You are on page 1of 21

RELATRIO DE SEGURANA EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS

S.E.S.M.T.

ABRIL E MAIO 2010

Empresa: Data da inspeo: Participantes: 26 de Abril 22 de Maio de 2010. Sidnei Luz Mariani (Tcnico de Segurana no Trabalho) Gilson Alexandre Ferreira (Coordenador Tcnico de Segurana no Trabalho) Edinardo Gabriel da Silva ( Tcnico de Segurana no Trabalho ) Eng. Responsvel: Alton Jos Pinto

Objetivo: Este relatrio possui a finalidade de expor a real situao da empresa em confronto com a rea de segurana e medicina do trabalho, visando alertar para as reais possibilidades de acidentes e doenas ocupacionais que podem provocar a rea de trabalho, mquinas e equipamentos em um todo. Afim de melhor ilustrar, este relatrio expem fotos, situaes e sugestes, afim de minimizar a at eliminar os riscos existentes.

SITUAES AVALIADAS GERAIS: Demarcaes dos extintores; Demarcaes dos setores; Guarda corpo e corrimes; Protees de Mquinas; Risco de Acidentes; Doenas ocupacionais.

SEGUE AS ILUSTRAES DE CADA MQUINA OU EQUIPAMENTO CITADO ACIMA E A REAL SITUAO EM QUE SE ENCONTRA: GERAL:

FOTOS EXTINTORES Situao: Existem na empresa extintores distribudo em toda a planta, porm no existe demarcao de rea dos extintores, conforme Lei 6.514 NR 26 Sinalizao de Segurana item 26.1.5.2; tambm podemos observar que os mesmos esto obstrudos e no h placas de sinalizao.

N. 1

N. 2

N. 3

Sugesto: Realizar demarcao de espao reservado aos extintores em forma de quadrado com medida de 70 x 70 cm na cor vermelha e bordas de 15 cm na cor amarela, totalizando um espao de 1.00 x 1.00 m no piso, abaixo do extintor; colar placas de identificao da classe extintora assim como instruir os funcionrios, constantemente, sobre a importncia de manter o acesso aos extintores desobstrudos.

Situao: Em todo o ambiente de produo deve existir sinalizao de segurana, conforme lei 6.514 NR-26 Sinalizao de Segurana Item 26.1.1 e 26.1.2; a empresa no dispe de nenhum tipo de sinalizao ou demarcao de rea que informe os riscos existentes; nas fotos abaixo podemos observar a falta destas. A foto n 4 comprova a inexistncia de identificao ou sinalizao de segurana sobre o processo. Na foto n 5 observa-se um local onde realizado parte do processo sem sinalizao e sem isolamento, podendo provocar riscos de acidentes devido a falta destes dispositivos.

N. 4

N. 5

Abaixo, na foto n 6, visualizamos outra situao de risco, os canos de gua quente, instalados junto a caldeira, no dispe de nenhum tipo de proteo, havendo a possibilidade de acidentes com queimaduras.

N 6

Sugesto: Identificar processos, mquinas e ferramentas de trabalho, a fim de trazer mais organizao e segurana e, evitar acidentes por falta de sinalizao. Ex.: a foto n 4 mostra um registro sem identificao. Importante tambm identificar locais que necessitam de isolamento e sinalizao de segurana (foto n 5) com correntes de plstico nas cores preto e amarelo ou com demarcao nas cores amarelo ou laranja, conforme NR- 26 Sinalizao de Segurana, Item 26.1.5.3 e 26.1.5.8, afim de evitar a circulao de pessoas em locais que ofeream risco de acidente. Instalar proteo adequada nos canos de gua quente, a fim de evitar acidentes.

Situao: Proteo de Mquinas Conforme Lei 6.514/77, Portaria 3214/78, Norma Regulamentadora NR-12 - Mquinas e Equipamentos, Item 12.3, toda e qualquer parte da mquina que oferea risco de acidente deve ter proteo adequada ou enclausuramento; abaixo segue seqncia de fotos onde possvel visualizar partes de mquinas que no contam com proteo adequada, assim como outras situaes descritas logo abaixo. Podemos observar ao longo de todo o ambiente de produo da empresa Ilsa Brasil que existem mquinas ou esteiras que no possuem proteo, ou as protees foram retiradas por motivo desconhecido e no foram recolocadas.

