You are on page 1of 10

Diodo emissor de luz

O diodo emissor de luz tambm conhecido pela sigla em ingls LED (Light Emitting Diode). Sua funcionalidade bsica a emisso de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilizao no lugar de uma lmpada. Especialmente utilizado em produtos de microeletrnica como sinalizador de avisos, tambm pode ser encontrado em tamanho maior, como em alguns modelos de semforos.

Caractersticas
O LED um diodo semicondutor (juno P-N) que quando energizado emite luz visvel por isso LED (Diodo Emissor de Luz). A luz no monocromtica (como em um laser), mas consiste de uma banda espectral relativamente estreita e produzida pelas interaces energticas do electro (portugus europeu)/eltron (portugus brasileiro). O processo de emisso de luz pela aplicao de uma fonte elctrica de energia chamado eletroluminescncia. Em qualquer juno P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, prximo juno, ocorrem recombinaes de lacunas e eltrons. Essa recombinao exige que a energia possuda por esse eltrons, que at ento era livre, seja liberada, o que ocorre na forma de calor ou ftons de luz . No silcio e no germnio, que so os elementos bsicos dos diodos e transistores, entre outros componentes electrnicos, a maior parte da energia liberada na forma de calor, sendo insignificante a luz emitida (devido a opacidade do material), e os componentes que trabalham com maior capacidade de corrente chegam a precisar de irradiadores de calor (dissipadores) para ajudar na manuteno dessa temperatura em um patamar tolervel. J em outros materiais, como o arsenieto de glio (GaAs) ou o fosfeto de glio (GaP), o nmero de fotes de luz emitido suficiente para constituir fontes de luz bastante eficientes. A forma simplificada de uma juno P-N de um led demonstra seu processo de eletroluminescncia. O material dopante de uma rea do semicondutor contm tomos com um eltron a menos na banda de valncia em relao ao material semicondutor. Na ligao, os ons desse material dopante (ons "aceitadores") removem eltrons de valncia do semicondutor, deixando "lacunas" (ou buracos), portanto, o semicondutor torna-se do tipo P. Na outra rea do semicondutor, o material dopante contm tomos com um eltron a mais do que o semicondutor puro em sua faixa de valncia. Portanto, na ligao esse eltron fica disponvel sob a forma de eltron livre, formando o semicondutor do tipo N. Os semicondutores tambm podem ser do tipo compensados, isto , possuem ambos os dopantes (P e N). Neste caso, o dopante em maior concentrao determinar a que tipo pertence o semicondutor. Por exemplo, se existem mais dopantes que levariam ao

P do que do tipo N, o semicondutor ser do tipo P. Isso implicar, contudo, na reduo da Mobilidade dos Portadores. A Mobilidade dos Portadores a facilidade com que cargas n e p (eltrons e buracos) atravessam a estrutura cristalina do material sem colidir com a vibrao da estrutura. Quanto maior a mobilidade dos portadores, menor ser a perda de energia, portanto mais baixa ser a resistividade. Na regio de contato das reas, eltrons e lacunas se recombinam, criando uma fina camada praticamente isenta de portadores de carga, a chamada barreira de potencial, onde temos apenas os ons "doadores" da regio N e os ons "aceitadores" da regio P, que por no apresentarem portadores de carga "isolam" as demais lacunas do material P dos outros eltrons livres do material N. Um eltron livre ou uma lacuna s pode atravessar a barreira de potencial mediante a aplicao de energia externa (polarizao direta da juno). Aqui preciso ressaltar um fato fsico do semicondutor: nesses materiais, os eltrons s podem assumir determinados nveis de energia (nveis discretos), sendo as bandas de valncia e de conduo as de maiores nveis energticos para os eltrons ocuparem. A regio compreendida entre o topo da de valncia e a parte inferior da de conduo a chamada "banda proibida". Se o material semicondutor for puro, no ter eltrons nessa banda (da ser chamada "proibida"). A recombinao entre eltrons e lacunas, que ocorre depois de vencida a barreira de potencial, pode acontecer na banda de valncia ou na proibida. A possibilidade dessa recombinao ocorrer na banda proibida se deve criao de estados eletrnicos de energia nessa rea pela introduo de outras impurezas no material. Como a recombinao ocorre mais facilmente no nvel de energia mais prximo da banda de conduo, pode-se escolher adequadamente as impurezas para a confeco dos LEDs, de modo a exibirem bandas adequadas para a emisso da cor de luz desejada (comprimento de onda especfico).

