You are on page 1of 43

REPBLICA DE MOAMBIQUE

_____________

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

ESTRATGIA GLOBAL DA REFORMA DO SECTOR PBLICO


2001 - 2011

Maputo, 25 de Junho de 2001

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

2 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

ndice

Sumrio
1. Introduo 1.1. Propsito do Governo 1.2. Contexto da Reforma 1.3. Razes da Reforma 1.4. mbito da Reforma 1.5. Caractersticas da Reforma 2. Diagnstico do Sector Pblico 2.1. Preparao da Estratgia da Reforma 2.2. Problemas Principais Identificados 3. Paradigma, Objectivos, Resultados e Indicadores Gerais: (2001 2011) 3.1 - Paradigma da Reforma do Sector Pblico 3.2 - Objectivos, Resultados e Indicadores Gerais 3.2.1. Objectivo Geral 3.2.2. Resultados Gerais 3.2.3. Indicadores Gerais 3.3 - Objectivos, Resultados e Indicadores Especficos (Componentes) 3.3.1. Faseamento e Componentes 3.3.2. Fase 1: Perodo 2001-2004 4. Gesto do Processo da Reforma 5. Programas de Impacto Imediato quick wins 6. Sustentabilidade e Riscos da Estratgia da Reforma 7. Cronograma Indicativo das Actividades da Reforma: Fase I (2001 2004)

Maputo, 05 de Junho de 2001

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

3 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico 2001 - 2011

Qual o problema bsico neste momento? No a ausncia de Reforma, mas a inexistncia de uma estratgia global para a Reforma. Esta distino fundamental.
(Primeiro Ministro, Dr. Pascoal Mocumbi)

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

4 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Sumrio
Captulo 1: Introduo
Este captulo, trata do propsito do Governo ao desencadear um processo planificado e integrado de reforma do sector pblico. O contexto em que se insere a reforma, designadamente as transformaes polticas, econmicas, sociais e institucionais da dcada de noventa. As razes que resultam desse contexto e das necessidades presentes e futuras do pas. O mbito e o alcance do presente documento, base da estratgia da reforma do sector pblico. A natureza e as caractersticas da Reforma, a qual pretende ser dirigida e planificada, global, multisectorial, contnua, gradual, pragmtica, dinmica, participativa e transparente.

Captulo 2: Diagnstico do sector pblico


O diagnstico do sector pblico apresentado no captulo 2, tem por base as anlises anteriores resultantes dos projectos de reforma parciais e das aces preparatrias da Reforma do Sector Pblico. Os problemas identificados durante as aces preparatrias da Reforma, foram agrupados em seis reas temticas para efeitos de aprofundamentos complementares necessrios primeira fase da implementao da Reforma: Papel do Sector Pblico Poltica de Desenvolvimento de Recursos Humanos Polticas de Descentralizao e Desconcentrao Boa Governao e combate corrupo; Gesto dos Processos de Polticas Pblicas Gesto Financeira Captulo 3: Paradigma, objectivos, resultados e indicadores Este captulo insere a reforma do sector pblico no quadro mais amplo do desenvolvimento econmico e social, indicando o papel e responsabilidade do Estado e do Governo nesse processo, em particular, no que diz respeito aos seus objectivos estratgicos de desenvolvimento sustentvel e de erradicao da pobreza absoluta. Salienta ainda, o carcter dinamizador da reforma do sector pblico na operacionalizao do Plano de Aco para a Reduo da Pobreza Absoluta (PARPA). Este captulo, faz tambm meno das vrias reformas parciais que decorrem no sector pblico e que fundamental superar uma abordagem meramente sectorial, atravs do fortalecimento de aces de carcter integrado. Para permitir que os sectores realizem o seu trabalho, necessrio eliminar os obstculos existentes. necessria uma abordagem inter-sectorial e interministerial que a

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

5 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

reforma pretende adoptar como critrio de aco. Subsequentemente, indica porque necessrio um Sector Pblico que funcione, correctamente. Isto, ser explicado em termos de objectivo e "meta" e apresenta os objectivos, resultados esperados e indicadores gerais da Reforma do Sector Pblico para o perodo 2001 - 2011. Em seguida, o captulo descreve os objectivos, resultados esperados e indicadores especficos para esse mesmo perodo, com enfoque na Fase 1 (2001 a 2004). Estes objectivos, resultados esperados e indicadores, esto agrupados em componentes que constituem as reas ou vertentes estratgicas seleccionadas como objecto prioritrio de mudana atravs da reforma. Essas componentes so: estruturas e processos de prestao de servios pblicos; polticas pblicas; recursos humanos; gesto financeira; boa governao e combate corrupo e gesto da reforma . A razo porque se adoptaram tais componentes para a reforma, tambm vem explicitada neste captulo. Captulo 4: Gesto do processo da reforma Neste captulo, ser abordada a questo organizacional do processo de reforma com nfase particular nas medidas a serem tomadas para o fortalecimento e consolidao da UTRESP, tanto na sua condio de rgo de apoio tcnico CIRESP, como na sua qualidade de principal agente operacional e coordenador da implementao das decises superiores. Captulo 5: Programas de Impacto Imediato (quick wins) Neste captulo, so indicadas algumas aces de curto prazo destinadas a produzir resultados imediatos atravs da implementao de programas de Impacto Imediato ou quick wins programmes, que so reformas simples dos processos administrativos mais crticos, facilmente visveis. Captulo 6: Sustentabilidade e riscos da estratgia da reforma Neste captulo, identificam-se os factores de sustentabilidade e de risco que a reforma do sector pblico deve ter em conta para que se alcance o sucesso desejado. Captulo 7: Cronograma indicativo das actividades da reforma fase 1 Neste captulo, apresenta-se o cronograma Indicativo das actividades da Fase I (perodo 2001 a 2004), realando de entre elas algumas aces de impacto imediato ( quick wins ).

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

6 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

1 - Introduo: 1.1. Propsito do Governo


O Governo de Moambique, tem o propsito firme de assegurar que, durante a primeira fase, se consolidem as reformas parciais em curso bem como, ganhem maior coerncia atravs de um processo global a ser implementado. Ao faz-lo, o Governo pretende tornar essas mudanas irreversveis, tendo conscincia de que, o sector pblico e a administrao pblica, em particular, so factores de consolidao do Estado de Direito e Democrtico.

1.2. Contexto da Reforma


Ao abordar a questo da reforma do sector pblico em Moambique, h que destacar trs fases de inflexo, particularmente relevantes para a prpria edificao do Estado moambicano. A primeira (1975), decorrente da luta de libertao, foi a da constituio do novo Estado, optando-se, por razes por demais conhecidas, por um modelo centralizado e centralizador apoiado num partido forte, nico e hegemnico. A segunda fase (1986), incio das reformas econmicas, reviso profunda do modelo ento vigente e mudana dos princpios bsicos que o norteavam, resultando mais tarde a implementao do Programa de Reabilitao Econmica (PRE) que gerou uma mudana profunda do prprio papel definido para o Estado. Num curto perodo, o Pas passou de um modelo de economia centralizada com base na iniciativa do Estado, para uma economia de mercado com base na iniciativa privada. Transitouse de um modelo de Estado unitrio centralizado para um Estado unitrio, gradualmente descentralizado e no qual foram consolidadas as relaes regulares entre o Executivo e o Parlamento. A terceira fase, iniciada em 1990, com a aprovao da nova constituio e consolidao do modelo poltico e econmico assumido. Esta fase, prolonga-se at hoje e pode ser caracterizada como um perodo de ajustamento do sector pblico ao modelo poltico, actualmente vigente visando a sua consolidao e aperfeioamento. A reforma global do sector pblico, para que tenha sucesso, deve estar e manter-se contextualizada. Para tal, importa que tenha em considerao a realidade e valores da sociedade, enfatizar a gesto dos servios pblicos e voltar-se para resultados com impacto significativo na melhoria das condies e qualidade de vida. O contexto da reforma global do sector pblico, pode ser caracterizado, nas suas vertentes poltica, econmica, social e institucional actuais, do seguinte modo:

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

7 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

A transformao do modelo de economia centralizada com base na iniciativa do Estado para uma economia de mercado e a adopo de programas macroeconmicos de reabilitao econmica e social. O desenvolvimento do sistema poltico multipartidrio implantado a partir do incio da dcada de noventa, com a reforma constitucional de 1990 e legislao subsequente sobre partidos polticos, sistema eleitoral, funcionamento da Assembleia da Repblica e participao das comunidades. A implementao gradual do processo de descentralizao e desconcentrao da administrao do Estado, bem como a consolidao da valorizao da participao dos cidados e dos instrumentos de polticas de gerao e melhor distribuio da riqueza. A reconstituio gradual do tecido social, profundamente afectado pelos anos de guerra de desestabilizao, a prossecuo da superao do dfice social atravs de programas de desenvolvimento da rea social. O desenvolvimento e melhoria das relaes regulares entre o executivo e o parlamento, designadamente em matria de aprovao e controlo dos planos e oramento do Estado. O desenvolvimento de um sistema de planificao e oramento abrangendo planos e oramentos anual e plurianuais, assim como os vrios nveis de administrao, em que se passou a aplicar uma metodologia de planificao a partir da base, com enfoque no distrito. A realizao de reformas parciais no sector pblico, atravs da sistematizao das funes do governo aos vrios nveis, na sequncia das reformas econmicas e das eleies de 1994 e de 1999. A definio e implementao de um sistema nacional de gesto de recursos humanos, de um sistema de carreiras e remunerao da funo pblica, do sistema de informao de pessoal e do sistema de formao em administrao pblica, bem como a regulamentao dos concursos pblicos e a actualizao do estatuto geral dos funcionrios do Estado. Neste contexto, erradicar a pobreza absoluta e tornar o pas competitivo no processo de globalizao, em que, inevitavelmente se insere, so desafios que presentemente se impem ao governo.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

8 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

1.3 Razes da Reforma


As razes de uma Reforma global do sector pblico so; A necessidade de adequar o conjunto das organizaes que integram o sector pblico para fazer face aos desafios que se colocam ao Estado Moambicano. A permanente legitimao do Estado de Direito nas suas relaes com a sociedade como factor de garantia da soberania, da moambicanidade e do progresso nacional.

