You are on page 1of 13

BULLYING: INTERVENES DA PSICOPEDAGOGIA

RESUMO
Este artigo consiste em abordar um tema de grande relevncia para a educao e para sociedade como um todo, o Bullying, que sutilmente vem se disseminado entre as crianas na escola. Este fenmeno se caracteriza por um conjunto de comportamentos cruis, intimidadores e repetitivos, contra um indivduo ou grupo, dentro do seio familiar como tambm escolar. Este tipo de comportamento Bullying, traz consequncias muitas vezes at irreversveis para a vida dos envolvidos. neste contexto que teremos como principal objetivo mostrar para os pais e professores uma realidade intrnseca nas nossas escolas, promover programas e trazer assim, a importncia do psicopedagogo e o seu trabalho, tanto individual, como coletivo.

PALAVRAS CHAVE: Bullying; Escola; Pais; Professores; Sociedade.


ABSTRAT
This article is to address an issue of great relevance for education and for society as a whole, Bullying, which is subtly spread among children at school. This phenomenon is characterized by a set of behaviors cruel, intimidating and repetitive, against an individual or group within the family as well as school. This type of behavior Bullying brings up often irreversible consequences for the lives of all involved. It is in this context that we have as main goal to show parents and teachers an intrinsic reality in our schools, and promote programs bring so psychopedagogists and the importance of their work, both individually and collectively.

KEYWORDS: Bullying, School, Parents, Teachers, Society. INTRODUO A violncia escolar um problema crescente no mundo atual, que leva a graves consequncias individuais e coletivas. Existe uma grande demanda para estas queixas no somente para os adolescentes, mas tambm entre as crianas. Na verdade o bullying sempre existiu, porm agora, este assunto passa ser discutido com maior nfase e frequncia nas escolas e pela sociedade. Qualquer criana que algum dia tenha frequentado uma escola, certamente j presenciou este fenmeno bullying, palavra de origem inglesa, tem suas razes no termo bull, que significa touro, ou ainda, valento. Assim, em sua definio o bullying pode ser definido como o ato de bancar o valento contra algum. Para os portugueses, maus tratos entre pares. No Brasil, na falta de um vocbulo nico que sintetizasse o significado geral da expresso, passou-se a usar o prprio termo em ingls para defini-lo. Em uma reflexo psicolgica o fenmeno ocorre quando um ou mais alunos passam a perseguir, intimidar, humilhar, chamar por apelidos cruis, excluir, ridicularizar, demonstrar comportamento racista e preconceituoso ou, por fim, agredir fisicamente, de forma sistemtica, e sem razo aparente, outro aluno. 1

Apesar dos estudiosos e educadores que convivem diretamente com esta problemtica entre agressor e vtima, o estudo sistemtico deste fenmeno, s se iniciou na dcada de 1970. Foi ento nesta poca que surgiu na Sucia, um grande interesse de toda a sociedade pelos problemas desencadeados entre agressor e vtima, figurantes desse fenmeno, que logo se estendeu por todos os pases escandinavos. Na Noruega, o Bullying foi, durante muitos anos, motivo de preocupao nos meios de comunicao entre professores e pais, porm sem que as autoridades educacionais se comprometessem de forma oficial. Segundo Calhau (2004), Dan Olweus, pesquisador da Universidade de Bergen, desenvolveu os primeiros critrios para detectar o problema de forma especfica. Nos Estados Unidos o Bullying hoje tema de grande interesse, pois o fenmeno cresce muito entre os alunos das escolas americanas. J no Brasil o Bullying ainda pouco comentado e estudado, porm com os ltimos acontecimentos que vemos nos jornais e televiso, onde se v casos explcitos de Bullying, este termo tem despertado muito interesse. Mas por que isto acontece? Como intervir nestas aes? Como a psicopedagogia poder prevenir? H muitas causas possveis, e este artigo se prope a expor algumas delas, atravs da anlise do comportamento dos alunos durante a interveno acerca do tema realizada na Escola Municipal Piraj da Silva, situado no bairro da Liberdade, na cidade de Salvador-Bahia com os alunos do 6 ano da Educao Fundamental I e atravs tambm de pesquisa bibliogrfica, fazendo uso da leitura de livros, peridicos, artigos e sites, para seu embasamento terico, assim, partindo da leitura crtica e redao dialgica dos autores apresentados que se referem ao tema para propor solues para o problema. Conforme Nezan (1992) a violncia seria uma forma encontrada pelo sujeito de reconstruo da sua imagem, isso reflete na sua autoimagem diretamente que tenta se compuser no eu se acredita a representa-lo atravs do real. O BULLYING ESCOLAR
Por definio universal, bullying um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivao evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angstia e sofrimento. Insultos, intimidaes, apelidos cruis, gozaes que magoam profundamente, acusaes injustas, atuao de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos levando-os s excluses, alm de danos fsicos,

