You are on page 1of 5

Plano de Trabalho Docente 2013 ______________ Ensino Tcnico

ETEC Dr Dario Pacheco Pedroso Cdigo:049 Municpio: Taquariva Eixo Tecnolgico: Ambiente, Sade e Segurana Habilitao Profissional: Tcnico em Meio Ambiente Qualificao: sem qualificao profissional Componente Curricular: Localizao Espacial e Interpretao de Imagens Professor: Tatiane Vitalina Cardoso Barbosa

C.H. Semanal: 2,5ha Mdulo: I

I Atribuies e atividades profissionais relativas qualificao ou habilitao profissional, que justificam o desenvolvimento das competncias previstas nesse componente curricular.
O AUXILIAR TCNICO EM MEIO AMBIENTE o profissional que identifica, caracteriza e analisa o ambiente natural e as intervenes antrpica; atua como agente multiplicador de programas e projetos de educao ambiental, participa dos processos de levantamento de dados subsidiando a otimizao dos espaos e recursos naturais. Atividades Profissionais: Colaborar na preparao de material de treinamento Acompanhar capacitao de equipes de trabalho. Monitorar parmetros ambientais. Agir com tica. Demonstrar iniciativa. Demonstrar capacidade de auto-organizao. Demonstrar senso crtico. Manter bom relacionamento interpessoal. Trabalhar em equipe.

Centro Paula Souza- 1 semestre de 2013

II Competncias, Habilidades e Bases Tecnolgicas do Componente Curricular. Componente Curricular: SEGURANA AMBIENTAL Habilidades N Conhecimentos 1. Identificar os sistemas cartogrficos (mapas, 1. Apontar diferentes nveis de escala, para os 1.
imagens e sensoriamento remoto). diferentes sistemas cartogrficos. Interpretar e construir mapas temticos.

Mdulo: I Bases Tecnolgicas tcnicas de leitura e interpretao de mapas; simbologia e convenes tcnicas; sistemas de sensores remotos; tcnicas de leitura e interpretao de imagens areas, fotogrficas e de satlites;

2. 2. Classificar tcnicas de geoprocessamento e


cartografia digital.

Empregar os sistemas cartogrficos para anlise ambiental. Examinar fenmenos e impactosambientais. Ler imagens de satlite e aplic-los a fenmenos ambientais. Utilizar, ferramentas (GPS) no processo de anlise ambiental.

3.

4.

2. sistemas de posicionamento global equipamentos de geoprocessamento: GPS; teodolito

Centro Paula Souza 1 Semestre de 2013

II Plano Didtico
Habilidades
Apontar diferentes nveis de escala, para os diferentes sistemas cartogrficos. Interpretar e construir mapas temticos. Empregar os sistemas cartogrficos para anlise ambiental. Examinar fenmenos e impactos ambientais. Ler imagens de satlite e aplic-los a fenmenos ambientais. Utilizar, ferramentas (GPS) no processo de anlise ambiental.

Base Tecnolgica1
Tcnicas de leitura e interpretao de mapas;

Procedimento Didtico2
Aulas tericas e prticas de utilizao de bssola e georreferenciamento

Cronograma / Ms

07/02 a 28/02

simbologia e convenes tcnicas;

Leitura de mapas

01/03 a 25/03 28/03 a 20/04

sistemas de sensores remotos;

Interpretao de imagens

tcnicas de leitura e interpretao de imagens areas, fotogrficas e de satlites; sistemas de posicionamento global

Apresentao em PPT.

25/04 a 13/05 16/05 a 10/06

Apresentao em PPT

equipamentos de geoprocessamento: GPS; teodolito

Aula prtica de utilizao de equipamentos

13/06 a 05/07

Centro Paula Souza 1 Semestre de 2013

IV - Plano de Avaliao de Competncias Componente Curricular: LOCALIZAO ESPACIAL E INTERPRETAO DE IMAGENS Competncia Indicadores de Instrumento(s) e Critrios de Domnio Procedimentos de Desempenho Avaliao Identificar os sistemas O aluno dever: Apresentar preciso cartogrficos (mapas, Relatrios de na definio de imagens e sensoriamento Empregar tcnicas de prticas / ensaios / fenmenos remoto). identificao e leitura de experimentos; geogrficos a partir sistemas cartogrficos da leitura de mapas e Relatrio de imagens de satlite Classificar tcnicas de Compreender e trabalho de campo e geoprocessamento e identificar fenmenos de visitas tcnicas; Apontar com cartografia digital. geogrficos a partir da preciso os dados observao de diferentes obtidos na leitura de tipos de tcnicas de Avaliao bussola, GPS e geoprocessamento escrita individual Teodolito.

Mdulo: I Evidncias de Desempenho

O aluno dever apresentar em seus instrumentos de avaliao um domnio parcial ou total dos temas abordados, levando em considerao a objetividade na resoluo das situaes problemas apresentadas e o respeito aos critrios de desempenhos previamente estabelecidos como padro de desempenho.

Observao direta

Simulaes

Indicadores, instrumentos, critrios e evidncias devero ser identificados por competncias.

Centro Paula Souza 1 Semestre de 2013

V Material de Apoio Didtico para Aluno (inclusive bibliografia)


Dias, Genebaldo Freire. - Educao Ambiental - Princpios e Prticas - 4edico - Editora Gaia Ltda, 1992. Educao Ambiental em Unidades de Conservao. Governo do Estado de So Paulo 1977 a. Os domnios morfoclimticos na Amrica do Sul. Geomorfologia. 52: 1-21. TUBELIS, A. E., NASCIMENTO, F. J. L. Meteorologia Descritiva: Fundamentos e Aplicaes Brasileiras. So Paulo, Nobel. VIANELLO, R.L. e ALVES, A. R. 1991. Meteorologia Bsica e Aplicaes. Viosa, MG. Universidade Federal de Viosa. IBGE. 1995. Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Manual tcnico de pedologia. Celso Gutemberg Souza (coord.)

VI Estratgias de Recuperao Contnua e Paralela (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem)
A recuperao contnua esta inserida no trabalho pedaggico dirio da sala de aula e decorre da avaliao diagnstica realizada em diversas ocasies ao longo do semestre. Constitui-se de intervenes imediatas, dirigidas s dificuldades especficas, assim que estas forem constatadas.

VII Identificao: Nome do professor: Tatiane Vitalina Cardoso Barbosa Assinatura: VIII Parecer do Coordenador de rea:

Data: 18/04/2013

Nome do coordenador(a): Assinatura: Data:

Centro Paula Souza- 1 semestre de 2013

You might also like