You are on page 1of 4

Aluno: Caio Vitor Cunha RA: 11137809 Geotecnia relatrio 1 Identificao visual e tctil.

1.Introduo:
O solo um material heterogneo pois nenhum processo de controle ocorre durante a sua formao. Devido a essa caracterstica que se pode afirmar serem os solos materiais pontualmente diferentes, originando disso a importncia dos resultados de ensaios, tanto in situ quanto em laboratrio. Os ensaios in situ e em laboratrio apresentam, cada um deles, vantagens e desvantagens. Em um ensaio in situ, o resultado leva em considerao as caractersticas estruturais do solo, suas eventuais descontinuidades, o que pode no acontecer em um ensaio de laboratrio em face das dimenses reduzidas dos corpos de prova. No laboratrio pode-se ter um maior controle das condies limites do ensaio, do material e da preciso das medidas realizadas, alm da possibilidade de se repetir aqueles ensaios cujos resultados forem considerados no satisfatrios. Um outro fator a ser levado em conta o econmico, com os ensaios in situ sendo mais caros do que os correspondentes ensaios de laboratrio, mesmo com o custo adicional de obteno de amostras indeformadas. Um mtodo barato e prtico de identificao de solo o procedimento visual e ttil. Sem utilizao de equipamentos, de grande importante para a engenharia geotcnica, pois poder ser realizado in situ sem necessidade de instalaes de um laboratrio. Tal anlise agrupa solos com caractersticas semelhantes permitindo definir o tipo e nmero de ensaios necessrios a sua caracterizao de um modo mais correto. Estes testes so simples e rudimentares, entretanto, nos trazem informaes importantes e devem ser feitos com critrio. Alm da identificao do solo, devem-se apresentar informaes suplementares, sempre que possvel, quanto as caractersticas geolgicas, pedolgicas e termos regionais usados na rea em estudo, bem como, a presena de materiais no pertencentes ao solo, existncia de vazios macroscpicos, razes, etc. (1)

2. Objetivo
Classificar as amostras em tipos de solos finos ou grossos, de acordo com os resultados obtidos no teste visual e tctil.

3. Resultados e Discusso:
Foram analisadas 3 amostras classificadas como amostra 1, amostra 4 e amostra 9. Os resultados anotados em laboratrio foram: Procedimento Ocorrncia de matria estranha odores estranhos cor natural sensao ao tato (seco) sensao ao tato (mido) sujar as mos resistencia do solo seco desagregao do solo submerso disperso em gua plasticidade mobilidade da gua intersticial amostra 1 No No Vermelho desagrega parcialmente Pastoso/pegajoso sai com aproximadamente 1 min pouca resistncia a desagregao fcil desagregao mais de 1 minuto sem sedimentao moldvel com rachaduras sobe fcil; racha ao abrir a mo No. No Amarelo Farinha;Talco(muito fino) Gosma grudenta sai nada ou muito pouco nenhuma pouca deformao baixa tima sem rachaduras Alta amostra 4 No No Marrom Aspero; pouco esfarelamento mais aspero/menos pastoso sai em 10s moderada resistencia a desagregao moderada resistncia a desagregao mais de 1 min para sedimentao moldvel porm quebradia subiu e desceu rpidamente amostra 9

3.1 Teste visual e ttil Misturando-se uma pequena quantidade de solo com gua, sabe-se que: as areias so speras ao tato, apresentam partculas visveis a olho nu e permitem muitas vezes o reconhecimento de minerais; o silte menos spero do que a areia, mas perceptvel ao tato. Entre siltes grossos e areia fina, a distino praticamente impossvel, a no ser com o auxlio de outros testes; as argilas, quando misturadas com gua e trabalhadas entre os dedos, apresentam uma semelhana com pasta de sabo escorregadia; quando secas, os gros finos das argilas, proporcionam ao tato, a sensao de farinha.