1.4. O mbito da Reforma


Como resultado do exposto, a reforma tem o seguinte mbito: O sector pblico no seu conjunto entendido como o conjunto de instituies e agncias que directa ou indirectamente financiadas pelo Estado tm como objectivo final a proviso de bens e servios pblicos. Falar do sector pblico no sentido mais amplo, falar da actividade que realizada pelo Governo Central, Ministrios, Governos Provinciais, Direces Provinciais, Administraes de Distritos, Direces Distritais, Postos Administrativos, Autarquias, as Empresas Pblicas, os Institutos Pblicos e outras Agncias do Estado, todos trabalhando para o benefcio da sociedade Moambicana. Sero ainda objecto da aco da reforma, as formas de relaes entre o Estado, a Sociedade Civil e o Sector Privado no sentido de desenvolv-las e de potenciar a participao destes na gerao e distribuio da riqueza, segundo critrios de boa governao.

1.5. As caractersticas da Reforma


A Reforma tem como caractersticas essenciais: Alto grau de coerncia entre as suas componentes, metodologias e estruturas; Conduo estratgica da mudana fundamentada em aces de alta potencialidade de multiplicao com impactos significativos de mdio e longo prazos; Enraizamento numa ampla base de apoio por meio da institucionalizao de mecanismos de participao da sociedade atravs de processos contnuos de consulta e prestao de contas; permanente busca de resultados concretos que tornem claro aos cidados que a Reforma, realmente faz a diferena; manuteno de uma abordagem selectiva pela definio de reas prioritrias e respectiva hierarquizao;

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

9 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

adopo de uma agenda dinmica, sem que se alterem seus princpios bsicos; continuidade para alm de cada perodo de mandato de governo; nfase na profissionalizao e modernizao do sector pblico.

1.6. A natureza da Reforma


A Reforma o conjunto de aces de carcter transversal ou horizontal e processos de mudanas que devem ser empreendidos para que os servios pblicos prestados nos diferentes sectores sejam melhorados. Quem implementa as reformas so os prprios sectores. A Reforma desejada vai para alm das simples mudanas nas estruturas do Aparelho do Estado e no fluxo de papeis. O principal desafio da reforma, refere-se mudana da funo dos servios pblicos e sobretudo mudana da cultura, da atitude e do comportamento dos funcionrios pblicos perante o seu trabalho. A reforma, pretende que os servios pblicos sejam mais operacionais, orientados para resultados e com enfoque no cidado. Este, dever estar no centro das atenes, pelo que o sector pblico dever estar mais voltado para fora e no para dentro de si mesma.

2 - Diagnstico do Sector Pblico 2.1. Preparao da Estratgia da Reforma


O presente diagnstico tem por base as anlises resultantes dos projectos de reforma parciais e, em especial, os consensos decorrentes das aces preparatrias da estratgia da reforma do sector pblico. Destacam-se as aces subsequentes criao da Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico (CIRESP), a 28 de Maro de 2000, designadamente a estruturao da Unidade Tcnica da Reforma do Sector Pblico (UTRESP) e a consulta aos parceiros (representantes da sociedade civil e do sector privado, titulares de cargos polticos e funcionrios de organizaes do sector pblico). As anlises resultantes desse processo preparatrio, permitiram a elaborao do presente documento base de estratgia de reforma do sector pblico, enquanto directriz preliminar orientada sobretudo para o arranque da reforma e a sua primeira fase. Como complemento da preparao da reforma, esto previstos estudos analticos, alguns dos quais j em curso. Estes, seguem uma metodologia de pesquisa-aco pelo que influiro na reforma no decurso da sua prpria implementao. Tais estudos abarcam cada uma das seguintes reas temticas: Papel do Sector Pblico Poltica de Desenvolvimento de Recursos Humanos

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

10 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Polticas de Descentralizao e Desconcentrao Boa Governao e Combate corrupo Gesto dos Processos de Polticas Pblicas Gesto Financeira

2.2. Alguns dos Principais Problemas Identificados


A preparao da estratgia da reforma conduziu identificao de problemas principais, os quais so em seguida apresentados e categorizados de acordo com as reas temticas indicadas no ponto anterior.

a) - Relativamente ao papel do sector pblico:


A no definio clara do papel do sector pblico em relao ao sector privado e sociedade civil, designadamente no que respeita s definies de polticas pblicas, regulamentao e regulao das relaes na sociedade, bem como resoluo de conflitos decorrentes do seu prprio funcionamento. A institucionalizao incompleta das responsabilidades e dos mecanismos e formas de participao das organizaes e representantes da sociedade civil, designadamente das comunidades locais, bem como do sector privado na gesto de questes de interesse pblico. A tendncia de as organizaes do sector pblico realizarem ainda algumas funes, para alm da sua vocao principal e do que seria o seu papel num Estado orientado para as funes necessrias de promoo, regulamentao, garantia de equidade e proteco dos direitos de cidadania e da ordem pblica. Consequentemente, verifica-se uma falta, insuficincia ou deficincia na definio das misses, objectivos e funes das organizaes do sector pblico, com maior gravidade no que se refere aos escales de nveis inferiores. Uma dimenso inadequada do sector pblico, face natureza e escala dos servios a serem prestados, da escassez dos recursos do Estado e do critrio de sustentabilidade dos servios pblicos.

b) Relativamente poltica de desenvolvimento de recursos humanos :


Dificuldade em recrutar e manter pessoal com qualificao adequada, que resulta da baixa competitividade do Estado face ao sector privado. Limitao dos recursos oramentais do Estado disponibilizados para a remunerao dos funcionrios pblicos. Os sistemas e mecanismos de gesto e formao dos recursos humanos existentes so relativamente recentes e ainda no respondem cabalmente aos

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

11 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

seus objectivos. Especificamente, o SIP pouco usado como instrumento bsico e fundamental da gesto A escassez da oferta de mo de obra qualificada no conjunto do pas para fazer face procura resultante das necessidades do crescimento econmico, reflectese na insuficincia de pessoal qualificado no sector pblico. Mais de 80% dos funcionrios do Estado tm nvel de formao bsica ou inferior. Menos de 4% dos funcionrios do Estado, possui nvel superior e destes, 85% esto em Maputo. Cerca de 52% dos chefes, aos vrios nveis, no possuem o grau de formao exigido para a funo. A no responsabilizao dos funcionrios como consequncia da ausncia de anlise e avaliao do desempenho das organizaes pblicas.

c) Relativamente s polticas de desconcentrao e descentralizao:


Na desconcentrao territorial (administrao local do Estado),

Fraca definio das misses e competncias, bem como dos recursos correspondentes a serem conferidos aos rgos da administrao local do Estado nos escales provincial, distrital e posto administrativo, que reflictam uma poltica mais efectiva de desconcentrao para esses nveis; Persistncia da reproduo das estruturas de escalo central aos nveis locais; A persistncia do princpio da dupla subordinao que, na prtica, faz com que os rgos locais subordinam-se ao nvel central por duas vias distintas: a via directa, exercida pelos ministrios e outras estruturas centrais e a via indirecta, exercida pelos governos provinciais enquanto representaes do governo central. Dfice de participao das populaes na governao nos escales provincial e distrital, como resultado da no institucionalizao das formas de representao e participao das organizaes da sociedade civil e do sector privado a esses nveis. Carncia de institucionalizao geral das formas de representao e participao das comunidades ao nvel da base na gesto dos recursos naturais e das actividades scio-econmicas do seu interesse, bem como das suas articulaes com os escales locais da administrao do estado, ainda que tal se verifique, parcialmente em alguns sectores, tais como o das florestas e fauna bravia; Insuficiente aplicao da legislao sobre a articulao dos rgos locais do Estado e os lderes comunitrios; Falta de condies atractivas ao nvel local para a fixao de quadros qualificados; Carncia ou ausncia de infra-estruturas administrativas em muitos Distritos e Postos Administrativos.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

12 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Fraca cobertura do Aparelho de Estado em todo o territrio nacional mais precisamente ao nvel dos Postos Administrativos e Localidades;

Na descentralizao territorial (autarquias locais),


Carncia de legislao complementar que regulamente a aplicao da Lei das Autarquias Locais. Dificuldade na clarificao e registo da pertena a cada uma das autarquias do pessoal, patrimnio e projectos em curso na sua rea de jurisdio. Baixa capacidade das autarquias em geral de gerao de receitas prprias. A maior fonte de receitas para muitos dos municpios , at hoje, a cobrana diria de taxas dos comerciantes dos mercados. Fraco envolvimento das comunidades no processo de governao autrquica. Existncia de condies, potencialmente propcias para a ocorrncia de disputas (em termos de recursos, patrimnio e autoridade, entre as autarquias e as administraes locais do Estado onde ambas coexistam). Na descentralizao funcional (Institutos pblicos e outras agncias do Estado), Falta de uniformidade de critrios na concepo e legislao geral sobre a natureza e caractersticas organizacionais dos Institutos Pblicos e outras Agncias do Estado. Por outras palavras, falta uma concepo unitria e legislao geral sobre a natureza e caractersticas organizacionais dos institutos pblicos e outras agncias, bem como do tipo de servios que possam prestar, sendo que estas organizaes tm sido criadas na base da iniciativa de cada Ministrio.

d) Relativamente poltica de boa governao e combate corrupo:


As relaes de informao e prestao de contas entre o Governo (executivo) e a Assembleia da Repblica (parlamento), por um lado, e entre o Tribunal Administrativo e a Assembleia da Repblica, quanto ao exame anual das contas do Estado, previstas na Constituio da Repblica e na lei ordinria, carecem de aperfeioamento, monitoria e melhor suporte analtico e informtico. O exame das contas do Estado no seu conjunto e de cada uma das organizaes pblicas, assim como o controlo financeiro-oramental ainda incipiente ou insuficiente e carece de maior abrangncia, rigor e divulgao.

