You are on page 1of 40

1. Da deciso que indefere liminarmente a petio inicial por inpcia, cabvel o recurso de : a)Apelao. b)Embargos infringentes. c)Recurso Ordinrio.

. d)Agravo regimental. 2. Interposto recurso de apelao, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandar dar vista ao apelado para responder. Apresentada a resposta do recorrido, a) facultado ao juiz o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso. b)fica obstada a retratao do julgador quanto ao recebimento do recurso. c)os autos sero remetidos ao contador para conferncia do preparo. d) facultado ao juiz o reexame apenas do pressuposto de cabimento do recurso. 3. Sobre a uniformizao de jurisprudncia correto afirmar: a)a sua instaurao s justificvel quando a divergncia cingir-se a teses jurdicas; b) possvel a sua instaurao para uniformizar o entendimento do Tribunal sobre matria de fato; c) incidente que s pode ser suscitado pelas partes interessadas; d)da deciso unnime proferida em incidente de uniformizao cabe recurso especial ou extraordinrio, conforme a hiptese. 4. Na ao de usucapio, a)a sentena meramente declaratria. b)a sentena declaratria e constitutiva. c)a sentena meramente constitutiva. d)a sentena declaratria e condenatria. 5. So procedimentos especiais de jurisdio voluntria: a)a prestao de contas, a demarcao de terras e o arrolamento. b)a alienao judicial, a curatela dos interditos e a especializao da hipoteca legal. c)a separao consensual, a abertura, registro e cumprimento dos testamentos e a demarcao de terras. d)o inventrio, o arrolamento e a separao consensual. 6. Sobre a competncia correto afirmar:

a)nas aes fundadas em direito real sobre imvel, o foro competente ser sempre o da situao da coisa;
b)nas aes fundadas em direito pessoal, em regra, a competncia ser do domicilio do ru;

c)nas aes fundadas em direito real sobre bens mveis, a competncia ser, em regra, da situao da coisa; d)nas aes fundadas em direito real sobre imveis, em hiptese alguma, verifica-se a opo pelo foro de eleio.
7. Assinale a alternativa INCORRETA a)se ou autor empregar o procedimento ordinrio, admitir-se- a cumulao de vrios pedidos, num nico processo, contra o mesmo ru, ainda que para cada pedido corresponda tipo diverso de procedimento; b)quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e ru, poder, at ser proferida a sentena, oferecer oposio contra ambos; c)intimado pessoalmente o advogado para devolver os autos retidos alm do prazo

legal, ter quarenta e oito (48) horas para devolv-los, sob pena de pagamento de multa correspondente metade do salrio mnimo vigente na sede do juzo e perder o direito vista fora de cartrio; d)o juiz de ofcio, poder mandar riscar expresses injuriosas nos escritos apresentados no processo. 8. A respeito dos recursos, CORRETO afirmar que:

a)a deciso da turma recursal do Juizado Especial pode ser impugnada por recurso especial sempre que violar norma expressa de lei federal. b)o autor da ao rescisria poder interpor embargos infringentes se a deciso se der por maioria de votos. c)a falta de juntada, na primeira instncia, de cpia de petio do agravo de instrumento interposto no Tribunal ser causa de inadmissibilidade do recurso, apenas se o agravado demonstrar que sofreu prejuzo. d)a insuficincia de preparo no acarreta automaticamente a desero, devendo o recorrente ser intimado para complement-lo. 9. Joo promove uma determinada ao em face de Jos, visto que ambos se controvertem sobre a propriedade de certo bem. Maurcio, por sua vez, entende-se legtimo proprietrio do bem controvertido. Nesse caso, para que Maurcio venha a ingressar na demanda da proposta a fim de impor seu direito, dever promover a modalidade de interveno de terceiros denominada

a)nomeao autoria. b)litisconsrcio facultativo.

c)assistncia.
d)oposio. 10. Sobre os embargos execuo, assinale a alternativa correta

a)So admissveis os embargos do devedor antes de seguro o juzo, pela penhora, na execuo para entrega de coisa b)Independente da matria a que versarem os embargos, indispensvel a realizao de audincia de instruo e julgamento aps oferecidos embargos execuo. c)Nos embargos execuo fundada em sentena, ser oferecida, juntamente com os embargos, a exceo de incompetncia do juzo, bem como de suspeio ou de impedimento do juiz d)Os embargos execuo tm efeito suspensivo apenas quando formem totais.

_______________________________ Gabarito: 1. A 2. A 3. A 4. A 5. B 6. B 7. C 8. D 9. D 10. C

2. Simulado de Direito Civil e Processo Civl - OAB - 50 questes atuais


3. 1. Acerca do domiclio, assinale a opo incorreta. a) O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo. b) O direito brasileiro somente admite a unicidade domiciliar. c) Tm domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o militar, o martimo e o preso. d) As partes contratantes podem especificar, nos contratos celebrados por escrito, o domiclio onde sero exercidos os direitos e obrigaes resultantes dos mesmos. 2. A passagem do tempo pode determinar uma srie de efeitos jurdicos, sendo, por exemplo, um dos elementos determinantes para a prescrio ou a decadncia de direitos. Sobre esses institutos jurdicos, assinale a opo correta. a) A interrupo da prescrio, que pode ocorrer diversas vezes, exige a demonstrao do interesse por parte de quem a promove. b) O direito brasileiro no admite a suspenso da decadncia, sendo esta, portanto, considerada como prazo fatal. c) A prescrio da pretenso de reparao civil se d, nos termos do Cdigo Civil, em 5 anos. d) A prescrio pode ser pronunciada, de ofcio, pelo juiz. 3. O estudo dos contratos iniciado por uma teoria geral. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. a) No direito brasileiro, no que diz respeito celebrao de contratos entre ausentes, adota-se, como regra, a teoria da expedio, embora se admitam algumas excees. b) As partes no podem celebrar contratos atpicos, devendo, conseqentemente, adotar uma das espcies contratuais reguladas pelo Cdigo Civil e pelas leis especiais. c) No regime do Cdigo Civil, tal como no do Cdigo de Defesa do Consumidor, os vcios redibitrios so os vcios aparentes ou de fcil constatao, que tornam a coisa imprestvel a seus fins ou lhe diminuem o valor. d) Na evico, o adquirente s pode realizar a denncia da lide ao alienante imediato, mas no aos anteriores, a fim de exercer o direito que da evico lhe resulta. 4. Com referncia s diversas espcies contratuais reguladas pelo Cdigo Civil, assinale a opo correta.

a) nula a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cnjuge do alienante expressamente a consentirem. b) O mtuo, o comodato e o depsito, sendo considerados contratos reais, caracterizam-se pela transmisso da propriedade da coisa ao muturio, comodatrio e depositrio desde a sua celebrao. d) Para a prtica de atos que exorbitem da administrao ordinria, tais como a alienao, a constituio de hipoteca e a transao, necessita o mandatrio de poderes especiais e expressos. d) Na fiana, no pode o fiador, em nenhuma hiptese, alegar benefcio de ordem, sendo considerado devedor solidrio com o afianado. 5. Acerca da responsabilidade civil, assinale a opo correta. a) A responsabilidade dos pais pelos atos dos filhos menores, que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia, considerada subjetiva, embora se presuma a culpa daqueles. b) No regime do Cdigo Civil, a responsabilidade do empresrio e da sociedade empresria pelos danos causados por produtos postos em circulao subjetiva, ao contrrio do que se observa, no regime do Cdigo de Defesa do Consumidor, em relao aos fornecedores, que respondem objetivamente pelos mesmos danos. c) Na hiptese de homicdio, o autor do fato somente ser obrigado a indenizar o cnjuge sobrevivente, mas no os eventuais credores de alimentos do falecido, pois esta seria uma hiptese de reparao de dano indireto, o que vedado pelo direito brasileiro. d) O Cdigo Civil impe uma responsabilidade civil objetiva ao empregador pelo ato culposo de seu empregado, se o dano foi causado no exerccio do trabalho que lhe competia ou em razo dele. 6. Com relao ao instituto do casamento, assinale a opo incorreta. a) lcito o casamento entre irmos germanos. b) O casamento celebrado no Brasil prova-se pela certido do registro. c) anulvel o casamento de menor em idade nbil, porm sem a autorizao dos pais. d) O homem, ao casar, pode acrescer o sobrenome da mulher. 7. Com relao sucesso, assinale a opo incorreta. a) A sucesso abre-se no lugar do ltimo domiclio do falecido. b) A companheira participa da sucesso do outro, apenas em relao aos bens adquiridos onerosamente na constncia da unio. c) O nascituro tem vocao hereditria. d) Pessoas jurdicas no podem receber por sucesso causa mortis.

