You are on page 1of 15

Descrio da obra - Descrio fsica: A obra tem como descrio fsica do tipo residncial, tendo 22 pavimentos e 4 subsolos, e ao todo

possuem 132 apartamentos, 6 por andar. - Localizao: A obra esta localizada na Rua Augusta de nmero 852. - Autor do projeto de arquitetura: o arquiteto Jonas Bigger o responsvel pelo projeto - Autor do projeto de fundao: Carlos de Almeida Ribeiro - Engenheiros responsveis:
Alexandre Samara Renan Bernardo Geoge Lus da Silva Anderson Machado Alex Santos Gonalves Alexandre Samara Fernandes Edson Luiz Minoru Yamana Jorge Boock Abduch Marcelo Carvalho

- Acompanhante da visita: Michele Feitosa estagiria da empresa Even e nos acompanhou durante toda a visita da obra.

Fundao e Conteno da obra Na obra foram utilizadas 5 tipo de fundaes, tais como Estaca Escavada, Estaca Barrete, Tubulaes, Estaca Broca e Estaca em Hlice. ESTACA ESCAVADA COM LAMA BENTONTICA: A execuo das estacas utilizadas na obra consiste na escavao do terreno com utilizao de lama bentontica para estabilizao das paredes das escavaes por equipamentos apropriados de acordo com projeto de fundaes elaborado. a. Perfurao e preenchimento simultneo da estaca com lama bentontica Inicialmente dever ser feita uma verificao nas caambas com relao ao fato destas estarem bem balanceadas e perfeitamente alinhadas, pois caso contrrio poder ocasionar desvios e futuros problemas na concretagem. O equipamento deve ser posicionado de forma a garantir a centralizao da estaca. Para estaca de seo circular deve ser locado e enterrado, com no mnimo 1m, um tubo-guia de dimetro 50 mm maior que o da estaca que tem a finalidade de proteger o topo das. Escavaes, garantir a perfeita locao da estaca e para a escavao, bem como nivelamento do topo deste, sendo referncia para observao e conferncia das cotas de ponta, arrasamento e posicionamento da armadura. Na implantao do tubo guia dever ser executado um pr-furo escavado manualmente de aproximadamente 20 cm. O tubo metlico guia dever estar devidamente embutido no solo superficial, garantindo as condies de sustentao da armadura posicionada e fixada nele atravs de quatro alas, bem como o conjunto funil e tremonhas cheios de concreto. Eventualmente os tubos metlicos-guias sero calados com pranches de madeira caso ocorra a necessidade de melhor condio de apoio. Caso seja necessrio o reaterro junto a escavao, este dever ser executado com solo adicionado de 10% de cimento compactado. Uma vez iniciada a escavao desejvel que esta seja contnua at sua concluso, mantendo-se severo controle da verticalidade e da velocidade de descida e subida da caamba, de maneira a evitar ao mximo o impacto do equipamento com a lama bentontica na descida, assim como a suco provocada pela velocidade excessiva de subida do equipamento ocasionando grandes desmoronamentos. Conforme se remove o solo, lana-se mais lama bentontica para manter estabilizadas as paredes do furo. O nvel de lama na escavao deve ser mantido acima do nvel de gua do terreno, no mnimo 2 m de diferena de nvel e igual a duas vezes ao dimetro da estaca.

A lama bentontica possui caractersticas importantes que interferem diretamente na estabilidade pelo fato desta se manter em suspenso por um longo perodo, capacidade de formar nos vazios do solo e superfcie lateral da escavao uma pelcula impermevel (CAKE) e propriedades tixotrpicas quando em repouso e quando em movimento. A empresa contratada dever fazer ensaios na lama bentontica ao prepar-la e ao trmino da escavao de cada estaca, verificando: densidade, viscosidade, pH, cake e teor de areia. As tolerncias se encontram no item b. b. Limpeza do fundo e preparo da lama para concretagem Concluda a escavao necessrio realizar a limpeza do fundo da escavao da estaca, removendo lama com caractersticas viscosas para desarenao ou sua substituio por circulao, mantendo sempre o furo integralmente preenchido pela lama. Depois de desarenada a lama, realizada ensaios de verificao de sua qualidade. As amostras devem ser retiradas do fundo das estacas para realizao dos seguintes ensaios de campos: Densidade pelo mtodo da balana de lama verifica-se a densidade da lama que deve variar de 1,025 a 1,10 g/cm. Viscosidade pelo mtodo do funil de Marsh verifica-se a viscosidade da lama. A lama deve levar de 30 a 90 segundos para passar pelo funil. pH utilizando-se do papel de pH verifica-se o pH da lama que deve variar de 7 a 11na escala do papel. Cake No ensaio por filtragem, dever formar um cake com espessura de 1 mm a 2 mm. Esta espessura dever ser determinada ao menos uma vez por partida de bentontica. Teor de areia - pelo mtodo da Bureta Graduada verifica-se o teor de areia da lama que no deve passar de 3%.

