You are on page 1of 3

XADREZ

Muito mais que um jogo


Ensine xadrez em sua escola e colecione benefcios para os seus alunos

Objetivos:
Aprender as regras e tticas do xadrez Desenvolver o raciocnio lgico e matemtico Incentivar a concentrao e a disciplina Desenvolver o pensamento estratgico e a capacidade de detectar possibilidades e realizar escolhas Trabalhar o esprito competitivo de maneira saudvel Administrar a hiperatividade, a dislexia e a timidez

Uma guerra de mentira, acredite, pode impedir guerras de verdade. A mentira, nesse caso, o jogo de xadrez, este entretenimento milenar que d aos seus jogadores a oportunidade de exercitar o desejo de vitria e de "derrubar" o inimigo sem precisar ferir ningum. E, o que mais importante, sem nunca incentivar a violncia real, muito pelo contrrio. O jogador de xadrez aprende a ser concentrado, cerebral e muito pacfico, pois sabe que a inteligncia que o conduzir s conquistas.

Por esses e outros motivos, a presena do xadrez na escola vem se tornando mais comum nos ltimos anos. Na cidade de Sinop, no Mato Grosso, foi ntida a melhora dos alunos nas aulas de matemtica aps a introduo do xadrez entre as atividades extracurriculares da Escola Municipal de Educao Bsica Maria Aparecida Amaro de Souza. O professor Christiann Maykon Denuzzi, um apaixonado pelo jogo, responsvel pelo projeto. "Os alunos que participam das aulas de xadrez tm mostrado uma evoluo grande com as operaes matemticas", comemora. Mas no s a matemtica que sai ganhando. "Embora o desenvolvimento do raciocnio lgico seja o benefcio mais citado, a verdade que o jogo estimula vrias outras habilidades, como a concentrao e a capacidade de tomar decises", defende o professor Antnio Carlos de Resende, do Colgio Albert Sabin, em So Paulo. Confira dicas, baseadas nas experincias desses professores. Xadrez de chocolate Todos os anos, o Colgio Albert Sabin promove um campeonato de xadrez com o objetivo de coletar ovos de Pscoa para instituies de caridade. E no s isso: as peas do tabuleiro so tambm feitas de chocolate! Conforme so "comidas" no jogo, podem realmente ser degustadas pelos jogadores, que, claro, se deliciam. Neste ano, foram coletados mais de 1.300 ovos - nmero de participantes recorde que o evento recebeu. Ao todo, o xadrez de Pscoa reuniu 3.000 pessoas no colgio. Um verdadeiro sucesso! Entre alunos Uma maneira de integrar os alunos colocar os mais velhos para ensinar os mais novos. "Assim os mais

experientes treinam e fixam melhor as regras, pois tero de transmiti-las", explica o professor Christiann. "Na minha escola, os maiores aproximaram-se primeiro do xadrez, e s depois veio o interesse dos alunos do Ensino Fundamental I. Acredito que eles queriam, em princpio, imitar os maiores." Primeiros passos O trabalho com xadrez na escola comea com a explicao das peas e de seus movimentos. No Colgio Albert Sabin, o professor Resende conta tambm a histria do xadrez aos alunos do 2 ano, trazendo um panorama de como esse jogo foi se transformando ao longo do tempo. Assim, ao chegarem explicao das peas, os alunos j possuem uma viso bastante contextualizada. L, como o xadrez ensinado do 2 ao 5 ano, o programa dividido em duas partes: no 2 e 3 ano, as crianas aprendem as peas, os movimentos e os jogos de introduo; no 4 e 5, elas passam a treinar as tticas. Antes das partidas com todas as peas, recomendvel que as crianas passem um bom tempo em jogos prenxadrsticos, que utilizam as peas e o tabuleiro de maneira menos complexa, de modo a treinar os movimentos corretos e os raciocnios que sero usados no futuro. Entre eles, esto jogos que envolvem apenas bispos e pees, por exemplo, ou o conhecido Gato e Rato.
XADREZ

Muito mais que um jogo


Ensine xadrez em sua escola e colecione benefcios para os seus alunos

Personificando as peas Uma boa maneira de aproximar os alunos do universo do xadrez contar aventuras baseadas nas peas do tabuleiro. "Costumo personificar as peas, dizendo, por exemplo, que uma vai 'comer' a outra, ou que a Dama uma bela rainha", conta o professor Resende, lembrando que histrias que se passam na Idade Mdia e tenham reis, rainhas, cavaleiros e castelos como figuras principais tm tudo a ver com a atmosfera do xadrez. Pode-se tambm transmitir uma mensagem de tica e cidadania por meio de uma histria. o caso de um conto ecolgico que acaba por envolver os alunos do 2 e 3 ano numa aventura. Resende diz para eles que h um caador (a Dama) em busca de oito raposas (pees) - trata-se, na verdade, de um jogo enxadrstico de introduo, ou seja, com poucas peas para que os iniciantes possam treinar a movimentao correta. A partir dessa "caa raposa", possvel conversar com as crianas sobre animais em extino e sobre a proteo vida nas florestas. Benefcios mil O professor Resende, que tambm mestre internacional de xadrez, defende que o jogo pode ser muito benfico para crianas agitadas, dislxicas ou tmidas. "O jogador de xadrez tem de se concentrar e o acaba fazendo sem perceber, pois fica interessado no jogo. Alm disso, as crianas tmidas sentem que no precisam se expor para agir", explica Resende. Outro ponto muito importante o trabalho com a memria, que usada o tempo todo. Um fator interessante na experincia do professor Christiann Maykon Denuzzi a disciplina conquistada pelos alunos voluntariamente. Como em sua escola o xadrez s pode ser praticado na quadra, as crianas passaram a fazer silncio e a se concentrar para conseguirem jogar com ateno ou no atrapalharem o jogo dos colegas. Confeccione um tabuleiro Este foi o primeiro passo na Escola Maria Aparecida Amaro de Souza: os alunos escolheram os materiais e produziram seus prprios tabuleiros. Veja a nossa sugesto a seguir.

Xadrez na internet http://www.clubedexadrez.com.br http://www.ojogos.com.br/jogos/xadrez/xadrez.html http://www.flyordie.com/jogo/xadrez.html Acesse tambm o projeto de ensino de xadrez do professor Christiann Maycon Denuzzi: http://www.scribd.com/doc/20367604/Projeto-Xadrez-Na-Escola Dica! H diversos vdeos no site YouTube sobre xadrez, e alguns deles particularmente adequado a crianas, como este: http://www.youtube.com/watch?v=TBB4acmePn4 &feature=related Voc sabia? Nas trs primeiras rodadas de uma partida de xadrez, cada jogador possui cerca de 15 milhes de possibilidades! por isso que o jogo exercita tanto o poder de deciso.

You might also like