You are on page 1of 19

A Cartilha do Criador familiar de Peixes

Centro de Treinamento em Aquicultura de Rio das Flores Estrada RJ-145 s/no (antigo Patronato de Menores) Rio das Flores/RJ

COMA MAIS PEIXE E TENHA SADE Projeto de Incentivo Piscicultura Artesanal.


PARCERIA

Fruto de parceria entre a EMATER-RIO, a Prefeitura Municipal de Rio das Flores e o Patronato de Menores, o CTA, como conhecido, produz e comercializa alevinos de tilpia de excelente qualidade, alm de prestar assistncia tcnica aos piscicultores da regio e at de outros estados.

Ministrio do Desenvolvimento Social

RIO SUL CONSAD

Ministrio do Desenvolvimento Social

RIO SUL CONSAD

Rosinha Garotinho Governadora Alberto Mofati Secretrio de Estado de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior

Noes Bsicas sobre o Cultivo de Tilpias

Cosme Vianna Diretor Presidente Wander Jos Rocha de Carvalho Diretor Tcnico Waldeck Schwenck Diretor Administrativo e Financeiro

Projeto de Desenvolvimento da Piscicultura na Regio do Rio Sul Consad

1a Edio Novembro de 2006

APRESENTAO A presente apostila tem o objetivo de passar s famlias beneficiadas pelo projeto DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA NA REGIO DO RIO SUL CONSAD conhecimentos bsicos necessrios para a produo caseira de pescado, seja em tanques rede seja em pequenos viveiros escavados. parte dos esforos conjuntos do MDS-Ministrio do Desenvolvimento Social, EMATER-RIO e RIO SUL CONSAD no sentido de beneficiar diretamente 250 famlias de 18 municpios fluminenses, capacitando-as em uma nova atividade de produo de alimento, possibilitando-lhes melhoria de seu padro alimentar e at mesmo a possibilidade de alguma comercializao do excedente ao seu consumo. O projeto DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA NA REGIO DO RIO SUL CONSAD , proposto e executado pela EMATER-RIO em parceria com o RIO SUL CONSAD e financiado pelo Ministrio do Desenvolvimento Social - MDS. Na execuo do projeto, sero realizados 36 cursos de capacitao atingindo 225 beneficirios abordando aspectos da criao de tilpias e da utilizao destas na cozinha e no artesanato. Aps os cursos, sero distribudos alevinos e rao para criao de 60.000 alevinos em 80 tanques rede e construdos 126 viveiros escavados com at 500 m2 cada um. Simultaneamente, o Centro de Produo de Alevinos da EMATER-RIO estar sendo equipado para aumento de sua produo, como forma de incentivar a piscicultura na regio. A EMATER-RIO, proponente e executora do projeto, tem a expectativa de sensibilizar, com ele, novos possveis parceiros para a continuidade e ampliao do programa, de forma a multiplicar os resultados obtidos e beneficiar maior nmero de famlias. Cosme Vianna Diretor Presidente

EMATER-RIO Alameda So Boaventura, 770 24120-191 Fonseca Niteri RJ e-mail: ematerio@emater.rj.gov.br

Elaborao : Bruno de Oliveira Cerqueira Tcnico Agrcola, Extensionista Rural da EMATER-RIO

1) PEIXES INDICADOS PARA O CULTIVO


No Projeto RIO SUL CONSAD de Incentivo a Piscicultura, o peixe utilizado inicialmente ser a tilpia-do-Nilo. Carpas e piaus, entre outros, podem ser cultivados junto com as tilpias, num sistema chamado POLICULTIVO.

2) CONHEA SEUS PEIXES

De todas as espcies, a Tilpia-do-Nilo a mais utilizada para o cultivo, por apresentar um melhor desempenho, principalmente os machos. um peixe africano muito rstico e com carne saborosa. Possui hbito alimentar planctfago e detritvoro, alimentando-se, em primeiro lugar, do plncton e em menor proporo de detritos orgnicos. Aceita bem raes artificiais. Atinge de 400 a 600 gramas no perodo de seis a oito meses de cultivo. tambm utilizado como peixe forrageiro, servindo de alimento na criao de peixes carnvoros. A maior restrio ao seu cultivo sua reproduo precoce, a partir de quatro meses de idade, o que gera o superpovoamento de tanques. Este problema pode ser contornado com a utilizao apenas de alevinos machos, sexados manualmente ou revertidos atravs de hormnios sexuais, que so facilmente encontrados em vrios fornecedores de alevinos.