morais

materiais,

so

algumas

das

manifestaes

do

comportamento bullying. FANTE (1994, pg.19)

Bullying uma atividade consciente, desejada e hostil orientada pelo objeto de ferimento, induo do medo, ameaa de futuras agresses e criao do terror. Seja premeditada ou aleatria, obvia ou sutil, praticada de forma evidente ou s escondidas, identificada facilmente ou mascarada em uma relao de aparente e dita como amizade. O bullying incluir sempre trs elementos: desequilbrio de poder, inteno de ferir e ameaa de futuras agresses.
Quando o bullying se desenvolve e se torna ainda mais srio, um quarto elemento adicionado: o terror (COLOROSO, apud ROLIM, 2004, p.1).

importante estar consciente de que bullying no o mesmo que violncia ou intimidao, o bullying tem caractersticas que o distinguem de outros atos violentos, que so a intencionalidade e a repetitividade dos atos, onde este comportamento cruel nas relaes interpessoais se torna mais forte nas pessoas mais frgeis, e vira objeto de intimidao, diverso ou prazer de maltratar o outro.
Definimos o Bullying como um comportamento intrnseco nas relaes interpessoais, em que os mais fortes convertem os mais frgeis em objetos de diverso e prazer, atravs de "brincadeiras" que disfaram o propsito de maltratar e intimidar. Portanto o Bullying um conceito especfico e muito bem definido, uma vez que no se deixa confundir com outras formas de violncia. (VISCHI; MADJAROV, 2007, p. 14).

As causas deste comportamento so inmeras e variadas, deve-se a carncia afetiva, a ausncia de limites, ao modo de afirmao de poder dos pais sobre os filhos, "prticas educativas" que incluem maus-tratos fsicos e exploses emocionais. Pode-se fazer uma pequena referencia em que hoje se vive em uma cultura capitalista, individualista, intolerante na relao das diversidades, e assim inserido nesta cultura a estrutura se baseia dentro de um padro de competio, de recompensas e de hierarquias de poder, que usados de forma violenta e com efeitos bem definidos e negativos, como: bloqueios psicolgicos (presso), perda da identidade, dificuldades de aprendizagem. 3

Alguns estudiosos dos comportamentos Bullying identificam e classificam os tipos de papis desempenhados. Segundo o autor os protagonistas so divididos em:
[...] Vtima tpica: aquela que serve de bode expiatrio para um grupo. Vtima provocadora: aquela que provoca e atrai reaes agressivas contra as quais no consegue lidar com eficincia. Vtima agressora: aquela que produz os maus-tratos sofridos. Agressor: aquele que vitimiza os mais fracos. Espectador: o aluno que presencia o Bullying, porm no o sofre nem o pratica. FANTE (2005, p. 74)

