You are on page 1of 21

Introduo

A escolha das abordagens sexualidade nas disciplinas de carcter artstico como tema prende-se ao facto de estar a assistir a uma escalar erotizao da sociedade, que actualmente bombardeada de clichs visuais, estticos e comportamentais com forte cariz sexual e sexista. Factores estes que reduzem a temtica da sexualidade ao sexo e negam toda a amplitude e vastido que lhe poderia ser concedida. Ser que este facto faz aumentar uma postura crtica? Ou, pelo contrrio, vai-se normalizando, contaminando os programas de televiso, as revistas, os cartazes e as atitudes, passando a ser a atitude social face sexualidade? Torna-se pertinente e emergente problematizar esta situao, ao nvel de uma abordagem mais ampla e holstica da sexualidade, mais crtica e menos objectual, analisando as consequncias quer sociais quer individuais e traar uma estratgia para agir. A meu ver, toda esta situao torna-se mais problemtica quando nesta realidade que se nasce e se vive, sendo a nica que se conhece. necessria a conscincia de que a escola, para todos a primeira oportunidade de integrao, e porm, para muitos poder constituir-se como a ltima e derradeira. Igualmente pertinente a conscincia de que um indivduo que carece de informaes precisas, abrangentes e relevantes um ser muito mais vulnervel. Neste sentido considero que existe uma lacuna na forma como a sexualidade abordada no contexto escolar, limitando-se muitas vezes a abordagens fisiolgicas, doenas sexualmente transmissveis e gravidez. A sexualidade constitui-se enquanto um tema amplo pertencente formao integral de um indivduo, um bem essencial para o seu desenvolvimento e para a sua identidade. No entanto nos contactos dirios que tenho com os meus alunos, sinto que, de uma forma genrica, eles vivem a sua sexualidade num limbo entre uma sociedade tabu e os mdia explcitos. Ao mesmo tempo que as suas referncias so estrelas estilizadas e exageradamente sexualizadas da MTV, das telenovelas, do futebol, dos programas aos quais assistem, a sua

realidade em casa, com a famlia outra. Observo a forma como se vestem, como lidam e como se relacionam com o seu corpo e com os seus pares. Assumem as posturas dos seus cones de referncia de uma forma descontextualizada. Faz-se notar por parte deles um grande afastamento entre as matrias leccionadas na escola e a sua realidade, encaram os assuntos com distncia e tecnicismo. Ao abordar determinadas temticas da sexualidade, ao falar por exemplo do preservativo ou do amor, fazem-se notar atitudes de reticncia, desconforto e inibio. Trocam olhares, sorrisos, a sua linguagem corporal muda e s vezes adoptam mesmo uma atitude mais defensiva e agressiva. Apesar de viverem no explcito as suas atitudes so de embarao, vergonha e pudor mas sobretudo de grande desconhecimento. No que concerne abordagem deste tema faz-se sentir uma bipolaridade; ora excessivamente explorado pelos meios sociais, ora encarado como tabu ou assunto demasiado delicado. Como que um tema que suscita tantas atitudes contraditrias pode ser reduzido a abordagens meramente cientficas, biolgicas ou de carcter preventivo se, em si, so deveras redutoras? Encarando a escola como principal catalizador da experincia social, nela que devem ser abordados temas emergentes de forma ampla, holstica e num plano de concordncia com aqueles que esto a aprender. A questo : como tornar a sexualidade num assunto mais transversal, agilizando os campos de aco com instrumentos realmente teis e efectivos para uma educao mais integrada nas necessidades e na construo do indivduo? Primeiro necessrio entender a sexualidade de uma forma global para depois elaborar propostas que permitam a sua introduo nos contedos das disciplinas de educao artstica.

