You are on page 1of 44

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Prefcio
necessidade de proteger o meio ambiente um consenso crescente. Entre as ameaas estabilidade do Planeta, duas se destacam: a destruio da Camada de Oznio e o aquecimento global, que motivaram, inclusive, acordos internacionais para deter os fenmenos em curso. O que poucos sabem que os gases que usamos no dia-a-dia para a refrigerao e ar condicionado so viles nestes dois fenmenos. E mais, que a boa manuteno de equipamentos pode ser uma atitude com resultados concretos para a proteo do meio ambiente. De fato, os CFCs e HCFCs usados nestes aparelhos so gases que no s destroem a Camada de Oznio como so tambm agentes do Efeito Estufa. Boas prticas de manuteno evitam o vazamento destes gases e seu efeito nocivo na atmosfera. Quando h vazamento, os equipamentos consomem mais energia, o que ruim para o ambiente e para a empresa, que gasta mais com a conta de luz. O Brasil, tal como outros 192 pases, signatrio do Protocolo de Montreal, um acordo internacional que visa a eliminao das substncias que destroem a Camada de Oznio. Tal como os CFCs e HCFCs, nos prximos anos tero seu consumo compulsoriamente diminudo e posteriormente eliminado. Uma boa manuteno, alm de diminuir os custos com energia eltrica, tambm ajudar o Brasil a cumprir suas metas com o Protocolo. O aprimoramento das boas prticas em manuteno, objetivo deste manual, um dos primeiros resultados do Acordo de Cooperao assinado entre a ABRAS, a ABRAVA e o Ministrio do Meio Ambiente, que visa diminuir o consumo destas substncias. Trata-se de uma atividade em que ganham os estabelecimentos, com a economia de recursos, ganham os trabalhadores, que se aprimoram na sua atividade, e ganha o meio ambiente.

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Introduo
upermercadistas, este Manual de Boas Prticas em Supermercados tem como principal objetivo conscientizar os empresrios e todos os profissionais do setor envolvidos na compra, operao e manuteno de equipamentos refrigerados e ar condicionado da importncia das boas prticas para economizar energia e diminuir custos, evitando o aquecimento global e a destruio da camada de Oznio do Planeta*. Hoje os sistemas de refrigerao dos supermercados so os grandes responsveis pelo uso de substncias que destroem a Camada de Oznio-SDOs, os clorofluorcarbonos-CFCs (usados pelo setor especialmente nos anos 70) e os hidroclorofluorcarbonosHCFCs (mais conhecidos como R22). S para se ter uma idia do dano causado por essas substncias:

.: Uma nica molcula de CFC destri 1.000 molculas da Camada de Oznio. .: O R22 colabora at 1.780 vezes mais para o aquecimento global, que gases naturais (mudana do clima da Terra). Pelos danos que podem causar camada de oznio que protege a Terra, esses gases vo ser aos poucos eliminados. O Protocolo de Montreal acordo internacional com o objetivo de proteger a camada de oznio j determinou a eliminao completa dos CFCs, que hoje s utilizado em equipamentos de refrigerao antigos. Agora a vez dos HCFCs, principais substitutos dos CFCs, serem eliminados a partir de 2015 com congelamento do nvel de consumo j em 2013. Isso mesmo, o gs que os supermercados mais utilizam, o R22, ter seu nvel de consumo congelado no prazo de 4 anos e comear a ser eliminado em seis anos. hora de planejar a troca de equipamentos e de selecionar alternativas, j que existe mais de uma opo de troca, com vantagens e desvantagens, e os custos envolvidos so grandes. Por isso, o Acordo de Cooperao Tcnica (ACT), assinado pelas entidades em maro de 2008, alm deste manual prev outras aes, como o desenvolvimento de atividades para incentivar a troca ou a reforma dos equipamentos antigos que operam com essas substncias prejudiciais ao meio ambiente. Mas o ponto mais importante, e no qual este Manual de Boas Prticas se prope a colaborar, na importncia da boa operao e manuteno desses equipamentos: Hoje, cerca de 40% do consumo dos HCFCs no Brasil utilizado para suprir o setor de manuteno em supermercados.
1

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Mas todo esse gs est sendo utilizado de forma errada em processos de manuteno inadequados, o que agride o meio ambiente (o gs vaza para a atmosfera desnecessariamente), e faz as lojas gastarem muito mais do que deveriam com energia. Ou seja, possvel evitar vazamentos e muitos gastos desnecessrios, s com boas regras de operao e manuteno, como as propostas neste Manual. Utilize-o em sua empresa na orientao de funcionrios e prestadores de servios, e veja os resultados na conta de energia no final do ms. Boa Leitura e Boas Prticas! Ministrio do Meio Ambiente Associao Brasileira de Supermercados Associao Brasileira de Refrigerao, Ar condicionado e Ventilao e Aquecimento * A Camada de Oznio protege o planeta. Sua destruio aumenta a ao de raios solares ultravioleta e a incidncia de queimaduras, cncer de pele, catarata e, o que muito grave: a destruio do fitoplncton (alimentos-base de toda a vida marinha).

Objetivo
.: Conscientizar os dirigentes e executivos das empresas supermercadistas sobre as Boas Prticas de Operao e Manuteno em Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado e nas tcnicas de melhoria contnua, com o propsito de reduzir os custos de manuteno e as emisses de gases refrigerantes prejudiciais ao meio ambiente .: Trazer recomendaes teis que visem reduo do consumo de energia eltrica nas instalaes frigorficas e a mais eficiente operao de loja .: Introduzir novas alternativas de gases (fluidos refrigerantes) a serem utilizados pelos equipamentos das lojas, com zero impacto Camada de Oznio e baixo poder de Aquecimento Global .: Orientar sobre prticas de recuperao e reciclagem dos CFCs e HCFCs, provendo o emprego de novas tecnologias

Apresentao
O
Manual est dividido em trs Mdulos com os seguintes focos: Mdulo I: GESTO ESTRATGICA DA ENERGIA Foco: Proprietrios, Executivos e Gerentes de Loja Este mdulo contm informaes sobre: .: Os custos envolvidos nos sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado; .: Os desperdcios que ocorrem e que comprovadamente comprometem a margem de lucro da loja; .: As formas de evitar ou reduzir esses desperdcios podem gerar recursos necessrios para outros investimentos e para a distribuio de lucros da empresa. Mdulo II: BOAS PRTICAS DE MANUTENO E INSTALAO Foco: Tcnicos de Manuteno (Pessoal de Loja e Terceirizados) Este Mdulo contm informaes bsicas para: .: A melhor instalao e manuteno dos equipamentos refrigerados e de ar condicionado .: Para apoiar a antecipao dos problemas e evitar desperdcios, como os vazamentos de fluidos refrigerantes. Mdulo III: BOAS PRTICAS OPERACIONAIS Foco: Profissionais da Loja Envolvidos com a Refrigerao Este mdulo complementa o Manual, enfatizando a boa operao da loja: .: A melhor organizao e utilizao dos expositores, balces e cmaras frias .: O uso correto para obter eficincia energtica e de forma ambientalmente correta
3

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Mdulo I Gesto Estratgica da Energia


