You are on page 1of 16

Escola de Administrao Fazendria

Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto

das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Ministrio da Integrao Nacional Secretaria Nacional de Defesa Civil

Concurso Pblico: MI-CENAD - 2012


(Edital ESAF n. 53, de 30/11/2011)

Prova 2
Conhecimentos Especcos 1.

Cargo:

Campo de atuao:

Engenheiro
Instrues

Recursos Hdricos

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados.
N. de Inscrio:

Nome:

2. 3.

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra para posterior exame grafolgico:

cursiva,

A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganncia.


4. 5. 6. DURAO DA PROVA: 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 40 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca transparente (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados, em papel prprio fornecido pela ESAF, os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 9.7 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

7. 8. 9. 10.

11. 12.

Boa prova!
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

LEGISLAO ESPECFICA 1 - A respeito da transferncia e scalizao de recursos transferidos da Unio aos rgos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municpios para a execuo de aes de socorro, assistncia s vtimas, restabelecimento de servios essenciais e reconstruo, escolha a opo correta luz da Lei n. 12.340/2010. a) O Ministrio do Meio Ambiente denir o montante de recursos a ser transferido. b) Os recursos sero transferidos mediante depsito em instituio nanceira privada conveniada. c) Os entes benecirios mantero, pelo prazo de 3 (trs) anos, contados da data de aprovao da prestao de contas, os documentos a ela referentes. d) Os entes benecirios das transferncias devero apresentar ao Ministrio da Integrao Nacional apenas a prestao de contas da execuo de aes de reconstruo. e) Vericada a aplicao de recursos em desacordo com o disposto nesta Lei, o saque dos valores da conta especca e a realizao de novas transferncias ao ente benecirio sero suspensos. 2 - A respeito do Fundo Especial para Calamidades Pblicas FUNCAP, assinale a opo correta. a) O FUNCAP ter como nalidade custear aes de reconstruo em reas atingidas por desastres nos entes federados que tiverem a situao de emergncia ou estado de calamidade pblica reconhecidos pelo Poder Executivo Municipal. b) A integralizao de cotas por parte dos Estados, Distrito Federal e Municpios ser voluntria e somente poder ser realizada em moeda corrente. c) Na integralizao das cotas, para cada parte integralizada pelos Estados, Distrito Federal e Municpios, a Unio integralizar 1 (uma) parte. d) O maior contribuinte do FUNCAP o Estadomembro. e) O Conselho Diretor do FUNCAP constitudo por representantes da sociedade civil.

3 - Segundo a Lei n. 12.340/2010, assinale a opo que se vincula ao conceito legal de defesa civil como o conjunto de aes: I. preventivas destinadas a evitar desastres; II. de socorro destinadas a evitar desastres; III. assistenciais destinadas a evitar desastres; IV. recuperativas destinadas a manter os impactos dos desastres. a) Todas esto corretas. b) Somente IV est incorreta. c) I e IV esto incorretas. d) I e III esto corretas. e) III e IV esto incorretas. 4 - Assinale a opo correta entre as assertivas a seguir relacionadas ao funcionamento do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, segundo a Lei n. 12.340/2010. a) Os rgos e entidades da administrao pblica indireta da Unio e a administrao pblica direta dos Estados e as entidades da sociedade civil municipais e distritais responsveis pelas aes de defesa civil comporo o SINDEC. b) Os Municpios devero encaminhar o termo de adeso ao SINDEC Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministrio da Integrao Nacional, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias da data de assinatura do mesmo. c) A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministrio da Integrao Nacional ser o rgo coordenador do SINDEC, cando responsvel por sua articulao, coordenao e superviso tcnica. d) O Poder Executivo federal apoiar, integral e exclusivamente, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios em situao de emergncia ou estado de calamidade pblica. e) Os Estados-membros instituiro cadastro nacional de municpios com reas propcias ocorrncia de escorregamentos de grande impacto ou processos geolgicos correlatos.

