You are on page 1of 6

CALENDRIO ESCOLAR

CURSOS DE GRADUAO ANO LETIVO 2013

CAMPUS FLORESTAL

PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO 2013 MAIO

13 -

Incio das aulas do primeiro semestre letivo de 2013.

14 a 16 - Confirmao da matrcula de calouros. 13 - Incio do recebimento, pela Pr-Reitoria de Ensino, de solicitao de Diploma de graduao, expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. Revalidao de

13 - ltimo dia para os Chefes de Institutos solicitarem, Diretoria de Ensino, o cancelamento de oferecimento de disciplinas cujo nmero de estudantes matriculados seja inferior a 10. 16 e 17 - Matrcula em disciplinas de tutoria. 17 Incio do perodo para excluso de disciplinas, via SAPIENS, a partir das 18h.

17 - Incio do perodo de incluso de disciplinas, nas vagas geradas em funo das excluses e de trancamentos de matrculas j lanados, via SAPIENS, a partir das 18h. 18 21 - Colao de Grau. Trmino do perodo para excluso de disciplinas, via SAPIENS, s 24h.

21 - Trmino do perodo de incluso de disciplinas, nas vagas geradas em funo das excluses e de trancamentos de matrculas j lanados, via SAPIENS, s 24h. 27 - ltimo dia para encaminhamento Diretoria de Ensino dos pedidos de alterao de notas do segundo semestre de 2012, de acordo com a Resoluo 05/94, do CEPE. 30 - Feriado (Corpus Christi)

JUNHO 03 - ltimo dia para solicitao de reconsiderao de desligamento, na Diretoria de Ensino, para o prximo semestre letivo, para os estudantes em situao de desligamento. 07 - ltimo dia para solicitao de Exame de Suficincia, na Diretoria de Ensino, para o semestre corrente. 07 - Incio do perodo para recebimento, pela Diretoria de Ensino , de solicitaes para participar de mobilidade intercampi para o prximo semestre letivo. 24 - ltimo dia para trancamento de matrcula, independentemente da assinatura dos professores das disciplinas. 24 - ltimo dia para que os estudantes que no efetivaram a matrcula no primeiro semestre letivo de 2013, solicitem ao Registro Escolar afastamento especial. 24 a 28 - Perodo para confirmao dos dados pessoais, dos possveis formandos do primeiro semestre letivo de 2013, via SAPIENS.

JULHO 05 - ltimo dia para aplicao dos Exames de Suficincia, de acordo com a Resoluo 01/2011/CEPE.

05 - Final do perodo para entrada na Diretoria de Ensino de solicitaes para participar de mobilidade intercampi para o prximo semestre letivo. 08 - ltimo dia para os Coordenadores de curso encaminhem Diretoria de Ensino propostas de alteraes nos projetos pedaggicos dos cursos, nas matri zes c urric ul ares , al tera o de programas analticos das disciplinas e criao e extino de disciplinas, para a elaborao do Catalogo de Graduao de 2014. 15 a 19 - Semana do Produtor Rural. 24 - ltimo dia para trancamento de matrcula, na dependncia de comprovao do atendimento s exigncias das disciplinas que estiver cursando, especialmente quanto freqncia, mediante atestado dos professores responsveis. 29 - ltimo dia para que a Diretoria de Ensino envie ao Registro Escolar os resultados dos exames de suficincia. 30 - Incio do perodo para recebimento pela Diretoria de Ensino, de solicitaes para participar de mobilidade nacional para o prximo semestre letivo.

