You are on page 1of 13

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE

VESTIBULAR 2010.2 CADERNO DE PROVAS TIPO 2

(Cursos: Administrao, Cincias Contbeis, Comrcio Exterior, Direito, Economia)

Data de aplicao: 13/06/2010

Leia com ateno as instrues abaixo


1. Ao receber este caderno, aguarde a autorizao do fiscal de sala e em seguida confira se ele
contm 50 (cinquenta) questes objetivas do tipo mltipla escolha, numeradas sequencialmente de 1 a 50, cada uma com 5 (cinco) alternativas indicadas pelas letras 'A' a 'E', das quais, somente uma corresponder resposta certa para a questo. Observe se o caderno de provas se refere ao curso no qual voc se inscreveu, bem como, se a lngua estrangeira que consta nele corresponde de sua escolha. Caso contrrio, solicite ao fiscal de sala a sua substituio. A pgina 2 deste caderno (verso desta capa) contm espao para que voc possa utilizar para fazer o rascunho de sua redao que a seguir dever ser transcrita para a folha definitiva. O carto de respostas e a folha de redao sero entregues oportunamente pelos fiscais de sala. Ao receb-los, assine somente o carto de respostas. A folha definitiva de redao NO dever ser assinada. No carto de respostas marque a letra correspondente resposta correta para a questo conforme o seu julgamento, utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, conforme exemplo abaixo: Exemplo: A B C E Ateno: A marcao de mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. Ao terminar as provas, entregue ao fiscal de sala o carto de respostas e a folha definitiva de redao, e assine a lista de presena. Este caderno de provas somente poder ser levado pelo candidato aps decorridas 3 (trs) horas do incio das provas. As provas, os gabaritos, os resultados e demais informaes referentes ao vestibular sero divulgados no site oficial da FACAPE: www.facape.br.

2. 3. 4. 5.

6. 7.

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE Boa prova!

13/06/2010

FOLHA DE RASCUNHO PARA REDAO 1

10

15

20

25

30

35

40
Vestibular FACAPE 2010.2 CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-2-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE

13/06/2010

LNGUA PORTUGUESA PARTE 1 REDAO


Escolha um dos temas a seguir e faa um texto dissertativo-argumentativo sobre ele. Use entre 20 e 30 linhas.

LNGUA PORTUGUESA PARTE 2 QUESTES 01 A 15


TEXTO I EMPRESRIOS APONTAM PROPOSTAS SEMELHANTES
BRASLIA- A defesa de pontos cruciais da agenda da indstria acabou igualando os trs prcandidatos Presidncia da Repblica, na avaliao de empresrios que estiveram

presentes ao encontro promovido ontem pela Confederao Nacional da Indstria (CNI). Tm muitos pontos comuns na espinha dorsal e as divergncias so de procedimentos e prioridades, avalia Paulo Godoy, presidente da Associao Brasileira da Infraestrutura e

Indstrias de Base (Abdib). Reforma tributria, reduo de encargos

trabalhistas, manuteno das polticas de juros, cmbio e inflao foram algumas promessas feitas por Dilma Roussef (PT), Jos Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) durante o evento. Em sintonia

TEMA I: QUANDO O BRASIL SABER


CUIDAR DE SUAS CRIANAS SITUAO DE RISCO? EM

com as reivindicaes da platia, a impresso de igualdade entre os trs pr-candidatos acabou imperando. Todos esto colocando o desenvolvimento sustentado como prioridade, a responsabilidade fiscal, a responsabilidade com o cumprimento dos contratos, com o cumprimento de regras. Isso que faz a espinha dorsal de um pas que est amadurecendo,afirmou Godoy. Nem mesmo a falta de detalhes sobre como cada um pretende conduzir temas sensveis para a economia suscitou maiores preocupaes. Horcio Lafer Piva, presidente da Associao Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) e expresidente da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp), afirmou que se os

TEMA II: O HOMEM O LOBO DO


PRPRIO HOMEM

pr-candidatos deixarem de lado a conversa fcil sobre temas como a reforma tributria, a campanha ter mais contedo. preciso dar um desconto porque eles no esto ainda com os programas prontos,

