You are on page 1of 2

Engenharia da Computao Fenmenos de Transporte Prof.

Lyvio
Prisma das Presses Objetivo: Desenvolver uma interpretao grfica da fora desenvolvida por um fluido numa superfcie plana. Vamos considerar a distribuio de presso ao longo da parede vertical de um tanque com largura b e que contm um liquido que apresenta peso especifico . Como a presso varia linearmente com a profundidade, podemos representar a distribuio de presso de acordo com a figura 1 a seguir:

h h
FR

CM

h3

FR h3 b

h
Figura 1

h
Figura 2

Note que a presso relativa nula na superfcie livre do liquido, e igual a h na superfcie inferior do liquido (fundo) e que a presso mdia ocorre num plano com profundidade h 2 . Assim, a fora resultante que atua na rea retangular A = bh
h FR = pmed A = A 2

A distribuio de presso mostrada na figura 1 adequada para toda a superfcie vertical e, ento, ns podemos representar tridimensionalmente a distribuio de presso do modo mostrado na figura 2. A base deste volume no espao presso-rea a superfcie plana que estamos analisando e a altura em cada ponto dada pela presso. Este volume denominado prisma das presses e, o mdulo da fora resultante que atua na superfcie vertical igual ao volume deste prisma. Assim, a fora resultante para o prisma mostrado na figura ser: h 1 FR = volume = ( h)(bh) = A 2 2 onde bh a rea da superfcie retangular vertical.
edulyvio@uniderp.edu.br

Engenharia da Computao Fenmenos de Transporte Prof. Lyvio


A linha de ao da fora resultante precisa passar pelo centroide do prisma das presses. O centroide do prisma mostrado na figura 2 est localizado no eixo vertical de simetria da superfcie vertical e dista h 3 da base (porque o centroide de um tringulo esta localizado a h 3 de sua base).

OBS.: Se a superfcie estiver submersa podemos fazer a mesma abordagem grfica, veja a seguir:

h1

h1

B
h2 FR F2

A
y1 yA

F1

y2

C
( h2 h1 )

D E

Figura 3

Figura 4

Neste caso, a seo transversal do prisma de presses um trapzio. Entretanto, o modulo da fora resultante que atua sobre a superfcie ainda igual ao volume do prisma das presses e sua linha de ao passa pelo centroide do volume. A figura 4 mostra que o modulo da fora resultante pode ser obtido decompondo o prisma das presses em duas partes (ABDE e BCD). Deste modo:

FR = F1 + F2
A localizao da linha de ao de FR pode ser determinada a partir da soma de seus momentos em relao a algum eixo conveniente. Por exemplo, se utilizarmos o eixo que passa atravs de A temos,
FR y A = F1 y1 + F2 y2

A utilizao do prisma das presses para determinar a fora em superfcies planas submersas conveniente se a superfcie for retangular porque o volume e o centroide do prisma podem ser determinados facilmente. Entretanto, quando o formato da superfcie no retangular, a determinao do volume e a localizao do centroide pode ser realizada atravs de integraes.

edulyvio@uniderp.edu.br

You might also like