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

5 - De acordo com o Decreto n. 7.257/2010, considerase elemento das aes de reconstruo: a) Aes de carter provisrio destinadas a restabelecer o cenrio. b) Aes destinadas a reduzir a ocorrncia de desastres. c) Aes destinadas a reduzir a intensidade de desastres. d) Aes destinadas a recuperao de unidades habitacionais. e) Aes destinadas ao monitoramento de riscos. 6 - A respeito do Carto de Pagamento de Defesa Civil - CPDC, assinale a opo correta de acordo com o Decreto n. 7.505/2011 e o Decreto n. 7.257/2010. a) A autoridade responsvel pela administrao dos recursos com o uso do CPDC assinar Termo de Responsabilidade de Administrador de Recursos Federais de Defesa Civil. b) O representante legal da Organizao no Governamental (ONG) ser a autoridade responsvel pela administrao dos recursos com o uso do CPDC. c) O uso do CPDC dispensar o rgo ou entidade do Estado, Distrito Federal ou Municpio benecirio da apresentao ao Ministrio da Integrao Nacional da prestao de contas. d) permitida a utilizao do CPDC no exterior. e) Secretrios estaduais no podem ser responsveis pela administrao dos recursos com o uso do CPDC. 7 - Com relao Poltica Nacional de Defesa Civil e os aspectos jurdicos das atividades de defesa civil, indique qual direito formalmente reconhecido pela Constituio Federal de 1988 vincula-se diretamente nalidade da defesa civil: a) b) c) d) e) Direito dos animais no sofrerem crueldade. Direito seguridade social. Direito sade. Direito vida. Direito ao trabalho.

8 - Assinale a opo correta em relao estrutura do SINDEC. a) rgo Superior: Secretaria Nacional de Defesa Civil. b) rgo Regional: Associaes de Classe. c) rgo de Apoio: Associaes de Voluntrios. d) rgo Municipal: Entidades Privadas. e) rgo Setorial: Conselho Nacional de Defesa Civil. 9 - Com relao a aspectos jurdicos de defesa civil, indique qual espcie tributria permite, mediante lei complementar, atender a despesas extraordinrias decorrentes de calamidade pblica. a) b) c) d) Imposto. Taxa. Emprstimo Compulsrio. Contribuio de Interveno no Domnio Econmico. e) Contribuio Social. 10- Com relao s DIRETRIZES e METAS da Poltica Nacional de Defesa Civil, assinale a opo que contm uma DIRETRIZ e uma META das ATIVIDADES DE DEFESA CIVIL, nessa ordem. a) Atribuir a um nico sistema a responsabilidade pelo planejamento; apoiar Estados na implementao de Planos Diretores. b) Priorizar a preveno de acidentes; implementar interao Governo e Comunidade. c) Promover a ordenao do espao urbano; implementar programas de mudana cultural. d) Implementar o funcionamento das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil; buscar novas fontes de recurso para o SINDEC. e) Estimular estudos e pesquisas sobre desastres; implementar Centros Universitrios de Estudos e Pesquisas sobre Desastres.

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

RECURSOS HDRICOS 11- Sabendo-se que a precipitao em uma pequena bacia hidrogrca, onde no h perdas por percolao profunda, foi de 1.400 mm em certo ano, e que o escoamento total anual em seu exutrio foi de 300 mm no mesmo perodo, e ainda que a relao mdia entre a evapotranspirao real (Er) e a evapotranspirao potencial (Ep) na bacia dada por Er = 0,85 Ep , a evapotranspirao potencial no perodo em tela deve ter sido aproximadamente de a) b) c) d) e) 1.300 mm. 1.123 mm. 934 mm. 1.224 mm. 1.294 mm.

13- Considere duas bacias hidrogrcas hipotticas (A e B) na tabela abaixo, situadas na regio do semi-rido brasileiro. Com base na tabela e na teoria hidrolgica, marque a opo correta.
Tempo de Densidade de Drenagem Concentrao (h) (km-1) 0,50 0,35 1,0 2,5

Bacia A B

rea (km2) 250 250

ndice de Circularidade 0,85 0,30

12- Em certa bacia hidrogrca, com rea total de 1.000 km2, a equao de regresso regional para as vazes mximas e seu respetivo coeciente de determinao (R2) so os seguintes:

qmx = 15,69 A0,29

(R2=0,83)

onde: qmx(m3/S) a vazo mxima regional, e A (km2) a rea de drenagem a montante da seo de interesse. Com base nos dados acima e na teoria hidrolgica, marque a opo incorreta. a) A rea de drenagem da bacia correspondente a uma vazo mxima de 100 m3/s seria de aproximadamente 596 km2. b) Uma srie temporal de 7(sete) anos suciente para um bom ajuste de equao regional de vazes mximas. c) A varivel rea de drenagem na equao de regresso acima explica 83% da variabilidade observada nas vazes mximas. d) Se houver uma superestimativa de 10% na rea de drenagem, onde o valor correto de 100 km2, a superestimativa da vazo mxima regional ser de 2,8%. e) A vazo mxima especca da bacia em tela de 15,69 m3/km2.