Objectivos
Com o trabalho a desenvolver pretendo: . estruturar uma forma de aco nas minhas aulas, sempre com o intuito de colmatar o que considero falhas graves no sistema, como por exemplo a falta de paralelismo entre os contedos leccionados e a vida quotidiana dos alunos; . perceber quais as temticas da sexualidade a integrar de forma a tornar a educao num bem transversal realidade dos meus alunos; . compreender qual a melhor forma de estruturar abordagens a este tema to vasto e sensvel de uma forma profissional, til e correcta. Com o objectivo de : . tornar acessvel aos meus alunos um conceito mais vasto, mais completo do que a sexualidade; . criar oportunidade para a expresso da sexualidade enquanto bem integral e intrnseco do ser humano, ao mesmo tempo que estimulo a criatividade e expresses individuais; . abordar a sexualidade de uma forma holstica, que permita desenvolver uma atitude mais crtica por parte dos meus alunos; . potenciar a produo de trabalhos que revelem a sua atitude crtica, catalizando nas disciplinas de carcter artstico uma fonte de expresso individual ao mesmo tempo que de percepo social; . fomentar a ideia de que uma boa relao com a sexualidade um factor potenciador de bem estar e sade; . agudizar o auto-conhecimento e a expresso, aproveitando o carcter da liberdade expressiva destas disciplinas para relacionar e estabelecer ligaes entre os universos pessoais e ntimos com os expressivos;

O Conceito de Sexualidade
No sentido de entender o conceito de sexualidade, procurei primeiro as definies que fossem o mais acessveis possvel, as mais imediatas, e, com este intuito, procurei em primeiro lugar na Wikipdia e esta foi a definio:
A sexualidade de um indivduo define-se como sendo as suas preferncias, predisposies ou experincias sexuais, na experimentao e descoberta da sua identidade e actividade sexual, num determinado perodo da sua existncia. Apesar de a considerar redutora, ela no se resume exclusivamente ao acto sexual.

J a Organizao Mundial de Sade (OMS) organizou uma pesquisa na qual participaram vrios tcnicos especialistas, no sentido de conceptualizar o termo, desenvolvendo a seguinte definio:
A sexualidade um aspecto central do ser humano ao longo da vida e inclui o sexo, o gnero, identidades e papis, orientao sexual, erotismo, prazer, intimidade e reproduo. A sexualidade experienciada e expressa atravs de pensamentos, fantasias, desejos, crenas, atitudes, valores, comportamentos, prticas, papis e relaes. Embora a sexualidade possa incluir todas estas dimenses , nem sempre elas so todas experienciadas ou expressas. A sexualidade influenciada pela interaco de factores biolgicos, psicolgicos, sociais, econmicos, polticos, culturais, ticos, legais, histricos, religiosos e espirituais.

No entanto a definio adoptada e mais divulgada pela OMS bem menos abrangente e mais etrea:
A sexualidade uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; a sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, aces e interaces, e por isso influencia tambm a nossa sade fsica e mental.

O que se conclui que estas definies tendem a ir muito para alm das questes fsicas e no resumem de forma alguma a sexualidade ao acto sexual. Torna-se necessrio integrar esta noo mais abrangente e holstica nas abordagens sexualidade, de preferncia de uma forma positiva e natural. Vejamos a afirmao de Machado (1994):
O ideal seria se ns recebssemos, desde criana, uma educao sexual mais livre de preconceitos, mais verdadeira, e que nos ajudasse a vivenciar a sexualidade de modo que o nosso ser experimentasse bem estar e alegria, que os nossos relacionamentos fossem mais abertos e comunicativos, enfim, que a vida adquirisse mais gosto e sentido.

Apresentando-se esta situao como a

ideal e no a real,

necessria a integrao e propagao destas noes, sedimentando-as na fase da adolescncia, uma vez que, como diz Heidemann (2006):
segundo a Organizao Mundial de Sade, a adolescncia constitui um processo fundamentalmente biolgico de vivncias orgnicas, no qual se aceleram o desenvolvimento cognitivo e a estruturao da personalidade.