A situao Bullying afeta todos os envolvidos e em todos os nveis, porm especialmente a vtima, que pode continuar a sentir seus efeitos negativos muito alm do perodo escolar, o prejuzo vai muito mais alm que na escola como nas relaes de trabalho, na constituio e vida familiar, criao de filhos, alm de afetar a sade fsica e mental. Processo de machucar o outro e trazer traumas para o resto da vida, que tambm pode trazer danos ao desenvolvimento psquico da vtima, afetando o seu comportamento e gerando sentimentos negativos, como: vingana, baixa autoestima, dificuldades de aprendizagem, queda do rendimento escolar, podendo desenvolver transtornos mentais e psicopatologias graves, alm de sintomatologia e doenas de fundo psicossomtico, transformando-a em um adulto com dificuldades de relacionamentos, onde poder tambm desenvolver comportamentos agressivos ou depressivos, e ainda, sofrer ou praticar o Bullying em seu local de trabalho, em fases posteriores da vida.
Nas crianas, o Bullying pode desencadear uma condio psiquitrica caracterizada de paranoia ou psicose, que podem alterar e comprometer a emoo e a memria, infelizmente esses distrbios que podem ocorrer so irreversveis no desenvolvimento da criana. (VISCHI; MADJAROV, 2007, p. 22).

Ultimamente os pais esto procura de profissionais para comentar essas questes referentes aos seus filhos agressores e vitimas. E assim neste percurso pode-se analisar que

preciso repensar em uma prtica que levem as crianas a desencadear esta tal indisciplina e violncia.
[...] o fenmeno do Bullying passou a ser considerado como um problema de sade pblica, devendo ser reconhecido pelos profissionais de sade em razo dos danos fsico-emocionais sofridos por aqueles que esto envolvidos nele. (FANTE, 2005, p. 81).

Algo bem comum nas salas de aulas entre os alunos a existncia de diversos tipos de conflitos e tenses que ocorre em qualquer relao, mas quando intitula a agressividade, autoafirmao e relaes de fora durante as relaes estabelecidas entre os alunos, devese observar por isso a importncia do adulto presente.
Se h na classe um aluno que apresenta caractersticas psicolgicas como ansiedade, insegurana, passividade, timidez, dificuldade de impor-se, de ser agressivo e com frequncia se mostra fisicamente indefeso, do tipo bode expiatrio... Ele logo ser descoberto pelo agressor. (FANTE, 2005, p. 48)

O CASO BULLYING: RELATO DE EXPERINCIAS Ensinar exige compreender que a educao uma forma de intervir no mundo (Paulo Freire 1996) Cenas de um cotidiano escolar, a violncia entre meninos e meninas tem estarrecido a populao. No estudo de caso foram feitas vrias abordagens com os alunos atravs de desenhos, apresentaes e foram identificados e sustentados pela famlia dois casos de bullying evidentes no 6 ano EF, esta tal experincia compreendeu a necessidade de uma reflexo mais profunda sobre a natureza humana, para ento, pensar em propostas que auxiliem nas transformaes das relaes de violncia explcita, as quais os alunos tm sido foco. A experincia relatada no presente estudo ocorreu na Escola Municipal, situada no bairro da Liberdade, na cidade de Salvador-Bahia com os alunos do 6 ano da Educao Fundamental, onde a abordagem se iniciou com 06 (seis) meninas e 07 (sete) meninos. Na prtica possvel perceber com maior veemncia a forte relao existente entre Instituio Escolar e a Clnica Psicopedaggica. 5