O Tribunal Administrativo, j fez uma apresentao das contas referentes ao Oramento Geral do Estado Assembleia da Repblica. Os poderes e mecanismos para exigir-se o cumprimento da lei pelas organizaes pblicas, so de um modo geral fracos e tm-se baseado mais na

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

13 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

vontade individual de superiores hierrquicos do que na fora da prpria norma legal ou das relaes interinstitucionais. Tal situao, propicia desigualdade de tratamento face norma legal para situaes idnticas, assim como diluio da autoridade com poderes para repor a legalidade ou aplicar a sano devida pela infraco. Os rgos responsveis pela defesa da legalidade e de proteco dos direitos dos cidados nas relaes com o prprio Estado necessitam de reforo da sua capacidade institucional para cumprirem, efectivamente com a sua misso. Os canais de atendimento e resoluo de peties e reclamaes dos cidados e das organizaes funcionam, insuficientemente e carecem do devido suporte tcnico. A obteno de licena para o exerccio de actividade econmica exige o cumprimento de 40 passos distintos e a interveno de 11 rgos pblicos, desde o Ministrio da Indstria e Comrcio ao corpo de bombeiros e Conselhos Executivos. Existe um dfice de equidade na assistncia jurdica aos cidados carentes, nomeadamente quanto proteco dos direitos humanos, pela insuficincia grave dos meios presentemente alocados para o efeito tanto pelo Estado como pelas organizaes sociais. Insuficiente ou falta de institucionalizao das formas de participao de representantes da sociedade civil e do sector privado no processo da tomada de decises fundamentais da Assembleia da Repblica e do Governo (executivo), bem como na monitoria e avaliao da sua implementao. As aces de inspeco administrativa esto voltadas apenas para a observncia de procedimentos e no incluem a verificao da efectividade e qualidade dos servios prestados ao cidado. Excessiva complexidade de procedimentos administrativos, que tornam a administrao mais distante do cidado, dificultam o seu acesso aos servios pblicos e favorece a corrupo.

Quanto corrupo .
Todo o esforo empreendido no sentido de transformar o sector pblico num instrumento efectivo de melhoria da qualidade de vida da populao, ser intil se no for atacado o fenmeno da corrupo com rigor e com todas as armas disponveis. A corrupo desestabiliza as instituies, esvazia a confiana da sociedade no Estado e atenta contra a prpria unidade nacional.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

14 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Assim, o combate corrupo ser uma constante no processo da reforma do sector pblico, que se manifestar ao longo de todo o seu desenvolvimento. facto que a corrupo um fenmeno que ocorre em escala mundial e a sua eliminao, ou mesmo a sua reduo, no tarefa fcil e nem rpida. O reconhecimento deste facto no deve, no entanto, ser tomado como uma posio conformista ou de acomodao, ao contrrio, deve ser visto como o ponto de partida que permite uma avaliao realista e corajosa da extenso do problema para poder atac-lo com mais energia. O custo social e econmico da corrupo imenso e afecta de forma injusta e desproporcional os segmentos mais vulnerveis da populao. A corrupo inibe o desenvolvimento do sector privado, afasta os investimentos externos e coloca em risco a prpria continuidade da ajuda e cooperao internacionais. Reduz, seriamente, o grau de confiana dos cidados no governo e nas instituies do Estado. Afecta a legitimidade e legalidade dos actos administrativos do sistema governativo e prejudica, na essncia a efectividade e os resultados concretos das polticas pblicas. No h tipos de corrupo mais graves ou menos graves, por isso, toda e qualquer manifestao do fenmeno da corrupo deve ser condenada com igual vigor e combatida com indignao, intransigncia e intolerncia. Tanto a chamada grande corrupo, que envolve volumes enormes de recursos, como a dita pequena corrupo, que atinge o cidado no seu dia a dia, produzem efeitos igualmente perversos. A grande corrupo desvia, em benefcio de poucos, os recursos que poderiam gerar riquezas e minimizar os efeitos da pobreza absoluta. Prejudica a imagem do pas e compromete a credibilidade a nvel internacional. A pequena corrupo s pequena quando considerada de forma isolada. A multiplicao destes actos por milhares, ou talvez milhes de vezes, atinge montantes incalculveis. A me ou pai de famlia que tem que dar um agrado para matricular seu filho na escola, o doente que s consegue ser atendido se oferecer uma ajuda ao atendente, o condutor que tem que pagar uma cerveja ao policial para ser libertado, o pequeno empresrio que j se conformou em pagar um extra ao notariado para obter com maior rapidez uma certido e outras inmeras situaes semelhantes a essas vem ocorrendo com uma frequncia que cresce numa velocidade alarmante. A persistir a tendncia de propagao destas prticas corruptas corre-se o risco de que venha a ser, mais do que tolerada, consolidada como padro cultural normal ou de conduta generalizada e aceite. comum atribuir-se o aumento da corrupo aos baixos salrios oferecidos pelo Estado. Essa pode ser uma argumentao com alguma validade mas no explica o nmero significativo de funcionrios cumpridores honestos dos seus deveres,

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

15 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

conscientes do seu papel na sociedade e que no utilizam o cargo que ocupam em benefcio prprio. H que se reconhecer, no entanto, que os nveis de remunerao do sector pblico est aqum daquele que seria desejvel. Mesmo considerando o notvel crescimento registado nos ltimos anos, somos ainda um pas pobre e o Estado s pode pagar aquilo que o seu patamar de desenvolvimento econmico lhe permite. Essa afirmao no significa que se est insensvel a esta questo. Apesar das dificuldades existentes, no mbito da implementao da Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico, sero procuradas alternativas que minimizem o problema. Assim, para se levar avante um processo consistente de reforma ou, mais do que isso, se se pretende realmente ter um sector pblico moderno, eficiente e voltado para o cidado ser necessrio traar uma estratgia consistente para vencer a batalha contra a corrupo. De um modo geral, a corrupo sintoma de uma fraqueza do sistema administrativo do sector pblico; resultado da insuficiente capacidade institucional para a realizao plena das funes fundamentais de governao de um Estado, tais como: a gesto de recursos humanos, a observncia do Estado de Direito, a programao oramental e gesto financeira, a gesto dos produtos sob responsabilidade do Estado, o processo de procurement pblico, a formulao e implementao da poltica econmica, o sistema de recolha de receitas, a inspeco e o processo de prestao de contas. Neste sentido, a implementao correcta da estratgia da reforma, um dos meios mais efectivos de combate corrupo pela revitalizao e modernizao que pode trazer para as instituies do sector pblico.

e) Relativamente gesto dos processos de polticas pblicas:


A definio de polticas pblicas ainda no concebida e coordenada em funo de objectivos e princpios que permitam a sua gesto efectiva (viabilidade, coordenao, monitoria e avaliao de objectivos e resultados/impacto). As polticas pblicas e as suas estratgias nem sempre esto, como regra, compatibilizadas com os recursos necessrios sua viabilizao, em particular os previstos nos planos e oramentos do Estado. No h um sistema e processo definidos de formulao de polticas pblicas, pelo que as prticas de formulao so dspares. No h um fluxo de informao organizado de suporte tomada, monitoria e avaliao das decises do Conselho de Ministros. A anlise de polticas pblicas ainda no constitui uma actividade tcnica especfica institucionalizada e praticada.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

16 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Sectorizao no processo de definio de polticas pblicas, embora j se verifiquem algumas formuladas de modo integrado e participado. Insuficiente coordenao e orientao do envolvimento da comunidade internacional no processo de definio das polticas pblicas.

Ainda no obrigatria a consulta a entidades que sejam ou possam vir a ser afectadas por uma determinada poltica pblica e que, por esse facto, devem ser consideradas interessadas nessa poltica. (stakeholders)

f) Relativamente poltica de gesto financeira:


A no utilizao dos oramentos pblicos, tanto na sua elaborao quanto na sua execuo, como instrumento de gesto comprometida com resultados. A elaborao dos oramentos pblicos tende a repetir o oramento de exerccios antecedentes, com acrscimos pouco significativos, pelo que no est, em rigor, comprometido com a execuo de programas e projectos. Verifica-se ainda um funcionamento deficiente do sistema de disponibilizao dos fundos oramentados para os rgos locais do Estado. Uso de contratos programa e, de um modo geral, de relaes contratuais no sector pblico no parte de uma estratgia de execuo oramental e carece de aperfeioamento e aplicao mais extensiva enquanto instrumento de atribuio de recursos e responsabilizao institucional. A contabilidade pblica no integra a totalidade dos fundos utilizados no sector pblico ou seja h proliferao de fundos extra-oramentais. As auditorias e exames financeiros carecem de maior regularidade e abrangncia, particularmente com relao aos institutos pblicos e rgos da administrao provincial e distrital do Estado. Uma parte significativa da legislao e das normas que regem a gesto financeira do Estado, est relativamente desajustada do contexto actual. So ainda de uso obrigatrio na contabilidade pblica, os Livros Modelo 17 e Modelo 24 e outros instrumentos de escriturao igualmente desactualizados.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