A autora afirma ainda que a adolescncia caracterizada por um perodo de vulnerabilidade fsica, psicolgica e social que modifica as estruturas fsicas, mentais e emocionais do indivduo em consecutivo e que todas estas modificaes originam comportamentos e emoes no antes vividos pelo adolescente. nesta altura de vulnerabilidade, que to necessrio proporcionar oportunidades de dilogo, procurar ajudar nas angstias, facultar informaes correctas e criar oportunidades para que o adolescente possa construir e repensar os seus valores pessoais e sociais, e com isso estabelecer perceber o seu estar na sociedade. No que respeita ao papel que a escola tem neste processo Suplicy et al. (2000) afirmam:
funo da escola contribuir para uma viso positiva da sexualidade, como fonte de prazer e realizao do ser humano, assim como aumentar a conscincia das responsabilidades. Ao
8

promover o intenso debate entre os jovens e fornecer informaes correctas, a Orientao Educacional na escola d oportunidade ao adolescente de repensar emoes. seus valores pessoais e sociais, bem como partilhar suas preocupaes e

A sexualidade deve ser portanto, encarada como algo pertencente formao integral do ser humano e como uma parte fundamental no seu desenvolvimento e na sua identidade.

A abordagem no contexto escolar


Aquino (1997) refere que em contexto escolar:
a ideia da sexualidade vinculada funo reprodutiva, (...), no havendo reflexos no plano da espiritualidade (...) fazendo da sexualidade uma norma difcil de ser discernida na vida quotidiana e , da escola, um campo de batalha contra a sexualidade infantil e adolescente.

e sustenta:
Em primeiro lugar a escola est certamente filiada a uma tradio iluminista que se fundamenta na ideia de que o conhecimento cientfico tem um potencial libertador. No que tange sexualidade a escola no herdeira da ars ertica, mas da scientia sexualis. A psicanlise foi, em parte, responsvel pelo facto de se levantar, nas escolas, o tabu sobre o sexo e de se dar criana informaes sobre sexualidade, pela afirmao de que a criana tem direito verdade. Entretanto a informao sobre sexo destinada criana, por meio dos manuais de educao sexual, se apoia na fisiologia do aparelho genital, de forma que qualquer criana percebe que o livro educativo explica tudo, menos (felizmente) o prazer (ou a angstia) do exerccio da sexualidade.

fulcral assumir uma responsabilidade colectiva no que respeita abordagem e forma como abordada a sexualidade, no negando nunca a sua existncia nas diferentes fases da vida. Optando sempre por ter como princpio uma actuao de forma positiva com o objectivo de promover uma

vivncia saudvel e satisfatria da sexualidade ao invs de a restringir apenas s questes relativas reproduo e doenas sexualmente transmissveis, se bem que, por vezes, podero ser os temas prioritrios, sempre dependendo do nvel de maturidade do adolescente, ou do objectivo concreto a atingir. Com isto, no pretendo, de forma alguma negar a extrema importncia do conhecimento cientfico. Obviamente as questes biolgicas e fisiolgicas so essenciais, simplesmente no so suficientes para problematizar entender toda a amplitude da sexualidade. Segundo Lorenci Jnior (1997):
A educao sexual, como um processo social no mbito escolar, poder ser considerada como um processo de transformao e mudana, que parte de um projecto colectivo e atinge os indivduos, cada qual com a sua busca particular do(s) sentido(s) da sexualidade. A sala de aula pode ser uma espcie de laboratrio de possibilidades de expresso da liberdade, permitindo que os alunos pensem e reflictam sobre si prprios. Essa atitude crtica promove a autonomia pessoal com confiana e auto-estima, qualidades fundamentais para traduzir e transformar a deciso em aco. A tomada de deciso passa por uma dimenso tica: liberdade de agir para dar sentido sexualidade no pode interferir na liberdade e na ressignificao da sexualidade do outro.(p.95)

Como? Torna-se pertinente entender o processo da adolescncia para sobre os adolescentes agir, para alm da necessidade de constante actualizao, h tambm a bvia necessidade de estar consciente da realidade escolar. A abordagem sexualidade dever ser uma temtica tratada por professores de vrias reas, complementando informaes, aces, fazendo deste assunto um tema transversal e interdisciplinar. Com o objectivo de permitir aos alunos encontrar um paralelismo entre aquilo que ensinado, e o que respeita ao seu corpo, as suas angstias e preocupaes. Penso que s assim a educao ser efectiva. Segundo Tonatto e Sapiro (2002) a abordagem deve ser interdisciplinar, contribuir para a construo de um raciocnio crtico e para o

