You are on page 1of 17

ISSN 1982-0496 Licenciado sob uma Licena Creative Commons

O PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA NOS PROCESSOS DE ADOO E O DIREITO FUNDAMENTAL FAMLIA SUBSTITUTA THE PRINCIPLE OF THE BEST INTERESTS OF THE CHILD IN CASES ADOPTION AND THE FUNDAMENTAL RIGHT TO SUBSTITUTE FAMILY.

Ana Carla Harmatiuk Matos

Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paran (1999) e mestrado em Derecho Humano pela Universidad Internacional de Andaluca (1997). Tuttora Diritto na Universidade di Pisa- Italia (2002). Doutora pela Universidade Federal do Paran (2003). Atualmente professora Adjunta de Direito Civil da Universidade Federal do Paran e professora do mestrado em Direito da UNIBRASIL. Professora de Direito Civil, Humanos e Novos Direitos, com nfase em Direito de Famlia. Advogada. Lattes: lattes.cnpq.br/0802929603563951 E-mail: a.c.matos@uol.com.br
Ligia Ziggiotti de Oliveira

Estudante de Direito na Universidade Federal do Paran (UFPR). Atuou como estagiria de pesquisa em escritrio de advocacia e labora como professora autnoma de redao no Curso Positivo desde 2008. Tem iniciao em docncia na disciplina de Teoria do Direito sob orientao do Professor Srgio Said Staut Jr. Atualmente, est vinculada ao Programa de Iniciao Cientfica pela Universidade Federal do Paran. Resumo
O presente artigo busca analisar a aplicao prtica do princpio do melhor interesse da criana nos processos de adoo. Embora o Direito de Famlia, com o amparo da letra constitucional, tenha revolucionado seus valores para recepcionar o pluralismo familiar, observa-se que os pedidos de adoo ainda so deferidos especialmente s famlias com contornos tradicionais, em prejuzo de tantas outras cujo potencial afetivo, certamente satisfatrio para o exerccio do poder familiar, ignorado. O estudo ressalta, contudo, que a busca por um lar s crianas e jovens institucionalizados objetivo com o qual deve se comprometer o Direito, e, portanto, a compreenso das novas complexidades familiares deve ser expandida no mbito da adoo. Palavras-chave: Adoo; Princpio do Melhor Interesse da Criana; Direito de Famlia.

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

ANA CARLA HARMATIUK MATOS / LIGIA ZIGGIOTTI DE OLIVEIRA

286

Abstract
This paper analizes the practical application of the principle of child's best interest in brazilian law. Although family law has already revolutionized its informative values to protect family pluralism according to the brazilian Constitution, it is empirically observed that children adoptions are often granted to families with traditional constitution. That fact comes in spite of many others families with different structures, whose potential affectiveness - what binds them as families - are ignored. This study highlights that home finding to institutionalized children and teenagers is an import state goal and that it must pass through a previous understanding of new families' complexities. Keywords: Adoption; Principle of the Best Interest of the Child; Family Law.

1.

INTRODUO

So inmeros os temas que se relacionam infncia e juventude, e, naturalmente, muitos tiveram desenvolvimento diverso ao longo dos sculos. O instituto da adoo, no Brasil, reproduziu, por anos, o modelo patriarcal, fundado exclusivamente no matrimnio e transpessoal da famlia. A evidncia, poca, dava-se aos pais que no pudessem gerar filhos, a quem se prestavam as crianas abandonadas. O Cdigo Civil de 1916 consagrava esta noo, destacando sua preferncia por pais que tivessem necessidade de adotar por no terem possibilidade de reproduzir ou mesmo para aumentar o nmero de filhos, dada a importncia de vrios membros para cumprir a sua ento funo econmica. No pas, ainda que tenha o tema se desenvolvido desde a codificao, com a Constituio de 1988 que o carter social do instituto encontrou terreno, priorizando a necessidade de se encontrar uma famlia substituta s crianas dos abrigos brasileiros. Neste sentido, destaca-se o princpio do melhor interesse da criana, que deve fundamentar, atualmente, os casos concretos acerca da adoo. Acresce-se ao debate a complexidade de que se dota o Direito de Famlia contemporneo, j que a disciplina iluminada, constitucionalmente, por princpios que apontam para um modelo aberto de entidade familiar, cujo principal mote reside na realizao de seus membros. O presente trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos do princpio do melhor interesse da criana, destacando, especialmente, quando este fundamenta compreenses das novas realidades e paradigmas no Direito de Famlia.

2.

A ADOO: ENTRE O PBLICO E O PRIVADO

Conquanto represente interesse privado, oriundo tanto dos adotantes, quanto das crianas e dos adolescentes, o tema da adoo insere-se, fatalmente, no bojo do interesse pblico, reafirmado, inclusive, internacionalmente, atravs de convenes e tratados tambm subscritos pelo nosso pas. Infere, sobre o tema, Rodrigo da Cunha Pereira (2005), que o Estado reserva especial interesse na preservao da famlia, pois a partir dela se realiza o indivduo

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

287

O PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA NOS PROCESSOS DE ADOO...

especialmente por conta da formatao dos novos princpios do Direito de Famlia, que confortam as mais diversas formaes familiares. Ademais, em respeito ao princpio do melhor interesse da criana e do adolescente, pontua o autor, que se deve orientar o intrprete, em busca de favorecer, ao potencial adotado, o direito de ter uma famlia. Na adoo, figura o Estado como guardio do interesse desse importante aspecto, j que se mobiliza em prol da tutela dos interesses individuais indisponveis das crianas e jovens a quem falta capacidade. Na prtica, entre o abrigo e o lar, h grande espao de atuao pblica, desde a interveno do Ministrio Pblico no feito, em observncia ao fato de que de fiscal da lei passou a atuar como o defensor institucional dos direitos humanos e da cidadania, at a sentena judicial que constitui, no registro da criana, os adotantes como seus pais, afinal, no h adoo sem deciso judicial (FACHIN, 1999). Entrega-se, destarte, aos rgos pblicos, o rduo trabalho de escolher o seio familiar de que participar o adotado. A postura que se demanda deste ente a de garantidor, no apenas do princpio do melhor interesse da criana e do adolescente, mas de todos aqueles que a Carta Constitucional aponta como fundadores da ordem nacional. De acordo com os ensinamentos de Tnia da Silva Pereira (1996), a determinao de prioridade absoluta para a infanto-adolescncia como norma constitucional h de se entender por primazia ou preferncia para as polticas sociais pblicas como dever da famlia, da comunidade, da sociedade civil e do Poder Pblico (art. 227 CF e art. 4 - ECA). Deste modo, convivem tanto o interesse do Estado em responder ao contingente de jovens abrigados, potenciais adotados, na medida da expectativa destes de encontrarem uma famlia; quanto o interesse de receb-lo, afetivamente, a famlia, potencial adotante, cujo desenho pode ser to variado quanto permite a Constituio de 1988.

