You are on page 1of 9

PROCESSO SELETIVO 2012

ENSINO MDIO INTEGRADO

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO.

Confira atentamente se os dados pessoais e os dados identificadores do curso para o qual voc concorre esto registrados corretamente em suas folhas de respostas. Neste caderno constam 30 questes. Verifique se seu caderno de 8 pginas est completo, e caso tenha qualquer defeito, solicite ao fiscal de sala mais prximo que tome as providncias cabveis. As folhas de respostas devem ser devidamente assinadas e preenchidas com caneta de tinta azul ou preta. No sero aceitas rasuras ou emendas nas folhas e em nenhuma hiptese sero fornecidas cpias destas. Os aparelhos eletrnicos (celular, despertador, alarme, bip, etc.) devero estar desligados e caso algum deles seja acionado durante a prova, automaticamente ou no, o candidato ser sumariamente desclassificado do certame. A durao da prova de 4 horas, incluindo o tempo destinado identificao e preenchimento das folhas de respostas. O candidato s poder retirar-se do local de provas aps as 16h e somente poder levar o caderno de provas aps as 17h30min. Os trs ltimos candidatos s podero deixar o local de provas juntos, aps a assinatura da ata de presena. O gabarito preliminar ser divulgado dia 28 de novembro de 2011, no site www.ifto.edu.br. Os recursos podero ser protocolados nos dias 28/11 e 29/11, em formulrio prprio a ser preenchido na Coordenao de Registros Escolares do Campus Porto Nacional ou Campus Gurupi. Os resultados sero divulgados no site do IFTO at dia 13 de janeiro de 2012.

Educao profissional pblica, gratuita e de qualidade! Educao profissional pblica, gratuita e de qualidade!

INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS

LNGUA PORTUGUESAs (Questes 01 a 06) TEXTO I

Leia o excerto abaixo para responder as questes 01 a 03. Um dia desta semana, farto de vendavais, naufrgios, boatos, mentiras, polmicas, farto de ver como se descompem os homens, acionistas e diretores, importadores e industriais, farto de mim, de ti, de todos, de um tumulto sem vida, de um silncio sem quietao, peguei de uma pgina de anncios (...)". (Machado de Assis) 01- Dizendo-se farto "de um tumulto sem vida, de um silncio sem quietao, o cronista permite-nos concluir que ele v o mundo como: a) b) c) d) e) incompreensvel contraditrio autoritrio indiferente inatingvel

a) b) c) d) e)

Substantivo e objeto indireto; Adjetivo e complemento nominal; Advrbio e adjunto adverbial; Substantivo e predicativo do sujeito; Substantivo e complemento nominal. TEXTO II

Leia a histria em quadrinho abaixo para responder as questes 04 a 06.

02 - As palavras polmicas, silncio e pgina, so acentuadas, respectivamente, devido s seguintes regras de acentuao grfica: a) acentuam-se as oxtonas terminadas em a (s); acentuam-se as paroxtonas terminadas em ditongo; acentuam-se todas as proparoxtonas; acentuam-se todas as paroxtonas; acentuam-se as oxtonas terminadas em o; acentuam-se todas as paroxtonas; acentuam-se todas as palavras proparoxtonas; acentuam-se as paroxtonas terminadas em ditongo; acentuam-se todas as palavras proparoxtonas; acentuam-se todas as proparoxtonas; acentuam-se as paroxtonas terminadas em o; acentuam-se todas as proparoxtonas; Nenhuma das alternativas acima.

b) c)

Disponvel em: http://aescritanasentrelinhas.d3estudio.com.br/?tag=charges-epropagandas. Acesso em: 26 outubro 2011.

04 De acordo com o texto, o objetivo de Calvin era: a) b) c) Mostrar ao pai que ele cresceu e se tornou um menino habilidoso na arte de desenhar. Vender ao pai um desenho de sua autoria pela exorbitante quantia de 500 dlares. Revelar ao pai que no tem talento para o desenho, pois passou seis anos tentando desenhar e no conseguiu um resultado satisfatrio. Mostrar ao pai que, alm de bom desenhista, ele um timo orador, pois desenvolveu um discurso maduro para a sua idade. Nenhuma das alternativas acima.

d) e)

