You are on page 1of 11

TENSES PRESENTES NA REFORMULAO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL

RESUMO: Apresentamos reflexes acerca do dilogo e das tenses presentes no


movimento de reconstruo e reorganizao do Projeto Poltico Pedaggico do Centro de Educao da Universidade Federal de Alagoas, no perodo 2005 2008, orientadas pelos novos direcionamentos propostos para a formao de professores no contexto da reforma curricular do ensino superior no incio do sculo XXI, a partir das Resolues CNE/CP n 01/2002 e CNE/CP n 01/2006 ambas fundamentadas nos Pareceres CNE/CP 09/2001 e CNE/CP 05/2005. Por meio da matriz terico-metodolgica do estudo de caso com abordagem qualitativa, construiu-se um tipo de investigao que possibilitou a aproximao de sujeitos em ao, considerando a importncia do estudo de caso histrico. Realizamos entrevistas com professores e professoras, os quais exerceram atividades de gesto e docncia dentro do curso de Pedagogia. A anlise demonstrou uma participao ativa dos docentes no processo de ressignificar suas prticas e saberes possibilitando uma avaliao da proposta pedaggica do curso.

Palavras-chave: Educao Superior - Polticas Educacionais - Curso de Pedagogia - Projeto Poltico-Pedaggico - Formao docente.

TENSES PRESENTES NA REFORMULAO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL


Autora: Lcia de Mendona Ribeiro Co-Autora: Adriana Almeida Sales de Melo

Neste artigo trazemos reflexes acerca da conduo proposta pelo Projeto Poltico Pedaggico do curso de Pedagogia CEDU UFAL/2006 para a formao de professores em Alagoas no sculo XXI, atravs das aes de seus docentes em suas atividades de gesto e docncia compreendendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso nas prticas educativas, como tambm, o papel deste intelectual formador de intelectuais frente s mudanas proporcionadas pelas diretrizes neste novo projeto. Este processo de investigao reconheceu nas falas dos mentores deste trabalho (os professores colaboradores desta pesquisa esto identificados de modo fictcio, pelo nome prprio de grandes pensadores da Educao) uma das mais importantes fontes de informao, dada a possibilidade de reconstituio de momentos e fatos histricos relatados na pesquisa a partir da vivncia de cada participante. Estas aes mobilizaram os atores desta construo coletiva explorando suas experincias vivenciais, ou seja, as atividades de gesto e docncia do exerccio ativo e produtivo da pesquisa, ensino e extenso; a participao poltica coletiva dos movimentos; as discusses nos mais diversos espaos educativos; a compreenso da diversidade necessria formao do professor para o sculo XXI e para tal, se fez necessrio um conhecimento anterior da realidade em que se ia atuar.

Um novo olhar sobre a formao do professor

A historicidade presente no movimento destes professores e professoras, em sua maioria militantes na educao bsica, que, ao fazer a migrao para o ensino superior, conseguiram superar os embates trazidos pelos paradigmas da sociedade contempornea e, permitiu repensar o pedagogo como algum que deve ter legitimidade para modelar e conduzir o projeto pedaggico da escola em sua totalidade.

Mestre em Educao Brasileira Linha Histria e Poltica da Educao Grupo Planejamento e Poltica Educacional Programa de Ps-Graduao em Educao pela Universidade Federal de Alagoas. E-mail: lucia_0707@yahoo.com.br. Doutora em Educao Linha Histria e Poltica da Educao Grupo Planejamento e Poltica Educacional Programa de Ps-Graduao em Educao pela Universidade Federal de Alagoas. E-mail: adrianasalesdemelo@gmail.com.

O dilogo permanente com a sociedade civil permitiu que as ideias e prticas se ressignificassem e se fortalecessem em prol de uma formao slida e significativa para o profissional docente que precisava atender aos desafios impostos para formao do professor do sculo XXI. A complexidade da formao do pedagogo, discutida nos movimentos, foi a garantia de se conceber a formao do pedagogo de forma integral, pois, alm dele ensinar nas sries iniciais, ele formaria outros professores, bem como, o pesquisador. E este movimento passa a pensar o pedagogo como algum...