AGOSTO 02 - ltimo dia para que os Coordenadores de Curso enviem, Diretoria de Ensino, devidamente aprovados pelo Conselho de Ensino, os relatrios de concluso de curso dos pos sveis formandos do perodo. 14 - ltimo dia para entrada, na Diretoria de Ensino, dos pedidos de reativao de matrcula, pelos graduados na UFV, em cursos que possuem modalidades e/ou habilitaes, para a obteno de formao complementar. 14 - ltimo dia para que os Chefes de Institutos confirmem, ao Registro Escolar, a relao das disciplinas que sero oferecidas no segundo semestre letivo de 2013, de acordo com a proposta de horrio de aulas divulgada na pgina eletrnica do Registro Escolar. 14 - ltimo dia para que a D i r et o ri a de Ensino proceda primeira anlise dos relatrios de concluso de curso dos possveis formandos, na dependncia dos resultados do semestre letivo. 16 - ltimo dia para entrega, na Diretoria de Ensino, dos pedidos de afastamento (por at dois perodos letivos), a partir do segundo semestre letivo de 2013. 23 - ltimo dia para que a Diretoria de Ensino divulgue os resultados dos pedidos dos estudantes em situao de desligamento. 26 - Incio do perodo para elaborao dos Planos de Estudos, com os orientadores acadmicos, conforme dias e horrios estabelecidos pelos Coordenadores dos Cursos. 26 - Incio do perodo para solicitao de matrcula, pelo SAPIENS, para o segundo semestre letivo de 2013, para efetivao da mesma com base nos planos de estudos. 29 e 30 - Entrada, na Diretoria de Ensino, dos pedidos de inscrio de estudantes no vinculados para o segundo semestre letivo. 30 - Final do perodo para recebimento pela Diretoria de Ensino de solicitaes para participar de mobilidade nacional para o prximo semestre letivo.

SETEMBRO

02 - Final do recebimento, pela Pr-Reitoria de Ensino, de solicitao de Revalidao de Diploma de graduao, expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. 06 - Trmino das aulas do primeiro semestre letivo de 2013.

DIAS LETIVOS DO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO MAIO JUNHO JULHO AGOSTO 16 25 27 27

SETEMBRO TOTAL

05 100

07

- Feriado (Dia da Independncia) Exames finais.

10 a 13

13 - ltimo dia para a Diretoria de Ensino encaminhar ao Registro Escolar, as solicitaes dos estudantes no vinculados, para cursar disciplinas no prximo semestre letivo. 16 - ltimo dia para que os Coordenadores de disciplinas faam o lanamento de notas e conceitos do primeiro semestre de 2013, no SAPIENS. 16 - ltimo dia para abertura de todos os processos relativos s solicitaes de estudantes, na Diretoria de Ensino, visando a matrcula no prximo semestre. 16 - ltimo dia para elaborao dos Planos de Estudos, com os orientadores acadmicos, conforme dias e horrios estabelecidos pelos Coordenadores dos Cursos. 16 - ltimo dia para solicitao de matrcula, pelo SAPIENS, para o segundo semestre letivo de 2013 para efetivao da mesma com base nos planos de estudos. 18 grau. 20 ltimo dia para que o Registro Escolar envie Diretoria de Ensino a relao dos estudantes aptos a colar

ltimo dia para solicitao de Exame complementar no Registro Escolar.

20 - ltimo dia para que os Coordenadores de disciplinas enviem ao Registro Escolar os formulrios de alterao do conceito I, referentes ao primeiro semestre letivo de 2013. 20 - ltimo dia para que os Coordenadores de curso encaminhem Diretoria de Ensino, os resultados das solicitaes dos estudantes, visando a matrcula no prximo semestre letivo. 21 - Colao de Grau.

23 - Divulgao, pelo Registro Escolar, do resultado da matrcula para o segundo semestre letivo, via SAPIENS. 24 Incio do acerto de matrcula, pelos estudantes, via SAPIENS.

24 - ltimo dia para apresentao dos graduandos estrangeiros Diretoria de Relaes Internacionais - DRI, munidos de passaporte, carteira de identidade ou protocolo, para obteno da declarao de matrcula. 27 27 Final do acerto de matrcula, pelos estudantes, via SAPIENS. Matrcula de estudante no vinculado (das 8h s 11h), no Registro Escolar.

27 - Matrcula em disciplinas facultativas, via SAPIENS.

SEGUNDO SEMESTRE LETIVO 2013 OUTUBRO

01

Incio das aulas do segundo semestre letivo de 2013.

01 - Incio do recebimento, pela Pr-Reitoria de Ensino, de solicitao de Revalidao de Diploma de graduao, expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. 01 - ltimo dia para os Chefes de Institutos solicitarem, Diretoria de Ensino, o cancelamento de oferecimento de disciplinas cujo nmero de estudantes matriculados seja inferior a 10. 03 e 04 - Matrcula em disciplinas de tutoria. 04 Incio do perodo para excluso de disciplinas, via SAPIENS, a partir de 18h.