03 Um dia desta semana, farto de vendavais, naufrgios, boatos, mentiras, polmicas [...]. Analisando as palavras em destaque do ponto de vista morfolgico e sinttico, todas pertencem mesma classe gramatical e tm a mesma funo sinttica, so respectivamente:

d)

e)

05 O humor da tirinha evidenciado:

a) b) c)

d)

e)

No ltimo quadrinho, quando o pai diz que no pagar 500 dlares pelo desenho de Calvin. No terceiro quadrinho, em que Calvin confessa ter passado seis anos tentando elaborar um desenho. No ltimo quadrinho, quando Calvin, tentando convencer o pai a comprar seu desenho, diz que o mesmo um investimento lucrativo. No fato de Calvin elaborar um discurso maduro em relao ao seu desenvolvimento cognitivo e motor nos dois primeiros quadrinhos e, somente depois, ficar claro para ns, leitores, que toda a fora argumentativa foi em prol da cobrana pelo desenho que ele mesmo fez. No terceiro quadrinho, quando Calvin mostra seu desenho e ns, leitores, percebemos que o mesmo no to bem elaborado quanto defendido por ele em seu discurso.

ngulos internos congruentes. Os vrtices de um pentgono regular so marcados com as letras A, B, C, D, E, ordenados no sentido anti horrio. Ao girar o pentgono uma posio no sentido anti horrio, o vrtice A passa para a posio de B , B para a posio de C, C para a posio de D, D para a posio de E e E para a posio de A. A

A B E E

C C

D D

Depois de 22 mudanas de posio, o vrtice A estar a) b) c) d) e) na mesma posio em que estava ao iniciar o giro. na posio em que E estava ao iniciar o giro. na posio em que D estava ao iniciar o giro. na posio em que C estava ao iniciar o giro. na posio em que B estava ao iniciar o giro.

06 Ao utilizar a expresso ainda assim no ltimo quadrinho, o pai de Calvin reconhece o empenho do filho, valorizando a importncia de seu trabalho, contudo, afirma que no pagaria o valor pedido (como se dissesse: sim, filho, foi um esforo absurdo, mas no vou pagar por isso!). Essa expresso, portanto, uma locuo conjuntiva que expressa: a) b) c) d) e) condio; explicao; causa; concluso; concesso.

09 - Um aluno querendo medir a altura de um prdio mediu a sua sobra e a sombra do prdio. O aluno tem altura de 1,75 m e sua sobra mediu 0,35 m, a sobra do prdio mediu 7,00 m. A altura do prdio de a) b) c) d) e) 25 m 30 m 35 m 40 m 45 m

MATEMTICA
(Questes 07 a 12)

07 - Uma torneira tem vazo de 12 litros de gua por minuto. Em baixo da torneira colocado um reservatrio vazio com capacidade de 1200 litros. O tempo necessrio para que o reservatrio esteja completamente cheio de: a) b) c) d) e) 1 h e 40 min. 1 h e 30 min. 1 h. 2 h. 40 min.

10 - Numa caixa h 200 bilhetes de clientes que participam de uma promoo da loja Esportes e Cia. Mara tem dentro da caixa 2 bilhetes. Ser sorteado um cliente para uma viagem Europa. A chance de Mara ir Europa, dependendo exclusivamente deste sorteio de: a) b) c) d) e) 20% 2% 10% 1% 5%

08 - Um pentgono regular um polgono convexo com cinco lados iguais, com os


3

11- Observe a tabela a segui: Grandes Regies Taxa de Fecundidade Total 2000-2010 Taxa Diferena Fecundidade relativa Total 2010/2000 Grande Regio 2000 2010 BRASIL 2,38 1,86 -21,9% NORTE 3,16 2,42 -23,5% NORDESTE 2,69 2,01 -25,2% SUDESTE 2,10 1,66 -21,0% SUL 2,24 1,75 -21,7% CENTRO 2,25 1,88 -16,3% OESTE
Fonte: IBGE Censos Demogrficos 2000/2010

CINCIAS
(Questes 13 a 18)

sd

13 - Observamos no nosso dia-a-dia vrios exemplos de poluio, desde um simples papel de balinha jogado no fora do lixo desde a poluio nuclear causada pela tragdia ocorrida em Fukushima, no Japo recentemente. Podemos ento, definir como poluio a) b) c) d) e) decomposio no ambiente de materiais ou de energia em uma quantidade que cause mudanas desfavorveis vida. destruio do ambiente e de materiais ou de energia em uma quantidade que cause mudanas desfavorveis vida. introduo no ambiente de materiais ou de energia em uma quantidade que cause mudanas desfavorveis vida. a introduo no ambiente de materiais ou de energia em uma quantidade que cause mudanas favorveis vida. a introduo no ambiente de seres vivos em uma quantidade que cause mudanas desfavorveis vida.