MORFOLOGIA

Espcie de origem asitica a CARPA cultivada em todo o mundo. Possui qualidades importantes para produo em viveiros, como resistncia a doenas, facilidade de manejo e reproduo. Em algumas regies do Brasil seu sabor e aparncia no so bem aceitos pelos consumidores. As variedades mais cultivadas so a carpa escama, a espelho e a colorida, sendo esta ltima mais apreciada para fins decorativos. Tm hbito alimentar bentfago e onvoro, ou seja, alimentam-se de preferncia de pequenos vermes, minhocas e moluscos que vivem no fundo dos tanques e se adaptam bem aos mais diferentes tipos de alimentos. As carpas apresentam crescimento rpido, atingindo facilmente 1,5 kg em um ano, podendo ser utilizadas em policultivo

VAMOS CONHECER MAIS A TILPIA


Nadadeira Dorsal

REPRODUO NATURAL
Considerado o maior problema para criaes de tilpia em viveiros de terra. Basta a temperatura da gua chegar a 24C que a reproduo comea. Para obter sucesso fundamental criar s machos.

MORFOLOGIA
Olho Boca

Nadadeira Caudal

NINHOS DE TILPIA NO FUNDO DO VIVEIRO Foto- PhD. Fernando KuBITZA

Oprculo Nadadeira Peitoral

Nadadeira Anal Nadadeira Plvica

ACASALAMENTO

RGOS INTERNOS
Saber mais sobre a biologia da espcie que voc cria fundamental. A identificao dos rgos na hora do abate e diagnsticos de doenas tambm muito importante.
Fotos- PhD. Fernando Kubitza

3) CARACTERSTICAS DOS PEIXES IMPORTANTES PARA A CRIAO:


1) PECILOTERMIA:
A temperatura do meu corpo igual a da gua. No gasto energia para manter meu corpo aquecido. Com isso tenho melhor ganho de peso e converso alimentar.

4) UMA CRIAO DE PEIXE PRECISA:


Tudo que preciso

2) RESPIRAO:
Feita pelas Brnquias por difuso direta com a gua. Para respirar, preciso engolir gua e soltar pelo oprculo, Quanto mais oxignio na gua apertando a gua mais fcil a respirao do contra as guelras peixe. Temperatura da gua alta, aumenta o consumo de oxignio. Argila ou barro na gua dificulta respirao.

O Criador de peixes bem sucedido deve atender s necessidades dos peixes e proteg-los de seus inimigos. Criadores que no cuidam dos seus peixes no tm sucesso!

4.1) GUA
Assim retiro o oxignio que preciso

a necessidade mais bvia e imediata dos peixes. Deve haver gua na quantidade e qualidade certas.

FONTES DE GUA PARA PISCICULTURA: 3) EXCRE EXCREO FECAL:


As fezes representam em mdia 20% do alimento ingerido. excretada no ambiente (gua). O processo de decomposio das fezes retira oxignio da gua. Maior a qualidade e digestibilidade do alimento, menor quantidade de fezes.

4) EXCRE EXCREO NITROGENADA:


Baixa demanda energtica. Feita via brnquias por difuso direta com a gua. Vantagem gera ganho peso. Amnia excretada txica aos peixes.

guas Superficiais:
Crregos, Rios e lagos

guas Subterrneas:
Nascentes e Poos gua de poo tem menos oxignio, precisa de exposio ao ar, atravs de represamento ou aerao.

AO ESCOLHER UMA FONTE DE GUA PARA A CRIAO DE PEIXES IMPORTANTE AVALIAR: PRESEN PRESENA DE VIDA:
Desconfiar da ausncia de vida na gua. Pequenos peixes e outros organismos aquticos devem estar presentes na gua.

4.2) OXIGNIO
Os peixes obtm oxignio da gua quando ela passa por suas guelras ou brnquias. A quantidade de oxignio aumenta de dia e diminui a noite, sendo o nvel pior ao amanhecer.