10

conhecimento da problematizao da sexualidade por parte dos jovens, de um modo integrado e no alienado do contexto em que vivem. No que respeita aos contedos, Vieira e Volkind (2002) afirmam que a relao com contedos do quotidiano fundamental, que os problemas contextuais devem ser predominantes, fazendo a aproximao da sala de aula vida e dando sentido ao conhecimento construdo. As autoras sustentam ainda a ideia de que o conhecimento deve ser algo construdo colectivamente, promovendo a investigao, a aco e a reflexo, combinando a tarefa individual com a socializao, numa unio de teoria e prtica. Criando assim um processo activo de transformao recproca entre o sujeito e o objecto, integrando aces como: o pensar, o sentir, o intercmbio de ideias, a problematizao, o jogo, a descoberta, a investigao e a cooperao. Derivante de uma crtica ao sistema de educao para a sade, Merchn-Hamann (1999) estrutura um processo de ensino e de aprendizagem, que a meu ver poder e dever ser transversal a outras matrias. Baseado em dez nveis de integrao de dimenses mltiplas do ser humano, so elas: a interdisciplinaridade; a concepo holstica; a integrao da percepo (vivncia) com a expresso (aco); a insero da prtica de modo contextualizado; o continnum indivduo-colectivo; a educao diagonal e activa; a integrao dos processos cognitivos e afectivos; a considerao dos riscos enquanto vulnerabilidades; a viso ldica; e a contemplao do outro e da diversidade. Trata-se de uma humanizao no ensino, que visa o indivduo como um todo e que, ao contrrio de uma formatao massiva e desmedida, tem em conta a dimenso total do ser, do aprender, do integrar e do interiorizar. No processo de ensino, os objectivos devem estar sempre claros e presentes, bem como a planificao dos contedos ou os mtodos pelos quais vo ser abordados; no entanto, quando se trata desta temtica difcil ser mantida a rigidez e inflexibilidade. Segundo Silva (2002):
trabalhar o tema da sexualidade facilita o contacto com as diferenas, pois as pessoas pensam, vivem e reagem de formas diferentes, o que remete aos valores de cada um.

11

Aceitar isso, modifica de certa forma o desejo fantasioso que todos temos que encontrar uma verdade nica e absoluta.

E, por isso, Silva lembra ainda que a metodologia deve ser construda passo a passo, ao ritmo a que o processo de aco acontece, e que no h possibilidade de realizar esse trabalho com rigidez ou exactido. Frisa porm que o planeamento do trabalho essencial pois predispe o profissional a uma postura aberta para compreender o processo que ser desencadeado, planeando uma participao una e conjunta e atendendo sempre ao grupo e s suas necessidades. O professor apresenta-se, neste sentido, enquanto um educador motivador, capaz de articular e de criar condies para a construo de solues, criando oportunidades de explorao da criatividade, do envolvimento e das indagaes de cada um, mantendo sempre uma postura de abertura para abordar ou responder a naturalidade. Quanto s propostas de trabalho e de abordagem, estas devem partir da viso e da percepo dos alunos, potenciando assim interesse e motivao por parte dos ltimos de forma a fomentar um envolvimento mais intenso nas actividades. As actividades devem ser caracterizadas com persistente criatividade e diversificao, equilibrando sempre as de natureza mais expositiva e as mais dinmicas. Nas actividades expositivas o material a apresentar dever ser altamente atractivo, e, porque no dotado de algum humor? Deve, no entanto, haver rigor na abordagem da sexualidade, bem como constante utilizao de linguagem adequada e de abordagem a situaes quotidianas, permitindo um maior encaixe no que respeita a terminologias correctas e a situaes com as quais eles se identifiquem e percebam. Segundo os autores Oakley et al. (1995) as abordagens sexualidade nos programas de educao sexual, tendem a aumentar o conhecimento sobre questes afectas ao tema. Concluem ainda, que a transmisso de informao prtica sobre questes sexuais ou at mesmo a distribuio de contraceptivos no levaram a comportamentos de risco, porm uma promoo da abstinncia sexual poder encorajar a experimentao sexual.
12

