You are on page 1of 5

1

FRICA captulo 54, apostila 8 - Bero da civilizao; - Movimento de disperso da populao povoamento do planeta. - Existiam e ainda existem milhares de grupos tnicos. Identidades definidas a partir das famlias e das tribos. - Nmades e seminmades. - Conflitos intergrupais. - Prtica de escravido entre grupos rivais. - Diversidade lingustica. SAARIANA ou MEDITERRNEA
Povos do deserto. Religio muulmana.

FRICA
Florestas, savanas. Diversidade cultural, tnica e lingustica. Identidade dada pela famlia e tribo. Tribos semissedentrias. Caa, pesca, coleta, extrativismo, agricultura itinerante.

SUBSAARIANA

RELIGIES Animismo: espritos presentes em diversas manifestaes da natureza. Judasmo: Egito Antigo e Etipia. Cristianismo: partilha da frica misses crists. Islamismo: sc. VII, expanso rabe. COLONIALISMO E IMPERIALISMO Das origens ao sc. XVI dromedrio veio da Sria. Banana, coco, tcnicas de pesca, fundio de ferro vieram da Malsia. Saem da frica: marfim, ouro, escravos. Islamismo: fator de coeso social e poltica. Do sculo XVI Partilha - Trfico de escravos - Compra de informaes para a obteno de mais escravos - Estados militarizados provedores de escravos para traficantes internacionais.

- Tribos inteiras buscavam refgio no interior, como forma de escapar da escravido. - Muitos abandonavam seus antigos trabalhos para se dedicar ao comrcio de escravos. Herana da escravido trabalho como algo degradante, prprio de quem perdeu sua dignidade. Valorizao do cio. Escravos assumiam a ideologia de seus proprietrios. A Partilha e a Colonizao Adam Smith e Say liberais; crticos do sistema de colonizao pautado no monoplio e na escravido. Sc. XIX clima de opinio contrria escravido. Say = escravo era mais caro que trabalhador assalariado. - Economias africanas voltavam-se para a exportao e para o extrativismo. Cidade do Cabo colonizao inglesa. Ponto estratgico entre Inglaterra e ndia. Arglia franceses. Libria EUA instalao de escravos libertos. Senegal portuguesa. 1652 Cabo holandeses no se miscigenaram com a populao local. Regime de Apartheid. Misso civilizadora escritor anglo-indiano Joseph Rudyard Kipling. Poema O fardo do homem branco (1899). Civilizar os povos considerados atrasados. Alguns dizem que a Partilha da frica comea em 1869, com a inaugurao do CANAL DE SUEZ. Em 1875, a Inglaterra adquiriu parte das aes deste Canal. Europeus se envolviam nas disputas polticas domsticas dos governos africanos. CONFERNCIA DE BERLIM (1884-1885) convocada por Bismarck para disciplinar os procedimentos das potncias europeias na frica. Acabou exacerbando a partilha. Em pouco tempo, as fronteiras africanas passaram a ser definidas pelas potncias europeias.

A rea ocupada pelo povo ZULU deu origem a oito pases. Descoberta de diamantes na colnia do Cabo. CECIL RHODES empresrio britnico que desejava implantar uma linha de telgrafo que unisse a cidade do Cabo ao Cairo. 1885 1886 descoberto ouro no TRANSVAAL. Guerra dos Beres (1899-1902) vencida pelos ingleses. RAZES DA PARTILHA Imperialismo mercado consumidor; matria-prima; reinvestir capital. Mercados necessidade dos Estados industriais buscarem novos mercados ou tomar mercadorias de terceiros, para sair da crise capitalista entre 1870-1890. Matria-prima: gordura (para sabo e lubrificante); borracha, marfim, chocolate, minrio de cobre, ouro. Estadistas vlvula de escape para as tenses entre os nacionalismos europeus. Jogo de interesses. Nacionalismo nacionalismos emergentes. Ex. Itlia e Alemanha. Opinio Pblica cultura popular nacionalista utilizada para sustentar posies imperialistas. Militares imprios coloniais utilizados para sustentar militares. Tecnologia ferrovias, navios a vapor, telgrafos e avanos na medicina foram cruciais para a partilha, que no teria sido realizada sem eles. Questes estratgicas a Inglaterra procurava dominar o Egito e o Cabo, pois so pontos estratgicos importantes: caminho para a ndia. Franceses tambm tinham interesse no Egito. Conflitos. Crise mercantil financiamento de dvidas; busca de concesses no norte, comrcio no Ocidente, estabelecimentos no sul, comrcio e razes estratgicas no leste. Subimperialismo colonos e administradores franceses na Arglia ficavam inquietos com as fronteiras e pediam uma interveno da metrpole.

Represso ao trfico e escravido sob o pretexto de combater o trfico, vrias cidades e portos foram ocupados por franceses e ingleses. Africanos, agentes da partilha os africanos no eram expectadores passivos. Buscavam a assinatura de tratados e atuavam ora como colaboradores ora como contestadores. Mundializao da economia de mercado especializao da produo. Devemos levar em conta vrias explicaes para a Partilha da frica. crucial considerar as especificidades de cada regio. A CONSTRUO DE UMA IDENTIDADE AFRICANA A fora da identidade tribal muito grande, dificultando a construo de um nacionalismo no continente. A diviso dos pases foi obra dos europeus. Guerras intertribais. Ex.: Nigria. NIGRIA 250 etnias Centenas de idiomas 25% - animista 45% - muulmanos 30% - cristos (catlicos, protestantes) AFRICANOS NAS GUERRAS MUNDIAIS PRIMEIRA GUERRA matrias-primas, soldados. Com a Guerra, os africanos descobriram que os europeus no eram indestrutveis. Incio da tomada de conscincia contra o colonialismo. Os africanos da dispora alcanaram primeiramente a conscincia de africanidade. PAN-AFRICANISMO conscincia de africanidade que envolve a frica e outros pases. Os colonialistas no usavam os termos colnias e metrpoles. No lugar de metrpole, falava em ptria me, e no lugar de colnia, provncia ultramarina ou departamento de ultramar. Como se houvesse uma relao entre iguais. Csaire e Senghor propuseram o uso da expresso NEGRITUDE, na qual esto contidas ideias de independncia e pan-africanismo. Reao ao pensamento colonialista.

medida que avana o processo de descolonizao, verifica-se o desaparecimento do sentimento de unio entre os africanos, que esto mais preocupados em definir fronteiras com os seus vizinhos. Havia tenses entre os Estados e entre tribos no interior de um mesmo Estado ou em regies fronteirias. Conflitos tnicos e religiosos, alm de lingusticos. Vrios Estados africanos concorrem entre si no que se refere a produtos agrcolas e minerais. 1963 Organizao da Unidade Africana Sucedida em 2002 pela Unio Africana promover a democracia, os direitos humanos, a integrao e o desenvolvimento do continente. CULTURA AFRO-BRASILEIRA Influncia no nosso vocabulrio, idioma, literatura, culinria, manifestaes artsticas em geral, religio e tantas reas possveis. Miscigenao formao da sociedade brasileira. Cultura mestia diferente de cada uma que lhe deu origem. 3 sculos de escravido. Herana Desvalorizao do trabalho Mentalidade senhorial no realizar tarefas braais Mentalidade de escravo subservincia.

Sudaneses - sul do Saara

Culturas guineano-sudanesas - Nigria

AFRICANOS
Bantus - Moambique, Congo, Angola.

NO se admite a mestiagem como uma identidade ainda hoje.

You might also like