Vestibular FACAPE 2010.2

CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-3-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE ponderou. Voc paga um preo por fazer debate to cedo. O preo ainda no ter nada definitivo. Para Lafer, o discurso de Dilma foi muito centrado nos resultados obtidos pelo governo do b)

13/06/2010

04. Pode-se inferir do texto que:


a) Os trs candidatos divergiram em relao aos programas sociais do governo Lula. As propostas dos trs pr-candidatos so semelhantes. As propostas dos trs candidatos em relao poltica industrial do Brasil so muito divergentes. Serra o mais preparado. Os trs pr-candidatos falam a mesma lngua, embora sejam de partidos diferentes, acerca da poltica industrial a ser adotada no Brasil.

presidente Luiz Incio Lula da Silva. No caso do ex-governador Serra, o perfil adotado foi mais tcnico, enquanto a senadora Marina buscou o caminho emocional. Serra tem muita substncia do ponto de vista tcnico. Dilma apresenta uma agenda que tem feito sucesso neste governo e a Marina mobiliza pelo ponto de vista tico, disse Lafer. Dado o fato de ser o primeiro debate, os trs se saram bem.
Jornal do Commercio- 26/5/2010

c)

d) e)

05. Percebe-se que existem vozes mostradas e demarcadas no texto porque este tem: a) Oraes coordenadas.
b) Oraes subordinadas. c) Artigos e numerais.

As questes 1 a 13 dizem respeito ao texto I

01. lcito dizer que o texto :


a) Verbal. b) No-verbal. c) Visual. d) Visual e no-verbal. e) Verbal e visual.

d) Discurso direto. e) Informaes implcitas.

06. Existe discurso indireto na seguinte passagem do texto:


I. II. No 1 pargrafo. Na primeira fala delimitada pelas aspas. Somente na segunda fala delimitada pelas aspas. Na ltima fala delimitada pelas aspas.

02. O fenmeno discursivo da polifonia:


a) b) c) d) No foi usado no texto. Foi usado apenas no 1 pargrafo. Foi usado em vrias partes do texto. Existe somente em uma passagem do texto. Foi usado somente no ltimo pargrafo.

III.

IV.

Est (ao) correto (s) o (s) item (ns): a) Somente o I. d) Somente o III. b) II, III e IV. c) II e III e) Somente o II.

e)

07. Considerando o universo textual, existe 03. Na constituio do texto, pode-se dizer em
relao aos dois brancos que: a) b) c) d) e) No fazem parte da caracterizao do texto. Delimitam o texto. No so propriedades do texto. No so importantes na delimitao do texto. No delimitam o texto. e) retomada de elementos lingsticos em: a) b) c) d) preciso dar um desconto (6 pargrafo). Empresrios apontam semelhantes (ttulo). Braslia. (1 pargrafo). preciso dar um desconto porque eles no esto ainda com os programas prontos (5 perodo). A defesa de pontos cruciais (1 pargrafo). propostas

Vestibular FACAPE 2010.2

CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-4-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE

13/06/2010

08. O trecho em que existe a coeso por


justaposio com uso de seqenciadores : a) Na avaliao de empresrios que estiveram presentes ao encontro (1 pargrafo). A defesa de pontos cruciais (1 pargrafo). Pr-candidatos Presidncia da Repblica (1 pargrafo) Para Lafer, o discurso de Dilma foi muito centrado nos resultados obtidos pelo governo (6 pargrafo). Na avaliao de empresrios que estiveram presentes ao encontro promovido ontem pela Confederao Nacional da Indstria (1 pargrafo).

a) Substantivo. b) Verbo. c) Numeral. d) Locuo adverbial. e) Pronome.

b) c)

12. Em Horcio Lafer Piva, presidente da


Associao Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) e ex-presidente da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp), afirmou que se os pr-candidatos deixarem de lado a conversa fcil [...] , o termo destacado um (a): a) Vocativo. b) Predicativo do objeto. c) Aposto.

d)

e)

09. Como de conhecimento pblico, os prcandidatos Serra e Dilma pertencem a partidos rivais, pelo menos no campo institucional, pois um da situao (PT) e outro, da oposio (PSDB). Esse contraste entre esses partidos um (a) ___________________, o (a) qual parcialmente desconstruda para que seja construdo (a) um (a)___________________ .
A alternativa que completa corretamente os espaos em branco, na sequncia apresentada, : a) Solecismo, coliso. b) Anacoluto, aliterao.

d) Interjeio. e) Sintaxe de colocao.

