You are on page 1of 3

Abalos Ssmicos Abalo ssmico ou terremoto um tremor da superfcie terrestre produzido por foras naturais situadas no interior da crosta

a terrestre e a profundidades variveis. Os abalos so causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vo desde 50 at 900 km abaixo do solo. Outros fatores considerados so deslocamentos de gases como o metano e as atividades vulcnicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos. A maioria dos abalos ssmicos de origem natural da Terra, so chamados de sismos tectnicos. A fora das placas tectnicas desliza sobre a astenosfera podendo colidir, afastar-se ou deslizar-se uma pela outra. Atravs dessas foras as rochas vo se alterando at seu ponto de tenso, posteriormente as rochas comeam a se romper e liberam uma energia acumulada durante o processo de deslocamento. A energia ento liberada atravs de ondas ssmicas pela superfcie e interior da Terra. Os sismos induzidos so basicamente resultado da ao do homem. Originam-se de exploses, extrao de minrios, de gua ou fsseis, ou at mesmo por queda de edifcios; entretanto a intensidade apresentada bastante inferior a dos terremotos tectnicos. Entre as consequncias de um abalo ssmico citamos: Vibrao do solo com intensidades variada, Abertura de falhas, Deslizamento de terra, Tsunamis, Mudanas na rotao da Terra. As conseqncias de um abalo ssmico normalmente acarretam em efeitos nocivos ao homem como ferimentos, mortes, prejuzos financeiros e sociais, desabamento de construes, destruio entre outros. As regies mais suscetveis a abalos ssmicos so as regies prximas s placas tectnicas como o oeste da Amrica do Sul onde est localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regies em que se formam novas placas como no oceano Pacfico onde se localiza o Cinturo de Fogo. O comprimento de uma falha causada por um terremoto pode variar de centmetros a quilmetros.

Para medir a dimenso dos abalos ssmicos utilizada uma escala. A mais usada a do sismlogo Charles Francis Richter. Sua escala varia de 0 a 9 graus e calcula a energia liberada pelos tremores.

Especialista da UnB presta esclarecimentos cientficos sobre abalos ssmicos - No h motivo para se alarmar. O que as pessoas devem saber como proceder durante um tremor. A afirmao da geofsica e chefe-interina do Observatrio Sismolgico da Universidade de Braslia (UnB), Prof. Mnica Giannoccaro Von Huelsen, durante coletiva de imprensa realizada na manh desta sexta-feira (25), que pautou os ltimos abalos ssmicos registrados na cidade. O encontro contou ainda com a presena dos comandos das coordenadorias de Defesa Civil estadual e municipal e de outros rgos de preveno e segurana, como Corpo de Bombeiros e Polcia Militar.

Mnica Giannoccaro Von Huelsen: No h motivo para se alarmar. A especialista da UnB tranquilizou a populao, lembrando que o subsolo da regio geologicamente estvel, pois o Brasil est localizado no meio de uma placa tectnica, e, que, em Montes Claros, os tremores j registrados at hoje variam de intensidades fracas a moderadas, como resultados de acomodaes de terras que ocorrem ao longo do tempo. - A terra dinmica. Tem esforos agindo em todo o mundo. Chega uma hora em que a parte mais fraca da litosfera se rompe devido a isso. Neste momento, liberada grande energia em forma de ondas ssmicas, que se propagam, da o barulho, explica. Tomando por base o tremor de magnitude 4.5 graus na Escala Richterm ocorrido no ltimo dia 19 de maio, Mnica Von Huelsen adianta que os abalos em Montes Claros no so causados por presena de cavernas subterrneas, explorao de poos artesianos ou pela atividade de pedreiras, mas, certamente, pela existncia de uma falha geolgica. - Estes sismos aqui so recentes e demandam estudos para mapeamento da regio, disse, ao anunciar a chegada de cinco estaes sismogrficas a Montes Claros, transferidas de Lavras/MG, e que ficaro no municpio, a princpio, por um a dois meses. -Vai depender da evoluo dos abalos, pois os resultados dependem da ocorrncia de sismos. Com este arranjo de equipamentos, vamos conseguir cercar e determinar com maior preciso o evento. comum, depois de um tremor principal, ocorrerem rplicas. Vamos monitorar se essas magnitudes vm diminuindo.

Novos abalos Questionada sobre quando novos abalos podem ocorrer e se podero vir com maiores magnitudes, a professora no deu certeza j que no existe no mundo, tecnologia capaz de prever sismos. - Em sismologia, no temos muito poder diante da fora da natureza. Pode acontecer, mas muito difcil, pois estamos numa regio estvel. Antecipo, porm, que os abalos registrados no so motivo para pnico. Eles assustam porque no estamos habituados. Pases onde ocorrem muitos terremotos, as pessoas aprendem, desde cedo, como proceder e no se apavoram. Ns no temos essa cultura ainda. Mnica Von Huelsen diz que, no Brasil, a histria da sismologia contabiliza 50 eventos com magnitude acima de 5 graus na Escala Richter. Ela citou como exemplos, o municpio de Joo Cmara/RN, quando, em 1986, um abalo de 5.1 graus atingiu a localidade, um sismo de 6.2 graus, na Serra do Tombador, em regio desabitada no estado do Mato Grosso, e no mar do Esprito Santo, de intensidade semelhante, ambos no ano de 1955. A especialista diz, entretanto, que estes tremores no Brasil no so capazes de levar ao cho edificaes de qualidade, mas apenas produzir trincas ou rachaduras. - J uma construo ruim, feita sem vigas, pode cair at com abalos de 4 graus, alerta.

Estaes Em Montes Claros, trs tcnicos do Observatrio Sismolgico da Universidade de Braslia j esto em campo para colocar em funcionamento os sismgrafos disponibilizados para a cidade. - O material coletado possibilitar o levantamento cientfico para anlise da extenso dos abalos ssmicos registrados no municpio.

You might also like