17 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

3 - Paradigma, Objectivos, Resultados e Indicadores da Reforma (perodo 2001-2011): 3.1-. Paradigma da Reforma do Sector Pblico
da responsabilidade do Estado e do Governo, a promoo do desenvolvimento econmico e social da sociedade que representa. O desenvolvimento econmico e social condio de legitimidade do Estado e do Governo e de manuteno da identidade dos cidados no sentido de pertena sociedade moambicana, no quadro do referencial de Nao que se prope consolidar. A superao da pobreza absoluta pela sociedade decorre no s das aces governamentais mas tambm do prprio empenho da sociedade no seu conjunto e condio bsica do desenvolvimento e da unidade nacional futuras. tambm necessria a transformao das instituies e organizaes no sentido de se tornarem aptas a responder a essas responsabilidades atravs da promoo, direco e regulao de um desenvolvimento econmico e social que sustente a extenso e melhoria da qualidade de prestao de servios pblicos e gere as condies para a superao da pobreza absoluta. Para que essas transformaes se verifiquem, h que assegurar coerncia entre os objectivos pretendidos e a prtica da actuao dos inmeros agentes dessas transformaes, o que implica necessariamente uma reforma do sector pblico como um todo. Esta reforma no dever ser apenas um somatrio de propostas de reformas administrativas parciais, mas sim o produto de uma concepo sobre a estratgia de reforma do sector pblico que integre de um modo consistente as aces j em curso e as futuras. A estratgia de conduo da reforma do sector pblico como um todo, deve ainda explicitar as caractersticas que delineiam, contemporaneamente o sector pblico, em decorrncia das grandes mudanas ocorridas ao nvel mundial nestas ltimas dcadas. Algumas dessas caractersticas so referidas a seguir, com o intuito de contribuir com parmetros de referncia passveis de servir de paradigma de raiz universal para a reforma do sector pblico em Moambique. Assim, seria de um modo geral desejvel que o sector pblico viesse a ter como caracterstica a de ser: Aberto e atento as relaes econmicas com o exterior e actuante no apoio ao sector privado nacional; Centrado nas funes representativas, polticas, reguladoras, normativas e de avaliao de resultados; Participante discreto, selectivo e indirecto no sector produtivo;

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

18 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

gil, descentralizado, desburocratizado, simplificado e voltado para a qualidade dos servios pblicos que deve prestar, sendo a estes prestados o mais prximo possvel dos utentes dos servios pblicos; Modernizado e com alta incorporao de tecnologia; Democratizado, com um alto grau de institucionalizao de formas participativas e de atendimento das colocaes que lhe sejam feitas pelos cidados, individualmente, ou enquanto representantes de organizaes; Transparente, tanto no que diz respeito utilizao dos bens e recursos pblicos, quanto ao que se refere aos procedimentos e avaliao de resultados; Dotado de pessoal qualificado, profissionalizado e preparado para a mudana, com alto sentido de servidor pblico e de efectividade e responsabilidade.

Esta caracterizao, fornece parmetros que servem de base para a superao de uma nfase nas aces sectoriais para o fortalecimento das aces de integrao multisectorial. Tais parmetros, servem tambm de base para a elaborao de diagnsticos abrangentes e integrados que permitam a projeco de objectivos e metas de longo, mdio e curto prazo. Assim, a estratgia da reforma do sector pblico deve incluir aces que se complementem, se reforcem e se sucedam nos prazos determinados, possibilitando intervenes: a) de longo prazo, como por exemplo, a implantao de sistemas de gesto, de informao e de formao de pessoal, com aces; b) de mdio prazo, como por exemplo a de implantao de melhores procedimentos de controlo financeiro; e c) de curto prazo, como por exemplo, a implantao de projectos de compensao dos dficit sociais em reas crticas com vista a minorar a situao dos grupos populacionais mais gravemente afectados pela pobreza absoluta.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

19 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

3.2. Objectivo, Resultados e Indicadores Gerais (perodo 2001 2011) 3.2.1. Objectivo Geral no perodo 2001 - 2011
Que o sector pblico venha a ser: a) um conjunto articulado de organizaes pblicas dotadas de recursos humanos qualificados e motivados para as respectivas funes e que: funcione adequadamente, gere processos de polticas apropriadas, preste servios pblicos indispensveis de forma descentralizada, actue de um modo participativo e transparente seja efectivo nas aces de preveno e combate corrupo e aplique processos simples, modernizados e efectivos,

assim como: b) contribua de um modo necessrio, selectivo, eficiente e efectivo para desenvolvimento sustentvel, a erradicao da pobreza absoluta atravs do apoio operacional ao PARPA e a melhoria da qualidade de vida dos cidados e do seu ambiente . O objectivo geral da reforma, acima referido como a) corresponde a uma opo de natureza multisectorial e integrao, pelo que um objectivo para o sector no seu conjunto. Esse objectivo geral da reforma, corresponde a um outro objectivo mais geral da sociedade, acima referido como b), para cuja realizao a reforma deve contribuir.

3.2.2. Resultado Geral no perodo 2001 - 2011


a) Que, at ao termo do perodo de referncia, o sector pblico seja formado por organizaes pblicas: efectivas; racionalizadas na sua estrutura e desburocratizadas nos seus procedimentos; descentralizadas nos processos decisrios e na prestao de servios pblicos; transparentes na sua actuao activas na defesa dos padres ticos legalmente estabelecidos com mandato claro e especfico, e

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

20 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

dotadas de legislao actualizada e apropriada sua organizao e funcionamento conforme os parmetros da reforma nas quais: as formas de participao e os mecanismos de transparncia e reforo da tica do servio pblico estejam institucionalizadas, as polticas pblicas resultem de processos tecnicamente monitorados e, suficientemente participados pelos que nelas estejam envolvidos, os funcionrios pblicos tenham as qualificaes gerais e especficas requeridas para ocupar postos de trabalho que tenham funes claramente definidas as suas condies de trabalho sejam atractivas e a alocao e utilizao de recursos financeiros se efectue com responsabilizao e transparncia. b) tendo contribudo para: a viabilidade dos servios pblicos que tenham de necessariamente permanecer sob a responsabilidade do Estado e das autarquias locais e a rentabilizao dos que estejam privatizados, a reduo significativa da pobreza absoluta com referncia especial s camadas mais vulnerveis da sociedade, a extenso significativa do acesso educao e a elevao substancial dos nveis de educao geral, profissional e superior, a universalizao da prestao de cuidados de sade primria, a extenso e melhoria da qualidade da sade pblica o acesso habitao de parte significativa da populao activa carente, os recursos naturais sejam geridos, preservados e aproveitados, com a participao institucionalizada dos envolvidos, em beneficio do desenvolvimento autosustentado de Moambique e da qualidade de vida dos seus habitantes, a aprovao, conhecimento e aplicao de legislao quadro e regulamentos favorveis consecuo dos resultados referidos.

3.2.3. Indicadores Gerais para o perodo 2001 - 2011


Os indicadores gerais a seguir enumerados destinam-se verificao dos resultados gerais indicados no ponto anterior. Estes indicadores so meramente de referncia e podero vir a ser reajustados se outros vierem a ser considerados mais adequados para a medio daqueles resultados. Esses indicadores sero utilizados de modo regular durante todo o perodo da reforma, dependendo da durao dos programas e projectos, para que se possam produzir dados em srie susceptveis de anlise comparativa.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

21 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Assim, so indicadores gerais os seguintes: Melhoria significativa do grau de execuo financeira e fsica do oramento do Estado; Maior parte das unidades alvo da reforma reestruturadas, desburocratizadas e racionalizadas, incluindo a totalidade das unidades de apoio e assessoria aos titulares de cargos governamentais; Maior nmero de vilas transformadas, gradualmente, em autarquias locais; Os servios pblicos (estatais e municipais) alvo da reforma desconcentrados, descentralizados ou privatizados; Dos servios privatizados, na sua maioria, rentveis e cumpridores das suas obrigaes fiscais e contratuais (se aplicvel) com relao ao sector pblico; Os mecanismos de articulao interinstitucional, recomendados no processo da reforma, implementados e em funcionamento satisfatrio; Dos mecanismos de participao, alvo da reforma, implementados e em funcionamento satisfatrio; Os mecanismos de informao e prestao de contas pelo Governo e objecto da reforma em pleno funcionamento, sendo a informao respectiva disseminada e acessvel para o conhecimento pblico; Os casos de corrupo denunciados tenham sido investigados e dos comprovados todos julgados; Toda a legislao quadro requerida para as aces de reforma aprovada e em implementao; A populao escolarizada represente um aumento significativo da populao em idade escolar do pas; A capacidade de atendimento da totalidade das unidades de cuidados primrios de sade corresponda a um aumento significativo da cobertura da populao; Reduo significativa do dfice habitacional com relao s necessidades da populao; A totalidade dos sistemas de gesto dos recursos naturais renovveis (do interior, da zona costeira e marinhos) concebidos de modo integrado, institucionalizados e em implementao segundo critrios de boa gesto.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

22 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

3.3. Objectivos, Resultados e Indicadores s Especficos (por Componente) 3.3.1. Faseamento e Componentes Faseamento
A reforma desenvolver-se- em duas fases que se interligam. A primeira fase (2001-2004), destina-se criao das condies bsicas para a transformao do sector pblico. Assim sero lanados nesta fase os fundamentos da organizao, planificao e gesto, assim como detalhados os instrumentos tcnicos necessrios ao desenvolvimento da reforma no perodo subsequente. Nesta fase, tambm se lanam aces de curto prazo destinadas a produzir resultados de impacto imediato. O compromisso do Governo com a reforma do sector pblico e a urgncia com que se colocam certas mudanas, conduziu a que se adoptasse o conceito de programas de impacto imediato e com ampla visibilidade. Esses programas sero elaborados pelos diferentes sectores, com a assistncia tcnica e coordenao da UTRESP. A primeira fase ser avaliada at ao seu termo, prevendo-se nessa ocasio o detalhamento do programa e oramento para a segunda fase da reforma. A segunda fase (2004 a 2011) destina-se a rever e/ou desenvolver os programas e projectos realizados ou experimentados na primeira fase, bem como a ampliar os efeitos da reforma iniciada atravs de programas e projectos de impacto mais amplo ou maior aprofundamento especifico. Nesta fase, as caractersticas do sector pblico referenciadas a ttulo de paradigma devero, algumas delas, j ter expresso e consolidar-se. O desempenho de organizaes seleccionadas do sector pblico ser j por objectivos e, qualitativamente, muito melhor do que no incio da reforma. No geral, esta evoluo dever ter um impacto global no sector pblico de tal modo que as suas caractersticas essenciais j consubstanciem, claramente uma mudana irreversvel no sentido dos parmetros qualitativos anteriormente referidos como paradigmticos.

