You are on page 1of 29

APRESENTAO INTRODUO METODOLOGIA ANLISE DE DESEMPENHO ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL 2003/2002 TABELA 1 EVOLUO DAS PRINCIPAIS CULTURAS

S AGRCOLAS DE MATO GROSSO DO SUL ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL 2004/2003 ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL 2005/2004 ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL 2006/2005 ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL 2007/2006 ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL 2008/2007 COMPARAO NACIONAL E REGIONAL TABELA 2 - PARTICIPAO E CRESCIMENTO DO PIB DOS ESTADOS DA REGIO CENTRO-OESTE TABELA 3 - RANKING NACIONAL NO PIB E NO PIB PER CAPITA DOS ESTADOS DA REGIO CENTRO-OESTE TABELA 4 - COMPARATIVO DO PIB DO BRASIL, CENTRO-OESTE E MS TABELA 5 RESUMO DAS TAXAS DE CRESCIMENTO DO PIB/MS E DO BRASIL TABELAS E GRFICOS TABELA 6 PRODUTO INTERNO BRUTO RESULTADOS OBTIDOS A PREOS CORRENTES TABELA 7 COMPOSIO DO VALOR ADICIONADO DO PRODUTO INTERNO BRUTO POR SETOR TABELA 8 EVOLUO DO PRODUTO INTERNO BRUTO DE MATO GROSSO DO SUL 2002-2008 TABELA 9 PARTICIPAO DOS SETORES NA COMPOSIO DO PIB DO BRASIL E DE MS GRFICO 1 PARTICIPAO DOS SETORES ECONMICOS NA COMPOSIO DO PIB/MS 2002-2008 TABELA 10 PARTICIPAO DOS ESTADOS E GRANDES REGIES NA COMPOSIO DO PIB TABELA 11 NDICES DO PRODUTO INTERNO BRUTO A PREOS CONSTANTES GRFICO 2 NDICE DE CRESCIMENTO DO PRODUTO INTERNO BRUTO TABELA 12 NDICE DO PRODUTO REAL POR SETOR ECONMICO TABELA 13 VALORES DO PIB PER CAPITA DE MATO GROSSO DO SUL REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AUTORIDADES ELABORAO

03 04 05 09 10 11 11 12 14 15

16
17 17 17 18 18 19 20 21 21 22 22 23 24 24 25 25 26 28 29

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

APRESENTAO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Cincia e Tecnologia SEMAC/MS em cooperao tcnica com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, visando atender demanda existente por uma estimativa do desempenho da economia estadual, vem desenvolvendo estudos de Contas Regionais com o objetivo de calcular o Produto Interno Bruto gerado anualmente pelas atividades produtivas que compem a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados aqui apresentados j incorporam todas as revises realizadas no Sistema de Contas Nacionais pelo IGBE, a partir de 2002.

Este projeto desenvolvido em conjunto com o IBGE e demais estados da federao, tem por objetivo manter de forma atualizada uma estimativa do Produto Interno Bruto, sendo pautado por um tratamento metodolgico e estatstico universal que resguarda as caractersticas econmicas de cada estado, de modo que os resultados sejam comparveis entre si e que reflitam com maior proximidade possvel o comportamento das economias regionais.

A divulgao oficial de dados regionalizados referentes formao de renda com a aplicao de tratamento metodolgico ao longo do tempo, possibilita ao poder pblico e aos agentes econmicos avaliarem com maior segurana as tendncias macroeconmicas, a composio das atividades e setores de atividade na formao da riqueza estadual, constituindo-se em instrumento balizador para as aes de planejamento, dado que o ritmo de crescimento geral e setorial da economia determina, por exemplo, a velocidade da formao da riqueza, e tambm ajuda a dimensionar a demanda por infraestrutura e por capital humano.

A necessidade da universalizao de tratamentos metodolgicos nesta rea justifica a existncia de um rgo com poder de coordenao nacional, para execuo de um programa de trabalho com aplicao de uma metodologia universal com sua introduo em todas as regies do Pas. Esse papel de coordenao exercido pelo IBGE, por meio do departamento de Contas Nacionais que vem implementando um projeto de Contas Regionais em conjunto com as equipes tcnicas de planejamento e estticas dos governos estaduais.

Na presente edio esto os resultados das Contas Regionais que avalia a produo de bens e servios agregada na economia estadual PIB/MS, referente ao ano de 2008 e os anos anteriores de 2002 a 2007. Esta publicao contempla a evoluo dos valores correntes da gerao anual de riqueza, as taxas de crescimento da economia, a composio setorial e calcular o PIB per capita para os respectivos anos.

A base de dados primria envolvida para o estudo das Contas Regionais e clculo do Produto Interno est alicerada principalmente nas pesquisas econmicas onde se destacam: a Pesquisa da Indstria Anual PIA, a Pesquisa Anual do Comrcio PAC, a Pesquisa Anual dos Servios PAS e a Pesquisa Anual da Construo Civil PAIC. Anteriormente, esses segmentos levantavam informaes em perodo censitrio, a cada cinco ou 10 anos. Com as alteraes nas estatsticas nacionais, que j foram introduzidas pelo IBGE desde o final da dcada de 90, optou-se em substituir os Censos Econmicos por pesquisas estruturais anuais, em funo do

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

custo financeiro e do tempo de disponibilidade das informaes, o que gera maior velocidade na obteno de dados atualizados para cada ano, enquanto anteriormente s era possvel em perodo censitrio.

Vale destacar outras fontes de informaes que doravante passam tambm a alimentar o sistema de Contas Nacionais e Regionais do Pas: Pesquisa de Oramento Familiar POF, levantada a cada cinco anos; dados do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas IRPJ, fornecidos pela Secretaria da Receita Federal, e ainda a Pesquisa Nacional Por Amostragem de Domiclio PNAD.

Inclui-se tambm nesta srie o resultado da nova classificao das atividades econmicas, fruto de revises feitas na Classificao Nacional Por Atividade Econmica CNAE e alteraes no mtodo de mensurao da pecuria, com a substituio do clculo que era realizado utilizando apenas dados de produo para um mtodo em que se considera tambm o ciclo de vida dos animais.

Nesta publicao est inserido um conjunto de tabelas, com abertura para 17 grupos de atividades e quadros consolidados em trs grandes setores de atividades: Setor Primrio (Agropecuria), Setor Secundrio (Indstrias) e Setor Tercirio (Comrcio e Servios), apresentando valores correntes, taxa de crescimento, alm de pesos dos setores na composio do PIB do Estado para o perodo 2002 a 2008.

INTRODUO

O clculo do Produto Interno Bruto tem por objetivo disponibilizar sociedade dados de grandeza macroeconmica que representem em termos monetrios a magnitude da produo de bens e servios, a composio setorial e a dinmica de crescimento da economia.

Esta srie de 2002 a 2008 das Contas Regionais traz as alteraes introduzidas nas Contas Nacionais que compreendem a introduo de um conjunto de novas pesquisas do IBGE, com periodicidade de atualizao anual que levanta informaes com foco na empresa, no mais no estabelecimento e por conta disso necessita passar por um exaustivo processo de regionalizao para aquelas empresas que atuam em mais de uma Unidade da Federao.

A introduo de novas fontes de pesquisas feitas no sistema de Contas Nacionais e Regionais permitiu melhorar a ponderao dos setores que compem o Produto Interno Bruto do Estado, fruto da incorporao de pesquisas atualizadas sobre o desempenho recente da economia, o que possibilita contabilidade social dar respostas mais rpidas referentes aos impactos de novos investimentos e refletir com maior rapidez a expanso do conjunto das atividades ou produtos j existentes.

O maior grau de atualizao das estatsticas, produzindo informaes com menor tempo de defasagem, vem ao encontro da demanda dos agentes econmicos e do governo, que requerem dados socioeconmicos em tempo

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

real que possibilitem tomar decises rpidas e acertadas em uma sociedade cada vez mais globalizada e exigente.