QUALIDADE DA GUA:
guas superficiais so mais ricas em oxignio e tm menos gs carbnico. Outros parmetros como temperatura, pH, alcalinidade, dureza e amnia so muito importantes na criao de peixes, e devem ser monitorados.
A gua ideal
pH Alcalinidade Total (AT) Dureza Total (DT) Amnia Txica (N-NH3 ) Nitrito (NO -2) Transparncia (disco)

FALTA DE OXIGNIO geralmente causada por um dos seguintes motivos:


Excesso de matria orgnica se decompondo no viveiro (folhas mortas, esterco, comida no consumida) Excesso de peixes Muitas plantas ou algas verdes na gua (a gua parece verde e pode haver uma espuma verde na gua)

Parmetros
Oxignio dissolvido

Valores Adequados
+ 60% saturao (+4mg/L) Ideal 7 a 8,5 + 30 mg CaCO3 /L (+50 ideal) + 30 mg CaCO3 /L (+50 ideal) - 0,20 mg/L - 0,30 mg/L Entre 30 e 60 cm

O QUE FAZER !
Adicione gua limpa rapidamente no viveiro. Coloque um filtro ou tela fina para evitar a entrada de peixes invasores. Paralisar a alimentao dos peixes e adubao nos viveiros Retire alguns peixes sem entrar no viveiro. Revolver o fundo pode piorar a situao. Bata com galho na gua sem agredir os peixes.

Outros fatores que interferem na qualidade da gua:


Quantidade ou biomassa de peixes no viveiro. Qualidade e quantidade diria de rao ou alimentos utilizados. Abundncia de plncton (algas e microorganismos). Prticas de correo da qualidade da gua: (calagem, aerao, adubao e controle do fitoplncton). O grau e controle da renovao de gua. Condies climticas e caractersticas do solo e fundo dos viveiros .

Seus peixes conseguem respirar?


Verifique o viveiro pela manh. Se os peixes estiverem na superfcie boquejando, em busca de oxignio, significa que o nvel est baixo. No dia seguinte podem estar mortos! Voc precisa agir.

O fitoplncton (algas) o maior produtor de oxignio em um viveiro de piscicultura.


Saber monitorar o fitoplncton no viveiro de piscicultura importante para manter nveis adequados de oxignio. Alimentar e adubar o viveiro na dosagem certa fundamental.

b) ALIMENTOS COMPLEMENTARES
O alimento complementar ideal a rao. Balanceada para as necessidades dos peixes, garantem a sade e o desenvolvimento. Podem ser de trs tipos: EXTRUSADA, PELETIZADA OU FARELADA. EXTRUSADA Rao que sofreu processo de
expanso do pelet ou gro de rao. O pelet fica cheio de ar, parecido com rao de ces. Com isso flutua facilitando a observao do criador na hora da alimentao dos peixes e evita desperdcio. Com a rao extrusada VOC V O PEIXE COMER, isso auxilia muito no ajuste da quantidade de rao diria.

4.3) ALIMENTO
Existem duas fontes de alimentos para peixes, naturais e complementares.

a) ALIMENTO NATURAL
O alimento natural ou PLNCTON o primeiro alimento do peixe. Ele faz com a gua tenha cor verde. Composto de organismos de origem vegetal, que so as algas ou FITOPLNCTON, e microorganismos aquticos de origem animal, denominados ZOOPLNCTON.

Que delcia essa gua

PELETIZADA Rao farelada que sofreu processo de compactao e


modelao, formando os pelets ou gros cilndricos de rao mais densos, que afundam na gua, pois no tm a presena do ar no seu interior como a rao extrusada. Embora o peixe coma a rao no fundo do viveiro, dificulta a visualizao do criador e o ajuste da quantidade diria.

FARELADA Rao em p ou em pequenos gros com pouca


A gua verde to importante para peixe jovem, quanto o leite para o bezerro. IMPORTNCIA DO FITOPLNCTON estabilidade na gua. Utilizada mais para peixes jovens ou alevinos, pois espalha-se com facilidade e os alevinos comem na superfcie e na coluna de gua , enquanto a rao vai afundando lentamente.

OUTROS ALIMENTOS Sobras de farelos


produzidos no stio, gros, frutas, verduras, legumes e comida tambm podem ser utilizados na alimentao dos peixes. Procure um tcnico e ele vai orientar como fazer sem prejudicar a qualidade da gua.

Como produzir alimento natural?


Para produzir alimento natural necessrio realizar adubaes no viveiro e monitorar a produo de plncton e a qualidade da gua.