Marque a opo correta. a) b) c) d) e) De acordo com a tabela, a regio que mais diminuiu a taxa de fecundidade foi a regio Sudeste. De acordo com a tabela, em 2010, a regio Centro Oeste teve taxa de fecundidade em 2,25. De acordo com a tabela, as regies com menores declnios foram as regies Sul e Sudeste. De acordo com a tabela as regies Sul e Centro Oeste tiveram declnios na taxa de fecundidade abaixo do declnio nacional. De acordo com a tabela, as regies que tiveram maiores declnios nas taxas de fecundidade total foram Norte e Nordeste.

Texto I: A Mgica da Vida O que voc v numa casca de banana, numa folha velha de alface, numa casca de batata ou num talo de couve-flor? Restos? Lixo? Sobras? Eu aprendi a ver moranguinhos, rcula, salsinha, cebolinha, manjerico, mamo e at flores. Como? Mgica? Quem o mgico? Bem, esta uma pequena estria que fui aprendendo na prtica, no dia-a-dia, ajudando minha esposa Beth.
Trecho extrado da Revista Atitude Sustentvel, Editora Mundo Geo, ano 01, edio 02, 2010, pg. 62.

12 - A velocista Rosngela Santos ficou com 999 medalha brasileira em Jogos PanAmericanos. Ela foi a grande vencedora dos 100 metros rasos da competio continental em Guadalajara. A brasileira, que tem 19 anos, bateu seu recorde pessoal e fechou a prova com a marca de 11s22. A marca anterior dele era de 11s26. Barbara Pierre, dos Estados Unidos, ficou com a medalha de prata e Shakera Reece, de Barbados, levou o bronze.
(http://esporte.ig.com.br)

De acordo com o texto, a) Rosngela Santos venceu os 100 m rasos do Pan 2011, com a marca de 11s26. b) Rosngela Santos bateu o seu prprio recorde, diminuindo o tempo em quase 1 s. c) Rosngela Santos diminuiu seu tempo em 0,04 s. d) Barbara Pierre, dos Estados Unidos, ficou com a medalha de prata, com o tempo de 11s26. e) A velocidade mdia de Rosngela foi de aproximadamente 5m/s.

14 - No trecho acima, o Presidente do Instituto Arayara de Educao para a Sustentabilidade, Eduardo Manoel Arajo, fala sobre sua experincia caseira vivenciada ao lado da esposa Beth. A mgica e um possvel mgico dessa pequena estria que nos lembra da importncia de se destinar adequadamente os resduos orgnicos domsticos e colaborar com a ciclagem de nutrientes nos ecossistemas seriam respectivamente

a) b) c) d) e)

fermentao e leveduras. fermentao e lactobacilos. decomposio e vermes nematides. decomposio e bactrias. fotossntese e bactrias.

17 - A obteno do lcool etlico hidratado, a partir da cana-de-acar, pode ser representada pelo esquema a seguir. Em I e IV, que envolvem processos de fracionamento, so realizadas, respectivamente,

15 - As Protenas so substncias de fundamental importncia na estrutura e no funcionamento dos seres vivos. As crianas principalmente devem ter uma alimentao rica em protenas, pois, esto numa fase de crescimento. So alimentos ricos em protenas, alm do leite, a) b) c) d) e) a banana e soja. a carne e mandioca. a carne e soja. o caf e banana. os ovos e farinha de milho.

16 Leia o excerto a seguir: Nunca os seres humanos agrediram tanto o meio ambiente como na atualidade. Isso resulta em problemas que tendem a comprometer a sobrevivncia no s da humanidade, mas de todos os seres vivos.
GARAVELLO e GARCIA, 2005, P. 113.

a) b) c) d) e)

filtrao e destilao. destilao e decantao. filtrao e decantao. destilao e filtrao. decantao e decantao.

