You are on page 1of 6

A Influncia da Semana de Arte Moderna Construtivismo no Design Grfico Brasileiro

e do

The Influence of Week of Modern Art and Constructivism in Brazilian Graphic Design Harada, Tatiana; Graduanda; UNESP Universidade Estadual Paulista harada.tatiana@gmail.com Landim, Paula da Cruz; Doutora; UNESP Universidade Estadual Paulista paula@faac.unesp.br

Resumo
A relao entre Arte e Design sempre foi prxima na histria. Deste modo, o artigo trata das relaes entre o Construtivismo, o Design Grfico brasileiro e o Modernismo no Brasil, representado pela Semana de Arte Moderna, identificando as relaes desses eventos e o impacto no cenrio do Design Grfico atravs de anlise de algumas peas grficas anteriores e posteriores Semana de Arte Moderna e tambm de peas contemporneas. Palavras Chave: Design Grfico; Arte e Design; projeto editorial.

Abstract
The relation of Art and Design has always been close in history. This paper is about the relations between Constructivism, brazilian Graphic Design and Modernism in Brazil, represented by the Modern Art Week, identifying the relations of these events and the impact on the scene of Graphic Design through analysis of some graphic pieces before and after the Week of Modern Art as well as contemporary pieces. Keywords: Graphic Design; Art and Design; editorial project.

Introduo
A Revoluo Industrial, iniciada na Inglaterra (1760 a 1840), foi um grande marco do mundo moderno por suas mudanas econmicas e sociais. Enquanto a produo industrial substitua a artesanal, surge a necessidade de aperfeioamento dos produtos e de um responsvel pela criao e melhoramento de projetos. Assim, o designer passa a se caracterizar, mas o primeiro pensamento que entrou no design no tinha nenhum fundamento intelectual, terico, filosfico e por isso teve impacto pequeno na natureza do processo industrial e na sociedade (FIELL e FIELL, 2005, p.06). A unio entre teoria e prtica do Design alcanada pela Bauhaus, em 1919, onde idealismo e realidade de produo geram o que conhecido por Design Moderno. Logo, o Funcionalismo se torna premissa, tendo continuidade at o fim da Segunda Guerra Mundial. Consequentemente, a cultura funcionalista passou a fazer parte dos anseios da sociedade. Os artistas do perodo buscaram romper com hierarquias antigas de classe, gerando o embrio de nova sociedade tambm funcional. No Brasil, a trajetria do Design parece acontecer empiricamente pela viso atual do Design como prtica profissional. Porm, o Design no se baseia apenas em sua aplicao no dia a dia, mas tambm numa sequncia de fatores que vo construindo seu desenvolvimento no pas. Assim, o artigo tem como objetivo identificar esse contexto de ruptura cultural com foco na Semana de Arte Moderna, pelo seu impacto na poca, e o Construtivismo, por sua forte presena nas peas grficas do perodo, detectando conseqncias no contexto histrico e contemporneo do Design Grfico brasileiro e em quais aspectos coletados so presentes. Este um projeto em desenvolvimento, apresentando os primeiros resultados.

Metodologia
A metodologia consiste em levantar e discutir dados bibliogrficos sobre os assuntos principais, sendo a histria do Design Grfico, a Semana de Arte Moderna e o Construtivismo, a partir de um enfoque qualitativo, no qual dados descritivos so relacionados s questes da pesquisa (SAMPIERI; LUCIO e COLLARO, 2006). Ao reconhecer o que j foi registrado sobre esses assuntos e notar relaes entre os assuntos, vivel pesquisar o contexto do Design Grfico brasileiro e caractersticas ao decorrer da mudana cultural ocorrida na primeira metade do sculo XX. Aps a compreenso desses pontos, segue a fase de relacionar os fatos, analisando o Design em projetos grficos de revista e em quais aspectos as relaes foram mais presentes. Projetos de revistas anteriores e os posteriores Semana de Arte de Moderna tambm so abordados, estabelecendo assim as principais influncias nesses impressos para em seguida identificar as caractersticas que permaneceram nos produtos grficos atuais. Quanto ao cenrio do Design Contemporneo, foi realizado levantamento nos Anais de P&D Design de 2002 a 2010 para identificar os artigos sobre Design Contemporneo, encontrando 16 trabalhos entre o total de 2221 publicados, considerando todos os artigos que abordavam o Design e contemporaneidade.