Funcionamento

A luz emitida no monocromtica, mas a banda colorida relativamente estreita. A cor, portanto, dependente do cristal e da impureza de dopagem com que o componente fabricado. O led que utiliza o arsenieto de glio emite radiaes infravermelhas. Dopando-se com fsforo, a emisso pode ser vermelha ou amarela, de acordo com a concentrao. Utilizando-se fosfeto de glio com dopagem de

nitrognio, a luz emitida pode ser verde ou amarela. Hoje em dia, com o uso de outros materiais, consegue-se fabricar leds que emitem luz azul, violeta e at ultra-violeta. Existem tambm os leds brancos, mas esses so geralmente leds emissores de cor azul, revestidos com uma camada de fsforo do mesmo tipo usado nas lmpadas fluorescentes, que absorve a luz azul e emite a luz branca. Com o barateamento do preo, seu alto rendimento e sua grande durabilidade, esses leds tornam-se timos substitutos para as lmpadas comuns, e devem substitu-las a mdio ou longo prazo. Existem tambm os leds brancos chamados RGB (mais caros), e que so formados por trs "chips", um vermelho (R de red), um verde (G de green) e um azul (B de blue). Uma variao dos leds RGB so leds com um microcontrolador integrado, o que permite que se obtenha um verdadeiro show de luzes utilizando apenas um led. Encontra-se o aspecto fsico de alguns leds e o seu smbolo eltrico.

Em geral, os leds operam com nvel de tenso de 1,6 a 3,3V, sendo compatveis com os circuitos de estado slido. interessante notar que a tenso dependente do comprimento da onda emitida. Assim, os leds infravermelhos geralmente funcionam com menos de 1,5V, os vermelhos com 1,7V, os amarelos com 1,7V ou 2.0V, os verdes entre 2.0V e 3.0V, enquanto os leds azuis, violeta e ultra-violeta geralmente precisam de mais de 3V. A potncia necessria est na faixa tpica de 10 a 150 mW, com um tempo de vida til de 100.000 ou mais horas. Semicondutores so slidos cristalinos de condutividade eltrica intermediria entre condutores e isolantes. Os elementos semicondutores podem ser tratados quimicamente para transmitir e controlar uma corrente eltrica.

Diodo semicondutor

Diodo semicondutor um dispositivo ou componente eletrnico composto de cristal semicondutor de silcio ou germnio numa pelcula cristalina cujas faces opostas so dopadas por diferentes gases durante sua formao. o tipo mais simples de componente eletrnico semicondutor, usado como retificador de corrente eltrica. Possui uma queda de tenso de 0,3 V(germnio) e 0,7 V(silcio).

Comportamento em circuitos
O diodo um componente eltrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo. Diodos semicondutores so simbolizados em diagramas esquemticos como na figura abaixo. O termo "diodo" habitualmente reservado a dispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou menores a 1 A.

Quando colocado em um simples circuito bateria-lmpada, o diodo vai permitir ou impedir corrente atravs da lmpada, dependendo da polaridade da tenso aplicada, como nas duas figuras abaixo.

Na imagem da esquerda o diodo est diretamente polarizado, h corrente e a lmpada fica acesa. Na imagem da direita o diodo est inversamente polarizado, no h corrente, logo a lmpada fica apagada. O diodo funciona como uma chave de acionamento automtico (fechada quando o diodo est directamente polarizado, e aberta quando o diodo est inversamente polarizado), a diferena mais substancial que quando diretamente polarizado h uma queda de tenso no diodo muito maior do que a que geralmente h em chaves mecnicas, no caso do diodo de silcio, 0,7 V; assim, uma fonte de tenso de 10 V polarizando diretamente um diodo em srie com uma resistencia, far com que haja uma queda de tenso de 9,3 V na resistencia, pois 0,7 V ficam no diodo. Na polarizao inversa acontece o seguinte, o diodo far papel de uma chave aberta, j que no circula corrente, no haver tenso no resitor, a tenso ficar toda retida no diodo, ou seja, nos terminais do diodo haver uma tenso de 10 V.