13. No ltimo pargrafo, a expresso tem feito sucesso muito importante para a descrio feita sobre Dilma Roussef. Em relao ao uso dos aspectos do verbo, essa expresso est no:
a) b) c) d) Modo indicativo-presente. Modo indicativo-pretrito perfeito. Modo subjuntivo-pretrito imperfeito. Modo indicativo-pretrito perfeito composto. Modo subjuntivo-presente.

c) Zeugma, pleonasmo. e) d) Anttese, oximoro. e) Apstrofe, anttese.

10. Considerando o que est escrito no 1


pargrafo, no trecho Tm muitos pontos comuns na espinha dorsal e as divergncias so de procedimentos e prioridades, a forma verbal tm mantm ligao com um: a) Sujeito simples. b) Sujeito composto. c) Sujeito simples e composto. d) Termo imediatamente subseqente. e) Termo implcito do texto.

14. Acerca da religiosidade de ____________________________, o crtico literrio Sbato Magaldi diz: sua religiosidade pode espantar aos cultores de um catolicismo acomodatcio, mas responde s exigncias daqueles que se conduzem por uma f verdadeira. Essa avaliao diz respeito a um autor brasileiro que faz uso constante da religio como um dos elementos na construo de suas obras literrias. A alternativa que preenche corretamente o espao em branco : a) Castro Alves.
b) Ariano Suassuna. c) Carlos Drummond de Andrade. d) Euclides da Cunha. e) Jos de Alencar.

11. A palavra isso (4 pargrafo), considerando o que foi exposto anteriormente, pode ser classificada morfologicamente como:
Vestibular FACAPE 2010.2

CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-5-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE

13/06/2010

15. As casas espiam os homens/que correm


atrs de mulheres. / A tarde talvez fosse azul, /no houvesse tantos desejos. Os versos acima so de um autor que pertence ao: a) Modernismo. b) Romantismo. c) Realismo. d) Naturalismo. e) Pr-Modernismo.
5

LNGUA ESPANHOLA QUESTES 16 A 25 TEXTO I


LA MSICA CARIBEA Y LA SALSA
1

Hacia los aos cuarenta-cincuenta se pone de moda la msica afrocubana. Varias orquestas recorren toda Amrica y llegan a los EEUU, la Orquesta Aragn, Meloda del 40, la Sonora Matancera con Celia Cruz y algunos cantantes como Miguelito Cun y Benny Mor, el sonero mayor. Muchos msicos cubanos se instalan incluso en el Este, en particular en Nueva

10

York. Estos grupos tocaban bsicamente el son, el ritmo del que Nicols Guilln hizo una forma potica, el mismo que dos dcadas ms tarde va a dar origen a la salsa. A partir de los aos cuarenta, el son

15

evoluciona en contacto con otros ritmos latinos o afrolatinos: el bolero, el chachach, el mambo, el guaguanc, la guaracha. De la msica africana guardaba la tcnica tradicional del llamado-respuesta. Damsio Prez Prado

20

la utiliza instrumentalmente en el mambo; al cantante responde un coro de trompetas. La msica latina de esos aos era la msica de las grandes orquestas de baile, con voces, trompetas fondo de congas y bongs, y la

25

charanga en la que las flautas tocaban melodas de origen europeo, como el danzn. () Lo que contribuy enormemente a la popularidad de la msica latina fue que en

30

Nueva York, el Palladium, un inmenso saln de baile que estaba medio abandonado, comenz a organizar matins bailables con esa msica para la colonia hispana. All se grabaron en vivo y en directo los mejores

35

discos de Tito Puente, el rey del timbal, y de Tito Rodriguez. () A partir de los aos sesenta y setenta llegan a Nueva York una gran cantidad de

Vestibular FACAPE 2010.2

CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-6-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE msicos cubanos, que vienen con el ritmo de
40

13/06/2010

la pachanga. La colonia latina aumenta y adquiere una identidad cultural, asociada a la marginalidad y al barrio. () La salsa sintetiz la msica del Caribe. Fue expresin de todas las minoras hispanas