a) A bacia A apresenta um maior potencial de gerao de cheias que a bacia B. b) Por se tratar de uma regio semi-rida, o potencial de gerao de cheias inexistente nas duas bacias. c) Em bacias hidrogrcas tpicas, a densidade de drenagem diretamente proporcional permeabilidade dos solos e rochas. d) O tempo de concentrao das bacias inversamente proporcional sua distncia longitudinal e diretamente proporcional sua declividade mdia. e) Com as informaes dadas na tabela, no se pode comparar o potencial de gerao de cheias das duas bacias.

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

14- Observe o grco abaixo, representando as precipitaes mximas dirias em 24h da cidade de Gois Velho-GO, obtidas de uma srie diria (estacionria) dos ltimos 35 anos, ajustadas a um modelo de distribuio normal (linha slida), e marque a opo correta.

15- Suponha que em uma dada bacia hidrogrca h trs pluvimetros (A, B e C), com uma longa srie histrica de precipitao diria e boa correlao entre si. Num certo evento, um dos pluvimetros (C) foi derrubado pelo vento e no registrou a chuva. Sabendo que as precipitaes anuais mdias de longo prazo dos pluvimetros A, B e C foram 1.550 mm, 1.520 mm e 1.480 mm, respectivamente, e que a precipitao medida no evento em tela foi de 60 mm e 68 mm nos pluvimetros A e B, respectivamente, a precipitao no pluvimetro C no mesmo evento deve ter sido de a) b) c) d) e) 61,8 mm. 64,0 mm. 67,5 mm. 62,3 mm. zero, pois os dados foram perdidos.

16- Observe o grco da precipitao, inltrao e escoamento supercial instantneos, medidos em uma vertente (gura abaixo), e assinale a opo incorreta. a) Com base no grco acima, pode-se concluir que a precipitao mxima diria esperada para os prximos 10 (dez) anos de 100 mm. b) As precipitaes do grco acima no se ajustaram ao modelo de distribuio normal. c) A probabilidade de ocorrncia de uma precipitao extrema pode ser dada pela recproca do perodo de retorno. d) A maioria das precipitaes mximas do grco acima foi provavelmente resultado de eventos frontais. e) 35 (trinta e cinco) anos de dados so insucientes para tecer concluses relativas ao comportamento de eventos extremos de precipitao.

mm(hr)

Tempo(horas)

a) A linha pontilhada do grco deve ser a inltrao e a linha interrompida deve ser o escoamento supercial. b) O volume total precipitado na bacia no evento foi de 42,5 mm. c) O escoamento supercial instantneo dado pela soma da precipitao e da inltrao instantneas. d) A inltrao mxima instantnea no perodo foi de 25 mm/h. e) Aps t = 1,5 h, apenas o potencial gravitacional responsvel pela inltrao de gua no solo.

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

17- Em certo trecho de um rio canalizado, de seo retangular, declividade constante e escoamento inicialmente uniforme, a rea molhada era de 10 m2 e a vazo era de 15 m3/s. Supondo que uma onda monoclinal, resultante de uma precipitao na cabeceira da bacia, se propagava de montante para jusante (gura abaixo), com uma seo transversal de 14 m2 e uma vazo de 22 m3/s, sem que houvesse transbordamento para fora do leito, a velocidade de propagao da onda (u) no trecho em tela seria de, aproximadamente,

c) No caso da curva-chave B, a velocidade mdia do escoamento (uniforme) para a cota h=4,0 m seria de aproximadamente 0,75 m/s. d) A passagem da situao A para a B resultaria em um maior risco de enchentes, mantendo-se a mesma vazo. e) A mudana da situao A para a B resultaria em um menor risco de enchentes, mantendo-se a mesma vazo. 19- Observe o grco abaixo, onde so apresentadas as vazes auentes e deuentes de um reservatrio de deteno de cheias, situado a montante de uma cidade, e assinale a opo incorreta.

u
2 A2=14m A=

14

q222 =22m /S q2= 3 /

2 A1=10m A1=

10

3 q1q =15m /s 1= 15

__ q auente

- - q deuente

a) b) c) d) e)

1,4 m/s. 2,4 m/s. 3,0 m/s. 3,5 m/s. 4,0 m/s.