Componentes
A reforma ter como seu foco um conjunto de vertentes estratgicas que so aqui designadas por componentes. A sua seleco resulta de que as reas temticas referidas no diagnstico (capitulo 2) correspondem a agrupamentos de problemas classificados por similaridades verticais e horizontais, do que resultaram 6 reas temticas. As reas temticas formadas com base nos problemas agrupados segundo similaridades verticais deram origem s vertentes estratgicas que so aqui designadas por componentes. Estas componentes so: Racionalizao e

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

23 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Descentralizao das estruturas e processos de prestao de servios; Melhoria do processo de formulao e monitoria de polticas pblicas; Profissionalizao dos funcionrios do sector pblico; Melhoria da gesto das finanas pblicas e prestao de contas; boa governao e combate corrupo. Juntou-se a estas componentes a gesto do processo da reformas por ser um conjunto de aces meio que suportam, conduzem, coordenam e monitoram as aces fim previstas nas componentes. Todavia, a gesto do processo da reforma no apresentada neste captulo mas sim no captulo seguinte (4), para destaque.

3.3.2.. Fase 1: Perodo 2001-2004 Componente 1: Racionalizao e descentralizao de estruturas, e processos de prestao de servios
Objectivos especficos: Racionalizar estruturas e descentralizar/desconcentrar a prestao de servios pblicos; e Simplificar os procedimentos na prestao de servios ao pblico. Resultados especficos: Servios pblicos prestados no mais por unidades de administrao directa do Governo Central, mas por unidades das administraes locais do Estado, autarquias locais, parcerias entre o sector pblico e privado ou organizaes da sociedade civil, sector privado ou institutos pblicos; Em curso e em implementao monitorada, a nova lei sobre as Estruturas, competncias e funcionamento dos rgos locais do Estado, Provncia, Distrito, Posto Administrativo e Localidade; Em curso e monitoradas as relaes entre rgos locais do Estado e as comunidades; Em funcionamento mecanismos institucionalizados de responsabilizao perante os cidados na prestao de servios pblicos; Em operao canais institucionalizados de disseminao de informaes sobre o acesso, as formas e condies de uso desses servios; Em funcionamento regular mecanismos institucionalizados de participao de acordo com o tipo de servios e sua clientela/envolvidos; Atendidas as solicitaes e reclamaes dos cidados, com sentido de servio ao cliente; Institucionalizada, expressamente nos diplomas orgnicos das inspeces do sector pblico, incluindo o sector de legalidade e justia a funo de preveno e combate corrupo; Macro estrutura do governo diagnosticada e projectada; As unidades do governo central reorientadas funcional, estruturalmente e em recursos humanos para a formulao e monitoria tcnica de polticas pblicas;
Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

24 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Procedimentos simplificados aprovados e em execuo em funo de resultados para as reas chave de prestao de servios. Indicadores especficos Em funcionamento ao nvel da comunicao social, pelo menos at 2002, de programas radiofnicos e televisivos de debate sobre o sector pblico; Pelo menos at 2002, criao de servio de atendimento via telefone que possibilite reclamaes e sugestes sobre o funcionamento do sector pblico, assim como resposta s mesmas incluindo a utilizao dos meios de comunicao social; Reintroduo geral no sector pblico, pelo menos at 2002, de livros de reclamaes e sugestes; Servios prestados por unidades da administrao directa do governo central descentralizados para Institutos pblicos ou autarquias locais, ou desconcentrados para rgos da administrao local do Estado ou ainda privatizados ou em parcerias; Pelo menos at 2002 , legislao sobre as formas de responsabilizao dos servios perante os cidados aprovada e em execuo, em sectores chave de prestao de servios essenciais aos cidados; Pelo menos nesses mesmos servios, aprovada e em implantao canais de informao e comunicao sobre formas de acesso e uso; Em funcionamento formas apropriadas de participao dos cidados com base em legislao aprovada; Pelo menos at 2002, implantados instrumentos e procedimentos simplificados e cleres de resposta a peties e reclamaes dos cidados, incluindo a estatstica respectiva; Tambm, at 2002, pelo menos nesses mesmos servios, abolio de balces fechados, e em funcionamento balces nicos; Pelo menos at 2002, propostas sobre a macro estrutura do governo ponderadas pelo Governo; As reclamaes envolvendo corrupo investigadas e processadas para fins preventivos e ou punitivos, consoante os casos; Legislao aprovada sobre a institucionalizao e organizao da funo de anlise de polticas pblicas e requisitos do pessoal tcnico respectivo, assim como sua implantao inicial na administrao central do Estado; Aprovados e em aplicao, pelo menos em actividades prioritrias procedimentos simplificados de deciso em matria de licenciamento e observncia de direitos legalmente previstos; Pelo menos at 2002, os licenciamentos comercial e industrial assim como os formulrios de registo para importao e exportao simplificados e em funcionamento/aplicao; Pelo menos at 2002, racionalizados e simplificados os servios notariais, de registo civil e de emisso de bilhetes de identidade;

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

25 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Componente 2: Melhoria do processo de formulao e monitoria de polticas pblicas


Objectivos especficos: Melhorar o processo de formulao, tomada de decises e monitoria tcnica das polticas pblicas; Conceber e aplicar experimentalmente instrumentos de avaliao e reviso tcnica de polticas pblicas seleccionadas; Rever pontualmente medidas crticas de polticas pblicas em curso com efeitos negativos na rea econmica, social ou em termos de imagem do pas. Resultados especficos: Processo de formulao de polticas, tomada de decises e monitoria implantado e coordenado atravs de colectivos intersectoriais, apoiados por uma base tcnica informativa e analtica institucionalizada; Experincias de avaliao e reviso de polticas pblicas realizadas numa base selectiva; Revistas medidas pontuais crticas de poltica pblica seleccionadas pelo governo; Em curso e melhoradas aces de implementao consequente da poltica governamental de preveno e combate corrupo. Indicadores especficos: Pelo menos at 2002, documento do sistema de definio e formatao de polticas pblicas aprovado; Pelo menos duas polticas pblicas por ano formuladas e decididas com base nesse sistema, incluindo matria laboral; Tais polticas monitoradas; Das polticas formuladas com base no sistema, pelo menos uma avaliada e revista anualmente; Em funcionamento ou consolidao de colectivos intersectoriais e as respectivas unidade tcnicas de apoio, at 2002, em especial, no Conselho de Ministros, no Ministrio do Plano e Finanas, na Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico (CIRESP) e no Conselho Nacional da Funo Pblica (CNFP); Elaborados e em incio de implementao programas de capacitao e informatizao dessas unidades tcnicas; Pelo menos at 2002, revistas as seguintes medidas pontuais de polticas pblicas, de entre outras: Realizao de estudos sobre liberalizao dos horrios de trabalho nos sectores privado e pblico; Introduzidos um novo regime de emisso de vistos de entrada e de vistos de trabalho;

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

26 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Simplificados regime e procedimentos de recrutamento e aplicao de penas disciplinares no sector pblico; Includa a taxa de aeroporto no preo dos bilhetes de viagem de avio emitidos em Moambique.

Componente 3: profissionalizao dos funcionrios do sector pblico


Objectivos especficos Consolidar o quadro institucional de gesto de recursos humanos; Continuar a implementao e simultaneamente promover ajustamentos do sistema de carreiras e remunerao; Melhorar a gesto e generalizar a implementao do sistema de informao de pessoal (SIP); Completar a concepo e implementar o sistema de formao em administrao pblica (SIFAP); Analisar a problemtica do gnero na administrao pblica e iniciar a implementao da poltica entretanto aprovada; Rever a legislao fundamental aplicvel ao funcionalismo pblico em funo das necessidades da reforma, em especial o estatuto geral dos funcionrios pblicos e a carta da Funo Pblica em Moambique. Resultados especficos Generalizada a implementao do quadro institucional e melhorada a gesto dos departamentos de recursos humanos centrais e desconcentrados; Melhorada a gesto e a composio do sistema de carreiras ajustado em considerao das funes da administrao pblica decorrentes da reforma; Melhorada a remunerao e as demais condies que garantam a renovao do pessoal assim como a permanncia dos quadros chave; Sistema de informao de pessoal (SIP) operando em rede para a gesto de recursos humanos aos vrios nveis da administrao pblica; Aprovadas e em implementao as componentes do sistema de formao em administrao pblica desde o nvel bsico, mdio at ao superior; Em curso os programas permanentes e peridicos de formao seleccionados do sistema de formao em administrao pblica; Indicadores especficos Pelo menos os departamentos de recursos humanos da administrao directa central e provincial a funcionar conforme o respectivo quadro institucional e dotados de gestores qualificados; O sistema de carreiras ajustado em observncia de critrios tcnicos compatveis com a gesto orientada para resultados;