A montagem das contas de produo das atividades econmicas passa pela definio do ano de referncia, que geralmente recai sobre o ano em que dispe de um maior nmero de informaes consistentes para todas as Unidades da Federao, envolvendo a leitura, interpretao e regionalizao, se for o caso. Em seguida, envolve a avaliao e escolha de um conjunto de dados estatsticos que vo formar os ndices de quanto para todas as atividades. Para aquelas atividades que tem pesquisas anuais, o ndice de preo resultado implcito e o valor corrente dado pela prpria pesquisa, caso contrrio se elege um indicador de preo.

A mensurao das contas de produo apresentada atualmente pelas Contas Regionais feita pela tica do produto, que implica inicialmente na definio do grau de abertura das atividades a serem trabalhadas que dependem da disponibilidade de informaes, aps a qual, montada para cada ano: uma conta com o Valor Bruto de Produo, o seu Consumo Intermedirio gasto naquela atividade ou produto, o que possibilita chegar ao Valor Adicionado por diferena.

Com a introduo de novas fontes de dados, principalmente pesquisas anuais, Censo Agropecurio 1995/96 e Imposto de Renda Pessoa Jurdica, possibilitou-se expandir de 15 para 17 os grupos de atividades, o que amplia a capacidade de avaliao da contribuio dos diversos segmentos econmicos que compem a economia.

A maior estratificao das contas aumenta a possibilidade de uma clara dimenso do impacto gerado principalmente por aqueles segmentos emergentes, ampliando a viso de contribuio dos diversos setores no Valor Adicionado do PIB, o que sem dvida, representa um ganho de qualidade na anlise da conjuntura econmica dentro da economia estadual.

METODOLOGIA

Em termos metodolgicos, a elaborao das Contas Regionais segue o tratamento das Contas Nacionais, conforme recomendao do Sistema de Contas das Naes Unidas, que preconiza a mensurao da contabilidade nacional ou regional dentro de uma das trs ticas: da demanda, da renda ou da produo, sendo que, neste trabalho se aplicou a tica da produo.

Para se chegar consolidao dos valores de produo dos setores ou atividades econmicas, so identificados inicialmente os ramos de atividades ou produtos que a esto inseridos e que compem os respectivos setores ou atividades, em seguida, define-se a metodologia de trabalho, que deve estar amarrada s fontes de pesquisas existentes a serem utilizadas e de outras estatsticas necessrias, envolvendo as pesquisas peridicas, os Censos Agropecurio e Demogrfico, leitura de balanos, Imposto de Renda e outras

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

sries estatsticas dispostas na forma de banco de dados, devendo todas ser coerentes e consistentes ao longo da srie para todas as Unidades da Federao.

Esta srie do PIB Estadual - 2002 a 2008 - incorpora algumas diferenas fundamentais em relao construo da conta de produo das atividades que vinham sendo feitas, srie anterior 2001. Anteriormente, os valores referentes aos anos posteriores ao de referncia eram estimados, aplicando um mtodo de extrapolao, por meio da utilizao de um ndice de variao da quantidade e um ndice de preos para estimar os valores correntes. Com a introduo das pesquisas contnuas, com periodicidade anual, os valores correntes j so primeiramente informados, o que minimiza em muito a probabilidade de erros em estimativas por projeo, e o tempo de defasagem das correes e a insero de novos dados no trabalho.

No entanto, em outras atividades como a Agropecuria, houve alteraes metodolgicas com atualizao do ano base, mantendo-se baseada em Censo, passando do Censo Agropecurio de 1985 para o de 1995/96, porm amplia o nvel de abertura de construo das contas, introduzindo alteraes importantes na produo da Pecuria que passa a considerar o ciclo de vida dos animais. A agricultura mantm o processo de extrapolao dos valores ano a ano, aplicando ndice de quanto e de preo para a evoluo da srie.

Os Servios Industriais de Utilidade Pblica, que tratam as atividades de gerao e distribuio de energia eltrica, tratamento e distribuio de gua e gs encanado tem a sua mensurao construda com base na leitura dos balanos anuais das empresas que atuam nesses segmentos dentro do Estado.

Uma vez definidos os grupos e as atividades montado um conjunto de contas de produo, que compem cada segmento. As contas de produo envolvem a construo do seu Valor Bruto de Produo VBP e do Consumo Intermedirio CI sendo que o Valor Adicionado VA dado pela diferena entre as duas grandezas.

A magnitude do valor de cada grupo de atividade constituda pelo somatrio de todas as contas de produo que contemplam a atividade, exemplificando: a Agropecuria composta pela somatria das contas de produo da Agricultura, da Silvicultura e do Extrativismo Vegetal, da Pecuria, da Pesca e da Produo de Origem Animal, conforme frmula abaixo:

Atividade = VBP CI = VA

A consolidao do conjunto de Valores Adicionados construdos para todas as atividades que constituem os trs grandes setores de economia - Primrio, Secundrio e Tercirio - formam o PIB a custo de fatores, que com a agregao da carga tributria indireta que incide sobre os produtos e servios, resultando no valor do PIB a preos de mercado.

Para efeito de estudos estatsticos, foi feita uma retropolao entre srie nova que se inicia em 2002 e, os resultados obtidos na srie antiga, contemplando os anos de 1995 a 2001, com isso possvel ter a evoluo

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

comparativa do desempenho do Produto Interno Bruto em seus resultados mais macros, compatibilizando as duas sries, cujos resultados esto apresentados na pgina da SEMAC, link de Contas Regionais com o ttulo de Srie Estatstica do PIB/MS.

As contas de produo que compem o clculo do PIB aqui apresentado esto organizadas dentro de 17 grandes grupos de atividades econmicas, distribudas por trs grandes setores de atividade assim definidos:

SETOR PRIMRIO
Agricultura, Silvicultura e Extrativismo Vegetal; Pecuria e Pesca.

SETOR SECUNDRIO
Indstria Extrativa Mineral; Indstria de Transformao; Indstria de Utilidade Pblica; Indstria da Construo Civil.

SETOR TERCIRIO
Comrcio, Servios de Reparao e Manuteno; Alojamento e Alimentao; Transporte (incluindo Correios); Informao; Instituies Financeiras e Seguros; Aluguel e Servios Imobilirios; Administrao Pblica; Servios Prestados s Famlias e Associativas; Servios Prestados s Empresas; Educao e Sade Mercantil; Servios Domsticos.

Entre um conjunto de alteraes que foram recentemente introduzidas em relao aos trabalhos anteriores das Contas Regionais, sem detalhar, ordenar por importncia ou mesmo por nvel de influncia, assim como

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

sem o propsito de analisar, de per si, as possveis repercusses sero, a seguir, elencadas outras modificaes relacionadas nova metodologia do Sistema de Contas Nacionais e Regionais:

A incorporao dos servios de informao, englobando o antigo segmento de telecomunicaes e adicionando servios de informtica e conexas, servios cinematogrficos e de vdeo, servios de rdio e agncias de notcias;

As contas da Administrao Pblica, medidas pelos custos, basicamente com itens do consumo intermedirio (gastos de custeio), salrios e encargos de funcionrios, passam a assumir o conceito de produto bruto, com a incorporao do consumo de capital fixo (depreciao de prdios mquinas e equipamentos);

Incorporao dos fundos de investimentos nos servios financeiros e a utilizao das tarifas bancrias e dos ativos e passivos na evoluo da intermediao financeira;

Tratamento diferenciado do dummy financeiro (diferencial entre os juros recebidos e os pagos), antes alocado como uma atividade fictcia, na qual se admite um Valor de Produo nulo e um Consumo Intermedirio equivalente ao VP representado pelos juros imputados. O Servio de Intermediao Financeira Indiretamente Medido - SIFIM agora distribudo de acordo com o valor agregado das demais atividades, evitando-se a dupla contagem, tendo em vista que a referida receita no corresponde ao valor efetivo gerado naquela atividade;

Abertura do consumo (ao lado do consumo das famlias) dos valores do terceiro setor (ONGs, igrejas e clubes);

A nova alocao da COFINS, includa como impostos sobre produtos;

Alterao no mtodo de evoluo do Valor de Produo da Administrao Pblica, que antes acompanhava o ritmo de crescimento da populao e agora tem uma parte definida por deflao dos seus custos explcitos e a outra, referente a salrios e encargos, definida por ndice de volume, com base no nmero de funcionrios.

