, generalidade. "O mundo est em crise". Evite a banalidade. Fontes de ilustraes

a. b. c. d. e. f. g. h. a. b. c. d. e. f. g. h.

A Bblia. Material abundante, familiar, de autoridade, de valor permanente; A literatura, Biografias, Autobiografias, Fices, Drama, Poesia, Fbula, Mitos e Lendas; Experincia pessoal do pregador, um testemunho; A histria secular, a histria eclesistica, a histria da teologia, a histria contempornea, os jornais e as revistas; A cincia, artigos cientficos interessantes; As artes. Histrias de hinos, citaes de livros, versos, estrofes, pinturas, etc; Imaginao do pregador; Arquivos de ilustraes. Nunca usar uma ilustrao do gabinete de aconselhamento; Usar ilustraes que envolvam sua famlia com muita cautela e considerao; Evitar a ilustrao muito usada; Evitar piadas e histrias que so irreais; Nunca usar muitas ilustraes(no mximo 2 por pregao); Apresentar ilustraes honestas; Seja preciso, cuidado com nomes, datas, fatos, etc. No exagerar, aumentando a ilustrao;

Cdigo de tica para ilustrao

Cuidados a tomar na elaborao de um sermo 1. No Usar Ttulos Imprprios. O ttulo deve estar de acordo com a dignidade do plpito, no deve ser sensacionalista ou extravagante. 2. No Usar Textos fora do Contexto. No fazer uma aplicao indevida do texto bblico, dizendo o que a Bblia no diz. 3. No Preparar Sermes Longos. Cansam os ouvintes. (Salmo 119). 4. Textos obscuros. Causam polmicas no auditrio. (I Cor. 11:10 Vu) 5. Textos difceis. Os ouvintes no entendem. (Ef. 1:3 Predestinao) 6. Textos Duvidosos. "E Deus no ouve pecadores" ( Joo 9:31 ) 7. No Fugir do Assunto. 8. No Usar Passagens Bblicas em Excesso. 9. No Usar Termos Imprprios para o Plpito. O plpito no um lugar para contar anedotas. A quem vamos pregar? H muita sabedoria no que o Apstolo Paulo diz: Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que esto debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que esto debaixo da lei. Para os que esto sem lei, como se estivesse sem lei (no estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que esto sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu fao isto por causa do evangelho, para ser tambm participante dele. I Cor. 9:19-23. Precisamos perguntar antes de preparar o sermo: Quais so as necessidades de meu auditrio? Quais suas preocupaes? Quais so suas feridas emocionais? Ento procurar apresentar a Cristo como soluo para suas necessidades. Paulo orienta: No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas s a que for boa para promover a edificao, para que d graa aos que a ouvem. Ef. 4:29. Nunca esquecer que em determinadas ocasies, o pregador deve trazer uma mensagem apropriada. EXEMPLO: Num velrio, a pregao deve ser mais sria; o pregador deve trazer uma mensagem de esperana s pessoas que assistem. O servo de Deus deve ter sempre em mente que numa ocasio desta, as pessoas esto mais receptivas do que, quando assistem culto em uma festa de aniversrio ou de casamento. No livro de Eclesiastes encontramos as sbias palavras do rei Salomo: "Melhor ir casa de luto (velrio) do que ir casa onde h banquete (festa); porque naquela (no velrio) se v o fim de todos os homens, e os vivos (que esto no velrio) o aplicam ao seu corao" (Eclesiastes 7:2).