3.2 Teste de sujar as mos Faz-se uma pasta de solo com gua e esfrega-se na palma das mos, colocando-se, em seguida, sob gua corrente:

o solo mais arenoso lava-se facilmente, isto , os gros de areia limpam-se rapidamente das mos; o solo mais siltoso s se limpa depois que bastante gua correu sobre as mos, sendo necessrio sempre alguma frico para a limpeza total; o solo mais argiloso distingue-se pela dificuldade de se desprender da palma das mos, porque os gros, muito finos, impregnam-se na pele, sendo necessrio friccionar vigorosamente para a palma da mo se ver livre da pasta.

3.3 Teste de desagregao do solo submerso Coloca-se um torro de solo em um recipiente contendo gua, sem deixar o torro imerso por completo. A desagregao da amostra rpida quando os solos so siltosos e lenta quando os solos so argilosos.

3.4 Teste de resistncia do solo seco


Uma amostra de solo seco agregado pode apresentar grande, mdia ou nenhuma resistncia, quando se tenta desfaz-la entre os dedos. Isso indica, respectivamente, uma grande coeso, dos solos argilosos; pouca coeso para os solos siltosos e nenhuma coeso para os solos arenosos.

3.5Teste de disperso em gua os solos mais arenosos assentam suas partculas em 30 a 60 segundos; os solos siltosos em 15 a 60 minutos; os solos argilosos podem levar horas em suspenso.

3.6Teste da mobilidade da gua intersticial O tempo de reao da massa de solo, isto , sob as vibraes, se rapidamente assume um aspecto liso e brilhante, indica a presena de maior porcentagem de partculas grossas. Tambm ao se abrir a mo, se o solo rapidamente se fissura e torna a absorver a gua superficial, indica a facilidade de movimento da gua atravs das partculas ou presena de solos grossos. A reao lenta, tanto no aparecimento da superfcie brilhante, como na fissurao reduzida, indica a presena de solos finos, ou seja, indica a dificuldade de movimentao das partculas de gua aderentes ou coesas s partculas de solo. [2]

Concluso:
Os resultados da anlise visual e tctil dos materiais aqui citados, ajudam a inferir sobre o tipo de particulas que compe estes solos: Amostra 1: Mostrou esfarelamento fcil enquanto seco, que indica pouca coeso entre suas molculas. e sensao pastosa enquanto molhada, tais caractersticas so respectivamente inerentes a silte e argila. No teste de sujar as mos a dificuldade encontrada para retira-lo fortalece a hipotese de que seja um material argiloso, por outro lado, o teste de desagregao do solo submerso confere caracteristicas siltosas uma vez que de facil desagregao. Desta forma sobre a amostra 1 pode-se concluir, que se trata de um material que tem em sua composio particulas siltosas e argilosas. Portanto tal material, foi convencionado chama-lo de Silte argiloso.

Amostra 4: Entre os testes verificou-se 4 fenmenos que nos levam a crer ser argila. So estes: a sensao de farinha extremamente fina quando seco, e gosma quando molhado, a dificuldade de retirar-lo da mo com gua corrente e perfeita moldabilidade. Tal solo no evidenca torres e desagrega fcil quando submerso. De lenta sedimentao quando disperso em gua, porm sua gua intersticial o faz rachar ao abrir a mo ( caracteristica de solos grossos), logo aponta carater siltoso. Portanto, trata-se de uma argila com certo teor de particulas mais grossas. Desta forma, foi convencionado chama-lo de Argila Siltosa.

Amostra 9: J este material aspero tanto mido quanto seco, sai rapidamente da mo quando lavado em gua corrente. Oferece resistncia a desagregao levemente superior aos outros elementos. Sua gua intersticial sobe e desce rapidamente e o solo se apresentou muito quebradio ao abrir a mo. Todas estas caracteristicas indicam ser um material arenoso de particulas grossas. Porm, ter levado mais de um minuto para sedimentao em gua e muito pouco tempo para desagregar quando submerso evidencia que certa porcentagem do solo siltoso. Desta forma foi convencionado chama-lo de Areia Siltosa.

Biblografia:
PINTO, Carlos de Souza. Curso bsico de mecnica dos solos em 16 aulas. 3 edio.So Paulo: Oficina de Textos. 2006 [1]

http://www.unemat-net.br/prof/foto_p_downloads/mec_solos1_2.pdf (2)

You might also like