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

27 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Implantadas medidas de melhoria significativa da remunerao e das condies de trabalho dos quadros chave; O sistema de informao de pessoal a operar eficazmente em rede, cobrindo a totalidade do pessoal remunerado e com todas as informaes necessrias gesto e dotado de pessoal qualificado; Constitudos e em funcionamento os institutos e/ou unidades e redes de formao parte das componentes do sistema de formao em administrao pblica; Implementadas em fase inicial os curricula da formao mdia, superior e modular em administrao pblica; Em curso experincias piloto de formao distncia em administrao pblica;

Componente 4: Melhoria da gesto financeira e prestao de contas


Objectivos especficos: Promover a capacitao para a utilizao regular do Cenrio Fiscal de Mdio Prazo ao nvel dos sectores, das provncias e distritos; Melhorar o processo de programao oramental e execuo das finanas pblicas; Assegurar que a elaborao e execuo dos oramentos pblicos estejam coerentes com resultados indicados em programas e projectos; Assegurar o estabelecimento do Sistema Informtico de Gesto Financeira (SIGF) nos sectores; Melhorar a prestao de contas regular pelo Governo ao Parlamento no formato exigido legalmente; Assegurar a unidade e abrangncia da contabilidade pblica, de modo a incluir a totalidade dos fundos pblicos; Garantir que a disponibilizao de fundos oramentais a favor dos rgos locais do Estado se efectuem atempadamente; Ampliar o uso de mecanismos contratuais nas relaes interinstitucionais, em especial os contratos programa, como meio de responsabilizao e alocao de recursos; Regulamentar o "procurement no sector pblico e monitorar a aplicao de suas regras; Assegurar regularidade e abrangncia das aces de auditoria e dos exames financeiros. Elaborar legislao que modernize os instrumentos e procedimentos da gesto financeira pelas unidades de administrao directa e institutos pblicos do Estado.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

28 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Resultados especficos Em funcionamento o Sistema Informatizado de Gesto Financeira (SIGF) na administrao pblica; Em funcionamento em rede informtica, as unidades de anlise oramental da administrao pblica; Preparadas as bases legais e institucionais para a implantao de oramentos programa, incluindo o plano de implementao de sistemas integrados de informao para a gesto financeira; Includos na contabilidade pblica todos os fundos pblicos em operao; Disponibilizados a tempo todos os fundos oramentais atribudos aos rgos locais do Estado; Ampliado o uso de contratos programa e/ou de contratos de gesto similares s organizaes pblicas dotadas de autonomia financeira seleccionadas para esse fim pela reforma; Adoptados e em implementao experimental, propostas de consulta, acompanhamento e informao sobre o uso de fundos pblicos pelos cidados, em especial os que tenham uma relao de financiamento ou de beneficio com os mesmos; Realizado estudo de base sobre o grau de regularidade e abrangncia das auditorias e exames financeiros e estabelecidas medidas de elevao desses nveis, existindo em decorrncia uma base comparativa e projeco de melhorias; Regras de "procurement" em implementao satisfatria; Aprovada legislao que permita modernizar os instrumentos e procedimentos de gesto financeira pelas unidades de administrao directa e institutos pblicos do Estado. Indicadores especficos Fundos pblicos em operao j includos na contabilidade pblica; Fundos oramentais atribudos aos rgos locais do Estado, anualmente disponibilizados nos prazos previstos; Plano de capacitao para o suporte e implementao do Cenrio Fiscal de Mdio Prazo (CFMP) elaborado; Implementado o plano de capacitao para a introduo do sistema informatizado de gesto financeira (SIGF); Sistema informatizado de gesto financeira (SIGF) revisto e plano de sua expanso elaborado; Contratos programa e/ou contratos de gesto similares em aplicao pelo menos nos servios seleccionados (componente 1); Realizadas ou em curso consultas e aces de acompanhamento e informao sobre o uso de fundos pblicos com quem tenha relao de financiamento ou de beneficio, pelo menos nos servios seleccionados (componente 1);

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

29 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Em curso medidas de elevao, com referncia ao estudo de base efectuado, do grau de regularidade e abrangncia das auditorias e exames financeiros; (expenditure tracking); Em implementao a legislao aprovada para modernizar os instrumentos e procedimentos de gesto financeira pelas unidades de administrao directa e institutos pblicos do Estado; A totalidade de casos de uso indevido de fundos ou bens pblicos e de actos de corrupo investigados e processados para penalizao os comprovados. Componente 5: Boa Governao e Combate corrupo No que diz respeito corrupo em particular, considera-se que a sua origem e base de sustentao apoiam-se em trs factores bsicos: na oportunidade, na impunidade e no secretismo. Desta forma, nestas trs frentes que se devem concentrar os esforos na luta contra esta endemia. As oportunidades para a prtica dos actos corruptos so criadas, em grande parte, pela excessiva burocracia e pela delegao para o exerccio dos poderes de Estado em funcionrios nem sempre preparados para essa responsabilidade. Nesta vertente, o objectivo traado o de limitar as oportunidades, onde e quando for possvel, e aumentar os mecanismos de controle de forma generalizada. Outra medida importante neste sentido, ser a realizao de um esforo concentrado visando a modernizao e informatizao dos procedimentos administrativos. Como resultado concreto deste esforo, espera-se uma maior rapidez no atendimento ao pblico e uma reduo significativa da influncia do factor humano na tramitao dos pedidos e autorizaes, nas cobranas de taxas e emolumentos e em outras situaes de contacto directo do cidado com a administrao pblica. Simultaneamente, ser realizado um amplo levantamento junto aos cidados, sector empresarial e aos prprios funcionrios visando a identificao mais segura e abrangente das formas de corrupo praticadas, a avaliao da sua extenso e as causas que as originam. Os resultados deste levantamento, sero amplamente divulgados e serviro de base para o melhoramento do plano global de combate corrupo. A impunidade, o segundo factor de sustentao da corrupo e talvez, o mais difcil de ser enfrentado. Para alm de recompensar o infractor, tem um poderoso efeito de demonstrao que incentiva e estimula as prticas ilegais contaminando, assim, a parte saudvel do sector pblico. O reduzido grau de impunidade que se verifica actualmente, exige a adopo de medidas de fundo que passam pelo fortalecimento da capacidade operacional do sistema judicial, pela reviso da legislao que rege as relaes laborais

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

30 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

entre o Estado e os funcionrios e pela implementao de mecanismos judiciais e extra judiciais que penalizem com maior rigor os casos comprovados de corrupo. Numa linha mais preventiva e de prazo mais longo, sero desenvolvidos programas abrangentes de desenvolvimento profissional e de elevao do grau de formao acadmica dos funcionrios nos quais sero enfatizados, tambm, os aspectos ticos e deontolgicos que devem reger o comportamento dos servidores pblicos.

O secretismo, implcito nas relaes entre corruptos e corruptores, no fcil de


ser rompido uma vez que est protegido por uma cumplicidade alicerada em interesses recprocos para os quais o sigilo condio fundamental . Para o equacionamento deste elemento da corrupo a aposta mais sria que se faz na participao activa e na vigilncia permanente da sociedade em geral. A criao de canais directos de comunicao entre a sociedade e o governo que garantam a segurana e eliminem as ameaas de represlias contra o cidado que, exercendo seu direito legtimo, denuncie os actos de corrupo do qual vtima ou do qual tenha conhecimento, podem, no s, ser um instrumento de revelao de casos concretos como de inibio de novos casos. Paralelamente, ser desenvolvido um processo de capacitao e fortalecimento institucional das organizaes nucleares para o combate corrupo, designadamente as inspeces administrativa, financeira e tcnica do sector pblico incluindo-se as inspeces no sector da legalidade e justia. Em todas as organizaes do sector pblico, sero estabelecidos mecanismos de participao directa da sociedade civil e sector privado em sugestes e denncia de irregularidade no funcionamento dos servios do Estado em particular os casos de prticas corruptas.

Objectivos especficos Melhorar a aco governativa e reduzir a prevalncia das prticas corruptas do sector pblico; Analisar a natureza, o tipo e prevalncia de prticas corruptas em Moambique no sector pblico, sector privado e sociedade em geral com base nos resultados da pesquisa sobre a corrupo; Assegurar o fortalecimento e melhorar a administrao da justia com vista garantir a aplicao regular e correcta da lei, aperfeioando deste modo o Estado de Direito; Desenvolver uma sociedade na qual a corrupo continuamente minimizada e nunca tolerada; Melhorar o grau de percepo e aperfeioados os mecanismos de denncia e combate corrupo. Rever e aprovar legislao necessrio ao combate corrupo:

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

31 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Resultados especficos Estratgia global anti-corrupo aprovada; Pesquisa da opinio pblica nomeadamente as famlias, sector pblico e sector privado realizada; Constitudo um banco de dados sobre as prticas corruptas no pas na base da pesquisa, Elaborado, aprovado e em implementao o Plano de Aco anti-corrupo;; Estabelecidos e aperfeioados os mecanismos institucionais de denncia e combate corrupo As actuaes anti-ticas ou corruptas investigadas e penalizadas as comprovadas. Aprovada a legislao que concorra para reforar a tica e atitude contra a corrupo no sector pblico e nas relaes deste com o sector privado e a sociedade civil. Melhorada a imagem de Moambique no mbito da boa governao, tica e transparncia. Indicadores especficos Elaborada e aprovada a estratgia anti-corrupo at ao fim do 1 semestre de 2002; Realizada pesquisa sobre governao e corrupo envolvendo famlias, sector pblico e comunidade de negcios at ao fim do 1 semestre de 2002; Sociedade civil participa mais activamente na fiscalizao dos actos governativos e denncia das prticas corruptas; Todas as reclamaes envolvendo corrupo investigadas e processadas para fins preventivos e ou punitivos, consoante os casos; Monitoria da Poltica e do Programa anti-corrupo reveladora de ndices significativos de reduo dos nveis de corrupo no sector pblico. Aprovada a legislao especfica sobre corrupo. Realizados workshops, seminrios e conferncias sobre boa governao e combate corrupo; Moambique passa para uma posio mais condigna no ranking mundial sobre corrupo. 4. Gesto do Processo da Reforma A direco poltica para a coordenao, gesto e implementao do programa da reforma do sector pblico em geral e do combate corrupo em particular da responsabilidade directa do Governo Central atravs da Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico (CIRESP), criada pelo Decreto Presidencial n. 5/2000 de 28 de Maro e presidida pelo Primeiro Ministro.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