3.

BREVES NOTAS ACERCA DA ADOO

O comprometimento com a infncia e juventude, to debatido atualmente, encontra razes recentes. Segundo se manifesta Tnia da Silva Pereira (2011):
A histria da humanidade histria dos adultos. Se hoje a criana e o adolescente so sujeitos de direitos reconhecidos no ordenamento jurdico nacional e internacional, objeto de amor e de intensa proteo e afetividade da famlia, preciso lembrar que nem sempre gozaram desse privilegiada situao.

A doutrina que abarca o Direito de Famlia, atualmente, reconhece o desenvolvimento do tema ao longo dos anos, inclusive em razo da configurao de famlia, que reforma seus perfis constantemente. Entretanto, possvel o debate acerca da influncia que o ordenamento anterior, calcado em valores considerados ultrapassados, ainda exerce no deferimento de certos pedidos de adoo. O Cdigo Civil de 1916 contemplava modelo excludente de se compor famlia.

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

ANA CARLA HARMATIUK MATOS / LIGIA ZIGGIOTTI DE OLIVEIRA

288

Quem no era casado no vislumbrava possibilidade de adotar antes da abertura do sistema pela Constituio Cidad. Ademais, o Cdigo Civil desprestigiava explicitamente o filho adotivo em comparao aos outros, que em relao a ele gozavam de privilgios sucessrios. Aos filhos adotivos dedica-se metade do patrimnio a que os filhos biolgicos tinham direito. O estabelecimento do vnculo da filiao, pela adoo, sob a gide do antigo diploma civilista, possibilitava-se pela via cartorial. Tratava-se, pois, de negcio jurdico equiparado a qualquer outro, que poderia se concretizar deste modo pouco formal. Atualmente, conforme se pontuou, a via judicial a nica que se abre para o estabelecimento do vnculo da adoo, que s se pode dar quando para proteger o infante. Previam-se, pois, duas modalidades de adoo, a simples e a plena. Pela adoo simples, estabelecida to somente por escriturao pblica, sem interferncia do Judicirio, o vnculo entre adotante e adotado era bastante tnue, pois no abarcava a caracterstica de irrevogabilidade da adoo plena. Esta, por sua vez, desligava o adotado de seus laos familiares anteriores para ser recepcionado integralmente em sua nova famlia. Ademais, s adotavam os maiores de cinqenta anos. Se a adoo se pleiteava conjuntamente, concediam-na apenas queles que eram casados, sem descendentes legtimos ou legitimados destacando o fundamento de manter o ncleo familiar daqueles que no poderiam ter filhos naturalmente. Salienta, ainda, a primazia do interesse dos descendentes em relao ao das crianas a previso de que a conveno entre as partes e a ingratido do adotado eram capazes de fundamentar a dissoluo do vnculo. At que o cenrio fosse drasticamente alterado, alguns movimentos legislativos prepararam terreno para a priorizao absoluta da criana. Neste sentido, gradativamente, a adoo passou a se prestar para ampar-la, em cotejo, principalmente, sua valorizao inclusive em mbito internacional. Para a definio estrutural do instituto, vale o conceito de adoo, de acordo com Eduardo de Oliveira Leite (2005), um ato solene pelo qual, observados os requisitos legais, algum estabelece um vnculo de filiao trazendo para sua famlia, na condio de filho, pessoa que lhe estranha. Alm duma conceituao formal, em observncia s novas perspectivas do direito de famlia, materialmente, expe-se que o estabelecimento de vnculo atravs da adoo destaca os laos de afeto, que se visibilizam desde logo (FACHIN, 1999). Ressalta-se, ainda, que, presentemente, nos termos da legislao aplicvel, dentre os requisitos exigidos para a efetivao da adoo, consta a maioridade do adotante, com necessidade de diferena de 16 anos entre este e o adotado. Veda-se a adoo entre aqueles que mantm laos de sangue entre si, em busca de afastar tentativas de fraude. Ademais, ressalta-se que, embora se possibilite a adoo pelos solteiros, os casais que pretendem adotar devem ser casados ou conviventes em unio estvel, independentemente de orientao sexual. Quanto funo do instituto, na contemporaneidade, o sentido filantrpico da adoo parece conquistar espao. Enfatiza Rodrigo Ignacio Mendez Parodi (1994):

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

289

O PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA NOS PROCESSOS DE ADOO...

Desde entoces, y a lo largo de este siglo y debido principalmente a causa de la cantidad de nios hurfanos que han dejado las guerras mudiales y las guerras regionales, as como las situaciones de pobreza y abandono de la niez en el mundo, la legislacin sobre la adopcin ha venido sufriendo cambios drsticos e importantes que pretenden darle uma mayor y ms eficaz proteccin al menor adoptado.

Apresenta-se, portanto, que a finalidade do instituto da adoo perde sua antiga veste de satisfao dos adotantes para que se verifique a satisfao do adotado. Nesta esteira, o princpio do melhor interesse da criana se constri.

4.

ASPECTOS DO DIREITO DE FAMLIA CONTEMPORNEO

A Constituio de 1988 entrega aos juristas uma nova complexidade, especialmente ao Cdigo Civil. Por muitos anos, a Carta inspirada no Cdigo Napolenico ocupou espao de maior prestgio em nosso ordenamento, o que, presentemente, no mais se justifica. A fundamentao dos institutos se identificava no individualismo, ainda bastante atrelado aos ensinamentos do Direito Romano. No obstante, a principal preocupao do Direito de Famlia estava na manuteno do paradigma patriarcal, afixado na estabilidade da famlia natural. Neste sentido, expressa-se Gustavo Tepedino (2004):
A hostilidade do legislador pr-constitucional s interferncias exgenas na estrutura familiar e a escancarada proteo do vnculo conjugal e da coeso formal da famlia, inda que em detrimento da realizao pessoas de seus integrantes particularmente no que se refere mulher e aos filhos, inteiramente subjugados figura do cnjuge-varo - justificava-se em benefcio da paz domstica.