qualquer assunto com

No existe, portanto o risco real de, com informao, estarmos a encorajar ningum a comportamentos sexuais, existe sim, a tomada de conscincia e informao que permite decises ponderadas e assertivas por parte dos adolescentes. Como efectivar o sucesso de uma aco? No sentido de perceber quais as caractersticas dos programas de preveno de hiv/sida que garantiam o sucesso, a UNESCO e a FRESH analisaram um nmero de programas de preveno de hiv/sida e concluram que os programas eficazes tinham algumas caractersticas comuns das quais destaco algumas, no obstante da importncia das outras: - Centravam-se em poucos objectivos comportamentais especficos, que requerem conhecimento, atitude e capacitao especfica (por exemplo o uso do preservativo); - Envolviam o treino das competncias de conversao e negociao em casos particulares bem como no quotidiano; - Tinham como base terica as Teorias de Aprendizagem Social; - Estavam conscientes das influncias sociais sobre o comportamento sexual, reconhecendo o importante papel dos meios de comunicao e dos pares; - Utilizavam actividades participativas, como por exemplo: jogos, roleplaying e discusses de grupo, no sentido de alcanar os objectivos de personalizar a informao e de explorar atitudes e valores, bem como de praticar competncias ; - Eram apropriados para a idade dos destinatrios, tendo como alvos diferentes grupos de diferentes faixas etrias e em diferentes estgios de desenvolvimento, adaptando a mensagem a passar ao que era relevante para o grupo; - Eram sensveis no que diz respeito ao gnero. Apesar da essencial abertura e flexibilidade na abordagem dos temas afectos sexualidade, h segundo Suplicy (1983), valores basilares a serem passados, nomeadamente:
- O respeito por si prprio e pela sua dignidade como pessoa; - O respeito ao outro. A ningum permitido ver o outro somente como meio para satisfazer suas necessidades;

13

- O acesso informao. Responder o que a criana quer saber de forma honesta e no preconceituosa; - Ajudar a criana a desenvolver o esprito de crtica. Atravs da no supresso da curiosidade e do estmulo do questionamento a criana desenvolve a capacidade de raciocnio, adquirindo condies para reflectir sobre o que a cerca e escolher o que lhe convm.

Segundo Oliveira (1998) devem ser tambm abordados temas como o contexto social, o preconceito, as desigualdades entre sexos, as determinaes culturais que definem os papis sexuais, as relaes de gnero e o prazer. Contribuindo assim para a percepo da sexualidade num sentido mais vasto, no qual todos estamos integrados e temos um papel activo. de salientar a importncia de abordar a sexualidade de uma forma contnua e sistemtica, integrada em contextos especficos ou mais abrangentes e encarada como algo natural e intrnseco ao ser humano. Em Portugal, o Grupo de Trabalho de Educao Sexual (GTES Ministrio da Educao) aponta contedos mnimos a serem abordados nos vrios ciclos do ensino, contedos estes, adaptados s faixas etrias e s necessidades dos alunos bem como sua maturidade. Relativamente aos temas e forma de abordagem destaco:
Do ponto de vista qualitativo, estes objectivos no devem constituir uma abordagem excessivamente preventiva, abstracta e sanitarista, desligada da realidade social concreta e da reflexo sobre atitudes e comportamentos sexuais nas e nos adolescentes. (GTES, 2007)

Com isto, reforada, uma vez mais a importncia de ir muito para alm dos factos de natureza fisionmica, fisiolgica ou de preveno, integrando noes de carcter social, relacional e afectivo. ainda destacada pelo GTES a importncia da participao e colaborao entre professores, alunos, pais e profissionais de sade com o objectivo de realizao de um trabalho uno, integrado e efectivo. Foram tambm editadas linhas orientadoras para a Educao Sexual em Meio Escolar num trabalho conjunto entre o Ministrio da Educao e o Ministrio da Sade (Marques e Prazeres, 2000), que sintetizam valores
14