8. Uma sentena penal transitada em julgado condenou Pedro a 19 anos de recluso pelo homicdio de Josu. Carla, filha de Josu, deseja processar Pedro pelos danos materiais e morais que lhe foram causados pelo assassinato de seu pai. Nessa situao hipottica, o procedimento correto para Carla ser; a) promover, ainda que em ao autnoma, diretamente a execuo por ttulo judicial, pois a sentena penal transitada em julgado faz coisa julgada na esfera cvel e plenamente lquida. b) promover a execuo na prpria jurisdio penal, uma vez que, aps a Lei n. 11.232/2005, a cognio e a execuo devem sempre ocorrer no mesmo processo. c) promover, em ao autnoma, a liquidao da sentena penal para estabelecer o valor da indenizao, apesar de todas as alteraes na legislao processual. d) promover uma ao de conhecimento autnoma em que dever provar a culpa de Pedro, pois a sentena penal no gera efeitos na esfera civil. 9. A Lei n. 11.382/2006 introduziu alteraes na execuo por quantia certa contra devedor solvente, fundada em ttulo extrajudicial. A respeito dessas alteraes, assinale a opo correta. a) Deixou de haver necessidade de garantia do juzo para oposio dos embargos execuo. b) O credor no mais pode adjudicar o bem penhorado antes de tentada a arrematao judicial ou particular. c) A defesa do devedor passou a ser feita por mero incidente, denominado contestao. d) Passou a ser vedada a penhora do bem de famlia. 10. A audincia de instruo e julgamento (AIJ) ato passvel de ser realizado nos procedimentos ordinrio, sumrio e no previsto pela Lei n. 9.099/2005, dos juizados especiais cveis. Entretanto, a finalidade da AIJ nos juizados no exatamente a mesma daquela realizada nos procedimentos ordinrio e sumrio, pois, certos atos que, nos juizados, devem ser realizados nessa audincia, j ocorreram anteriormente nos procedimentos ditos comuns. Nesse sentido; a) a prova pericial com o auxlio de assistentes tcnicos e diligncias, que nos juizados s admitida na AIJ, nos procedimentos ordinrio e sumrio realiza-se antes dessa audincia. b) a conciliao, cuja tentativa pelo juzo ainda admitida na AIJ do juizado, no mais ocorre na AIJ dos procedimentos ordinrio e sumrio. c) a prova testemunhal, que s admitida na AIJ do juizado, na AIJ dos procedimentos ordinrio e sumrio s admitida, respectivamente, na

audincia preliminar prevista no art. 331 do Cdigo de Processo Civil (CPC) e na audincia prevista no art. 277 do CPC. d) a contestao, que nos juizados deve ser apresentada na AIJ, no procedimento ordinrio j foi anteriormente apresentada. 11. Joo moveu processo que visava rescindir contrato de prestao de servios com Pedro e pedir indenizao por perdas e danos. Ao proferir a sentena, o juiz concedeu a resciso e no apreciou o pedido de perdas e danos. Nessa situao hipottica, a sentena est viciada porque : a) extra petita, pois, se julgou procedente a resciso, deveria julgar procedente a indenizao por perdas e danos. b) citra petita, pois julgou improcedente um dos pedidos ao no apreci-lo. c) infra petita, pois, se julgou procedente a resciso, deveria julgar procedente a indenizao por perdas e danos. d) citra petita, pois no tratou de todos os pedidos formulados, ainda que fosse, com fundamento no art. 267 do CPC, para no apreci-los no mrito. 12. O limite objetivo da coisa julgada pode ser concretamente ampliado por meio de: a) ato discricionrio do juiz, evitando a repetio de aes conexas. b) uma ao constitutiva de vnculo de imutabilidade quanto aos fundamentos da sentena. c) uma ao declaratria incidental. d) uma ao autnoma que vise ampliao da autoridade da coisa julgada para terceiros no participantes da relao processual. 13. Em relao aos direitos reais, no direito brasileiro, assinale a opo correta. a) Tm eficcia idntica aos direitos de crdito. b) Esto previstos na lei em carter exaustivo. c) Podem ser criados livremente pela vontade das partes. d) Sua constituio nunca depende de registro do ttulo. 14. A ordem de vocao hereditria definida: a) de acordo com a lei vigente ao tempo da partilha. b) livremente, de acordo com a vontade do testador. c) de acordo com a lei vigente ao tempo da abertura da sucesso. d) de acordo com a lei vigente ao tempo da abertura do processo de inventrio. 15. A separao judicial extingue: a) os deveres de coabitao e fidelidade recproca entre os cnjuges, bem

assim o regime de bens. b) o casamento. c) apenas o regime de bens. d) apenas o dever de fidelidade recproca entre os cnjuges. 16. No direito brasileiro, a) a sucesso testamentria apenas pode abranger 20% do patrimnio do de cujus. b) a sucesso testamentria prevalece em qualquer caso. c) a sucesso testamentria pode abranger os bens da legtima. d) a sucesso legtima subsidiria em relao sucesso testamentria. 17. Os direitos da personalidade so: a) intransmissveis e irrenunciveis. b) disponveis e prescritveis. c) disponveis e transmissveis por morte de seu titular. d) prescritveis, mas transmissveis por ato inter vivos. 18. Assinale a opo correta. a) O devedor em mora responde sempre pela impossibilidade da prestao, ainda que tal impossibilidade resulte de caso fortuito ou de fora maior. b) A constituio do devedor em mora depende sempre de interpelao judicial ou extrajudicial promovida pelo credor. c) Nas obrigaes decorrentes de ato ilcito, a mora se inicia com o ajuizamento de ao indenizatria. d) Nas obrigaes lquidas, para cujo pagamento se estabeleceu prazo certo, o devedor fica automaticamente constitudo em mora, se no entregar a prestao at o termo final. 19. Em relao ao pagamento de uma dvida, assinale a opo correta. a) Podem as partes, em qualquer caso, estabelecer clusula de reajuste pela variao de moeda estrangeira. b) O credor pode ser obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, se aquela for mais valiosa. c) Ainda que a obrigao tenha por objeto prestao divisvel, no pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim no se ajustou. d) Nunca pode ser realizado por terceiro, estranho ao vnculo obrigacional. 20. Termo inicial e condio suspensiva: a) impedem ambos a aquisio, mas no o exerccio do direito, distinguindose apenas em que o primeiro evento futuro e certo e a segunda, evento

futuro e incerto. b) produzem idnticos efeitos jurdicos. c) se distinguem, quanto aos efeitos, pois o primeiro impede a aquisio do direito, enquanto a segunda suspende seu exerccio. d) se distinguem, quanto aos efeitos, pois o primeiro suspende o exerccio do direito, enquanto a segunda impede sua aquisio. 21. Mrcia e Tanyra disputam, em um processo judicial, a propriedade de um automvel. O juiz ainda no proferiu sentena definindo a quem pertence o veculo. Jos julga-se o verdadeiro proprietrio desse carro. Nessa situao hipottica, caso queira ver reconhecida a propriedade do referido bem, Jos deve: a) opor embargos de terceiro. b) propor uma ao de reintegrao de posse. c) intervir como assistente litisconsorcial de uma das partes (Mrcia ou Tanyra). d) oferecer oposio. 22. Uma nova lei processual tem vigncia: a) inclusive para os processos em andamento, desde que sejam respeitados, em virtude da proteo do ordenamento jurdico coisa julgada, os atos processuais j realizados. b) apenas para os processos distribudos posteriormente sua publicao e respeitando-se o perodo de vacatio legis. c) inclusive para os processos em andamento e sempre retroagindo seus efeitos aos atos processuais anteriormente realizados. d) inclusive para os processos em andamento, desde que sejam respeitados, em virtude da proteo do ordenamento jurdico ao ato jurdico perfeito, os atos processuais j realizados. 23. Acerca de um critrio de competncia tido como absoluto, assinale a opo correta. a) estabelecido em favor do interesse pblico, no sendo passvel de modificao ou prorrogao pela vontade das partes e do rgo jurisdicional. b) Somente pode ser alterado antes da propositura da ao, por meio do foro de eleio. c) Somente pode ser prorrogado por vontade de ambas as partes. d) Somente pode ser prorrogado por vontade de ambas as partes e do juiz. 24. MRIO, em sendo proprietrio do imvel X, celebrou contrato de comodato, pelo prazo de 1 (um) ano, com SVIO. Ocorre que, aps o trmino do prazo contratual, mesmo tendo sido regularmente notificado,

