You are on page 1of 9

Questes Direito Penal - direito-penal-parte-especial | Rota dos Concursos

Pgina 1 de 9

Servios

Planos (/planos)

Saiba mais

Login

Cadastre-se

Quem somos (/quem-somos)

Blog (http://rconcursos.blogspot.com.br)

(/) Disciplinas (http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas) Direito Penal (http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas/direito-penal) DIREITO PENAL - PARTE ESPECIAL

DIREITO PENAL - PARTE ESPECIAL


Direito Penal

Imprimir

Compartilhar

simples, cadastre-se e comece a estudar. grtis!

Questo 1 de 30
Dentre outros, constitui crime contra a ordem tributria

Entrar com Facebook (/)

Direito Penal

No se preocupe, no iremos postar nada sem sua permisso.


ou

Cadastre-se com seu email

A. suprimir tributo mediante a conduta culposa de inserir elementos inexatos, ou omitir operao de qualquer natureza em documento ou livro. B. reduzir contribuio social mediante conduta de deixar de fornecer nota fiscal relativa venda de mercadoria, efetivamente realizada. C. aplicar incentivo fiscal ou parcelas de imposto liberadas por rgo ou entidades de desenvolvimento. D. receber, para o contribuinte beneficirio, qualquer percentagem sobre a parcela dedutvel de contribuio como incentivo fiscal. Respostas E. patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria.

(/cadastre-se?

return=aHR0cDovL3JvdGFkb3Njb25jdXJzb3MuY29tLmJyL2Rpc2NpcGxpbmF

Tenha mais benefcios com os nossos planos pagos:

Questes por disciplina e Montagem de simulados. Resoluo de provas completas. Assuntos mais cobrados nos concursos. Gerenciamento de resultados. Armazenamento de dados no fichrio. Download de editais, provas e gabaritos.

Ver preos e planos (/planos)

Questo 2 de 30
A respeito dos crimes contra a Administrao Pblica, considere:

Direito Penal

I. No exclui a responsabilidade penal o fato de ter sido o agente, acusado da prtica de crime de peculato, inocentado pelo rgo administrativo quando do procedimento necessrio ao afastamento do cargo. II. Comete crime de concusso o funcionrio pblico que, mediante grave ameaa de morte com emprego de arma de fogo, exige vantagem indevida de particular. III. No comete crime de peculato o funcionrio pblico que se apropria de bem particular, de que tem a posse em razo do cargo. IV. S o ocupante de cargo pblico, criado por lei, com denominao prpria, nmero certo e pago pelos cofres pblicos, ainda que em entidades paraestatais, pode cometer o crime de abandono de funo. Est correto o que se afirma SOMENTE em

A. I, II e III. B. I, II e IV. C. I e IV. D. II e III, E. II, III e IV.

Questo 3 de 30
Sobre os crimes contra o patrimnio, considere as seguintes afirmativas:

Direito Penal

Respostas

FALE COM A ROTA

http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas/direito-penal/direito-penal-parte-especial

29/05/2013

Questes Direito Penal - direito-penal-parte-especial | Rota dos Concursos

Pgina 2 de 9

Assinale a alternativa correta.

A. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. B. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. C. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. D. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. E. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras.

Questo 4 de 30

Direito Penal

Sobre os crimes contra o patrimnio, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta. Respostas

A. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. B. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. C. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. D. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. E. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

Questo 5 de 30
Leia as afirmaes relacionadas ao crime de explorao de prestgio. I. crime que no exige do sujeito que o pratica qualquer qualidade especial.

Direito Penal

II. Os delegados de polcia, assim como os promotores de justia, podem ser influenciados pelo explorador de prestgio. III. Comina-se explorao de prestgio diminuio de pena se o agente, ao praticar o delito, alegar que o dinheiro ser destinado a qualquer das pessoas referidas no tipo penal. Est correto o contido em

A. I, apenas. Respostas B. I e II, apenas. C. I e III, apenas.

Cadastre-se na Rota de graa para ver esta resposta.

Entrar com Facebook (/)


ou

No se preocupe, no iremos postar nada sem sua permisso.

