You are on page 1of 2

AULA 8 Gesto do Setor Pblico

Fonte: Adaptado de www.tesouro.fazenda.gov.br

A)Execuo Oramentria;

Normalmente h interpretaes equivocadas do que venha a ser execuo oramentria e financeira. Perfeitamente compreensvel esse equvoco, pois a execuo oramentria e financeira ocorrem concomitantemente. Esta afirmativa tem como sustentao o fato de que a execuo tanto oramentria como financeira esto atreladas uma a outra. Havendo oramento e no existindo o financeiro, no poder ocorrer a despesa. Por outro lado, pode haver recurso financeiro, mas no se poder gast-lo, se no houver a disponibilidade oramentria. Em conseqncia, pode-se definir execuo oramentria como sendo a utilizao dos crditos consignados no Oramento ou Lei Oramentria Anual - LOA. J a execuo financeira, por sua vez, representa a utilizao de recursos financeiros, visando atender realizao dos projetos e/ou atividades atribudas s Unidades Oramentrias pelo Oramento. Na tcnica oramentria inclusive habitual se fazer a distino entre as palavras CRDITO e RECURSOS. Reserva-se o termo CRDITO para designar o lado oramentrio e RECURSOS para o lado financeiro. Crdito e Recurso so duas faces de uma mesma moeda. O CRDITO oramentrio, dotao ou autorizao de gasto ou sua descentralizao, e RECURSO financeiro, portanto, dinheiro ou saldo de disponibilidade bancria. Todo o processo oramentrio tem sua obrigatoriedade estabelecida na CF, art.165, que determina a necessidade do planejamento das aes de governo por meio do: Plano Plurianual de Investimentos - PPA; Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO; Lei Oramentria Anual LOA. Uma vez publicada a LOA, observadas as normas de execuo oramentria e de programao financeira da Unio estabelecidas para o exerccio, e lanadas as informaes oramentrias, fornecidas pela Secretaria de Oramento Federal, no SIAFI , por intermdio da gerao automtica do documento Nota de Dotao ND, cria-se o crdito oramentrio e, a partir da, tem-se o incio da execuo oramentria propriamente dita. Executar o Oramento , portanto, realizar as despesas pblicas nele previstas e s essas, uma vez que, para que qualquer utilizao de recursos pblicos seja efetuada, a primeira condio que esse gasto tenha sido legal e oficialmente previsto e autorizado pelo Congresso Nacional e que sejam seguidos risca os trs estgios da execuo das despesas previstos na Lei n 4320/64 : empenho (ato de criar a despesa), liquidao (comprovao de cumprimento do dever do contratado) e pagamento (entrega do numerrio ao credor do Estado) atualmente se encontra em aplicao a sistemtica do pr-empenho antecedendo esses estgios, j que, aps o recebimento do crdito oramentrio e antes do seu comprometimento para a realizao da despesa, existe uma fase geralmente demorada de licitao obrigatria junto a fornecedores de bens e servios que impe a necessidade de se assegurar o crdito at o trmino do processo licitatrio.
A Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, intitulada Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal, mediante aes em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, destacando-se o planejamento, o controle, a transparncia e a responsabilizao como premissas bsicas.

B)O Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social

Fonte: Adaptado de www.cdes.gov.br

O Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social CDES - um rgo majoritariamente da sociedade civil, de carter consultivo da Presidncia da Repblica. O CDES aposta fundamentalmente na perspectiva de colaborar na definio dos grandes rumos do Pas de forma compartilhada. O dilogo social qualifica e viabiliza um projeto de desenvolvimento de longo prazo, como expresso da sntese possvel dos valores e interesses predominantes, orientadores das aes de Governo e assumidos pela sociedade. O CDES tem o papel de colaborar na formao do juzo poltico do Governo, como instituio representativa da sociedade. Seu desafio estabelecer o dilogo entre as diversas representaes da sociedade civil a fim de e discutir as polticas pblicas e propor as medidas necessrias para alavancar o crescimento do Pas. Nas palavras do Presidente Lula: Se vocs vieram aqui s para falar bem do Governo, erraram. Se vieram aqui s para falar mal do Governo, erraram. Se vieram aqui s para se queixar, erraram mais ainda. Este Conselho foi-lhes dito no incio e vou repetir agora a primeira vez em que a sociedade civil organizada, atravs das suas entidades e das mais diferentes instncias em que ela se organiza, tem a oportunidade de dizer o tipo de Brasil que a gente deseja, e o tipo de coisas que podemos fazer no pas. Composio do Conselho O CDES presidido pelo Presidente da Repblica e seus membros so designados por ato formal do Presidente da Repblica por dois anos, com possibilidade de reconduo. Na composio do Conselho esto presentes trabalhadores, empresrios, movimentos sociais, governo e lideranas expressivas de diversos setores. Para nomeao dos integrantes, o Presidente busca combinar a representatividade setorial, abrangncia social, densidade poltica e capacidade para contribuir e repercutir os debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do Pas. A composio ampla e plural possibilita uma viso sistmica sobre as questes e est na base do entendimento, hoje compartilhado no CDES, de que o desenvolvimento envolve mltiplos e necessrios aspectos (econmicos, sociais, polticos, culturais, ambientais) e depende do envolvimento e responsabilizao da sociedade como um todo.

C)A Poltica Externa do Governo


A poltica externa o conjunto de objetivos polticos que um determinado Estado almeja alcanar nas suas relaes com os demais pases do mundo. A poltica externa costuma ser planejada de modo a procurar proteger os interesses nacionais de um pas, em especial sua segurana nacional, prosperidade econmica e valores. A consecuo de tais objetivos pode ser obtida por meios pacficos (acordos de cooperao internacional, dilogo entre Chefes de Estado) ou violentos (agresso, guerra, explorao). A poltica externa definida pelo Chefe de Governo, com o auxlio do ministro do exterior.

Sugesto

de

Leitura:

Revista

Poltica

Externa

www.politicaexterna.com.br

You might also like