SVIO se recusa a devolver o imvel. Assim sendo, assinale a correta medida judicial a ser adotada por MRIO: a) Ao de despejo; b) Ao revocatria; c) Ao de manuteno de posse; d) Ao de reintegrao de posse. 25. JAIR, contando com 16 anos completos, deseja fazer testamento. Diante desta situao, correto afirmar: a) Poder fazer testamento, somente se for emancipado. b) Poder fazer testamento, fazendo-se necessria a assistncia por seus representantes legais. c) Poder fazer testamento, no precisando da assistncia de seus representantes legais. d) Poder fazer testamento, desde que seja na forma pblica e conte com a assistncia de seus representantes legais. 26. Podem ser objeto de hipoteca: a) Os monumentos arqueolgicos; b) Os terrenos de marinha; c) Aes, debntures e ttulos de crdito ao portador; d) O domnio til sobre determinado bem. 27. Em se tratando de Vocao Hereditria, aponte qual destas opes est errada: a) Legitimam-se a suceder as pessoas nascidas ou j concebidas no momento da abertura da sucesso; b) Na sucesso testamentria pode ser chamada a suceder uma pessoa jurdica; c) Os filhos, ainda no concebidos, de pessoas indicadas em testamento pelo testador, mas nascidos 36 (trinta e seis) meses aps a abertura da sucesso; d) No podem ser nomeados herdeiros nem legatrios os irmos da pessoa que, a rogo, escreveu o testamento. 28. A pluralidade de partes no plo passivo, possibilitada pela natureza da relao jurdica substancial, na hiptese de sentena uniforme para todos os demandados, considerada espcie de litisconsrcio: a) Simples; b) Unitrio; c) Necessrio; d) Facultativo.

29. A operao de mtua quitao entre credores recprocos : a) Compensao; b) Dao em pagamento; c) Resilio; d) Transao. 30. O fiador demandado pelo pagamento da divida tem direito a exigir, at a contestao da lide, que sejam excutidos primeiro os bens do devedor. O enunciado caracteriza: a) O abono do fiador; b) O beneficio de ordem; c) A extino da fiana; d) Nada significa, pois a fiana civil sempre solidria. 31. O deposito de bagagem dos hospedes dos hotis onde estiverem modalidade de depsito: a) irregular b) convencional c) necessrio d) voluntrio 32. Assinale a alternativa incorreta. No corre prescrio: a) Contra os ausentes do Pas em servio pblico para o Municpio; b) Contra todos os que no atingiram a maioridade; c) Enquanto pendente ao de evico; d) Entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal. 33. No hiptese de responsabilidade objetiva: a) A responsabilidade do Estado pelos danos causados pelos seus agentes; b) A responsabilidade civil por abuso de direito; c) A responsabilidade dos profissionais liberais; d) A responsabilidade do Empregador pelos danos causados por seus empregados, no exerccio da atividade que lhes compete. 34. So Direitos Reais: a) A enfiteuse; as servides; o usufruto; o uso; a habitao; as rendas constitudas sobre imveis; o penhor; a hipoteca; e, a anticrese; b) A tradio; a confuso; a enfiteuse; a compensao; a propriedade; e, a transcrio do ttulo no registro imobilirio; c) A propriedade; a superfcie; as servides; o usufruto; o uso; a habitao; o direito do promitente comprador do imvel; o penhor; a hipoteca; e, a

anticrese; d) A propriedade; a tradio; a compensao; o usufruto; a locao; o usucapio; a descoberta; a posse direta; a disposio; o espao areo, o subsolo; e, a acesso. 35. Quais so os meios aquisitivos da propriedade sobre bens imveis: a) Usucapio; registro do ttulo aquisitivo; acesso; b) Usucapio; aluvio; avulso; abandono de lveo; plantaes ou construes; c) Usucapio; escritura de promessa de compra e venda; escritura de compra e venda; posse de rea resultante de formao de ilhas em correntes comuns ou particulares; d) Usucapio; escritura de compra e venda de bens imveis; Transcrio do Ttulo de Transferncia no Registro de Imveis; acesso; construo de obras ou plantaes; e, cesso de direitos hereditrios. 36. Marque a nica opo correta. Os contratos se celebram: a) S por escrito; b) Por escrito ou verbalmente; c) Por escrito, verbal e tacitamente; d) S por escritura pblica. 37. ALBERTO, casado, reconheceu filho havido de relacionamento extraconjugal e, agora, pretende revogar tal ato. Assim sendo, correto afirmar: a) ALBERTO poder revogar o reconhecimento, uma vez que realizado durante a constncia da sociedade conjugal; b) ALBERTO somente poder revogar o reconhecimento, caso tenha sido feito por testamento; c) A revogao do reconhecimento, direito consolidado em lei, in casu no produz efeitos, pois, mesmo antes do reconhecimento, j se aplicava a presuno de paternidade; d) O reconhecimento do filho irrevogvel. 38. Quanto ao vcio redibitrio incorreto afirmar: a) O alienante responder pelo vcio, mesmo provando que o desconhecia; b) O doador, mesmo em se tratando de doao pura, ir responder pelo vcio redibitrio; c) O vcio ou defeito na coisa recebida devem ser ocultos; d) O adquirente pode rejeitar a coisa ou reclamar o abatimento do preo. 39. Quanto coisa julgada no processo civil, correto dizer que:

a) Impede, se houver modificao no estado de fato ou de direito em relao jurdica continuativa, a reviso do que foi estatudo na sentena; b) Faz coisa julgada a verdade dos fatos estabelecida como fundamento da sentena; c) No atinge os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena; d) No repele as defesas que seriam dedutveis no processo, mas no o foram por convenincia da parte. 40. Sobre obrigaes, assinale a alternativa incorreta: a) Nas obrigaes, a solidariedade no se presume, devendo ser decorrente de lei ou da vontade das partes; b) Nas obrigaes alternativas a escolha da prestao a ser cumprida, em regra, cabe ao devedor; c) Nas obrigaes indivisveis cada devedor obrigado pela dvida toda; d) Nas obrigaes facultativas h pluralidade de prestaes devidas. 41. Joo, na qualidade de credor, aceita receber de Caio, devedor, um objeto diverso daquele estabelecido no instrumento obrigacional, extinguindo a obrigao pactuada. Nesse caso, foi realizada uma: a) Doao; b) Transao; c) Novao subjetiva passiva; d) Dao em pagamento. 42. Quanto inverso do nus da prova no mbito do Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), assinale a alternativa correta: a) O CDC prev apenas a inverso ope legis; b) O CDC prev apenas a inverso ope judice; c) O CDC no prev a inverso do nus da prova; d) O CDC prev a inverso ope legis e a inverso ope judice. 43. Qual(is) da(s) afirmativa(s) abaixo (so) verdadeira(s)? I. Na ao declaratria o interesse do autor pode limitar-se declarao de falsidade de documento; II. Pela legislao processual civil em vigor em 20/02/2006, o recurso cabvel da deciso que, em fase de liquidao por arbitramento, liquida a sentena a apelao cvel; III. A ao cautelar de produo antecipada de prova aquela que tem como objeto a comprovao de existncia de fato ou relao jurdica, antes da propositura do processo principal. a) I;

b) I e II; c) I e II e III; d) II. 44. Maria Braz da Silva, casada pelo Regime da Comunho Universal de Bens com Eduardo da Silva, morreu em 17 de novembro de 2005, deixando considervel patrimnio em bens imveis e obras de arte. Maria Braz da Silva tem uma neta, Jlia, com trs anos de idade, filha de seu filho, Lucas, pr-morto. Quando da abertura do Processo de Inventrio dos bens por ela deixados, foi apresentado um Testamento Pblico datado de 10 de maro de 2003, em que apontada como sua sucessora, Ana, sua afilhada, para quem disps 30% de sua parte disponvel. Eduardo da Silva contestou tal disposio testamentria e atravessou uma petio onde afirma ser herdeiro necessrio de sua esposa, segundo a lei civil brasileira vigente. Analise e responda: a) Jlia e Eduardo so herdeiros necessrios de Maria; b) Eduardo meeiro de Maria e Jlia e Eduardo so herdeiros necessrios; c) Eduardo no tem qualquer direito aos bens deixados por Maria, nem meao, nem herana; d) Eduardo meeiro de Maria. 45. O renomado advogado Dr. Allevato interps, em 23 de janeiro deste ano, recurso de agravo de instrumento da r. deciso que indeferiu o pedido de antecipao dos efeitos da tutela. Autuado e distribudo o recurso, os autos foram remetidos apreciao do Desembargador Relator, que assim decidiu: "Nego seguimento ao recurso de agravo, eis que a pretenso recursal pe-se em confronto com o verbete n 302 da Smula do Superior Tribunal de Justia." Ante as alteraes advindas com a Lei 11.187/05, publicada a referida deciso, caber ao Dr. Allevato: a) A interposio de agravo, no prazo de cinco dias, ao rgo competente para o julgamento do recurso; b) A interposio de embargos declaratrios, com efeitos infringentes, pela falta de disposio legal, na nova lei, para a hiptese em tela; c) Impetrar mandado de segurana, pois no compete ao relator negar seguimento a recurso, sem que o mesmo seja apreciado por rgo colegiado; d) No caber qualquer recurso, pois, com a nova lei, extinguiu-se, para casos tais, os denominados "agravos regimentais". 46. Quanto classificao, o contrato de compra e venda de imveis se apresenta da seguinte forma: a) Consensual, bilateral, oneroso e solene;