Alteraes na classificao de alguns produtos/atividades, fazendo-os migrar de um determinado setor da economia, para outro. A base da classificao a CNAE (Classificao Nacional das Atividades Econmicas). Exemplo: a atividade dos Correios era classificada em comunicaes. Pela nova classificao, a atividade se incorpora ao setor transportes;

Alterao no mtodo de mensurao da pecuria, com a substituio do clculo realizado anteriormente por algoritmos de produo, para o novo mtodo baseado no ciclo de vida dos animais;

Incorporao de informaes oriundas das declaraes do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas;

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

O ndice de volume dos Servios de Intermediao Financeira era calculado considerando a mdia do crescimento da economia. A nova metodologia levar em conta fatores como a variao no valor das tarifas bancrias e o deflator implcito do PIB;

Incluso da Pesquisa de Oramento Familiar (POF) e da Pesquisa Econmica Informal e Urbana.

ANLISE DE DESEMPENHO

Esta publicao apresenta os resultados das Contas Regionais para o Estado de Mato Grosso do Sul, construdos dentro da nova metodologia adotada pelo IBGE para as Contas Nacionais do Brasil, incorpora-se uma viso do comportamento de alguns fundamentos da economia brasileira no perodo de 2002 a 2008.

Nesse perodo de avaliao das Contas Nacionais, a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil foi de 4,2% ao ano. Seu melhor desempenho ocorreu em 2007 com um crescimento de 6,1%. A taxa bsica de juros anual do Banco Central, a SELIC, deve ser analisada em dois momentos: de 2002 a 2003, quando passa por uma fase ascendente, saindo de janeiro de 2002 com 19,0% para 26,5% em junho de 2003; a partir de 19 de junho de 2003 inicia uma nova fase com reduo lenta e gradual dos juros, chegando a dezembro de 2008 a 13,66% a.a.

No que se refere ao comportamento de preos, tendo como referncia o ndice de Preos ao Consumidor Amplo IPCA/IBGE, houve evoluo de forma comportada em nveis civilizados, ficando na maior parte dos anos abaixo da casa dos 10,% a.a., reflexo da estabilizao de preos introduzido em 1994 pelo Plano Real. A mdia anual do IPCA entre 2002 a 2008 foi de 7,16% a.a.

Outro fundamento importante a taxa de cmbio, que assim como a SELIC tambm tem dois momentos distintos: 2002 quando alcana a maior cotao desde o Plano Real, chegando a R$/U$ 3,53 em dezembro daquele ano e a partir de janeiro de 2003, quando inicia um perodo de valorizao do Real, chegando a dezembro de 2008 com uma cotao de R$/U$ 2,39.

Nesse mesmo perodo, a economia de Mato Grosso do Sul experimenta comportamentos divergentes: uma fase de crescimento entre 2002 a 2003, impulsionada principalmente por resultados favorveis no desempenho da sua produo agrcola, e outra fase entre os anos de 2004 e 2005, quando o Estado entra em um ciclo recessivo, provocado por fortes impactos negativos ocorridos inicialmente na lavoura de gros, com queda acentuada de produtividade, reduo no volume produzido e nos preos recebidos pelo produtor.

Ainda naquele ltimo perodo somam-se outros impactos adversos que ocorreram com o aparecimento no segundo semestre de 2005, de um foco de febre aftosa no sul do Estado, afetando negativamente os preos e a

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

comercializao dos produtos agropecurios, principalmente naquela regio, comprometendo outros segmentos e outras regies, com reflexos para toda a economia estadual, que perdeu espao no mercado mundial da carne.

A partir do ano de 2006, o Estado inicia uma fase de recuperao do Setor Agropecurio com o aumento nos resultados das principais lavouras, o Setor Agropecurio sai de dois anos de desempenho negativo para crescer 7,92% em 2006 e 9,93% em 2007, impactando no desempenho mdio da economia que cresceu 5,20% naquele ano e 6,97% em 2007 contra 3,30% em 2005. Em 2008, os resultados apontados pelo PIB Estadual mostram que o Estado mantm o ritmo de crescimento, obtendo uma taxa de 6,36% na evoluo real de sua economia, o melhor desempenho foi obtido no setor industrial, com um crescimento de 12,41%, seguido da atividade de servios com um incremento real de 4,65%.

ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL 2003/2002

Esta srie tem em 2002 o seu ponto de partida, ano em que o Produto Interno Bruto de Mato Grosso do Sul foi avaliado em R$ 15,1 bilhes, com o Setor Primrio (Agropecuria produo vegetal e animal) representando 22,3% do Valor Adicionado Bruto, a Indstria contribuindo com 16,7% e o Setor Tercirio, que contempla as atividades de Comrcio e Servios, representando 61,0% de contribuio na formao da riqueza estadual gerada naquele ano.

Avaliando a contribuio das atividades, na gerao da riqueza estadual por setor nesse mesmo ano, os estudos mostram que no Setor Primrio, a atividade Pecuria respondeu por 12,6% e a produo vegetal teve participao de 9,7% na composio do Valor Adicionado do PIB do Estado em 2002. No Setor Secundrio (composto pelas indstrias) as atividades que tiveram maior peso na formao da riqueza foram: Indstria da Transformao com 7,8%, seguida da Construo Civil com 6,6%, tendo as demais atividades respondido por 2,3% na agregao de valor da economia.

No Setor Tercirio, constitudo pelo Comrcio e Servios, as atividades que mais contriburam na formao do produto estadual foram: Administrao Pblica com 16,7%, Comrcio com 12,1% e a atividade de Aluguel e Administrao Imobiliria com 10,0%. O conjunto dos demais servios teve peso de 22,2% na formao do bolo da riqueza estadual em 2002.

No ano de 2003, os novos estudos das Contas Regionais apresentam para Mato Grosso do Sul, um Produto Interno Bruto de R$ 19,3 bilhes e uma taxa de crescimento real da economia de 7,6%. Tendo como referncia o ano anterior, o desempenho da economia neste ano o maior observado na srie 2002/2006, sendo superior tambm taxa de crescimento do Brasil, que foi de 1,1% no referido ano.

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

10

Na contribuio para a formao do PIB Nacional, Mato Grosso do Sul em 2003 representou 1,13% contra 1,03% no ano anterior, j dentro da Regio Centro-Oeste a participao que era 11,7% passou para 12,6% naquele ano.

O desempenho observado em 2003 foi influenciado pelo crescimento de 24,8% ocorrido no Setor Primrio, impulsionado pelo crescimento da produo de gros. Naquele ano, a safra do Estado superou em 2,7 milhes de toneladas a obtida em 2002, fruto da expanso de 28,9% na rea explorada com agricultura e ganho de 18,4% em produtividade, com destaque para a cultura da soja que expandiu a produo em 25,2%, conforme Tabela 1.

Tabela 1 - Evoluo das principais culturas agrcolas de Mato Grosso do Sul- 2002-2008
Ano
Produo (t) rea colhida (ha) Produtividade (kg/ha)

2002
5.210.106 1.870.891 2.785

2003
7.954.121 2.411.460 3.298

2004
6.541.760 2.795.496 2.340

2005
5.752.317 2.705.410 2.126

2006
7.031.961 2.774.813 2.534

2007
8.459.260 2.789.864 3.032

2008
8.908.101 2.918.854 3.051

Fonte: Pesquisa da Agricultura Municipal PAM/IBGE Nota: inclui: algodo, soja, sorgo, milho, arroz, trigo, feijo e caf.