04 - Incio do perodo de incluso de disciplinas, nas vagas geradas em funo das excluses e devido aos trancamentos de matrculas j lanados, via SAPIENS, a partir das 18h. 08 Trmino do perodo para excluso de disciplinas, via SAPIENS, s 24h.

08 - Trmino do perodo de incluso de disciplinas, nas vagas geradas em funo das excluses e devido aos trancamentos de matrculas j lanados, via SAPIENS, s 24h. 09 e 10 - Mostra de Profisses. 12 - Feriado (Nossa Senhora Aparecida)

16 - ltimo dia para encaminhamento Diretoria de Ensino dos pedidos de alterao de notas do primeiro semestre de 2013, de acordo com a Resoluo 05/94, do CEPE. 18 - ltimo dia para solicitao de reconsiderao de desligamento, na Diretoria de Ensino, para o prximo semestre letivo, para os estudantes em situao de desligamento. 25 ltimo dia para solicitao, na Diretoria de Ensino, de Exame de Suficincia, para o semestre corrente.

25 - Incio do perodo para recebimento pela Diretoria de Ensino de solicitaes para participar de mobilidade intercampi para o prximo semestre letivo. 21 a 26 - Simpsio de Integrao Acadmica SIA - UFV, com substituio das aulas dos dias 24 e 25, pelas atividades do Simpsio. 28 - Recesso escolar ( Comemorao do Dia do Servidor Pblico)

NOVEMBRO 02 Feriado (Finados) ltimo dia para trancamento de matrcula, independentemente da assinatura dos professores das disciplinas.

04 -

04 - ltimo dia para que os estudantes que no efetivaram a matrcula no segundo semestre letivo de 2012, solicitem ao Registro Escolar afastamento especial. 15 - Feriado (Proclamao da Repblica)

18 - ltimo dia para que o Registro Escolar encaminhe Pr-Reitoria de Ensino o nmero de vagas ociosas. 18 a 22 - Perodo para que os possveis formandos, do segundo semestre letivo, confirmem seus dados, via SAPIENS. 22 - ltimo dia para aplicao dos Exames de Suficincia, de acordo com a Resoluo 01/2011/CEPE. 22 - Final do perodo para recebimento, pela Diretoria de Ensino de solicitaes para participar de mobilidade intercampi para o prximo semestre letivo.

DEZEMBRO

04 - ltimo dia para trancamento de matrcula, na dependncia de comprovao do atendimento s exigncias das disciplinas que estiver cursando, especialmente quanto freqncia, mediante atestado dos professores responsveis. 08 - Feriado (Nossa Senhora da Conceio).

09 - ltimo dia para que a Diretoria de Ensino envie, ao Registro Escolar, os resultados dos Exames de Suficincia. 1 6 - ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino encaminhe, para publicao, o edital de preenchimento de vagas ociosas nos cursos de graduao. 20 ltimo dia para que as Coordenaes de curso enviem Di retoria de Ensino, devidamente aprovados pelo Conselho de Ensino, os relatrios de concluso de curso dos possveis formandos do semestre letivo.

21 - Incio do Recesso Escolar

JANEIRO 12 - Final do Recesso Escolar 13 - Reincio das aulas 15 - ltimo dia para entrada, na Diretoria de Ensino, dos pedidos de reativao de matrcula, pelos graduados na UFV, em cursos que possuem modalidades e/ou habilitaes, para a obteno de formao complementar. 15 - ltimo dia para que os Chefes de Institutos confirmem, ao Registro Escolar, a relao das disciplinas que sero oferecidas no primeiro semestre letivo de 2014, de acordo com a proposta de horrio de aulas divulgada na pgina eletrnica do RES. 15 - ltimo dia para que a Diretoria de Ensino proceda primeira anlise dos relatrios de concluso de curso dos possveis formandos, na dependncia dos resultados do perodo letivo. 20 Feriado (Dia do Padroeiro de Florestal).