Produo de oxignio; Remoo de gs carbnico Remoo de amnia Alimento natural Sombreamento do fundo (evita algas filamentosas e plantas)

LembreLembre-se que alimento e adubo em excesso aceleram a produ produo de plncton no viveiro, Podem ocorrer problemas com os n nveis de Oxignio e Amnia e os peixes podem morrer .

QUANTO O PEIXE DEVE COMER? Alm do alimento natural o consumo de alimentos complementares pode variar de 2 a 5% do peso do peixe. Tudo vai depender da temperatura, qualidade da gua e do alimento utilizado. EXEMPLO - Se o peixes estiverem com 100gramas, significa que cada um vai consumir de 2 a 5 gramas de alimento. O alimento de pior qualidade aumenta o consumo e a quantidade de detritos no viveiro. Isso limita a quantidade de peixes .

Aprenda a fazer estas contas. Elas podem baixar o custo do seu peixe.

5) INICIAR UMA CRIAO DE PEIXES


O pequeno criador deve optar pelo sistema de cria criao que se enquadra em sua propriedade e condi condies financeiras . Caso possua um a aude, este pode ser utilizado para cria criao de peixes em tanquestanques-rede ou gaiolas. Mas lembrelembrese de que o peixe preso ou confinado precisa de ra rao e no podemos contar com alimento natural. Peixes soltos em viveiros crescem mais r rpido e a um custo mais baixo.

COMO CRIAR ? Soltos no Confinados em VIVEIRO DE TERRA TANQUESTANQUES-REDE OU 6) VIVEIROS DE TERRA


Na hora de construir um viveiro de piscicultura precisamos observar uma s srie de fatores: LOCAL e GUA O local precisa ser plano, com uma boa fonte de gua,
preferencialmente prximo de casa e de fcil acesso da famlia.

4.4) SEGURANA
Os peixes precisam ser protegidos de seus inimigos. Estes incluem peixes predadores, lontras, pssaros, cobras e ladres.
Trara.

PEIXES PREDADORES - No canal, vala ou

tubo que abastece o viveiro, devem ser colocados grades, filtros ou telas finas. Quando adquirir os alevinos para iniciar a criao eles podem vir junto. Examine os peixes cuidadosamente e compre sempre de um fornecedor de confiana. Antes de encher o viveiro aps cada cultivo, deixe secar o fundo do viveiro ou faa um tratamento com cal virgem na lama do fundo.

SOLO O solos argilosos so melhores para


construo de viveiros, pois retm bem a gua, evitando infiltraes demasiadas.
Para saber se o solo bom, fa faa um buraco de 80cm retire uma amostra, molhe um pouco e fa faa uma bola. Atire para cima uns 50cm e segure no ar. Se a bola desfizer o solo no bom para construir o viveiro. Procure outro local!

LONTRAS E OUTROS ANIMAIS - Caso tenha


problema a nica proteo construir uma cerca em volta do viveiro. Os tanques-rede de tela galvanizada no permitem a entrada destes animais.

FORMATO DO VIVEIRO Os viveiros devem ser construdos de forma


que possam ser cheios e esvaziados completamente. Viveiros retangulares so mais fceis de serem construdos e facilitam a captura dos peixes. A menor dimenso de viveiro que recomendamos de 10m de x 15m (150m). Para criao familiar melhor ter vrios viveiros pequenos do que um viveiro grande.

PSSAROS Procure construir o viveiro prximo de casa. Pessoas e movimento


os assustam. Telas anti-pssaro tambm podem ser usadas.

VIVEIROS PODEM SER: CAVADOS - Construdos em


reas planas retirando-se o solo. O nvel da gua fica abaixo do nvel original do solo.

CONSTRUA AS PAREDES DO VIVEIRO Ao cavar utilize o solo


para construir as paredes do viveiro. Amasse o solo para construir as paredes, usando os ps, troncos pesados ou mquinas se o viveiro for grande. Se encontrar solo arenoso lance-o para fora do viveiro no use para construir as paredes. As paredes do viveiro ou taludes devem ter declive suave, alcanando 1 m de altura para cada 2m de comprimento (foto). O talude deve ficar 30 cm mais alto que o nvel da gua.