Ainda na evoluo de 2003, destaca-se o crescimento do Setor Industrial que expandiu sua taxa em 6,68%, sendo a maior contribuio para tal desempenho a Indstria de Transformao, que naquele ano teve um ganho real de 11,79% e foi responsvel por 55,60% de toda a atividade industrial de Mato Grosso do Sul.

Na contribuio por setor de atividade para a composio da economia estadual, a Agropecuria respondeu por 24,7% do Valor Adicionado naquele ano, em que a produo vegetal respondeu por 13,6% e a produo da Pecuria participou com 11,1%. O Setor Secundrio foi responsvel pela gerao de 15,7% da riqueza estadual em 2003, sobressaindo a Indstria de Transformao, que contribuiu com 8,7% e a Construo Civil com 4,3%. O Setor Tercirio que representou 59,6% da economia teve as maiores contribuies vindo das atividades de Administrao Pblica com 15,7%, do Comrcio com 14,5%, Aluguel e Administrao Imobiliria com 9,2% e os Demais Servios colaborando com 20,2%.

ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL 2004/2003

No ano de 2004, a economia de Mato Grosso do Sul entra em um perodo de retrao, com crescimento negativo de -1,28% no seu Produto Interno Bruto. A queda na taxa de desempenho da economia consequncia de forte reduo na produo agrcola, sendo que o conjunto as principais culturas sofreu reduo de 1,4 milhes de toneladas em relao ao ano anterior.

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

11

A reduo na produo agrcola observada em 2004 foi provocada principalmente por insuficincia de chuvas que ocasionou a ocorrncia de seca no perodo de formao das culturas, principalmente em regies produtoras do sul do Estado, reduzindo em 30% a produtividade mdia das lavouras sul-mato-grossenses naquele ano.

As dificuldades climticas enfrentadas pela agricultura, aliadas perda de rea pela pecuria para a lavoura, provocaram no Setor Primrio um queda na taxa de crescimento de -20,97% em relao ao ano anterior.

Embora o desempenho global da economia tenha sido negativo de -1,28%, reflexo da retrao ocorrida nas atividades rurais, outros setores tiveram comportamento satisfatrio. A economia do Setor Industrial, no seu conjunto, cresceu 5,13% onde se destacam: a Indstria da Construo Civil, com uma taxa de 9,25%, a Indstria Extrativa Mineral com 7,20% e a Indstria de Transformao com baixo desempenho, crescendo 2,08% no ano de 2004.

O Setor Tercirio em 2004 apresentou uma taxa de crescimento de 3,73%, ajudado pelo bom desempenho do Comrcio, que expandiu em 8,4%, principalmente nos segmentos de veculos novos e combustveis. Tambm neste setor, a atividade de Informao cresceu 16,7% com destaque para as Telecomunicaes que representam 85% da atividade.

Na composio do PIB por setor, em 2004, a Agropecuria perde espao, passando de uma participao de 24,7% em 2003 para 20,9% no conjunto do valor agregado da economia estadual, com a atividade Pecuria representando 12,4% e a Agricultura 8,5%. Por outro lado, a Indstria amplia sua participao, contribuindo com 19,2% contra 15,7% em 2003. As maiores contribuies deste setor vieram das atividades da Indstria de Transformao e Indstria da Construo Civil com 9,9% e 5,9% respectivamente, com os demais segmentos contribuindo com 3,3%.

Ainda na composio do PIB de 2004, o Setor Tercirio representou 59,9% da formao da riqueza estadual, com a maior contribuio vindo da atividade de Administrao Pblica, com 16,9%, Comrcio com 13,6% e dos Servios de Aluguel e Administrao Imobiliria representando 8,9%, os Demais Servios responderam por 20,5%.

ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL 2005/2004

Apresentando um desempenho ainda modesto, contudo, superior ao ano anterior, a economia sul-matogrossense em 2005 repe parte das perdas ocorridas em 2004 com melhores desempenhos nas atividades da Indstria e dos Servios, embora tenha persistido as dificuldades no Setor Agropecurio com perda de 789 mil toneladas de gros, reduo no valor da soja que sofreu uma queda de 38% nos seus preos mdios segundo dados da FGV.

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

12

Com crescimento global de 3,30% no PIB de 2005, em relao ao ano de 2004, refletindo um resultado de desempenho satisfatrio, observa-se no Setor Industrial elevao de 5,12% e no Comrcio expanso de 4,1% contra 3,7% no ano anterior.

O Setor Agropecurio apresentou uma taxa negativa de -1,9%, influenciado ainda pelas dificuldades observadas na safra de gros, com perda no volume colhido e reduo em preos, somado aos impactos do aparecimento de foco da febre aftosa em municpios do sul do Estado que ocasionaram queda no valor da produo, gerando dificuldades na comercializao de produtos da Pecuria.

O desempenho de 5,1% observado em 2005 no Setor de Indstrias foi impactado, segundo os estudos, pela Indstria de Transformao, com uma taxa de crescimento de 7,0% e Indstria Extrativa Mineral, que cresceu 33,2%, com destaque para a produo da extrao de ferro e mangans.

No Setor Tercirio, que cresceu 4,1% em 2005, os principais desempenhos esto nas atividades de Alojamento e Alimentao que expandiram em 8,2%, atividade de Informao com 14,2%, nos Servios Prestados s Empresas com 8,8%, e o Comrcio que cresceu apenas 2,0% naquele ano.

Na composio do Valor Adicionado do Produto Interno Bruto do Estado, destacou-se a reduo do peso da Agropecuria que caiu de 20,9% em 2004, para 15,4% no ano seguinte, esta perda reflexo das dificuldades mencionadas anteriormente, principalmente reduo dos preos mdios da soja em 38,3% e 8,8% na Pecuria de Corte, segundo dados da FGV, aliado perda de safra conforme levantamento do IBGE para 2005.

O Setor Secundrio contribuiu em 2005 com 17,2% para a formao da riqueza estadual, sendo que a Indstria de Transformao respondeu por 8,5% seguida pela Indstria da Construo Civil com participao de 5,2%, as demais atividades representaram 3,5% do Valor Adicionado no PIB em 2005.

Com uma contribuio de 67,3% na composio do Valor Adicionado, o Setor Tercirio ganha espao na economia de Mato Grosso do Sul, sendo que as atividades que mais contriburam para o ganho de peso desse setor so: o Comrcio, representando 15,2%, a Administrao Pblica com 18,6% e os Servios de Aluguel e Administrao Imobiliria com 10,0%, sendo que o conjunto das demais atividades contribuiu com 23,5%, para a formao do Produto Interno Bruto de Mato Grosso do Sul em 2005.

Esse setor, que contempla o Comrcio e os Servios, ampliou sua participao na formao do PIB principalmente pela atualizao e melhoria na qualidade das informaes, devido a introduo de pesquisas como: Pesquisa Anual do ComrcioPAC, Pesquisa Anual dos ServiosPAS e nova estruturao da PNAD que passou a ser domiciliar, a Pesquisa de Oramento FamiliarPOF 2002/2003 que melhorou a qualidade de informaes sobre a demanda das famlias por bens e servios, Regionalizao dos Gastos Pblicos.

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

13

ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL- 2006/2005


No ano de 2006, a economia do Estado de Mato Grosso do Sul apresentou sinais de recuperao em relao s dificuldades enfrentadas nos anos anteriores, quando o Setor Agropecurio obteve taxas de crescimento negativo de -20,97% e -1,92 nos anos de 2004 e 2005, respectivamente. A recuperao na produo das principais culturas, como soja e milho, ajudaram a melhorar o comportamento global da economia.