essenciais a integrar nas abordagens. Dessas linhas orientadoras saliento algumas, mas nunca em detrimento das restantes:
o reconhecimento de que a autonomia, a liberdade de escolha e uma informao adequada so aspectos essenciais para a estruturao de atitudes e comportamentos responsveis no relacionamento sexual; o reconhecimento de que a sexualidade uma fonte potencial de vida, da prazer realizao e de comunicao, e das e uma componente interpessoais; o reconhecimento da importncia da comunicao e do envolvimento afectivo e amoroso na vivncia da sexualidade; o respeito pelo direito diferena e pela pessoa do outro, nomeadamente os seus valores, a sua orientao sexual e as suas caractersticas fsicas; a promoo da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres; a promoo da sade dos indivduos e dos casais, nas esferas sexual e reprodutiva; o reconhecimento do direito maternidade e paternidade livres, conscientes e responsveis; o reconhecimento das diferentes expresses da sexualidade ao longo do ciclo de vida; a recusa de expresses da sexualidade que envolvam violncia ou coaco, ou relaes pessoais de dominao e de explorao. No que respeita aos conhecimentos, mais e melhores sobre: - as vrias dimenses da sexualidade; - a diversidade de comportamentos sexuais ao longo do ciclo de vida e das caractersticas individuais; - os mecanismos da resposta sexual, da reproduo, da contracepo e da prtica de sexo seguro; - as ideias e valores com que as diversas sociedades foram encarando a sexualidade, o amor, a reproduo e as relaes entre os sexos ao longo da histria e nas diferentes culturas; pessoal relaes

15

- os problemas de sade ligados sexualidade e sua preveno, especialmente as gravidezes no desejadas, as DST, os abusos e a violncia sexuais;

As linhas orientadoras referidas tm o intuito de contribuir ao nvel das atitudes para:


- uma aceitao positiva e confortvel do corpo sexuado, do prazer e da afectividade; - uma atitude no sexista; - uma atitude no discriminatria face s diferentes expresses e orientaes sexuais;

E ao nvel das competncias para:


- o desenvolvimento das competncias para tomar decises responsveis; o desenvolvimento das competncias para recusar comportamentos no desejados ou que violem a dignidade e os direitos das pessoas; - o desenvolvimento das competncias de comunicao; - a aquisio e utilizao de um vocabulrio adequado; - a utilizao, quando necessrio, de meios seguros e eficazes de contracepo e de preveno do contgio de DST; - o desenvolvimento das competncias para pedir ajuda e saber recorrer a apoios, quando necessrio. (Marques e Prazeres, 2000)

A abordagem da sexualidade um tema amplo de contornos no meramente fsicos ou biolgicos. Deve contemplar a criao de competncias e estruturas que permitam a boa relao do indivduo consigo e com o social, sempre numa perspectiva de realizao e desenvolvimento pessoal.

16

Hipteses de trabalho
Partindo do princpio que se aprende fazendo, a integrao de abordagens no biolgicas sexualidade numa disciplina de carcter artstico aumenta a consciencializao das vrias dimenses da sexualidade. Uma vez que na disciplina h o potencial para a abordagem da sexualidade de uma forma no biolgica, devero ser estas abordagens uma constante durante o ano lectivo? As disciplinas de carcter artstico, e a sua explorao da expressividade, so catalizadores de processos cognitivos e afectivos nos alunos que vo potenciar a problematizao de conceitos mais vastos da sexualidade. Partindo do princpio que as disciplinas de carcter artstico so em si uma disciplina com potencial laboratorial expressivo, esto reunidas as condies para a procura por parte do aluno para a expresso da liberdade no que respeita sexualidade. Nas disciplinas de expresso artstica, ao educar o corpo a responder mente, e ao educar a mente s limitaes do corpo, h uma propenso para a educao no sentido do auto-conhecimento.