Em relao aos problemas ambientais atmosfricos aos quais o trecho do texto acima se refere, correto afirmar que a) b) a camada de oznio caracteriza-se como um escudo protetor artificial da Terra contra o excesso de radiaes solares. a intensificao do efeito estufa, provocado pela vida moderna, extremamente preocupante, pois causa, nas grandes cidades, o aumento da temperatura e a reduo nas imensas reas rurais cultivveis. as ocorrncias de chuvas intensas em algumas reas, com enchentes e deslizamentos, e, em outras reas, de secas acentuadas e prolongadas esto entre as mudanas decorrentes do El Nio. o maior exemplo de problemas ambientais provenientes da destruio das florestas tropicais, a mudana climtica nas reas devastadas, contribuindo para o aumento da umidade do ar. o xido nitroso, emitido pelo uso de fertilizantes, biomassa e combustveis fsseis, a principal fonte de emisso do efeito estufa.

18 - As leis de Newton so as bases da Mecnica. Em particular, a primeira lei pode ser utilizada para explicar uma grande quantidade de situaes do nosso cotidiano. A necessidade de se utilizar cintos de segurana e o chacoalhar das pessoas em um nibus so dois exemplos da aplicao da lei da inrcia. H, tambm, um famoso truque de mgica em que uma pessoa puxa uma toalha, enquanto que os objetos (copos, pratos, talheres, etc.) que estavam sobre ela permanecem imveis. Baseando-se no contexto qual das alternativas apresentam a explicao para esse truque a) b) c) d) e) a toalha est encerada, facilitando o deslizamento da toalha. a mesa muito lisa, facilitando a retirada da toalha. os objetos estavam colados na mesa. os objetos tendem a permanecer parados por causa da inrcia. s possvel realizar esse truque usando uma mesa de madeira.
5

c)

d)

e)

HISTRIArgr
(Questes 19 a 24)

gr

19 - O ______________ a crena na existncia de um s Deus. Diferente do ______________ que conceitua a natureza de vrios deuses. Assinale a alternativa que respectivamente as lacunas acima: a) b) c) d) e) Monotesmo e Henotosmo Monotesmo e Politesmo Politesmo e Henotesmo Politesmo e Monotesmo Henotesmo e Monotesmo completa

22 - Foi um dos mais importantes movimentos sociais da Histria do Brasil. Representou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra opresso do governo portugus no perodo colonial. Ocorreu no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro. Essas caractersticas representam o movimento chamado: a) b) c) d) e) Revolta de Beckman Revolta Felipe dos Santos Inconfidncia Mineira Revoluo Pernambucana Revoluo Praieira

23 - Com relao a Primeira Guerra Mundial, assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) O estopim para guerra foi o assassinato do Prncipe Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austraco. ) Disputas imperialistas entre a Alemanha e Inglaterra, foram uma das causas que desencadeou a Primeira Guerra. ) Foi celebrada uma aliana defensiva entre a Alemanha e Inglaterra em 1870. Com a entrada da Frana em 1880, surgiu a Trplice Aliana. ) Desde o fim do sculo XIX at 1914, as naes europias fortaleceram-se, aumentando seu poderio blico. Uma verdadeira corrida armamentista foi alimentando os pases.

20 - Foi o iniciador da Reforma Protestante no incio do sculo XVI, quando publicou as suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Assinale a alternativa que corresponde descrio acima: a) b) c) d) e) John Wycliffe Joo Calvino Henrique VIII Martinho Lutero Erasmo de Roterd

21 - Com relao a colonizao da Amrica Espanhola, assinale a alternativa INCORRETA: a) A comunicao entre ndios e espanhis era praticamente impossvel, tanto pelas lnguas, como pelo universo cultural diferente para ambos os lados. A soluo encontrada pelos conquistadores foi a guerra de dominao dos ndios. A vida das tribos e civilizaes indgenas da Amrica foi completamente transformada com a chegada dos conquistadores espanhis. Os ndios deveriam trabalhar nas minas e nas plantaes, em troca de proteo e da catequizao imposta, segundo a crena espanhola, como uma forma de benefcio para salvar suas almas. Em alguns casos, os espanhis instigavam o acirramento das rivalidades entre tribos locais. Dessa forma, depois dos nativos se desgastarem em conflitos, a dominao hispnica agia para controlar as tribos em questo. A colonizao espanhola no provocou grandes transformaes nas culturas indgenas na Amrica. Os espanhis e os nativos tinham uma convivncia pacfica.