No obstante o lapso temporal que separa o Cdigo Civil de 1916 dos textos jurdicos romanos, no incio do sculo XX, no Brasil, neles se inspirava para determinar o instituto da adoo. Desta feita, explica o professor Eduardo de Oliveira Leite (2005), via-se na adoo o escopo de atribuir artificialmente filhos a quem a natureza os negou. O Cdigo Civil de 1916 centrava, enfim, no homem marido e chefe de famlia o poder familiar, desprestigiando a importncia da criana na configurao da entidade familiar, sobre quem recaiam muito mais deveres do que direitos. Luiz Edson Fachin (1999) lembra, ainda, do trao matrimonial, transpessoal, patriarcal, hierrquica, patrimonial e baseado na desigualdade entre os filhos ao qual servia nosso antigo Cdigo. Ao sistema, portanto, era admissvel a explcita preferncia por filhos que decorressem deste vnculo formado pelo casamento. Com a Virada de Coprnico, segundo expresso de Luiz Edson Fachin, a Constituio Federal assume as rdeas do sistema jurdico nacional. Desta feita, o sistema principiolgico, comum ao Direito Constitucional, atinge o Direito Civil. So identificados valores no ordenamento jurdico vigente, segundo os quais se deve pensar o sistema. Neste mago, resta identificada a responsabilidade social a qual se prope a Carta Magna brasileira. Cai por terra o primor pela caracterstica matrimonial para a formao familiar. Atenta realidade nacional, como, alis, devem ser os documentos

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

ANA CARLA HARMATIUK MATOS / LIGIA ZIGGIOTTI DE OLIVEIRA

290

legais, a Constituio Federal no previu taxativamente as configuraes familiares. Para a compreenso destas entidades plurais, o Direito leva em considerao os princpios que inspiram e baseiam o ordenamento. Dentre os mais evocados, destacase a dignidade da pessoa humana. Segundo este princpio, a pessoa o fundamento e o fim da ordem jurdica. A discriminao, seja entre os gneros, seja entre os filhos, no encontraria, a partir destes valores, reconhecimento legal. Assim, no que tange o instituto da adoo, normas como o art. 337, do Cdigo Civil Brasileiro de 1916, por exemplo, com a previso de que quando o adotante tivesse filhos legtimos, legitimados ou reconhecidos, a relao de adoo no acarretaria mesmas condies quanto sucesso hereditria, imposio de carter absolutamente discriminatrio, no encontrariam qualquer receptividade, na nova ordem jurdica. Nesse sentido que a Constituio em particular, e o ordenamento jurdico em geral, devem expressar uma ordem aberta a fim de manter um registro de aprendizagem (CLVE, 2000), comunicando-se, por isso, continuamente com a realidade histrica, permitindo a manuteno constitucional, isto , o evoluir do sentido da ordem constitucional para o efeito de acompanhar a histria e o seu progresso (CLVE, 2000). Relegou-se, assim, o carter de reproduo econmica num mesmo grupo que classicamente informava o Direito de Famlia. Classificou-se, destarte, como norteador da disciplina, ainda, o afeto, elo que se considerou verdadeiramente relevante entre os membros de uma entidade. Se, com efeito, a famlia moderna no orbita mais ao redor do patrimnio, passou a ser constituda no rico e complexo plano do afeto. Os filhos oriundos dessa nova formatao da famlia vm de mltiplas fontes que no estritamente dos elementos biolgicos, porque a famlia tambm no se forma, agora, s entre homem e mulher atravs do casamento. O elemento comum e estruturante da famlia e da filiao , pois, a afetividade. A pessoa humana, como se percebe na contemporaneidade, colocada no ncleo das consideraes, ao redor do qual orbita da dignidade humana. A anlise da principiologia encontra campo frtil no Direito de Famlia, conforme se apresenta. Apesar disso, o Novo Cdigo Civil no discorreu a respeito destes princpios, e desta lacuna, muitos doutrinadores fazem proveito. Selecionamos, assim, o pensamento de Rodrigo da Cunha Pereira (2006), que edifica o princpio do melhor interesse da criana a partir de uma extenso do princpio da dignidade da pessoa humana. Em processos concernentes adoo, todavia, possvel que o princpio do melhor interesse da criana seja interpretado segundo idealizao distanciada da que se apresenta na realidade. Busca-se, por vezes, um utpico ideal de famlia, e no possvel, para os infantes e jovens abrigados. Da porque adverte Gustavo Tepedino (2004) que:
Em ltima anlise, a descoberta da verdade cientfica, tantas vezes invocada, h de ser sempre perseguida na perspectiva do melhor interesse da criana, podendo, portanto, vir a ser sacrificada, neste caso, em nome deste mesmo interesse, que preside todos os critrios interpretativos em tema de filiao, expresso da clusula geral de tutela da pessoa humana. A verdade afetiva sobrepuja, nesta hiptese, a verdade biolgica.

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

291

O PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA NOS PROCESSOS DE ADOO...

Ao revs, sugere-se que o princpio seja cotejado por aquilo que possvel oferecer, especialmente no mbito do afeto, pelo qual se constri a entidade familiar, criana, e no conforme um modelo padronizado, at porque a Carta Magna fundamenta uma pluralidade de modelos de entidade familiar. Indispensvel observar que, alm da Constituio de 1988 ter alterado profundamente a compreenso de famlia, e, por conseguinte, de crianas, o estgio no qual se encontra esta discusso, atualmente, deve-se a leitura das normas infraconstitucionais luz do Diploma Constitucional. Nesta esteira, vale destacar o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), cujo valor, para o tema, de primeira importncia, dada a mudana paradigmtica encartada nesse verdadeiro microssistema. Ainda no que se refere legislao especfica, a adoo tem seus requisitos contemplados, sistematicamente, tambm pelo Cdigo Civil e pela Lei da Adoo.

5.

O ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE E O INSTITUTO DA ADOO

No ps-sculo XX, houve esforos da comunidade internacional para que a infncia e a juventude fossem vistas como dignas de proteo e, neste diapaso, podese destacar a Declarao Universal dos Direitos da Criana, de 1959, e a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana, de 1989. O Brasil fez parte desta ltima, momento no qual se comprometeu a agir em prol da causa. A ao legislativa da Constituio Federal tornou-se mais efetiva e concreta com a promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente. A Lei 8.069/90 ab-rogou o Cdigo de Menores de 1979. O Estatuto da Criana e do Adolescente regulamenta a adoo de crianas e adolescentes at 18 anos de idade, deixando para trs a deficitria Lei 6.697/79, que previa a adoo de crianas at 07 anos de idade, apenas. Se no Cdigo Civil de 1916, pelos art. 373 e 374, encarava-se o adotado como indivduo que no era incorporado integralmente na famlia do adotante, o ECA tratou de estabelecer absoluta identidade entre um filho adotado e um filho biolgico, pois abriga a adoo plena como possibilidade nica. Por isso, a adoo passa a apresentar vnculo irrevogvel, cuja incidncia alcana, no parentesco, tanto a linha reta quanto a colateral. Logo em seu artigo 1, o Estatuto prev proteo integral criana e ao adolescente, a partir de ento encarados como sujeitos de direito, e, portanto, pessoas humanas dotadas de dignidade. O princpio do melhor interesse da criana retoma o the best interest of the child, proclamado pela Conveno, e sua extenso deve abranger tanto a produo legislativa quanto o entendimento judicirio para cada caso concreto, decidindo sempre em prol da criana, e no dos pais (PEREIRA, 2012). Assim, para a adoo, o melhor interesse da criana tem procedncia cotidiana nos processos de adoo. O art. 43 do diploma em anlise dispe: A adoo ser deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legtimos. Ensina Sandra Maria Lisboa (1996) que os motivos legtimos correspondem aos sentimentos que devem acompanhar a relao parental de quem pretende adotar. Os

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

ANA CARLA HARMATIUK MATOS / LIGIA ZIGGIOTTI DE OLIVEIRA

292

avaliadores compem a equipe tcnica do Poder Judicirio, cuja funo ser de confrontar os interesses dos pais s reais vantagens para o filho. A partir do parmetro extrado do art. 43 deste diploma, pois, defere-se a adoo em vrios casos. Aps o cruzamento de perfis, ressalta-se que necessrio um estgio de convivncia que procura medir as reais probabilidades de se obter sucesso no vnculo irrevogvel de filiao ao qual se busca chegar.

6.

AS PERSPECTIVAS TRAZIDAS PELA NOVA LEI DA ADOO

Em agosto de 2009, sancionou-se a Lei 12.010/09. A partir desta, o Estatuto da Criana e do Adolescente conheceu uma srie de alteraes, bem como o prprio Cdigo Civil, com dispositivos revogados acerca do tema da adoo. Em busca de solues para milhares de crianas e adolescentes em abrigos, referida lei propunha-se a reduzir o tempo dos jovens nas instituies, alm de dispor sobre uma srie de exigncias que visariam facilitao do processo de adoo. Em sntese, a Nova Lei da Adoo procura inovar com a previso de um Cadastro Nacional de Adoo, atravs do qual se registram candidatos a adotantes, com objetivo de afastar situao em que o interessado j indica a criana que deseja adotar. Dificultase, destarte, a adoo intuitu personae, pelo que a lei recebe duras crticas de parte da doutrina. Ademais, o conceito de famlia extensa trazido pelo documento se relaciona ao de famlia natural. Enquanto este termo se refere famlia de origem, aquele expande o olhar para os parentes que do menor sejam mais prximos, segundo critrio afetivo. Grifam-se com fortes cores duas orientaes abarcadas pela Lei 12.010/09: a exigncia de que as instituies que abrigam os menores enviem relatrios semestrais a propsito das condies de adoo e do retorno do jovem ao lar de origem; e, ainda mais especialmente, a expressa limitao de permanncia no abrigo por tempo mximo de 02 anos, o que no se verifica na prtica atual. Deseja-se fortemente que tais dispositivos tenham aplicabilidade realmente verificada e estrutura de trabalho para que se possa cumprir to nobre desiderato. Muito embora composta de poucos artigos, inmeras modificaes permeiam a Nova Lei da Adoo. Segundo Maria Berenice Dias (2010), em oito artigos, o documento trouxe 227 alteraes ao Estatuto da Criana e do Adolescente. No entanto, 1 poucas delas ilesas ao crivo crtico , que identifica no dispositivo poucos benefcios, alm de exacerbada valorizao da famlia natural, a despeito das boas expectativas que circundavam sua elaborao. Quanto preferncia pela famlia originria do adotado, tem-se que no traduz o melhor interesse da criana em todos os casos que se apreciam. Tal constatao averiguada, guisa de exemplo, em julgado proveniente do Superior Tribunal de Justia (STJ, Recurso Especial n. 1199465, Relator: Ministra Nancy Andrighi, Data de

MARIA BERENICE DIAS aponta a ineficincia da previso de que os jovens ho de ficar institucionalizados por no mximo dois anos, prazo inconcebvel diante do nmero dos que se encontram abandonados no pas. DIAS critica, ainda, os entraves trazidos pelas exigncias burocrticas, alm de considerar infundada a expressa prioridade famlia natural, trazida pela lei.

