You are on page 1of 12

A comunicao no campo filosfico no ltimo tero do sculo IV a. C. e primeiro tero do III a. C.

: o conflito epistemolgico a respeito da Meteorologia Antiga

Quando o historiador olha para o passado distante, como para a Antiguidade, sua janela configura-se por documentos escritos, imagticos ou materiais arqueolgicos. Sua dificuldade ou possibilidade de visibilidade no fica limitada apenas a isso. O modo como o historiador manipula esses documentos tambm interfere em seu olhar, reduzindo ou ampliando sua perspectiva. Assim, quanto mais longnquo o tempo maior a opacidade da percepo humana no que tange s prticas mais corriqueiras. Todavia, com o desenvolvimento e aumento no nmero dos estudos culturais no campo da Histria, foi dada maior nfase s pesquisas voltadas para o estudo do cotidiano, principalmente com a valorizao da cultura popular e de sua diversidade. [AQUI ESCREVER A SNTESE DO TRABALHO]. Parafraseando Aristteles, o homem antes de tudo um ser comunicativo para que possa ser naturalmente poltico. Com esta concepo, o estudo histrico das prticas do cotidiano pode abarcar todo o universo simblico das relaes humanas j que qualquer relao simblica concomitantemente comunicativa. Mesmo assim, o estudo dos processos comunicativos sempre foi pouco explorado pela historiografia, tanto no tocante s problemticas mais contemporneas quanto as que tratam da Antiguidade. Esta dificuldade resultado, aparentemente, da incompletude dos meios concretos legados que possibilitavam estes processos e, essencialmente, do entendimento do prprio conceito de comunicao possudo pelo historiador. Portanto, a questo metodolgica est na raiz de tal dificuldade.

A comunicao: uma possibilidade de reconstruo sociocultural do passado material Para compreender a perspectiva do ser humano como animal essencialmente comunicativo e perceber o quo profcuo isto pode ser para as Cincias Sociais, preciso primeiro esclarecer o conceito de comunicao. De modo geral, a palavra comunicao faz referncia ao carter das relaes humanas que so ou podem ser relaes de participao recproca ou de compreenso, sendo sinnimo de coexistncia (ABBAGNANO, 2000, p. 161). Tal entendimento induz os cientistas sociais a enxergarem a comunicao como um processo linear de transmisso de significados atravs do qual os indivduos podem compartilhar a mesma viso de mundo a partir de simbolismos. Contudo, esta concepo permite ao investigador iluminar apenas uma face dos processos comunicativos j que assinala somente sua propriedade de estabelecer consensos entre os sujeitos e encobre sua caracterstica distintiva. A comunicao, nessa perspectiva, faz referncia aos meios de reciprocidade entre sujeitos atravs de objetos simblicos. Essa reciprocidade em determinados casos pode ser positiva, quando instaura consenso, e em outros casos pode ser negativa, quando estabelece distines simblicas. O socilogo Pierre Bourdieu (1989, p. 9-15) foi quem atentou para isso ao afirmar, em seu livro O poder simblico, que as relaes de interao simblica (comunicao) dissimulam funes de diviso social. Mais precisamente, Bourdieu compreende a comunicao como momento de trocas simblicas 1 no qual os sujeitos exercem seu arbtrio ao mobilizar os objetos simblicos por meio de suas condies historicamente incorporadas (habitus). Nesse sentido, o universo simblico pode ser entendido como um imenso campo onde os sujeitos mobilizam e manipulam os simbolismos de acordo com suas
1

Com isso cunhou a noo de mercado de bens simblicos ou economia das trocas lingusticas.

capacidades lingusticas2, associando-se ou dissociando-se de acordo com suas prticas simblicas. O ser comunicativo do Homem, portanto, edifica a sociedade por meio de seus instrumentos e prticas culturais, delimitando os espaos de circulao e de expresso dos sujeitos na medida em que eles se agrupam ou se distinguem nos processos de construo e manuteno de suas identidades. Assim, a cultura aparece como esse imenso campo simblico que deve ser entendido em seu carter comunicativo como processo produtor de significaes e no como mera circulao de informaes (MARTN-BARBERO, 1997, p. 827). A cultura se apresenta ento como algo dinmico e o sujeito, agente na construo dos sentidos, um genuno ser vivente pleno de significados ativos. Os objetos simblicos, dessa maneira, se configuram como instrumentos de uso que mediam as relaes entre os sujeitos. Lirucio Girardi Jnior, estudioso da rea de Sociologia da Comunicao, discorre sobre a importncia de dois conceitos bourdieunianos que vm ao encontro dessa viso e que podem ser profcuos a qualquer historiador: consumo cultural e uso social dos bens simblicos. Em seu artigo, Teoria das mediaes e estudos culturais, ele define o consumo cultural como o conjunto de processos socioculturais nos quais se realiza a apropriao dos produtos [simblicos] (JNIOR, 2009, p. 121), ou seja, alude aos mecanismos construdos e reproduzidos socialmente por meio dos quais as transformaes de significados dos objetos simblicos so efetivadas de uma instncia a outra no processo comunicativo. O uso social, por sua vez, designado pelo autor como mobilizao dos meios concretos e de seus significados que integram a experincia cultural ao mundo do sujeito e que permite a negociao de sentido entre os simbolismos particularizados e as prticas sociais cotidianas (idem). Esses conceitos prendem a ateno do investigador aos dois mbitos da dinmica
2