c. Colocao de armadura Concluda a escavao e a limpeza do fundo da estaca, instala-se a armadura e o tubo. tremonha. A armadura dever estar montada de acordo com o projeto especfico e ser colocada no local de maneira cuidadosa, centralizada e direcionada atravs de roletes espaados e distribudos, evitando movimentos bruscos tendo como consequncia eventuais desbarrancamentos e ou impregnao da armadura pelo terreno e garantir um recobrimento da armadura mnimo de projeto. A armadura no dever permanecer submersa na lama bentontica por um intervalo de tempo maior que 2 horas e dever possuir alas para que seu iamento no comprometa sua integridade. Estas alas tambm so necessrias para que se possa manter a ferragem suspensa e presa ao tubo guia. Se necessrio esta armadura poder ser travada com ajuda de vergalhes ou atravs de solda.

d. Concretagem O concreto a ser empregado deve ser extremamente plstico para que possa fluir com facilidade pelo tubo tremonha e poder preencher a escavao, portanto deve ser usado brita com dimetro mximo de 10 % do dimetro interno do tubo tremonha, slump de 20+/- 2. Cm e consumo de cimento 400 Kg/m. Deve-se dar ateno especial concretagem, pois esta deve ser contnua, uma vez iniciada no possvel a sua interrupo, pois o tubo tremonha no pode ser retirado de dentro da massa de concreto. Outro cuidado de que o tubo tremonha, durante a concretagem fique sempre imerso em pelo menos 1,5 m dentro do concreto, este procedimento necessrio para que no venham a ocorrer juntas e descontinuidades no corpo da estaca. A concretagem dever ser executada seguindo as indicaes de projeto atentando para que a cota de parada do concreto esteja situada a aproximadamente 50 cm acima da cota de arrasamento das estaes, ou conforme orientao do consultor. Dever ser verificado e analisado junto ao consultor, os resultados da execuo de ensaios tipo PIT para a liberao das estacas, conforme padro PO 0BR 063 ENSAIOS TCNOLOGICOS.

ESTACA ESCAVADA COM HLICE CONTNUA A estaca Hlice Contnua uma estaca de concreto moldado in loco, executada por meio de trado contnuo e injeo de concreto, sob presso controlada, atravs da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno. a.Perfurao Consiste na introduo, at a profundidade estabelecida em projeto, por rotao da hlice contnua, sem a retirada do solo escavado. As estacas situadas dentro de um raio de 6 vezes o dimetro da estaca a ser escavada, devem ter sido concretadas h pelo menos 24 h. A marcao dos eixos, locao e prumos das estacas hlice contnua pode ser feita atravs de caixas de madeira na qual o seu interior ser cravada a estaca ou se somente a marcao com anel centralizado (piquete) suficiente. A perfurao uma operao contnua, sem a retirada da hlice do terreno. Deve ser feito um controle rigoroso da profundidade, velocidade de avano e presso no sistema hidrulico de torque, atravs do equipamento de monitorao da perfuratriz. b. Concretagem Uma vez atingida a profundidade definida em projeto, inicia-se a injeo de concreto pela haste central do trado, com a retirada simultnea da hlice contnua, com material escavado e sem rotao. O concreto utilizado deve apresentar resistncia caracterstica fck maior que 20 MPa, ser bombevel e composto de cimento, areia, pedrisco e brita 1, com consumo mnimo de 350 kg/m, sendo facultativa a utilizao de aditivos. c. Armadura A armadura dever estar montada de acordo com o projeto especfico. Aps o trmino da concretagem, a armadura (gaiola) introduzida na estaca de maneira cuidadosa e. Centralizada por gravidade ou com auxlio de um pilo de pequena carga ou vibrador. A colocao direcionada atravs de roletes espaadores, evitando movimentos bruscos e garantir um recobrimento da armadura mnimo de projeto. Quando por algum problema executivo surge uma dvida quanto integridade do concreto da estaca, dever ser verificado junto ao consultor, a necessidade de