Com um Produto Interno Bruto avaliado em R$ 24,34 bilhes, a economia estadual em 2006 obteve uma taxa global de crescimento de 5,16%. O Setor Agropecurio obteve o melhor desempenho, com aumento real de 7,92%, apontando evoluo em relao ao ano anterior quando teve queda de -1,92%. No Setor Tercirio, integrado pelas atividades de Comrcio e Servios da economia, teve a segunda melhor taxa de crescimento setorial com 4,56%, superando a mdia de crescimento das atividades industriais que evoluram naquele ano a uma taxa de 3,80%.

O crescimento do PIB da Agropecuria em 7,92% foi resultado principalmente do desempenho da produo agrcola que cresceu 44,0% em 2006. A atividade foi impulsionada principalmente pelo aumento do volume de produo das seguintes culturas: milho, 81,3%; soja, mais de 12,0% e cana-de-acar, 26,26%.

No Setor da Pecuria houve queda de -3,32% no Produto Interno Bruto de 2006 comparando com o ano anterior. Esse desempenho refletiu-se principalmente na queda do rebanho verificada no perodo, quando o efetivo bovino caiu de 24.504.098 de cabeas em 2005 para 23.726.290 em 2006, representando uma reduo de 3,17% em rebanho.

No Setor Secundrio, compreendido pelas atividades industriais, destacou-se o crescimento de 33,11% na Indstria Extrativa Mineral, principalmente com o avano da extrao de minrio de ferro, refletindo o crescente aumento de investimentos no setor de siderurgia observado nos ltimos anos no estado. Tambm teve bom desempenho a Indstria de Utilidade Pblica que cresceu 6,36%, tratamento e distribuio de gua e gerao e distribuio e energia eltrica. Na Indstria da Construo Civil houve aumento de 4,33% em 2006 comparado com o ano anterior.

A Indstria de Transformao tem o menor crescimento naquele ano 1,0%, atividade afetada pelas dificuldades enfrentadas pela indstria de alimentos. Esta parte da indstria ligada produo de carne e leite enfrentou um ano com retrao na atividade e perda de preos, sendo alcanada pelos efeitos negativos da febre aftosa que atingiu o sul do Estado, porm com reflexos em todo o Mato Grosso do Sul.

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

14

ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL- 2007/2006


Tendo superado os anos de dificuldades atravessados, principalmente entre 2004 e 2005, com reduo da produo agrcola, impacto negativo dos efeitos dos focos de febre aftosa que atingiram o Estado no final de 2005, que provou perdas expressivas no setor, com a eliminao de animais para atendimento das exigncias sanitrias, perda de mercado, com o Estado ficando praticamente impossibilitado de exportar carne e outros derivados da pecuria, reduzindo com isso a renda do produtor e do setor, com reflexos para toda economia, o ano de 2007 foi marcado pela acelerao da retomada de crescimento da economia de Mato Grosso do Sul,

O crescimento de 7,0% observado no PIB do Estado de Mato Grosso do Sul em 2007, tambm j reflete os grandes investimentos privados nos setores de papel e celulose, siderrgico e sucroalcooleiro, cuja expanso resultou tambm no aumento da produo de florestamento de eucalipto, com 207 mil hectares em 2007 contra 119 mil hectares em 2006 segundo a Associao Brasileira de Florestadores ABRAF, e cana-de-acar, que passou de 12 milhes de toneladas em 2006 para 15,8 milhes de toneladas em 2007 e a produo preliminar de minrios de ferro, mangans e calcrio que somou 8.852.438 toneladas em 2007 contra 8.840.558 em 2006.

O desempenho mais expressivo ocorreu no setor Agropecurio, que vem recuperando as perdas ocorridas nos anos anteriores, apresentando em 2007 uma taxa de crescimento no Produto Interno Bruto de 9,93% em relao ao ano anterior que j tinha crescido 7,92% em 2006, contra -1,9 e -20,9 de queda nos anos de 2005 e 2004 respectivamente. A evoluo deste setor em 2007 est refletindo um aumento em 20,3% na produo das principais culturas de gros, incluindo o algodo, em relao ao ano anterior.

Alm do bom desempenho das culturas mais tradicionais como gros e algodo, que no conjunto produziram 8,4 milhes de toneladas em 2007 contra 7,0 milhes de toneladas em 2006, a cultura da cana-de-acar tambm ampliou a produo em 32,0% entre 2008/07, passando de 12,0 milhes para 15,8 milhes de toneladas.

O segundo maior crescimento ocorreu no setor industrial que em 2007 experimentou uma variao positiva no seu valor agregado de 6,6% contra 3,8% ocorrido no ano anterior. Os maiores resultados vm da Construo Civil com 7,4% e a Indstria de Transformao com 7,1% em 2007 contra 1,0% obtido no ano de 2006. No segmento da Indstria de Transformao teve destaque em 2007 a expanso de 6,8 na indstria alimentcia, 9,3% nos setor de confeces, 8,8% na rea de txtil e siderurgia com 4,7%.

As atividade de Comrcio e Servios, que juntas formam o terceiro setor da economia, experimentaram um crescimento mdio de 5,9% em 2007, contra 4,6% no ano anterior. As maiores taxas ocorreram dentro do setor financeiro (bancos e corretoras) com 15,8%, nos Servios Prestados s Famlias com 8,7%, nos Servios Prestados s Empresas com 8,2% e o Comercio com 8,4%. Na atividade de Comrcio, tiveram destaque os

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

15

segmentos de alimentao com 13,4% de crescimento real, venda de veculos com 28,9% e o comrcio de combustveis com 8,9%.

ECONOMIA DE MATO GROSSO DO SUL- 2008/2007


Os estudos de contas regionais apontaram para 2008 a gerao de um Produto Interno Bruto de R$ 33.144 bilhes em Mato Grosso do Sul. Na comparao com o ano anterior a economia estadual cresceu a uma taxa de 6,36% a.a, mantendo um bom ritmo de desempenho prximo ao alcanado nos dois anos anteriores, quando cresceu a uma taxa mdia de 6,10% a.a. A composio setorial para a formao da riqueza estadual mensurada pelo PIB/MS naquele ano estava assim distribuda: Setor Primrio (Agropecuria), representando 16,60%, Setor Secundrio (Indstrias) contribuindo com 17,64% do Valor Adicionado e, o Setor Tercirio (Comrcio e Servios) que tem a maior participao, representando 65,76% do total de bens e servios produzidos pelos agentes econmicos do Estado.

O bom desempenho observado na economia sul-mato-grossense em 2008 foi influenciado pela elevada taxa de crescimento da Indstria, setor este que apresentou naquele ano uma taxa anual de 12,41%, confirmando o avano que vem sendo observado por este segmento nas diversas regies do Estado, mostrando que a atividade industrial vem crescendo acima da mdia do somatrio do PIB, o que constatado quando se compara a mdia anual de crescimento deste setor nos ltimos cinco anos, 6,62% a.a, contra 4,10% a.a no total do PIB/MS no mesmo perodo. As atividades industriais que mais se destacaram em 2008 foram: a Indstria de Utilidade Pblica que alcanou 15,31%, seguida da Indstria de Transformao com 11,88% e a Indstria da Construo Civil com 12,66%.

O Setor Tercirio, que contempla as atividades de Comrcio e Servios teve a segunda maior taxa de crescimento dentro dos setores de atividades, alcanando uma taxa anual de 4,65% em 2008. Ao se comparar o desempenho desse setor nos ltimos cinco anos, observa-se que as atividades a inseridas avanaram a uma taxa mdia anual de 4,60%, tambm superior ao total do PIB/MS para o mesmo perodo. Neste setor os maiores avanos em termos de taxa real em 2008 foram observados nas atividades de: Alojamento com 18,26%, Instituies Financeiras com 16,41%, nos Transportes com 12,11%, nos Servios de Informao com 10,69%, nos Servios Prestados s Empresas com 9,45% e na atividade de Comrcio com 7,10%.