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

293

O PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA NOS PROCESSOS DE ADOO...

julgamento: 14/06/2011, Terceira Turma, Data de publicao: 21/06/2011), que impediu o retorno de criana me biolgica aps nove anos convivendo com os adotantes, a quem fora garantido o exerccio da autoridade familiar:
CIVIL. ADOO. VCIO NO CONSENTIMENTO DA GENITORA. BOAF DOS ADOTANTES. LONGO CONVVIO DA ADOTANDA COM OS ADOTANTES. PREPONDERNCIA DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA. 1. A criana adotanda o objeto de proteo legal primrio em um processo de adoo, devendo a ela ser assegurada condies bsicas para o seu bem-estar e desenvolvimento sociopsicolgico. 2. A constatao de vcio no consentimento da genitora, com relao entrega de sua filha para a adoo, no nulifica, por si s, a adoo j realizada, na qual possvel se constatar a boa-f dos adotantes. 3. O alar do direito materno, em relao sua prole, condio de prevalncia sobre tudo e todos, dando-se a coacta manifestao da me-adolescente a capacidade de apagar anos de convivncia familiar, estabelecida sobre os auspcios do Estado, entre o casal adotante, seus filhos naturais e a adotanda, no nico lar que essa sempre teve, importa em ignorar o direito primrio da infante, vista mais como objeto litigioso e menos, ou quase nada, como indivduo, detentora, ela prpria, de direitos, que, no particular, se sobrepe aos brandidos pelas partes. 4. Apontando as circunstncias fticas para uma melhor qualidade devida no lar adotivo e associando-se essas circunstncias convivncia da adotanda, por lapso temporal significativo - 09 anos-, junto famlia adotante, deve-se manter ntegro esse ncleo familiar. 5. Recurso especial provido.

Ao que se sente, enfim, tal lei no simplifica consideravelmente o processo de adoo, mas traz, sim, uma srie de imposies que o amarram at mais a procedimentos internos. Segundo dispe Dayane Cesar Franco Bernardi (2011), em encarte promovido pela Le Monde Diplomatique Brasil:
Permanece no Brasil, entretanto, um considervel descompasso entre a legislao e a realidade das crianas, dos adolescentes e das famlias. Ainda existe um grande nmero de crianas e adolescentes acolhidos em instituies por longo tempo, mesmo quando tm famlia e mantm com ela vnculos afetivos e de proximidade.

Alm disso, parece ter se perdido a oportunidade, quando da elaborao de referida lei, de consagrar de uma vez por todas a adoo para as diversas categorias familiares que nascem luz da garantia constitucional, que podem figurar como opo para aqueles que buscam um lar.

7.

O MELHOR INTERESSE DA CRIANA E OS NOVOS PARADIGMAS. ALIADOS OU INIMIGOS?

O princpio do melhor interesse da criana, absolutamente festejado pelo ordenamento, representa grande ganho ao tema da adoo. A necessidade de se observarem reais vantagens para o adotado impe um rigoroso processo para que se tenha efetivado o pedido.

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

ANA CARLA HARMATIUK MATOS / LIGIA ZIGGIOTTI DE OLIVEIRA

294

Contudo, atrelar o melhor interesse da criana que, afinal, avaliado por terceiros pluralidade de formas familiares, igualmente protegidas pela Constituio, no parece tarefa fcil aos Juizados da Infncia e Juventude. Por isso, lembra Ana Paula Ariston Barion Peres (2006) que, muito embora seja tambm garantida a dignidade da pessoa humana dos que participam de famlias diversas do tradicional modelo matrimonial, a vontade destes indivduos de formar uma famlia, na adoo, enfrenta, muitas vezes, o preconceito dos tcnicos que por tais crianas decidem. Critica a autora:
Assim, o que se verifica uma postura preconceituosa que seleciona os pais aprioristicamente, privilegiando esse processo de segregao em vez de proteger a criana em situao de abandono, que melhor se desenvolveria sob os cuidados de uma famlia do que em uma instituio.

Os que assim agem no buscam priorizar a efetivao das reais vantagens para a criana ou adolescente ou, no mnimo, tm uma viso bastante distorcida do que isso possa representar na vida dos que anseiam encontrar acolhimento em uma famlia. A real vantagem conceito aberto deve ser verificada a partir dos parmetros constitucionais que apregoam o direito prioridade de tratamento, convivncia familiar e comunitria, vida, sade, educao, ao lazer, ao respeito e dignidade, proteo contra violncia, crueldade e opresso, e ao abrigo de toda forma de negligncia, ou, em bem poucas palavras: a proteo integral2. Tais aspectos, contudo, nem sempre so considerados pelos profissionais envolvidos nos processos de adoo, justamente pela pretenso de afunilarem a adoo para a famlia modelada sob o formato tradicional. O que faz a diferena para o sadio e equilibrado desenvolvimento da criana e adolescente a pessoalidade do tratamento, o que inexiste nos abrigos por melhores que sejam. Abortar uma adoo por pretensos pais/mes que fujam ao formato da famlia tradicional implica em impedir uma vida minimamente digna as crianas e adolescentes abrigados. No h dignidade humana sem afeto, e impossvel aprisionar o afeto em um modelo tradicional de famlia. Neste sentido, recentemente, o Superior Tribunal de Justia negou provimento a recurso especial interposto pela Unio, que intentava anular adoo feita por uma mulher, juntamente com seu irmo (j falecido). Isso porque, com acerto, a Ministra Nancy Andrighi considerou que o conceito de ncleo familiar estvel no pode ficar restrito s frmulas clssicas de famlia, mas pode, e deve, ser ampliado para abarcar a noo plena de famlia, apreendida nas suas bases sociolgicas, segundo noticiou o site do Tribunal em 25 de setembro de 2012.

o que dispe o princpio n 7 da Declarao dos Direitos da Criana: 7 Princpio A criana tem direito educao, para desenvolver as suas aptides, sua capacidade para emitir juzo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criana sero a diretriz a nortear os responsveis pela sua educao e orientao; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criana ter ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propsitos mesmos da sua educao; a sociedade e as autoridades pblicas empenhar-se-o em promover o gozo deste direito.

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

295

O PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA NOS PROCESSOS DE ADOO...