investigaes, sondagens rotativas ou execuo de ensaios tipo PIT para a liberao das estacas. obrigatrio o fornecimento do dirio de obra com os relatrios de perfurao e concretagem das estacas pela empresa contratada, devendo conter informaes sobre: Dimetro e comprimento real da estaca abaixo do arrasamento; Velocidade de rotao da mesa rotativa; Velocidade avano e subida; Torque; Inclinao da torre; Presso de concreto; Desvios de locao; Caractersticas do equipamento de escavao; Especificao e controle de qualidade dos materiais utilizados (concreto); Consumo dos materiais por estaca e comparao trecho a trecho do consumo real em relao ao terico; Controle do posicionamento da armadura durante a concretagem; Anormalidades de execuo; Anotao rigorosa dos horrios de incio e fim da escavao; Anotao rigorosa dos horrios de incio e fim da concretagem; Grfico da subida do concreto. Estas informaes devem ser analisadas pelo consultor de fundaes, que registra no relatrio as recomendaes e a aprovao dos servios executados.

ESTACAS PR-MOLDADAS DE CONCRETO As estacas pr-moldadas caracterizam-se por serem cravadas no terreno por percusso, prensagem ou vibrao e por fazerem parte do grupo denominado estacas de deslocamento As estacas pr-moldadas podem ser de concreto armado protendido, vibrado ou centrifugado e concretadas em formas horizontais ou verticais. Devem ser executadas com concreto adequado, alm de serem submetidas cura necessria para que possuam resistncia compatvel com os esforos decorrentes do transporte, manuseio, instalaes e as eventuais solos agressivos. a. Cravao O consultor de fundaes deve acompanhar a cravao da primeira estaca e verificar a qualidade dos servios do empreiteiro. Caso haja uma camada intermediria de solo resistente que impea a estaca de atingir o comprimento previsto no projeto, verificar junto ao consultor a necessidade de executar pr-furos ou qualquer outro procedimento para atingir o previsto no projeto. No caso de pr-furos atentar para a haste rgida da perfuratriz estar firme e aprumada. A proteo dos furos torna-se primordial para que no sejam aterrados ou perdidos durante chuvas ou circulao do bate-estaca. Posicionar o bate estaca no gabarito de madeira e aprumar a torre. Iar a estaca por meio de cabo auxiliar e traz-la para junto da torre, colocando-a na posio vertical, e em seguida, posicionar o p da estaca locando-a no gabarito. Coloca-se o coxim de madeira em cima do topo da estaca, descendo o capacete at que se encaixe na cabea da mesma. Verificar o prumo e iniciar a cravao; Cravar as estacas de concreto utilizando bateestacas dimensionados para as sees das estacas e profundidades a serem atingidas, equipados com martelo apropriado para esse fim. Proteger o topo das estacas com um cabeote de ao durante a cravao; Cravar as estacas atentando para o seu correto prumo e at encontrar a nega definida pelo calculista. Em caso de quebra de estaca durante a cravao, deve-se consultar o calculista quanto posio de cravao de novas estacas e alterao do bloco. Devem ser evitadas as emendas, mas se necessrio, estas devero ter a mesma resistncia da estaca e devero ser executadas sem prejuzo da parte cravada.

b. Corte

O topo da estaca, danificado durante a cravao ou acima da cota de arrasamento, deve ser demolido. A seo resultante deve ser plana e perpendicular ao eixo da estaca e a operao de demolio deve ser executada de modo a no causar danos estaca, atravs da utilizao de ponteiros ou marteletes leves, trabalhando com pequena inclinao, para cima, em relao horizontal; Realizar o corte normalmente ao eixo da estaca, acima da cota de arrasamento, deixando as armaduras livres e limpas.