18. Analiza las afirmaciones en relacin al vocabulario de los textos. Marque la alternativa falsa: a) Las orquestas que llegaban a los EEUU tocaban principalmente el son.
b) c) d) e) Dmaso Prez Prado utiliza el llamadorespuesta en el boleto. La salsa es la expresin de la vida del latino en el barrio. Se puede decir que la salsa es la sntesis de la msica caribea. Rey del timbal: persona magistralmente los timbales. que toca

45

que poblaban los ghettos de las grandes ciudades y se enriqueci con las tradiciones musicales de todos ellos. El nombre salsa fue utilizado por primera vez en 1966 cuando Federico y su

50

Combo editaron en Venezuela el disco Lleg la Salsa. Pero el trmino si difunde a partir de 1975 cuando se realiza la pelcula Salsa. Es a partir de entonces cuando se populariza el nombre. No se trata de un ritmo distinto, sino

19. se enriqueci con las tradiciones musicales de todos ellos (lneas 46 y 47) significa que: a) La salsa es preponderantemente cubana;
b) c) d) e) Celia Cruz y Tito Puente fueron los que le dieron vida a la salsa; El son y la msica afrolatina son la nica base de la salsa; La msica latina en general contribuy mucho a la salsa; Solamente es tocada por msicos que viven en los EEUU.

55

una simple cuestin de etiqueta publicitaria, sintetiza toda la msica del Caribe que se vive en comunidades latinas de diferente origen cultural, con aires de ranchera mejicana, cumbia colombiana, son y tango argentino. Lo

60

que tenan en comn era la pobreza y el barrio. A partir de los setenta se transforma en una msica comercial con grandes estrellas. Tras veinte aos en el barrio, la msica latina es relanzada como espectculo comercial.

20. El surgimiento de la salsa es un canal de


expresin de: a) Los nuevos ritmos latinos; b) Todas las minoras hispanas; c) Los cubanos que haban emigrado a EEUU; d) La msica afrocubana; e) Un nuevo despertar de la msica mundial.

Fonte:http://zruncro.blogspot.com/2009/10/mismo-patron-vocal-delos-cantantes-de.html

Las cuestiones 16 a 21 se refieren al TEXTO I

16. Segn el texto podemos deducir que el


sonero mayor (lnea 7) significa: a) El mejor intrprete del son cubano; b) Persona que viva en la marginalidad; c) El maestro de la orquesta; d) El que da origen a la salsa; e) Ritmos afrocubanos.

21. con aires de ranchera mejicana, cumbia


colombiana, son y tango argentino (lneas 58 y 59) quiere decir que: a) La salsa es una msica muy rpida; b) c) d) e) Para bailar la salsa es necesario mucho aire; La combinacin de ritmos es lo que constituye la salsa; El aire de los grupos musicales instrumentos le dan un ritmo especial; e

17. El llamado-respuesta(lnea 19) del mambo


tiene como origen: a) La respuesta de un coro de trompetas; b) Los diferentes ritmos latinos; c) La msica africana; d) El son cubano; e) Los ritmos afrolatinos. Vestibular FACAPE 2010.2

Predominan especialmente el son cubano y la ranchera mejicana.

CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-7-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE TEXTO II

13/06/2010

Pizza Express Quieres pasarte bien? Te gustan las pizzas rellenas? Tenemos para ti un Servicio Gratuito a Domicilio. Por slo 10 euros podrs comer tu pizza favorita y, adems, comprar la segunda pizza te costar 3 euro menos. Tfno. 987 454 574
La cuestin 22 se refiere al TEXTO II

25. En la frase: No se trata de un ritmo distinto, sino una simple cuestin de etiqueta publicitaria (lnea 54 y 55), la palabra sino tiene el significado, segn el texto I, de a) excepto;
b) sin embargo; c) ni; d) siquiera; e) y no;

22. En este anuncio, Pizza Express te informa de que: a) Llevar una pizza a tu casa cuesta 3 euros;
b) c) d) e) Tendrs un descuento en la primera pizza que compre; Dos pizzas rellenas cuestan 13 euros. Las pizzas rellenas cuestan 3 euro menos; Encargar una pizza te sale 10 euros; b) a)