A
melhor gesto de empresa (de loja) a que no visa apenas o ganho imediato, mas o ganho contnuo. Este mdulo trata do tema eficincia energtica, vital para o futuro do seu negcio. Foco: Proprietarios, Executivos e Gerentes de Loja

Manuteno e Sustentabilidade
Voc sabia que o Brasil libera todos os anos toneladas de fluidos refrigerantes para a atmosfera e isto representa uma das maiores taxas de emisso do mundo, prejudicando o futuro do Planeta? Voc sabia que os Supermercados so os que possuem a maior taxa de emisso (em alguns casos se aproxima de 100% de desperdcio) e por isso so responsveis por cerca de 40% do total das emisses do pas? Voc sabia que a boa manuteno preventiva pode evitar tudo isso e ainda economizar recursos para sua empresa? At bem pouco tempo a manuteno preventiva era uma atividade pouco praticada pelas empresas. O comum era fazer apenas manuteno corretiva, o conserto de ltima hora, sem nenhuma programao, provocando danos e custos desnecessrios na cadeia de abastecimento. Hoje os processos da manuteno evoluram e diversos setores j esto convencidos de que a manuteno uma prtica importante, um suporte fundamental para atingir os objetivos estratgicos das empresas, e mais, lucrativa. Com a coleta de informaes e uma boa programao, os supermercados podem prever e antecipar problemas, tornando possvel alguns ganhos que so fundamentais para a lucratividade da sua empresa.
5

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

A boa manuteno permite: .: Programar e cumprir os prazos programados (menor estoque) .: Oferecer produtos com um mesmo padro (melhor qualidade) .: Manter o cliente atual (fidelidade) .: Conquistar novos clientes (competitividade) .: Diminuir custos de produo e armazenagem (reduo de custo 1) .: Reduzir as perdas de matria-prima e produtos (reduo de custo 2) .: Reduzir despesas com componentes e mo-de-obra (reduo de custos 3) .: Reduzir a perda de fluido refrigerante (reduo de custos 4) .: Reduzir o consumo energtico (reduo de custos 5) .: Aumentar a vida til de equipamentos e sistemas (reduo de custos 6) .: Preservar o meio ambiente (responsabilidade ambiental) .: Melhorar a imagem com o cliente (governana corporativa) .: Cumprir a Lei (responsabilidade social e evitar multas) Pense nestes benefcios e cuide da manuteno, pois, essa uma questo de sustentabilidade, do seu negcio, do Pas e do Mundo. Impulsionados pela opinio pblica, governos de todo o mundo esto adotando medidas de controle que exigem cada vez mais o uso responsvel de substncias que agridem a camada de oznio e provocam o aquecimento global, como os fluidos utilizados nos equipamentos refrigerados. H pases que optam por legislaes severas e multas altssimas, em outros, a preferncia pela conscientizao, a opo brasileira, orientada pelo Ministrio do Meio Ambiente.

Manuteno e Reduo de Custos


Voc j analisou o seu custo anual com a reposio do gs refrigerante? Voc sabia que os sistemas foram projetados de forma hermtica, e que o gs deve apenas circular sem nenhum consumo? Voc sabia que a reposio s deveria existir no caso de vazamentos, que deveriam ser mnimos, pois podem ser evitados pela manuteno preventiva correta? Hoje os supermercados gastam muito mais que o necessrio na reposio de gs refrigerante, devido m instalao de sistemas de refrigerao e, principalmente, falta de manuteno preventiva desses sistemas. Mas, o custo de reposio do gs apenas uma parte do problema. Em cascata surgem outros custos como: .: O pagamento da mo-de-obra para a reposio .: A perda de produtos, que se deterioram nos expositores .: A perda de clientes, pela falta de qualidade e segurana alimentar .: O aumento do consumo de energia em at 30%, devido perda de eficincia do equipamento.
7

21 milhes de reais vo para o lixo (ou, pior, para destruir a camada de oznio) Considerando um valor aproximado de R$ 7,00/kg (o valor mdio do R22 em julho 2008), pode-se afirmar que os supermercados brasileiros, s com a reposio do gs, jogam fora todos os anos R$ 21 milhes (3.000.000 x 7,00). Este valor pode dobrar, se incluir outros custos, como perda de produtos, energia, etc.

Para evitar esses custos, melhorar a performance dos sistemas refrigerados e ampliar a vida til dos equipamentos, mesmo que sua loja tenha uma instalao nova ou renovada, necessria a manuteno preventiva. Ou seja, preciso prevenir sempre, para evitar problemas de ltima hora.

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

uma viso ultrapassada pensar que a manuteno dos equipamentos refrigerados nos supermercados apenas um custo, que pode ser evitado. falta de conhecimento do processo e falta de conhecimento dos custos e riscos envolvidos. Para que a manuteno preventiva seja eficiente, muito importante tambm que o supermercadista, antes de contratar uma empresa de manuteno, selecione aquelas que realmente estejam habilitadas para este servio. A melhor forma de se prever problemas nos equipamentos frigorficos elaborar uma Planilha de Manuteno Preventiva, que inclua o registro rotineiro das condies de funcionamento do sistema. A Planilha de Manuteno Preventiva deve: .: Registrar periodicamente as presses, temperaturas, superaquecimento, sub-resfriamento, etc. .: Fornecer dados para se acompanhar o desempenho do sistema durante todo o ano. .: Fornecer dados que facilitem detectar problemas antecipadamente.

Seleo de Fornecedores
claro que a eficincia da manuteno preventiva depende de como foi o projeto e instalao do sistema de refrigerao do supermercado. Um bom sistema refrigerado comea com um bom projeto, exige uma boa instalao e seu ciclo de vida depende de uma boa operao e da manuteno. Estes servios devem ser contratados de empresas especializadas, com registros nos rgos competentes como o CREA , por exemplo, e que possuam boa referncia. Cuidado com os projetos muito baratos. Eles podem sair caro no futuro. Na hora de contratar, deve-se observar se a empresa responsvel pelo projeto, instalao e manuteno tenha: .: Recursos tcnicos e humanos de boa qualidade, .: Ferramental necessrio para manuteno preventiva e corretiva (bomba de vcuo, detector de vazamento, recolhedora de gs, cilindros de servio, manmetro, termmetro, etc.)

Existem algumas referncias importantes que podem ser observadas pelas empresas de supermercados, como se os tcnicos de refrigerao que prestam servio s suas lojas passaram por treinamento em instituies como SENAI e ABRAVA, ou pelas prprias Empresas Fabricantes de compressores e componentes frigorficos.