Como metodologia vou elaborar um estudo quasi experimental de observao directa e experimentao que envolver como amostra as turmas que me sero atribudas (ano de escolaridade, nmero de alunos e idades a definir) da Escola Secundria de Amora, Concelho do Seixal. Primeiramente delinearei social e cultural e fisicamente o contexto da amostra de estudo, atravs de dados estatsticos, recolha de outros dados que se mostrarem relevantes e de questionrios. Posteriormente sero ministrados exerccios prticos devidamente estruturados e adaptados ao programa de forma a abordarem s temticas

17

do ano lectivo e da disciplina bem como as abordagens no biolgicas sexualidade adequadas ao seu grau da maturidade. A proposta de trabalho ser sempre no mbito da expresso de vrios conceitos por parte da amostra (exemplo que abaixo identifico). A minha posio de observadora activa e interveniente no sentido que serei eu que proporcionarei os estmulos e as perturbaes que iro gerar as aces por parte da amostra em estudo. Sero utilizadas grelhas de observao, os registos grficos e orais dos alunos como material de apoio investigao, eventualmente questionrios de pergunta aberta e fechada. Como base terica utilizarei a bibliografia de base que movimento neste trabalho e outra que se mostrar pertinente sobre a sexualidade, a expresso, as artes visuais e a biologia do conhecimento.

18

Ideias prticas de trabalho


Elaborei tambm algumas ideias embrionrias para trabalhos a aplicar com os alunos durante o ano lectivo. . Por exemplo aquando da abordagem da expressividade do ponto, da linha ou da mancha pedir aos alunos para exprimir as suas ideias dos seguintes conceitos atravs desses elementos: - de amor - de sexo - de homossexualidade - de heterossexualidade - de como se sente quando olha ao espelho - o que fazer amor - o que fazer sexo - o que atraco - o que uma mulher - o que um homem Primeiro h um sorteio onde so atribudos os conceitos que os alunos devem manter em segredo, o trabalho elaborado e posteriormente a turma ter que adivinhar qual o conceito inerente ao desenho. Seguidamente o autor do desenho justificar perante a turma o que o levou a exprimir-se de tal forma. Falo do ponto, da linha e da mancha a ttulo exemplificativo este exerccio pode ser adaptado a outras temticas, a h sempre que ter em ateno o ano de escolaridade e o respectivo programa. . Abordagens aos ideais/modelos de beleza femininos e masculinos ao longo da histria aquilo que define a beleza e as suas tendncias algo subjectivo e mutvel, os parmetros vo-se alterando no so estanque, muito menos definitivos ou nicos. O trabalho ser efectivado de uma forma terico-prtica que passar primeiramente pela pesquisa e posteriormente pela ilustrao dos ideais de

19

beleza, utilizando vrias tcnicas de desenho e/ou pintura e enfatizando aquilo que para eles mais significativo ou expressivo. . Abordagens aos ideais/modelos de beleza femininos e masculinos no

mundo contemporneo: fragmentar a percepo do mundo unicamente ocidentalizada. Despertar a conscincia de que os modelos de beleza ocidentais no so nicos. O trabalho ser efectivado de uma forma terico-prtica que passar primeiramente pela pesquisa e posteriormente pela ilustrao dos ideais de beleza, utilizando vrias tcnicas de desenho e/ou pintura e enfatizando aquilo que para eles mais significativo ou expressivo. . Elaborao de filmes/curtas que foquem assuntos por eles escolhidos dentro da temtica da sexualidade, e colocar os alunos como actores e realizadores da sua histria, permitindo que se posicionem na situao do outro ou que transponham a sua prpria situao, permitindo assim a sua expresso. Uma filme/curta. . Elaborao de ateliers (exemplo: equipas publicitrias, managers de imagem) Criar grupos que abordem vrios aspectos, por exemplo o de um produto a comercializar dirigido sua faixa etria, ou da caracterizao de uma nova estrela de cinema/ msica. De que forma eles promoveriam a imagem do produto ou da pessoa? Poder potenciar a sua conscincia relativamente ao que procuram, ao que os motiva e ao que os move. Os trabalhos devem constituir-se enquanto exerccios de grupo, privilegiando simultaneamente a individualidade de cada um e permitindo a todos perceber a validade do seu lugar ao mesmo tempo que procuram a sua expresso; desenvolvendo competncias no que respeita tomada de
20

hiptese

de

efectivao

deste

exerccio

atravs

do

reconhecimento dos esteretipos existentes na turma e da sua explorao no

conscincia, tolerncia, ao auto-conhecimento e incluso na sociedade enquanto seres individuais com direito expresso e tomada da posio informada, activa e vlida.