CONHECIMENTOS GERAIS QUESTES 26 A 40 26. A respeito da Grcia Antiga, est incorreto:


A filosofia foi o grande legado do pensamento grego. Os primeiros filsofos buscavam entender os fenmenos da natureza atravs de explicaes racionais e organizadas, fugindo das justificativas mitolgicas. A Sociedade Espartana era militarista. Os costumes e valores estavam voltados para a preparao fsica e militar. As Reformas Polticas de Pricles ampliaram a democracia espartana, permitindo uma maior participao dos cidados mais pobres nas assemblias e nas decises de governo. Para os Sofistas, o conhecimento deveria se concentrar nos problemas do Homem, pois O homem a medida de todas as coisas. A religio grega era politesta, os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos.

23. Relaciona la segunda columna de acuerdo


con la primera. En seguida seale la alternativa correcta. (1) (2) (3) (4) (5) ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Fabio ha ido a mi casa El jueves vamos al museo Pablo tiene que llevar el coche al taller Juan y yo vamos comprar palomitas Vamos viajar y necesitamos llamar al hotel a tomar un caf. para reservar una habitacin. para ver una pelcula cmica. para que lo arreglen. a ver una exposicin de Mir. c)

d)

e)

a) 4 3 2 1 5 b) 5 4 2 1 3 c) 5 3 2 1 4 d) 4 5 1 3 2 e) 1 5 4 3 2

27. Roma, de cidade-estado, transformou-se em um duradouro imprio. Assinale a alternativa verdadeira relacionada com a Civilizao Romana:
a) Os romanos estavam divididos socialmente em patrcios, os nobres, chefes das famlias poderosas, proprietrios de terras, clientes, que eram servidores ou protegidos pelos nobres, e plebe, congregando todos os outros habitantes. No processo de lutas sociais, os plebeus conseguiram conquistas na Repblica romana tais como a abolio da escravido por dvidas, a criao do cargo de tribuno da plebe, embora a proibio de casamentos entre nobres e plebeus ainda demonstrasse as graves diferenas sociais. Com o desenrolar das conquistas, Roma passou a basear grande parte de sua economia no trabalho servil.

24. Marque la alternativa en que el nmero est


escrito correctamente: 829.105: a) Ochocientos veintenueve mil ciento cinco; b) Ochocientos veinte y nueve mil ciento y cinco; c) Ochocientos veintinueve mil ciento y cinco; d) Ochocientos veintinueve mil ciento cinco; e) Ochocientos veinte y nueve mil ciento cinco;

b)

c)

Vestibular FACAPE 2010.2

CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-8-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE d) A religio dos romanos era politesta e antropozoomrfica com ntidas influncias das crenas etrusca e grega. A partir do sculo III, o Imprio Romano ingressou num perodo de conquistas territoriais. V entrave a ser superado. IV

13/06/2010

e)

A Revoluo Industrial acelerou o processo de migrao do campo para a cidade, o que intensificou o crescimento da populao urbana e contribuiu para a formao de uma nova classe social: o operrio. Na Inglaterra, a misria e o desemprego produzidos pela industrializao acabaram por desencadear um movimento espontneo de destruio pelos operrios, que ficou conhecido como Iluminismo.

28. Costuma-se caracterizar o ___________ como um movimento antropocntrico que glorificava o homem e a natureza humana. a) Hedonismo
b) Humanismo c) Teocentrismo d) Experimentalismo e) Individualismo

Pela anlise das afirmativas, conclui-se que esto corretas: a) III e IV b) I e V c) II e III d) III e V e) I, II e IV

31. Sobre a Revoluo Russa de 1817:


I II III A Rssia entrara no sculo XX como um dos mais atrasados Estados Europeus. As derrotas do Czarismo nas guerras contra o Japo e Alemanha. Mencheviques, liderados por Lnin, eram revolucionrios e defendiam a instaurao do socialismo na Rssia, com base numa aliana entre os operrios e os camponeses. Bolchevique, liderados por Martov, eram revolucionrios, defendiam a aliana com a burguesia e a passagem gradual ao socialismo atravs de uma poltica de reformas progressivas. Lnin concebeu a Nova Poltica Econmica (NEP).