Investimento em Sistemas Refrigerados


O supermercadista deve estar atento na hora da troca de equipamentos e sistemas refrigerados, porque uma nova gerao de gases refrigerantes (ou fluidos refrigerantes) est se estabelecendo no Brasil e no mundo. .: A tendncia de evoluo contnua e de inovao permanente. .: As alternativas que surgem so os HFCs (com baixo potencial de aquecimento global) e Fluidos Naturais, considerados mais eficientes e menos poluentes. .: Mas novas tecnologias esto em desenvolvimento, novas aplicaes e novos desenhos de sistema tambm. Por isso, no existe um cenrio claro de que alternativa em fluido refrigerante o supermercadista deve optar. S h um referencial: a opo de compra deve ser por equipamentos que utilizem fluidos menos danosos ao meio ambiente, sob pena de o investimento ficar inviabilizado em poucos anos. Sem dvida, a melhor opo no caso de um novo investimento buscar o apoio de profissionais e empresas com capacitao reconhecida para o projeto, instalao e manuteno dos sistemas de refrigerao e ar condicionado. sempre bom lembrar que esses equipamentos so responsveis por cerca de 60% do total consumido em uma loja.
9

Equipamentos digitais A utilizao de instrumentos digitais para controle dos equipamentos de refrigerao e ar condicionado como pressostatos, controles de fase, termmetros e termostatos, bem como softwares de gerenciamento distncia, tambm ajudam a economizar energia eltrica e reduzir os custos operacionais dos equipamentos, alm de proporcionar facilidades na programao de manuteno preventiva e preditiva.

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Na hora da compra de um sistema ou equipamento refrigerado, importante analisar: .: Credibilidade do Fornecedor e capacidade tcnica (qualidade de suporte, treinamento, etc.) .: Tipo de Fluido Refrigerante utilizado e provveis danos que pode causar ao meio ambiente (opo deve ser por fluidos que apresentem Zero PDO (potencial de destruio da camada de oznio, e Baixo GWP (em portugus PAG, potencial de aquecimento global) .: Ateno ao consumo de energia a eficincia energtica vital para sua loja! .: Contrato de ps-venda e manuteno (viabilizar desde a aquisio, para no aumentar custos futuros) .: Compare custo inicial e custo operacional, levando em conta a economia de energia ao longo do tempo de uso. Cuidado com o preo inicial menor e o custo maior na manuteno futura.

Concluso e Prximos Mdulos


Empresrio, executivo e/ou gerente de supermercado, O Ministrio do Meio Ambiente, a ABRAS e a ABRAVA entendem que seguindo as orientaes acima sua tomada de deciso em relao compra e manuteno de equipamentos refrigerados se dar de forma muito mais segura e eficiente e certamente trar economia de recursos para sua empresa. A seguir, iniciaremos o Mdulo II mostrando um exemplo de planilha de acompanhamento das condies de operao dos equipamentos frigorficos utilizados em supermercados e muito mais. Em seguida, vir o mdulo III, com orientaes bem prticas para seu pessoal de loja. Este manual est dividido desta forma para que voc, empresrio e gestor de supermercados, possa, de forma mais fcil e gil, encaminhar os demais mdulos para os responsveis das reas de manuteno e operao de loja. Fique atento, pois a mdia de lucro lquido das empresas supermercadistas gira em torno de 1,7% do faturamento (Ranking ABRAS 2008) e qualquer operao ineficiente pode custar muito caro. o caso da manuteno malfeita ou a reposio desnecessria de fluidos, que podem estar corroendo a lucratividade da sua loja. Pratique e faa praticarem as orientaes desse manual!

Mdulo II Boas Prticas de Manuteno e Instalao


E
ste Mdulo enfatiza a importncia da Manuteno, fornecendo elementos bsicos que so fundamentais para a reduo de custos e para o sucesso da loja. Foco: Tcnicos de Manuteno (Pessoal de Loja e Terceirizados)

Manuteno e Sustentabilidade
Foi-se o tempo em que fazer manuteno era quebrar-galho, fazer um conserto de ltima hora, etc. Hoje, as empresas evoluram e percebem a rea de manuteno como estratgica para o bom funcionamento das lojas. (Aquelas que ainda no evoluram esto perdendo competitividade, ou seja, clientes e dinheiro!). A manuteno de loja, ou seja, todo a estrutura de pessoal e equipamentos para mant-la funcionando e para preservar a qualidade dos produtos e o melhor atendimento aos clientes um suporte fundamental para atingir os objetivos estratgicos da empresa. A manuteno de loja tambm pode ser lucrativa! Com a coleta de informaes e uma boa programao consegue-se prever e antecipar os problemas, tornando possvel alguns ganhos que so fundamentais para a eficincia e a lucratividade da empresa. Por isso, fundamental ressaltar a qualificao dos profissionais de manuteno (seus conhecimentos, certificaes, etc.), porque equipamentos caros, como so os da rea de refrigerao dos supermercados, merecem toda a ateno para que funcionem de forma eficiente. Sem a perda de gs, que degenera a camada de oznio do Planeta e favorece o aquecimento global, e sem perda de frio alimentar, que faz as lojas perderem produtos e clientes.
11

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Manuteno Preventiva
A manuteno preventiva, como o prprio nome sugere, trata de antecipar tarefas evitando que os problemas aconteam aleatoriamente. Ou seja, prevenir investir na instalao para proporcionar funcionamento adequado, sem traumas. A manuteno corretiva aquela que presta atendimento a um problema ou evento de ltima hora. Em tese, no deveria ocorrer, pois a preventiva evitar a parada no programada. Portanto, a manuteno preventiva subentende reduzir custos, melhorar a performance do sistema e ampliar a vida dos equipamentos. A seguir, mostrado um exemplo de planilha de acompanhamento das condies de operao dos equipamentos frigorficos utilizados em supermercados. A adoo de uma planilha, ou check list, fundamental para a racionalizao dos trabalhos e para a formao de uma base histrica da instalao. A planilha pode ser confeccionada da forma que o tcnico desejar, mas importante que contenha espaos para anotaes dos detalhes de dimenses e identificao de todos os componentes usados na instalao, alm dos dados e informaes pertinentes que sero teis para realizar sua reposio.
Tabela 1 Exemplo de planilha de acompanhamento das condies de operao do equipamento frigorfico. CONDIES DE OPERAO DO EQUIPAMENTO FRIGORFICO
Cliente Obra Instalador Equipamento Modelo Compressor 1 Modelo Compressor 2 Modelo Compressor 3 Modelo Compressor 4 Modelo Compressor 5 Fluido Refrigerante Contato Data original da Instalao N Srie N Srie N Srie N Srie N Srie Carga Refrigerante (Kg) Telefone Data

LEITURAS OBTIDAS Compressor Presso de suco (psig) Temperatura de evaporao (C) Temperatura de suco do compressor (C) Superaquecimento do gs de suco (K) Presso de descarga (psig) Temperatura de condensao (C) Temperatura da linha de lquido (C) Sub-resfriamento natural (K) Temperatura de descarga (C) Temperatura do crter do compressor (C) Temperatura ambiente (C) Presso de entrada da bomba de leo (psig) Presso de sada da bomba de leo (psig) Diferencial de presso da bomba de leo (psig) Nvel de leo no visor do crter (; ; ) Nvel de leo no reservatrio (; ; ) se houver Temp. da gua ou ar na entrada do condensador (C) Temp. da gua ou ar na sada do condensador (C) RS Tenso eltrica nominal (V) RT ST R Corrente eltrica nominal (A) S T 13
01 02 03 04 05

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

A Importncia de Recolher os Fluidos Refrigerantes


A liberao do gs refrigerante na atmosfera, alm de incorrer em crime ambiental, um desperdcio de dinheiro, uma vez que o fluido refrigerante pode vir a ser recuperado e reutilizado. fundamental que a empresa responsvel pelo recolhimento do refrigerante possua equipamentos adequados para tal finalidade, e que seja tambm cadastrada no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis). Para recuperar os fluidos refrigerantes, deve-se: .: Transferir este fluido para outro cilindro de servio .: No h a necessidade de limp-lo, evitando assim a disperso de poluentes para a atmosfera. .: A recuperao dos fluidos realizada somente por meio de mquinas recuperadoras, disponveis no mercado nacional, ou poder ser realizada em centros de coleta e reciclagem e regenerao que esto distribudos em algumas cidades do Pas (veja relao no final deste manual). importante lembrar que este produto no poder ser reutilizado at que seja reciclado ou regenerado. Para reciclar ou regenerar os fluidos refrigerantes necessrio fazer a remoo dos contaminantes que entraram no sistema, tais como: gua (umidade), leo inadequado, cidos olicos e cidos clordricos. Somente aps um processo de destilao este produto poder ser reutilizado.