N. 7

N. 8

Na foto n. 7 observamos um buraco no cho sem nenhum tipo de sinalizao ou guarda corpo; na foto n. 8 observamos que parte do eixo de rotao de uma esteira est sem proteo, podendo causar um acidente com perda ou esmagamento de membro. Sugesto: Demarcar as reas de risco bem como sinalizar com placas de advertncia que informem sobre o risco; instalar guarda corpo adequado que evite o transito na rea, foto n 7; em relao a foto n 8, sugerimos a instalao de proteo adequada, conforme NR-12 - Mquinas e Equipamentos, Item 12.3.7 e Item 12.3.8, onde determina que deve haver protees fixas em pisos ou partes fixas por meio de dispositivos que em caso de necessidade permitam sua retirada e recolocao imediatas, afim de evitar acidentes com esmagamento ou perda de membros; alm destas medidas deve-se realizar o treinamento dos funcionrios, deixando-os cientes dos riscos de sua funo e da mquina, registrando e guardando o registro.

N9

N10

Logo acima visualizamos mais duas situaes; na foto n. 9 podemos observar que ao ser realizado o trabalho de recorte da plataforma, para a passagem do cano, as pontas ficaram expostas; alm disto, as medidas usadas no recorte foram equivocadas, levando-se em conta que o dimetro do duto instalado no local bem menor que o recorte efetuado na plataforma; as referidas pontas podem gerar quedas e at mesmo fraturas. A foto n. 10 mostra parte de uma esteira (Eixo Moedor) sem a proteo; sabe-se que esta foi retirada por motivo desconhecido e no foi recolocada; visualizamos a proteo tomada de p e fora do local correto.

Sugesto: Nas situaes acima observadas as sugestes so as seguintes: Foto n. 9 - no espao que sobrou devido ao erro de recorte na plataforma, deve-se preencher o espao com grades do mesmo material usado na plataforma e de medida correta, ou colocar um anel de material resistente que evite o contato com as pontas que sobraram. Foto n. 10 - investir em campanhas que conscientizem os funcionrios sobre a importncia das protees estarem instaladas nos lugares corretos, bem como fazer registro de treinamentos com os funcionrios onde conste que foram informados sobre a necessidade de manter protees nos lugares corretos, caso contrrio tomar medidas mais rgidas atravs de registro de advertncia.

Situao: Foto n. 11: ao encerrar o processo no fim da esteira, o material cai atravs de um buraco que foi realizado na plataforma (Plataforma com mais de 2 metros de altura); o mesmo foi recortado de forma incorreta podendo causar acidentes como queda, corte devido as pontas dos ferros que ficaram expostas, entre outros, alm disto no h nenhum tipo de sinalizao alertando sobre a existncia do buraco na plataforma, oferecendo risco de acidentes. Observamos tambm que nenhuma parte da esteira dispe de sinalizao com fita zebrada para alertar sobre a movimentao que ocorre na mesma ( Conforme NR-26 Sinalizao de Segurana Item 26.1.5.3). Foto n. 12: visualizamos a correia com proteo, porm somente em um lado, o lado oposto permanece desprotegido, aumentando as chances de acidente de graves propores alm de estar em desconformidade com a lei 6.514/77, Segurana e Medicina do Trabalho, NR-12 - Mquinas e Equipamentos, Item 12.3.6; podendo gerar multa conforme NR-28 - Fiscalizao e Penalidades, Item 28.3.1, Anexo 1.

N. 11 Sugesto:

N. 12

Foto n. 11: instalar esteira ou canalizao adequada para realizar o transporte do material, de forma que a conduo seja feita de maneira segura e com menos disperso do material. Quanto ao recorte na plataforma deve-se eliminar as pontas e sinaliz-lo conforme NR-26 - Sinalizao de Segurana. Foto n. 12: procurar servio especializado para realizar a adequao da proteo, enclausurando por completo a parte que oferece risco, eliminandoo por completo.

Situao:

N. 13

N. 14

Acima mais exemplos de engrenagens sem proteo adequada, tanto na foto n. 13 como na foto n. 14; esta visualiza o risco constante devido a rea de engrenagens e rolamentos expostos, sem nenhum tipo isolamento ou sinalizao, aumentando a possibilidade de acidentes.

Sugesto: Foto N. 14: realizar isolamento e ou identificao da rea atravs de demarcao no piso em linhas amarelas e isolar a rea afim de impedir o acesso as engrenagens com correntes, nas cores preto e amarelo, com placas de advertncia (rea restrita a pessoal autorizado); tambm deve-se procurar servio especializado afim de elaborar proteo adequada a situao em conformidade com a Lei 6.514/77, NR-12 - Mquinas e Equipamentos.