Para o processo de diagnstico utilizamos o modelo proposto por WEISS (1994) que caracterizado da seguinte maneira: 1- Entrevista Familiar Exploratria Situacional (EFES) com os dois alunos 2- Anamnese 3- Sesses Ldicas Centradas na Aprendizagem 4 - Complementao com provas e testes 5 - Sntese Diagnstica Prognstico 6 - Devoluo - Encaminhamento Acrescentamos aos tpicos mencionados a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem EOCA, proposta por VISCA (1991), como tambm a caixa de trabalho. 1 CASO: O primeiro contato com a famlia do educando ocorreu por meio de telefone com a principal interessada pela recuperao dos problemas apresentados pela criana, a av materna e logo depois pessoalmente, assim realizada a Entrevista Familiar Exploratria Situacional EFES. O educando de 13 anos cursando o sexto ano do ensino fundamental, ainda no tinha adquirido a habilidade da leitura em voz alta, alm de apresentar tambm um quadro de comportamento agressivo e de intolerncia acentuados. Tm dois irmos, um menino mais velho de 14 anos e uma menina mais nova de 08 anos. Ele por sua vez o irmo do meio. Tem muita afinidade com o irmo mais velho, no entanto, faz questo de humilhar, ameaar e hostilizar a irm mais nova. Por meio da anamnese, instrumento de fundamental importncia para o trabalho do Psicopedagogo, as primeiras evidncias e sistemas de hipteses foram surgindo, contudo a ajuda foi indispensvel para a identificao de pontos cruciais para o desenvolvimento das sesses. Entretanto, o pai do educando ex-presidirio, est respondendo por envolvimento com o trfico de entorpecentes e a me esquizofrnica diagnosticada por profissionais da rea de Psicologia. Os conflitos na vida desta senhora de 61 anos so intensos. A filha que vtima destas patologias agressiva e imprudente com toda a famlia. Tm ataques permanentes de impulsividade que s aliviam quando sua me lhe oferece dinheiro para comprar drogas. Na escola muito agressivo com os colegas e com os professores. 2 CASO:

No segundo contato, estabelecido para estudo e aprofundamento nos deparamos com a criana de 12 anos que apresenta srios problemas de aprendizagem e agressivo dita pela professora. um garoto normal, sem problemas de sade, que nasceu na cidade de Ibicara-Ba. Apesar da sua aparente normalidade no conseguia aprender, que por sua vez na escola ficava destacado dos demais colegas, enquanto que os outros colegas brincavam no recreio, ficava sentado no cho em "um cantinho da parede". Os seus "coleguinhas" o chamavam de lerdo e molenga, j os seus professores viviam advertindo pela sua apatia, morosidade e falta de estmulo para aprender, o que lhe custava exposio diante de toda classe, chamadas de ateno e ridicularizao por parte de muitos dos seus professores, sendo estas aes conhecidas como Bulliyng Psicolgico. A me do aluno foi chamada vrias vezes para comparecer a direo para discutir sobre os problemas surgidos com seu filho e tambm a sua repetncia escolar, que j estava em 03 anos consecutivos, em virtude disso continuava da mesma forma triste e amuado pelos cantos. Aps muitas tentativas a jovem me compareceu a escola e foi explanada toda a situao de seu filho. Os pais eram ausentes e indiferentes ao seu modo de agir. Logo cedo engravidou, que durante a sua gestao "maldizia" o feto que ainda estava por vir, fato este vinculado aos problemas possveis que o nascituro poderia trazer a sua vida desregrada e sem limites. Quando nasceu foi motivo de tristeza e vergonha para toda famlia, pois, primeiro a comear com sua me que no o desejava e segundo com os seus avs que detestavam a idia de ter que sustentar mais um em sua casa. O relacionamento materno era evidenciado por constantes agresses, maus tratos e torturas psicolgicas que introjetava fragilidades, tristezas e pesadelos noturnos, que nunca eram assistidos pela sua me, pois a mesma era o seu prprio algoz. A VISO PSICOPEDAGGICA E O BULLYING Nos estudos de caso ficou estabelecida a causa motivadora do fracasso escolar, que a relao com a famlia.
"A famlia, por sua vez, tambm responsvel pela aprendizagem da criana, j que os pais so os primeiros ensinantes e as atitudes destes diante das emergncias de autoria do aprendente, se repetidas constantemente, iro determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos (PORTO apud FERNANDEZ, 2001)".