A principal funo de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente, transformar corrente alternada em corrente contnua pulsante, j que no semiciclo negativo de uma corrente alternada o diodo far a funo de uma chave aberta, no circular corrente eltrica no circuito (considerando o sentido convencional de corrente, do positivo para o negativo). A principal funo de um diodo semicondutor, em circuitos de corrente contnua, controlar o fluxo da corrente, permitindo que a corrente eltrica circule apenas em um sentido.

A dopagem do diodo semicondutor e os cristais P e N


A dopagem no diodo feita pela introduo de elementos dentro de cristais tetravalentes, normalmente feitos de silcio e germnio. Dopando esses cristais com elementos trivalentes, obter tomos com sete eltrons na camada de valncia, que necessitam de mais um eltron para a neutralizao (cristal P). Para a formao do cristal P, utiliza-se principalmente o elemento Indio. Dopando os cristais tetravalentes com elementos pentavalentes, obter-se- tomos neutralizados(com oito eltrons na camada de valncia) e um eltron excedente (cristal N). Para a formao do cristal N, utiliza-se principalmente o elemento Fsforo. Quanto maior a intensidade da dopagem, maior ser a condutibilidade dos cristais, pois suas estruturas apresentaro um nmero maior de portadores livres (lacunas e eltrons livres) e poucas impurezas que impedem a conduo da corrente eltrica. Outro fator que influencia na conduo desses materiais a temperatura. Quanto maior for sua temperatura, maior ser a condutibilidade pelo fato de que a energia trmica ter a capacidade de quebrar algumas ligaes covalentes da estrutura, acarretando no aparecimento de mais portadores livres para a conduo de corrente eltrica. Aps dopadas, cada face dos dois tipos de cristais (P e N)ter uma determinada caracterstica diferente da oposta, gerando regies de conduo do cristal, uma com excesso de eltrons, outra com falta destes (lacunas), e entre ambas, haver uma regio de equilbrio por recombinao de cargas positivas e negativas, chamada de regio de depleo ( qual possui uma barreira de potencial).

Polarizao do diodo
A polarizao do diodo dependente da polarizao da fonte geradora. A polarizao direta quando o plo positivo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal P(chamado de anodo) e o plo negativo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal N(chamado de catodo). Assim, se a tenso da fonte geradora for maior que a tenso interna do diodo, os portadores livres se repeliro por causa da polaridade da fonte geradora e conseguiro ultrapassar a juno P-N, movimentandoos e permitindo a passagem de corrente eltrica. A polarizao indireta quando o inverso ocorre. Assim, ocorrer uma atrao das lacunas do anodo(cristal P) pela polarizao negativa da fonte geradora e uma atrao dos eltrons livres do catodo(cristal N) pela polarizao positiva da fonte geradora, sem existir um fluxo de portadores livres na juno P-N, ocasionando no bloqueio da corrente eltrica. Pelo fato de que os diodos fabricados no so ideais(contm impurezas), a conduo de corrente eltrica no diodo (polarizao direta) sofre uma resistncia menor que 1 ohm, que quase desprezvel. O bloqueio de corrente eltrica no diodo (polarizao inversa) no total devido novamente pela presena de impurezas, tendo uma

pequena corrente que conduzida na ordem de microampres, chamada de corrente de fuga, que tambm quase desprezvel.