b) Consensual, bilateral, oneroso e no solene; c) Bilateral, oneroso, formal e aleatrio; d) Oneroso, bilateral, no formal e consensual. 47. "A" obrigou-se a construir para "B" um edifcio, de 10 andares, cuja obra foi concluda segundo afirmativa categrica de "A" no prazo estabelecido pelo contrato. Por sua vez, "B" alega que houve cumprimento insatisfatrio e inadequado da obrigao por parte de "A", que no observou, rigorosamente, a qualidade dos materiais especificados no memorial de incorporao. Assim "B" suspende os ltimos pagamentos devidos a "A": a) Aguardando que este cumpra, corretamente a obrigao; b) Ajuizando ao com fundamento na exceptio non adimpleti contractus; c) Ajuizando ao com fundamento na clusula rebus sic stantibus; d) Ajuizando ao com fundamento na exceptio non rite adimpleti contractus. 48. Assinale a afirmao correta sobre o contrato: a) O contrato, quanto a classificao, bilateral por ter no mnimo, duas partes; b) O contrato, quando comutativo, sempre oneroso; c) O contrato sinalagmtico, eis que se trata de negcio jurdico bilateral; d) Se o contrato bilateral, sempre oneroso: se unilateral, nem sempre gratuito. 49. Assinale a alternativa correta: a) O direito de uso de linha telefnica pode ser adquirido por usucapio; b) Ao Poder Pblico, na herana, reconhecido o direito da saisine; c) O endosso-mandato transfere a propriedade do ttulo cambial; d) Nenhuma das respostas est correta. 50. Em se tratando de servides: I. A servido de no construir negativa e aparente; II. A servido de no abrir janela contnua e no aparente; III. As servides legais so restries impostas pelo direito de vizinhana; IV. As servides urbanas dizem respeito localizao em zona urbana. Das proposies acima: a) Todas as respostas esto corretas; b) I e IV esto corretas; c) II e III esto corretas; d) II e IV esto corretas. GABARITO

01.B 02.D 03.A 04.C 05.D 06.A 07.D 08.C 09.A 10.D 11.D 12.C 13.B 14.C 15.A 16.D 17.A 18D 19.C 20.D 21.D 22.D 23.A 24.D 25.C 26.D 27.C 28.B 29.A 30.B 31.C 32.B 33.C 34.C 35.A 36.C 37.D 38.B 39.C 40.D 41.D 42.D 43.B 44.D 45.A 46.A 47.D 48.B 49.B 50.C
4. Carlos Alberto Ferreira Pinto
5. Enviado por Carlos Alberto Ferreira Pinto em 04/11/2007

Prova: FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Direito

A respeito da petio inicial no procedimento ordinrio, considere:

I. A petio inicial ser indeferida quando o juiz verificar, desde logo, a decadncia ou a prescrio. II. Indeferida a petio inicial, somente caber agravo de instrumento interposto diretamente no tribunal

competente. III. Os pedidos so interpretados restritivamente, compreendendo- se, entretanto, no principal os juros legais.

Est correto o que se afirma SOMENTE em

* a) II.

* b) III.

* c) I e II.

* d) I e III.

* e) II e III. Tente responder sem pesquisar nos livros. A resposta oficial ser apresentada nos prximos dias nesta mesma postagem. Navegue por nosso blog (em "pesquisar questes", "temas abordados" e "arquivos do blog") para conhecer as questes que j foram analisadas pelo autor.

5) Prova: VUNESP - 2010 - MPE-SP - Analista de Promotoria I

A petio inicial dever ser indeferida de plano quando:

* a) lhe faltar pedido ou causa de pedir; o pedido for juridicamente impossvel; o juiz verificar, desde logo, a decadncia ou a prescrio.

* b) a parte for manifestamente ilegtima; deixar o advogado de declarar o endereo em que receber intimaes; a parte for incapaz por defeito de representao ou falta de autorizao.

* c) o autor carecer de interesse processual; faltar cauo ou outra prestao que a lei exigir como preliminar; apresentar defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mrito.

* d) apresentada, no tiver sido instruda com os documentos indispensveis propositura da ao; o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, no corresponder natureza da causa ou ao valor da ao e no puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal; quando o pedido for genrico.

* e) no contiver o fato e os fundamentos jurdicos do pedido, o pedido, com as suas especificaes e o valor da causa; contiver pedidos incompatveis entre si; o autor aditar o pedido aps a citao.

Prova: FUNDEP - 2010 - TJ-MG - Oficial Judicirio

Considerando a hiptese de ser distribuda petio inicial, cuja matria controvertida for unicamente de direito e j houver sido proferidas sentenas de total improcedncia do pedido em outras aes idnticas, assinale a afirmativa INCORRETA.

* a) A citao do ru poder ser dispensada. * b) Poder ser proferida imediata sentena, reproduzindo-se o teor das decises anteriores. * c) Ao receber o recurso do autor contra a sentena, o juiz poder decidir no manter a deciso e determinar o prosseguimento da ao, com a citao do ru. * d) O autor dever ser intimado para manifestar seu interesse no prosseguimento da ao.

Questes de Direito Processual Civil

2) Prova: TJ-DFT - 2008 No exame da petio inicial de ao subordinada ao procedimento ordinrio, o juiz no verifica defeito determinante da sua inpcia e determina a citao do ru. Este, na contestao, alega a inpcia da inicial.

O juiz, verificando que, realmente, a petio inicial inepta, deve:

* a) declarar a inpcia da inicial e julgar o processo extinto sem resoluo do mrito, de acordo com o artigo 295, inciso I, combinado com o artigo 267, inciso I, do CPC; * b) chamar o processo ordem, anular a citao do ru e assinar prazo de dez dias ao autor, para emendar ou completar a petio inicial, pena de indeferimento, nos termos do artigo 284 do CPC, ordenando nova citao do ru, caso feita a emenda da inicial pelo autor; * c) assinar ao autor, em observncia aos princpios da economia, da efetividade e da instrumentalidade do processo, o prazo de dez dias para emendar ou completar a petio inicial, pena de indeferimento, nos termos do artigo 284 do CPC, dando, a seguir, vista ao ru, caso feita a emenda da inicial pelo autor; * d) nenhuma das alternativas anteriores correta.

1) Prova: TJ-PR - 2010 - TJ-PR - Juiz

Sobre petio inicial, CORRETO afirmar:

I. Quando a petio inicial no vier acompanhada dos documentos indispensveis propositura da ao de plano, o juiz a indeferir.

II. Indeferida a petio inicial, o autor poder apelar, sendo vedada ao juiz a reforma da sua deciso.

III. Quando a obrigao consistir em prestaes peridicas, elas sero consideradas includas no pedido se houver declarao expressa do autor.

IV. O juiz, ao pronunciar de ofcio a prescrio, indeferir a petio inicial.

* a) Apenas a assertiva II est correta.

* b) Apenas a assertiva III est correta.

* c) Apenas a assertiva IV est correta.

* d) Apenas a assertiva I est correta.

Vamos analisar questo do concurso para Procurador do Estado da Paraba, aplicado recentemente (maro de 2008) pela CESPE. Marque a alternativa correta, FUNDAMENTANDO a sua deciso:

(CESPE/2008/Procurador do Estado-PB) Considere-se que o governo do estado da Paraba tenha celebrado contrato com uma sociedade de economia mista federal. Nessa situao, caso exista interesse do estado da Paraba em discutir judicialmente alguma clusula oriunda desse contrato, dever ser proposta ao contra a mencionada sociedade perante

A uma das varas da justia federal. B uma das varas da justia comum estadual. C o Tribunal Regional Federal da 5. Regio. D o Tribunal Regional Federal da 1. Regio. E o Superior Tribunal de Justia (STJ).