D. II e III, apenas. E. I, II e III.

Cadastre-se com seu email (/cadastre-se?

return=aHR0cDovL3JvdGFkb3Njb25jdXJzb3MuY29tLmJyL2Rpc2NpcGxpbmFzL2RpcmVpdG8tcGVuYWwvZGlyZWl0by1wZW5hbC1wYXJ0ZS1lc3BlY2lhbA==)

Questo 6 de 30
Acerca da ao penal nos crimes contra os costumes, julgue os itens a seguir. A prtica de corrupo passiva configura um crime prprio e formal

Direito Penal

C. Certo
FALE COM A ROTA

E. Errado

http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas/direito-penal/direito-penal-parte-especial

29/05/2013

Questes Direito Penal - direito-penal-parte-especial | Rota dos Concursos

Pgina 3 de 9

Questo 7 de 30
Julgue os prximos itens, relativos lei de abuso de autoridade.

Direito Penal

I O termo autoridade empregado na lei em seu sentido amplo, tambm se estendendo s relaes privadas, a exemplo das relaes pertinentes a certos encargos, como curatela e tutela. II Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, pode ser cominada a pena autnoma ou acessria, que a proibio ao acusado de exercer funes de natureza policial ou militar no municpio da culpa, por prazo de um a cinco anos. III Com referncia ao crime de abuso de autoridade, pacfico e dominante na jurisprudncia o entendimento de que a competncia para process-lo e julg-lo, quando praticado por militar, da justia castrense. IV Os crimes previstos na lei de abuso de autoridade so de ao pblica condicionada, visto que se exige, como condio de procedibilidade, a representao do ofendido. A quantidade de itens certos igual a

A. 1 Respostas B. 2 C. 3 D. 4

Questo 8 de 30

Direito Penal

Considere as seguintes assertivas no que pertine aos Crimes Praticados por Particular Contra a Administrao em Geral e assinale a alternativa que corresponde ao regramento estabelecido pelo texto do Cdigo Penal. I. Somente comete crime de resistncia aquele que age com violncia ou ameaa. II. Quem desobedece ordem ilegal de funcionrio pblico no comete crime de desobedincia. III. Apenas se configura o crime de desacato se a ao for praticada contra funcionrio no exerccio da funo ou em razo dela.

A. Nenhuma assertiva correta. B. Todas as assertivas so corretas. C. Somente II correta. D. Somente III correta. E. Somente II e III so corretas.

Questo 9 de 30

Direito Penal

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos Crimes Contra a Administrao da Justia.

A. Comete crime de denunciao caluniosa (CP, art. 339) quem d causa instaurao de investigao policial contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente. B. Comete crime de comunicao falsa de crime ou contraveno (CP, art. 340) aquele que se acusa, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem. C. Deixa de ser punvel o crime de falso testemunho ou falsa percia (CP, art. 342) se o agente se retrata antes do trnsito em julgado da sentena do processo em que ocorreu o ilcito. D. Comete crime de favorecimento real (CP, art. 349) quem auxiliar a subtrair-se ao de autoridade pblica autor de crime a que cominada pena de recluso. E. No crime de fuga de pessoa presa ou submetida a medida de segurana (CP, art. 351), o crime s se configura se cometido com ameaa ou violncia.
FALE COM A ROTA

http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas/direito-penal/direito-penal-parte-especial

29/05/2013

Questes Direito Penal - direito-penal-parte-especial | Rota dos Concursos

Pgina 4 de 9

Questo 10 de 30

Direito Penal

Acerca dos crimes contra a f e a administrao pblicas, assinale a opo correta.

A. O crime de uso de documento falso no possui preceito secundrio especfico, sendo aplicvel a tal crime a pena cominada falsificao ou alterao do documento. B. Considerando que um indivduo tenha falsificado cinquenta moedas metlicas de vinte e cinco centavos de reais, colocando-as em circulao, segundo o entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ), por serem as moedas de pequeno valor, ser aplicvel o princpio da insignificncia, pela mnima ofensividade da conduta do agente. C. No crime de corrupo passiva, a pena no ser aumentada se, em consequncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retardar ou deixar de praticar qualquer ato de ofcio, pois tal fato j constitui elementar do crime. D. Praticar crime de prevaricao o funcionrio pblico que deixe de responsabilizar, por indulgncia, subordinado que cometa infrao no exerccio do cargo, tendo competncia para faz-lo. E. O indivduo que, no exerccio da funo pblica, tenha praticado violncia contra colega de trabalho responder por leses corporais, pois no h previso de crime funcional prprio semelhante.