Testes com o diodo


Os diodos, assim como qualquer componente eletrnico, operam em determinadas correntes eltricas que so especificadas em seu invlucro ou so dadas pelo fabricante em folhetos tcnicos. Alm da corrente, a voltagem inversa(quando o diodo est polarizado inversamente) tambm um fator que deve ser analisado para a montagem de um circuito e que tem suas especificicaes fornecidas pelo fabricante. Se ele for alimentado com uma corrente ou tenso inversa superior a que ele suporta, o diodo pode ser danificado, ficando em curto ou em aberto. Utilizando de um ohmmetro ou um multmetro com teste de diodo, pode-se verificar se ele est com defeito. Colocando-se as pontas de prova desses aparelhos nas extremidades do diodo(catodo e nodo), verifica-se que existe conduo quando se coloca a ponteira positiva no nodo e a negativa no catodo, alm de indicar isolao quando ocorre o inverso. Assim o dodo est em perfeitas condies de operao e com isso possvel a localizao do catodo e do nodo, porm se os aparelhos de medio indicarem conduo dos dois caminhos do dodo, ele est defeituoso e em curto. Se os aparelhos de medio indicarem isolao nos dois caminhos, ele tambm est defeituoso e em aberto.

Usos
O fenmeno da condutividade em um s sentido aproveitado como um chaveamento da corrente eltrica para a retificao de sinais senoidais, portanto, este o efeito diodo semicondutor to usado na eletrnica, pois permite que a corrente flua entre seus terminais apenas numa direo. Esta propriedade utilizada em grande nmero de circuitos eletrnicos e nos retificadores. Os retificadores so circuitos eltricos que convertem a tenso CA (AC) em tenso CC (DC). CA vem de Corrente alternada, significa que os eltrons circulam em dois sentidos, CC (DC), Corrente contnua, isto circula num s sentido. A certa altura o potencial U , formado a partir da juno n e p no deixa os eletrons e lacunas movimentarem-se, este processo d-se devida assimetria de cargas existente.

Tipos de diodos semicondutores


Os diodos so projetados para assumir diferentes caractersticas: diodos retificadores so capazes de conduzir altas correntes eltricas em baixa frequncia, diodos de sinal caracterizam-se por retificar sinais de alta frequncia, diodos de chaveamento so indicados na conduo de altas correntes em circuitos chaveados. Dependendo das caractersticas dos materiais e dopagem dos semicondutores h uma gama de dispositivos eletrnicos variantes do diodo:

Dodo
O diodo convencional composto por dois blocos de material semicondutor um do tipo N outro do tipo P. A sua sua representao esquemtica a seguinte:

Caractersticas de um Dodo
O dodo um componente electrnico fundamental que tem como caracterstica mais importante, permitir que a corrente circule apenas num sentido. Quando o dodo est polarizado directamente, conduz e permite circular a corrente. Se est polarizado inversamente no permite circular corrente.

Podemos comparar um dodo a uma vlvula hidrulica que possibilite passar a gua num sentido e impedindo no sentido contrrio.

Para saber a polaridade do dodo, no dodo tem uma marca de uma flecha que indica a extremidade correspondente ao ctodo.

Utilizao prtica dos diversos Dodos:


Rectificao

Simbologia Dodos
Diodo Zener Funciona na zona de avalanche, e utilizado como referncia de tenso (a tenso varia pouco com a corrente nessa zona) Diodo tnelO diodo tnel ou dodo Esaki um tipo de diodo semicondutor extremamente rpido, que opera na casa dos GHz, atravs da utilizao dos efeitos da mecnica quntica.

Dodo Rectificador

Diodo varicap Todos os dodos apresentam uma capacidade que varivel com a tenso aplicada. Os varistores so dodos especialmente desenhados para se obter uma capacidade fortemente dependente da tenso. So usados em osciladores cuja frequncia controlada por tenso (VCO). Diodo SchottkyDiodos de metal e semicondutor atuais, chamados diodos schottky, so obtidos pela deposio, por evaporao ou por meios qumicos, de uma camada metlica sobre a superfcie de um semicondutor. Normalmente h uma camada de xido na borda para evitar alguns efeitos indesejveis do campo eltrico mais intenso nessa parte. Fotododo Quando a zona da juno recebe luz, geram-se pares de portadores de carga (electro-vazio) que geram uma tenso ou uma corrente no dispositivo. Existe, assim, converso opto-electrnica. Estes dispositivos so utilizados como detectores de luz, nas mais diversas aplicaes. Diodos Gunn

Diodo com caracterstica dependente da temperatura

Doido emissor de luz (LED)

Diodo PIN

You might also like