Tempo(h)

18- Observe o grco abaixo, contendo duas curvaschave de vazes (A e B) de uma mesma seo transversal (retangular) de um rio, de 5,0 m de largura, obtidas em anos diferentes, a partir do mesmo datum vertical, e marque a opo incorreta.

a) Para a cota de h = 3,0 m, as vazes da curva-chave A so maiores que a curva-chave B. b) A diferena observada entre as duas curvas-chave no intervalo entre as cotas h = 0 e h = 1,0 m pode ter resultado de um assoreamento do leito do rio.

a) A laminao da cheia original, com a implantao do reservatrio, foi de aproximadamente 20 m3/s. b) O retardamento do tempo de pico do hidrograma deuente em relao ao auente, de aproximadamente 2 h, permite certa folga para um eventual alerta de inundao. c) O ponto de armazenamento mximo do reservatrio (dS/dt) nas 16 h observadas no grco pode ser obtido pelo valor mximo da diferena entre a vazo auente e a deuente (qA- qD). d) No evento acima, o reservatrio no apresenta nenhum efeito benco em termos de reduo do risco de enchentes a jusante, pois os volumes auentes e deuentes totais so praticamente os mesmos. e) Supondo que no houvesse outra sada alm do vertedor situado na soleira do reservatrio, e que este estivesse praticamente vazio antes da passagem da cheia, pode-se armar que o volume de armazenamento total do reservatrio relativamente pequeno em relao ao volume auente.

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

20- Analise o pluviograma abaixo, e assinale a opo correta.

a) b) c) d) e)

A chuva acumulada total no perodo observado foi de 10 mm. A intensidade da chuva no perodo entre 2 h e 5 h foi superior quela do perodo entre 7 h e 8 h. No houve chuva entre 5 h e 7 h. O volume de chuva acumulado no perodo pode ser obtido pela derivada do grco em relao ao tempo. A intensidade mxima da chuva no perodo foi de 8,0 mm/h.

21-Considere o perl de um talude de terra abaixo, situado a montante de uma residncia, o qual foi parcialmente saturado aps uma chuva intensa, e assinale a opo incorreta.

a) Se o solo for argiloso, a drenagem lenta da gua subterrnea tender a aumentar a poro-presso, reduzindo a estabilidade do talude. b) O fator de segurana do talude reduzido pela reduo do peso especco do solo, aps a chuva. c) Cargas colocadas na parte superior do talude tendem a aumentar a probabilidade de seu escorregamento. d) Se o material do talude for arenoso, sua saturao diminuir a coeso ctcia. e) Uma escavao no p do talude reduzir sua estabilidade.
Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos 7 MI - CENAD - 2012 - Prova 2

22- Considerando os critrios para a utilizao adequada de modelos de simulao hidrolgica, assinale a opo correta. a) Modelos sicamente embasados e complexos so preferveis aos modelos empricos mais simples, independentemente da disponibilidade de dados. b) A equao de Manning pode ser utilizada para a anlise hidrodinmica da propagao de cheias em canais abertos. c) A validao de modelos de simulao deve utilizar pelo menos parte da srie histrica de dados utilizada em sua calibrao. d) A ecincia do ajuste entre os valores observados e calculados pelo modelo pode ser obtida gracamente e/ou atravs de ndices de ecincia, como o de Nash-Sutcliffe. e) As incertezas das predies dos modelos dependem das incertezas nas variveis de entrada e no das incertezas em sua estrutura. 23- Considere uma situao de grave emergncia urbana, como o terremoto que assolou recentemente a capital do Haiti, ou uma exploso de reator nuclear, como o de Fukushima, no Japo. Supondo que os mananciais superciais e a rede de distribuio de gua potvel foram seriamente comprometidos, e considerando as possveis medidas cabveis, assinale a opo incorreta. a) A utilizao de gua subterrnea, atravs de poos profundos, poderia ser uma boa opo de abastecimento emergencial da populao, em funo da proteo natural daquele manancial. b) Compostos radiativos resultantes da exploso de reatores nucleares no podem contaminar os mananciais de abastecimento, pois eles so lanados a altitudes muito elevadas. c) A rede de gua potvel poderia ser comprometida aps um terremoto violento, principalmente atravs da contaminao cruzada com a rede de esgotos. d) A existncia prvia de Planos de Preparo para Emergncias (PPE) e Planos de Contingncia (PC) de abastecimento de gua poderiam evitar que a populao consumisse gua contaminada. e) A adio de hipoclorito de sdio gua de beber poderia reduzir o risco de contaminao por microrganismos patognicos, mas no a contaminao causada por elementos radioativos.