A aprendizagem se inicia dentro de casa pelo fato dos pais serem os representantes legais em cuidar, zelar e ensinar a criana que est sob a sua guarda, segundo o Estatuto da Criana e Adolescncia. As primeiras ligaes com a aprendizagem so emergentes do ncleo da famlia, pois bem, nela que a ajuda para a criana se estabelecer no mundo. perceptvel que as famlias tem sido negligentes e imaturas, quanto ao seu desenvolvimento na aprendizagem, pois tem negado a este o compromisso legal de ensin-lo e ampar-lo, no que resulta em fracasso escolar. Num espao que no contenha afetividade e relacionamento amistoso um espao vazio sem preenchimento, onde o aluno dos dois casos acima busca estabelecer o seu poder e respeito atravs da coao ou agresso dos seus membros. A famlia o primeiro lao afetivo em que estabelecido com a criana, atravs dela que o sujeito cognoscente ter parte do seu aprendizado assegurado, pois, serve como sustentculo para o seu crescimento.
"Entretanto, se, em vez de falarmos em relao, falamos de articulao instncia-estrutura, colocamos a nfase na emergncia sintomtica que, em sua peculiar maneira de ligar ou de comprometer mutuamente os atores, encontra sua funo no drama. Se o emergente sinal, o sintoma significado." (PAIN, 1985, p. 36).

Na sede da educao formal, a escola o local perfeito para introduzir a criana no mundo, ou, talvez, ensin-la, mesmo que esteja em apuros, por causa do sistema: familiar, sade, poltico. Neste local, dever ser um anunciador de boas novas, que poder talvez ser sua ltima esperana da criana em conquistar uma vida melhor para si, nesta situao pode-se dizer que os professores devero ter preparo para tal situao e combater estes desnecessrios comentrios a cerca da criana. Adequar s ferramentas educacionais a uma sociedade que est mudando rapidamente significa ter a conscincia de que os fenmenos que se sucedem esto modificando a relao entre o mundo das crianas, e que necessrio abrir novos horizontes no campo das intervenes e da comunicao, assim sendo, preciso reconhecer a agressividade e combat-la, no lugar onde ela produzida e se torna visvel, com aes e ferramentas capazes de diminuir o fenmeno do bullying, mas ao mesmo 8

tempo capazes de expressar-se numa linguagem nova no momento de confronto destas ideias. Na viso psicopedaggica, alm de perceber que a famlia e a escola podem evitar verdadeiros insucessos, as estratgias de combate ao Bullying para que tenham resultados positivos precisam se transformar em uma poltica educacional, pois a ausncia destes pode acontecer episdios desgastantes tanto para criana, como para a famlia e para escola. Como intervir nesta situao? Como acabar com estes momentos irritantes?

A TEORIA PSICOPEGAGGICA A psicopedagogia enquanto rea de conhecimento e mbito de ao educativa, j traz consigo a complexidade dos problemas especficos da educao, abrangendo ainda mais como prtica especializada de interveno educacional se inserindo como saber permanente clnica ou pedaggica. A educao na sua totalidade a prtica interdisciplinar e como tais pressupem uma abordagem multidisciplinar, pluridisciplinar, na sua prpria construo interdisciplinar. A prtica educacional se desenvolve no mbito do campo de um projeto educacional que extremamente politico, atrelada cidadania, gerado pelos diferentes momentos sociais e culturais.
[...] psicopedagogia, atualmente, trabalha com uma concepo de aprendizagem, segundo a qual participa desse processo um equipamento biolgico com disposies afetivas e intelectuais que interferem na forma de relao do sujeito com o meio, sendo que essas disposies influenciam e so influenciadas pelas condies socioculturais do sujeito e do seu meio. BOSSA (1994)

