You are on page 1of 24

Um prese nte

........ ........

de:

........

........

......

Para:
........ ........ ........ ........ .....

OS MAIS BRILHANTES PENSAMENTOS DE

MAX LUCADO
tome um cafezinho com o maior autor de livros de inspirao do mundo

Ttulo original: Mocha with Max Copyright 2005 por Max Lucado Edio original por Thomas Nelson, Inc. Todos os direitos reservados. Copyright da traduo Thomas Nelson Brasil, 2008. Editor Responsvel Nataniel dos Santos Gomes Superviso Editorial Clarisse de Athayde Costa Cintra Produtora Editorial Brbara Gomes Coutinho Traduo rika Koblitz Essinger Adaptao de capa, projeto grfico e diagramao Valter Botosso Jr Copidesque Norma Cristina Guimares Braga Reviso Margarida Seltmann Magda de Oliveira Carlos Cascardo Cristina Loureiro de S CIP-BRASIL. CATALOGAO NA FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ L965c Lucado, Max, 1955Os mais brilhantes pensamentos de Max Lucado - Tome um cafezinho com o maior autor de livros de inspirao do mundo/traduo rika Koblitz Essinger. - Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008. Traduo de: Mocha with Max Inclui bibliografia ISBN 978-85-6030-375-5 1. Vida crist - Meditaes. 2. Liderana crist. 3. Literatura devocional. I. Ttulo. 08-2823. 09.07.08 10.07.08 CDD: 242 CDU: 244 007569

Prefcio | 7 Voc | 9 Alegria e msica | 25 O que o amor tem a ver com isso? | 41 Pacincia e tolerncia | 63 Ansiedade e estresse | 79 Esperana | 97 Vida | 109 Dor e lgrimas | 123 Pessoas | 137 O plano eterno de Deus | 153 F | 171 Agradecimentos | 192

Precisa de uma palavra de encorajamento?


Procurando por uma histria engraada? Curioso sobre o que est acontecendo na vida das pessoas? No local de trabalho, todo mundo sabe o que fazer nessas horas: tomar caf na cozinha dos funcionrios. No decorrer do dia, secretrias, pastores, estagirios, funcionrios de manuteno, todos estaro ali para conversar e relaxar. quando nos reunimos no apenas para uma simples xcara de cafena... mas estamos sedentos por uma xcara de companheirismo. Oro para que este pequeno livro conduza voc a alguns momentos de satisfao com o Pai. Puxe uma cadeira. Desligue-se de tudo que possa perturbar sua ateno. Tome um bom gole, sem se preocupar com o tempo. Beba uma xcara por mim!

Vamos falar sobre por um minuto...

voc

Captulo

um

Deus se importa com voc. Seus pais podem t-lo


esquecido, seus professores podem t-lo negligenciado, seus filhos podem ter vergonha de voc, mas no alcance de suas oraes est aquele que criou os oceanos: Deus! Deus se importa com voc. No deve se importar, no se importou um dia, no se importaria, mas Deus se importa! Hoje. Neste momento. Neste minuto. No preciso esperar na fila ou voltar amanh. Ele est com voc. No poderia estar mais prximo do que neste segundo. A lealdade dele no vai aumentar se voc for melhor nem diminuir se voc for pior. Ele se importa com voc. Seu propsito pode ser tomado de voc ou o seu valor pode ser diminudo? No. Ningum pode abat-lo. Deus se importa com voc.

O S M A I S B R I L H A N T E S P E N S A M E N TOS... | 11

Deus ama voc simplesmente porque assim escolheu.


Ele o ama quando voc sente que no merece ser amado. Ele o ama quando ningum mais ama. Enquanto outros o abandonam e ignoram, Deus ir amar voc. Sempre. Em qualquer situao.