29. Dentre os fatores que contriburam para a


difuso do Movimento Reformista Protestante, no incio do sculo XVI, considere os itens abaixo e a seguir assinale a opo que corresponde indicao de todos os que so verdadeiros: I II III As 95 teses de Calvino condenavam a venda de indulgncias. Abusos da Igreja Reformada: nicolasmo, cesaropapismo simonia,

IV

Tributao da Igreja provocava revolta pelo deslocamento de recursos para a Itlia, para uso no apenas religioso, mas de manuteno de uma corte sunturia. Formao de uma conscincia nacional. Desejo dos governos de se apossar das riquezas da Igreja. b) II e V e) III e V c) I e V

IV V

a) I e II d) III, IV e V

Assinale a alternativa que indica dentre os itens anteriores todos os que so incorretos: a) I e II b) III e IV c) V e IV d) I e III e) II e III

30. Para responder questo abaixo, analise as


afirmativas que seguem sobre a Revoluo Industrial. I A primeira Revoluo Industrial (1760-1860), conhecida como a Era do Carvo e do Ferro, foi realizada principalmente por Inglaterra, Frana e Blgica. Capitalismo liberal baseado na liberdade do comrcio e de produtos. II A Segunda Revoluo Industrial (1860-1914) foi a Era do ao e da eletricidade, com expanso da industrializao para a Alemanha, Itlia, Rssia, Estados Unidos e Japo. O Capitalismo Liberal cedeu lugar ao Capitalismo monopolista, baseado no controle do mercado pelos trustes e cartis. A indisponibilidade de matrias-primas na Inglaterra, como o carvo e o algodo, era um

32. A Segunda Guerra Mundial mal terminara


quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar como uma Terceira Guerra Mundial. Assinale opo a falsa: a) Aps a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas reas de ocupao entre os pases vencedores. A Repblica Democrtica da Alemanha, com capital em Bonn, ficou sendo zona de influncia capitalista e, portanto, socialista. A Repblica Federal da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sob a influncia dos pases socialistas. EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanos espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta rea. Isso ocorria porque havia uma certa disputa entre as potncias, com o objetivo de mostrar para

b)

III

Vestibular FACAPE 2010.2

CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-9-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE o mundo qual era o sistema mais avanado. c) A Doutrina Trumam, a poltica externa dos Estados Unidos, usaria de todos os meios para conter o comunismo e a influncia sovitica sobre outros paises. O Plano Marshal do governo norte-americano oferecia ajuda econmica aos pases cujo regime poltico e econmico fosse por ele aprovado. Criao do Pacto de Varsvia. O tratado estabelecia o alinhamento dos pases membros, a princpio com a finalidade de autoproteo.

13/06/2010

e)

d)

Conjurao de nosso Pai ou revolta contra Mendona Furtado foi um dos primeiros movimentos que aconteceram no Brasil colnia, mais precisamente em Recife e Olinda.

e)

33. De acordo com o perodo colonial brasileiro,


aponte nas opes a seguir a que no verdadeira: a) Em linhas gerais, o Sistema de Capitanias no correspondeu plenamente s expectativas do Estado Portugus. Sesmarias era a forma legal de se obter terras, sendo apontado como uma das razes do latifndio no Brasil. O Exclusivo Metropolitano representava um monoplio exercido sobre as colnias por sua metrpole. Com a criao dos Governos Gerais, com sede em Recife, buscou-se restabelecer o domnio portugus sobre a colnia. As chamadas entradas e bandeiras paulistas ficaram na histria como expedies em busca de metais preciosos. Foram responsveis pela expanso territorial da Amrica portuguesa alm do Meridiano de Tordesilhas.

