You are on page 1of 11

Vlvula de Controle

Definio de Vlvula de Controle


Vrias entidades e comits de normas j tentaram definir vlvula de controle, mas nenhuma definio aceita universalmente. Algumas definies exigem que a vlvula de controle tenha um atuador acionado externamente. Por esta definio, a vlvula reguladora auto-atuada pela prpria energia do fluido manipulado no considerada vlvula de controle, mas inclui vlvula solenide e outras vlvulas liga-desliga. polmico considerar uma vlvula liga/desliga como de controle, pois algumas definies determinam que a vlvula de controle seja capaz de abrir, fechar e modular (ficar em qualquer posio intermediria), mas nem toda vlvula de controle capaz de prover vedao completa. No h consenso do valor do vazamento que desqualifica uma vlvula de controle. Outra definio de vlvula de controle estabelece que o sinal para o atuador da vlvula venha de um controlador automtico. Porm, aceito que o sinal de atuao da vlvula pode vir de controlador, estao manual, solenide piloto ou que a vlvula seja tambm atuada manualmente. Certamente, no h um limite claro entre uma vlvula de controle e uma vlvula de bloqueio com um atuador. Embora a vlvula de bloqueio no seja usada para trabalhar em posio intermediria e a vlvula de controle no seja apropriada para dar vedao total, algumas vlvulas de bloqueio podem modular e algumas vlvulas de controle podem vedar. Mesmo assim, h um enfoque diferente para as duas vlvulas, de bloqueio e de controle. A vlvula de controle projetada e construda para operar modulando de modo contnuo e confivel com um mnimo de histerese e atrito no engaxetamento da haste. A vedao total apenas uma opo extra. A vlvula de bloqueio projetada e construda para operar ocasional ou periodicamente. O selo da haste no precisa ser to elaborado como o da vlvula de controle. Atrito, histerese e guia da haste so de pouca importncia para a vlvula de bloqueio e muito importantes para a de controle. A vlvula solenide no considerada vlvula de controle contnuo, mas um acessrio.

Vlvula de controle (Fisher)

Elemento Final de Controle


A malha de controle a realimentao negativa possui um elemento sensor, um controlador e um elemento final de controle. O sensor ou o transmissor envia o sinal de medio para o controlador, que o recebe e o compara com um ponto de ajuste e gera um sinal de sada para atuar no elemento final de controle. O elemento final de controle manipula uma varivel, que influi na varivel controlada, levando-a para valor igual ou prximo do ponto de ajuste. Por analogia ao corpo humano, pode-se dizer que o elemento sensor da malha de controle o nervo, o controlador funciona como o crebro e a vlvula constitui o msculo. O controle pode ser automtico ou manual. O controle manual pode ser remoto ou local. A vlvula de controle abre e fecha a passagem interna do fluido, de conformidade com um sinal de controle. Quando o sinal de controle proveniente de um controlador, tem-se o controle automtico da vlvula. Quando o sinal de controle gerado manualmente pelo operador de processo, atravs de uma estao manual de controle, tem-se o controle manual remoto. Na atual manual local, o operador atua diretamente no volante da vlvula.

O controle pode ser feito de modo continuo ou liga-desliga. Na filosofia continua ou analgica, a vlvula pode assumir, de modo estvel, as infinitas posies entre totalmente fechada e totalmente aberta. Na filosofia digital ou liga/desliga, a vlvula s fica em duas posies discretas: ou totalmente fechada ou totalmente aberta. O resultado do controle menos satisfatrio que o obtido com o controle proporcional, porm, tal controle pode ser realizado atravs de chaves manuais, chaves comandadas por presso (pressostato), temperatura (termostato), nvel, vazo ou controladores mais simples. Neste caso, a vlvula mais usada a solenide, atuada por uma bobina eltrica. O sinal de controle que chega ao atuador da vlvula pode ser pneumtico ou eletrnico. A vlvula de controle com atuador pneumtico o elemento final de controle da maioria absoluta das malhas. Mesmo com o uso cada vez mais intensivo e extensivo da instrumentao eletrnica, analgica ou digital, a vlvula com atuador pneumtico ainda o elemento final mais aplicado. Ainda no se projetou e construiu algo mais simples, confivel, econmico e eficiente que a vlvula com atuador pneumtico. Ela mais usada que as bombas dosadoras, alavancas, hlices, basculantes, motores de passo e atuadores eletromecnicos.