[...] com uma percepo mais ampla [...] uma viso panormica, j que ele o intelectual que pensa esta organizao a escola, ele o organizador, o gestor deste espao, deste processo, ele o grande intelectual da educao ou pelo menos deveria, ele tem a funo de pensar o conjunto, o coletivo, a totalidade. No que os outros no pensem, pensam eventualmente, uma exigncia do pedagogo, pois, voc pensar um diretor que no consegue pensar os diferentes aspectos de dentro de sua escola [...] o seu bairro, o seu estado do ponto de vista filosfico e do ponto de vista prtico uma grande responsabilidade. (ANSIO, 2010).

Esta compreenso de pensar sobre esta formao integral que antecedeu a reorganizao do Projeto Poltico Pedaggico do curso de Pedagogia no CEDU em 2006 vem de uma mobilizao mais politizada, portanto, mais participativa de seus professores e professoras, desde a construo do Projeto Pedaggico da UFAL. Discusso esta que aconteceu de forma simultnea ao movimento das diretrizes curriculares e a indefinio das mesmas, como tambm, em outras atividades de gesto dentro do universo acadmico da Universidade Federal de Alagoas. A politizao fortalecida colocou o CEDU,
[...] reconhecidamente no comando da PROGRAD, por vrias gestes, a insero de seus docentes no quadro das vrias licenciaturas [...] vem constituindo um desafio [...] por uma atuao mais incisiva no Frum das Licenciaturas da UFAL. [...] a atuao do CEDU se amplia para a formao do educador nas vrias reas de formao docente. Essa uma mudana significativa na quantidade e na correspondente qualidade de sua interveno na formao do educador pela UFAL. Ilustraes desse registro podem ser vistas na criao e desenvolvimento do PROMUAL com assistncia s Secretarias Municipais de Educao do Estado de Alagoas expresso de um compromisso com a realidade educacional alagoana; a democratizao de suas decises tomadas em plenrias do CEDU apresenta-se como uma prtica absorvida estatutariamente pelo conjunto das unidades acadmicas da UFAL, na atualidade. [...] com a criao da educao distncia; a atuao dos Ncleos Temticos na articulao do ensino pesquisa e extenso; o funcionamento da ps graduao latu sensu e stricto sensu, com o

crescimento da pesquisa e da extenso, a formao de monitorias, a participao dos segmentos nas deliberaes da unidade acadmica. Essas so aes decorrentes da articulao sintonizada do Centro de Educao com a realidade social e educacional de Alagoas e do Brasil, com seus docentes protagonizando as lutas pela democracia e educao na sociedade (ANTON, 2010).

Em meio a essas aes o olhar sobre a formao do professor conseguiu ser mais interdisciplinar, pois, era diferente para um professor que tinha s a teoria como formao questionar situaes provenientes da prtica e assim, pensar formas de ultrapassar limites e propor novas alternativas significativas.
diferente de voc ter uma formao apenas escolar, ou puramente terica, por mais que voc tenha uma prtica posterior e fundamental, [...] quem vinha com esta trajetria de militncia da educao bsica conseguia ultrapassar este vcuo enorme na formao. O curso de Pedagogia da UFAL se adiantou bastante em relao do que viria a ser posteriormente as diretrizes, porque alm de se ter um engajamento com a educao bsica, havia um engajamento mais poltico e sindical, tanto a nvel de articulao com o sindicato em Alagoas, o processo de militncia desenvolvido pela APAL e os profissionais ajudaram ainda na construo do SINTEAL, articulao a nvel nacional, CNTE, ANFOPE, FORUMDIR, eles estavam antenados com esse processo de reformulao, tanto na raiz do processo da LDB 9394/96 como nos projetos iniciais e construo das diretrizes curriculares da Pedagogia (ANSIO, 2010).

Seguindo o raciocnio da formao construda em uma vivncia politizada e, portanto, capaz de levar unificao vejamos Ribeiro (1995),
Entendo, dessa forma, que o trabalho intelectual do professor exige desse profissional um trabalho prtico de transformao estrutural da organizao escolar, que se integra a transformao estrutural mais ampla da sociedade da qual ele participa, tanto mediante sua ao, como cidado, quanto pela educao de conscincia que a ao pedaggica produz (RIBEIRO, 1995: 51).