A Agropecuria, atividade que constituda pela produo animal e vegetal, formando o Setor Primrio da economia, em 2008 teve um crescimento real de 3,61%, taxa inferior quela obtida em 2007, quando havia registrado 9,93%, tendo sido influenciado pelo menor incremento na produo de gros em 2008. Houve neste ano um incremento de aproximadamente 449 mil toneladas contra 1.427.000 no ano anterior. O crescimento mdio dos ltimos cinco anos deste setor negativo de - 0,29% a.a, sofrendo ainda reflexos dos problemas ocorridos nos anos de 2004 e 2005 quando este segmento da economia sul-mato-grossense obteve desempenho negativo, - 20,97% e - 1,92%, respectivamente, como consequncia das dificuldades climticas e sanitrias ocorridas.

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

16

COMPARAO NACIONAL E REGIONAL

A produo de bens e servios do conjunto dos agentes econmicos, includa a Administrao Pblica, gerou em Mato Grosso do Sul um Produto Interno Bruto estimado em R$ 33,1 bilhes para o ano de 2008, o que resulta em um PIB per capita de R$ 14.188,41. O desempenho global elevou a participao do Estado de 1,06 % em 2007 para 1,09% em 2008 no Produto Interno Bruto Nacional, mantendo-se como a 17 economia no ranking brasileiro e detentor da 10 maior PIB per capita entre as Unidades da Federao, incluindo o Distrito Federal.

Tabela 2 - Participao e crescimento do PIB dos Estados da Regio Centro-Oeste - 2008


Estados do Centro - Oeste
Mato Grosso Mato Grosso do Sul Gois Distrito Federal Total

PIB 2008 R$ Milhes


53.023 33.145 75.275 117.572

Participao na composio (%) No C.Oeste


19,00 11,90 26,98 42,14 100,00

Taxa de crescimento (%)


7,94 6,36 8,00 3,80 6,02

No Brasil
1,75 1,09 2,48 3,88 9,20

279.015 Fonte: IBGE/CONAC, SEMAC-MS/SUPLAN Nota: Possveis diferenas devem-se a arredondamentos.

O somatrio das riquezas e servios da Regio Centro-Oeste alcanou um Produto Interno Bruto avaliado em R$ 279,0 bilhes no ano de 2008, onde a economia de Mato Grosso do Sul teve uma contribuio de 11,90%, contra 11,92% em 2007 na composio da riqueza regional. O PIB do Estado superado pelas demais unidades da Regio, sendo o Distrito Federal, a maior economia regional, que tem a sua base econmica centrada no Setor de Servios, com destaque para Administrao Pblica, Instituies Financeiras e Atividades Imobilirias.

Tabela 3 - Ranking nacional no PIB e no PIB per capita dos Estados da Regio Centro-Oeste - 2008
2008 Regio Centro-Oeste Valor Corrente do PIB (R$ Milho)
53.023 33.145 75.275 117.572

Ranking no PIB nacional


14 17 9 8

Valor do PIB Per Capita (R$1,00)


17.927 14.188 12.879 45.978

Ranking no PIB per capita


7 10 12 1

Mato Grosso Mato Grosso do Sul Gois Distrito Federal

Fonte: IBGE/CONAC, SEMAC-MS/SUPLAN

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

17

Tabela 4 - Comparativo do PIB do Brasil, Centro-Oeste e Mato Grosso do Sul


(em R$ milho) Anos
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Brasil
1.477.822 1.699.948 1.941.498 2.147.239 2.369.484 2.661.345 3.031.864

Centro-Oeste
129.649 153.104 176.811 190.178 206.284 235.964 279.015

Mato Grosso do Sul


15.154 19.274 21.105 21.651 24.341 28.121 33.145

Fonte: IBGE/CONAC, SEMAC-MS/SUPLAN

Comparando o desempenho das taxas de crescimento real da economia de Mato Grosso do Sul, da Regio Centro-Oeste e do Brasil nos ltimos cinco anos, 2004/2008, observa-se que o PIB da Regio alcana uma taxa mdia de 5,32%, portanto superior aos 4,82% ao ano obtido pelo PIB Nacional e aos 4,10% de ganho real mdio obtido pelo PIB/MS. Na Regio Centro-Oeste o maior crescimento foi alcanado no mesmo perodo pelo Setor Secundrio (Indstrias), que evoluiu a uma taxa mdia de 5,71% ao ano, j no Brasil o maior desempenho foi obtido no Setor Tercirio com 4,80% de mdia, e no PIB Sul-mato-grossense as atividades secundria despontaram com 6,62% de ganho real no mesmo intervalo de tempo.

Tabela 5 Resumo das Taxas de Crescimento do PIB/MS e do Brasil


(em %) Anos
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Brasil
2,66 1,15 5,71 3,20 3,96 6,09 5,16

Centro-Oeste
3,47 6,26 4,70 2,82 6,83 6,01

Mato Grosso do Sul


7,62 ( - )1,28 3,30 5,16 6,97 6,36

Fonte: IBGE/CONAC , SEMAC-MS/SUPLAN

Na comparao das taxas mdia de crescimento acima apresentada, quando se analisa os ltimos cinco anos, o menor desempenho mdio obtido por Mato Grosso do Sul, 4,10% entre 2004/2008 est sendo influenciado por uma forte queda observada na sua taxa de crescimento da Agropecuria em 2004, quando este setor sofre elevada reduo nos resultados de produo agrcola, ocasionada por fatores climticos, resultando em uma taxa negativa de - 20,97% do Setor Primrio naquele ano.

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

18

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

19

Tabela 6 Produto Interno Bruto Resultados obtidos a preos correntes 2002-2008


(em R$ milhes) Setores de Atividades
AGROPECURIA Agricultura, Silvicultura e Extrativismo Vegetal Pecuria e Pesca INDSTRIA Extrativa Mineral Transformao Construo Civil Servios Industriais de Utilidade Pblica SIUP SERVIOS Comrcio e Servios de Reparao Alojamento e Alimentao Transportes, Armazenagem e Correios Informao Instituies Financeiras e Seguros Servios Prestados s Famlias e Associativas Servios. Prestados s Empresas Aluguel e Administrao Imobiliria Administrao Pblica - APU Sade e Educao Mercantil Servios Domsticos Produto Interno Bruto a Custo de Fatores Impostos Lquidos de Subsdios Produto Interno Bruto a Preos de Mercado Fonte: IBGE/CONAC, SEMAC-MS/SUPLAN

2002
2.989,91 1.304,06 1.685,85 2.239,04 62,67 1.043,90 880,32 252,14 8.174,26 1.619,68 268,68 558,56 383,32 742,62 264,89 280,36 1.341,95 2.237,21 276,74 200,25 13.403,21 1.750,33 15.153,54

2003
4.174,18 2.297,76 1.876,42 2.650,68 69,13 1.473,13 725,13 383,29 10.060,37 2.454,20 216,06 643,49 478,81 736,80 331,72 450,69 1.545,26 2.651,91 305,55 245,88 16.885,23 2.388,45 19.273,68

2004
3.811,18 1.552,65 2.258,53 3.499,02 43,60 1.813,63 1.081,98 559,81 10.903,26 2.473,96 283,31 716,36 527,97 743,86 362,92 480,11 1.613,79 3.082,07 351,57 267,34 18.213,46 2.891,71 21.105,17

2005
2.846,97 675,86 2.171,11 3.178,30 83,08 1.571,00 960,36 563,86 12.406,28 2.794,23 266,37 859,35 598,81 979,76 423,11 535,30 1.836,62 3.433,16 357,12 322,45 18.431,55 3.219,30 21.650,85

2006
3.008,13 768,73 2.239,40 3.821,17 124,87 1.888,57 1.171,65 636,08 13.872,99 2.809,58 364,05 1.096,86 599,25 1.098,69 508,13 624,46 1.868,55 4.136,21 394,49 372,72 20.702,29 3.638,94 24.341,24