24- Considere o grco abaixo, representando as concentraes (em ppm) de oxignio dissolvido e de DBO5 ao longo de um trecho de um rio, originalmente limpo, onde um despejo de esgoto residencial, sem tratamento, foi feito no ponto A. Tendo em vista o aspecto de autodepurao dos corpos hdricos, marque a opo incorreta.

ppm

Distncia ao Distncia ao longo rio(km) (km) longo do do rio

a) A curva interrompida representaria a evoluo do oxignio dissolvido, e a curva slida, a evoluo da DBO5 no trecho em tela. b) O trecho do rio entre os pontos A e B engloba as zonas de degradao, decomposio ativa e recuperao. c) No trecho direita do ponto B, a gua estaria depurada da matria orgnica. d) O nitrato seria a forma dominante de nitrognio direita do ponto B. e) Os principais subprodutos da decomposio aerbica da matria orgnica entre os pontos A e B seriam H2 e HSO4-. 25- Em certo manancial de abastecimento urbano, foram detectados traos de concentrao de um pesticida. De acordo com a legislao brasileira em vigor, os rgos estatais de scalizao deveriam a) interditar imediatamente o abastecimento e emitir o alerta correspondente populao consumidora. b) avaliar se a concentrao do pesticida no manancial est alm do valor mximo tolervel, na sua respectiva classe de enquadramento, para ento tomar as medidas cabveis. c) analisar a presena ou no do pesticida apenas na gua tratada e tomar as medidas cabveis, no importando sua concentrao na gua bruta. d) interditar o manancial de abastecimento no caso de o pesticida ser classicado como extremamente txico. e) nada fazer, pois a scalizao dos mananciais responsabilidade nica das empresas de saneamento, e no do Estado.

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

26- Todas as doenas abaixo so de veiculao hdrica, exceto a) b) c) d) e) a diarreia infecciosa. o clera. a leptospirose. a hepatite. a brucelose.

29- Considere o vertedor retangular de crista delgada abaixo, situado em um canal natural, e marque a opo correta.
h

27- Considere um lanamento de esgotos em um rio, ambos com vazes e concentraes de DBO5 constantes, conforme indica a gura abaixo, e onde qr e qe so as vazes do rio e do lanamento de esgotos, respectivamente, e DBOr e DBOe so as DBO5 do rio e do esgoto, respectivamente. Supondo que haja mistura total aps o lanamento, a DBO5 da mistura ser de
qe = 2 m3/s DBOe = 50 mg/L qr = 10 m3/s DBOr = 3 mg/L

a) O vertedor da gura acima tende a reter detritos a montante da estrutura, o que pode afetar as medies de vazo. b) Na crista do vertedor, o escoamento supercrtico. c) A vazo medida pelo vertedor proporcional a h2/3. d) A distncia mnima d entre a rgua de medio e a crista do vertedor de 1,5 h. e) O perl da curva hidrulica do vertimento do tipo M1. 30- Os fatores abaixo aumentam a probabilidade da formao de trihalometanos em estaes de tratamento de gua, exceto o aumento a) b) c) d) e) da concentrao de metano. da temperatura. do pH. da concentrao de cidos hmicos e flvicos. da concentrao de cloro.

Rio

a) b) c) d) e)

8,3 mg/L. 9,5 mg/L. 10,8 mg/L. 12,4 mg/L. 15,2 mg/L.