Malha de controle com vlvula

Vlvula com corpo, castelo e atuador

Elemento de controle
As vlvulas podem ser classificadas em dois tipos gerais, baseados no movimento do dispositivo de fechamento e abertura da vlvula: Deslocamento linear Rotao angular (rotativo)

Vlvula globo com movimento linear do elemento de controle (haste)

Vlvula borboleta com movimento rotativo do elemento de controle (haste)

A vlvula com elemento linear possui um obturador (plug) preso a uma haste que se desloca linearmente em uma cavidade variando a rea de passagem da vlvula. A vlvula com elemento rotativo possui uma haste ou disco que gira em torno de um eixo, variando a passagem da vlvula. A vlvula borboleta e a esfera so exemplos de vlvulas com elemento rotativo

Conexes Terminais
As conexes mais comuns so: flangeadas, rosqueadas, soldadas. H ainda conexes especiais e proprietrias de determinados fabricantes. Os fatores determinantes das conexes terminais so: tamanho da vlvula, tipo do fluido, valores da presso e temperatura e segurana do processo.

Conexo wafer
Algumas vlvulas possuem faces lisas, em flange e so instaladas sanduchadas entre dois flanges da tubulao. So chamadas de wafer e foram usadas inicialmente em vlvula borboleta estreitas.

Atualmente, h vlvula com corpo longo e conexes wafer. A vantagem da conexo tipo wafer a ausncia de flange na vlvula, reduzindo peso e custo. Tambm no h problema de compatibilidade e ela pode ser inserida entre dois flanges de qualquer tipo. A desvantagem inclui os problemas potenciais de vazamento e por isso equipamentos com conexes tipo wafer so considerados politicamente incorretos.

Vlvula borboleta com tomada tipo wafer

Atuador
Atuador o componente da vlvula que recebe o sinal de controle e o converte em abertura modulada da vlvula. Os modos de operao da vlvula dependem do seu tipo, localizao no processo, funo no sistema, tamanho, freqncia de operao e grau de controle desejado. A atuao da vlvula pode ser Manual Automtica

Atuador pneumtico e mola

O atuador pode ser classificado, dependendo do tipo do dispositivo mvel, como Linear Rotativo. Outra classificao til do atuador quanto fonte de potncia, que pode ser Pneumtica, Eltrica e Hidrulica.

A atuao manual pelo operador pode ser local ou remota. A atuao local pode ser feita diretamente por volante, engrenagem, corrente mecnica ou alavanca. A atuao manual remota pode ser feita pela gerao de um sinal eltrico ou pneumtico, que acione o atuador da vlvula. Para ser atuada automaticamente a vlvula pode estar acoplada a mola, motor eltrico, solenide, servomecanismo, atuador pneumtico ou hidrulico.

Atuao manual da vlvula de controle

Geralmente, um determinado tipo de vlvula limitado a um ou poucos tipos de atuadores; quais sejam: Vlvulas de alivio e de segurana so atuadas por mola. Vlvulas de reteno so atuadas por mola ou por gravidade. Vlvulas globo de tamanho grande e com alta presso de processo so atuadas por motores eltricos ou correntes mecnicas. Vlvulas de controle continuo so geralmente atuadas pneumaticamente. Vlvulas de controle liga-desliga so atuadas atravs de solenides.

Vlvula Solenide um tipo de vlvula que varia a rea de passagem do flido pela alterao de sua abertura para atender as necessidades de em um determinado processo.

You might also like