NIVELADOS - Construdos em
descidas. O solo do lado mais alto cavado para construir uma barreira do lado mais baixo. A barreira de terra tem que ser forte, pois o nvel da gua mais alto que o solo original

ENTRADA E SA SADA DE GUA O tubo de entrada transporta a gua


do canal para encher o viveiro. A gua geralmente contm muito solo em suspenso o que pode deix-la muito
Filtro Caixa sedimentao Tubo de entrada Tubo de escoamento

ETAPAS DA CONSTRU CONSTRUO DO VIVEIRO

Escolhido o local, fonte de gua e definidas as dimenses do viveiro, hora de comear a construo.
vegetao,galhos e pedras. Medir e marcar o viveiro com o auxlio de estacas. Retire a camada superior do solo (5 a 10cm) e mantenhaa fora do viveiro. Aps esta limpeza comea o processo de escavao manual ou com mquinas. Mo obra

PREPARO DO LOCAL Retire a

barrenta. Ao cavar o canal de abastecimento, cave um buraco debaixo do tubo de entrada. Esta caixa de sedimentao permitir que o solo sedimente, evitando

Canal de abastecimento

EVITE VAZAMENTOS No
caso de estar construindo um viveiro nivelado em um solo que no tenha boa compactao, construa uma vala de 50cm do lado de fora na parte Camada superior mais baixa, antes de construir o talude. Cave at encontrar terra firme, enchendo com argila bem socada. Isto chamado de revestimento de argila ou ncleo do talude. Revestimento de argila uma proteo para fundo do viveiro tornando-o mais forte e geralmente sem vazamentos.

que o viveiro se encha de lama. Instale um filtro de tela no tubo de entrada para evitar animais indesejveis. O viveiro deve ter 80cm de gua na parte mais rasa e 1m na parte mais funda do viveiro, onde ser instalado o tubo de escoamento (100mm) do tipo cachimbo.

PROTEJA O VIVEIRO Ao
terminar de construir s margens do viveiro, cubra com o solo que deixou separado e plante grama nas margens para proteger o viveiro de eroso. Viveiros em locais inclinados podem receber gua das encostas em dias de chuvas fortes. Construa um canal de escoamento ao longo da parte superior do viveiro, evitando que entre terra trazida pela chuva para dentro do viveiro(assoreamento).

CALAGEM E ADUBA ADUBAO INICIAL Antes de encher o


viveiro necessrio fazer a a calagem do viveiro e em seguida a adubao inicial. Assim como nossas terras so cidas, nossas guas tambm o so. Na lavoura usamos o calcrio para corrigir a acidez da terra e resolvemos o problema. No viveiro devemos agir da mesma forma. O calcrio deve ser distribudo no fundo e paredes do viveiro. Para verificarmos a acidez, analisamos a gua de abastecimento e avaliamos o ph que determina quantos pontos a gua cida ou alcalina e medimos alcalinidade total que informa quantas miligramas de carbonato de clcio esto presentes por litro de gua. Com ba-se ALCALINIDADE neste IDEAL +50mg/litro resultado Utilizar a tabela para verificar a quantidade de calcrio a ser aplicada no vipH IDEAL 7 a veiro. Em segui-da faa a adubao 8,5 inicial

Um bom viveiro de peixes tem...


- gua verde, 1 1,5 metros de profundidade - nenhuma rvore suspensa sobre a gua - grama nas margens, bem cortada para evitar cobras - nehuma planta flutuante - tubos de entrada e sada com filtros - cerca para manter livre de lontras se for necessrio - um balde de alimento ou adubo - peixes saudveis com populao controlada DOSE DE CALC CALCRIO
gramas / m2

A aduba adubao inicial deve ser realizada 15 dias ap aps a calagem, junto com o enchimento do viveiro. O criador deve optar pela aduba adubao orgnica e utilizar a aduba adubao qu qumica de forma complementar, segundo a produ produo ou no de plncton no viveiro ADUBA (g/m) ADUBAO INICIAL - em gamas por metro quadrado (g/m ADUBA ADUBAO ORGNICA
Estrume bovino Estrume de aves 300 150

ADUBA ADUBAO INORGNICA


Uria Super-fosfato-simples 4,5 2,4

ENCHENDO O VIVEIRO Certifiquese que os filtros esto bem instalados, verifique os tubos de entrada e escoamento de gua do viveiro. Comee a encher o viveiro 15 dias antes de receber os peixes. Tempo suficiente para a gua aquecer e comear a ficar verde. Viveiros adubados e cheios h mais de 20 dias esto sujeitos a ter predadores de alevinos muito pequenos (1 a 2cm).

