You are on page 1of 3

ESTAFILOCOCOS Famlia: Micrococcaceae Gnero: Staphylococcus Definio. So cocos Gram-positivos, imveis, agrupados em massas desorganizadas, semelhantes a caixos de uvas.

Aerbios ou anaerbios facultativos, catalase positiva. Fermentam a glicose na produo de cido tanto em aerobiose quanto em anaerobiose. Morfologia. Bactrias esfricas com cerca de 1um de dimetro, para estafilococos patognicos. Maiores de desiguais para os saprfitos. Algumas espcies de cepas mais jovens podem apresentar cpsulas, mais de modo geral os estafilococos so acapsulados. Gram- positivos nas culturas recentes tendem a perder essa propriedade nas culturas velhas. Cultura. Crescem bem em culturas comuns como o caldo simples e o gar simples, com ph:7 e temperatura tima 37. Em gar aps 24 produzem colnias de 1 a 3 mm de dimetro, com bordos circulares, se patognicas apresentam pigmento amarelado e saprfitos pigmento esbranquiado. Principais espcies. composto por 27 espcies. Sendo que as principais espcies encontradas em humanos so os Staphylococcus areus (grande potencial patognico), S. epidermidis (residente da pele), S. saprophyticus (microbiota normal da regio periuretral do homem e da mulher e da pele). Staphylococcus aureus Coagulase positivo DNAse positivo Fermentador de manitol Encontrado na nasofaringe superior Patognico Staphylococcus epidermidis Coagulase negativo DNAse negativo No fermentador de manitol Encontrado na pele No patognico

STAPHYLOCOCCUS AUREUS Caractersticas. Agente comum de infeces piognicas (pus). Acomete a pele ou regies mais profundas Doenas na pele: Foliculite: obstruo do folculo piloso -> inflamao; Furunculose: infeco do folculo piloso + glndulas sebceas + tecido celular subcutneo;

Carbnculo: furunculose com vrias drenagens, localizado na nuca e parte superior das costas; Hordolo: infeco da glndula sebceas das plpebras.

Doenas mais graves, por depresso imunolgica no paciente: Osteomelite: primaria -> disseminao da bactria a partir do foco da infeco (pele) Secundria -> decorrncia de traumas penetrantes, processo cirrgicos ou foco de infeco contguo; Bacteremia: tem origem de qualquer infeco estafiloccica localizada (abscesso, pneumonia), progride com febre e formao de abscessos ao nvel de vrios rgos, pode determinar aparecimento de endocardites; Pneumonia: viroses o fator predisponente.

Intoxicaes: Por processo infeccioso. Doenas de Ritter: deslocamento de extensas reas de epiderme por uma toxina (esfoliatina) levada para reas distantes atravs da corrente sangunea.

Na ausncia do processo infeccioso. Intoxicao alimentar: ingesto de toxinas (A, B, C, D, E) no alimento contaminado pela bactria. Choque txico: toxina TSST-1 produzida na vagina, febre alta, diminuio da presso sistlica, descamao da pele, insuficincia renal, diarria.

Fatores de Virulncia: Cpsula: resistncia a fagocitose; Peptideoglicano: reao inflamatria no hospedeiro; cidos Teicicos: esto na parede celular e ativa o complemento e ajuda na aderncia; Protena A: provoca efeitos quimiotticos, anticomplementar, antifagocitrio e leso na plaqueta; Adesina: ligam nas fibronectinas; Enzimas e toxinas extracelulares: coagulase que coagula o plasma do sangue; Hemolisinas: txica para as plaquetas humanas; Leucocidina: desgranular neutrfilos e macrfagos.

Resposta Imunolgica. Aparecem anticorpos sricos, e acontece a imunidade celular contra as enzimas, toxinas e outros antgenos da bactria. Epidemiologia. Contato direto e indireto. Infeces estafiloccicas severas so mais adquiridas em hospitais.

Tratamento. A escolha da droga com base nos resultados de testes de suscetibilidade Bactria sensvel: penicilina; Bactria resistente: gentamicina; Infeco grave: vancomicina.

STAPHYLOCOCCUS EPIDERMIDIS Caractersticas Gerais. Habitante normal de pele e mucosas, estafilococos coagulase negativo com maior potencial de patogenicidade. Importante agente de bacteremia, de origem hospitalar, infeces em prteses cardacas, articulares e vasculares, endocardites. STAPHYLOCOCCUS SAPROPHYTICUS Caractersticas Gerais. Patgeno de infeces do trato urinrio (mulheres jovens e sexualmente ativas) como: cistite e pielonefrite aguda. Sua patogenicidade esta relacionada capacidade de aderir s clula do epitlio do trato urinrio. Tambm causa septicemia.

You might also like