35. Com relao ao perodo regencial brasileiro,


considere as seguintes afirmaes: I II III IV V Foi um perodo de intensa agitao social, com revoltas em vrias provncias. Houve a criao da Guarda Nacional, mantida economicamente pelo Governo Regencial. Com o ato adicional Constituio, foi estabelecida menor autonomia s provncias. Os regentes fizeram uso do poder moderador. Dentre os numerosos levantes populares ocorridos no Brasil durante o perodo imperial, oriundos da opresso econmica das classes dominantes, um dos mais importantes foi a balaiada.

b)

c)

d)

e)

Das afirmaes acima, todas as verdadeiras so: a) I, II e III b) IV e V c) I, III e V e) I e V d) II e III

34. Os movimentos nativistas aconteceram na


segunda metade do sculo XVII e primeira metade do sculo XVIII. Foram movimentos locais. No visavam separao poltica. Nas opes a seguir, assinale a correta: a) Era comum que os problemas da falta de fiscalidade se associassem a preos altos, falta de gneros bsicos e dificuldades com o pagamento de soldados, como aconteceu na Revoluo Pernambucana de 1817. No Maranho, surge um dos primeiros ensaios da resistncia ao monoplio das Companhias de Comrcio, conhecida como Cabanagem. Em Pernambuco, reaes da nobreza da terra contra a ascenso dos senhores de engenho, poca da Guerra dos mascates, em 1711, acirraram os nimos. A Guerra dos Emboabas (Rio de Janeiro

36. Na Dcada de 1920, a sociedade brasileira


viveu um perodo de grande efervescncia e profundas transformaes. A esse respeito, assinale a opo falsa: a) O ano de 1922 aglutinou uma sucesso de eventos que mudaram de forma significativa o panorama poltico e cultural brasileiro, dentre eles, a Semana de Arte Moderna, a criao do Partido Comunista e o movimento tenentista. A poltica dos governadores teve como objetivo confinar as disputas polticas no mbito de cada estado, chegando a um acordo bsico entre a unio e os estados. Do ponto de vista econmico, houve aumento dos preos internacionais do caf e baixa da inflao. A Coluna Prestes percorreu cerca de 25 mil quilmetros, atravessando 13 estados brasileiros, propagando a revoluo e o

b)

b)

c)

c)

d)

d)

Vestibular FACAPE 2010.2

CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-10-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE levante da populao contra as oligarquias. e) Toda a euforia dos "felizes anos 20" acabou no dia 29 de outubro de 1929, quando a Bolsa de Valores de Nova York registrou a maior baixa de sua histria.

13/06/2010

39. Rio da Integrao Nacional, o So Francisco, descoberto em 1502, tem esse ttulo por ser o caminho de ligao do Sudeste e do Centro-Oeste com o Nordeste. A alternativa incorreta :
a) A irrigao no Vale do So Francisco, especialmente no semi-rido, uma atividade social e econmica dinmica, geradora de emprego e renda na regio e de divisas para o Pas suas frutas so exportadas para os EUA e Europa. A Regio Nordeste possui apenas 1% da disponibilidade de gua e 28% da populao brasileira e apresenta internamente uma grande irregularidade na distribuio dos seus recursos hdricos, uma vez que o rio So Francisco representa 70% de toda a oferta regional. As bacias que recebero a gua do rio So Francisco no processo de transposio do rio so: Brgida, Terra Nova, Paje, Moxot e Bacias do Agreste do Cear; Jaguaribe e Metropolitanas em Pernambuco; Apodi e Piranhas-Au no Rio Grande do Norte; Paraba e Piranhas na Paraba. O programa proposto para a revitalizao do So Francisco contempla aes voltadas para o reflorestamento de reas crticas, a construo de barragens em rios afluentes, a melhoria da calha navegvel do seu curso mdio, o tratamento de esgotos das cidades e vilas localizadas nas suas margens, o controle da irrigao e a educao ambiental. Embora o maior volume de gua do rio seja ofertado pelos cerrados do Brasil Central e pelo Estado de Minas Gerais, a represa de Sobradinho que garante a regularidade de vazo do So Francisco, mesmo durante a estao seca.