ALCALINIDADE TOTAL
(Miligramas de carbonato de clcio / litro de gua)

6.1) MONITORANDO O ALIMENTO NATURAL


Menor 10mg Entre 10 a 20mg Entre 20 a 30mg 300 a 400 200 a 300 100 a 200 O alimento natural tem um papel muito importante na criao em viveiros. Responsvel por at 70% da alimentao dos peixes, precisamos saber monitorar a produo de alimento natural.

ADUBA ADUBAES -

As adubaes podem ser ORGNICAS utilizando estrume de aves, bovinos ou sunos

MANEIRA PR PRTICA DE MONITORAR O PLNCTON

e INORGNICAS, onde a uria e o sufer-fosfato simples so os adubos indicados devido facilidade e disponibilidade no mercado e porque no fazem mal aos peixes, mesmo quando aplicado em viveiros j povoados. A adubao acelera a proliferao de plncton na gua, desde que a acidez esteja corrigida.

MANEIRA T TCNICA DE MONITORAR O PLNCTON


Segundo Dr. Claude Boyd com uma fita mtrica presa a um disco de metal pintado de preto e branco, podemos medir a quantidade de plncton e a transparncia da gua. Este disco chamado DISCO DE SECCHI.
Fotos- PhD. Fernando Kubitza

6.2) ESTOCAGEM DO VIVEIRO


Procure adquirir alevinos de fornecedores confiveis, pois no podemos esquecer que devemos criar tilpias machos, que passaram pelo processo de reverso sexual. Inspecione os peixes quando comprar e transporte rapidamente em local seguro e escuro de preferncia. Peixes transportados no escuro ficam mais calmos e consomem menos oxignio. Antes de soltar os peixes, deixe o recipiente dentro do viveiro, at que a gua do recipiente fique na mesma temperatura do viveiro para evitar o choque trmico. Uma diferena de 3 a 4C na temperatura da gua durante a transferncia, pode matar os peixes. Aps esta aclimatao, abra o recipiente e coloque gua aos poucos e retire lentamente com o auxilio de uma caneca, depois solte os peixes gradualmente, nunca de forma brusca ou sbita. No alimente os peixes no dia da estocagem.

COMO UTILIZAR O DISCO O disco deve ser afundado na gua e o


ponto de desaparecimento do disco anotado. Com o resultado faa a leitura e tome suas providncias.

Avali ) Avalio das leituras do DISCO DE SECCHI (Boyd (Boyd) LEITURA


- Viveiro muito turvo. Menor que 20 cm 20 a 30 cm 30 a 45 cm - Turbidez Fitoplncton: Baixa conc. Oxignio - Turbidez Part. de Solo: Baixa Produtividade - Turbidez est se tornando excessiva - Se for Fitoplncton est boas condies - O Fitoplncton est se tornando escasso Mais de 45 cm - gua muito clara, produtividade baixa - Plantas daninhas no fundo (penetrao de luz) - Peixes ficam mais ariscos

AVALIA AVALIAO

6.3) SISTEMAS DE CULTIVO EM VIVEIRO


SISTEMA
Sistema aplicado em lagos, represas e audes, onde o homem no controla predadores, a qualidade da gua e a densidade de peixes. O plncton que se desenvolve naturalmente na gua a nica fonte de alimento disponvel para os peixes. A taxa de estocagem neste sistema de at 50gramas de peixes/m. Sempre que ultrapassamos a quantidade de peixes que o viveiro pode suportar, os peixes param de crescer e at emagrecem. Quando atingir este ponto, voc chegou na CAPACIDADE DE SUPORTE do viveiro.

EXTENSIVO

A GUA FICOU VERDE 10 dias aps a adubao e enchimento dos


viveiros a gua j esta verde e frtil. Se a transparncia da gua est entre 30 e 45cm, est ideal para receber os alevinos. Caso esteja muito verde, com excesso de fitoplncton, coloque gua no viveiro at chegar ao ponto ideal.

CAPACIDADE DE SUPORTE
1 til tilpia de 500gramas a cada 10m 10m

A GUA NO FICOU VERDE corte o abastecimento de gua no viveiro


e faa nova anlise. Calagem mal feita e temperaturas muito frias, impedem a formao de plncton na gua.