Dessa forma, entendemos que este trabalho intelectual deixa de ser compreendido como um trabalho privilegiado, como uma atividade descompromissada com o processo de formao a que ele se props [...] para ser um trabalho de grande responsabilidade social daqueles que o exercem para com o conjunto da populao (RIBEIRO, 1995: 51).
Quando o pensador se contenta com o prprio pensamento, subjetivamente livre (isto , abstratamente livre), hoje motivo de troa. A unidade entre cincia e vida uma unidade ativa, somente nela se realizando a liberdade de pensamento; ela uma relao mestre aluno, uma relao

entre filsofo e o ambiente no qual se atua e de onde se extraem os problemas necessrios para colocar e resolver: isto , a relao filosofiahistria (GRAMSCI, 1995:38).

Pensar o pedagogo na contemporaneidade, na Universidade Federal de Alagoas, exigiu que fossem eleitas prioridades - j que todo projeto tem prioridades, no se pode querer abarcar tudo que fora pensado e sugerido. Se observarmos as DCNs para o curso de Pedagogia em 2006, vamos ver que l o pedagogo deve ser formado para atender a contextos escolares e no escolares. O CEDU fez uma opo clara desde o comeo por formar para contextos escolares.
Porque h uma dvida histrica, com as classes populares. Elas no esto fora da escola historicamente, mas, quando comearam a entrar no obtiveram sucesso, ento nossa prioridade, e no somos contra a escola privada, a gente contra que algum forme? Tambm no! Mas, ns optamos pela educao pblica e isso reflexo de uma posio militante, de quem sempre esteve nos sindicatos, de quem sempre lutou pela educao pblica, gratuita para todos. Uma coisa que a gente sempre acentuou dentro desta histria da educao escolar e no escolar, que no iramos fragmentar o trabalho da escola, e est era uma posio poltica e eu fui diretor de uma escola nos anos de 1970 e eu vi o que era um conjunto construdo separado (PAULO, 2009).

O ncleo de professores do CEDU foi composto por professores que vieram da educao bsica, mas tambm formavam professores para a educao bsica nos cursos normais, no ensino mdio, antigo curso pedaggico e que de toda forma j eram formadores de outros formadores.

Isto tem uma repercusso importante porque como diz hoje a diretriz da Pedagogia e a diretriz da formao de professores, [...] preciso que haja uma simetria invertida, ou seja, que o curso de formao seja em ambiente propcio, um espao onde o sujeito vai atuar como profissional. E penso que os professores que foram da educao bsica e hoje, so docentes no ensino superior, conseguem fazer esta ponte entre Educ. Bsica e Educ. Superior (EMLIA, 2010).

Pelo interagir das falas dos professores-colaboradores fica cada vez mais distante entender as interaes existentes na operacionalizao do processo de ensino e aprendizagem fora de um contexto capaz de proporcionar confrontos que levam ao amadurecimento de questes que permeiam a formao do professor. O pensamento terico, fruto de inmeras formulaes, adquire sentido quando o presente e o passado so estmulos para o dilogo com significados que a eles atribui o sujeito (CUNHA, 2007: 16).

E na fala de Freire, [...] Ningum nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prtica e na reflexo sobre a prtica (FREIRE, 1995: 58). Houve uma preocupao por parte daqueles que discutiam a formao de professores, particularmente no caso da UFAL/CEDU em Alagoas, em tentar muito antes das diretrizes, dar um salto de qualidade a esta formao pretendida como forma de tentativa de resgate de uma dvida historicamente reconhecida, no sentido de,
[...] existir uma melhoria na educao, principalmente nas sries iniciais, por que embora o curso de Pedagogia ao longo de sua histria no tenha como preocupao inicial a formao das crianas, [...] e muito mais com a escola em sua globalidade, aqui na UFAL, desde 1993 quando a gente reformulou o projeto e implantaram em 1994 na Pedagogia ns j priorizvamos a formao para os anos iniciais, entendendo isto, como uma grande lacuna na formao de professores no nosso Estado, por que ningum se preocupava com esta formao a no ser os cursos pedaggicos, j que era o nico que formava professores para as sries iniciais. E nas universidades no havia essa preocupao, tanto que a Pedagogia, quando chegou o momento da avaliao dos cursos pelo MEC havia em mdia 49 cursos diferentes [...] a formao dos especialistas, incluindo a no s as habilitaes, do Parecer de 1969, como tambm criando novas coisas, como pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, entre tantas outras (EMLIA, 2010).