Certo ou errado? Fundamente:

(CESPE/Procurador do Municpio de Vitria/2007) 41 - Se, em uma ao de indenizao por danos morais e materiais, a sentena condenar o ru ao pagamento da reparao desses danos em valor inferior ao pleiteado pelo autor, o juiz dever julgar parcialmente procedente o pedido e condenar o autor ao pagamento das custas processuais e dos honorrios advocatcios em percentual equivalente sua sucumbncia.

Certo ou errado? fundamente:

(CESPE/Procurador do DF/2006) 109 - cabvel o recurso de apelao contra a deciso proferida no julgamento liminar de improcedncia da ao, sob o argumento de que a matria controvertida unicamente de direito ou, quando for de fato, se no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos. Poder o juiz prolator da deciso negar seguimento ao recurso quando a sentena estiver em conformidade com as jurisprudncias dominantes ou com as smulas do seu prprio tribunal, do STJ e do STF.

Vejamos a primeira parte da questo:

cabvel o recurso de apelao contra a deciso proferida no julgamento liminar de improcedncia da ao, sob o argumento de que a matria controvertida unicamente de direito ou, quando for de fato, se no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos.

Tal assertiva est errada, pois o artigo 285-A somente se aplica quando a matria for unicamente de direito. Sendo matria de fato, no h o que se falar em sua aplicao. Veja-se:

Art. 285-A. Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada. (Includo pela Lei n 11.277, de 2006) Art. 518. Interposta a apelao, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandar dar vista ao apelado para responder. (Redao dada pela Lei n 8.950, de 1994) Segunda parte da questo: Poder o juiz prolator da deciso negar seguimento ao recurso quando a sentena estiver em conformidade com as jurisprudncias dominantes ou com as smulas do seu prprio tribunal, do STJ e do STF.

Nesse ponto, o nico erro que o dispositivo legal no fala em "smula do seu prprio tribunal", mas somente em smula do STJ e do STF. Veja-se: Art. 518. Interposta a apelao, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandar dar vista ao apelado para responder. (Redao dada pela Lei n 8.950, de 1994)
1o O juiz no receber o recurso de apelao quando a sentena estiver em conformidade com smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal. (Renumerado pela Lei n 11.276, de 2006)

Portanto, a assertiva est ERRADA.

Obs.: sugiro a leitura do artigo "Primeiras impresses sobre o novo art. 285-a do CPC (Lei n 11.277/06):alguns aspectos prticos da sentena de improcedncia liminar em "processos repetitivos"

Cabe reclamao contra deciso judicial que desrespeite precedente do STF proferido em sede de controle difuso de constitucionalidade (no sumulado)?

(FEPESE/ Procurador Geral do Ministrio Pblico/TCE/SC/2006) 70 - Assinale a alternativa correta, de acordo com o Cdigo de Processo Civil. a. ( ) No caso de extino do processo sem julgamento do mrito, no pode o tribunal, ao decidir a apelao, julgar desde logo a lide. b. ( ) Os embargos de declarao suspendem o prazo para a interposio de outros recursos, por qualquer das partes. c. ( ) Ser recebida s no efeito devolutivo a apelao interposta da sentena que conrmar a antecipao dos efeitos da tutela. d. ( ) O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer nos processos em que parte, mas no naqueles em que atua como scal da lei. e. ( ) inadmissvel a interposio oral de agravo retido, mas este pode ser interposto por escrito independentemente de preparo.

Anaisar cada uma das assertivas:

a. ( ) No caso de extino do processo sem julgamento do mrito, no pode o tribunal, ao decidir a apelao, julgar desde logo a lide.

Errado.O tribunal pode, ao decidir a apelao interposta em face de deciso que extinguiu o processo sem julgamento do mrito, apreciar desde logo a lide quando a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento. o que ensina o CPC:

Art. 515. A apelao devolver ao tribunal o conhecimento da matria impugnada.

3o Nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito (art. 267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento. (Includo pela Lei n 10.352, de 2001)

b. ( ) Os embargos de declarao suspendem o prazo para a interposio de outros recursos, por qualquer das partes.

Errado, pois os embargos de declarao INTERROMPEM o prazo para a interposio de outros recursos:

Art. 538. Os embargos de declarao interrompem o prazo para a interposio de outros recursos, por qualquer das partes.(Redao dada pela Lei n 8.950, de 1994)

c. ( ) Ser recebida s no efeito devolutivo a apelao interposta da sentena que conrmar a antecipao dos efeitos da tutela.

Correto.Havendo concesso de tutela antecipada e sua posterior confirmao na sentena, eventual recurso no possuir o condo de suspender os efeitos da tutela at o seu julgamento:

Art. 520. A apelao ser recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo. Ser, no entanto, recebida s no efeito devolutivo, quando interposta de sentena que

(...)

VII confirmar a antecipao dos efeitos da tutela; (Includo pela Lei n 10.352, de 2001)

d. ( ) O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer nos processos em que parte, mas no naqueles em que atua como scal da lei.

Errado. Quando atuar como fiscal da lei, o MP pode recorrer: Art. 499. O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministrio Pblico.

(...)

2o O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer assim no processo em que parte, como naqueles em que oficiou como fiscal da lei.

O mesmo entendimento confirmado pelo STJ, na Smula 99:

STJ Smula n 99 "O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer no processo em que oficiou como fiscal da lei, ainda que no haja recurso da parte."

e. ( ) inadmissvel a interposio oral de agravo retido, mas este pode ser interposto por escrito independentemente de preparo.

Errado. prevista a interposio oral do agravo retido:

Art. 523, 3o Das decises interlocutrias proferidas na audincia de instruo e julgamento caber agravo na forma retida, devendo ser interposto oral e imediatamente, bem como constar do respectivo termo (art. 457), nele expostas sucintamente as razes do agravante.(Redao dada pela Lei n 11.187, de 2005)

Logo, correta a alternativa "C".

MACETE: vejam que a questo exige o conhecimento ATUALIZADO da legislao. S conseguiu acertar quem estava ciente das inovaes do CPC ocorridas em 2005 e 2006. Portanto, prestem muita ateno s inovaes processuais!

Questes da CESPE , Questes de Direito Administrativo , Questes de Direito Processual Civil

Questo de Processo Civil: denunciao da lide (interveno de terceiros)


TERA-FEIRA, 20 DE MARO DE 2007 8 COMENTRIOS

Diga se a afirmativa abaixo est certa ou errada. Justifique:

(CESPE/DPU/2004) 23 - To logo seja efetivada a denunciao da lide, cria-se uma cumulao objetiva eventual de demandas no processo, estabelecendo-se, entre o denunciado e o denunciante, uma relao de litisconsrcio com referncia ao adversrio deste. Assim, a sentena que julgar a ao principal em favor do adversrio do denunciante, se este for o autor, poder condenar diretamente o denunciado a satisfazer o pedido da inicial, excluindo o denunciante da lide.

Comentrios:

Mais uma questo da CESPE de quebrar o juzo do candidato. Vamos descascar esse pepino: Na lio do aplaudido Fredie Didier, denunciar a lide a algum no seno trazer esse algum para o processo, por fora de garantia prestada, ou em razo de direito regressivo existente em face dessa pessoa; aproveita o denunciante do mesmo processo para exercer a ao de garantia ou a ao de regresso em face do denunciado; visa, pois, a dois objetivos: vincular o terceiro ao quanto decidido na causa e a condenao do denunciado indenizao. (Didier Jr, Fredie. Curso de Direito Processual Civi l. Tomo 1. Editora Podium. Salvador, 2007).

Como exemplo, podemos citar uma coliso de veculos, onde a pessoa que teve o laudo ao seu favor ajuza Ao de Indenizao em face de quem causou o acidente. Este denuncia lide a seguradora para, no mesmo processo, a ltima ser obrigada a pagar o prejuzo.

H entendimento doutrinrio no sentido de que se a ao foi promovida contra o proprietrio do bem segurado que denunciou lide sua seguradora, h uma lide principal e uma derivada. A denunciada no teria relao processual direta com o autor. Logo, se impossibilitaria a condenao solidria do ru com a parte denunciada.

Entretanto, a jurisprudncia atual no sentido de que a parte denunciada lide pode ser condenado diretamente em favor do autor. Valendo-se do exemplo acima: o juiz condenaria diretamente a seguradora denunciada.

Nesse tom, o voto do MINISTRO CASTRO FILHO no RECURSO ESPECIAL N 275.453 - RS (20000088618-1) :

Trata-se de anomalia, sem dvida, de natureza processual considerar o denunciado litisconsorte do denunciante. Todos os processualistas brasileiros entendem ser caso de mera assistncia. No entanto, Buzaid, que entendia de processo, assim colocou a questo em seu anteprojeto do Cdigo de Processo Civil. F-lo conscientemente. O objetivo do legislador, ao seguir a proposta de Buzaid, foi o de que, em tais casos, se considerasse at para fins de economia processual o denunciante e o denunciado como litisconsortes. Sendo assim, h uma solidariedade, ainda que imprpria, e a execuo pode ser feita contra qualquer um deles.