SISTEMA SEMISEMI-INTENSIVO Este o


sistema de Cultivo em Viveiros mais indicado para famlias rurais carentes, pois permite a produo de peixes para alimentao e a possibilidade de gerar renda com a venda do excedente dos peixes que produzir. O alimento natural ou plncton tem um papel muito importante neste sistema de cultivo pois responsvel por at 70% do alimento que os peixes vo consumir. Portanto devemos realizar as adubaes rotineiras de acordo com produo de plncton. Para isso podemos utilizar o DISCO DE SECCHI ou as prprias mos como j vimos anteriormente. Na criao semi-intensiva, alm da CAPACIDADE DE adubao devemos utilizar SUPORTE alimentos complementares, tais 1 til tilpia de como gros (milho e sorgo), farelos 500gramas a cada (soja, milho, trigo), tortas e farinhas m (carne ou peixe).

Capacidade de suporte (tonelada/10000m (tonelada/10000m) para diferentes esp cies e sistemas de produ esp produo (Kubitza (Kubitza 2000): ESPCIES
Carpa comum Tilpia niltica Bagre-do-canal Bagre africano* Pacu Tambaqui Tambacu Brycon Surubins Extensivo 0,3 - 0,5 0,3 0,5 0,05 0,03 0,08 Somente adubo 12 13 0,3 0,4 0,1 0,3 0,3 0,8 0,3 1,6 Adubo +
Suplemento

Rao 46 68 45 10 - 18 56 57 57 56 4-6

23 36 24 39 35 35

* Peixe de respirao area, menos sujeito a limitaes na Capacidade Suporte suportando baixos nveis de oxignio na gua

7) TANQUES-REDE
Para produzir peixes confinados em tanquestanquesrede precisamos de um aude que atenda algumas especifica especificaes 7.1) AVALIA AVALIAO DO A AUDE:
LOCAL
- O local escolhido deve ter segurana (roubo e predadores), protegido de ventos e de fcil acesso aos tanques-rede , principalmente durante o manejo. Locais muito sombreados devem ser evitados, pois geralmente apresentam guas muito frias.

SISTEMA INTENSIVO - A caracterstica principal deste cultivo o uso de


raes balanceadas na alimentao dos peixes, em virtude das densidades de estocagem bastante altas - cerca de um a dois peixe por metro quadrado - o que torna os alimentos naturais bastante insuficientes, embora estejam presentes na cultura e possam mesmo ser incrementados atravs de fertilizantes. O cultivo intensivo realizado em tanques e viveiros, e as formas de interveno do produtor so as mesmas utilizadas para a piscicultura semi-intensiva. O uso de aerao de emergncia e renovao de gua dos viveiros, aumentam o nvel de oxignio do viveiros e diminuem os re-sduos CAPACIDADE DE orgnicos, possibilitando um SUPORTE incremento ainda maior 2 a 4 til tilpias de 500gramas a cada de produo nos viveiros, chegando a produzir de 2 a 4 tilpias m por metro quadrado.

TAMANHO DO A AUDE - Acima de 1000m de rea alagada. Audes


ou lagos menores, no devem ser utilizados pois esto sujeitos a mudanas bruscas na qualidade da gua. Um aude de 1000m suficiente para receber um tanque-rede de 4m, com 400kg de peixe, ou 800 tilpias de 500gramas.

PROFUNDIDADE DO A AUDE Todo


aude geralmente apresenta profundidades diferentes. O local dentro do aude onde sero instalados os tanques-rede deve ter uma profundidade de 3 metros. Esta profundidade permite ficar uma distancia de 2 metros entre o fundo do tanque-rede e o fundo do aude, suficiente para fezes se diluirem na gua e no acumularem embaixo do tanque-rede.

