You are on page 1of 4

ART. 302 DO CDIGO DE TRNSITO BRASILEIRO X ART. 121, 3.

, DO CDIGO PENAL
Rmulo de Andrade Moreira

Promotor de Justia e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais do Ministrio Pblico do Estado da Bahia. Professor de Direito Processual Penal da Universidade Salvador-UNIFACS na graduao e na ps -graduao (Cursos de Especializao em Direito Pblico e em Processo). Ps -graduado, lato sensu, pela Universidade de Salamanca/Espanha e pela UNIFACS (Especializao em Processo, coordenado pelo Professor Calmon de Passos). Membro da Association Internationale de Droit Penal e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Associado ao Instituto Brasileiro de Cincias Criminais IBCCrim e ao Movimento do Ministrio Pblico Democrtico.

Como se sabe, com o advento da Lei n. 9.503/97, a pena para o homicdio culposo foi aumentada em relao quela prevista no Cdigo Penal; por esta razo, alguns doutrinadores passaram a argir a inconstitucionalidade do art. 302, do CTB, por estabelecer uma sano maior para uma mesma conduta culposa. Pensamos diferentemente, no entanto. A concluso de que no h nenhuma inconstitucionalidade entre as sanes diferenciadas previstas para o homicdio culposo em acidente de trnsito e os demais passa pelo estudo do desvalor da ao neste tipo de delito. Com efeito, a antijuridicidade de um comportamento composta pelo chamado desvalor da ao e pelo desvalor do resultado; o primeiro, segundo Cezar Roberto Bitencourt a forma ou modalidade de concretizar a ofensa , enquanto que o segundo a leso ou exposio a perigo do bem ou interesse juridicamente protegido. Este mesmo autor, citando agora Jescheck, informa que modernamente a antijuridicidade do fato no se esgota na desaprovao do resultado, mas que a forma de produo desse resultado, juridicamente desaprovado, tambm deve ser includo no juzo de desvalor. (cfr. Teoria Geral do Delito, Editora Revista dos Tribunais, p. 121/124). Assim, inegvel que o estudo da antijuridicidade leva concluso de que esta se perfaz no apenas da valorao do resultado, como tambm (e tanto quanto) com o juzo de valor a respeito da ao (ou omisso). Munz Conde, na sua Teoria Geral do Delito, explica bem esta dicotomia e a imprescindibilidade da conjuno entre estes dois elementos: Nem toda leso ou colocao em perigo de um bem jurdico (desvalor do resultado) antijurdica, mas apenas aquela que deriva de uma ao desaprovada pelo ordenamento jurdico (desvalor da ao).

Em vista dessa percepo, diz o mesmo autor que o Direito Penal no sanciona toda leso ou colocao em perigo de um bem jurdico, mas s aquelas que so conseqncias de aes especialmente intolerveis. E continua o mestre espanhol: Ambos os conceitos, desvalor da ao e desvalor do resultado, so igualmente importantes na configurao da antijuridicidade, de vez que esto perfeitamente entrelaados e so inimaginveis separados (...), contribuindo ambos, no mesmo nvel, para constituir a antijuridicidade de um comportamento. Utilizando-se, ento, a Parte Especial do Cdigo Penal Espanhol, explica porque o Direito Penal pune mais gravemente alguns fatos j delitivos, quando se realizam de uma forma especialmente intolervel, como o homicdio qualificado (art. 406) ou o roubo (arts. 500, 501, 504) etc. (pgs. 88 e 89, Sergio Antonio Fabris Editor, Porto Alegre, 1988, traduo de Juarez Tavares e Luiz Rgis Prado). exatamente por isso que em nosso ordenamento jurdico/penal punido mais gravemente, por exemplo, o furto praticado durante o repouso noturno; neste caso, a conduta delituosa e o resultado so os mesmos: subtrair coisa alheia mvel com prejuzo patrimonial para outrem; ocorre que determinada circunstncia externa no comportamento do autor (furtar noite), ou seja, a forma de execuo do fato criminoso, fez com que, valorando diferentemente as aes, o legislador punisse mais gravemente esta maneira especial de subtrao. O mesmo fenmeno, agora em delito culposo, est previsto no prprio art. 121, 4., onde se observa que uma mesma conduta culposa , no entanto, punida mais gravemente quando praticada com inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio. Exemplos como tais existem muitos no Cdigo Penal de todos os pases, sendo aceitos pacificamente, exatamente pela diferenciada forma de execuo da conduta delituosa, mesmo porque as aes so efetivamente diferentes, como o matar algum culposamente no trnsito ou ao disparar acidentalmente uma arma de fogo. Como diz Muoz Conde, o que sucede que, por razes de poltica criminal, o legislador na hora de configurar os tipos delitivos pode destacar ou fazer recair acento em um ou em outro tipo de desvalor. (ob. cit. p. 89). Explicitados estes conceitos, evidencia-se lgico e possvel que dentro de um ordenamento jurdico e vista de dados culturais e realsticos, puna-se mais severamente um crime culposo praticado no trnsito do que um outro delito, tambm culposo, porm ocorrido em outras circunstncias. Rechaando brilhantemente a tese da inconstitucionalidade, Cezar Roberto Bitencourt pergunta: A ao do indivduo que, limpando sua arma de caa, em determinado momento, involuntariamente dispara, atingindo um pedestre, que passava em frente sua casa, ser igual a ao de um motorista que, dirigindo