28- Considerando as denies e limites estabelecidos pela Resoluo CONAMA n. 357/05 em relao qualidade da gua bruta e o seu enquadramento em classes, marque a opo incorreta. a) O enquadramento de um trecho de corpo hdrico deve ser feito em funo da meta de qualidade de gua e dos usos preponderantes pretendidos. b) guas de corpos hdricos enquadrados como Classe 4 s podem ser usadas para abastecimento humano somente aps tratamento avanado. c) Na medida em que o nmero da classe de enquadramento aumenta, os valores mximos tolerveis para a turbidez e a DBO5 tambm aumentam. d) Quanto mais txico for um contaminante, menor ser o seu valor mximo tolervel para uma dada classe de enquadramento. e) Concentraes de oxignio dissolvido na gua abaixo de 5,0 mg/L tendem a reduzir a sobrevivncia de peixes.
Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos 9 MI - CENAD - 2012 - Prova 2

31- Considere a relao abaixo, entre a vazo lquida (q) e a concentrao de slidos totais suspensos (SST), obtida de observaes em uma seo de um crrego natural no regulado, e assinale a opo incorreta.

a) Desconsiderando-se a carga de fundo, uma vazo lquida de 1,0 m3/s corresponderia a uma vazo slida de 2,96 g/s. b) O coeciente de correlao entre as duas variveis de 0,894. c) Os menores valores de SST decorrem da eroso na calha do rio e os maiores da eroso nas vertentes da bacia. d) Se medidas de controle de eroso forem implantadas a montante da seo do crrego, a equao de regresso da gura acima apresentar, com o passar do tempo, um menor coeciente angular. e) Considerando que grande parte do fsforo transportada e adsorvida no sedimento, a perda de fsforo poderia ser dada por uma relao semelhante gura acima, onde a unidade de massa no grco seria micrograma, ao invs de miligrama. 32- Suponha que uma barragem, com uma crista de 20 m de altura, vem sendo construda em um rio a montante de um bairro urbano. Considerando a legislao brasileira em vigor, assinale a opo incorreta. a) O empreendedor responsvel pela barragem o responsvel por sua segurana, cabendo-lhe aes para garanti-la. b) A scalizao da segurana da barragem caber entidade que concedeu a outorga ou a licena ambiental, dependendo do seu uso preponderante. c) O Plano de Segurana de Barragem dever conter as regras operacionais dos dispositivos de descarga da barragem. d) O Plano de Segurana de Barragem no dever sofrer revises peridicas, pois isso poderia afetar o projeto original. e) O Plano de Aes de Emergncia da barragem dever contemplar uma estratgia de divulgao e alerta para as comunidades potencialmente afetadas em situao de emergncia.

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

10

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

33-Um adequado sistema de suporte deciso para o gerenciamento de recursos hdricos deveria a) ser um substituto do gestor no processo de tomada de deciso. b) dar a ltima palavra no processo de alocao de gua entre usos mltiplos. c) avaliar a viabilidade tcnica e econmica de alternativas de gerenciamento de recursos hdricos, para que a deciso nal seja tomada pela instituio competente. d) estabelecer o valor da cobrana de uso da gua e lanamento de esgotos em funo de dados histricos e socioeconmicos da bacia. e) apresentar uma interface ao usurio que diculte sua utilizao por parte de pessoas que no sejam especialistas. 34- Uma prefeitura municipal pretende construir uma ponte sobre um rio de domnio estadual, o qual usado para navegao uvial. Considerando o estipulado na Poltica Nacional de Recursos Hdricos-PNRH, assinale a opo incorreta. a) Tratando-se de um curso dgua de domnio estadual, a outorga de direito de uso deve ser solicitada pelo empreendedor ao poder pblico estadual responsvel. b) O projeto de construo da ponte no requer outorga de direito de uso, pois pontes no alteram o regime do curso dgua ou os direitos dos usos mltiplos anteriores. c) Se for considerada signicante, a captao de gua para o canteiro de obras da ponte requerer outorga de uso. d) Outorgas concedidas podem ser suspensas se o outorgado no cumprir os termos da outorga, independentemente do tipo de uso do recurso hdrico. e) A outorga dos direitos de uso de gua um dos cinco instrumentos efetivos da PNRH, j que o sexto instrumento, a compensao aos municpios, foi vetado na Lei n. 9.433/97.