A deciso considera a declarao de vontade do irmo, quando em vida, a estabilidade do ncleo familiar formado, a condio financeira propcia para a adoo, e, sobretudo, o afeto e os valores sociais que se desenvolveram entre adotantes e adotado, tidos como referncia necessria para crescer, desenvolver-se e inserir-se no grupo social de que hoje faz parte, nos dizeres da ministra. Trata-se de entendimento que mitiga o art. 42 do Estatuto da Criana e do Adolescente, que exige dos adotantes o casamento ou a unio estvel. Contrariar referida norma justifica-se, contudo, ainda segundo a relatora, porque a exigncia legal restritiva reclama atuao do intrprete para flexibiliz-la e adequ-la s transformaes sociais que do vulto ao anacronismo do texto da lei. Interessante lembrar, pois, que o princpio n 6 da Declarao dos Direitos da Criana diz que:
6 Princpio - A criana tem direito ao amor e compreenso, e deve crescer, sempre que possvel, sob a proteo dos pais, num ambiente de afeto e de segurana moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades pblicas devem propiciar cuidados especiais s crianas sem famlia e quelas que carecem de meios adequados de subsistncia. desejvel a prestao de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manuteno dos filhos de famlias numerosas.

preciso compreender o instituto da adoo como instrumento garantidor dos melhores interesses da criana e adolescente, porquanto permite conferir uma famlia substituta criana abrigada. Toda interpretao, nesse tema, h que se subordinar a este princpio norteador, vez que todas as demais garantias vo escoar em seu leito. O atendimento deste princpio, por mltiplas interpretaes que se lhe queiram atribuir, no fica afivelado colocao em uma famlia tradicional. Estes grilhes foram rompidos pela Constituio Federal que, abrigando o afeto, abriu a possibilidade de se constituir uma pluralidade de entidades familiares. Em apoio, os estudiosos da psicologia apontaram as reais vantagens para a criana e adolescente que recebem um tratamento personalizado, seja por um pai/me individual, hetero ou homossexual, de variadas idades e etnias. A funcionalidade deste relevante princpio no deve ser assim distorcida, porquanto a criana necessita de uma famlia possvel, j que a famlia tida como ideal nem sempre atende aos melhores interesses da criana. A Declarao dos Direitos da Criana impede que a criana seja vtima de preconceito de raa, sexo, religio, seja sua ou de sua famlia3. Se, portanto, a famlia que intenciona adotar no tem o formato tradicional, a criana no pode ser vtima de preconceito e ter, assim, obstaculizada a adoo. Por outra palavra, a criana no pode ser de certo modo punida e deixar de ter uma famlia pela raa, sexo, orientao sexual, idade ou religio dos que intencionam adot-la. Como se colhe do primeiro

1 Princpio Todas as crianas so credoras destes direitos, sem distino de raa, cor, sexo, lngua, religio, condio social ou nacionalidade, quer sua ou de sua famlia.

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

ANA CARLA HARMATIUK MATOS / LIGIA ZIGGIOTTI DE OLIVEIRA

296

princpio da Declarao dos Direitos da Criana, a vedao do preconceito uma via de duas mos: nem a criana e tampouco sua famlia podem ser vtimas, vista da proteo integral. Com efeito, Maria Berenice Dias (2012) anota que:
Ningum questiona que o ideal crianas e adolescentes crescerem junto a quem lhes trouxe ao mundo. Mas h uma realidade que precisa ser arrostada sem medo. Quando a convivncia com a famlia natural se revela impossvel ou desaconselhvel, melhor atende ao interesse de quem os pais no desejam ou no podem ter consigo, ser entregue aos cuidados de quem sonha reconhec-lo como filho. A celeridade deste processo o que garante a convivncia familiar, direito constitucionalmente preservado com absoluta prioridade (CF 227).

Ldia Weber (1998) tambm considera questionvel um segundo crivo estabelecido a partir do princpio do melhor interesse da criana e do adolescente, qual seja, a motivao legtima. A psicloga explica que o sucesso da relao entre adotante 4 e adotado no verificvel em momento inicial, pois depende de uma construo. Ainda observa que impor a averiguao da motivao dos adotantes possibilita que os tcnicos avaliadores criem uma srie de receitas psicolgicas. A autora cita alguns exemplos de situaes consideradas, em geral, de risco, como a adoo monoparental e a situao dos pais que, embora possam ter filhos biolgicos, optam por adotar. Sobre esta tendncia, explica (WEBER, 1999):
O essencial a compreenso da adoo em primeiro lugar e no o apego desmedido a tcnicas que enviesam nosso olhar e que, s vezes, podem fazer com que seja necessrio mudar a realidade para atingir as dimenses de determinado paradigma.

Apesar de legalmente ampliada, a aceitao da diversidade familiar, nos processos de adoo, no representa, ainda, uma tendncia. Ldia Weber (1995), em seu artigo Famlias adotivas e mitos sobre lao de sangue, expe resultados de uma pesquisa cuja finalidade era traar o perfil dos pais que adotam, no Brasil. De acordo com suas anlises, 91% eram casados, com idade at 40 anos, e 55% no possuam filhos biolgicos. Este perfil parece direcionar, em certa medida, aos requisitos outrora vigentes, quando se expressava a preferncia conservadora pela constituio tradicional de famlia, e desta constatao, conclui-se que, materialmente, h muitos desafios a serem ainda superados. Dificultam, ademais, a plena realizao dos direitos fundamentais das crianas espera de um lar as inmeras barreiras erguidas pelos prprios adotantes, os quais buscam caractersticas bastante especficas nas crianas institucionalizadas. Neste

De acordo com PARODI (1994): Em general es la capacidad de dar y ricibir afecto, de ser tolerantes, de aceptar al nio por si mesmo y de comprometerse afectivamente con su futuro, lo que asegura xito de la adopcin.

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

297

O PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA NOS PROCESSOS DE ADOO...

sentido, em encarte especial acerca da adoo no Brasil, Maria Antonieta Pisano Motta (2011) pontua:
De acordo com o Levantamento Nacional de Crianas e Adolescentes em Servios de Acolhimento, produzido pela Fundao Oswaldo Cruz com dados colhidos entre setembro de 2009 e novembro de 2010, havia nesse perodo cerca de 37 mil crianas e adolescentes vivendo em abrigos em todo o pas. Desse total, 9% encontravam-se aptos para adoo, mas apenas 2% j estavam em processo de colocao em adoo (j em contato com os adotantes). Dos quase 27 mil adultos que aguardam na fila para adotar, certa de 37% s aceitam crianas brancas, e a maioria procura crianas pequenas do sexo feminino, ao passo que 75% das crianas e adolescentes que vivem em abrigos tm mais de 5 anos de idade, 52% so meninos e apenas 41% so brancos.