As quais Bourdieu designa como competncia prtica. Ver: CARVALHO, Rafael Virglio de. A linguagem como instrumento da prtica: o sujeito, a crena e o crer na discusso entre as perspectivas de Pierre Bourdieu e Jean-Pierre Vernant. Ars Histrica. Rio de Janeiro, n. 3, jul. 2011. p. 9-11.

sociocultural: o contexto da produo e reproduo simblica, prprio dos campos de vivncia dos sujeitos e nos quais os mesmos so coagidos a compartilhar de seus mecanismos, e o do arbtrio dos sujeitos, onde os mesmos so alocados a partir das relaes de poder efetivadas entre eles3. Assim, o investigador da histria consegue analisar toda a amplitude da materialidade legada pelo passado. O terico da comunicao Jess Martn-Barbero (MARTN-BARBERO, 1997, p. 292) chama a juno desses conceitos de mediao cultural e explica-a como o lugar do qual provm as construes que delimitam e configuram a materialidade social e a expressividade cultural. De modo mais simples, a mediao cultural que a materialidade histrica representa nada mais que a possibilidade de gerar sentidos que o artefato abrigava em seu passado e a efetivao da construo de sentido pelo sujeito que desfrutava de sua utilidade. Sua Teoria das Mediaes, desenvolvida a partir de uma viso interdisciplinar marcante em seus estudos da comunicao e da cultura, permite ver a materialidade como uma construo humana dialtica que tem na cultura sua substancialidade intelectiva, imprescindvel para a realidade do sujeito histrico. Portanto, ele oferece uma interessante perspectiva metodolgica para que o historiador possa se debruar na janela do passado.

A meteorologia antiga e bl, bl, bl A proposta de discusso a comunicao estabelecida no campo filosfico, por entre os sculos IV a. C. e III a. C., entre a Academia, o Liceu, o Jardim e o Prtico a respeito da meteorologia antiga.

que pressupe no apenas vnculos de dominao a partir da violncia simblica, mas tambm o exerccio da liberdade quando os sujeitos rompem com os poderes consolidados.

Nessa direo, antes mesmo de conceber seu conceito, pode-se dizer que a meteorologia no mundo grego antigo era um espao de observao e discusso filosfica que absorvera da cultura helnica, de modo geral, significados que desde remota poca haviam sido incorporados imagem da esfera celeste (CARVALHO, 2009, p. 140) 4. Ourans (o Cu) encontrava-se no cume da genealogia divina e j em Homero era exibida uma cultura repleta de precaues dedicadas aos astros. No entanto, foi com os filsofos pr-socrticos principalmente com a escola de Pitgoras (570-496 a. C.) que a astronomia penetrou no espao filosfico que buscava o entendimento sobre a origem do cosmo atravs de um novo mtodo que no era mais o mitolgico. O campo filosfico, dessa forma, apropriou-se de significados que instigaram o esprito grego a se questionar e elaborar teorias que culminaram em crenas qualificadas como astronmicas, atravs das quais muitas escolas disputaram o poder de verdade em relao a suas filosofias. Fazendo um breve retrospecto do campo, veem-se nos perodos socrtico e, principalmente, ps-socrtico a astronomia ganhar um novo pulso. Filsofos como Demcrito de Abdera (460-370 a. C.), Plato (428-347 a. C.) e Eudoxo de Cnido (390-338 a. C.) foram responsveis, em diferentes vertentes, por ampliar os setores em que os conhecimentos referentes astronomia fincavam seus conceitos. No por acaso, em todas essas escolas perceptvel influncias mesopotmica e egpcia, notabilizando, inclusive, que esses trs filsofos mesmo se distinguindo em seus pensamentos respectivamente, um era materialista, o outro idealista e o seguinte hedonista comungaram em algum momento de suas vidas a doutrina pitagrica. Foi a partir dessas principais escolas que a astronomia ganhou fora na Grcia.