N. 15 Situao: Esferas no possuem nem um tipo de isolamento de rea ou sinalizao, sabendo-se tratar-se de rea que oferece risco por seus deslocamentos (movimentos giratrios).

Sugesto: Sinalizar a rea com placas (Ateno somente pessoal autorizado ou Ateno equipamento com partida automtica) e isolar a rea com correntes plsticas afim de evitar circulao de pessoas que no conhecem o procedimento, trabalhando de forma preventiva e evitando acidentes. Tambm deve-se investir em treinamentos para todos os funcionrios, registrando tal procedimento e arquivando (Certificado). Importante sinalizar os pilares de sustentao das esferas, quanto aos chamados cantos vivos (Pontas e quinas dos pilares); a sinalizao deve ser feita com faixas zebradas nas cores amarelo e preto, a fim de chamar a ateno do operador da retroescavadeira ou de pessoas que circulam pelo local, tornando os mesmo de fcil visualizao e evitando possveis acidentes.

N. 16 Situao:

N. 17

Na plataforma superior das Esferas visualizamos duas situaes; na foto a direita observa-se que no h guarda corpo, permitindo o acesso esfera quando em movimento, aumentando o risco de acidentes. Na foto esquerda podemos observar que as correias ficam expostas sem nenhum tipo de proteo; sabe-se que j houve proteo, mas foi retirada por motivo desconhecido no sendo colocada novamente; a falta de proteo pode acarretar acidentes graves, havendo a possibilidade de perda de membros, entre outros. Sugesto: Instalar a proteo (foto n. 16) deixando enclausurada por completo as polias e correias, bem como realizar treinamento de cientizao aos funcionrios dos riscos do setor, bem como medidas preventivas que devem ser adotadas; aps registrar e arquivar. Foto n. 17; instalar guarda corpo nas plataformas das esferas.

N. 18

N. 19

Situao: A foto a esquerda apresenta canos de vapor sem a devida proteo onde h circulao de pessoas. A falta de proteo poder fazer com que pessoas, ao circular pelo local, podem acabar sofrendo queimaduras caso encostarem nos canos. Sugesto: Fazer a cobertura desses canos com material adequado, a fim de evitar a possibilidade de queimaduras.

Situao: A foto a direita apresenta uma escada de acesso para a parte superior da plataforma das esferas. A subida dessa escada apresenta uma situao de risco devido a presena de uma travessa de sustentao do piso superior. A pessoa que subir a escada poder bater com a cabea nesta travessa, podendo sofrer leses ou at mesmo queda desta escada. Sugesto: Sinalizar a travessa com fita zebrada preto / amarelo.

N. 20 Situao:

N. 21

Acima dois exemplos da falta de proteo de mquinas; a esquerda descaso pela retirada e no recolocao da proteo. Protees como estas s podem ser retiradas para execuo de limpeza, lubrificao, reparo e ajustes e, recolocadas imediatamente aps tais procedimentos. direita polias e correias sem proteo, exaustivamente apresentados anteriormente. LEMBRETE: O no cumprimento dos itens mencionados, conforme NR-28, Fiscalizao e Penalidades, gera multa Cdigo 112.024-7, Infrao 1, com valor de 6.304 UFIR, podendo ser acrescido, de acordo com o nmero de funcionrios.

Sugesto: Contratar servio especializado para elaborar proteo adequada para as mquinas que ainda no possuem, bem como recolocar as protees j existentes nos locais corretos; realizar a fiscalizao constante de procedimentos que acontecem na produo, a fim de evitar que protees sejam retiradas de forma desnecessria, bem como elaborar procedimento por escrito orientando os funcionrios sobre os mesmos; registrar e arquivar tal procedimento.

N. 22 Situao:

N. 23

A seqncia de fotos mostra a plataforma de abastecimento das Esferas e a ausncia de sinalizao que tornaria mais visvel os trilhos da tampa da rea de abastecimento; a poeira constante existente no local os torno pouco visveis aumentando as chances de tropeos. Os trilhos tambm apresentam pequenas danificaes causadas pelas batidas do guincho usado para o abastecimento das esferas.

N. 24

N. 25

Em especial as fotos 24 e 25, identificam falta de cuidados com o guarda corpo existente no local; h uma parte deles que falta uma barra de proteo. Tal fato torna mais vulnervel a ocorrncia de acidentes com queda. Para trabalho nesta plataforma devemos observar a NR- 18, Item 18.13 - Medidas de Proteo Contra Quedas de Altura Subitem 18.13.1 obrigatrio a instalao de proteo coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeo de materiais. Identificamos tambm que o funcionrio que trabalha na plataforma no dispe de EPI adequado (Cinto de Segurana) e o local no contm equipamento de proteo coletiva EPC (linha de vida cabo de ao). Ao inspecionar o local foi possvel identificar tambm que h falhas na operao do guincho; h muitas partes do guarda corpo danificadas devido a batidas constantes do guincho (Conforme Foto n. 25).