Logo, o potencial para adotar de determinadas configuraes familiares constituem esperana para um pas com problemas reconhecidamente srios de abandono de crianas. A anlise psicossocial do adotante, cara ao direito e ao processo de adoo, deve enfatizar a disponibilidade afetiva do(s) indivduo(s) que adota(m), pois este parece constituir o melhor interesse da criana em um ambiente familiar. Neste sentido, deciso do Superior Tribunal de Justia (STJ Recurso Especial n. 889852 RS 2006/0209137-4, Relator: Ministro Luis Felipe Salomo, Data de julgamento: 27/04/2010, Quarta Turma, Data de publicao: 10/08/2010) reafirma que o potencial envolvimento entre as partes que deve nortear os laos de filiao, conforme se averigua em trecho do julgado que defere a adoo para casal homoafetivo:
A matria relativa possibilidade de adoo de menores por casais homossexuais vincula-se obrigatoriamente necessidade de verificar qual a melhor soluo a ser dada para a proteo dos direitos das crianas, pois so questes indissociveis entre si. (...) Os diversos e respeitados estudos especializados sobre o tema, fundados em fortes bases cientficas (realizados na Universidade de Virgnia, na Universidade de Valncia, na Academia Americana de Pediatria), "no indicam qualquer inconveniente em que crianas sejam adotadas por casais homossexuais, mais importando a qualidade do vnculo e do afeto que permeia o meio familiar em que sero inseridas e que as liga a seus cuidadores.

O melhor interesse da criana, contudo, pode ser utilizado como arma de um conservadorismo que busca, aos que esto nas instituies espera de um lar, um perfil familiar que no resume a realidade brasileira, bastante plural, mas apenas uma idealizao infundada. Insta ressaltar, a famlia capaz de amparar afetivamente uma criana ou um jovem que mora nos abrigos deve prevalecer sobre aquela que utopicamente considerada ideal. O ambiente oferecido pela instituio deve ter carter, sobretudo, temporrio, pois, por mais salutar que se mostre o ambiente, a quem nele aguarda uma famlia sempre faltar contato, afeto, convivncia personalizados. O comparativo deve ser feito entre a realidade dos abrigos e o benefcio colhido

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

ANA CARLA HARMATIUK MATOS / LIGIA ZIGGIOTTI DE OLIVEIRA

298

pela criana ou adolescente nele abrigada, com a insero desta mesma criana e adolescente no seio de uma famlia possvel (monoparental, homossexual, independentemente de idade e etnia), onde recebe amor, ateno e respeito de modo individualizado e no com um mundo utpico afastado da realidade da maioria das crianas brasileiras. Restringir o acesso da criana ou do jovem a uma famlia que foge da formatao tradicional, alm de importar em uma negativa ao direito da convivncia familiar, atenta contra os seus melhores interesses, de consequncia a sua prpria dignidade. A vulnerabilidade da criana e adolescente impe o abrigamento to somente pelo tempo indispensvel ao encontro de uma famlia substituta. De acordo com o juzo de Tnia da Silva Pereira (2004), o abrigo no pode ser depsito de crianas e adolescentes. Mesmo uma boa maternagem reflete, apenas, uma referncia institucional, sem vnculos afetivos seguros. A mesma autora alerta, ainda, para a possibilidade do desenvolvimento, pela institucionalizao prolongada, do quadro conhecido como hospitalismo - em que falta, criana institucionalizada, identificao afetuosa com alguma pessoa de forma contnua - e o quadro psicotizante, pela falta de referncia segura familiar e materna. No possvel na atualidade se falar em uma proteo integral criana quando, por uma busca de pretenso modelo de famlia ideal, se retire ou dificulte o acesso da criana adoo. O melhor interesse da criana e adolescente no atendido, na generalidade dos casos, dentro de um abrigo. Pensar de modo diverso conferir uma interpretao reversa ao dito princpio. Retirar um filho dos candidatos a pais e mes, pelo ventre da adoo, no reverbera em prejuzo somente destes, mas das crianas abrigadas, pessoas em delicado momento de desenvolvimento de suas personalidades, reclamando ateno especial. Nesse sentido, alis, o que preceitua o art. 3 do ECA:
Art. 3 A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade.

O melhor interesse da criana e do adolescente, afinal, conforme se constatou, recebe as irradiaes do princpio da dignidade da pessoa humana, e, portanto, ambos compactuam na proteo da pluralidade. Interessante ressaltar, ainda, que o bemestar, na infncia e na juventude, no pode se restringir a meras concepes prestabelecidas, mas de uma anlise mais sensvel nova realidade civil-constitucional que, afinal, recepciona plenamente a diversidade familiar. A aplicao deste princpio reclama alto grau de sensibilidade dado a sua fluidez e a subjetividade do operador, seja juiz, psiclogo, assistente social, etc. Com efeito, sabido que todo sujeito no momento de tomar uma deciso o faz pautado com base em sua personalidade, formao pessoal e dos valores culturais existentes no contexto em que inserido. Assim, o parecer dos tcnicos avaliadores dos pretendentes adoo pode vir dissociado do atendimento ao melhor interesse da criana, em razo da carga

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

299

O PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA NOS PROCESSOS DE ADOO...

valorativa que se lhe pretende emprestar. Exemplifica-se: possvel que se emita parecer negativo adoo ao argumento de que o casal candidato considerado de idade avanada para exercer o poder familiar, sem levar em considerao fatores afetivos, psicolgicos e mesmo materiais que poderiam ser eficazmente acessveis criana e adolescente se colocadas nesta famlia substituta. O princpio, nesse caso, seria aplicado em desfavor daqueles a quem deveria beneficiar.

8.

CONSIDERAES FINAIS

O presente estudo pretendeu ampliar a discusso de que muito embora o instituto da adoo tenha evoludo no sentido de adequar-se s necessidades das crianas e dos adolescentes pelo princpio do melhor interesse da criana, no pode quedar-se esttico tampouco exato. A sociedade plural com a qual se compromete a Constituio permitiu uma viso mais acurada de realidades h muito latentes. Pelo princpio da dignidade da pessoa humana, todos os indivduos ocupam o mesmo patamar de igualdade, e, por isso, a justificada curva ascendente dos pedidos judiciais para o reconhecimento destas famlias e tambm de suas garantias. Nesta nova gama de compreenses, a adoo ocupa lcus de interminveis discusses, onde o princpio do melhor interesse da criana, no raras vezes, evocado para defender a manuteno da criana em determinado abrigo, contraditoriamente. Ainda, a valorizao da famlia natural, segundo os moldes estabelecidos historicamente, em detrimento da que se forma a partir do afeto, parece em verdadeiro descompasso com a nova complexidade, que deposita na cincia jurdica esperanas num olhar mais inclusivo e atento para o que se pode haver de mais puro numa entidade familiar: a solidariedade, o companheirismo, a afeio, o amor, para os quais no h forma fixa. Por isso, o tema merece ser expandido luz dos paradigmas com os quais lida o direito de famlia atual. No parece desejvel engessar um princpio to caro anlise do tema. Ao contrrio, deve-se cada vez mais harmoniz-lo s demandas levadas ao Poder Pblico, pois a conquista de um lar para as crianas que se encontram sem famlia, atualmente, representa, tambm, uma inquestionvel necessidade social com a qual deve se comprometer a sociedade e o Direito.