Sobre a representao da imagem da esfera celeste no campo filosfico da Antiguidade grega ver: CARVALHO, Rafael Virglio de. A imagem de Ourans e o providencialismo moralizante: platnicos, estoicos e epicreos no ltimo tero do sculo IV. Domnios da Imagem. Londrina, ano III, n. 5, p. 137-152. 2009.

Na segunda metade do sculo IV a. C., quando Aristteles (384-322 a. C.) estava no auge de sua maturidade intelectual, surge duas de suas obras chamadas Sobre o Cu e Meteorolgicos. Costuma-se colocar a segunda como complemento da primeira, pois Aristteles, respectivamente, procurou construir sua cosmologia homocntrica 5 desenhando a estrutura do universo cujo vrtice a Terra e analisou aquilo que ele chamou de fenmenos sublunares. A meteorologia, enquanto conceito, foi compreendida por Aristteles em um sentido mais amplo do que aquele que entendemos hoje e sobre esse senso que Christophe Cusset (2003, p. 7-10) se refere quando fala em fronteiras incertas entre meteorologia, astronomia e, uma terceira classificao moderna para essa espcie de crena, a astrologia. Em seu intento, a cincia da natureza, o mestre peripattico percorreu da esfera celeste aos fenmenos que a acompanham, desde o movimento dos astros e apario de cometas at o soprar dos ventos e a origem do arco-ris, os quais na Antiguidade grega estavam vinculados a um mesmo plano do conhecimento. Com a compreenso mais larga daquilo que se poderia chamar, por falta de uma melhor denominao moderna, de astronomia-meteorologia, sendo que a astrologia se situava no limite do campo filosfico, mais prximo ao setor popular (CARVALHO, 2009, p. 141), ou, aproveitando-se do conceito mais difundido no meio filosfico, meteorologan6, podemos vincular s influncias sobre o campo filosfico aquela escola mais antiga dos fsicos milsios. Tales (625-556 a. C.), Anaximandro (610-546 a. C.) e Anaxmenes (585-528 a. C.) se lanaram, j no sculo VII a. C., edificao dos fundamentos de uma cincia meteorolgica cuja preocupao era tanto a de explicar seus fenmenos, como a de estudar as relaes entre o homem e o seu meio (CUSSET, 2003, p. 07-08).

5 6

Aristteles se apropriou ipsis litteris da cosmologia eudoxiana. O termo que normalmente designava tal conceito e que mais aparecia por entre o meio filosfico era metora, o qual fazia referncia aos fenmenos ou corpos celeste, e que remetia ao adjetivo metoros (tudo aquilo que est no ar). Ver: CASEVITZ, 2003, p. 27-34.

Entretanto, por outro lado, observa-se a partir do nascimento da filosofia, com os milsios, uma crescente inquietao sobre as observaes meteorolgicas que exibia a finalidade de elaborar tcnicas favorveis aos trabalhos dos homens no campo e no mar. Foi assim que houve um desenvolvimento das tcnicas de navegao e dos calendrios sazonais (AUJAC, 2003, p. 13-26). Possivelmente, foi a adjuno de elementos apropriados junto aos milsios, somados queles dos pitagricos, que as escolas filosficas do perodo socrtico e ps-socrtico estruturaram suas crenas a esse respeito. As crenas meteorolgicas, sob o signo do cu, passaram a ser instrumento de poder no campo filosfico grego. Atravs delas era disputado o valor da verdade to importante no meio filosfico. Tais conflitos, nos ltimos anos do sculo IV a. C., aguaram as rixas entre duas escolas que ento nasciam em Atenas, o Jardim e o Prtico. Mesmo que ambas fossem materialistas e hedonistas, preocupando-se particularmente com a moral grega que enfrentava grave crise, elas se diferenciavam em aspectos essenciais ao campo filosfico. Epicuro (341270 a. C.) pregava que a matria composta por partculas indivisveis, compactas e de variadas formas (EPICURO, Carta a Herdoto, 42), enquanto Zeno de Ctio (334-262 a. C.) acreditava que tudo um corpo de fogo primordial identificado com o intelecto divino inerente matria (FREGE, 2005, p. 227). Tanto um quanto outro vincularam suas perspectivas ontolgicas materialistas s observaes meteorolgicas, situao j

