You are on page 1of 2

Estrutura de uma Redao

Veja abaixo quadros resumos da estrutura de uma redao (introduo, desenvolvimento e concluso) das trs modalidades de uma redao: descrio, narrao e dissertao.

Estrutura de uma Descrio


CARACTERSTICAS INTRODUO Situa seres e objetos no espao (fotografia) A perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto, distingue seus aspectos gerais e os interpreta.

Capta os elementos numa ordem coerente com a disposio em que eles se encontram no espao, DESENVOLVIMENTO caracterizando-os objetiva e subjetivamente, fsica e psicologicamente na redao. CONCLUSO No h um procedimento especfico para concluso. Considera-se concludo o texto quando se completa a caracterizao. Uso dos cinco sentidos: audio, gustao, olfato, tato e viso, que, combinados, produzem a sinestesia. Adjetivao farta, verbos de estado, linguagem metafrica, comparaes e prosopopias. Sensibilidade para combinar e transmitir sensaes fsicas (cores, formas, sons, gostos, odores) e psicolgicas (impresses subjetivas, comportamentos). Pode ser redigida num nico pargrafo.

RECURSOS

O QUE SE PEDE

Estrutura de uma Narrao


CARACTERSTICAS INTRODUO Situa seres e objetos no tempo (histria) Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espao.

Atravs das aes das personagens, constroem-se a DESENVOLVIMENTO trama e o suspense, que culminam no clmax da redao. CONCLUSO RECURSOS Existem vrias maneiras de concluir-se uma narrao. Esclarecer a trama apenas uma delas. Verbos de ao, geralmente no tempo passado; 1

narrador personagem, observador ou onisciente; discursos direto, indireto e indireto livre. O QUE SE PEDE Imaginao para compor uma histria que entretenha o leitor, provocando expectativa e tenso. Pode ser romntica, dramtica ou humorstica.

Estrutura de uma Dissertao


CARACTERSTICAS INTRODUO Discute um assunto apresentando pontos de vista e juzos de valor. Apresenta a sntese do ponto de vista a ser discutido (tese).

Amplia e explica o pargrafo introdutrio. Expe DESENVOLVIMENTO argumentos que evidenciam posio crtica, analtica, reflexiva, interpretativa, opinativa sobre o assunto. CONCLUSO RECURSOS O QUE SE PEDE Retoma sinteticamente as reflexes crticas ou aponta as perspectivas de soluo para o que foi discutido. Linguagem referencial, objetiva; evidncias, exemplos, justificativas e dados. Capacidade de organizar idias (coeso), contedo para discusso (cultura geral), linguagem clara, objetiva, vocabulrio adequado e diversificado.

A Crnica na estrutura de uma redao


Da descrio, a crnica tem a sensibilidade impressionista; da narrao, imaginao (para o humor ou a tenso); e da dissertao, o teor crtico. A crnica pode ser narrativa, narrativo-descritiva, humorstica, lrica, reflexiva, ou combinar essas variantes com as singularidades do assunto. Desenvoltura e intimidade na linguagem aproximam o texto do leitor. E um gnero breve (curta extenso), que no tem estrutura definida. Toda possibilidade de criao permitida nesse tipo de redao, que corresponde a um flagrante do cotidiano, em seus aspectos pitorescos e inusitados, a uma abordagem humorstica, a uma reflexo existencial, a uma passagem lrica ou a um comentrio de interesse social.

You might also like