37. Poluio a emisso de resduos slidos,


lquidos e gasosos em volume superior capacidade de absoro do ambiente. Assinale a opo falsa: a) b) O destino mais adequado para o lixo urbano so os aterros sanitrios ou a incinerao. A decomposio da parte orgnica biodegradvel do lixo, feita por microorganismos, produz gases e um lquido chamado chorume, sendo ambos gases no poluentes. O acmulo de lixo se tornou um problema global que provoca a poluio e a contaminao do solo e da gua. Alguns materiais no se degradam facilmente e permanecem no ambiente por muito tempo. A poluio do ar nos centros urbanos e industriais causada basicamente pela queima de combustveis fsseis. d) c) b)

c)

d) e)

38. A Unio Europia foi criada com o objetivo de por termo s frequentes guerras sangrentas entre pases vizinhos, as quais culminaram na Segunda Guerra Mundial. Assinale a alternativa que no verdadeira:
a) Em 1950 foi elaborado o Plano Schuman com objetivo de criar um mercado comum. No primeiro momento, o plano se limitou homogeneizao da produo de ao e carvo na Alemanha e Frana, com possibilidades de abranger, dentro desse processo, outros pases do continente europeu. A Unio Europia o maior bloco econmico mundial. A Unio Europia nasceu com quatro fundamentos: livre circulao de mercadorias, de pessoas, de capitais e de servio. Em 2002 entrou em circulao uma moeda comum em todos os membros da Unio Europia: o euro. So intensificados os acordos aduaneiros e sobre imigrao com o objetivo de permitir aos cidados europeus uma maior liberdade para viver, trabalhar ou estudar em qualquer um dos pases membros e, dessa forma, diminuir o controle nas fronteiras.

e)

b) c)

40. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que contm o nome da bacia hidrogrfica com maior potencial para navegao: a) Bacia Hidrogrfica Amaznica
b) c) d) e) Bacia Hidrogrfica do Rio So Francisco Bacia Hidrogrfica Araguaia dos Rios Tocantins-

d)

Bacia Hidrogrfica do Rio da Prata Bacia Hidrogrfica do Atlntico Sul

e)

Vestibular FACAPE 2010.2

CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-11-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE

13/06/2010

MATEMTICA QUESTES 41 A 50 n! , obtm41. Simplificando a expresso n(n + 1)!


se: a) n b) (n + 1) c) n-1 d) (n + 1)! e) (n(n + 1))
-1
-1

RASCUNHO

42. Sabendo-se que a reta s // r: 3x - y + 30 = 0, e que s passa pela origem, podemos afirmar que a equao reduzida de s : a) y = x/3
b) y = 3x c) y = -x/3 d) y = -3x e) y = -x

43. Um tanque em forma de paraleleppedo tem por base um retngulo de lados 80 cm e 12dm. Ao mergulhar um objeto de formato irregular completamente no tanque, o nvel da gua sobe 3 0,005 m. Ento o volume desse objeto, em m , : a) 0,0048
b) 0,0064 c) 0,0094 d) 0,0068 e) 0,0078

44. A soluo da equao


log 2 x 2 = 3 + log 2 x , :
a) 1 b) 16 c) 4 d) 64 e) 8

45. Sabendo que a matriz A = (aij), de segunda t ordem, definida por aij = 2i - j. Ento, A - A : 0 1 3 1 0 3 b) 3 0
a) Vestibular FACAPE 2010.2 CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-12-

Autarquia Educacional do Vale do So Francisco AEVSF Faculdade de Cincias Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE

13/06/2010

0 1 3 1 0 3 d) 3 1 1 0 e) 0 1
c)

0,013.0,12.3 1000 2 50. A expresso igual 0,04 0,5


a: 2 a) 5.10 b) 5.10 c) 5.10
10 3

4 5 6

d) 5.10 e) 5.10

46. O nmero complexo z = (1 + i) , quando escrito na forma z = a + bi, com a, b R e


i = -1, obtemos b igual a: a) 16 b) 28 c) 24 d) 32 e) 30
2

47. A soma dos termos da seqncia (10-2, 10-4,


10 , 10 , ...., 10 2 a) 9 b) 9 c) 9
-1 -1 -1 -6 -8 -2n

, ....), :

d) 99

e) 999

Dois lados consecutivos de um paralelogramo medem 8 e 12 e formam um o ngulo de 120 . A maior diagonal desse quadriltero mede: a) b) c)

48.

4 15

4 17
4 19

d) 4 e)

21

4 23

49. Simplificando a expresso trigonomtrica 1 sen 2 x , com x k/2 (k Z), obtm-se: senx cot gx
a) sen x b) cos x c) tg x d) sec x e) 1 Vestibular FACAPE 2010.2 CADERNO DE PROVAS TIPO 2

-13-

You might also like