Sugesto: Sinalizar trilhos (Fotos 22 e 23) com fita zebrada nas cores preto e amarelo, tornando-os mais visvel. Providenciar no conserto do guarda corpo. obrigatrio a instalao de proteo coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeo de materiais. Adquirir EPI's necessrios e adequados para trabalhos em altura (Cinto de Segurana). O cinto de segurana tipo pra-quedista deve ser utilizado em atividades a mais de 2,00 m (dois metros) de altura do piso, nas quais haja risco de queda do trabalhador.

N. 26

N. 27

Situao: Na caldeira tambm foram encontradas no conformidades. Na foto a esquerda visualizamos uma escada de madeira escorada na caldeira, aumentando risco de incndio e risco a segurana do funcionrio que a utiliza; podemos observar tambm a ausncia de guarda corpo no espao que existe na plataforma em frente a caldeira. Tambm identificamos que no h nenhum tipo de sinalizao e identificao sobre os riscos existentes no local, bem como os EPI's necessrios para uso na funo. Na foto a direita notamos a falta de guarda corpo na escada que da acesso a caldeira, aumentando o risco de queda do funcionrio. Sugesto: Adquirir escada adequada para a atividade exercida no local, ou seja, de material resistente ao calor. Instalar guarda corpo na escada que da acesso a plataforma (Foto n. 27). Identificar e sinalizar a rea com placas na cor verde, escritas com letras na cor branca, identificando o processo e os EPI's necessrios para a operao, bem como realizar treinamento com o operador da caldeira, deixando-o ciente dos riscos e das medidas de segurana que devem ser tomadas; registrar o procedimento de treinamento e arquivar.

N. 28

Situao: No registro feito na estao de tratamento (foto acima), observamos que em uma das plataformas havia produtos inflamveis acumulados. LEMBRETE: Conforme NR-20, Lquidos Combustveis e Inflamveis, Item 20.2.13, o armazenamento de lquidos inflamveis dentro do edifcio s poder ser feito com recipientes cuja capacidade mxima seja de 250 litros por recipiente. Portanto, necessrio evitar o acmulo de lquidos inflamveis fora de um local adequado.

Sugesto: Controlar o volume de produtos inflamveis que circulam na empresa para que nunca atinja 200 litros; caso necessrio viabilizar a construo de um depsito prprio. Neste caso um funcionrio dever ser treinado e receber o adicional devido.

N. 29

N. 30

N. 31

N. 32

Situao: Na seqncia de fotos acima podemos visualizar algumas inconformidades, tais como: caixa de disjuntores aberta e disjuntores sem identificao de funcionamento, painel eltrico aberto permitindo acesso direto por parte de qualquer funcionrio, emendas tipo gambiarras escoradas com pedao de pau. Tambm possvel encontrar problemas na identificao dos painis; os mesmo no dispe de etiquetas que informe o risco de choque eltrico e a informao de que suas manutenes devem ser realizadas somente por pessoal autorizado.

Sugesto: Identificar os painis com sinalizao adequada identificando risco de choque eltrico e pessoal autorizado sua manuteno; padronizar instalao eltrica; realizar treinamento com os funcionrios responsveis por esta manuteno, registrando e arquivando a comprovao deste treinamento. Funcionrios que realizarem qualquer tipo de manuteno eltrica devem ter passado pelos ditames da NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade.

N. 33 Situao:

N. 34

Ao realizar a movimentao e deslocamento da matria prima, a retroescavadeira usada no processo provoca poeira em demasia, o que pode causar complicaes respiratrias aos funcionrios e principalmente ao operador desta. As fotos acima com provam esta afirmao. A poeira em excesso pode tambm trazer complicaes para a parte mecnica da mquina. Sugesto: Fornecer aos colaboradores o EPI tipo mscara contra p, fiscalizar e obrigar o uso aps treinamento sobre a conscientizao e o uso deste EPI. Registrar o fornecimento em fichas adequadas. Enclausurar a cabine da retroescavadeira. Realizar procedimentos preventivos na rea de medicina do trabalho, buscando realizar exames complementares, alm daqueles de rotina.

ASSINATURAS:

You might also like