Mesmo no havendo uma grande ruptura, devido ao acompanhamento das discusses sobre as diretrizes atravs das proposies da ANFOPE e do FORUMDIR, alguns ajustes foram necessrios e um novo olhar sobre a formao deste professor foi solicitado.
[...] foi mantida a idia de pensar formao integral do pedagogo, um profissional completo para atuar nos diversos campos da educao. O profissional que faz pesquisa, que formula, que capaz de atuar no processo de gesto e coordenao da escola, sries iniciais, jovens e adultos, foi possvel pensar pelo menos teoricamente na formao deste profissional mais orgnico. claro que esta formao nunca vai dar conta de toda a extenso da formao [...] necessrio continuar a formao em uma especializao, em um mestrado, entre outros e ainda pesquisar e escrever. A maior preocupao era como formar em quatro anos um profissional com todas essas capacidades plenamente habilitado [...] Mesmo assim, me parece que o resultado final foi muito positivo [...]. (ANSIO, 2010).

A interdisciplinaridade surge ainda mais realada, agora como critrio necessrio para a realizao do processo. Um novo paradigma sugere a interao de saberes e aes na interdisciplinaridade e na contextualizao do projeto pedaggico que forma o educador para a Educao Bsica no Estado de Alagoas (ANTON, 2010).

Esta compreenso vai aparecer no perfil proposto no Projeto Poltico Pedaggico do curso de Pedagogia 2006, ao egresso deste curso, atendendo as aes norteadoras das Resolues CNE/CP 01/2002 e 01/2006, ambas consubstanciadas pelos Pareceres CNE/CP 09/2001 e CNE/CP 05/2005).

Profissional que conceba o fenmeno educativo no processo histrico, dinmico e diversificado, respondendo criticamente aos desafios que a sociedade lhe coloca; que atue de forma reflexiva, crtica, cooperativa, com tica e conhecimento fundamentado, com habilidades para levantar problemas e, principalmente propor alternativas de interveno para a educao bsica no Brasil; que exera a capacidade de liderana e de busca do conhecimento; que produza conhecimentos como docente/pesquisador/gestor de processos pedaggicos que envolvam crianas, jovens e/ou adultos, em instituies escolares e no escolares (PPP/ PEDAGOGIA/CEDU/UFAL 2006: 3).

Apesar de entendermos que todo processo coletivo construdo na diversidade apresenta questes com as quais no fcil de lidar, a reestruturao do projeto trouxe ganhos a formao do professor, como ainda, algum mal estar entre os docentes, j que havia uma grande preocupao por parte de todos os que estavam envolvidos no processo com relao a possveis prejuzos relacionados carga horria do curso e assim ao comprometimento total da formao pensada anteriormente para atender a um dficit histrico em Alagoas.

Tenses no repensar da proposta pedaggica do curso

Dentro desta diversidade ocorreram situaes em que professores do Centro de Educao se sentiram prejudicados, entretanto, existiu a possibilidade de manifestao destes nos momentos decisivos, ou seja, do entendimento do que seria um contexto interdisciplinar; dialogar sobre a carga horria determinada a cada disciplina. E ainda, defend-la atravs da argumentao e decidir de forma coletiva e participativa em que momento a disciplina conseguiria esta articulao e, em colaborao com seus pares, quando este processo se efetivaria. Como em todo processo compreendido democrtico a multiplicidade nem sempre concebida em sua riqueza de construo. Alguns problemas surgiram e vo surgir, visto que estamos tratando de uma reformulao em permanente movimento. E neste caminhar, a ao humana se faz presente para que as contradies possam acrescentar de forma significativa a fundamentao necessria a relao teoria e prtica. As nossas escolhas dentro de um seguimento democrtico devem ser assumidas e consideradas como ponto de reflexo para futuras aes que o prprio processo, que no est inerte, colocar em destaque.

