You are on page 1of 11

O DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFORMULACAO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: PERFIL, TRAJETRIA E AES.

Lcia de Mendona Ribeiro Universidade Federal de Alagoas/Centro de Educao/Programa de PsGraduao em Educao/Mestrado em Educao Brasileira Adriana Almeida Sales de Melo Universidade Federal de Alagoas/Centro de Educao/Programa de PsGraduao em Educao/Mestrado em Educao Brasileira

Resumo O presente texto se prope a apresentar resultados de pesquisa sobre o perfil, a trajetria e as aes de docentes do ensino superior do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas que participaram ativamente da reconstruo e reorganizao de seu Projeto Poltico Pedaggico conforme os novos direcionamentos propostos para a formao de professores atravs das Resolues: CNE/CP n 1 de 18 de fevereiro de 2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, de graduao plena e a resoluo CNE/CP 01/2006 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduao em Pedagogia, licenciatura. A investigao sobre as aes destes docentes em nossa pesquisa vm se construindo atravs da matriz terico-metodolgica do estudo de caso com abordagem qualitativa, que permite um tipo de investigao que possibilita a aproximao de sujeitos em ao, considerando a importncia do estudo de caso histrico, e o conhecimento originado com a escolha do objeto a ser estudado. Por meio da realizao de entrevistas semi-estruturadas, analisamos os seguintes temas recorrentes no processo: a construo dos processos educativos em Alagoas, de que forma Alagoas comeou a pensar sobre a formao de seus professores, a reformulao do Curso de Pedagogia ressaltando a proposta de formao de educadores para o sculo XXI, as atividades de gesto e docncia compreendendo e analisando a importncia da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extenso nas prticas educativas e o papel deste intelectual formador de intelectuais no novo projeto poltico-pedaggico. Palavras-chave: Polticas Educacionais - Educao Superior Curso de Pedagogia Projeto Poltico-Pedaggico - Formao docente.

ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO


Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

A construo dos processos educativos e o ensino superior em Alagoas O reconhecimento efetivo de processos educativos em Alagoas so tardiamente identificados na literatura especfica da rea. mais precisamente no sculo XVIII que, segundo Verosa (2001), surgem iniciativas de processo organizado e formal de educao na regio. Estes foram ministrados pelos frades franciscanos nos conventos que acabavam de ser erguidos nas vilas de Alagoas e Penedo.
(...) instaladas mais precisamente no ano de 1719, essas classes oferecidas sem qualquer remunerao parecem ter sido as nicas iniciativas destinadas ao pblico, no campo educacional, at o final do sculo. (VEROSA, 2001, p.54)

Em meados do sculo XVIII em uma sociedade caracterizadamente rural e bastante hierarquizada, o nico meio de acesso cultura letrada era organizada em torno dos preceptores, em sua maioria padres-capeles, pertencentes s famlias melhor abastadas, j que aqueles que desejavam ter acesso ao ensino superior deveriam se deslocar para a Metrpole. A autonomia de Alagoas no sculo XIX, agora capitania independente, veio da conjugao dos setores poltico e econmico, ambos caracterizados pelo novo controle administrativo que se fazia necessrio com a criao da nova unidade. As iniciativas no campo educacional ainda eram poucas em fins do sculo XVIII e meados do sculo XIX, entretanto, h uma total aceitao pelo poder pblico proposta do governo de D.Maria I, criao de uma cadeira de Gramtica Latina.
Se, aparentemente, aulas dessa natureza parecem ter utilidade restrita, servindo apenas para preparar candidatos para o sacerdcio e para estudos mais avanados na Europa, no podemos perder de vista seu carter cultural dentro dos padres da poca, cujos efeitos iriam, com certeza, repercutir na preparao de futuros ocupantes de funes pblicas, inclusive padres. (VEROSA, 2001, p. 57)