preconcebida por Aristteles, claro, a sua maneira, alm de utilizarem tal correspondncia na fundamentao de suas teologias, como fizera Plato com a astronomia. Dessa forma, a comunicao que existiu no meio filosfico e que foi mediada pelas crenas meteorolgicas, parece ter construdo certo mecanismo de apropriao de significados, isto , um modo peculiar de consumo simblico, pelo qual os filsofos e suas escolas se estabeleciam no campo, perante todos. Isso pode indicar, provavelmente, que as

escolas filosficas do mundo grego no perodo ps-socrtico se apropriavam de significados atravs de prticas ligadas meteorologia antiga, e os interesses que tanto a Academia, quanto o Liceu, o Jardim e o Prtico nutriam podem ser percebidos a partir da anlise dos usos que estas escolas faziam das palavras. Assim, a metodologia posta em cena vem ao encontro do objeto proposto para discusso. Destarte, todo esse percurso que edificou a meteorologia no campo filosfico grego, at o primeiro tero do sculo III a. C., circundou um interesse especfico alimentado por filsofos de Plato, passando por Aristteles, at Epicuro e os estoicos, e que d margem hiptese cuja problemtica o objeto deste trabalho: toda prtica filosfica que envolvia a meteorologia antiga tinha como fundamento o conflito epistemolgico entre as filosofias destas quatro escolas.

Xxxxxxxxxxxxxxxxx [amarrao: exposio da problemtica, da leitura das fontes e anlise propriamente dita] A palavra material histrico, afirma a historiadora Renata Lopes B. Venturini (2005, p. 144) em seu artigo As palavras e as ideias: o poder na Antiguidade. Tal entendimento compartilhado pela perspectiva metodolgica aqui exposta j que as palavras que ajudam a compor a cultura onde o historiador tem que encontrar a substncia intelectiva da materialidade herdada por meio da qual o passado deve ser reconstrudo. Entretanto, a sentena se complementa da seguinte maneira:
[] as palavras podem ser instrumentos e mscaras. preciso estudar os termos, as frmulas do poder []. O poder, seja ele conquistado, disputado, exercido ou recusado, exprimi-se de vrias maneiras. Disso resulta a importncia da palavra (VENTURINI, 2005, p. 144).

Desse modo, a janela se mostra invertida, pois Venturini foca sua anlise nas expresses das palavras. Seus instrumentos metodolgicos foram buscados em uma semitica discursiva que tenta enxergar as relaes de poder na lgica interna dos discursos. No caso, a partir das palavras latinas amicitia, amicus, fides e auctoritas, ela examina seus significados empregados nas Cartas de Plnio, o Jovem, e procura entender as relaes que estavam por trs do patronado romano. Contudo, para restabelecer os poderes encobertos pelo caminhar da histria e ainda impressos nas palavras dos documentos preciso mais que uma leitura atenta dos textos, fundamental confront-los com outros com os quais se comunicavam, de maneira a entender como as relaes simblicas (comunicao) do passado eram estruturadas e quais os sentidos prticos que elas carregavam. A reconstruo das relaes de fora estabelecidas entre os sujeitos, portanto, a chave para uma melhor inteligibilidade dos poderes que eram exercidos atravs das palavras. Nessa direo, a materialidade analisada aqui rene textos das obras A Repblica (livro X) e Epinomis de Plato, Meteorolgicos de Aristteles, das Carta a Meneceu, Carta a Herdoto e Carta a Ptocles de Epicuro, e Fenmenos do poeta estoico Aratos de Soli (299240 a. C.). So esses cinco documentos que deram suporte leitura que tenta restabelecer as articulaes que as palavras proporcionavam, por entre a segunda metade do sculo IV a. C. e o primeiro tero do sculo III a. C., as quais se mostravam como pontos de apoio da mediao cultural que possibilitava a comunicao entre a Academia, o Liceu, o Jardim e o Prtico. A leitura foi feita levando em considerao a ordem cronolgica de composio das fontes A Repblica e Epinomis (respectivamente, 360 a. C. e 350 a. C.), Meteorolgicos (340 a. C.), as cartas de Epicuro (por entre as dcadas de 90 e 70 do sculo III a. C.) e Fenmenos (finais da dcada de 70 do sculo III a. C.) j que as apropriaes se efetuam atravs do tempo. Portanto, as relaes simblicas foram percebidas na medida em que as