c. Blocos de coroamento Ligar as extremidades superiores das estacas com vigas e blocos de fundao de coroamento, de concreto armado, conforme definido em projeto; Em estacas vazadas, antes da concretagem do bloco, o furo central deve ser convenientemente tamponado; Na ocasio da concretagem do bloco de coroamento, o concreto que foi deixado acima da cota de arrasamento deve ser removido. obrigatrio o fornecimento do dirio de obra com os relatrios de cravao das estacas pela empresa contratada, devendo conter informaes sobre: dimetro da estaca; comprimento real da estaca abaixo da cota de arrasamento; suplemento utilizado tipo e comprimento; desaprumo e desvio de locao; caractersticas do equipamento de cravao; negas ou repiques no final de cravao e na recravao, quando houver; controle de qualidade (o fabricante deve apresentar os resultados de ensaios de resistncia do concreto das estacas, nas vrias idades, bem como a curva de interao flexocompresso e flexotrao do elemento estrutural. Em cada estaca deve constar a data de sua moldagem; deslocamento e levantamento de estacas por efeito de cravao de estacas vizinhas; anormalidades de execuo. Em cada estaqueamento deve-se elaborar o diagrama de cravao em pelo menos 10% das estacas, sendo obrigatoriamente includas aquelas mais prximas aos furos de sondagens. Os relatrios de cravao tornam-se essenciais para anlise das negas atingidas, dos comprimentos cravados e dos desaprumos finais pelo consultor. Comparar a profundidade cravada com a sondagem. Checar durante a cravao se a integridade da estaca no foi afetada. No caso de quebras de estacas durante a cravao deve ser verificado junto ao consultor qual a melhor soluo. Convocar o consultor de fundaes sempre que necessrio, independente da rotina da obra.

PAREDE DIAFRAGMA E ESTACA BARRETE A parede diafragma consiste na execuo de painis de concreto armado ou no, atravs escavao do terreno com utilizao de lama bentontica para estabilizao das paredes das escavaes por equipamentos apropriados e de acordo com projeto de fundaes elaborado. A parede diafragma/estaca barrete feita por Clam-shell acionado hidraulicamente ou por cabos de ao. O Clam-shell fica pendurado em um guindaste pesado que promovesse as manobras tanto de giro como de subida e descida, alm de acionar os cabos ou sistemas hidrulicos. A execuo de uma parede-diafragma obedece seguinte sequncia: a) Execuo de mureta-guia A mureta-guia servir para definir o permetro da obra e de guia para ferramenta de escavao (clam-shell), auxilizando na centralizao da estaca bem como para na manuteno da verticalidade (prumo). Para execuo de parede diafragma, deve ser usada mureta-guia de concreto ou ao com dimenses 50 mm maiores do que a parede projetada, com profundidade enterrada de no mnimo 1m. b) Escavao e preenchimento simultneo da estaca com lama bentontica Uma vez iniciada a escavao desejvel que esta seja contnua at sua concluso, mantendo-se severo controle da verticalidade e da velocidade de descida e subida da caamba, de maneira a evitar ao mximo o impacto do equipamento com a lama bentontica na descida, assim como a suco provocada pela velocidade excessiva de subida do equipamento ocasionando grandes desmoronamentos. Conforme se remove o solo, lana-se mais lama bentontica para manter estabilizadas as paredes do furo. O nvel de lama na escavao deve ser mantido acima do nvel de gua do terreno, no mnimo 2 m de diferena de nvel. A lama bentontica possui caractersticas importantes que interferem diretamente na estabilidade pelo fato desta se manter em suspenso por um longo perodo, capacidade de formar nos vazios do solo e superfcie lateral da escavao uma pelcula impermevel. A empresa contratada dever fazer ensaios na lama bentontica ao prepar-la e ao trmino da escavao de cada estaca, verificando: densidade, viscosidade, pH, cake e teor de areia. As tolerncias se encontram no item c abaixo. c) Troca ou tratamento da lama Concluda a escavao necessrio realizar a limpeza do fundo da escavao da estaca, removendo lama com caractersticas viscosas para desarenao ou sua substituio por