Max Lucado | 12

povo a Chamarei meu povo; quem no meu ha amada e chamarei min nha amada. a quem no mi Romanos 9:25

O S M A I S B R I L H A N T E S P E N S A M E N TOS... | 13

Voc vale a bondade de Deus


No romance Sweet Thursday, John Steinbeck nos apresenta a Madame Fauna, personagem que administra um bordel e tem preferncia por uma prostituta chamada Suzy. Madame Fauna arranja um encontro para Suzy com um homem de verdade, no um cliente. Compra para Suzy um vestido bonito e a ajuda a se arrumar para a noite. Quando Suzy est saindo, comovida com a gentileza de Madame Fauna, resolve perguntar: Voc fez tanto por mim. H alguma coisa que eu possa fazer por voc? Sim responde a mulher mais velha. Voc pode dizer: Eu sou Suzy e mais ningum. Suzy assim o faz. Ento Madame Fauna pede: Agora diga: Eu sou Suzy e eu sou algo bom. E ento Suzy tenta: Eu sou Suzy, e eu sou algo... E Suzy comea a chorar. Deus no gostaria de ouvir de voc as mesmas palavras? No livro dele, voc algo bom. Seja bom consigo mesmo. Deus acha que voc vale a bondade dele. E ele julga bem o carter.

Max Lucado | 14

Deus ama voc. Pessoalmente. Poderosamente. Apaixonadamente. Outros prometeram e falharam. Mas Deus prometeu e teve sucesso. Ele ama voc com um amor leal.

Max Lucado | 16

Deus em seu interior

No ensino mdio, meu irmo e eu andvamos em um Rambler 1965. A lata velha tinha tanto glamour quanto o Forrest Gump: trs marchas, comando no bloco, bancos cobertos com plstico, sem ar-condicionado. E, ah, o motor. Nosso cortador de grama tinha mais fora. A velocidade mxima do carro, descendo ladeira com vento a favor, era de cinqenta milhas por hora. At hoje eu tenho certeza de que meu pai (um mecnico experiente) pesquisou o carro mais lento possvel e comprou para ns. Quando reclamamos do estado lastimvel do presente, ele apenas sorriu e exclamou: Consertem. Fizemos o melhor que podamos. Limpamos os carpetes, borrifamos aromatizante nos bancos, colamos

O S M A I S B R I L H A N T E S P E N S A M E N TOS... | 17

um smbolo da paz na janela de trs e penduramos dados no espelho retrovisor. Retiramos as calotas e pintamos os aros de preto. O carro adquiriu uma aparncia melhor, cheirava melhor, mas continuava correndo na mesma velocidade. Continuava uma lata velha com certeza uma lata velha limpa, mas uma lata velha. No pense nem por um milsimo de segundo que Deus faz isso com voc. Lavar o exterior no suficiente para ele. Ele fortalece nosso ntimo. Ou melhor, ele se coloca no ntimo.

Max Lucado | 18

Tu criaste o ntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha me.


Salmo 139:13

Pense nestas palavras. Voc foi tecido. Voc no


um acidente. Voc no foi produzido em massa. Voc no um produto de uma linha de montagem. Voc foi deliberadamente planejado, especialmente dotado, posto com amor neste mundo pelo Arteso Mestre. Em uma sociedade que no suporta perda de tempo, esta uma boa notcia. Em uma cultura em que a porta da oportunidade se abre apenas uma vez e depois se fecha com violncia, isto uma revelao. Em um sistema que gradua o valor de uma pessoa pelo salrio ou pela forma de suas pernas... deixe-me dizer uma coisa para voc: essa uma razo para alegrar-se!

O S M A I S B R I L H A N T E S P E N S A M E N TOS... | 21

Deus v sua vida da mesma forma que voc v


um filme depois de j ter lido o livro. Quando algo ruim acontece no filme, parece que falta ar dentro do cinema. Todos ficam sem ar diante do momento tenso na tela. Voc no. Por qu? Voc leu o livro. Voc sabe como o mocinho se livra do momento difcil. Deus v sua vida com a mesma confiana. Ele no apenas leu sua histria... ele a escreveu. A perspectiva dele diferente, e a proposta dele clara.

Porque sou eu que conheo os planos que tenho para vocs, diz o SENHOR, planos de faz-los prosperar e no de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperana e um futuro.
Jeremias 29:11

O S M A I S B R I L H A N T E S P E N S A M E N TOS... | 23

Seu lugar no cu era mais importante para Cristo que o lugar dele no cu. Assim, ele desistiu do lugar dele para que voc pudesse ganhar o seu.

Max Lucado | 24

You might also like