BIBLIOGRAFIA
ALVIM, Eduardo Freitas. A evoluo histrica do instituto da adoo. Disponvel em: http://www.franca.unesp.br/A%20Evolucao%20historica%20do%20instituto.pdf. Acesso em 20 de junho de 2010. BERNARDI, Dayane Cesar Franco. Acolhimento e Adoo: A Lei e a Prtica. In: Encarte especial baseado nas palestras e debates do seminrio Alm da adoo, realizado em 29 de agosto, no Teatro Eva Hertz, em So Paulo. Le Monde Diplomatique Brasil, out/2011. BESSA, Noeli Khl Svoboda. Tutela de rfos: uma proposta de interveno interdisciplinar do Ministrio Pblico. Curitiba: Ministrio Pblico do Estado do Paran, 2003. CLVE, Clmerson Merlin. A Fiscalizao Abstrata de Constitucionalidade no Direito Brasileiro. 2. Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

ANA CARLA HARMATIUK MATOS / LIGIA ZIGGIOTTI DE OLIVEIRA

300

DE CASSAGNE, Irene. Valorizacin y educacin del Nio en la Edad Media. Disponvel em: www.uca.edu.ar. Acesso em 03 de maio de 2010. DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. 6. Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. DIAS, Maria Berenice. O lar que no chegou. Disponvel http://www.ibdfam.org.br/novosite/artigos/detalhe/527. Acesso em 12 de junho de 2012. em:

FACHIN, Luiz Edson. Elementos crticos do Direito de Famlia. Curso de Direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. LEITE, Eduardo de Oliveira. Direito Civil Aplicado Vol. 05: direito de famlia. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005. LISBOA, Sandra Maria. Adoo no Estatuto da Criana e do Adolescente: (doutrina e jurisprudncia). Rio de Janeiro: Forense, 1996. MATOS, Ana Carla Harmatiuk. As famlias no fundadas no casamento e a condio feminina. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. MOTTA, Maria Antonieta Pisano. Mes que abandonam e mes abandonadas. In: Encarte especial baseado nas palestras e debates do seminrio Alm da adoo, realizado em 29 de agosto, no Teatro Eva Hertz, em So Paulo. Le Monde Diplomatique Brasil, out/2011. PARODI, Rodrigo Ignacio Mendez. La adopcion: uma solucion al abandono infantil. Santafe de Bogot, D.C. Pontifcia Universidad Javeriana Facultad de Cincias Jurdicas, 1994. PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Famlia e Dignidade Humana. Anais V Congresso Brasileiro de Direito de Famlia. So Paulo: IOB Thomson, 2006. Congresso Brasileiro de Direito de Famlia (5.:2005: Belo Horizonte, MG). PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Princpios Fundamentais Norteadores para o Direito de Famlia. Belo Horizonte: Del Rey, 2005. PEREIRA, Tnia da Silva. Direitos da Criana e do Adolescente: uma proposta interdisciplinar, Rio de Janeiro: Renovar, 1996. PEREIRA, Tnia da Silva. Em busca do melhor interesse da criana. In: Encarte especial baseado nas palestras e debates do seminrio Alm da adoo, realizado em 29 de agosto, no Teatro Eva Hertz, em So Paulo. Le Monde Diplomatique Brasil, out/2011. PEREIRA, Tnia da Silva. Famlias Possveis: Novos Paradigmas na Convivncia Familiar. In: PEREIRA, Rodrigo da Cunha (coord.). Afeto, tica, Famlia e o Novo Cdigo Civil. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. PEREIRA, Tnia da Silva. O princpio do melhor interesse da criana: da teoria prtica. D i s p o n v e l e m : h t t p : / / w w w . g o n t i j o familia.adv.br/2008/artigos_pdf/Tania_da_Silva_Pereira/MelhorInteresse.pdf. Acesso em 23 de junho de 2012. PERES, Ana Paula Ariston Barion. A adoo por homossexuais: fronteiras da famlia na psnodernidade. Rio de Janeiro: Renovar, 2006. SOUSA, Rabindranath A. V. Capelo de. O Direito geral de personalidade. Coimbra: Coimbra Editora, 1995. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA, Recurso Especial n. 889852 RS 2006/0209137-4, Relator: Ministro Luis Felipe Salomo, Data de Julgamento: 27/04/2010, Quarta Turma, Data de Publicao:

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

301

O PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA NOS PROCESSOS DE ADOO...

10/08/2010. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. Adoo conjunta pode ser deferida a irmos, desde que constituam ncleo familiar estvel. Disponvel em: http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/ engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=107097. Acesso em: 25 de setembro de 2012. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA, Recurso Especial n. 1199465, Relatora: Ministra Nancy Andrighi, data de Julgamento: 14/06/2011, Terceira Turma, Data de Publicao: 21/06/2011. TEPEDINO, Gustavo. A Disciplina Civil-constitucional das Relaes Familiares. Temas de Direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. WEBER, Ldia Natalia Dobrianskyj. Aspectos psicolgicos da adoo. Curitiba: Juru, 1999. WEBER, Ldia Natalia Dobrianskyj. Critrios de seleo de pais adotivos: em discusso. In: Revista Interao do Departamento de Psicologia da UFPR, Paran, n. 01861, 1998. WEBER, Ldia Natalia Dobrianskyj. Famlias adotivas e mitos sobre laos de sangue. In: Jornal Contato CRP 08, n. 79, 1995.

Recebido em 10.09.2012 Aprovado em 20.11.2012

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 285-301, julho/dezembro de 2012.

You might also like