Assinale a alternativa que corresponde s afirmativas acima: a) b) c) d) e) V, V, F, V V, F, V, V F, V, V, F V, F, V, F V, F, F, V

b)

c)

24 - Durante o ano de 1989 a capital do Tocantins ficou provisoriamente na cidade de: a) b) c) d) e) Gurupi Miracema Porto Nacional Araguana Paraso do Tocantins

d)

e)

GEOGRAFIA
(Questes 25 a 30)

25 Observe a imagem a seguir:

magem xtrada de SIMIELLI. M. E.Ramos. Geoatlas, pg. 18, So Paulo: tica, 2006

Os mapas fornecem informaes sobre aspectos fsicos ou naturais da superfcie terrestre e sobre dados culturais, ou seja, resultantes da ao do homem. Existem, portanto, diversos tipos de mapa. Eles so denominados mapas temticos. As informaes apresentadas pelo mapa acima so sobre o (a): a) b) c) d) e) Diviso poltica. Clima Populao Vegetao Recursos minerais.

26 Observe a imagem a seguir:

Climograma. 1

Climograma. 2

J FMAMJ J A SOND

J FMAMJ J A SOND
Imagem extrada de SIMIELLI. M. E.Ramos. Geoatlas, pg. 108, So Paulo: tica, 2006.

Os climogramas so representaes grficas que mostram as caractersticas principais do clima de um local: as temperaturas mdias e os ndices pluviomtricos mensais. Julgue os itens a seguir. INo climograma 1 mostra que o maior ndice pluviomtrico registrado no ms de maio. IIO climograma 1 apresenta caractersticas do clima equatorial, pois possui temperaturas elevadas e elevado ndice pluviomtrico a maior parte do ano. IIINo climograma 2 mostra que o maior ndice pluviomtrico registrado no ms de dezembro. IVO climograma 1 apresenta temperaturas elevadas e baixo ndice pluviomtrico. A alternativa correta : a) b) c) d) e) I, II, III e IV. I e III. Somente III. Somente III e IV. I, II e IV

27 Observe a imagem a seguir:

1 3 2

Imagem extrada de SIMIELLI. M. E.Ramos. Geoatlas, pg. 108, So Paulo: tica, 2006.

A regio assinalada com nmero 3 no mapa corresponde ao clima: a) b) c) d) e) Equatorial Subtropical Tropical litorneo. Tropical semirido. Temperado continental.

28 - A indstria uma das mais importantes atividades humanas, na qual se utilizam os mais diversos tipos de matrias-primas. Essa atividade caracteriza-se pela produo de bens em grandes quantidades. A atividade industrial classificada da seguinte maneira: indstria extrativa (mineral, vegetal e animal), indstria de transformao (de bens de produo e de bens de consumo durveis e no-durveis). So exemplos de bens de consumo durveis,

a) b) c) d) e)

Alimentos e roupas. Carros e eletrodomsticos. Calados e carros. Cosmticos e alimentos. Roupas e mveis.

29 - Para fazermos representaes planas necessitamos utilizar a escala. Seu uso possibilita reduzir o tamanho desse lugar e, ao mesmo tempo conservar as suas propores. Todo mapa feito numa determinada escala. Ela indica quantas vezes o tamanho real do lugar representado foi reduzido. As afirmaes a seguir so verdadeiras, exceto: a) b) c) d) e) A escala grfica apresentada em uma linha reta dividida em partes iguais, como uma rgua. Quanto maior a escala utilizada para fazer um mapa, maior o nmero de detalhes que podem ser representados, como rios, estradas e cidades. Quanto menor a escala utilizada para fazer um mapa, maior o nmero de detalhes que podem ser representados, como rios, estradas e cidades. Os mapas que representam toda a superfcie terrestre (planisfrio ou mapa mundi) tm escala pequena. Os mapas que representam os municpios tm uma escala grande e neles podem ser representados as divises dos bairros.

30 - Em sua maioria, os atuais pases subdesenvolvidos foram colnias de explorao dominadas pelas metrpoles europeias, que enriqueceram com a explorao de madeira, de minrio e de produtos agrcolas. So caractersticas da maioria dos pases subdesenvolvidos, exceto: a) b) c) d) e) M distribuio de renda. Altos ndices de analfabetismo. Altos ndices de mortalidade. Proliferao de grandes centros urbanos sem infraestrutura. Baixos ndices de natalidade.

You might also like