32 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

A CIRESP, tem como rgo de apoio, a Unidade Tcnica da Reforma do Sector Pblico (UTRESP), criada pelo Decreto do Conselho de Ministros n. 6/2000, de 4 de Abril. A UTRESP um rgo tcnico permanente de execuo corrente do programa da reforma do sector pblico que tem como objectivos apoiar o funcionamento da CIRESP e assegurar a planificao integrada, a coordenao, articulao e acompanhamento dos programas e projectos da Reforma. So funes da UTRESP: Identificar e estudar em estreita ligao com os diferentes servios e com os rgos representativos da sociedade civil os problemas que obstaculizam a modernizao administrativa propondo medidas concretas sobre os mesmos; Propor projectos de modernizao dos servios pblicos orientados por parmetros de qualidade; Garantir a implementao das polticas e estratgias integradas da reforma do sector pblico e a integrao dos programas sectoriais de reforma em curso na estratgia global do Governo; Prestar apoio tcnico Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico, nomeadamente, preparar e secretariar as suas reunies; Prestar apoio tcnico s unidades sectoriais de gesto e implementao da reforma do sector pblico na elaborao e implementao dos seus planos e aces de reforma e garantir a articulao dos programas de reforma dos diversos sectores; Organizar e assegurar o funcionamento de um Centro de Informao da Reforma do Sector Pblico e garantir a sua actualidade; Realizar diagnsticos, estudos e avaliaes dos problemas de funcionamento do sector pblico e elaborar pareceres e propostas Comisso Interministerial de possveis aces de reforma; Propor medidas integradas visando a promoo do profissionalismo e a mudana de atitudes com vista melhoria da qualidade dos servios prestados ao cidado; Criar um sistema de auscultao e consulta permanentes com a sociedade civil e com as entidades estrangeiras, parceiras de cooperao, sobre assuntos gerais e especficos da reforma.

A UTRESP constituda por tcnicos destacados dos sectores dirigidos pelos membros da CIRESP e articula-se com os Secretrios Permanentes que constituem os Focal Points para a coordenao e monitoria das reformas nvel sectorial. Nos Governos Provinciais, sero criadas e implementadas Unidades Tcnicas de Apoio e Coordenao das aces de reforma nvel Provincial, Distrital e Posto Administrativo, sob direco de cada Governador Provincial. Metodologicamente, estas Unidades, estabelecero relaes de trabalho com a UTRESP. Em todas as organizaes do sector pblico, sero estabelecidos mecanismos de participao directa da sociedade civil e sector privado em sugestes e denncia de

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

33 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

irregularidade no funcionamento dos servios do Estado em particular os casos de prticas corruptas. Todas as informaes de relevncia para o processo de reforma, sero consolidadas num banco de dados informatizado e colocado disposio para consulta pelos rgos do Estado e pela sociedade em geral. Objectivos especficos desenvolver capacidades na UTRESP e nas organizaes da administrao pblica seleccionadas para a anlise, planeamento, coordenao, monitoria e avaliao dos programas e projectos da reforma; desenvolver canais de informao e comunicao capazes de satisfazer as necessidades da UTRESP e das organizaes da administrao pblica no mbito da reforma; criar e implementar unidades de gesto da reforma do sector pblico a nvel provincial; desenvolver a tica e combater a corrupo no sector pblico, atravs da monitoria da Poltica e do Programa Anti Corrupo aprovados pelo Governo. Resultados especficos dimensionamento da organizao e dos recursos humanos da UTRESP ajustados s necessidades de analise, planeamento, coordenao, monitoria e avaliao da reforma; canais de informao e comunicao de e para a UTRESP e organizaes da administrao pblica definidos e em operao continua; organizado um banco de dados e a exposio permanente e actualizada da situao dos programas e projectos da reforma, com acesso aberto; criadas e em funcionamento unidades da reforma do sector publico ao nvel provincial;

Indicadores especficos organizao da UTRESP, incluindo o nvel provincial, definida e em funcionamento, com a participao dos agentes directos da reforma seleccionados; UTRESP, incluindo ao nvel provincial, suprida de pessoal tcnico qualificado e suficiente para as suas funes de reforma; em implementao programa de informatizao e comunicao; informao disponibilizada de modo acessvel e em funcionamento banco de dados actualizado, que propiciem a montagem de exposies sobre o progresso da reforma;

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

34 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

5 Programas de Impacto Imediato ( quick wins ): Na primeira fase so lanadas aces de curto prazo destinadas a produzir resultados imediatos atravs da implementao de programas de Impacto Imediato ou ( quick wins programmes) que so reformas simples dos processos administrativos mais crticos, facilmente visveis e com resultados imediatos e de impacto significativo. Os sectores foram convidados a identificarem os programas que esto em curso e aqueles que sero desenvolvidos na primeira fase de arranque da Estratgia Global da Reforma, ou seja no segundo semestre de 2001 bem como dos que sero implementados em 2002. O compromisso do Governo com a reforma do sector pblico e a urgncia com que se colocam certas mudanas conduziu a que se adoptasse o conceito de programas de impacto imediato e com ampla visibilidade para os cidados, em todo pas. Com base no material apresentado pelos Ministrios, pode-se identificar a seguinte lista de programas de impacto imediato, subdivididos em Programas Gerais (de carcter obrigatrio para todos os sectores) e especficos (que dizem respeito aos sectores individualmente):.

Programas gerais
a) Componente 1: Estruturas, descentralizao e processos de prestao de servios Abolio de guichs e de balces fechados de atendimento ao pblico; Introduo de balco nico de atendimento ao pblico; Racionalizao de procedimentos administrativos no tratamento das peties do pblico e afixao nas reparties pblicas de instrues, minutas e prazos para tratamento e deciso sobre o expediente; Reviso de atribuies, competncias, organizao e funcionamento dos rgos locais do Estado (Anteprojecto de lei); Introduo das placas (crachs) de identificao dos funcionrios pblicos; Reintroduo das caixas e livros de reclamaes e sugestes; Reviso das normas de funcionamento dos servios do Estado (decreto n. 36/89 de 27 de Novembro; Organizao de um mecanismo de denncia e reclamao do pblico assim como, o seu respectivo tratamento nas Organizaes do Sector Pblico; Revitalizao de espaos radiofnicos, televisivos e da imprensa escrita de debates e divulgao das actividades do sector pblico; Criao de servios de atendimento via telefone que possibilitem reclamaes e sugestes sobre o funcionamento do sector pblico;

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

35 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

b) Componente 2: Melhoria na Formulao e monitoria de polticas pblicas Organizao de mecanismos de consulta sociedade civil no mbito da preparao de polticas sectoriais; Promoo e disseminao do E-mail no sector pblico como embrio para a Intranet e o E-Government; Revitalizao de espaos radiofnicos, televisivos e da imprensa escrita de debates e divulgao das actividades do Sector Pblico.

c) Componente 3: Profissionalizao dos funcionrios do sector pblico Implementao rigorosa do sistema de classificao dos funcionrios pblicos; Responsabilizao dos dirigentes directos no controlo do desempenho e tica dos respectivos subordinados; Capacitao permanente dos funcionrios pblicos; Introduo de incentivos e prmios para funcionrios com bom desempenho.

d) Componente 4: Melhoria da Gesto Financeira Melhoria do processo de programao oramental e gesto das finanas pblicas; Melhoria do processo de prestao de contas; Uso racional e adequado dos bens pblicos; Actualizao da legislao sobre as normas de uso e conservao do patrimnio pblico.

e) Componente 5: Boa governao e combate corrupo Implementao da Reforma do Sector Pblico e ampla participao da sociedade civil e do sector privado. O combate contra a corrupo parte da estratgia da reforma. Introduo da Reforma Legal Aprovao da legislao sobre corrupo Responsabilizao dos funcionrios a todos os nveis pela prtica de actos constitutivos de corrupo Aprovao de normas deontolgicas e ticas para os funcionrios pblicos nos cargos de direco e chefia; Pesquisa junto das famlias, sector pblico e sector privado sobre governao e corrupo