Na base de nosso crebro h uma glndula denominada de RAS (Sistema Ativante Reticular), que faz com que focalizemos uma coisa por vez. Ou seja, prestamos ateno em uma coisa por vez. Quando pregamos, bom entendermos que as pessoas que esto nos ouvindo, prestam ateno em um assunto por vez. Ento, se falamos aquilo que as interessam faz com que focalizem sua ateno para o assunto e o entenda; pois sabem que iremos falar aquilo que preencher suas necessidades. Os cientistas dizem que a pessoa focaliza trs coisas: 1. Coisas que possuam valor - Aquilo que de valor para ela. 2. Coisas fora do comum - Aquilo que extraordinrio, espetacular. 3. Coisas que ameaam - Aquilo que ameaa sua vida. O sermo tem de iniciar onde o povo est para lev-lo onde deveriam estar. Deus sabe as necessidades do povo e Ele dar ao pregador a mensagem para suprir as necessidades do povo. A necessidade do povo frequentemente a chave, para o que Deus quer que falemos. O que a Bblia diz sobre suas necessidades? Jesus, estando em uma sinagoga em Nazar, deixou claro a sua misso ao ler estas palavras: O Esprito do Senhor sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do corao, a pregar liberdade aos cativos, E restaurao da vista aos cegos, A pr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitvel do Senhor. Lc. 4:18-19. No seria tambm nossa misso? No somos embaixadores de Cristo para pregarmos Sua mensagem ao povo? Que tipo de necessidades Jesus quer atender atravs de nossa voz? Que necessidades nossos sermes tm suprido? Paulo ao escrever ao ministro da Palavra, Timteo, diz: Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justia; II Tm. 3:16 . Se aproveitssemos mais as riquezas contidas na Palavra de Deus para instruirmos e mostramos ao povo o caminho a seguir, teramos mais sucesso em ver pessoas rendidas aos ps de Jesus e serem transformadas pelo poder da Palavra. O propsito da vida transformar o carter, no ensinar doutrinas. urgente a necessidade de pregarmos de forma que coloquemos diante o povo, o que a Palavra de Deus diz a respeito de seus problemas. Como ele pode encontrar em Deus e na Sua Palavra, conforto, esperana, luz e solues para suas apreenses e insegurana. Como pregadores, ensinamos as pessoas que elas precisam melhorar seu relacionamento com Deus. Que precisam confiar nEle. Mas o grande dilema : como? Esta a pergunta que vai na mente de nossos ouvintes. Como posso ser melhor? Como posso encontrar solues para meus problemas? Como ser fiel a Deus? Como conduzir minha famlia nos caminhos do Senhor? Sim, ser bom cristo, mas como? Precisamos responder estas perguntas com o Assim diz o Senhor. Dicas que podem ajudar 1. Ao contar um testemunho no detalhe muito, ou ento escreva um livro. 2. Nunca olhe para uma s pessoa, ainda que sinta algo diferente (de Deus) ao olhar para essa pessoa. Lembre-se que voc est pregando para todos. 3. Nunca "vena" o povo pelo cansao. No obrigue o povo a dar glria ou aleluia s para satisfazer teu ego, ou para ter sensao que a tua pregao est tendo resultado. 4. No grite! No confunda grito com eloquncia. Do tipo: (receba, receba, recebaaaaaaaaaaaa!). ( D glria, D glria, D glria, D glriaaaaaaaa!) ( Olhe o anjo, Olhe o anjo, Olhe o anjooooooooo!) ( Shiiiiiiiiiiiii, escuta o poder, escuta o poder shiiiiiiiiiii). "OGRITO A MANIFESTAO CABAL DE QUEM NO TEM O ARGUMENTO". 5. No desrespeite os companheiros de plpito, ou o pastor da igreja em que ests. (Aparentemente falar mal dos obreiros trs alegria aos descontentes). 6. Faa o que te foi pedido para fazer, no invente nada. Se te derem oportunidade para dar uma saudao, no passe mais do que 5 minutos. Se for para agradecer uma beno, no conte em detalhes e no passe mais do que 3 minutos. 7. No fique esttico, voc no uma mmia; no fique pulando tanto, pois no um palhao. A comdia tem sua hora e se for bem colocada pode at ajudar a compreenso dos ouvintes e evitar o cansao. Imagine aqueles que gostam de pegar o microfone s para ficarem saracoteando no

plpito, exigindo "espao" como se fossem danar ou pular corda. A boa regra de Homiltica diz que no se deve pegar o microfone na mo, a no ser se for necessrio. (Toda regra tem exceo) Se voc tiver boas palavras todos iro te ouvir. 8. Observe se ests sendo ouvido; ser ouvido uma coisa sendo entendido outra. Um prego bem batido vale por dez tortos. O muito falar faz tropear. 9. Nunca preencha lacunas com "amm" , "n", ou outros vcios de linguagem. 10. No pronuncie palavras feias, de baixo calo, ridculas ou indecorosas. Treine seu vocabulrio; 11. No cruze, os braos ou debruce em cima do plpito; plpito no cama. 12. Plpito exemplo de elegncia e comportamento social, alm de ser um lugar santo e de reverncia. 13. Plpito lugar de se pregar a Palavra de Deus, ento pregue como se Deus estivesse em teu lugar. 14. O teu prximo pode ser o teu espelho. observando que se aprende. Tenha um esprito de crtica construtiva, e permita que te critiquem. 15. Cuidado com as ondas e modismo de outros pregadores, antes de copi-las, analise-as pela Palavra de Deus e os costumes gerais. A arte est em no copiar nada na integra, ou se tira algo, ou acrescenta-se algo. 16. Aprenda tica ministerial para que saibas o teu limite. 17. Cuidado com aqueles que gostam de dizer: "Deus falou para mim..." 18. Cuidado para no dizer algo que machuque seus companheiros que esto na sua retaguarda, afinal o pastor local, seus obreiros, que ficam anos e anos ali enchendo o templo para voc ir l pregar; portanto no estrague com 45 minutos o trabalho de meses ou anos. (ousadia no estupidez) 19. No pense que porque est ali no plpito voc melhor que todos os obreiros locais ou da regio. 20. Por ultimo, no pregue por oferta, ou quantia estipulada que s vezes so absurdas. Lembre-se: "Se exijo o que mereo, sou medido pelo que sou; se confio na graa de Deus sou medido pelo o que Deus ".

CONCLUSO Como pregadores, somos os porta-vozes de Deus diante dos homens. E como tais, devemos ter a preocupao de representar a Voz Original, ou seja, a Voz de Deus. Devemos pregar apenas aquilo que o Senhor disse. Nossa pregao no pode possuir aquilo que o Senhor no disse. Fomos chamados como pregadores, para ajudarmos as pessoas a mudarem de vida. Era isto que Jesus procurava fazer. Via em cada pessoa um potencial, algum que poderia ser uma bno. As palavras de Jesus davam alento s pessoas, mostrando-lhes que Deus as amava. Ao nos preocuparmos em preparar e pregar sermes capazes de transformar vidas, passaremos a amar as pessoas e nos identificar com seus problemas. Este tipo de mensagem s pode sair de uma mente em comunho constante com Deus e Sua Palavra. Se quisermos ajudar as pessoas a mudarem de vida, primeiro teremos que ir fonte das solues dos problemas da vida - Jesus Cristo. A Sua Palavra vida. Que sejamos homens de orao em busca de poder, homens da Palavra, para podermos representar bem a Deus e seu carter diante de nossos ouvintes.

You might also like