Construtivismo
A origem do Construtivismo (1910) vem da Vanguarda Russa, que se concentrava em derrubar o regime obsoleto dos czares em busca de identidade nacional. Assim, os intelectuais precursores da Vanguarda comearam suas produes numa vertente populista, gerando as trs principais correntes das primeiras dcadas do sculo XX, o Construtivismo, o Rasmo e o Suprematismo.
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

No mbito poltico, a presena do Estado Operrio que dava abertura industrializao e construo de um governo socialista. J no mbito artstico, o termo foi supostamente cunhado por Vladimir Tatlin, artista russo, em 1914 (RICKEY, 2002). O nome acabou definindo esse movimento no vocabulrio artstico da poca, tornando-se mais freqente na dcada de 1920. O movimento visava unir a sociedade e arte, abolindo o ideal d e arte pura e produzindo uma arte direcionada ao cotidiano, tanto que surge em meio ao Funcionalismo. Assim, a cultura deveria cumprir o papel de suprir necessidades da sociedade sobre a expresso de valores na arte, comunicao, design e produo. Alm disso, o termo construtivista era utilizado em referncia s peas que eram construdas e no peas esculpidas. Desse modo, as peas grficas tinham enfoque informativo de transmitir uma mensagem, explorando muito a geometria tanto na estruturao, quanto naos elementos visuais, a sobreposio de imagens e a assimetria.

Semana de Arte Moderna de 1922


Enquanto na Europa acontecia o auge dos movimentos de vanguarda, o Academicismo imperava no cenrio artstico juntamente com influncias francesas da Belle poque, assim alguns jovens intelectuais percebem a necessidade de atualizao das artes e da identidade nacional. Ainda mais quando a modernizao e o nacionalismo ganham mais destaque por causa da Primeira Guerra Mundial e proximidade do centenrio da Independncia do Brasil. A ideia vira realidade atravs da Semana de Arte Moderna com Mrio de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, diversos artistas e escritores no Teatro Municipal de So Paulo. A Semana o auge da expresso da insatisfao dos artistas diante da cultural brasileira, submetida aos padres ultrapassados e importados. Assim, os principais objetivos da Semana de Arte Moderna foram: a busca pela afirmao da arte com identidade nacional autntica e a busca por um Modernismo Brasileiro. A Semana de Arte Moderna foi o estopim da mudana cultural em todo o pas, possvel ver as mudanas na cultura e nos ideais dos intelectuais que acontece no mesmo perodo pela ruptura e vai se refletindo no Design Grfico.

Design Grfico no Brasil


Durante esse perodo da histria editorial no Brasil, h o aparecimento de novos recursos grficos como as capas ilustradas, que at ento eram predominantemente tipogrficas com informaes e estilo inspirado nos adornos ligados ao Art Noveau. De acordo com Cardoso (2005), h um consenso entre os estudiosos da histria do livro de que Monteiro Lobato foi o primeiro a inserir as capas ilustradas no mercado em sua editora Monteiro Lobato & Cia. (1920), fazendo com que essas obras e outras edies da poca fossem os modernizadores nessa fase do Design Grfico no Brasil. Segundo o autor, essas mudanas no meio editorial so mritos de vrias publicaes que merecem destaque por suas atitudes inovadoras e solidez, podendo citar Revista da Semana (s.d), A Ma (1922), O Cruzeiro (1928) e Revista S. Paulo (1934). Todas essas edies impactantes da poca so contemporneas Semana de Arte Moderna e mudana cultural que ela gerou. Na Revista S. Paulo (Figura 1), havia o recurso da fotomontagem inspirado pelo similar sovitico URSS em Construo, que utilizava colagens vanguardistas de Rodchenko em suas edies, alm do predomnio de imagens em relao aos pequenos blocos de texto, todos recursos inovadores no meio editorial.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Figura 1 - Capa da segunda edio da Revista S. Paulo.