circulao, mantendo sempre o furo integralmente preenchido pela lama. Depois de desarenada a lama, realizada ensaios de verificao de sua qualidade. As amostras devem ser retiradas do fundo das estacas para realizao dos seguintes ensaios de campos: Densidade pelo mtodo da balana de lama verifica-se a densidade da lama que deve variar de 1,025 a 1,10 g/cm. Viscosidade pelo mtodo do funil de Marsh verifica-se a viscosidade da lama. A lama deve levar de 30 a 90 segundos para passar pelo funil. pH utilizando-se do papel de pH verifica-se o pH da lama que deve variar de 7 a 11 na escala do papel. Cake No ensaio por filtragem, dever formar um cake com espessura de 1 mm a 2mm. Esta espessura dever ser determinada ao menos uma vez por partida de bentonita. Teor de areia - pelo mtodo da Bureta Graduada verifica-se o teor de areia da lama que no deve passar de 3%.

Este circuito consiste no lanamento de lama limpa no topo da perfurao e o bombeamento da lama usada no fundo da escavao. No caso da desanerao, a lama circula atravs de uma bomba que por centrifugao separa as partculas mais pesadas (areia) do restante.

d) Colocao de chapa junta e armadura As juntas entre painis so juntas secas do tipo macho/fmea, que so colocadas nas extremidades dos painis antes da concretagem. Concluda a escavao, a limpeza do fundo da estaca e a colocao da chapa-junta, instala-se a armadura e o tubo tremonha. A armadura dever estar montada de acordo com o projeto especfico e ser colocada no local de maneira cuidadosa, centralizada e direcionada atravs de roletes espaados e distribudos, evitando movimentos bruscos tendo como consequncia eventuais desbarrancamentos e ou impregnao da armadura pelo terreno e garantir um recobrimento da armadura mnimo de projeto. A armadura no dever permanecer submersa na lama bentontica por um intervalo de tempo maior que 2 horas e dever possuir alas para que seu iamento no comprometa sua integridade. Estas alas tambm so necessrias para que se possa manter a ferragem suspensa. Se necessrio esta armadura poder ser travada com ajuda de vergalhes ou atravs de solda. e) Concretagem A concretagem da parede diafragma do tipo submerso; inicialmente descido um tubo de ao denominado tubo tremonha at ficar cerca de 30 cm acima do fundo da escavao. Na sua parte superior colocado um funil atravs do qual lanado o concreto diretamente do caminho betoneira ou da bomba, no caso do concreto bombeado. O concreto sendo mais pesado que a lama bentontica vai empurrando-a para

cima sendo que no topo da perfurao instalada uma bomba que ir recalcar a lama de volta ao silo para seu aproveitamento na escavao da prxima lamela. Estacas e Lamelas devem ser concretados no mesmo dia da escavao. Caso no acontea, no dia seguinte proceder a escavao de no mnimo mais 1 metro, e concretar em seguida. O concreto a ser empregado deve ser extremamente plstico para que possa fluir com facilidade pelo tubo tremonha e poder preencher a escavao, portanto deve ser usado brita n 1, slump de 20+/- 2. cm e consumo de cimento 400 Kg/m. Deve-se dar ateno especial concretagem, pois esta deve ser contnua, uma vez iniciada no possvel a sua interrupo pois o tubo tremonha no pode ser retirado de dentro da massa de concreto. Um outro cuidade de que o tubo tremonha, durante a concretagem fique sempre imerso em pelo menos 1,5 metro dentro do concreto, este procedimento necessrio para que no venham a ocorrer juntas e descontinuidades no corpo da estaca. f) Retirada da chapa-junta Aps o trmino da concretagem, no incio do processo de pega, deve ser retirada a chapajunta. A execuo de uma parede-diafragma inicia-se por painis chamados primrios ou iniciais, que so executados utilizando-se duas juntas colocadas em uma em cada extremidade do painel, antes da concretagem. Em seguida so executados os painis secundrios ou seqncias, ao lado dos painis j existentes; neste caso coloca-se apenas uma junta na extremidade oposta ao painel existente, antes da concretagem. Finalmente, executam-se os painis de fechamento sem chapa-junta, necessariamente entre 2 painis existentes. Quando por algum problema executivo surge uma dvida quanto a integridade do concreto da parede diafragma, dever ser verificado junto ao consultor, a necessidade de investigaes, sondagens rotativas ou execuo de ensaios tipo PIT para a liberao das estacas.