Mantenha a qualidade, para reciclar fluidos: .: Nunca coloque no mesmo cilindro de servio dois tipos de fluidos refrigerantes diferentes, como, por exemplo: R402A (mistura de HFCs) com R22 (HCFC 22). .: Sempre identifique no cilindro de servio o tipo de produto recolhido, tal como R22 contaminado ou R22 reciclado.

Fluidos Refrigerantes Alternativos (Para no Agredir o Meio Ambiente)


Para qualquer troca de fluidos, em primeiro lugar fundamental seguir as recomendaes das empresas prestadoras de servios de manuteno e dos fabricantes dos equipamentos e de fluidos refrigerantes. Elas podem acontecer durante os servios de manuteno, e a melhor opo deve ser pelas converses para refrigerantes alternativos s Substncias que Destroem a Camada de Oznio-SDOs. Outra opo do supermercadista substituir os equipamentos que estiverem com vida til comprometida por equipamentos que j utilizem refrigerantes que no destroem a Camada de Oznio (zero PDO) e que tambm possuam Baixo Potencial de Aquecimento Global (GWP). Existem trs opes bsicas e ambientalmente corretas: 1. Impedir o vazamento e reciclar os fluidos .: Adotar medidas para conservar o fluido refrigerante na ocasio da manuteno do equipamento, identificando e impedindo as fugas; .: recolher o refrigerante, quando da sua manuteno; .: trat-lo (recolhimento, reciclagem ou regenerao); e .: reutiliz-lo no equipamento ou encaminh-lo aos centros de regenerao. 2. Trocar por equipamento mais moderno .: Tirar de uso o equipamento cuja vida til esteja no fim e substitu-lo por outro que use um dos novos refrigerantes alternativos (Tabela 2). .: As substituies podem reduzir custos de operao quando for selecionado um equipamento com maior eficincia energtica (que consuma menos energia).
15

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

3. Fazer o Retrofit (substituir fluido) .: Substituir o fluido refrigerante com potencial de destruio da camada de oznio por um dos fluidos que podem ser utilizados em equipamentos existentes (ver Tabela 2). .: O processo de Retrofit envolve a substituio do fluido refrigerante e eventualmente a troca de lubrificante e/ou dispositivo de expanso. .: Sempre que for aplicado um fluido para Retrofit importante identificar qual produto ser utilizado (nunca se deve misturar os produtos de fabricantes diferentes), pois perder a caracterstica qumica do fluido. .: Quando for realizado um Retrofit, importante recolher corretamente o fluido refrigerante, dando um destino seguro ao produto, evitando danos ao meio ambiente. Veja a seguir a Tabela 2, que explica os fluidos, inclusive os considerados alternativos ao mais utilizado nos supermercados hoje, o R22, que a partir de 2015 comear a ser eliminado (importaes limitadas, etc.).
Tabela 2 Lista de refrigerantes alternativos ao R22 e suas propriedades.
Refrigerantes Substncia Natural Nome Comercial Fabricante R22 no vrios R404A no vrios R143a/ R125/ R134a 0 3260 0,7 no R507A no vrios R143a / R125 R134a no vrios R410A no vrios R32 / R125 R407C no vrios R32 / R125 / R134a 0 1525 7,4 no R422D no Isceon MO29 DuPont R125 / R134a / R600a 0 2230 4,5 no R427A no FX100 Arkema R32 / R125 / R143a / R134a 0 1830 7,1 no R717 sim Amnia vrios R744 sim Dixido Carbono vrios R290 sim Propano vrios R1270 sim Propileno vrios

Composio qumica

CHClF2

CF3CH2F

NH3

CO2

C3H8

C3H6

Destruio Camada Oznio (PDO)* Potencial Aquecimento Global (GWP)** Temperatura Glide (K) Inflamabilidade

0,05 1500 0 no

0 3300 0 no

0 1300 0 no

0 1725 0,2 no

0 0 0 baixa

0 1 0 no

0 3 0 alta

0 3 0 alta

Toxicidade Tipo de leo lubrificante***

baixa MO/AB/ MO+AB HT / MT / LT -

baixa POE

baixa POE

baixa POE

baixa POE

baixa POE

baixa MO/AB/ POE HT / MT / LT Existentes

baixa MO/AB/ POE HT / MT / LT Existentes

alta MO/PAO HT / MT / LT (Sist. Indiretos) Novos

baixa POE

baixa MO/ PAO/ POE HT / MT / LT (Sist. Indiretos) Novos

baixa MO/ PAO/ POE MT / LT (Sist. Indiretos) Novos

Tipo de aplicao****

MT / LT

MT / LT

HT

HT

HT

MT e LT

Equipamentos

Novos

Novos

Novos

Novos

Novos

Novos

Fontes: EN 378-1; ASHRAE 34; Refrigerant Report Bitzer A-501-14 * Destruio da Camada de Oznio PDO (potencial de destruio da Camada de Oznio) um ndice baseado na referncia do R11 (100%), por exemplo, o R22 possui um PDO = 0,05, ou seja tem um potencial de destruio do oznio de 5% comparado ao R11. ** Potencial de Aquecimento Global (GWP-Global Warming Potencial) - um ndice que compara o efeito do aquecimento produzido pelos gases na atmosfera ao longo do tempo (normalmente 100 anos), em relao a quantidades semelhantes de CO2 (em peso). *** Tipo de leo lubrificante: MO = Mineral, AB = Alkylbenzeno, MO+AB = Semi-sinttico, POE = Polyolester, PAO = Polyalphaolifina **** Tipo de Aplicao: HT= Alta temp. evaporao (ar condicionado), MT = Mdia temp. evaporao (sistema de resfriados), LT = Baixa temp. evaporao (sistema de congelados), Sistemas Indiretos = restritos apenas a refrigerar o fluido secundrio (gua, Glycol, Tyfoxit, etc.), que garantir toda a refrigerao necessria para as cmaras, expositores frigorficos e fan-coils do sistema de ar condicionado.

