You are on page 1of 2

Territrios da(s) juventude(s): Prticas corporais, escolarizao e vida urbana de jovens trabalhadores da cidade de Lavras MG.

Relato de campo (18/10/2012) Primeiro contado com escola; Conversa com a diretora a respeito da pesquisa; Nota-se que a diretora v em ns, a salvao e a resoluo a todos questionamentos se tem sobre os alunos e suas posturas, no que se diz a as regras e normas que so a eles estabelecidas dentro e fora do mbito escolar; Observao do intervalo A nomeao a disciplina Educao fsica reduzida a Fsica pelos alunos Duas jovens combinam de sair para alguma festa Grupos de alunos permanecem dentro da sala de aula, enquanto outros permanecem conversando em grupos no ptio, mas precisamente nos cantos e bordas, O centro do ptio ocupado e policiado pela supervisora e pela inspetora da intuio., espao no qual os jovens transitam vagarosamente. Se tratando de espao, a escola possui amplamente, no entando,

ao que nos parece apenas alguns espaos especficos so ocupados, como a quadra e seu entorno prximo.
Aps o intervalo a uma competio de futebol entre os alunos dos 1, 2 e 3 anos. Apenas aqueles que jogam, aquela rodada, tem permisso de sair da sala de aula, observa-se mesmo assim h um grande nmero de aluno na quadra, assistindo O campeonato parece ser todo organizado pelos alunos, deste da ideia at o rbitro.

Relato de 26/01/2013

SELT-16h a 20:30 Ao chagarmos, nos localizamos aps uma olhada geral no local, na pista de skate, onde um grupo treinava o parcur, em que se nota a predominncia do sexo masculino na atividade, assim como as vestimentas dos meninos se assemelham, cala preta e sem camisa, apenas um menino est com camisa, e parece ser o iniciante da atividade corporal. Aps um tempo eles recolhem seus pertences e vo ao outro local da SELT. Encaminhamos-nos para outro local tambm, perto da quadra e da rampa de skate, o grupo do parcur agora utiliza colchonetes para o treino de saltos, em que o iniciante ao fazer incentivado com expresses como BOA! e ISSO AI, CARA!. Na rampa de skate h um sujeito utilizando o patins, mas logo prende sua ateno vendo os meninos do parcur. Existem crianas que brincam nos aparelhos de ginstica, mas que no se esto fixados no cho. As quadras de peteca, futsal e de voleibol esto constantemente ocupadas e a prevalncia de sujeitos do sexo masculino, como se toda estrutura estivesse planejada para a prtica de atividades por eles. Bolas e os prprios colchonetes que o pessoal utiliza so ofertados pela prpria SELT. O Futebol praticado em dois locais da SELT, na quadra fechada, onde h inmeros homens que aguardam sua vez de jogar e h a quadra aberta, onde meninos e adultos jogam juntos. H uma grande predominncia de alunos da UFLA no local. O jogo de peteca uma prtica bastante praticada. E os jogadores de voleibol permanecem sempre os mesmos, tendo poucas alternncias. Em um dado horrio a pista de skate, enche-se de meninos, e h um casal com um pequeno menino ensinando-o a nadar de skate. Realmente h uma serie de pais com crianas no lugar.

You might also like