21

Bibliografia
AQUINO, J. (Org) (1997). Sexualidade na escola alternativas tericas e prticas. So Paulo: Ed. Vol. 3. ECO, H. (1997, 13 ed.). Como se faz uma Tese em Cincias Humanas. Lisboa: Editorial Presena. FOUCAULT, M. (1999, 13 ed.). Histria da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edies Graal. FOUCAULT, M. (1998, 8 ed.). Histria da Sexualidade II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edies Graal. FOUCAULT, M. (2005, 8 ed.). Histria da Sexualidade III: O cuidado de si. Rio de Janeiro: Edies Graal. HEIDEMANN, M. (2006). Adolescncia e sade: uma viso preventiva para profissionais de sade e educao. Rio de Janeiro: Vozes. LORENCI JNIOR, A. (1997). Os sentidos da sexualidade: natureza, cultura e educao. In: AQUINO, J. G. (Org). Sexualidade na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus. MACHADO, J. C. F. (1994). Sexo com Liberdade. Rio de Janeiro: Vozes. MARQUES, A. M. & PRAZERES, V. (Coord.). (2000). Educao sexual em meio escolar: linhas orientadoras. Ministrio da Educao e Ministrio da Sade. MERCHN-HAMANN, E. (1999). Os ensinos da educao para a sade na preveno de HIV/AIDS: subsdios tericos para a construo de uma praxis integral. Caderno de sade pblica. n 15. Rio de Janeiro. MORIN, E. (2002). Os sete saberes para a educao do futuro. Horizontes Pedaggicos: Edies Piaget.

22

OAKLEY, A. et Al. (1995). Sexual health education interventions for young people: a methodological review. British medical journal, 310. pg. 158-172. FOUCAULT, M. (1999, 13 ed.). Histria da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edies Graal. OLIVEIRA, D. L. (1998, 1 ed.). Sexo na escola: isto no coisa de mdico?. In: MEYER, D. E. (Org.). Sade e sexualidade na escola, v. 4. Porto Alegre: Mediao. pg. 97-110. O.M.S. (2001). Relatrio Mundial de sade sade mental: nova concepo, nova esperana. Lisboa: Direco Geral de Sade. O.M.S. (2002). Growing in confidence: programming for adolescent health and development lessons from eight countries. Department of Child and Adolescent Health and Development. QUIVY, R. & CAMPENHOUDT, L. V. (1992). Manual de investigao em Cincias Sociais. Lisboa: Gradiva. SAMPAIO, D. et al. (2005). Relatrio preliminar. Grupo de trabalho de educao sexual. Ministrio da Educao: Direco Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular. SAMPAIO, D. et al. (2007a). Relatrio de progresso. Grupo de trabalho de educao sexual. Ministrio da Educao: Direco Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular. SAMPAIO, D. et al. (2007b). Relatrio final. Grupo de trabalho de educao sexual. Ministrio da Educao: Direco Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular. SILVA, R. C. (2002). Orientao sexual: possibilidade de mudana na escola. So Paulo: Mercado de letras. SUPLICY, M. (1983). Conversando sobre sexo. Rio de Janeiro: Vozes.
23

SUPLICY, M. (2000). Sexo se aprende na escola. So Paulo: Olho d gua. UNESCO. (2004). Characteristics of successful health education programmes to prevent HIV/AIDS. Disponvel em www.unesco.org/education/fresh.

visitado a 20 de Maio de 2011. TONATTO, S. & SAPIRO, C. M. (2002). Os novos parmetros curriculares das escolas brasileiras e educao sexual: uma proposta de educao em cincias. Psicologia & Sociedade, n 14, v. 12. pg. 163-175. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v14n2/v14n2a09.pdf>. visitado a 20 de Maio de 2011. VIEIRA, E. & VOLQUIND, L. (2002, 4 ed.). Oficinas de ensino: o qu? Porqu? Como?. Porto Alegre: Edipucrs.

24

You might also like