No mesmo sentido, o que se entende pela deciso do STJ (RECURSO ESPECIAL N 686.762 - RS (2004/0122208-0) MINISTRO CASTRO FILHO):

"Ora, sendo assim, o terceiro que vem a participar do processo por fora de denunciao da lide no litisconsorte. Tecnicamente, no passa de assistente simples. No entanto, o Cdigo Buzaid, para maior prestgio de princpios, como os da economia e da efetividade do processo, expressamente considera o litisdenunciado como litisconsorte do litisdenunciante, desde que no se oponha convocao. Cuida-se de litisconsrcio anmalo, mas, criado por lei, como tal deve ser tratado. To estranho como atribuir a esse terceiro a condio de litisconsorte admitir que o juiz, per salto, condene diretamente o litisdenunciado e no o litisdenunciante. Todavia, se o legislador igualou litisdenunciante e litisdenunciado, no desarrazoado admitir que a condenao atinja ambos, concomitantemente, ou recaia somente sobre um ou outro, porque, ao dispor como o fez, o Cdigo adotou aquilo que se poderia chamar de teoria da extenso ficta da relao jurdica material." (Do litisconsrcio na denunciao da lide", in "Processo e Constituio", coord. Fux, Nery Jr. e Teresa Wambier. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2006, p. 437/438.

E cita inmeros julgados:

"PROCESSUAL CIVIL. DENUNCIAO DA LIDE CONDENAO DIRETA DO LITISDENUNCIADO.

Contestando ao o litisdenunciado assume a posio de litisconsorte do denunciante e pode ser diretamente condenado, tanto que reconhecida a sua exclusiva responsabilidade." (REsp 23.102/Rel. p/ ac. Min. Dias Trindade, DJ de 04/04/93);

"RESPONSABILIDADE CIVIL. ACIDENTE DE TRNSITO. SEGURO. AO PROPOSTA CONTRA O CAUSADOR DO DANO. DENUNCIAO DA LIDE FEITA SUA SEGURADORA. CONDENAO DESTA LTIMA. ADMISSIBILIDADE.

- Reconhecido o dever de a seguradora denunciada honrar a cobertura do sinistro, permitido ao Julgador proferir deciso condenatria diretamente contra ela. Precedentes do STJ. Recurso especial no conhecido." (RESP n 290.608/PR, Rel. Min. Barros Monteiro, DJ de 03/10/2002);

"CIVIL E PROCESSUAL. COLISO DE VECULOS. AO DE REPARAO DE DANOS. DENUNCIAO DA LIDE FEITA PELO RU. ACEITAO. CONTESTAO DO PEDIDO PRINCIPAL. CONDENAO DIRETA DA DENUNCIADA (SEGURADORA) E SOLIDRIA COM O RU. POSSIBILIDADE.

1 - Se a seguradora comparece a Juzo aceitando a denunciao da lide feita pelo ru e contestando o pedido principal, assume ela a condio de litisconsorte passiva, formal e materialmente, podendo, em conseqncia, ser condenada, direta e solidariamente, com o ru. Precedentes do STJ. 2 - Recurso especial no conhecido."(RESP 188.158/RS, Rel. Min. Fernando Gonalves, DJ de 01/07/2004);

Observe-se que o fato de a parte denunciada a lide poder ser condenada diretamente, no leva concluso de que a parte denunciante ser excluda da lide. Como dizem por a, uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa! Embora seja permitida a condenao direta da parte denunciada a lide, ela ser direta e solidria com o ru (Resp 188.158). Portanto, caber ao promovente escolher se vai executar o denunciante ou o denunciado.

Dessa forma, a assertiva est errada quando diz que, havendo condenao direta do denunciado, o denunciante ser excludo da lide.

Observao: chama-se de "teoria da extenso ficta da relao jurdica material" o enquadramento do denunciado como litisconsorte, possibilitando sua condenao direta e solidria com o denunciante.

Questes da CESPE , Questes de Direito Administrativo , Questes de Direito Processual Civil

Questo de Processo Civil: revelia (III)


QUARTA-FEIRA, 14 DE MARO DE 2007 10 COMENTRIOS

Diga se a afirmativa abaixo est certa ou errada. Justifique:

(CESPE/DPU/2004) 22 - Em um primeiro momento, o ru deve alegar, em contestao, as defesas de ordem processual, tais como incompetncia absoluta do juzo e prescrio do direito postulado pelo autor. Somente aps a deciso do juiz a respeito de tais temas que o ru dever deduzir defesa de ordem material, como alegao de nulidade de contrato que fundamente ao e de exceo de contrato que no tenha sido cumprido.

Comentrios:

A assertiva est errada quando diz que somente aps a deciso do juiz a respeito de tais temas que o ru dever deduzir defesa de ordem material, pois toda a matria de defesa deve ser alegada na contestao, seja ela processual ou de ordem material. No necessrio que o juiz se manifeste acerca das defesas de ordem processual para, em seguida, o promovido apresente sua defesa de ordem material. Toda a defesa de ser apresentada simultaneamente para, s ento, o juiz se manifestar sobre ela. o que se compreende da leitura do artigo 300, do CPC:

Art. 300. Compete ao ru alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e

de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

Lembramos que o CPC dispe que antes de adentrar no mrito, o promovido deve apresentar a matria de defesa, ou seja, primeiro deve argir preliminares e prejudiciais para, s ento, manifestar-se sobre o mrito da lide. Isso tudo na mesma pea processual (contestao).

Vejamos o que diz o CPC:

Art. 301. Compete-lhe, porm, antes de discutir o mrito, alegar:

I - inexistncia ou nulidade da citao; II - incompetncia absoluta; III - inpcia da petio inicial; IV - perempo; (Inciso acrescentado pela Lei n 5.925, de 01.10.1973, renumerando-se os demais) V - litispendncia; VI - coisa julgada; VII - conexo; VIII - incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao; IX - conveno de arbitragem; (Redao dada ao inciso pela Lei n 9.307, de 23.09.1996) X - carncia de ao;XI - falta de cauo ou de outra prestao, que a lei exige como preliminar.

Questes da CESPE , Questes de Direito Administrativo , Questes de Direito Processual Civil

Questo de Processo Civil: revelia (II)


TERA-FEIRA, 13 DE MARO DE 2007 4 COMENTRIOS

Diga se a afirmativa abaixo est certa ou errada. Justifique:

(CESPE/DPU/2004) 21 - O ru revel que ingressar no feito aps a fase de especificao de provas poder indicar as suas provas, uma vez que no h que se falar em precluso porque, nesse caso, a lei autoriza ao ru ingressar no feito a qualquer momento.

Comentrios:

Errado. Apesar de o ru revel poder intervir no processo em qualquer fase, ele dever receb-lo no estado em que se encontre, ou seja, no poder repetir atos j praticados durante sua revelia.

Vejamos o que diz o CPC:

Art. 322. Contra o revel que no tenha patrono nos autos, correro os prazos independentemente de intimao, a partir da publicao de cada ato decisrio.

Pargrafo nico. O revel poder intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar. (NR) (Redao dada ao artigo pela Lei n 11.280, de 16.02.2006, DOU 17.02.2006, em vigor 90 (noventa) dias aps a data de sua publicao)

Questes da CESPE , Questes de Direito Administrativo , Questes de Direito Processual Civil

Questo de Processo Civil: revelia


SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARO DE 2007 5 COMENTRIOS

Diga se a afirmativa abaixo est certa ou errada. Justifique:

(CESPE/DPU/2004) 20 - No procedimento ordinrio, o ru que, citado, oferecer exceo no ltimo dia do prazo para resposta e no ofertar contestao no ser considerado revel, j que ficar patente a sua inteno de integrar a relao processual. Nesse caso, ser-lhe- devolvido integralmente o prazo para contestar.

Comentrios:

A regra da obrigatoriedade de interposio simultnea apenas se aplica quando o ru quiser oferecer reconveno e contestao, conforme dispe o art. 299, do CPC:

Art. 299. A contestao e a reconveno sero oferecidas simultaneamente, em pea s autnomas; a exceo ser processada em apenso aos autos principais.

Caso no sejam apresentadas simultaneamente a contestao e reconveno, ocorre a precluso consumativa: a oportunidade para faz-lo j ter se consumado. Quando o ru apresentar apenas uma dessas duas formas de resposta, quanto outra ter havido precluso consumativa. (pg. 683, CPC Comentado).