17

Utilizao e Eficincia Energtica dos Fluidos Refrigerantes


a) Para novos equipamentos de refrigerao .: R404A (mistura de HFCs) e R507A (mistura de HFCs) So substitutos do R22 para mdias (MT) e baixas temperaturas de evaporao (LT). Oferecem eficincias energticas similares do R22. .: R717 (Amnia) Fluido natural, que poder ser utilizado para refrigerao de mdia (MT) e baixa (LT) temperatura por meio de sistemas de expanso indireta, utilizando fluidos intermedirios (por exemplo: Propileno Glycol para resfriados, Tyfoxit para congelados, etc.). Possui eficincia energtica maior, comparada ao R22.

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

.: R744 (Dixido de Carbono) Fluido natural, foi um dos mais empregados em refrigerao no passado, at surgirem os fluidos artificiais. Desde o final da dcada de 90 volta a ser uma opo para sistemas de refrigerao de mdia (MT) e baixa (LT) temperatura. ambientalmente amigvel e possui eficincia energtica elevada comparada ao R22 (principalmente na condio subcrtica). .: R290 (propano-hidrocarboneto) e R1270 (propileno-hidrocarboneto) So fluidos naturais (hidrocarbonetos), ambientalmente amigveis, indicados para mdias (MT) e baixas temperaturas de evaporao (LT), embora fortemente inflamveis, o que requer uso mais cuidadoso de suas aplicaes. Possuem eficincias energticas similares ao R22. b) Para novos equipamentos de ar condicionado .: R134a (HFC-134a) indicado para chillers utilizados em sistemas de Ar Condicionado (HT). Oferece eficincia mais baixa que o R22. .: R410 (mistura de HFCs) Pode ser utilizado em condicionadores de ar (HT). Apresenta capacidade de refrigerao 45% superior ao R22. .: R407C (mistura de HFCs) Pode ser utilizado em sistema de ar condicionado (HT). Possui capacidade de refrigerao similar ao R22. .: R290 (propano-hidrocarboneto) Tambm indicado para alta (HT) temperatura de evaporao em sistemas com expanso indireta, mas requer uso mais cuidadoso, por ser fortemente inflamvel. Possui eficincia energtica similar ao R22.

IMPORTANTE! Apesar dos HFC no oferecerem risco Camada de Oznio (zero PDO), so substncias com altos valores de aquecimento global (GWP), contribuindo para o processo de aquecimento global e futuramente podero estar sujeitas a controle pelo Protocolo de Quioto, a exemplo dos CFCs e HCFCs controlados pelo Protocolo de Montreal.

Para Equipamentos Existentes de Ar Condicionado e Refrigerao (Uso em Refrotif)


.: R422D (mistura de HFCs) e R427A (mistura de HFCs) So indicados para os sistemas existentes de ar condicionado (HT), refrigerao de mdia (MT) e baixa (LT) temperatura de evaporao, para uso por meio de Retrofit, sempre sob orientao dos fabricante do equipamento original, do compressor e do refrigerante. Proporcionam capacidades de refrigerao e eficincia energtica similares ao R-22 na maioria dos sistemas.
19

IMPORTANTE! Esses fluidos no oferecerem risco Camada de Oznio (zero PDO), mas so substncias com altos valores de aquecimento global (GWP), contribuindo para o processo de aquecimento global e futuramente podero estar sujeitas a controle pelo Protocolo de Quioto, a exemplo dos CFCs e HCFCs, controlados pelo Protocolo de Montreal.

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Fluidos Refrigerantes Falsificados


.: Uso de fluidos de origem desconhecida perigoso e pode custar caro! Quando se utilizam fluidos refrigerantes de origem desconhecida no sistema de refrigerao ou de ar condicionado, a presso de descarga pode ser altssima e, com isso, o equipamento no produz o rendimento esperado, prejudicando principalmente o compressor e gerando elevado consumo energtico. Portanto, recomenda-se sempre adquirir o produto por meio de empresas srias e conhecidas no mercado de refrigerao e que possuem tambm cadastro no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis).

Vazamento de Refrigerante e Reposio


.: Colocar refrigerante sem primeiro localizar e reparar o vazamento uma soluo temporria, custosa e ambientalmente incorreta. Infelizmente, muitos supermercados vivem hoje a rotina de reposio de gases refrigerantes, como se isso fosse normal. Em situaes ideais, quando o sistema de refrigerao bem realizado, o refrigerante no se esgota nunca. .: Verifique as fontes de vazamento Geralmente as fugas de refrigerante no sistema de refrigerao so provocadas por uma falha de instalao (solda, conexo, etc.). A fonte mais provvel de vazamento encontra-se nas junes mecnicas e nas soldas ao longo da tubulao.

Falha de Instalao

Fuga

Figura 01 Exemplo de vazamento de refrigerante na conexo de entrada da vlvula de expanso.

A presena de leo ao redor de uma conexo geralmente indica a existncia de fuga, mas no deve ser este o fator determinante. importante verificar sempre a presena de fugas utilizando um detector de vazamentos. .: Reparar, para depois recarregar Depois de constatado que um sistema tem baixa quantidade de refrigerante e verificadas e reparadas as causas de vazamentos, a sim hora de recarregar o sistema com novos fluidos refrigerantes.

Dicas e Recomendaes para Evitar Vazamentos e Outros Problemas


Deve-se sempre ter extremo cuidado no dimensionamento, instalao, limpeza e desidratao das linhas de refrigerante antes de recarregar o equipamento com gs ou fluido refrigerante. Para evitar problemas no equipamento e fugas de refrigerantes desnecessrias ( e onerosas), os procedimentos abaixo devero ser levados em considerao: a) Tipo de tubulao de refrigerante .: Usar somente tubo de cobre de boa qualidade O uso do cobre em todo o sistema de refrigerao essencial. Os tubos, certificados pela norma ASTM B 280, devem ser devidamente limpos e preferencialmente ter tampas nas extremidades. Alm disso, o soldador que far a implantao do sistema deve possuir certificado profissional para realizar com segurana e boa qualidade toda a soldagem da tubulao de refrigerao. b) Dimensionamento da tubulao .: preciso saber dimensionar a tubulao A perda de carga nas linhas de refrigerante reduz a eficincia do sistema. O dimensionamento correto da tubulao deve basear-se no mnimo custo e na mxima eficincia do sistema.
21

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

O clculo da perda de carga determinado por meio da mudana da temperatura de saturao do refrigerante. Tipicamente, um sistema de refrigerao dimensionado para uma perda de carga de 1 K (um quilo) ou menos para cada segmento de linha: descarga, suco e lquido. .: Verifique a velocidade do fluido refrigerante A velocidade do fluido na tubulao importante para garantir o retorno de leo ao compressor, uma vez que uma pequena quantidade de leo sempre arrastada pelo refrigerante durante a compresso. Esta quantidade de leo varia em funo da porcentagem de fluxo de refrigerante, das condies de aplicao e tambm do superaquecimento do gs de suco. A figura 02, a seguir, mostra as velocidades recomendadas:
Linha Lquido < 1,5 m/s
TC

Linha Suco 4,5... 20 m/s

Tsuc

Linha Descarga 10... 18 m/s Pdesc

Linha Condensado < 0,5 m/s

Figura 02 Velocidades recomendadas de acordo com a ASHRAE Handbook Refrigeration 2006 Captulo 2.

