You are on page 1of 8

CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA 2013-1 UENF POLO PIRA QUMICA A EAD 07101 PRTICA IV Solues e suas Propriedades 13/04/2013

3 Rosa Maria Santini Prado 13111070033

1-Introduo:

Uma tarefa que os qumicos executam frequentemente preparar determinado volume de uma soluo de concentrao conhecida. H duas maneiras comuns de fazer isso: Combinando uma massa determinada de soluto com o solvente: Diluindo uma soluo mais concentrada. Uma soluo uma mistura homognea de duas ou mais substncias em uma nica fase. Por conveno , o componente presente em maior quantidade considerado o solvente, e o outro componente o soluto. A solubilidade uma propriedade que serve para descrever quantitativamente a composio de uma soluo. Em geral, existe um limite de solubilidade, onde no se consegue dissolver mais soluto no solvente. Esse limite estabelecido pelo coeficiente de solubilidade e depende da natureza do soluto e do solvente, da temperatura e da presso. A experincia diz que adicionar um soluto a um lquido puro mudar as propriedades do lquido. De fato, essa a razo pela qual algumas solues so preparadas; por exemplo: o motor de um carro aquece muito - afinal, a combusto a base do seu funcionamento. Para remover o excesso de calor, o motor de um carro resfriado por um lquido que circula continuamente, o lquido de arrefecimento. Esse lquido pode ser gua pura, mas h vantagem em utilizar aditivos que modificam as propriedades dessa gua. Isso porque a gua pura solidifica normalmente a 0 o C e ebule a 100o C, mas a gua com aditivos apresenta temperatura de congelamento mais baixa e de ebulio mais alta. Mesmo no Brasil, temperaturas de 0o C podem ocorrer noite, nas regies mais altas ou no Sul, e gua pura no circuito de arrefecimento poderia congelar. Por outro lado, em um dia muito quente (o resfriamento do motor mais difcil) a gua de arrefecimento chega facilmente a mais de 100o C, exigindo que o sistema trabalhe em uma temperatura mais alta. O principal soluto nos lquidos de arrefecimento o etileno glicol (Etano-1,2-diolIUPAC) lcool de frmula HO-CH2CH2-OH. A sua temperatura de congelamento de 12,9o C, e a de ebulio de 197,3o C. A adio de 50% de etileno glicol gua de arrefecimento faz com que a temperatura de congelamento seja inferior a -33o C - e a de ebulio, superior a 163o C! Mas o que explica essas alteraes? O etileno glicol capaz de fazer pontes de hidrognio com a gua, o que resulta em um abaixamento da temperatura de congelamento - pode-se dizer que a interao dos dois dificulta a "organizao" para a formao de um slido, o que resulta em um ponto de congelamento que menor que o das duas substncias separadas. As mesmas pontes de hidrognio, e a diluio, diminuem a presso de vapor da gua e fazem com que a temperatura de ebulio seja intermediria - maior que a da gua e menor que a do etileno glicol.

As mudanas que ocorrem nos pontos de congelamento e de ebulio quando uma substncia dissolvida em um liquido puro esto dentro das propriedades coligativas, que so aquelas que idealmente dependem apenas do nmero de partculas de soluto por molcula de solvente, e no da identidade do soluto. 2- Objetivos: objetivo desse experimento aprofundar conhecimentos relacionados aos nveis de
concentrao de soluto e os diferentes comportamentos ocasionados em uma soluo(saturada, insaturada, supersaturada)

reconhecer que o processo de dissoluo pode ser acompanhado de liberao de calor Identificar a influncia da temperatura na solubilidade. Identificar a miscibilidade que a propriedade de duas ou mais substncias lquidas misturarem entre si com maior ou menor facilidade, formando uma ou mais fases

1- O diesel imiscvel com a gua e a mistura dos dois causa um efeito de arco-iris.

3- Materiais/Reagentes Tubo de ensaio Bico de bunsen Pina para tubo de ensaio Esptula Balana Pipeta Bureta Basto de vidro gua destilada

Acetado de sdio anidro - CH3COONa cido Sulfrico H2SO4 18M Cloreto de amnio NH4Cl Nitrato de potssio KNO3 Acetato de clcio Ca(CH3COO)2 Etanol - C2H6O ter de petrleo (mistura de hidrocarbonetos, composta principalmente pelo pentano e o hexano, que se obtm na destilao do petrleo) Gasolina comercial(combustvel constitudo basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados.)

4- Procedimento : 4.1 -Soluo supersaturada

a)

Dissolver, em um tubo de ensaio, 1 g de CH3COONa, em cerca de 0,5 ml de gua. Aquecer at a solubilizao total. Resfriar o tubo, sem agitar, adicionar um pequeno cristal de CH3COONa, observar e explicar o ocorrido. novamente o CH3COONa, por aquecimento e resfria-lo sem agitao. Atritar, com um basto de vidro, as paredes interna do tubo e observar. Verificar em um manual de laboratrio as propriedades fsicas do CH3COONa,e sua solubilidade em gua a diferentes temperaturas.

b) Solubilizar c)

4.2 - Calor de dissoluo

a)

Num tubo de ensaio com 1 ml de gua, adicione 1-3 gotas de H2SO4 18M.Observe o efeito trmico. um tubo de ensaio com 1 ml de gua, adicione alguns cristais de NH4Cl.observe o efeito trmico.

b) Em

4.3 -Influncia da tempertura na solubilidade

a)

Num tubo de ensaio, com 1 ml de gua, adicione 1,5g de KNO3. Dissolva todo o sal por aquecimento e deixe a soluo esfriar. Quando fria, observe e justifique o que ocorreu.

b) Aquecer no tubo de ensaio, cerca de 1 ml de Ca(CH3COO)2. Observe o que ocorre.