21 - ltimo dia para entrada, na Diretoria de Ensino, dos pedidos de afastamento (por at dois perodos letivos), a partir do primeiro semestre letivo de 2014. 20 a 24 Inscrio para o preenchimento de vagas ociosas, conforme edital publicado pela Pr-Reitoria de Ensino.

31 - ltimo dia para que a Pr-Reitoria de Ensino divulgue o resultado do processo seletivo para o preenchimento das vagas ociosas, para o primeiro semestre letivo de 2014

FEVEREIRO

03 - ltimo dia para que a Diretoria de Ensino divulgue os resultados dos pedidos dos estudantes em situao de desligamento. 03 - Incio do perodo para a elaborao dos Planos de Estudos, com os orientadores acadmicos, conforme dia e horrio estabelecidos pelos Coordenadores dos Cursos. 03 Incio do perodo para solicitao de matrcula, pelo SAPIENS, para o primeiro semestre letivo de 2014, para efetivao da mesma com base nos Planos de Estudos. 06 e 07 - Entrada, na Diretoria de Ensino, dos pedidos de inscrio de estudantes no vinculados para o primeiro semestre letivo de 2014. 10 - Final do recebimento, pela Pr-Reitoria de Ensino, de solicitao de Revalidao de Diploma de graduao, expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. 15 - Trmino das aulas do segundo semestre letivo de 2013.

DIAS LETIVOS DO SEGUNDO PERODO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO TOTAL 26 23 18 16 13 96

10 a 14 - Matrcula pelos aprovados e classificados no processo de preenchimento de vagas ociosas junto ao Registro Escolar. 10 a 14 - Solicitao de aproveitamento de disciplinas pelos aprovados e classificados no processo de preenchimento de vagas ociosas junto Diretoria de Ensino.

18 a 21 -

Exames finais.

21 - ltimo dia para a Di retori a de Ensi no encaminhar ao Registro Escolar, as solicitaes dos estudantes no vinculados, para cursar disciplinas no prximo semestre letivo. 24 - ltimo dia para que os Coordenadores de disciplinas faam o lanamento das notas do segundo semestre letivo de 2013, no SAPIENS. 24 - ltimo dia para abertura de todos os processos relativos s solicitaes de estudantes, na Diretoria de Ensino, visando a matrcula no prximo semestre. 24 ltimo dia para elaborao dos Planos de Estudos, com os orientadores acadmicos.

24 - ltimo dia para solicitao de matrcula, pelo SAPIENS, para o primeiro semestre letivo de 2014, para efetivao da mesma com base nos Planos de Estudos. 26 - ltimo dia para que os Coordenadores de disciplinas enviem ao Registro Escolar os formulrios de alterao do conceito I, referentes ao segundo semestre letivo de 2013. 28 - Incio do perodo para recebimento pela Diretoria de Ensino de solicitaes para participar de mobilidade nacional para o prximo semestre letivo.

MARO 01 - Feriado (Aniversrio da Cidade de Florestal). 01 - ltimo dia para que os Coordenadores de Curso encaminhem Diretoria de Ensino, os resultados das solicitaes dos estudantes, visando a matrcula no prximo semestre letivo. 01 Divulgao, pelo Registro Escolar, do resultado da matrcula, via SAPIENS

03 a 04 - Carnaval 05 grau. 06 10 ltimo dia para que o Registro Escolar envie Diretoria de Ensino a relao dos estudantes aptos a colar Incio do acerto de matrcula, pelos estudantes, via SAPIENS. ltimo dia para solicitao de Exame complementar no Registro Escolar.

07 - Matrcula de estudante no vinculado (das 07 s 11h), no Registro Escolar. 07 Matrcula em disciplinas facultativas, via SAPIENS.

07 - Matrcula em disciplinas de tutoria. 07 - Final do acerto de matrcula, pelos estudantes, via SAPIENS. 10 Incio das aulas do primeiro semestre letivo de 2014.

12 a 14 - Confirmao da matrcula de calouros. 15 - Colao de Grau.

28 - Final do perodo para recebimento pela Diretoria de Ensino de solicitaes para participar de mobilidade nacional para o prximo semestre letivo.

You might also like