Psuc

c) Soldagem (brasagem) da tubulao de refrigerante .: Quando se proceder soldagem das linhas de refrigerante, um gs inerte dever circular a baixa presso com aproximadamente de 1 a 2 psig* atravs da linha, para evitar formao de xidos no interior da tubulao e garantir boa brasagem entre as unies. * Libras por polegada ao quadrado. .: Recomenda-se o uso de nitrognio seco, conforme exemplo da Figura 03, a seguir:
A B
A Figura 03 Exemplo de soldagem da tubulao com fluxo de N2. Solda resistente, limpa e isenta de vazamento. B Figura 04 Diferena da soldagem da tubulao sem fluxo de N2. Solda fraca, cheia de xidos de cobre e com possvel vazamento de gs.

23

IMPORTANTE! Normalmente um supermercado de grande porte, no Brasil, gasta em mdia 8 a 10 toneladas de tubos de cobre. Por isso que se deve ter muito cuidado com a soldagem durante a instalao de toda a tubulao, para evitar vazamentos.

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

d) Teste de vazamento da tubulao .: Aps a soldagem e conexo de todas as linhas de suco, descarga e linha de lquido, o sistema dever ser testado contra vazamentos. .: Recomenda-se fazer este teste com Nitrognio seco com presso aproximada de 350 psig em todo o sistema, com exceo dos evaporadores, ocasio onde os mesmos devero ser testados com presso mxima de 150 psig para evitar ruptura. e) Verificao final .: Como verificao complementar contra vazamentos, recomenda-se que antes de proceder carga de refrigerante o sistema seja evacuado at uma presso de 500 micra de Hg ou menos e permanecer fechado hermeticamente por no mnimo 12 horas. .: Qualquer entrada de ar no sistema ser evidenciada por uma diminuio na leitura do vcuo ou aumento da presso efetiva negativa. Se evidenciada uma perda, o sistema dever ser testado novamente e o vazamento eliminado. .: Somente um sistema absolutamente estanque pode ser considerado aceitvel. f) Evacuao e desidratao do sistema .: Uma bomba de alto vcuo dever ser conectada em ambas as vlvulas de servio de evacuao nos lados de alta e baixa presso do sistema, mediante tubo de cobre ou mangueiras de vcuo de dimetro interno mnimo de (um quarto de polegada). Um vacumetro capaz de registrar presses em micra de Hg dever ser adaptado ao sistema para leitura das mesmas. .: Energizar a resistncia de crter do(s) compressor(es) durante todo o processo de evacuao. .: O tempo de evacuao e desidratao necessrio para a remoo da umidade do sistema frigorfico depender dos seguintes fatores: dimenses das linhas de conexes do sistema; quantidade de gua presente no sistema; capacidade da bomba de vcuo utilizada. .: A bomba de vcuo dever operar at que uma presso de 500 micra de Hg seja atingida, devendo neste momento quebrar o vcuo com nitrognio seco pelo menos duas vezes at que a presso do sistema se eleve acima de 0 psig. A quebra do vcuo sempre necessria, pois o nitrognio seco, quando for injetado, absorver a umidade contida no sistema que no foi removida pela bomba de vcuo.

IMPORTANTE! A funo da evacuao baixar a presso a um ponto em que a gua ferva a uma temperatura mais baixa e assim seja mais facilmente removida do sistema. Isso somente possvel atravs de uma bomba de alto vcuo. NUNCA UTILIZAR O COMPRESSOR PARA FAZER VCUO NO SISTEMA! g) Carga de refrigerante no sistema .: Durante a carga inicial de fluidos, recomenda-se aproveitar o vcuo no sistema para carregar com maior quantidade de lquido refrigerante possvel o tanque. .: importante pesar o(s) cilindro(s) de refrigerante (s) antes da carga, para manter o controle exato da quantidade de gs que entrar no sistema. .: Alguns dos fluidos da tabela 2 so misturas no-azeotrpicas (Temperatura Glide > 0 K). Assim, para se certificar de estar carregando uma composio correta de fluido refrigerante, necessrio que a maior parte do fluido seja carregada na fase lquida. Tal carregamento deve ser feito na parte de alta do sistema, para evitar golpe de lquido no compressor. .: A verificao da carga dever ser feita por meio da anlise dos seguintes parmetros: presso de suco e de descarga, superaquecimento e sub-resfriamento, corrente eltrica do(s) compressor(es), nvel de lquido do tanque, visor de lquido, etc. .: No adicione leo quando o sistema estiver com pouco refrigerante, a menos que o nvel de leo estiver perigosamente abaixo de do visor do(s) crter(es) do(s) compressor(es). .: Dar continuidade carga at que o sistema possua suficiente quantidade de refrigerante para uma operao normal. .: No carregar em excesso. Lembre-se de que bolhas no visor da linha de lquido podem ser causadas tanto por restries como por falta de refrigerante. .: Rotular o sistema e seus componentes para identificar o tipo de fluido refrigerante e leo lubrificante utilizados. Assim, evitar que ocorra troca de tipo de leo e fluido em futuras manutenes do sistema. IMPORTANTE! Nunca realize a carga de refrigerante no estado lquido diretamente na suco do(s) compressor(es). H perigo de golpe de lquido, e conseqentemente quebra mecnica imediata do(s) compressor(es). Ou seja, prejuzo para a loja!
25

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Como Verificar as Condies de Operao do Equipamento Frigorfico


Depois de realizada a carga de refrigerante no sistema, utilizar a Tabela 1 para registrar toda a condio de operao do sistema, conforme a apresentao simplificada da Figura 5.
TC

Psuc Tsuc

Figura 05 Verificao das condies de operao do equipamento frigorfico.


Tsuc Pdesc Tdesc TLL

Psuc

Pbo (sada) Pbo (entrada) Tcar

Legenda da figura 05: Tdesc = Temperatura de descarga (psig) Pdesc = Presso de descarga (psig) Tsuc = Temperatura de suco (psig) Psuc = Presso de suco (psig) Pbo (entrada) = Presso de entrada da bomba de leo (psig) Pbo (sada) = Presso de sada da bomba de leo (psig) Tcar = Temperatura do crter (C) TLL = Temperatura da linha de lquido (C) Frmulas adicionais:

Frmulas adicionais: Superaquecimento (til) = Tsuc (sada evaporador) Temp. evaporao (convertida da Psuc) Superaquecimento (total) = Tsuc (compressor) Temp. evaporao Sub-resfriamento = Temp. condensao (convertida Pdesc) TLL Diferencial de presso da bomba de leo = Pbo (sada) - Pbo (entrada)

Valores recomendados pelos fabricantes de compressores e componentes


.: Superaquecimento til (sada do evaporador) = 3 ~ 7K .: Superaquecimento total (suco do compressor) = 6 ~ 20K .: Sub-resfriamento (natural, proveniente do condensador) = 3 5K .: Temperatura mxima de descarga = 125C .: Temperatura mnima de descarga = 30K acima da temp. mxima de condensao. .: Temperatura do crter = 40 ~ 70C .: Diferencial de presso da bomba de leo do compressor = 20 ~ 60 psig
Figura 06 Valores de superaquecimento, sub-resfriamento, temperaturas, etc., recomendadas pelos fabricantes.
27