Esfrie o tubo de ensaio e observe novamente.

c)

Verificar em um manual de laboratrio as solubilidades dos sais.

4.4 - Lquidos miscveis e imiscveis:

a)

Num tubo de ensaio, misture 0,5 ml de gua com 0,5 ml de etanol. Ocorre separao de fases?Explicar cerca de 1 ml de gua com 0,5 ml de ter de petrleo em tubo de ensaio. Observe e explique. Num tubo de ensaio adicionar 2-3 ml de soluo aquosa de iodo e agitar com 1 ml de ter de petrleo . verifique a cor do solvente orgnico devido presena de iodo bureta de50mL com 25mL de gua. Adicionar,cuidadosamente, bureta, sem que os lquidos se misturem, etanol absoluto at completar o volume da bureta (50mL). Misturar os lquidos e voltar a ler o volume na bureta. Verificar, tambm, que houve um ligeiro aquecimento da fase lquida. Procurar uma explicao para o ocorrido.

b) Agitar c)

d) Adio de etanol puro gua (demonstrao feita pelo tutor): Preencher uma

e)

Teste do teor de lcool em uma gasolina (demonstrao a ser feita pelo tutor): Adicionar, em uma proveta de 150 mL, 100 mL de gasolina comercial contendo lcool. Em seguida, adicionar 50mL de gua e misturar. Observar. Calcular o volume de lcool presente na gasolina a partir da formao de duas fases distintas. De uma maneira prtica, para o sistema construdo, a fase orgnica tem o volume igual a 100 mL menos o percentual de lcool presente nagasolina. Considerando o experimento anterior, especule sobre possveis causas de erro nesta determinao de teor de lcool na gasolina.

5- Atividades: ( respondidas de acordo com a sequncia apresentada no item 4) 5.1-a) Quando h a dissoluo do acetato de sdio em gua observou-se que o sistema resfriou, logo, absorveu calor do ambiente (reao endotrmica). Aps a solubilizao da soluo por aquecimento, sem agitao, adicionado um pequeno cristal de acetato de sdio e observa-se que h cristalizao e liberao de calor (exotrmica) 5.1-b) Solubilizando novamente o acetato de sdio por aquecimento e em seguida resfriando sem agitao e aps atritando com um basto de vidro, as paredes internas do tubo observa-se que h formao de precipitado.

5.1-c) Solubilidade em gua a diferentes temperaturas: 36,2 g/100 ml (0 C); 46,4 g/100 ml (20 graus C), 139 g/100 ml (60 graus C), 170,15 g/100 ml (100 graus C)

5.2 a) Houve um aquecimento da soluo. Processo exotrmico. 5.2 b) O efeito trmico observado foi abaixamento de temperatura. Reao endotrmica. 5.3-a) Aps seu aquecimento a soluo solubilizou. E aps o resfriamento houve a formao de precipitado.
5.3-b) Aps o aquecimento ocorreu a formao de cristais. Ao resfriar o tubo, h a

solubilizao do sal. 5.3-c) Tabela com os valores das solubilidades de alguns sais:

5.4 a) No ocorre separao de fases pois os lquidos so totalmente miscveis. 5,2 b) gua com de ter de petrleo em um tubo de ensaio. So substncias imiscveis
devido a gua ser polar e o ter de petrleo ser apolar. Como a gua mais densa ela a fase inferior e o ter menos denso, fase superior.

5.3-c) soluo aquosa de iodo que foi agitado com ter de petrleo, foi observado que os lquidos so imiscveis, pois ocorreram duas fases, uma da cor violeta e outra da cor vinho. O lquido de cor violeta o ter de petrleo.

5.3 d) Houve uma diviso das fases ao colocar cuidadosamente o etanol na bureta,
observou-se perfeitamente a linha de diviso das fases. Agitando-se a mistura obteve-se uma contrao no volume contido na bureta e um leve aumento de temperatura, observandose, assim, experimentalmente as mudanas nas interaes intermoleculares, informando ao experimentador que energia foi liberada (processo exotrmico), em outras palavras, as interaes que se formaram, so mais intensas do que as que existiam antes.

5.3 d) Observa-se que a fase aquosa aumenta pois o lcool contido na gasolina dissolve-se
na gua porque suas molculas so polares como as da gua(semelhante dissolve semelhante).A fase aquosa aumentou de 50 para 60 mL ( diferena de 10mL) o que leva a determinar que o teor de lcool na gasolina de 20%. As possveis causa de erro na determinao do teor de lcool na gasolina so devido ao fato de haver contrao de volume na mistura gua + etanol, levando a leitura de um volume no real desta mistura.

6 Concluso: Os experimentos mostram que a temperatura influencia na solubilidade dos compostos. Embora na maioria dos casos a solubilidade aumente com o aumento da temperatura, um nmero menor de substncias tem sua solubilidade diminuda com o aumento da temperatura. H reaes que liberam (exotrmicas) o que absorvem (endotrmicas) energia. O conhecimento dessas propriedades, das diferentes afinidades entre solutos e solventes indispensvel para que se possa preparar, extrair, purificar e identificar diferentes substncias e este conhecimento levar preparao de medicamentos, de produtos de higiene pessoal, produtos tecnolgicos e conservao de alimentos, respeitando, naturalmente, a segurana e visando uma melhor qualidade de vida para todos ns e para o nosso planeta.

7 Referncias Bibliogrficas

Qumica Geral e Reaes Qumicas Vol I -Kotz, Treichel, Weaver 6 Edio -Cengage

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/anticongelantes-liquidos-de-arrefecimento-eaditivos.htm http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1343/atividade3/atividade3.htm http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/cd3/conteudo/recursos/13_experimento/S ol_temp.pdf

You might also like