obrigatrio o fornecimento do dirio de obra com os relatrios de escavao e concretagem das paredes-diafragma pela empresa contratada, devendo conter informaes sobre: largura e profundidade real da estaca executada; desvios de locao; caractersticas do equipamento de escavao; especificao e controle de qualidade dos materiais utilizados (concreto); consumo dos materiais por estaca e comparao trecho a trecho do consumo real em relao ao terico; controle do posicionamento da armadura durante a concretagem; anormalidades de execuo;

anotao rigorosa dos horrios de incio e fim da escavao; anotao rigorosa dos horrios de incio e fim da concretagem; grfico da subida do concreto; dados de controle das caractersticas da lama bentontica.

BLOCOS E VIGAS BALDRAMES Como anlise inicial, conferir a excentricidade das estacas para locao do bloco e se os momentos gerados esto dentro dos limites dimensionados. Caso no liberado, surge a necessidade de vigas alavancas/equilbrio, que devem ser dimensionadas pelo projetista estrutural. As cotas de arrasamento das estacas esto previstas em projeto e o consultor deve orientar para evitar a profundao do bloco, mantendo o mnimo de contato entre estaca x concreto do bloco. Lembrar que s estaca com dimetros superiores a 60 cm que podem ser arrasados por rompedor, as menores devem ser manuais. Se executados sem forma chapiscar as paredes laterais para se manter a integridade de suas dimenses e garantir espaamento da ferragem. Torna-se primordial a conferncia das medidas, eixos, verificao da limpeza do lastro, armao e forma para que a aderncia entre os materiais seja perfeita. Se constatado nvel dgua nas cotas dos blocos, verificar a necessidade de contratao de empresa para rebaixamento de lenol fretico. Prever a armao de vigas baldrames, de travamento ou alavancas/equilbrio antes das concretagens dos blocos. Existe a necessidade de liberao prvia das excentricidades por parte do consultor para evitar a furao posterior dos blocos para chumbamento de ferros de vigas alavancas/equilbrio. A conferncia do eixo dos arranques dos pilares e seus gastalhos devero ser feitos antes da concretagem partindo-se do gabarito. Os blocos que tiverem as suas dimenses iniciais modificadas devem ser previamente autorizados pelo calculista estrutural para execuo. Recomenda-se dar prioridade aos blocos referentes s colunas da projeo do corpo do prdio. Atravs dos resultados dos relatrios de ensaios de concreto acompanhar se os mesmos se encontram dentro do especificado em projeto, se haver necessidade de anlise do calculista, extrao de concreto ou possvel reforo. a) Vigas Alavancas/Equilbrio: Quando o consultor das fundaes constatar a necessidade de vigas alavancas/equilbrio ele estudar a soluo de menor custo, ou seja, blocos mais prximos ou aproveitamento de vigas baldrames j existentes. Enviar a soluo adotada para o calculista estrutural que dimensionar as mesmas quanto s dimenses e armaes. A concretagem dos blocos e vigas baldrames no deve ser executada sob chuvas torrenciais.

ESTACA FRANKI Crava-se no solo um tubo de ao, cuja ponta obturada por uma bucha de brita. A cravao feita atravs da bucha. Verificar o prumo do tubo durante a cravao da estaca. Atingida a profundidade estimada e a nega adequada, o tubo preso, atravs de cabos no equipamento, e a bucha expulsa por golpes do pilo e fortemente socada contra o terreno, de maneira a formar uma base alargada. Uma vez executada a base, inicia-se a concretagem do fuste, em camadas fortemente socadas, extraindo-se o tubo a medida da concretagem. No ato da concretagem deve ser feito um controle rigoroso do volume de concreto dentro do tubo para no ocorrer o seccionamento da estaca quando do levantamento do mesmo. Prever no canteiro lugar de estoque de materiais e local para as soldas das armaes e facilidade de acesso aos demais materiais. A marcao dos eixos das Estacas Franki pode ser feita atravs de caixas de madeira na qual o seu interior ser cravada a estaca ou se somente a marcao com anel centralizado (piquete) suficiente. No apiloamento do concreto deve-se tomar cuidado para no ocorrer a toro da armao (uniforme e internamente livre para no ser atingida pelo pilo). Os relatrios dirios de cravaes tornam-se essenciais para o acompanhamento junto ao consultor.