palavras contidas nos primeiros textos de Plato e Aristteles apareciam tambm nos textos subsequentes, de Epicuro e Aratos. Dessa forma, os desvios de significados das palavras e das expresses que elas compunham puderam caracterizar melhor o uso que os filsofos fizeram delas, direcionando a compreenso do sentido da comunicao. Em uma rpida apresentao, v-se que das cinco fontes Meteorolgicos foi a nica composta em quatro livros nos quais Aristteles discorre sobre todos os fenmenos comuns ao ar, s guas, as formas e partes da Terra, que se mostram o elo condutor da obra: a interao entre os quatro elementos fogo, ar, gua e terra por meio das exalaes seca e hmida que produzem suas transies. As cartas de Epicuro aos seus discpulos Meneceu, Herdoto e Ptocles se configuram como eptomes da maior de suas obras, Da Natureza, e descrevem, respectivamente a primeira e as duas ltimas, a sua moral e a sua fsica. E, por fim, Fenmenos uma compilao em forma potica de informaes meteorolgicas teis a marinheiros e agricultores7 que faziam parte da obra perdida do matemtico e astrnomo Eudoxo de Cnido. Apesar de Arautos no primar pela filosofia, ele deve ser considerado um estoico no apenas pelo contedo de seu poema, mas por ter estado na corte do rei macednio Antgono II Gnatas (319-239 a. C.) junto com o circulo estoico cuja indicao foi do prprio Zeno de Ctio no ano de 276 a. C.8.

[passar a narrar a leitura e os levantamentos quantitativos e qualitativos feitos, seguido das comparaes e da concluso]

Desde o sculo VI a. C. informaes meteorolgicas eram compiladas para auxiliar a navegao dos marinheiros e o trabalho no campo (AUJAC, 2003, p. 13-26). 8 Digenes Lartios d testemunho de uma carta de Zeno ao rei Antgono onde o filsofo envia-lhe alguns de seus mais ilustres discpulos, talvez Arautos estivesse neste rol (VII, 08-09).

Fontes9 ARATUS. Les Phnomnes. Trad. Abb HALMA. Paris: Merlin, 1821. p. (ou link) ?. ARISTOTE. La Mtorologie. Trad. J. Barthlemy Saint-Hilaire. Paris: Durand, 1863. p. (ou link) ?. PICURE. Lettres et maximes. Trad. Marcel Conche. Paris: Presses Universitaires de France, 1999. 327p.

Referncias ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. Trad. de Alfredo Bosi. So Paulo: Martins Fontes, 2003. 1014p. AUJAC, Germaine. Les prvisions mtorologiques em Grce Ancienne. In: CUSSET, Christophe (org.). La mtorologie dans lAntiquit: entre science et croyance . Sainttienne: Universit de Saint-tienne, 2003. p. 11-26. BOURDIEU, Pierre. L'conomie des changes linguistiques. Perse. n. 34, p.17-34. 1977. BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. Trad. de Fernando Tomaz. Lisboa: Difel, 1989. 322 p. CARVALHO, Rafael Virglio de. A imagem de Ourans e o providencialismo moralizante: platnicos, estoicos e epicreos no ltimo tero do sculo IV. Domnios da Imagem. Londrina, ano III, n. 5, p. 137-152. 2009.
9

Todas as fontes so bilngues, textos originais em grego e tradues no francs.

CARVALHO, Rafael Virglio de. A linguagem como instrumento da prtica: o sujeito, a crena e o crer na discusso entre as perspectivas de Pierre Bourdieu e Jean-Pierre Vernant. Ars Histrica. Rio de Janeiro, n. 3. 2011. Disponvel em: < http://arshistorica.ifcs.ufrj.br/arshistorica03_a10.htm >.

Acessado desde jun./2012. CASEVITZ, Michel. Les mots grecs de la mtorologie. In: CUSSET, Christophe (org.). La mtorologie dans lAntiquit : entre science et croyance . Saint-tienne: Universit de Sainttienne, 2003. p. 27-48. CUSSET, Christophe (org). Preface. In : La mtorologie dans lAntiquit : entre science et croyance. Saint-tienne: Universit de Sainttienne, 2003. p. 07-10. FREDE, Michel. La theologie stocienne. In: DHERBEY, G. Romeyer (dir.) e GOURINAT, J-B. (d.). Les stociens. Paris: Vrin, p. 213-232. 2005. JNIOR, Lirucio Girardi. Teoria das mediaes e estudos culturais: convergncias e perspectivas. Lbero. So Paulo, v. 12, n. 23, p. 117-127. 2009. LARTIOS, Digenes. Vidas e doutrinas dos filsofos ilustres. Trad. do grego Mrio da Gama Kury. Braslia: Universidade de Braslia, 1977. 357p. MARTN-BARBERO, Jess. Dos meios s mediaes. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. p. ? VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. As palavras e as ideias: o poder na Antiguidade. Dilogos. v. 9, n. 2, p. 143-155. 2005.

You might also like