Vivemos um momento em que a prtica ressaltada e colocada como contraponto para a avaliao das teorias, antes, inquestionveis. O conhecimento hoje traz a necessidade de reflexo acerca dos processos onde as diferenas e o repensar sobre as aes se apresentam como formas de superao da fragmentao existente e inconcebvel de permanecer em uma construo interdisciplinar.

Talvez um caminho produtivo para a pesquisa seja buscar as diferenas, as descontinuidades, as divises dessa categoria, privilegiando as narrativas dos professores e das professoras acerca de si mesmos e de seus contextos de trabalho. No para reificar seus prprios pontos de vista ou tom-los como a medida mais justa do que de fato acontece, mas talvez para nos aproximarmos da dinmica contraditria e fragmentada em que esto mergulhados. (GARCIA; HYPOLITO; VIEIRA, 2010a: 54)

As proposies do Projeto Poltico Pedaggico do curso de Pedagogia- CEDU UFAL, 2006, foram em vrios momentos alvo de inmeras discusses dentro dos fruns nacionais. Reconhecia-se na prtica as suas limitaes, no obstante, com as diretrizes o curso de Pedagogia passou de um curso muito terico para um bastante prtico. Caracterizou-se em um projeto em que, medida que os problemas e as dificuldades fossem surgindo, ele seria reavaliado, para que as necessidades fossem discutidas e sanadas e conforme as turmas fossem sendo formadas este repensar seria inevitvel. Esta movimentao acontece em meio a uma situao bastante crtica no pas acerca das polticas e reformas para o ensino superior. Entre perdas e conquistas, temos elementos constituintes deste novo olhar sobre a formao do professor que apresentam caractersticas interessantes; fruto da proposta assumida pelo Centro de Educao, focando seus esforos formativos na instituio escolar. O processo que vinha discutindo a formao do professor comea a pensar esta formao para alm da grade curricular, fechada em si mesma. Iniciou-se uma discusso sobre a interpretao do que seriam para os professores formadores os processos coletivos em uma matriz integrativa, onde a formulao do que seria interdisciplinaridade para cada sujeito envolvido nesta ao pedaggica era concebida de uma maneira diferenciada. Seria interessante que a diversidade, que agora se organizava para pensar a formao de professores de forma unitria, percebesse que teriam um processo a ser construdo de forma coletiva e participativa, em que no caberiam concepes arraigadas e situaes individualistas. O relevante aqui era a prtica entendida no vinculada mais ao estgio, mas, como um componente curricular.

Devido ao isolamento presente na formao inicial dos professores, que hoje encontram-se pensando e repensando a formao dos novos professores, e a multiplicidade de dissensos que so maiores do que os consensos, este processo interdisciplinar torna a prtica incompreendida.

Criar uma nova cultura no significa apenas fazer individualmente descobertas originais; significa tambm; e, sobretudo, difundir criticamente verdades j descobertas, socializ-las por assim dizer; transform-las, portanto, em bases de aes vitais, em elemento de coordenao e de ordem intelectual e moral. O fato de que uma multido de homens seja conduzida a pensar coerentemente e de maneira unitria a realidade presente um fato filosfico bem mais importante e original do que a descoberta, por parte de um gnio filosfico, de uma nova verdade que permanea como patrimnio de pequenos grupos intelectuais (GRAMSCI, 1995: 14).

Estruturar um novo projeto sem ultrapassar a forma isolada como vem se constituindo a prtica do professor formador de nada ir adiantar uma mudana, sem que, a priori, a forma consensual e coletiva de entender o outro em sua diversidade e especificidades, possa envolver a todos no processo de forma global, compreendendo ser necessria a absoro dos conceitos de coletividade, trabalho em grupo, interdisciplinaridade, interao, por todos os que compem a totalidade do fenmeno educao.