Para as demais formas de resposta (exceo etc), no necessrio que haja a apresentao simultnea. o que se extrai da lio de NERY: no h a exigncia da simultaneidade para as outras formas de resposta, de modo que o ru pode, por exemplo, excepcionar no 4o dia e contestar no 10o dia do prazo; ou reconvir no 5o dia e excepcionar no 12o dia do prazo. A simultaneidade s se exige para a contestao e reconveno. (pg. 683, CPC Comentado).

Aps o julgamento da exceo, o ru ter devolvido o resto do prazo e no o mesmo integralmente(errada a afirmativa Nesse caso, ser-lhe- devolvido integralmente o prazo para contestar). Vejamos deciso do TJDF sobre o tema:

Suspenso o curso do processo aps o recebimento de exceo de incompetncia do juzo e de chamamento ao processo, reinicia-se o prazo para contestao ao principal, aps o julgamento dos incidentes, sendo necessrio que a parte r, atravs de seu advogado, seja intimada para oferecer a contestao, no prazo que ainda lhe resta. Assim, nulo o processo, a partir da sentena, quando o juiz julga antecipadamente a lide, no observando que, aps a deciso proferida acerca da exceo de incompetncia e do chamamento ao processo, a parte r no foi intimada para oferecer a contestao ao principal. Trata-se de nulidade absoluta por cerceamento do direito de defesa. Decretada a nulidade do processo, em tal caso, impe-se que a parte r seja intimada para oferecer a contestao. (TJDF APC 20020110261557 1 T.Cv. Rel. Des. Roberval Casemiro Belinati DJU 23.11.2004 p. 109)

Entretanto, incidem os efeitos da revelia ao ru que oferece exceo, sem contestar at mesmo aps o esgotamento do prazo para a sua apresentao: se o ru no contestar, e se limitar ao oferecimento da exceo, lcito presumir-se verdadeiros os fatos alegados pelo autor. recurso especial conhecido e provido. (STJ - REsp 63972 / RS Terceira Turma). Logo, errada a assertiva o ru que, citado, oferecer exceo no ltimo dia do prazo para resposta e no ofertar contestao no ser considerado revel

Resumo:

1 a regra da simultaneidade da apresentao da resposta do ru apenas se refere reconveno (art. 299); 2 o oferecimento de resposta suspende (e no interrompe) o prazo para a contestao. Logo, o prazo no ser devolvido integralmente; 3 esgotado o prazo para a defesa e inexistindo contestao, incidem os efeitos da revelia.

Logo, a assertiva est ERRADA.

Questes da CESPE , Questes de Direito Administrativo , Questes de Direito Processual Civil

Questo de Processo Civil: partes e procuradores


QUINTA-FEIRA, 8 DE MARO DE 2007 2 COMENTRIOS

Diga se a afirmativa abaixo est certa ou errada. Justifique:

(CESPE/DPU/2004) 18 - Vindo a falecer uma das partes, o processo prosseguir, se j se tiver iniciado a audincia de instruo e julgamento. Nessa hiptese, o advogado continuar atuando e o processo somente ser suspenso aps a publicao do julgamento, quando, ento, ser feita a habilitao dos sucessores processuais.

Comentrios:

Havendo a morte de uma das partes aps o incio da audincia de instruo e julgamento, o seu representante legal dever continuar no processo at o seu trmino. Inclusive, a suspenso do processo s ocorrer aps a publicao da sentena ou do acrdo. o que se entende pelo disposto no art. 265, do CPC:

Art. 265. Suspende-se o processo:

I - pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador;

1. No caso de morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, ou de seu representante legal, provado o falecimento ou a incapacidade, o juiz suspender o processo, salvo se j tiver iniciado a audincia de instruo e julgamento; caso em que:

a) o advogado continuar no processo at o encerramento da audincia; b) o processo s se suspender a partir da publicao da sentena ou do acrdo.

Logo, a assertiva est CORRETA.

Questes da CESPE , Questes de Direito Constitucional , Questes de Direito Processual Civil

Questo de Constitucional e Processo Civil


TERA-FEIRA, 6 DE MARO DE 2007 5 COMENTRIOS

Diga se a afirmativa abaixo est certa ou errada. Justifique:

(CESPE/DPU/2004) 17 - O STJ competente para dirimir conflito de competncia entre juizado especial federal e juzo de vara federal na mesma seo judiciria.

Comentrios:

Apesar de o gabarito da questo asseverar que a afirmao est errada, entendo que a mesma encontra-se CORRETA pois ATUALMENTE (deciso de 2006) o STJ entende que "a jurisprudncia do STF e da Corte Especial do STJ considera que as Turmas Recursais de Juizado Especial e os Tribunais de Alada do mesmo Estado no so rgos vinculados ao Tribunal de Justia, razo pela qual o conflito entre eles conflito "entre tribunal e juzes a ele no vinculados", o que determina a competncia do STJ para dirimi-lo, nos termos do art. 105, I, d, da Constituio."

E continua:

Assim como a Turma recursal, tambm o Juiz Federal de Juizado Especial no est vinculado ao Tribunal Regional Federal, o que significa dizer que o conflito entre ele e um Juiz Federal de juizado comum conflito entre juzes no vinculados ao mesmo tribunal. Tambm aqui, portanto, a competncia para apreciar o conflito do STJ, a teor do que est implicitamente contido no art. 105, I, d, da Constituio."( STJ - CC 54145 / ES - DJ 15.05.2006 p. 147)

Poderamos ter a seguinte dvida: e se os juizados especiais federais e o juiz federais em conflito pertencessem mesma seo? De quem seria a competncia? Nesse caso, a competncia ainda seria do STJ. Vejamos deciso da referida Corte:

"A competncia para apreciar os conflitos entre juizados especiais federais e juiz federal, ainda que da mesma Seo Judiciria, do Superior Tribunal de Justia, nos termos do ar. 105, I, "d", da Constituio da Repblica. Precedente da 3 Seo e da Suprema Corte.""( CONFLITO DE COMPETNCIA N 58.211 - MG (20050216137-5)

No mesmo sentido, h precedente da Suprema Corte sumariado nos seguintes termos:

"DIREITO CONSTITUCIONAL, PENAL E PROCESSUAL PENAL. CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA, ENTRE A TURMA RECURSAL DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE E O TRIBUNAL DE ALADA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. COMPETNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA PARA DIRIMI-LO (ART. 105, I, 'd', DA C.F.). E NO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (ART. 102, I, 'o'). 1. As decises de Turma Recursal de Juizado Especial, composta por Juzes de 1 Grau, no esto sujeitas jurisdio de Tribunais estaduais (de Alada ou de Justia). 2. Tambm as dos Tribunais de Alada no se submetem dos Tribunais de Justia. 3. Sendo assim, havendo Conflito de Competncia, entre Turma Recursal de Juizado Especial e Tribunal de Alada, deve ele ser dirimido pelo Superior Tribunal de Justia, nos termos do art. 105, I, 'd', da C.F., segundo o qual a incumbncia lhe cabe, quando envolva 'tribunal e juzes a ele no vinculados'. 4. Conflito no conhecido, com remessa dos autos ao Superior Tribunal de Justia, para julg-lo, como lhe parecer de direito. 5. Plenrio. Deciso unnime" (STF - Tribunal Pleno, CC 7.081MG, Rel. Min. Sydney Sanches, DJU de 27.09.02).

Portanto, entendo que a assertiva 17 est CORRETA.

Questes da CESPE , Questes de Direito Administrativo , Questes de Direito Processual Civil

Questo de Processo Civil: formao, suspenso e extino do processo


SEGUNDA-FEIRA, 5 DE MARO DE 2007 4 COMENTRIOS

(CESPE/TSE/Questo 51) A respeito da formao, extino e suspenso do processo, assinale a opo correta.

A No caso de falecimento de qualquer das partes, o processo suspenso no exato momento em que ocorrer o bito. No entanto, o incio da suspenso ser o do conhecimento pelo juiz do fato gerador, a deciso no ter efeito retroativo e sero vlidos os atos processuais at ento praticados.

B Se a produo de prova for requisitada mediante carta precatria e desde que a prova nela

solicitada seja imprescindvel e requerida antes do despacho saneador, o processo ser suspenso at a devoluo da carta ao juzo deprecante.

C A sentena que reconhece a perempo, a litispendncia ou a prescrio e indefere a petio inicial classificada como sentena terminativa que no faz coisa julgada material.