Questo 11 de 30

Direito Penal

Frederico encontrava-se custodiado pelo Estado em medida de segurana legalmente imposta. Permaneceu por vrios dias solicitando atendimento de um mdico porque apresentava febre, dores de cabea, falta de ar e tosse. Foi atendido apenas por auxiliares de enfermagem que se limitaram a recomendar a interrupo do cigarro. Ao final do dcimo dia teve um desmaio e foi hospitalizado. O mdico deste nosocmio prescreveu-lhe antibiticos em razo de um processo infeccioso avanado nos pulmes. Tal medicao, entregue pelo mdico que a prescreveu, jamais foi administrada pelos funcionrios do Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico, onde cumpria a medida de segurana. Frederico acabou morrendo em decorrncia de um abcesso causado por pneumonia. As condutas dos funcionrios amoldamse ao seguinte tipo penal:

A. homicdio culposo porque agiram com imprudncia, negligncia e percia. B. homicdio doloso porque a eles incumbia o dever jurdico de agir para evitar o resultado. C. conduta atpica, por supervenincia de causa absolutamente independente. D. crime de tortura por submeterem pessoa sujeita a medida de segurana a sofrimento fsico e mental, omitindo-se, quando tinham o dever de evit-lo. E. crime de omisso de socorro qualificada pelo resultado.

Questo 12 de 30
Joo matou seu desafeto com vinte golpes de faca. Nesse caso,

Direito Penal

A. ocorreu concurso formal de infraes. B. responder por vinte crimes de homicdio em concurso material. C. deve ser reconhecido o crime continuado. D. responder por um crime de homicdio. E. responder por crime de homicdio tentado e consumado em concurso material.

Questo 13 de 30
NO se inclui dentre as qualificadoras do crime de homicdio a
FALE COM A ROTA

Direito Penal

A. premeditao.

http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas/direito-penal/direito-penal-parte-especial

29/05/2013

Questes Direito Penal - direito-penal-parte-especial | Rota dos Concursos

Pgina 5 de 9

B. traio. C. surpresa. D. emboscada. E. asfixia.

Questo 14 de 30

Direito Penal

O funcionrio pblico que, mediante grave ameaa com arma de fogo, subtrai um automvel de um particular, utiliza-o para viagem de turismo e depois o abandona em frente residncia da vtima, comete

A. roubo de uso. B. roubo simples. C. peculato. D. roubo qualificado. E. violncia arbitrria.

Questo 15 de 30

Direito Penal

O funcionrio pblico, lotado em bilheteria de ferrovia estatal, que falsifica e vende bilhetes de passagem, apropriando-se do respectivo valor, comete crime de

A. furto qualificado pela fraude. B. falsificao de documento pblico. C. falsificao de documento particular. D. apropriao indbita. E. peculato.

Questo 16 de 30

Direito Penal

A respeito da Lei no 7.716, de 05/01/1989 e alteraes posteriores, que define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor, considere: I. A perda do cargo constitui efeito automtico da condenao por crime resultante de preconceito de raa ou de cor praticado por servidor pblico. II. Constitui crime punido com recluso de dois a cinco anos e multa, fabricar, comercializar, distribuir ou veicular smbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz sustica ou gamada, para fins de divulgao do nazismo. III. A suspenso do funcionamento do estabelecimento particular pelo prazo de trs meses constitui efeito automtico da condenao por crime resultante de preconceito de raa ou de cor praticado por seu responsvel. Est correto o que se afirma SOMENTE em

A. I e II. B. I e III. C. II e III. D. II. E. III.

FALE COM A ROTA

Questo 17 de 30

Direito Penal

http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas/direito-penal/direito-penal-parte-especial

29/05/2013

Questes Direito Penal - direito-penal-parte-especial | Rota dos Concursos

Pgina 6 de 9

A respeito da Lei Maria da Penha, Lei no 11.340, de 07/08/2006, INCORRETO afirmar:

A. O juiz no poder assegurar mulher em situao de violncia domstica e familiar, para preservar sua integridade fsica e psicolgica, a manuteno do vnculo trabalhista, por at seis meses, quando necessrio o afastamento do local de trabalho. B. Nos casos de violncia domstica contra a mulher, o juiz poder determinar o comparecimento obrigatrio do agressor a programas de recuperao e re-educao. C. Se a leso corporal de natureza leve for praticada contra quem tenha convivido, a pena ser de deten o de 3 meses a 3 anos. D. Constitui circunstncia agravante ter o agente cometido o crime com violncia contra a mulher na forma da lei especfica. E. Aos crimes praticados com violncia domstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, no se aplica a Lei dos Juizados Especiais Criminais, Lei no 9.099/95.