Na capa da revista A Ma com projeto editorial de Andr Guevara, a linguagem retilnea comea a ganhar evidncia. Em 1925, as capas ganham mais ousadia com ilustraes ampliadas e recortes. No fim da dcada, a mudana ocorre nas cores e a diagramao das pginas internas perde o aspecto carregado da ornamentao, e utiliza mais fotografias e fotomontagens. J a revista O Cruzeiro passa a utilizar o texto em pequenos blocos com destaque acentuado em imagens e trabalho especial na tipografia que contriburam na misso de informar sem comprometer a composio grfica (Figura 2).

Figura 2 - Pgina dupla da revista O Cruzeiro sobre a Revolta de 1930.

Atualmente, essas caractersticas da mudana do Design Grfico ainda podem ser percebidas em edies que exploram esse estilo de diagramao, utilizando imagens e geometria marcante na estrutura e tipografia, como se pode notar na revista FFW Mag (Figura 3), Isto Gente, poca Negcios, entre outras.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Figura 3 - Pgina dupla da edio 29 da revista FFW Mag.

O uso de grids, conjunto de linhas guias que auxiliam no designer na elementos, tambm demonstra a herana geomtrica do Construtivismo, hierarquia entre as informaes e imagens que conduzem a leitura. Paletas reduzidas com cores puras, ausncia de transparncias e proporciona dinmica na pgina tambm so outros aspectos das construtivistas que so presentes at hoje.

localizao dos assim como a assimetria que peas grficas

Consideraes finais
O impacto dessas mudanas culturais permanece no Design brasileiro mesmo em tempos de tanta diversidade. Os recursos grficos oriundos do Modernismo e do Design Moderno so revisitados em vrias peas grficas contemporneas e podem ser notados em anlises de estrutura das composies. O Design Grfico brasileiro tanto no contexto histrico quanto no contemporneo ainda tem muito a ser explorado a fim de aprofundar as discusses sobre o tema, assim como os estudos acerca da identidade nacional do Design.

Referncias
ARGAN, G. C. Arte Moderna. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. Autor Desconhecido. Arts and Crafts. Disponvel em <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_t exto&cd_verbete=4986>. Acesso em: 15 set. 2011. Autor Desconhecido. Modernismo Brasileiro. Disponvel em <http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/index.html>. Acesso em 01 out. 2011. BENEVIDES, Daniel; RAMOS, Eliane. O Realismo Socialista em So Paulo. Disponvel em <http://editora.cosacnaify.com.br/blog/?p=10756>. Acesso em 25 jan. 2012. CARDOSO, Rafael (org.). Design Brasileiro Antes do Design. So Paulo: Cosac Naify, 2005.
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

CARDOSO, Rafael. Uma Introduo a Histria do Design. So Paulo: Edgar Blcher, 2008. CAMARGO, H. W. Narrativas Visuais na Pgina: A Fotografia e a Diagramao dos Sentidos. Disponvel em <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1925/1658>. Acesso em 13 mar. 2012. FIELL, Charlotte J.; FIELL, Peter. Design do Sculo XX. Taschen, 2005. MEGGS, P. B.; PURVIS, A. W. Histria do Design Grfico. So Paulo: Cosac Naify, 2009. NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil Origens e Instalao. 3.ed. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. RICKEY, George. Construtivismo: Origens e Evoluo. So Paulo: Cosac Naify, 2002. SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. H.; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3.ed. So Paulo: McGraw-Hill, 2006.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

You might also like