Os fatores biolgicos e os sociais alm de estarem completamente entrelaados, so capazes de influenciar positivamente ou negativamente o processo de aprendizagem, portanto, de acordo com Pan (1985), existem dois tipos de condies para a aprendizagem: as externas, que definem o campo do estmulo, e as internas, que definem o sujeito. Em conformidade, Fernndez (2001) afirma que para aprender necessrio que existam vnculos de aprendizagem, sendo articulada com os meios afetivos, cognitivos, orgnicos, simblicos e virtuais. 9

Esta tal afirmao infere-se na aprendizagem como em que o aprendente e o ensinante, lembrando que no somente o professor, mas qualquer pessoa participante do processo educacional do sujeito est vinculada no processo de aprendizagem da criana. A escola e a famlia, portanto, so efetivamente contribuintes e definidores do desenrolar saudvel ou do fracasso da aprendizagem.
Os problemas de aprendizagem so perturbaes produzidas durante a aquisio e no nos mecanismos de conservao e disponibilidade, embora estes aspectos meream considerao. Assim, com exceo das rupturas muito precisas, a significao do problema de aprendizagem no deve procurar-se no contedo do material sobre o qual se opera, mas, preferencialmente, sobre a operao como tal. PAN (1985)

Portanto, assim como a aprendizagem participa de um processo, a no aprendizagem tambm. O no aprender oriundo de um processo desenvolvido no mbito no qual o sujeito est envolvido, com participao de outras pessoas. Nesse momento que a psicopedagogia visa desenvolver um trabalho com a criana, a famlia e a escola, sensibilizando-os sobre a importncia de sua conduta. Vale salientar que o trabalho psicopedaggico contribui para a preveno ou diminuio de dificuldades de aprendizagem, que objetiva no favorecimento do ambiente educacional saudvel que no estimule bloqueio ou limitao da aprendizagem. Pode-se tambm reforar que clinicamente, a psicopedagogia contribui para o tratamento das dificuldades instauradas. Em suma, a psicopedagogia visa possibilitar que as quatro dimenses (orgnica, corporal, cognitiva e simblica), quando desarmnicas, sejam novamente harmonizadas a ponto de possibilitar a fluidez do processo. INTERVENO NA ESCOLA As consequncias do bullying para as vtimas so inmeras, dentre elas pode-se observar que o desempenho escolar afetado e as dificuldades de aprendizagem so visveis. Em alguns momentos do desenvolvimento do trabalho muitos alunos demonstravam interesse pelos contedos, questionava quando tinham dvidas. Por isso se fez necessrio em primeira instncia promover uma conscientizao de pais, professores e alunos em relao violncia escolar. Conscientizao que iniciou 10

atravs de convites para palestras sobre diversos assuntos em relao ao tema Violncia na Escola com a orientao da psicopedagoga que trouxe debates, dinmicas, oficinas a apresentaes teatrais sobre o problema de maneira efetiva, mostrando o que como mudar a realidade, o porqu da violncia, e como acabar com esse tipo de conduta que s traz prejuzos para vtimas, para agressores e expectadores. Na interveno direta com as crianas, a construo de suas representaes, atravs de imagens, ressignificou as emoes tendo a possibilidade de conhecer o aluno. O Psicopedagogo com o apoio e o envolvimento dos pais e demais membros do contexto educacional, promoveu campanhas de conscientizao anti-bullying, trabalho este vivel em seu combate, acontecendo atravs da formao de uma mentalidade humanista e solidria. Sobretudo, atravs do desenvolvimento de estratgia psicopedaggica bem elaborada, possvel reduzir os ndices de violncia e bullying nas escolas, assim como tambm promover atitudes positivas e solidrias nos relacionamentos interpessoais dos pares e na maneira de pensar e de agir de toda comunidade escolar, a partir da conscientizao da sua prpria realidade quanto ao fenmeno e da reflexo conjunta na busca de solues para conduta bullying e da educao emocional, visando melhorias nas relaes interpessoais para que os alunos se tornem sensveis aos seus problemas e aos problemas dos outros, desenvolvendo capacidade de empatia. CONSIDERAES FINAIS O esforo enquanto educadores tentar entender as atitudes de nossos alunos, quais so as mensagens que eles esto nos passando por meio da linguagem da indisciplina, das agresses e desrespeito para com os colegas. de fundamental importncia implantao de projetos pedaggicos de ao e preveno contra o bullying e foi a partir deste movimento, que foi implantado o Servio anti-bullying nas Escolas. A partir dessas reflexes, os educadores se mobilizaram e estabeleceram normas, diretrizes e aes coerentes tanto para as vitimas quanto para os agressores. Sabe-se que eliminar a violncia social e estabelecer a paz, so tarefas impossveis, sendo a violncia um fenmeno complexo como com inmeras causas e diversas manifestaes. preciso que o trabalho seja continuado e requer a superviso e interveno de todos os envolvidos.