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

36 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Programas especficos
Implementao de experincia de Balco nico de atendimento pblico na cidade de Maputo; Implementao do SIP 2000 em rede nas Provncias; Produo de cartazes de divulgao sobre o funcionamento dos servios;Concluso da tramitao dos processos de fixao de penses (15 000) aos antigos combatentes ainda pendentes no Ministrio do Plano e Finanas Concluso da elaborao das listas dos combatentes elegveis a candidato de p e n s e s Realizao do primeiro seminrio dos Comandantes das FPLM Aprovao do Plano de Pesquisa da Histria da Luta de Libertao Nacional Descentralizao do processo de Licenciamento Ambiental; Estabelecimento de Directivas do Processo de Avaliao do Impacto Ambiental e dos Estudos de Impacto Ambiental para as reas de Turismo, Florestas, Agrcola e Linhas de Transmisso de Energia. Habilitar e facilitar Agrimensores ajuramentados para agilizar processos em curso e novos processos de uso e aproveitamento de terra; Melhoramento da distribuio de livros e material didctico Simplificao de procedimentos administrativos e de licenciamento da actividade comercial e industrial ; Liberalizao do horrio do Comrcio; Tornar mais transparente as actividades dos assistentes e tcnicos jurdicos credenciados pelo IPAJ nas suas delegaes Provinciais e distritais; Reviso e aprovao dos Estatutos do IPAJ; Simplificao de procedimentos nos actos notariais; Simplificao dos processos de registo das confisses religiosas; Formao de conservadores e notrio, capacitao de guardas prisionais;Reconhecimento gratuito das assinaturas na Reparties Pblicas e transmisso de documentos via Fax.; Habilitar e facilitar Agrimensores ajuramentados para agilizar processos em curso e novos processos de uso e aproveitamento de terra; Produo dum Kit contendo material informativo relativo misso, objectivos e tipo de servios prestados;Melhoria de Assistncia s Comunidades Moambicanas no Exterior. Implementao de Reparties de Finanas Especiais, para atendimento dos grandes contribuintes; Criao de uma linha de cliente para acolher, tratar e responder s reclamaes e sugestes dos cidados; Simplificao dos procedimentos de importao eliminando o pagamento dos 15% da Pr-Declarao; Simplificao dos mecanismos de importao de viaturas usadas.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

37 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

Verificar o processo de lanamento de concurso e contratao de obras de edifcios do Estado; Desconcentrar a emisso de alvars de empreiteiros para o nvel provincial; Acelerar o processo de autorizao e emisso de ttulos dos imveis do Estado em alienao; Lanamento de uma estratgia nacional de habitao; Aplicao dos novos modelos de alvars e gesto das bases de dados sobre empreiteiros; Criao de Comisses Provinciais de Estradas para monitoria das aces de descentralizao da gesto de estradas; Introduo de planos de pagamentos na programao das obras; Monitorar as avaliaes dos imveis em processo de alienao; Descentralizar os processos de autorizao de alienao dos imveis para a Comisso da Cidade de Maputo Eliminar os erros na emisso de facturas de energia em consequncia dos defeitos nas leituras dos consumos; Criao de Gabinetes de utentes em todos os Hospitais Centrais e Provinciais e outros mecanismos nas Unidades Sanitrios menos diferenciadas Identificao do fluxograma dos utentes e gabinetes de trabalho; Fixao nas Unidades Sanitrias do prerio de consultas, internamentos e medicamentos, dos postos de cobrana e cobradores autorizados; Criar condies diferenciadas de compensao dos profissionais de sade; Melhorar formas de atendimento dos beneficirios e contribuintes do sistema de segurana social; Descentralizao das competncias para a atribuio das licenas de transporte de acordo com o mbito territorial da sua actuao; Facilitao da circulao e sada de objectos de artesanato; Palestras nas instituies de ensino sobre o potencial, importncia e papel do turismo;Incluso da taxa de embarque no bilhete de passagem. Introduo de novo carto de embarque e desembarque.; Criao de postos de informao turstica ; Sinalizao das referncias tursticas ao longo das estradas; Incluso das estatsticas sobre o turismo em Moambique nas estatsticas da OMT. Promoo de polticas e programas de atendimento ao idoso bem como sobre os direitos da mulher e a igualdade de oportunidades

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

38 Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

6 - Sustentabilidade e Riscos: Os factores de sustentabilidade e os riscos que podem potenciar ou afectar a reforma do sector pblico so ponderados no capitulo 4 enquanto pressupostos e condies da reforma. Relativamente sustentabilidade da reforma so destacados os seguintes factores: Forte cometimento poltico a longo termo Ritmo de implementao credvel e baseado em condies concretas de viabilidade Apoio dos funcionrios, dos meios de comunicao e outros segmentos da sociedade civil promovido atravs da realizao regular de consultas e auscultao e a prestao de informaes sobre o desenvolvimento do pocesso. Manuteno das expectativas num nvel realista Consecuo de resultados concretos traduzidos por mudanas visveis e tangveis que representem ganhos efectivos para a sociedade Manuteno dos ndices positivos de crescimento da economia. Uma UTRESP gil, credvel e competente.

Quanto aos riscos so identificados os seguintes: A ocorrncia de calamidades naturais que resultem em situaes de emergncia que exijam uma concentrao no prevista de esforos e recursos que possam comprometer o ritmo de implementao do processo. A no disponibilizao e alocao atempada de recursos financeiros Eventual resistncia reforma dentro do prprio sector pblico Eventual atraso na implementao das reformas no sistema legal-judicial Morosidade no processo de tomadas de decises nomeadamente daquelas dependentes de factores externos e que escapam ao controlo directo dos gestores do processo de reforma

A anlise peridica das condies de sustentabilidade e a avaliao permanente dos riscos, constatados ou potencialmente provveis, devem ser uma preocupao constante enquanto instrumentos orientadores para a introduo de eventuais correces a serem feitas nos rumos definidos para o processo de reforma.

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico


ESTRATGIA DA REFORMA DO SECTOR PBLICO FASE 1: 2001 -2004 CRONOGRAMA INDICATIVO PRODUTOS/ACTIVIDADES Responsveis Colaboradores 2001 3 4 2002 2 3 2003 2 3

39

2004 1 2

Fase de arranque (actividades j realizadas):


constituio da CIRESP e da UTRESP implantao da UTRESP constituio dos grupos de apoio (focal points) formao dos grupos de apoio elaborao do Plano de Aco auscultao e consultas (stakeholders) formulao de TORs para a realizao de 6 estudos arranque do estudo sobre Poltica Salarial arranque da anlise do processo de Polticas Pblicas formulao da Estratgia da Reforma

Anlise das reas de interveno:


estudo sobre a Poltica Salarial (concluso) anlise do processo de Polticas Pblicas (concluso) estudo sobre o papel do Sector Pblico estudo sobre o Processo de Descentralizao estudo sobre Gesto Financeira estudo sobre a Boa Governao

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

40

PRODUTOS/ACTIVIDADES

2001 3 4

2002 2 3

2003 2 3

2004 1 2

COMPONENTE 1 Racionalizao e
Descentralizao de Estruturas e Processos de Prestao de Servios preparao da reestruturao dos rgos sectoriais anlise funcional racionalizao organizacional racionalizao de processos e procedimentos elaborao de planos de implementao

Aces de Impacto Imediato:


criao de programas radiofnicos e televisivos sobre o sector pblico criao de servio de atendimento via telefone para o registo e resposta a reclamaes e sugestes reintroduo dos livros de reclamaes e sugestes implantao de instrumentos e procedimentos simplificados de respostas s peties e reclamaes abolio dos balces fechados e funcionamento de balces nicos simplificao dos procedimentos para o licenciamento comercial e industrial e dos formulrios de registo para importaes e exportaes racionalizao e simplificao dos servios notariais e de emisso de Bis

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

41

PRODUTOS/ACTIVIDADES

Responsveis

Colaboradores

2001 3 4

2002 2 3

2003 2 3

2004 1 2

COMPONENTE 2 Melhoria do Processo de


Formulao e Monitoria de Polticas Pblicas: reviso do processo de gesto de polticas pblicas (em funo dos resultados do estudo realizado) preparao de manual sobre a gesto de polticas pblicas preparao de proposta para a melhoria da vinculao entre as polticas pblicas e os recursos disponveis implementao das propostas de melhoria da vinculao entre as polticas pblicas e os recursos criao de mecanismos de divulgao das polticas pblicas criao dos colectivos intersectoriais e respectivas unidades de apoio: Presidncia da Repblica, Conselho de Ministros, MPF, CIRESP e CNFP.

Aces de Impacto Imediato:


promoo da disseminao do e-mail no sector pblico liberalizao dos horrios de trabalho no sector privado introduo de novo regime de emisso de vistos de entrada e vistos de trabalho simplificao dos procedimentos de recrutamento e aplicao de medidas disciplinares no sector pblico incluso da taxa de aeroporto nos bilhetes de viagem

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

42

PRODUTOS/ACTIVIDADES

Responsveis

Colaboradores

2001 3 4

2002 2 3

2003 2 3

2004 1 2

COMPONENTE 3 Profissionalizao dos


Funcionrios do Sector Pblico: elaborao de poltica salarial de mdio prazo para tornar o sector pblico mais competitivo no mercado de trabalho criao de mecanismos financeiros para viabilizar a poltica salarial estabelecida implementao dos mecanismos de avaliao de desempenho dos quadros chave do sector pblico implementao e consolidao do SIFAP

COMPONENTE 4 Melhoria da gesto


financeira: capacitao para a implementao do Cenrio Fiscal de Mdio Prazo (CFMP/MTEF) avaliao, numa base da amostra, da aplicao dos recursos financeiros (expenditure tracking) criao de condies para a implementao do IFMIS (sistema integrado de informao e gesto financeira) elaborao de plano para o aperfeioamento dos processos de auditoria internas e externas elaborao do plano para o aperfeioamento dos processos de compras (procurement)

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

Estratgia Global da Reforma do Sector Pblico

43

PRODUTOS/ACTIVIDADES

Responsveis

Colaboradores

2001 3 4

2002 2 3

2003 2 3

2004 1 2

COMPONENTE 5 - Gesto do processo de


Reforma: fortalecimento da capacidade operacional da UTRESP capacitao da UTRESP para coordenar e gerir o processo de reforma atravs da formao, assistncia tcnica e apetrechamento formao dos quadros da UTRESP e dos focal points dos ministrios na gesto do processo de mudana. constituies das bases provinciais do processo de reforma

Programa de combate corrupo:


concepo de uma estratgia global de combate corrupo pesquisa de opinio pblica sobre a corrupo elaborao de plano de aco implementao do plano de aco pesquisa de opinio pblica : avaliao do impacto do plano de aco

Comisso Interministerial da Reforma do Sector Pblico CIRESP

You might also like