Concluso e Prximo Captulo


Prezado supermercadista responsvel pela manuteno, Sabemos que a manuteno apenas uma das preocupaes da direo da loja, sempre com nfase na operao comercial. Mas nunca demais lembrar que sem uma boa manuteno as reas de refrigerao da loja podem parar, causando prejuzos incalculveis. Por outro lado, no basta apenas repor fluidos (ou gs) em caso de vazamento, desperdiando dinheiro e poluindo o meio ambiente. No mdulo II sobre Boas Prticas de Manuteno e Instalao, que acabamos de ver, h muitos contedos tcnicos, importantes de serem conhecidos tanto pelo seu pessoal de gerncia de loja quanto pela equipe de manuteno que atua diretamente nesta rea. Nossa sugesto que este mdulo do Manual seja compartilhado com sua equipe, por meio de cpias, e que sirva inclusive como treinamento obrigatrio do seu pessoal e dos prestadores de servio. No Mdulo a seguir, falaremos sobre a operao do sistema refrigerao, com informaes essenciais para sua equipe de loja. Boa manuteno significa boa operao de loja e o meio ambiente preservado!

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Mdulo III Boas Prticas Operacionais


Foco: Equipe de Loja (Sistema Refrigerado e Operaes)

ste mdulo complementa os dois anteriores (direcionados aos gestores da empresa e aos responsveis pela manuteno, respectivamente). Seu foco so todas as pessoas envolvidas na operao do sistema refrigerado e na organizao da loja: .: Gerncia .: Encarregados (de depsito e de seo)

.: Repositores Ser possvel conferir diversas informaes que indicam como utilizar corretamente os Sistemas de Refrigerao, para a boa operao da loja, com segurana e economia de energia. O formato desse mdulo, muito parecido com uma cartilha, facilita o acesso e a multiplicao do conhecimento, e por isso sugerimos sua utilizao em treinamentos da equipe de loja.

29

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Recomendaes teis para a Utilizao dos Equipamentos Refrigerados


.: Evite corrente de ar As correntes de ar afetam diretamente o rendimento dos balces frigorficos, seja qual for a causa. Por exemplo, uma porta aberta, um ventilador mal colocado, um duto de ar condicionado soprando sobre um balco, enfim, qualquer movimentao de ar sobre balces frigorficos causar problemas e, portanto, deve ser evitadas. Quando o balco apresenta temperatura acima do normal, ou dificuldades de degelo, possvel que estes problemas sejam causados por corrente de ar em volta do mesmo. Fique alerta!
Figura 07 Evitar correntes de ar que possam afetar o rendimento dos balces.

Figura 08 Cuidados durante o abastecimento de mercadorias no balco frigorfico, sempre respeitar o limite mximo estipulado pelo fabricante.

.: Confira a capacidade dos balces refrigerados Cada balco ou expositor refrigerado tem seu limite de exposio de produtos (veja a linha de carga mxima indicada no equipamento). Caso ela seja ultrapassada, na hora da reposio, pode acarretar maior consumo de energia e ainda se corre o risco de os produtos no ficarem corretamente resfriados, entre outros graves problemas. Os repositores devem ser bem orientados pela correta exposio.

No caso de promoes, faa reposies contnuas, mas no deixe exceder a capacidade do balco de poder refrigerar. Isso prejuzo na certa! Evite pilhas enormes de mercadorias ou cartazes mal colocados na rea de circulao do ar frio. Fique atento: somente quando o ar frio estiver envolvendo totalmente a mercadoria que esta poder ser adequadamente resfriada, mantendo a segurana alimentar dos produtos. .: Confira o tempo de transferncia de produtos congelados A transferncia de produtos congelados do depsito (ou Centro de Distribuio CD) at o balco deve ter prioridade entre os servios a serem executados, a fim de manter o produto com o mesmo nvel de qualidade que tinha ao ser congelado inicialmente. Lembre-se: a qualidade de um alimento perecvel no pode ser recuperada depois de ter sido perdida. .: Pratique a limpeza e evite entupimentos Todo dia, antes de fazer a reposio dos produtos nos balces refrigerados/congelados, os repositores devem ser orientados a limpar os balces e, principalmente, retirar os pedaos de papel que porventura se desprenderam das embalagens ou qualquer outro detrito. uma medida simples e eficaz para evitar o entupimento dos esgotos e manter o bom funcionamento do equipamento. .: Evite acidentes Cuidado com o vazamento de gua dos balces refrigerados, seja na hora da limpeza ou por problemas de mau funcionamento. importante sinalizar corretamente a rea (para alertar os consumidores e os outros funcionrios), limpar e secar rapidamente o piso.

31

Figura 09 Cuidar sempre da limpeza e higiene do balco e evitar acidentes com pisos escorregadios.

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

.: Evite fontes de calor perto dos equipamentos refrigerados Deve-se evitar qualquer fonte de calor que incida diretamente sobre os balces frigorficos. O teto de uma loja geralmente uma grande superfcie radiante, j que a temperatura na superfcie do teto estar, provavelmente, sempre bem mais elevada do que a temperatura dentro da loja, onde est o balco refrigerado aberto. Fique atento: Todas as vezes que a temperatura dos pacotes colocados na parte superior de um balco (ou expositor frigorfico) for mais alta do que a do ambiente deve-se suspeitar de que alguma fonte de calor est provocando essa situao!

24C 24C TEMPERATURA DO AR FRIO 2C TEMPERATURA DO PRODUTO 6C

30C 28C

TETO 43C 38C

AR DA LOJA 24C

Figura 10 Evitar qualquer fonte de calor que incida diretamente sobre os balces.

.: Evite colocar produtos quentes nas Cmaras Frias Assim como nos balces frigorficos, deve-se evitar a entrada de produtos quentes nas cmaras frigorficas. A grande maioria dos projetos de cmaras frigorficas para supermercados para produtos pr-resfriados e pr-congelados. Sendo assim, as cmaras tero apenas que conservar os produtos que necessariamente tero que entrar com a temperatura prxima quela que deve ser mantida.
Figura 11 Evitar misturar produtos dentro da cmara frigorfica.

.: Verifique a capacidade e o modo de armazenagem na cmara fria Evite ultrapassar a capacidade mxima de armazenagem dos produtos para a qual a cmara foi dimensionada, porque isso pode ocasionar diversos problemas, como perda de ar frio e prejuzo ao funcionamento da cmara. Evite tambm colocar produtos nas sadas de ar da cmara, atrapalhando a entrada de ar frio. muito importante no obstruir a circulao do ar na sada dos evaporadores. Caso isso ocorra, alm de no garantir a uniformidade da temperatura no interior da cmara, provocar maior acmulo de gelo no evaporador. .: Organize os produtos dentro da cmara fria necessrio organizar os produtos dentro da cmara fria, no simplesmente deposit-los l, sem critrio. Evite misturar os produtos a serem conservados no interior das cmaras; cada produto possui uma temperatura de conservao diferente do outro. .: Controle a iluminao na cmara fria As luzes internas da cmara frigorfica devero ser apagadas quando no estiverem sendo utilizadas. Verifique como este procedimento cumprido por sua equipe. .: Mantenha as portas da cmara fria fechada As portas das cmaras frigorficas devem ficar fechadas o mximo de tempo possvel. uma questo de economia de energia para a loja. Uma prtica errada deixar a porta de uma cmara frigorfica aberta por longos perodos de tempo, para facilitar a entrada e a sada dos repositores. Esta prtica no s cria problemas para o contedo da cmara pela entrada de ar quente e mido, mas tambm provoca o acmulo de gelo no evaporador. importante saber que esse gelo excessivo impede o sistema de refrigerao de funcionar com 100% de eficincia at o prximo perodo de degelo seguinte. Uma boa sada a instalao de cortinas de PVC, que elimina a necessidade constante da reposio do frio, reduzindo o consumo de energia, j que a perda de frio na cmara, com a entrada e sada de pessoal, mnima. Outra opo utilizar controladores eletrnicos de iluminao, que podem proporcionar reduo do consumo de energia.