35- Considerando a estrutura da equao de cobrana pelo uso de gua e pelo lanamento de euentes mais comumente usada no Brasil, bem como a legislao hdrica em vigor no pas, assinale a opo incorreta. a) O valor da cobrana proporcional diferena entre os volumes captados e consumidos pelo usurio. b) Quanto maior for o nvel de ecincia de reduo da DBO do euente lanado pelo poluidor, em relao ao euente in natura, menor ser o valor da cobrana. c) O Preo Pblico Unitrio (PPU), aplicado ao uso consuntivo ou ao lanamento de euentes, denido pelo respectivo comit de bacia. d) O valor total da cobrana proporcional ao produto dos volumes de gua consumidos e de euentes lanados pelo usurio/poluidor. e) Diferentes tipos de usurios consuntivos de gua (indstrias, irrigao, saneamento) podem ter valores distintos de Preos Pblicos Unitrios (PPU). 36- Certo projeto de aproveitamento hidrulico, cujo investimento total de R$ 100 milhes, apresenta uma Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento de 7% ao ano, esta ltima obtida a partir do uxo de caixa relativo do projeto. Considerando que a taxa de desconto (juros) de 8%, assinale a opo correta. a) A TIR a taxa de desconto que torna o valor presente lquido do projeto positivo. b) O projeto seria economicamente atrativo, pois a TIR inferior taxa de juros. c) Se a taxa de juros baixasse para 5%, o projeto seria economicamente atrativo. d) Se o projeto fosse executado com a taxa de juros de 8% ao ano, haveria um prejuzo de R$ 2 milhes/ano. e) As informaes fornecidas no permitem avaliar a atratividade econmica do projeto.

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

11

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

37- Depois de analisar o grco abaixo, representando o aumento de oferta (monopolstica) de gua potvel em uma cidade, resultante da construo de uma barragem regularizadora de vazes, bem como a respectiva resposta no preo da tarifa de gua, e considerando a teoria macroeconmica, assinale a opo incorreta.
Preo (R$/m3) Oferta0 Oferta1

Po P1

E0 E1 Demanda

Qo

Q1

Quantidade (m3/ano)

a) A demanda de gua da cidade elstica. b) Com o aumento da oferta de gua, o preo da tarifa gua potvel seria reduzido de P0 para P1. c) O benefcio econmico para os consumidores, resultante da passagem da quantidade ofertada Q0 para Q1,

seria dado pela rea do trapzio P0E0E1P1P0.


d) Se a empresa de abastecimento de gua aumentasse a oferta para Q1, mas mantivesse o preo original da tarifa (P0), no haveria economia para o consumidor. e) O benefcio social na situao original (sem aumento da oferta) seria dado pelo produto Q0P0.

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

12

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

38- Um comit, buscando recuperar os passivos ambientais e hdricos, e gerar servios ambientais em certa bacia hidrogrca, estabeleceu vrias alternativas de ao, desde medidas tpicas de mitigao at projetos ambiciosos de recuperao ambiental. A partir da teoria microeconmica e do grco abaixo, onde os custos totais e receitas resultantes de diversos esforos de recuperao na bacia so mostrados, assinale a opo correta.
Custo ou Receita (R$)

B t

Custo Total Receita

Esforo de Recuperao

a) As receitas sero sempre inferiores aos custos, independentemente do nvel do esforo de recuperao aplicado. b) Projetos que estejam nas regies A e C do grco so economicamente viveis. c) Na regio B do grco, as receitas marginais so sempre positivas. d) O custo total no grco a diferena entre o custo varivel e o custo xo. e) O ponto timo de recuperao (mxima relao benefcio-custo) pode ser obtido pela tangente t curva de receita, tangente esta paralela linha de custo total. 39- Assinale a opo que no uma das competncias do Conselho Nacional de Recursos Hdricos. a) b) c) d) e) Indicar os membros dos Comits de bacias hidrogrcas de rios federais. Arbitrar os conitos existentes entre os Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos. Autorizar a criao das Agncias de gua. Aprovar o enquadramento dos corpos dgua em classes, em consonncia com a legislao pertinente. Denir os valores a serem cobrados pelo uso de recursos hdricos de domnio da Unio.

40- O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos formado pelas entidades abaixo, exceto: a) b) c) d) e) os Comits de Bacias Hidrogrcas. o Conselho Nacional de Recursos Hdricos. os Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos. o Conselho Nacional do Meio Ambiente. as Agncias de guas.

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

13

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

14

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

Cargo: Engenheiro - Campo de atuao: Recursos Hdricos

15

MI - CENAD - 2012 - Prova 2

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

You might also like