Questo 18 de 30
A respeito do crime de peculato, correto afirmar que

Direito Penal

A. o ressarcimento do dano anterior sentena irrecorrvel extingue a punibilidade no crime de peculato doloso. B. indispensvel para a configurao do peculato doloso a prvio reconhecimento do ilcito pelo Tribunal de Contas. C. a apropriao de bens particulares de preso por parte de carcereiro de presdio no configura o delito de estelionato. D. o crime de peculato no admite a continuidade de litiva. E. a reparao do dano no peculato culposo posterior sentena irrecorrvel reduz de metade a pena imposta.

Questo 19 de 30

Direito Penal

A respeito de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional, julgue os seguintes itens. O processo e o julgamento dos crimes de lavagem de dinheiro independem do processo e do julgamento dos crimes antecedentes, ainda que praticados em outro pas.

C. Certo E. Errado

Questo 20 de 30

Direito Penal

A respeito de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional, julgue os seguintes itens. Compete justia estadual o processo e o julgamento dos crimes de lavagem de dinheiro, ainda que o crime antecedente seja de competncia da justia federal, desde que no tenha sido praticado em detrimento de bens, servios ou interesses da Unio, ou de suas entidades autrquicas ou empresas pblicas.

C. Certo E. Errado

Questo 21 de 30
FALE COM A ROTA

Direito Penal

A respeito de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional, julgue os

http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas/direito-penal/direito-penal-parte-especial

29/05/2013

Questes Direito Penal - direito-penal-parte-especial | Rota dos Concursos

Pgina 7 de 9

seguintes itens. Nos crimes de lavagem de dinheiro, a pena no poder ser cumprida inicialmente em regime aberto, mesmo que haja colaborao espontnea do coautor ou partcipe com as autoridades, na prestao de esclarecimentos que conduzam apurao das infraes penais e de sua autoria.

C. Certo E. Errado

Questo 22 de 30
Julgue os itens a seguir acerca dos crimes contra a f pblica.

Direito Penal

No crime de falsificao de documento pblico, a circunstncia de ser o sujeito ativo funcionrio pblico, independentemente de ter ele se prevalecido do cargo e, com isso, obtido vantagem ou facilidade para a consecuo do crime, um indiferente penal.

C. Certo E. Errado

Questo 23 de 30
Julgue os itens a seguir acerca dos crimes contra a f pblica.

Direito Penal

De acordo com o STJ, a falsificao nitidamente grosseira de documento afasta o delito de uso de documento falso, haja vista a inaptido para ofender a f pblica.

C. Certo E. Errado

Questo 24 de 30

Direito Penal

O crime previsto no art. 129, 3o do Cdigo Penal leso corporal seguida de morte preterdoloso, por excelncia,

A. exige para sua caracterizao que fique demonstrado que o agente no quis o resultado obtido com sua ao ou que esse lhe fosse imprevisvel. B. insere-se na categoria dos delitos qualificados pelo resultado e, portanto, no admite a forma tentada. C. punvel ainda que a morte seja fruto do acaso ou imprevisvel. D. a assuno do risco do resultado exige a verificao da relao de causalidade formal e a imputabilidade plena do agente nas circunstncias para a complementao do tipo penal. E. forma privilegiada de homicdio e por isso sujeito jurisdio do Tribunal do Jri por se tratar de espcie de crime doloso contra a vida.

Questo 25 de 30

Direito Penal

Tcio ingressa em uma joalheria com o brao direito imobilizado. Escolhe um colar e no consegue preencher o cheque. Pede ao proprietrio que de prprio punho escreva um bilhete num carto da loja com os seguintes dizeres: "Querida, por favor entregue ao portador a importncia de R$ 2.000,00 em dinheiro". Com esse carto escrito pelo joalheiro, Tcio pede ao seu motorista que v ao endereo (da esposa do joalheiro) e volte com o dinheiro. A esposa do joalheiro recebe um carto da joalheria, com a caligrafia de seu marido e entrega ao motorista de Tcio a importncia solicitada. Esse retorna joalheria, o entrega a Tcio que compra a jia com o dinheiro do prprio joalheiro. A tipicidade desse crime corresponde

A. estelionato.
FALE COM A ROTA

B. furto qualificado pela fraude.

http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas/direito-penal/direito-penal-parte-especial

29/05/2013

Questes Direito Penal - direito-penal-parte-especial | Rota dos Concursos

Pgina 8 de 9

C. furto simples. D. apropriao indbita. E. roubo.

Questo 26 de 30

Direito Penal

O constrangimento com intuito de obter favorecimento sexual que caracteriza o crime de assdio sexual (art. 216-A, do Cdigo Penal)

A. no pode ter como vtima o homem. B. qualificado se praticado pelo pai contra vtima menor de 14 anos. C. absorve a eventual violncia de natureza leve utilizada em seu cometimento. D. pressupe a condio de superioridade hierrquica ou ascendncia inerente ao exerccio de emprego, cargo ou funo. E. indiferente ao consentimento da vtima para caracterizao do crime.