11

Todas as crianas e adolescentes tem privilegio humano de mudana, de transformao e de reconstruo, podendo vir a ter uma vida centrada na paz, segurana e na felicidade. Esse desafio no simples requer uma interveno interdisciplinar competente e sria por profissionais da rea de sade e educao. Os melhores resultados so obtidos por meio de interveno precoces que envolvam educadores, alunos e pais. A educao deve proporcionar a paz, a solidariedade, ao amor e a tolerncia que devem estar no corao de cada educador, assim ele possa transmitir ao corao das crianas, adolescentes e jovens, e estes possam crescer capazes de viverem e atuarem em sociedade, conscientes e saudveis emocionalmente. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BANDURA, A., ROSS, D., & ROSS, A.S. (1961). Modelos de agresso psicolgicas. So Paulo, tica. 1961. BARROS, C. S. G. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. So Paulo, tica, 1993. BIAGGIO, A.M.B. Psicologia do Desenvolvimento. Petrpolis, Vozes, 1976. BOSSA, N. Ap. A Psicopedagogia no Brasil: Contribuies a Partir da Prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994.
CALHAU, T. N. O mtodo Clnico: usando os exames de Piaget . Cortez: So Paulo, 1998.

CDIGO DE TICA DA ABPP, In: Revista Psicopedagogia. So Paulo. v.12, N25, ABPp, 1993. COLOROSO, B. O valento, o bullying, e o espectador: da pr-escola ao ensino mdio: como pais e professores podem ajudar a quebrar o ciclo de violncia . New York: Harper Collins Publishers, 2008. DREYER, D. A brincadeira que no tem graa. Disponvel em:

www.educacional.com.br/reposrtagens/bullying. Acesso em: 01/06/11. FANTE, C. Fenmeno Bullying. Como prevenir a violncia nas escolas e educar para a paz. Campinas: Editora Verus, 2004. FELDMANN, J. A Importncia do Psicopedagogo na Instituio Escolar . 2006. Disponvel em HTTP://www.webartigos.com.Acesso em: 08jul2012.)
FERNANDEZ, A. A inteligncia aprisionada. Porto Alegre; Artes Mdicas 1990. FREIRE. P. Pedagogia da autonomia, 27 ed, So Paulo: Paz e Terra, 2003. NEZAN, M.B.C. Inibio Intelectual: manejos clnicos . Estilos Clnicos. [online]. Jun. 2006, vol.11. Disponvel em: <http://scielo.bvspsi.org.br/scielo.php>. Acesso em: 12mar2012.

12

PAN, S. Diagnstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes

Mdicas, 1985. VINHA. T. P. O educador e a moralidade infantil. Campinas: Mercado de Letras, 2000. VISCA, J. Clnica psicopedaggica. Epistemologia Convergente . Porto Alegre: Artes Mdicas, 1987. VISCHI, Eliete e MADJAROV, Priscila. Bullying, Pedagogia. Unasp, 2011

13

You might also like