embriagado, atropela e mata algum? A ao do indivduo que, desavisadamente, joga um pedao de madeira de cima de uma construo, atingindo e matando um transeunte, ter o mesmo desvalor que a ao de um motorista que, dirigindo em excesso de velocidade ou passando o sinal fechado, colhe e mata um pedestre? Inegavelmente o resultado o mesmo: morte de algum; o bem jurdico lesado tambm o mesmo: a vida humana. Mas a forma ou modalidade de praticar as aes desvaliosas seriam as mesmas, isto , o desvalor das aes seria igual? (Boletim do IBCCrim, n. 64, p. 14, maro de 1998). Com o surgimento do Cdigo de Trnsito Brasileiro estabeleceu o legislador ptrio a necessidade de uma punio mais severa para as condutas praticadas no trnsito, na direo de veculo automotor, exatamente pelo caos que hoje assistimos nesta seara; os abusos observados foram de uma tal ordem que se detectou a necessidade de incrementar a sano. Somos absolutamente contrrios poltica criminal do legislador brasileiro que criminaliza indiscriminadamente condutas e aumenta penas desajustadamente, sem atentar para o Direito Penal Mnimo; porm, neste caso, vista das peculiaridades da conduta e da realidade do nosso trnsito, entendemos conveniente a diferenciao estabelecida nas condutas culposas. Alis, esta questo no nova, muito pelo contrrio. J em 1966, o velho e saudoso Magalhes Noronha, no seu clssico Do Crime Culposo advertia, como que profetizando: So Paulo a cidade que mais cresce no mundo, e o nmero de veculo principalmente automveis vai tambm em ascenso vertiginosa. So os autos principalmente o instrumento do crime culposo; so geralmente os ceifadores da vida humana. Nossas vias so transformadas em autdromos, ora por diletantismo, como se d com os carros particulares, ora por ganncia, como ocorre com os famosos autolotaes, apelidados na gria pitoresca do pblico de fominhas. Felizmente, est para entrar em vigor o novo Cdigo Nacional de Trnsito, que, ao lado de outras providncias, aumenta substancialmente as multas, terminando com o regime de impunidade, que a tanto equivalem as atuais de vinte e trinta cruzeiros ... (p. 144, da 2. edio). Tratando especificamente dos delitos de circulao, diz Mestieri que o incremento do trfego motorizado sensibilizou os sistemas jurdicos, reclamando deles pronta e eficaz disciplina, principalmente no campo do direito administrativo, no civil e no penal, reafirmando que o ilcito nesses delitos vem a ser o desvalor da ao praticada, um juzo sobre ao fato, no ainda sobre o autor. ( In Teoria do Direito Criminal, Edio do Autor, Rio de Janeiro, 1990, p. 244). O que observamos que esta nova lei penal trouxe figuras tpicas relacionadas com a direo de veculo automotor em clara reao do Estado crescente violncia no trnsito. exatamente por este aspecto que muitos j escreveram, e outros hoje ainda afirmam, que o homicdio culposo e as leses culposas ocorridas no

trnsito devem ser realmente definidos em lei especial, como, por exemplo, Fragoso, Frederico Marques, Joo Marcelo de Arajo Jnior e Damsio de Jesus. A lei especial, destarte, alm de definir especialmente aquelas condutas pode, como vimos, vista do desvalor da ao, punir mais severamente o crime culposo automobilstico. A segurana do trnsito, interesse jurdico precipuamente protegido no Cdigo de Trnsito Brasileiro, alcana no a uma p essoa determinada, mas sim coletividade (ao contrrio de outros delitos culposos), o que justifica, portanto, a severidade da sano. Diante do exposto, e respeitando -se a opinio em contrrio, pensamos diferentemente, ainda que seja sedutora a idia defendida pela corrente diversa.

You might also like