33

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Recomendaes teis para o Acompanhamento Tcnico do Sistema de Refrigerao, pela Equipe de Loja
Um sistema frigorfico composto por diversos equipamentos e acessrios que garantem a refrigerao dos produtos comercializados (refrigerados e congelados). Seu funcionamento essencial para a boa operao de loja, porque qualquer anomalia no sistema, como a queda de frio alimentar, pode causar a perda de produtos (descongelamento), acarretando multas e perda de clientes. Por tudo isso, importante a equipe de loja (manuteno e operao) estar atenta a todas as especificaes tcnicas e manuais de operao desses equipamentos. Os fabricantes de sistema de refrigerao fazem diversas recomendaes sobre a utilizao desses equipamentos, como: .: a capacidade de armazenamento .: as distncias que devem ser deixadas livres (sem produtos) na entrada de ar forado .: as reas de circulao obrigatria para quem os utiliza Todas essas orientaes fazem parte do manual dos equipamentos, que de leitura obrigatria, para quem os utiliza. As recomendaes a seguir so complementares aos manuais dos fabricantes, e visam boa operao de loja, com: .: menor custo de manuteno .: menor perda de produto .: menor consumo de energia a) Limites de uso Utilize os compressores dentro de seus limites de aplicao (conforme norma dos fabricantes). Alm de garantir a vida til deles, evitar tambm o consumo desnecessrio de energia eltrica, o que representar uma economia para a loja. As temperaturas de evaporao muito baixas tambm reduzem a capacidade frigorfica dos compressores, diminuindo o coeficiente de performance.

b) Temperatura de condensao Evite trabalhar com temperaturas de condensao acima da especificada no projeto da instalao, pois implica reduo da capacidade dos compressores e aumento da potncia consumida. Para isso, indispensvel uma rotina de manuteno preventiva que garanta que o condensador opere sempre em boas condies de limpeza. Evite tambm a operao com gases no condensveis, responsveis pelas altas temperaturas de condensao. c) Troca de leo Verifique a necessidade de troca do leo lubrificante, de limpeza dos filtros de suco (se houver) e da troca dos filtros da linha de lquido, de acordo com as prescries tcnicas de cada fabricante. Assim, possvel evitar que o equipamento opere com elevadas perdas de carga, o que resulta num aumento da potncia consumida. d) Carga de gs Verifique constantemente a carga de gs refrigerante. .: A reduo da carga original atravs de vazamentos far com que os compressores operem com superaquecimento total elevado, o que alm de diminuir a performance dos evaporadores dos balces e das cmaras far com que os compressores trabalhem com maior potncia consumida (altas temperaturas de descargas), correndo o risco de carbonizao do leo lubrificante e da reduo da vida til do equipamento (prejuzo para a loja). .: O excesso da quantidade de gs refrigerante no sistema obrigar os compressores a trabalharem com maior consumo de energia. e) Baixa potncia Evite trabalhar com baixo fator de potncia dos compressores. Alm das multas impostas pela concessionria de energia, tambm implicar elevado aumento da potncia aparente, resultando maior consumo de energia eltrica dos compressores. preciso seguir a recomendao do fabricante para a utilizao de capacitores para corrigir o fator de potncia.
35

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

f) Presso e potncia dos Racks Ajuste corretamente todos os dispositivos de controle (presso/temperatura) dos racks ou unidades condensadoras para evitar que os compressores trabalhem em condies de liga/desliga em curto perodo de tempo. Alm da reduo da vida til dos compressores, aumentar tambm o consumo de energia devido aos picos de partidas ocasionadas pela ciclagem (liga desliga) dos compressores. g) Ventilao da sala de mquinas A sala de mquinas precisa ter uma boa ventilao. Este um dos mais importantes requisitos para que o equipamento frigorfico funcione efetivamente, produzindo as temperaturas desejadas nos expositores e nas cmaras com a menor despesa operacional possvel. Sem uma boa ventilao na sala de mquinas, os compressores sero forados a trabalhar mais do que o esperado e conseqentemente no podero dar os rendimentos previstos, resultando em maior consumo de energia, e, portanto, mais despesas para a loja. h) Equipamentos digitais A utilizao de instrumentos digitais para controle dos equipamentos de refrigerao e ar condicionado como pressostatos, controles de fase, termmetros e termostatos, bem como softwares de gerenciamento distncia, tambm ajudam a economizar energia eltrica e reduzir os custos operacionais dos equipamentos, alm de proporcionarem facilidades na programao de manuteno preventiva e preditiva.

Realizao
MMA Ministrio do Meio Ambiente Tel.: (61) 3317-1234 Site: www.mma.gov.br ABRAS Associao Brasileira de Supermercados Tel.: (11) 3838-4500 Site: www.portalabras.com.br ABRAVA Associao Brasileira de Refrigerao, Ar Condicionado Ventilao e Aquecimento Tel.: (11) 3361-7266 Site: www.abrava.com.br

Colaborao Tcnica (Fabricantes)


Bitzer Compressores Ltda. Tel.: (11) 4617-9100 Site: www.bitzer.com.br CACR Engenharia & Instalaes Ltda. Tel.: (11) 5561-1454 Site: www.cacr.com.br Danfoss do Brasil Indstria e Comrcio Ltda. Tel.: 0800 701-0054 Site: www.danfoss.com.br DuPont do Brasil S/A Tel.: 0800 17 17 15 Site: www.refrigerants.dupont.com / www.dupont.com.br

37

Manual de Boas Prticas em Supermercados para Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado

Emerson Climate Tel.: (11) 3618-6655 Site: www.emersonclimate.com.br Full Gauge Controls Tel./Fax: (51) 3475-3308 Site: www.fullgauge.com.br Scarceli Tel.: (19) 3734-4444 Site: www.scarceli.com.br

Fontes de Consulta
Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves-Centro Nacional de Tecnologia em Refrigerao e Ar Condicionado Tel./Fax: (11) 6163-9388 / 6163-7587 Site: www.senai.br IBAMA Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis Tel.: (61) 3316-1212 Site: www. ibama.gov.br ABESCO Associao Brasileira das Empresas de Conservao de Energia Tel.: (11) 3549-4525 Site: www.abesco.com.br

Apoio:

Cooperao Internacional:

Coordenao:

You might also like