O que h de novo, por exemplo, no apenas no Curso de Pedagogia, mas integrante do modelo curricular da formao de educadores da UFAL: a interao ensino-pesquisa-extenso, a relao teoria-prtica antes segmentada por um longo perodo de teoria e um pequeno perodo de estgios para garantir a prtica na formao, segue hoje uma caminhada interdisciplinar que vai do incio ao final do curso. Esse caminho se apresenta atravs dos Projetos Integradores na formao presencial e distncia. Essa experincia no s permite o dilogo e interao entre os professores como procura dar conta de uma formao do pesquisador que passa a olhar a escola enquanto campo de trabalho e pesquisa (ANTON, 2010).

Questes primrias tambm fazem parte de todo este contexto, como por exemplo, professores que no dominam aquilo que ensinam aparecem com uma constante regularidade nos processos educativos.

A prpria avaliao do ensino na educao bsica j demonstra que as zonas mais crticas de aprendizado so tambm, as zonas mais criticas na formao dos professores. Eu no ensino aquilo que eu no sei. Ns temos professores que no dominam conhecimentos que deveriam servir de base para o seu

10

prprio preparo e esta tem sido a preocupao dos formadores. Ns temos que pensar de que forma o curso de formao de professores e que estratgias ele pode utilizar para sanar essas deficincias, ou suprir algumas limitaes dos alunos que so da educao bsica e que sero professores (EMLIA, 2010).

Essas questes no podem deixar de ser observadas e consideradas como um empecilho quando vamos repensar a formao do professor para o sculo XXI. Questes bsicas que deveriam ter sido superadas ainda se encontram no centro das discusses por se tratarem do alicerce de toda a formao. Neste contexto, o dficit da formao inicial continua sendo deixada para a formao continuada resgatar.

Uma discusso presente no ENDIPE-2010 foi que com este currculo extenso [...] os professores das sries iniciais eles tem que ter um saber, um domnio e um conhecimento nas diversas reas. Na lngua portuguesa, na matemtica, histria, [...], alm das diversas reas [...] que as leis regulamentam e que o professor tem que dominar e o que acontece, por exemplo, que o aluno est vendo a metodologia da matemtica e o professor supondo que o aluno saiba a matemtica, e muitas vezes o que o aluno sabe aquela matemtica que aprendeu na educao bsica muito mal, de quando ele foi alfabetizado nos anos iniciais e temos observado isto nos estgios da Pedagogia que acompanhamos. Ns estamos discutindo que preciso que o professor das series iniciais faa uma releitura, domine os conhecimentos que so bsicos, embora no sejam aprofundados, mas, eles so necessrios para que o aluno tenha uma base de formao e o professor para ensinar precisa dominar [...] Ns entendemos que as dificuldades de nosso aluno esto na forma frgil como dominou a lngua portuguesa, na forma como ele foi alfabetizado, mas, ele ser o professor alfabetizador (EMLIA, 2010).

Se considerarmos que repensar a formao do professor para o sculo XXI ainda se prende a questes bsicas da formao inicial, avanarmos ser nosso grande desafio, pois, ainda temos as questes construdas em bases positivistas. E repensar a formao a partir de um currculo articulado prev uma ruptura necessria, onde o tempo para que se faa valer e compreender novos conceitos seu maior inimigo. H avanos significativos no pensar sobre a formao, mas, h resistncias profundas no modo como se pretende formar.

REFERNCIAS

CUNHA, Maria Isabel da. O lugar da formao do professor universitrio : a condio profissional em questo. In: CUNHA, Maria Isabel da. (Org). Reflexes e prticas em Pedagogia universitria. Campinas: Papirus, 2007, p. 11 26

11

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessrios prtica educativa. Ed. 26. So Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleo Leitura).

GARCIA, M. M. A; HYPOLITO, A. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricao da docncia. Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005. http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a04v31n1.pdf. Acesso em 26/07/2010a

GRAMSCI, Antnio. Concepo dialtica da histria. Ed. 10. Rio de Janeiro: Civilizao Brasilia, 1995.

RIBEIRO, M. L. S. A Formao Poltica do Professor de 1 e 2 graus. 4 ed. ver. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

UFAL. Universidade Federal de Alagoas. Projeto Poltico Pedaggico do curso de licenciatura em Pedagogia. UFAL: Macei, 2006.

You might also like