2007
3.779,39 1.446,93 2.332,46 3.990,09 85,29 1.951,51 1.408,69 544,59 16.155,47 3.684,06 380,81 1.254,48 619,87 1.261,17 538,29 573,44 2.175,21 4.776,93 436,09 455,13 23.924,94 4.196,48 28.121,42

2008
4.631,52 1.572,32 3.059,21 4.918,46 327,19 2.330,65 1.652,94 607,68 18.340,23 4.559,49 399,37 1.421,81 699,35 1.285,57 535,63 687,53 2.277,70 5.515,74 467,70 490,34 27.890,22 5.254,73 33.144,94

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

20

Tabela 7 Composio do Valor Adicionado do Produto Interno Bruto por Setor 2002-2008
(em %) Setores de Atividades
AGROPECURIA Agricultura, Silvicultura e Extrativismo Vegetal Pecuria e Pesca INDSTRIA Extrativa Mineral Transformao Construo Civil Servios Industriais de Utilidade Pblica -SIUP SERVIOS Comrcio e Servios de Reparao Alojamento e Alimentao Transportes Informao Instituies Financeiras e Seguros Servios Prestados s Famlias e Associativas Servios. Prestados s Empresas Aluguel e Administrao Imobilirios Administrao Pblica - APU Sade e Educao Mercantil Servios Domsticos TOTAL

2002
22,31 9,73 12,58 16,71 0,47 7,79 6,57 1,88 60,99 12,08 2,00 4,17 2,86 5,54 1,98 2,09 10,01 16,69 2,06 1,49 100,00

2003
24,72 13,61 11,11 15,70 0,41 8,72 4,29 2,27 59,58 14,53 1,28 3,81 2,84 4,36 1,96 2,67 9,15 15,71 1,81 1,46 100,00

2004
20,93 8,52 12,40 19,21 0,24 9,96 5,94 3,07 59,86 13,58 1,56 3,93 2,90 4,08 1,99 2,64 8,86 16,92 1,93 1,47 100,00

2005
15,45 3,67 11,78 17,24 0,45 8,52 5,21 3,06 67,31 15,16 1,45 4,66 3,25 5,32 2,30 2,90 9,96 18,63 1,94 1,75 100,00

2006
14,53 3,71 10,82 18,46 0,60 9,12 5,66 3,07 67,01 13,57 1,76 5,30 2,89 5,31 2,45 3,02 9,03 19,98 1,91 1,80 100,00

2007
15,80 6,05 9,75 16,68 0,36 8,16 5,89 2,28 67,52 15,40 1,59 5,24 2,59 5,27 2,25 2,40 9,09 19,97 1,82 1,90 100,00

2008
16,60 5,64 10,97 17,64 1,17 8,36 5,93 2,18 65,76 16,35 1,43 5,10 2,51 4,61 1,92 2,47 8,17 19,78 1,68 1,76 100,00

Fonte: IBGE/CONAC , SEMAC-MS/SUPLAN Nota: Possveis diferenas devem-se a arredondamento.

Tabela 8 Evoluo do Produto Interno Bruto de Mato Grosso do Sul 2002-2008


(Em R$ 1,00) Deflator Implcito PIB-MS Variao Anual (%)
18,18 10,92 0,70 6,95 8,37 10,81

Anos

Moeda

Valores Correntes

Peso no Brasil (%)

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

R$ Milho R$ Milho R$ Milho R$ Milho R$ Milho R$ Milho R$ Milho

15.153,54 19.273,68 21.105,17 21.650,85 24.341,24 28.121,42 33.144,94

1,03 1,13 1,09 1,01 1,03 1,06 1,09

Fonte: IBGE/CONAC , SEMAC-MS/SUPLAN

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

21

Tabela 9 Participao dos setores na composio do PIB - Brasil e Mato Grosso do Sul 2002-2008
Setores de Atividades Anos Brasil
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 6,62 7,39 6,91 5,71 5,48 5,56 5,90

Primrio MS
22,31 24,72 20,93 15,45 14,53 15,80 16,60

Secundrio Brasil
27,05 27,85 30,11 29,27 28,75 27,81 27,90

Tercirio MS Brasil
66,33 64,77 62,97 65,02 65,76 66,63 66,19

MS
60,99 59,58 59,86 67,31 67,01 67,52 65,76

16,71 15,70 19,21 17,24 18,46 16,68 17,64

Fonte: IBGE/CONAC , SEMAC-MS/SUPLAN Nota: Possveis diferenas devem-se a arredondamentos.

Grfico 1 Participao dos Setores Econmicos na Composio do PIB/MS - 2002-2008

Fonte: IBGE/CONAC , SEMAC-MS/SUPLAN

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

22

Tabela 10 Participao dos Estados e grandes regies na composio do Produto Interno Bruto do Brasil 2002-2008

Regies e Estados
Regio Norte Rondnia Acre Amazonas Roraima Par Amap Tocantins Regio Nordeste Maranho Piau Cear Rio Grande do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Regio Sudeste Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro So Paulo Regio Sul Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Regio Centro - Oeste Mato Grosso do Sul Mato Grosso Gois Distrito Federal

Anos 2002
4,69 0,53 0,19 1,47 0,16 1,74 0,22 0,38 12,96 1,05 0,50 1,96 0,83 0,84 2,39 0,66 0,64 4,11 56,68 8,65 1,81 11,60 34,63 16,89 5,98 3,77 7,14 8,77 1,03 1,42 2,53 3,80

2003
4,78 0,57 0,19 1,47 0,16 1,75 0,20 0,43 12,77 1,09 0,52 1,92 0,80 0,83 2,31 0,66 0,64 4,01 55,75 8,75 1,83 11,06 34,11 17,70 6,44 3,93 7,33 9,01 1,13 1,64 2,52 3,71

2004
4,95 0,58 0,20 1,56 0,14 1,83 0,20 0,43 12,72 1,11 0,51 1,90 0,80 0,77 2,27 0,66 0,63 4,07 55,83 9,13 2,07 11,48 33,14 17,39 6,31 3,99 7,10 9,11 1,09 1,90 2,47 3,64

2005
4,96 0,60 0,21 1,55 0,15 1,82 0,20 0,42 13,07 1,18 0,52 1,91 0,83 0,79 2,32 0,66 0,63 4,23 56,53 8,97 2,20 11,50 33,86 16,59 5,90 3,97 6,72 8,86 1,01 1,74 2,35 3,75

2006
5,06 0,55 0,20 1,65 0,15 1,87 0,22 0,41 13,13 1,21 0,54 1,95 0,87 0,84 2,34 0,66 0,64 4,07 56,79 9,06 2,23 11,62 33,87 16,32 5,77 3,93 6,62 8,71 1,03 1,49 2,41 3,78

2007
5,02 0,56 0,22 1,58 0,16 1,86 0,23 0,42 13,07 1,19 0,53 1,89 0,86 0,83 2,34 0,67 0,63 4,12 56,41 9,07 2,27 11,15 33,92 16,64 6,07 3,93 6,64 8,87 1,06 1,60 2,45 3,76

2008
5,10 0,59 0,22 1,54 0,16 1,93 0,22 0,43 13,11 1,27 0,55 1,98 0,84 0,85 2,32 0,64 0,64 4,01 56,02 9,32 2,30 11,32 33,08 16,56 5,91 4,07 6,58 9,20 1,09 1,75 2,48 3,88

Fonte: IBGE/CONAC , SEMAC-MS/SUPLAN Nota: Possveis diferenas devem-se a arredondamento.

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

23

Tabela 11 ndices do Produto Interno Bruto a preos constantes 2002-2008

ndice do Produto Anos BRASIL


2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 100,00 101,15 106,93 110,35 114,67 121,65 127,93

2002 = 100,00 MS
100,00 107,62 106,24 109,75 115,41 123,45 131,31

Variao (%) BRASIL


1,15 5,71 3,20 3,96 6,09 5,16

MS
7,62 (-)1,28 3,30 5,16 6,97 6,36

Fonte: IBGE/CONAC , SEMAC-MS/SUPLAN

Na avaliao do comportamento global da economia de Mato Grosso do Sul e do Brasil, tendo como ano base 2002, observa-se que a taxa de crescimento acumulada pelo PIB/MS nos ltimos seis anos superior em 3,38% ao acumulado pelo PIB nacional, considerando os anos 2003 a 2008 conforme mostra o quadro anterior e ilustrado no grfico seguinte, onde o PIB brasileiro apresentou um acumulado de 27,93% e a economia estadual acumula uma taxa global de 31,31%.