Apesar da to almejada autonomia, Alagoas continuou a apresentar pouqussimas iniciativas do poder pblico no campo educacional. Conquistamos uma outra cadeira de primeiras letras, ainda no sculo XVIII, na sede da Comarca, e no inicio do sculo XIX vamos ter mais uma cadeira de primeiras letras, agora sob a jurisdio de Santa Luzia do Norte. O sculo XIX chega sem muitas alteraes, apenas a constatao de que ao trmino de mais de duas dcadas deste sculo, apenas mais duas cadeiras so acrescentadas s iniciativas j existentes, estas so: Filosofia e Geometria, o que
ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO
Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

podemos considerar como conseqncia da estrutura rural e escravista que at ento era caracterstica do Brasil, no havendo, portanto, necessidade de maiores atenes ao campo educacional. A ampliao do espao educacional em Alagoas, a fim de atender modernidade, crescia aos olhos de todos, e foram muitas as iniciativas de organizao do ensino superior em Alagoas desde o incio do sculo XX. Entre elas podemos citar, segundo Verosa (1995), o Seminrio Diocesano, fundado em 1902, que apresentava em sua organizao e ensino formal ministrados, caractersticas ps-secundrias. Podemos tambm citar, como primeira experincia de ensino superior no estado a Academia de Cincias Comerciais de Alagoas fundada em 1916. Esta j nasceu com a emblemtica denominao de Academia para que ningum pudesse questionar a natureza do empreendimento que trazia como intuito atender a um ramo especifico da economia: o comrcio. Ressalta ainda Verosa (1995) que, no incio deste sculo, encontrava-se funcionando em Alagoas sob a organizao da igreja catlica, um primeiro centro de ensino superior oferecendo um curso de Filosofia e um de Teologia. A hegemonia intelectual presente na formao daqueles que por estas duas instituies passavam, vinham se confirmar nos cargos designados a estes dentro do magistrio, do funcionalismo pblico e da poltica. Mesmo carregando o nome de academia, a Academia de Cincias Comerciais, por mais que valorizasse o saber e por mais que obtivesse o apoio da sociedade como um todo, estava fadada a lidar com os saberes prticos atribudos s funes destinadas ao comrcio e a emitir uma certificao de valor simblico e limitado.
Chegando at 1924 sem outra alternativa de educao superior alm da oferecida pela Igreja e pelo comrcio, Macei seria saudada, naquele ano, por uma nova iniciativa, desta feita bem diversa das anteriores. Na edio do Jornal de Alagoas de 24 de janeiro, sai com destaque manchete: Vai funcionar nesta cidade uma escola de Agronomia (VEROSA, 1997).

Segundo Verosa (2001), Alagoas, caracterizada como Terra dos Marechais, comeou a se urbanizar lentamente no incio do sculo XX. O setor educacional apesar de restrito e de carter elitista apresentou um crescimento considervel durante um perodo que compreendeu os anos de 1932 a 1946. Ainda durante a dcada de 1920, servios como o abastecimento de gua so expandidos a todas as sedes municipais, como tambm a energia e o setor rodovirio que finalmente v asfaltar duas das principais rodovias que ligavam Macei a Palmeira dos ndios e Macei a Pernambuco.

ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO


Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

Apesar de no ter grande extenso, essas vias propiciaram o aumento da comunicao entre algumas regies. Conseqentemente, as oportunidades educacionais tambm cresceram nos nveis primrio e mdio, tanto no setor pblico, como no privado. Por fim, as escolas secundrias se expandiram atravs de novos colgios na capital e em cidades importantes do interior. Oficialmente, a rea privada tambm cresceu consideravelmente com a criao de ginsios, Escolas de Comrcio e de Formao de Professoras Primrias. Na dcada de 1950, por intermdio da iniciativa privada, surgiram 7 Faculdades: de Medicina, Filosofia, Economia, Engenharia, Servio Social e duas de Odontologia, que uniram-se Faculdade de Direito e consolidaram no estado de Alagoas, a possibilidade da conquista de um diploma em nvel superior pelos filhos da classe mdia. De acordo com Verosa (2001), com o crescimento da escolaridade, se fez necessrio pressionar o Estado pela ampliao desta formao, atravs de movimentos estudantis e a dcada de 1960 traz o ideal da Universidade de Alagoas. Uma dura batalha de mobilizao poltica se travou neste longo processo de efetivao da universidade. Os trs poderes - executivo, legislativo e judicirio - se faziam presentes nas aes representativas de polticos, professores, mdicos, advogados, diretores de escolas e estudantes que estavam pela primeira vez, na histria poltica de Alagoas, unidos em torno dessa grande causa (VEROSA, 1997, p. 132). Aps longas e cuidadosas negociaes e costuras polticas se efetivou em 26 de janeiro de 1961 a Universidade de Alagoas. Os anos seguintes trouxeram muitas reivindicaes pela exigncia da reforma universitria que acontecia em todo pas, e o ideal de universidade se identificava com a nsia de alcanar a modernidade, atravs da compreenso de que seu desenvolvimento e concretizao se dariam em uma Cidade Universitria, onde a prioridade seriam instalaes adequadas para os organismos que ali viessem surgir (VEROSA, 1997, p.138). O conselho universitrio deliberou, e a Universidade de Alagoas, passou a se organizar em oito (8) Institutos de formao bsica e em Faculdades responsveis pelo ciclo de formao profissional. Segundo Verosa (1997),
Aprovados em fins de 1967 (...) Criados os Institutos de Cincias Exatas, Letras e Artes, Filosofia e Cincias Humanas, Geocincias e Cincias Biolgicas, mantidas as Faculdades de Direito, Medicina e Odontologia. Foram mudados os nomes da Escola de Engenharia, que passou a se chamar Faculdade de Engenharia, e de Faculdade de Cincias Econmicas, que

ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO


Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

recebeu a denominao de Faculdade de Economia e Administrao, sendo tambm extinta a Faculdade de Filosofia, Cincia e Letras e, finalmente, criada a Faculdade de Educao (VEROSA, 1997, p. 138-139).

O processo de modernizao, desenvolvimento e organizao da sociedade alagoana que nos anos seguintes se manifestou nos mais diversos processos educativos, apesar de lento, no mais poderia ser ignorado e essa dinmica foi sendo construda em concomitncia com a instituio universitria.

Formao de professores em Alagoas como necessidade de modernizao Em sua maioria ligados Igreja e a interesses diversos, no podemos considerar que os processos de formao de professores em Alagoas tenham pertencido a um cenrio de hegemonia intelectual soberana, deixando por inmeras vezes de acompanhar as discusses que nacionalmente se desenvolviam, atravs de suas rupturas e permanncias nos poucos espaos formadores existentes. A dependncia da capitania de Pernambuco, datada do sculo XVI, fez Alagoas pensar aes voltadas formao de professores de forma tardia, aliado ao fato de que j que naquele momento a presena forte da Igreja em toda colnia estava voltada ao ensino primrio e secundrio e tambm conformao do povo submisso ao despotismo que ali se configurava.
Ser dentro dessa moldura geral que iro se efetivar a ocupao e a posse do territrio alagoano, atravs do sistema de sesmarias, com todas as conseqncias histricas e polticas que da adviro para todas as atividades sociais, inclusive para a educao e, conseqentemente, para a formao dos que iro exercer a tarefa educativa em terras alagoanas (VEROSA, 2001, p.157).

O atraso observado na construo e organizao de processos educativos, em relao histria do Brasil, pode ser explicado pela falta de necessidade de ocupao de cargos diretivos, j que estes se organizavam distantes em Olinda e Salvador, demonstrando a falta de necessidade da cultura letrada, at mesmo para os que detinham posses, tornando o analfabetismo algo comum para a sociedade da poca. Em finais do sculo XVII, j passados dois sculos do incio de nossa formao social, srias conseqncias comearam a surgir nos setores poltico-administrativo e no exerccio do magistrio, j que a falta de instruo comprometia o desenvolvimento da regio e os processos de improvisao organizados por aqueles que se habilitavam ao

ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO


Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

ensino das primeiras letras, sem formao e conhecimento necessrios, torna-se algo comum. De acordo com Verosa (2001), notcias de organizao de processos formais de educao na regio, datam do incio do sculo XVIII, mais uma vez pelas mos da Igreja. Os processos educativos continuavam a ser direcionados s famlias mais abastadas, onde o aprendizado s seria recebido a quem pudesse se deslocar aos centros maiores, o que restringia o ensino superior apenas Metrpole. O sculo XIX traz a independncia de Alagoas e apesar da regio superar algumas capitanias em sua produo de acar e nmeros de engenhos, so poucas as iniciativas voltadas para projetos em educao em terras alagoanas. A importncia do Seminrio de Olinda surgir aqui, como uma ao renovadora que consistir na formao dos futuros professores. Aes estas, que comeavam a ser elaboradas para a superao do atraso, j que o progresso e a autonomia comeavam a despontar e no seria mais possvel conviver com uma educao restrita somente para as elites, j que agora Alagoas necessitava formar quadros para a poltica e administrao. E como ressalta Verosa (2001), somente em 1836 que vai ser regulamentado o funcionamento das escolas de primeiras letras, transcorridos quase vinte anos de autonomia poltico-administrativa da regio. (VEROSA, 2001, p.163) Na poca comearam a surgir aes oficiais a se preocuparem verdadeiramente com o fato, a ponto de se entender como necessria a criao de uma escola normal, apesar de se saber que no existiam em terras alagoanas pessoas com formao suficiente para enfrentar tal desafio. Sem formao, aos candidatos a professor bastava o saber ler e escrever, para serem considerados aptos a exercer sobre a orientao de uma legislao outorgada pela Assemblia alagoana da poca, os saberes a serem ensinados. O Curso Normal para preparao de todos os professores s vai ser criado em fins da dcada de 1864, vindo a se efetivar realmente, depois de inmeras tentativas fracassadas, no final da dcada de 1960, funcionando anexo ao Liceu de Macei, e devemos ressaltar que este, foi dirigido at 1889, por um nico professor no campo didtico-pedaggico, que em sua formao acadmica apresentava o curso de medicina. O sculo XX adentra junto Repblica demonstrando o carter de desvalorizao do magistrio, eminentemente masculino, pouco atrativo pela baixa remunerao e precrias condies de trabalho. A no dedicao dos homens ao

ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO


Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

magistrio vem trazer oportunidades para as mulheres, apesar do significado maternal, religioso e vocacional antagnicos, atribudo profisso destas. Enquanto o movimento de educadores no Brasil afora, lutava por educao pblica de qualidade e a necessidade de educao superior j era uma realidade inadivel ao crescente processo de industrializao e urbanizao, em Alagoas no se dispunha nem ao menos de bibliotecas abertas ao pblico. A Educao era bastante restrita, com o setor pblico estadual oferecendo a populao, alm de escolas isoladas, apenas 5 grupos escolares, mais o Liceu e a Escola Normal (VEROSA, 2001, p.171172). Em meio ao processo de modernizao do pas, os anos de 1930 traro reformas polmicas ao curso de formao de professores, e finalmente aconteceu a ampliao de duas escolas normais no interior do estado. A nossa nica escola normal at ento, recebe um novo prdio e passa a se chamar Instituto de Educao. Esta comea a crescer em prestgio e autonomia. Os anos que se seguem s dcadas de 1940 e 1950 so decisivos aos processos formativos em Alagoas. Diretrizes so estabelecidas para a organizao dos cursos de formao de professores e a iniciativa privada nessa rea j uma realidade. Alagoas chega a um novo tempo e a modernizao to esperada apresenta algumas necessidades a serem preenchidas: o espao educacional se v condicionado formao de professores para o ensino secundrio.

A criao da Universidade Federal de Alagoas e o Curso de Pedagogia Com um atraso bastante significativo em relao ao primeiro Decreto-Lei n 1.190 de 04 de abril de 1939 que institui o padro federal organizando a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, Alagoas, vem fazer parte deste contexto na dcada de 1950, com a criao da Faculdade de Filosofia de Alagoas sob os cuidados da Sociedade Colgio Guido de Fontgalland. Esta, j em 1960 sob a direo do Padre Tefanes, eminente educador alagoano, formado nesta faculdade, vai fazer parte da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
[...], o relatrio de atividades da Faculdade de Filosofia do ano 1954 relacionava em torno de trinta instituies educacionais entre escolas secundrias e de nvel superior em Alagoas incluindo-se a colgios, ginsios, escolas tcnicas e seminrios catlicos com vistas a justificar a importncia da criao do Curso de Pedagogia para a formao de futuros professores do ensino secundrio. (MADEIRA & VEROSA, 2006, p. 14).

ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO


Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

Como at ento no existiam pessoas com formao em educao, apenas bacharis, formados pelos cursos at ento existentes, no haveria mais porque ser adiada a autorizao para funcionamento do Curso de Pedagogia em 1955, pois o campo educacional pblico em Alagoas crescia em processo acelerado. A modernizao dos processos de ensino que tardiamente chegou aos alagoanos necessitou a princpio que se formassem no curso de Pedagogia quadros para a gesto, planejamento e coordenao, daqueles que se responsabilizariam pela educao formal e institucionalizada.
J no mbito da UFAL e ligada unidade ento chamada de FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE ALAGOAS, a rea de educao, alm de formar graduados e graduadas em PEDAGOGIA, continuou a desenvolver aes acadmicas inerentes formao de todos os graduados pela Universidade aptos a, legal e plenamente, exercer a funo de professores nos chamados cursos secundrios, enquanto formava, emergencialmente, tambm aqueles que, na prtica, se tinham feito professores e professoras. (MADEIRA & VEROSA, 2006, p. 18).

Em fins da dcada de 1960, a reforma universitria, dentro do regime militar, mais precisamente pela Lei 5.540/1968, promoveria uma reorganizao institucional, apresentando institutos bsicos e faculdades. Surgiria da a Faculdade de Educao fazendo parte do Centro de Cincias Sociais Aplicadas CCSA, responsvel por formar todos os profissionais da educao em nvel superior em Alagoas. No cerne do processo da ditadura militar, outra reforma acontece e a ento Faculdade de Educao [...] reinstituda como Departamento de Educao e assim permanece, porm, no seio da UFAL ainda como uma instncia quase exclusiva de formao docente (MELO & VEROSA, 2009). A evoluo deste movimento contada a partir de relatos orais de professores colaboradores deste projeto, que fizeram e fazem parte ativamente do Centro de Educao, a exemplo do que veremos a seguir:
A dcada de 1980 trouxe uma movimentao bastante ativa entre os professores, com o intuito de transformar a ento Faculdade de Educao, em um projeto maior, em uma unidade acadmica. Educadores com uma histria de vida em movimentos sociais por uma educao gratuita e de qualidade, j na Educao Bsica, bem como, com uma trajetria de servios diversos prestados educao alagoana e ao comprometimento com a nova realidade educacional, abraou a causa e compreendeu-se que a Educao seria beneficiada pela criao de uma unidade dentro da Universidade. Para a constituio do Centro haveria toda uma mobilizao poltica que modificaria a estrutura da Universidade, pois esta necessitaria de uma gesto diferenciada mais professores e um oramento desvinculado, para s assim, se constituir em mais uma nova unidade acadmica. Seriam ampliados os leques da administrao e da gesto, conseqentemente toda uma estrutura consolidada seria modificada.

ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO


Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

Claramente a compreenso de que seria necessria ao processo de gesto, uma descentralizao de poderes, traz ao CEDU uma gesto colegiada, a fim de que, os ncleos que ali comeavam a se formar, se consolidassem em seu objetivo maior, que estava concentrado nas aes coletivas exercidas pelos professores que subsidiaram e subsidiam os processos educativos de formao de professores em Alagoas e que caracterizam o Centro de Educao reconhecidamente em uma unidade de respeito.

Esse projeto vem se manifestando no comprometimento dos professores envolvidos neste processo, bem como na conduo das polticas voltadas para a formao de professores em Alagoas, organizadas e propostas pelo Centro de Educao, envolto em novas questes hegemnicas colocadas para os processos educativos para o sculo XXI. Questes estas, demandadas ao docente do curso de Pedagogia da UFAL, colaboradores deste trabalho e responsveis pela construo, reconstruo e instituio deste curso, sendo subsidiadas pelas mudanas provocadas pelas Resolues CNE/CP n 1 de 18 de fevereiro de 2002 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, de graduao plena; e, CNE/CP n 1 de 15 de maio de 2006 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduao em Pedagogia, licenciatura, documentos oficiais, que redirecionaram e reorganizaram a docncia no Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Pedagogia no ano de 2006 no Centro de Educao da UFAL.

A reformulao do Curso de Pedagogia e a ao docente, construindo concluses preliminares. As resolues CNE/CP 01/2002 e CNE/CP 01/2006 so os direcionadores da Reformulao do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, que vm demarcar a nova proposta de formao de educadores para o sculo XXI desta instituio. Utilizaremos a seguir anlises a partir de afirmaes construdas no processo da investigao, a partir das entrevistas j realizadas, na composio do estudo de caso. Esta discusso est sendo construda no processo investigativo a partir da fala dos professores colaboradores encontrando-se em fase de transcrio e anlise das entrevistas. Estas, caracterizadas como uma das mais importantes fontes de informaes para o estudo de caso, esto conduzindo e permitindo de forma espontnea, como ressalta Yin (2001), que tanto se indague-respondentes-chave, como se opine sobre determinados fatos.

ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO


Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

Espera-se que o estudo de caso ajude a compreender a situao investigada e possibilite a emerso de novas relaes e variveis, ou seja, que leve o leitor a ampliar suas experincias. Espera-se tambm que revele pistas para o aprofundamento ou para futuros estudos. (ANDR, 2005, p. 34).

Assim, j podemos afirmar que, no bojo das discusses nacionais, o Centro de Educao (CEDU/UFAL), tem como objetivo institucional a defesa da melhoria da educao pblica, direo que, desde 1978, sempre teve ressonncia na composio dos objetivos do Curso de Pedagogia. O Projeto Poltico-Pedaggico construdo coletivamente em 2005, vinha acompanhando as discusses nacionais por meio tanto da participao em diversas entidades locais quanto da participao do Diretor da Unidade Acadmica no Frum Nacional de Diretores de Centros e Faculdades de Educao FORUMDIR. A discusso nacional e a defesa em torno da consolidao da formao do pedagogo de forma integral, articulando a formao para a docncia na educao infantil, primeiros anos da educao fundamental, educao de jovens e adultos, disciplinas pedaggicas do curso de magistrio, bem como a formao para a gesto, foi uma constante nas discusses da poca. Dessa forma, a consolidao da articulao entre teoria e prtica, faz com que se aprofunde a discusso da prtica pedaggica como o espao ideal para a reconstruo do Projeto Poltico Pedaggico do curso, assim como percebe-se a existncia de influncias das experincias trazidas pelos interlocutores desta anlise no campo da militncia poltica dos movimentos sociais e de educadores na educao bsica permitindo que estes repensem de forma consistente a formao deste intelectual formador de intelectuais e na importncia da relao ensino, pesquisa e extenso na formao destes professores. A reconstruo dessa proposta se deu em consonncia com os princpios assumidos por uma instituio acadmica como a UFAL, que em seus fundamentos procura atender aos sujeitos polticos coletivos no espao educacional, nas demandas da sociedade alagoana e nacional contempornea. O aprofundamento dessas categorias, bem como o confronto com a avaliao do processo est em fase de construo na investigao, no entanto, algumas falas dos entrevistados-participantes, j apontam para a necessidade de repensar alguns pontos que esto sendo modificados na prpria realizao do Projeto Poltico-Pedaggico do curso.

ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO


Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

10

Referncias bibliogrficas ANDR, Marli Eliza D. Estudo de caso em pesquisa e avaliao Educacional. Braslia: Lber, 2005. BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Resoluo CNE/CP n 1 de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, de graduao plena. Disponvel em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 12 de abril de 2009. BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Resoluo CNE/CP n 1 de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduao em Pedagogia, licenciatura. Disponvel em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 12 de abril de 2009. MELO, Adriana Almeida S.; VEROSA, lcio G; Histrico Trajetria do CEDU. Disponvel em: HTTP://www.cedu.ufal.br/histrico.php. Acesso:11 mai 2009. VEROSA, Elcio Gusmo. O ensino Superior em Alagoas: Uma releitura de seus primrdios. Educao: Revista do Centro de Educao da Universidade Federal de Alagoas, v.2, n. 2, p. 07-23, jul. 1995. ________Cultura e educao nas Alagoas: histrias, histrias. 3 ed. Macei, 2001 ________Histria do ensino superior em Alagoas: verso e reverso. Macei: EDUFAL, 1997. ________A Formao dos Professores em Alagoas: Um olhar Retrospectivo sobre suas origens. Caminhos da Educao em Alagoas: Da colnia aos tempos atuais. Macei: Edies Catavento, 2001, p. 155 178. ________; MADEIRA, Maria das G. Loiola. O Curso de Pedagogia do Centro de Educao da UFAL. Revista EDITA rgo oficial do Conselho Estadual de Educao de Alagoas, n 10, junho/2004 a setembro/2005, p. 13 23, Macei, 2006. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e mtodo. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO


Convergncias e tenses no campo da formao e do trabalho docente: polticas e prticas educacionais, Belo Horizonte, 2010

11

You might also like