Questo 27 de 30

Direito Penal

O agente que oferece droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, pessoa de seu relacionamento, para juntos consumirem

A. no pratica crime de natureza alguma. B. pode ter a pena reduzida de 1/3 a 2/3 desde que primrio e de bons antecedentes. C. equipara-se para todos os efeitos a quem adquire, guarda, tem em depsito, transporta ou traz consigo para consumo pessoal a droga. D. equipara-se a quem adquire, guarda, tem em depsito, transporta ou traz consigo para entregar a droga a consumo, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar. E. est sujeito a aplicao de pena de deteno de 6 meses a 1 ano, pagamento de 700 a 1.500 diasmulta, sem prejuzo de advertncia, prestao de servios comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso.

Questo 28 de 30

Direito Penal

Roberto, com 23 anos de idade, subtraiu para si um aparelho celular avaliado economicamente em R$ 900,00, pertencente ao seu pai, Alberto, de 63 anos de idade, e em seguida, vendeu-o por R$ 200,00 para Felipe, o qual sabia que o aparelho no custava to barato.

Considerando a situao hipottica acima descrita, assinale a opo correta no referente aos crimes contra o patrimnio.

A. Roberto isento de pena, por ter praticado o crime contra ascendente, ocorrendo, assim, uma escusa absolutria legalmente prevista. B. Felipe praticou crime de receptao culposa, mas ser isento de pena em face da extenso da escusa absolutria aplicvel a Roberto C. Roberto praticou, em tese, crime de furto, e Felipe, receptao culposa, porque, pela desproporo entre o valor e o preo do aparelho celular, deveria presumir ter sido obtido por meio criminoso. D. Se Felipe revender o aparelho celular para Frederico, este no responder por crime algum, pois no se pune a receptao de coisa j receptada E. Roberto no responder por crime algum, em face da aplicao do princpio da insignificncia, j consolidado na jurisprudncia dos tribunais superiores como aplicvel FALE COM A ROTA aos bens avaliados em at R$ 1.000,00.

http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas/direito-penal/direito-penal-parte-especial

29/05/2013

Questes Direito Penal - direito-penal-parte-especial | Rota dos Concursos

Pgina 9 de 9

Questo 29 de 30
Quanto aos crimes contra o patrimnio, correto afirmar que

Direito Penal

A. o chamado "furto de uso", se aceito, no constituiria crime por falta de tipicidade. B. h latrocnio tentado no caso de homicdio consumado e subtrao tentada, segundo entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal. C. o emprego de arma de brinquedo qualifica o roubo, de acordo com Smula do Superior Tribunal de Justia. D. o estelionato no admite a figura privilegiada do delito. E. a pena, na extorso, pode ser aumentada at dois teros se praticada por duas ou mais pessoas.

Questo 30 de 30

Direito Penal

No caso de leso corporal de natureza grave resultante de violncia domstica, a pena deve ser aumentada de

A. at um tero. B. metade. C. dois teros. D. at metade. E. um tero.

Simulado Online

Materiais de Estudo

Sobre a Rota

Acesso ao Sistema Download de Provas Sobre Ns (/quem-somos) (http://rotadosconcursos.com.br/sistema/) (http://rotadosconcursos.com.br/provas) Nmeros da Rota Como funciona? (/comofunciona) Benefcios e Vantagens (/por-que-usar) Planos e Preos (/planos) Concursos (/numeros) (http://rotadosconcursos.com.br/concursos) Blog Bancas (http://rotadosconcursos.com.br/bancas) Termos e Privacidade Cargos (/termo-de-uso) (http://rotadosconcursos.com.br/cargos) FAQ / Suporte (/faq) Disciplinas (http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas)

Assine agora (/planos)

(http://www.facebook.com/RConcursos) (http://www.twitter.com/RConcursos)

2013 Rota dos Concursos Feito na Capital Federal

FALE COM A ROTA

http://rotadosconcursos.com.br/disciplinas/direito-penal/direito-penal-parte-especial

29/05/2013

You might also like