Observando o desempenho das duas economias nesse perodo, nota-se que no PIB brasileiro os melhores desempenhos ocorreram em 2004 e 2007, com crescimento de 5,71% e 6,09% respectivamente, no entanto, nesses dois anos o maior crescimento se deu no Setor Industrial com 7,89% em 2004 e no Setor Tercirio com 6,14% no ano de 2007. O PIB sul-mato-grossense alcanou as melhores taxas nos anos de 2003 com 7,62% e em 2007 com 6,97%, porm foi o Setor Agropecurio que apresentou o maior crescimento em ambos os anos, com 24,84% e 9,93% respectivamente, indicando que o desempenho da economia estadual est ligado ao comportamento da Agropecuria. Grfico 2 ndice de Crescimento do Produto Interno Bruto 2002-2008

Fonte: IBGE/CONAC , SEMAC-MS/SUPLAN

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

24

Tabela 12 ndice do Produto Real por setor econmico MS 2002-2008


Setor Primrio Anos
2002=100,00 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 100,00 124,84 98,66 96,77 104,43 114,80 118,94 Variao Anual (%) 24,84 (-) 20,97 (-) 1,92 7,92 9,93 3,61

Setor Secundrio
2002=100,00 100,00 106,68 112,15 117,90 122,38 130,51 146,70 Variao Anual (%) 6,68 5,13 5,12 3,80 6,64 12,41

Setor Tercirio
2002=100,00 100,00 102,16 105,97 110,35 115,38 122,23 127,92 Variao Anual (%) 2,16 3,73 4,14 4,56 5,93 4,65

PIB
2002=100,00 100,00 107,62 106,24 109,74 115,41 123,45 131,31 Variao Anual (%) 7,62 (-) 1,28 3,30 5,16 6,97 6,36

Fonte: IBGE/CONAC , SEMAC-MS/SUPLAN

Tabela 13 Valores do PIB Per Capita de Mato Grosso do Sul


Anos
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Moeda
R$ Milho R$ Milho R$ Milho R$ Milho R$ Milho R$ Milho R$ Milho

PIB
15.153,54 19.273,68 21.105,17 21.650,85 24.341,24 28.121,42 33.144,94

Populao
2.163.483 2.197.100 2.230.702 2.264.468 2.297.981 2.265.813 2.336.058

PIB Per Capita R$ 1,00


7.004,24 8.772,33 9.461,22 9.561,12 10.592,44 12.411,18 14.188,41

Fonte: SEMAC/MS Nota: O clculo do valor do PIB Per Capita da srie desta tabela foi elaborado pela SEMAC/MS, por conta de problemas nos dados de da populao em 2007 em relao srie, o IBGE esta estudando o realinhamento da estatstica populacional, aps o qual voltar a definir junto com os Estados a srie do PIB per capita.

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

25

Censo Agropecurio de Mato Grosso do Sul, IBGE,1995/96; Censo Demogrfico Famlias e Domiclios, IBGE, 2000; Pesquisa Anual do Comrcio PAC/IBGE; Pesquisa Anual da Indstria PIA/IBGE; Pesquisa Anual da Indstria da Construo Civil PAIC/IBGE; Pesquisa Anual dos Servios PAS/IBGE; Levantamento Sistemtico da Produo Agrcola, LSPA/IBGE; Pesquisa Anual da Extrao Vegetal, IBGE; Pesquisa Anual da Produo da Silvicultura, IBGE; Pesquisa da Produo da Agricultura Municipal, PAM/IBGE; Pesquisa da Produo da Pecuria Municipal, PPM/IBGE; Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios: Brasil e grandes regies, IBGE, 2002 2008; Pesquisa da Economia Informal Urbana, ENCIF/IBGE, 2003; Balanos Patrimoniais de Empresas de Servio Pblico (Energia, Saneamento e Comunicaes); Balanos Gerais da Administrao Pblica Centralizada e Descentralizada das Esferas Federal, Estadual e Municipal; Banco de Dados do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Cincia e Tecnologia-SEMAC; Pesquisa de Oramento FamiliarPOF, 2002/2003; Secretaria da Receita Federal; Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul; Anurio Mineral Brasileiro, Ministrio das Minas e Energia, Departamento Nacional de Produo Mineral;

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

26

Matriz de Abertura por Atividade para a Ocupao e Anualizao dos Rendimentos dos Empregados com e sem Carteira e dos por Conta Prpria, Interpretao da PNAD, Departamento de Contas Nacionais, IBGE; Revista Conjuntura Econmica, Fundao Getulio Vargas FGV, Rio de Janeiro; Classificao Nacional das Atividades EconmicasCNAE 1.0; ANTAQ - Agncia Nacional de Transportes Aquavirios; ANTT Agncia Nacional de Transportes Terrestres; ANP Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis; INFRAERO Aeroportos Brasileiros.

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

27

AUTORIDADES
GOVERNADOR Andr Puccinelli VICE-GOVERNADOR Murilo Zauith SECRETRIO DE ESTADO DE GOVERNO Osmar Domingues Jeronymo SECRETRIO DE ESTADO DE FAZENDA Mrio Srgio Maciel Lorenzetto SECRETRIA DE ESTADO DE ADMINISTRAO Thie Higuchi Viegas dos Santos SECRETRIO DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE, DO PLANEJAMENTO, DA CINCIA E TECNOLOGIA Carlos Alberto Negreiros Said Menezes SECRETRIO DE ESTADO DE OBRAS PBLICAS E DE TRANSPORTES Wilson Cabral Tavares SECRETRIO DE ESTADO DE HABITAO Carlos Eduardo Xavier Marun SECRETRIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO AGRRIO, DA PRODUO, DA INDSTRIA, DO COMRCIO E DO TURISMO Tereza Cristina Corra da Costa Dias SECRETRIA DE ESTADO DE TRABALHO, ASSISTNCIA SOCIAL E ECONOMIA SOLIDRIA Tnia Mara Garib SECRETRIA DE ESTADO DE EDUCAO Maria Nilene Badeca da Costa SECRETRIA DE ESTADO DE SADE Beatriz Figueiredo Dobashi SECRETRIO DE ESTADO DE JUSTIA E SEGURANA PBLICA Wantuir Francisco Brasil Jacini PROCURADOR-GERAL DO ESTADO Rafael Coldibelli Francisco

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

28

ELABORAO

SEMAC SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE, DO PLANEJAMENTO, DA CINCIA E TECNOLOGIA

SECRETRIO Carlos Alberto Negreiros Said Menezes

SUPERINTENDENTE DE PLANEJAMENTO

SUPERINTENDENTE DE ORAMENTO E PROGRAMAS Nelson Shiguenori Tsushima SUPERINTENDENTE DE CINCIA E TECNOLOGIA Joo Onofre Pereira Pinto

Elaborao

SUPERINTENDNCIA DE PLANEJAMENTO

COORDENADORIA DE APOIO ESTRATGICO SITUACIONAL Eliandres Pereira Saldanha COORDENADORIA DE PLANOS, PROJETOS, PESQUISAS E MONITORAMENTO Zaida de Andrade Lopes Godoy

EQUIPE TCNICA Eliandres Pereira Saldanha Giorgia dos Santos Cara Vilela Loraine Osterberg Benites Pereira Walter Yoshiro Kadoi

CAPA Natlia Maria Cerqueira Pinto

Produto Interno Bruto MS 2002/2008

29

You might also like