D Para a formao do processo, exige-se a presena do juiz e das duas partes que compem a relao processual. Sem a efetiva presena de alguma das partes, ainda que devidamente citada ou intimada, a relao processual no se forma ou impedido o prosseguimento do processo.

Comentrios:

Vamos analisar cada uma das assertivas.

A No caso de falecimento de qualquer das partes, o processo suspenso no exato momento em que ocorrer o bito. No entanto, o incio da suspenso ser o do conhecimento pelo juiz do fato gerador, a deciso no ter efeito retroativo e sero vlidos os atos processuais at ento praticados.

Vejam a importncia de resolvermos questes: muitos assuntos tratados na questo de hoje j foram abordados anteriormente neste blog. A primeira assertiva fora analisada em

http://qdeconcursos.blogspot.com/2007/03/questo-de-processo-civil-partes-e.html Diz o CPC que: Art. 265. Suspende-se o processo:

I - pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador;

1. No caso de morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, ou de seu representante legal, provado o falecimento ou a incapacidade, o juiz suspender o processo, salvo se j tiver iniciado a audincia de instruo e julgamento; caso em que:

a) o advogado continuar no processo at o encerramento da audincia;

b) o processo s se suspender a partir da publicao da sentena ou do acrdo.

Vale ressaltar que a deciso do juiz que suspende o processo tem efeitos retroativos, pois, apesar de ser uma deciso constitutiva, possui efeitos retroativos. o que se conclui pela lio de Fredie Didier:

A deciso que suspende o processo constitutiva, pois paralisa a atividade processual, ainda que se d a essa deciso, como corretamente se costuma dar, uma eficcia retroativa at a data da ocorrncia do fato jurdico que ensejou a suspenso. (in Curso de Direito Processual Civil, 7ed, Podivm, 2007).

Portanto, a assertiva est errada ao dizer que a deciso no ter efeito retroativo.

B Se a produo de prova for requisitada mediante carta precatria e desde que a prova nela solicitada seja imprescindvel e requerida antes do despacho saneador, o processo ser suspenso at a devoluo da carta ao juzo deprecante. Outra questo sobre tema j analisado no blog, em http://qdeconcursos.blogspot.com/2007/01/questo-de-processo-civil-das-provas.html
A expedio de carta precatria destinada produo de prova em outro juzo somente suspende o processo no caso previsto na alnea "b" do inciso IV, do art. 265 e quando a prova nelas solicitadas for imprescindvel. Vejamos:

Art. 338. A carta precatria e a carta rogatria suspendero o processo, no caso previsto na alnea b do inciso IV do art. 265 desta Lei, quando, tendo sido requeridas antes da deciso de saneamento, a prova nelas solicitada apresentar-se imprescindvel. (Redao dada ao caput

pela Lei n 11.280, de 16.02.2006, DOU 17.02.2006, em vigor 90 (noventa) dias aps a data de sua publicao)

Portanto, a regra que a expedio de carta precatria no suspende o processo, ocorrendo tal fato apenas quando a prova nelas solicitada for imprescindvel.

Correta a alternativa B.

C A sentena que reconhece a perempo, a litispendncia ou a prescrio e indefere a petio inicial classificada como sentena terminativa que no faz coisa julgada material. Errado. O CPC prev que a hiptese do artigo 267, V, que se refere perempo, litispendncia e prescrio, faz coisa julgada. Vejamos:

Art. 268. Salvo o disposto no art. 267, V, a extino do processo no obsta a que o autor intente de novo a ao. A petio inicial, todavia, no ser despachada sem a prova do pagamento ou do depsito das custas e dos honorrios de advogado.

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito:

(...)

V - quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada;

D Para a formao do processo, exige-se a presena do juiz e das duas partes que compem a relao processual. Sem a efetiva presena de alguma das partes, ainda que devidamente citada ou intimada, a relao processual no se forma ou impedido o prosseguimento do processo. Errado. A citao j suficiente para formar a relao processual. Vejamos:

Art. 219. A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973)

Inclusive, a nova redao do art. 285 do CPC permite que o juiz dispense a citao, encerrando o feito, antes que haja a manifestao do ru:

Art. 285-A. Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada. (Includo pela Lei n 11.277, de 2006)

Assim que liberarem a prova, trarei algumas questes para analisarmos.

Questo de hoje:

(Defensor do RN/2006) 50. Em termos de execuo, o Cdigo de Processo Civil estabelece as seguintes normas:

(A) A morte de quaisquer das partes suspende a execuo.

(B) Na execuo de alimentos o devedor ser citado para pagar ou oferecer bens a penhora.

(C) Na ordem da penhora os imveis antecedem os mveis.

(D) A deciso que rejeita a exceo de pr-executividade recorrvel atravs de apelao.

Comentrios:

A morte de qualquer das partes causa de suspenso processual, segundo o art. 265, I, do CPC:

Art. 265. Suspende-se o processo:

I - pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador;Portanto, deve ser assinalada a alternativa "A".

(Defensor do RN/2006) 55. Os recursos especial e extraordinrio

(A) quando interpostos simultaneamente e admitidos sero encaminhados ao Supremo Tribunal Federal, diante da primazia da questo constitucional.

(B) exigem a sucumbncia e a ofensa da deciso recorrida ao direito positivo para legitimar o recorrente.

(C) so admitidos tambm das decises interlocutrias, bem como daquelas oriundas dos juizados especiais.

(D) suspendem a execuo do acrdo recorrido.

Comentrios:

(A) quando interpostos simultaneamente e admitidos sero encaminhados ao Supremo Tribunal Federal, diante da primazia da questo constitucional.

Errado. Havendo interposio simultnea, os recursos sero remetidos primeiramente ao STJ. Caso esta Corte entenda que haja matria prejudicial a ser apreciada pelo STF, remeter os autos Corte Suprema. Vejamos:

Art. 543. Admitidos ambos os recursos, os autos sero remetidos ao Superior Tribunal de Justia.

1. Concludo o julgamento do recurso especial, sero os autos remetidos ao Supremo Tribunal Federal, para apreciao do recurso extraordinrio, se este no estiver prejudicado.

2. Na hiptese de o relator do recurso especial considerar que o recurso extraordinrio prejudicial quele, em deciso irrecorrvel, sobrestar o seu julgamento e remeter os autos ao Supremo Tribunal Federal, para o julgamento do recurso extraordinrio.

(B) exigem a sucumbncia e a ofensa da deciso recorrida ao direito positivo para legitimar o recorrente.

a alternativa correta. Inexistindo sucumbncia, a parte no possui em recorrer, tornando o recurso inadmissvel. Essa regra vale para todos os recursos.

(C) so admitidos tambm das decises interlocutrias, bem como daquelas oriundas dos juizados especiais.

Errado. Regra geral de que no cabe Rext nem Resp das decises oriundas do juizados especiais:

Smula 203 do STJ: "No cabe recurso especial contra deciso proferida por rgo de segundo grau dos Juizados Especiais. (Alterada no julgamento do AgRg no Ag 400.076/BA, DJU 03.06.2002, p. 269)"

Obs.: lembrem que ao STF "Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra deciso de turma recursal de juizados especiais criminais." (smula 690).

(D) suspendem a execuo do acrdo recorrido.

Errado. Diz o artigo 497, do CPC, que o RExt e o REsp no suspendem a execuo do acrdo recorrido:

Art. 497. O recurso extraordinrio e o recurso especial no impedem a execuo da sentena; a interposio do agravo de instrumento no obsta ao andamento do processo, ressalvado o disposto no artigo 558 desta Lei. (Redao dada ao artigo pela Lei n 8.038, de 28.05.1990)

Logo, deve ser marcada a alternativa "B".

(Defensor do RN/2006) 54. No processo civil a sentena pode ser alterada pelo juiz que a proferiu quando

(A) existir no juzo deciso anterior de total improcedncia sobre a mesma matria.

(B) julgar extinto o processo sem julgamento de mrito.

(C) decidir relao jurdica de trato sucessivo.

(D) decidir relao jurdica condicional.

Comentrios:

Realmente a redao do quesito no foi muito oportuna, mas vejamos com ateno:

Uma das reformas do CPC, ocorrida em 2006, alterou o captulo do CPC referente Petio Inicial. Hoje, a sentena pode ser alterada pelo prprio juiz que a proferiu quando ela tiver sido proferida com base novo artigo 285-A e houver apelao do autor:

Art. 285-A. Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada. (Includo pela Lei n 11.277, de 2006)

1o Se o autor apelar, facultado ao juiz decidir, no prazo de 5 (cinco) dias, no manter a sentena e determinar o prosseguimento da ao. (Includo pela Lei n 11.277, de 2006)

Logo, deve ser assinalada a alternativa "A".

You might also like