TUBULO Toda escavao somente poder ser iniciada com a liberao e autorizao do Engenheiro de Fundao ou Solo. Combinar com o consultor da fundao, a sequncia dos tubules a serem escavados. Dar preferncia de incio os servios pelos tubules referentes aos blocos de poo de elevador por serem geralmente os mais fundos e demorados de serem executados e com maiores probabilidades de desbarrancamento em pocas de chuva. Em seguida a programao de abertura dos tubules deve atentar quanto circulao do caminho betoneira no terreno, pois o lanamento direto torna muito mais gil as concretagens. S aps concretagem dos anteriores que iniciamos as escavaes dos intercalados. O equipamento de descida e iamento de trabalhadores e materiais utilizados na execuo de tubules a cu aberto devem ser dotados de sistema de segurana com travamento, sendo que devem ser atendidos os seguintes requisitos: a) Sistema de ventilao por insuflao de ar por duto. O ar deve ser captado em local isento de fonte de poluio, caso contrrio adotar filtro. Deve-se garantir de 10 a 20 renovaes de ar por hora; b) Sistema de sarilho fabricado em material resistente e com rodap de 0,20 m em sua base fixo no terreno, dimensionamento conforme a carga e apoiado com no mnimo 0,50 m em relao borda do tubulo; c) Cobertura translcida tipo tenda, com pelcula ultravioleta, sobre montantes fixados ao solo, quando necessrio; d) Isolar, sinalizar e fechar os poos no trmino e intervalos da jornada de trabalho; e) Paralisao imediata das atividades de escavao dos tubules no incio de chuvas; f) Utilizao de iluminao blindada e a prova de exploso.

Se atingida a cota necessria em projeto e for encontrado algum tipo de poo antigo ou regies em aterro, escavar at se atingir o terreno natural. Os tubules devem ser conferidos um a um em suas medidas de projeto, qualidade do solo e limpeza pelo consultor das fundaes que ir liberar para concretagem ou solicitar algum acerto antes da mesma. O consultor tambm deve orientar quanto segurana dos posseiros em solos de fcil desbarrancamento, alertando quanto necessidade de anis de concreto ou no. A escavao de tubules a cu aberto, alargamento ou abertura manual de base e execuo de taludes deve ser precedida de sondagem ou de estudo geotcnico local, sendo: O dimetro mnimo para a escavao de tubules a cu aberto de 0,80 m; O dimetro de 0,70 m somente poder ser utilizado com justificativa tcnica do Engenheiro de Fundaes ou Solo.

A liberao dos tubules para concretagem dever ser registrado no livro dirio de fundaes pelo consultor de solos.

Recomenda-se que o lanamento do concreto seja executado por meio de um funil que ameniza a desagregao do concreto, podendo ser vibrado em sua cabea o que somente ter a finalidade de acabamento. Aqui a conferncia da cota torna-se necessria tanto para arrasamento correto dentro do bloco e se evitar quebras posteriores ou complementaes de concreto. Para se facilitar o trabalho da limpeza das cabeas dos tubules que at a execuo do bloco podem estar todas cobertas de lama, no dia seguinte concretagem cobri-los com montes de areia que bem mais fcil de ser retirada. Verificar com consultor se h especificao diferente para os tubules de divisa quanto armao ou cotas de apoio que iro garantir a sua estabilidade. Atravs dos resultados dos relatrios de ensaios de concreto acompanhar se os mesmos se encontram dentro do especificado em projeto, se haver necessidade de anlise do calculista, extrao de concreto ou possvel reforo.

You might also like