Tanque-rede Nvel dgua

1m
Fundo do aude

2m

Tudo que aprendemos sobre alimento natural em cultivos em viveiros deve ser esquecido para cria criao em tanquestanquesrede. rede. A gua do aude para cria criao em tanquestanques-rede NO PODE SER VERDE, ou seja rica em alimento natural. Peixes confinados em tanquestanques-rede precisam de ra raes nutricionalmente completas. . O alimento natural no completas suficente para manter a sa sade dos peixes criados em tanquestanques-rede. rede. TRANSPARNCIA E GRAU DE EUTROFIZA EUTROFIZAO DA GUA Para
medir a tranparncia da gua usamos o disco de secchi. Com ele tambm podemos determinar o grau de enriquecimento de plncton ou o GRAU DE EUTROFIZAO da gua. Na criao em tanques-rede, quanto mais limpa for a gua, mais peixes por metro cbico o tanquerede capaz de sustentar. Segundo Dr. H. R. Shimittou a transparncia da gua e o grau de eutrofizao esto diretamente relacionados produtividade e densidade de cultivo, como vemos na tabela abaixo.

VAZO DO A AUDE A vazo


de gua do aude, deve ser o suficiente para mant-lo cheio. Audes que no perodo da seca esvaziam, perdendo gua por evaporao e infiltrao, no devem ser utilizados na criao de peixes em tanques-rede.

QUALIDADE DA GUA DO A AUDE Segundo Kubitza a gua do aude


para criao em tanques-redes deve apresentar os parmetros mnimos de qualidade descritos abaixo.

Avalia Avaliao da Eutrofiza Eutrofizao da gua pela transparncia em rela o a produtividade (Holmer ): rela (Holmer R.Schmittou R.Schmittou):
Nvel de enriquecimento da gua Oligotrfico (pobregua limpa) Mesotrfico (mdio) Eutrfico (rico - turva) Transparncia com Disco de Secchi + 200cm 80 a 200cm 40 a 80cm Produtividade tima (kg/m 3) +200kg (alta) At 200kg (mdia) At 150kg (baixa)

Parmetros de qualidade da gua para produ produo em tanquestanques-rede (kubitza (kubitza 2000) PARMETRO
Oxignio dentro do Tanque-rede pH Alcalinidade Total (AT) Dureza Total (DT) Amnia Txica Nitrito

VALORES ADEQUADOS
+60% saturao (4mg/l) 6,5 a 8,0 maior 10mg CaCO3/l maior 10mg CaCO3/l menor 0,2mg/l menor 0,3mg/l

Segundo Dr. H.R.Schmittou o cultivo em tanques-rede no recomendado em ambientes com transparncia inferior a 30cm

VIVEIROS (gua VERDE)!

TANQUESTANQUES-REDE (gua LIMPA!

TURBIDEZ MINERAL ( (gua barrenta) barrenta) A gua do reservatrio ou aude


deve ter transparncia acima de 50cm (disco de secchi). Audes que recebem guas de encostas e estradas em dias de chuva geralmente ficam com a gua barrenta. A argila em suspenso na gua diculta a respirao dos peixes, diminuindo a produtividade do tanque-rede.

CONTROLE DE PEIXES INVASORES

RENOVA RENOVAO DE GUA NO TANQUETANQUE-REDE Em


ambientes com gua parada, a renovao de gua dentro do tanque-rede se d atravs da natao dos peixes. Peixes nadando em vrios sentidos, provocam a movimentao a gua, fazendo com que haja uma mistura da gua de dentro com a gua de fora do tanque-rede. Pequenos reservatrios com um grande volume de gua entrando e saindo produzem correntes internas que tambm auxiliam no processo de renovao da gua do tanque-rede .

Quando dimensionamos a quantidade de tanques-rede e a biomassa de peixes que um aude capaz de suportar, calculamos sem a presena de peixes invasores. Caso o aude possua um bom sistema de drenagem da gua, fica fcil o controle de peixes invasores. Basta esvaziar completamente o aude, retirar os peixes maiores que servem para alimentao e realizar o expurgo do aude, matando larvas, alevinos e pequenos peixes que ficam na lama do fundo do aude, com aplicao de cal virgem. Para audes sem manejo e controle de peixes invasores, temos que estimar a quantidade e o peso dos peixes existentes antes de calcular quantos tanques-rede o aude capaz de suportar.

7.2) TAMANHO E VOLUME DO TANQUETANQUE-REDE


GVBD Grande Volume Baixa Densidade PVAD Pequeno Volume Alta Densidade (1 a 4m 4m) Comparao de parmetros tcnicos entre tanques-rede GVBD e PVAD (Dr. Holmer R. Schmitou): TEM
Volume do tanque-rede (m3) Dimenses do tanque-rede (m) Corrente ASL (m2:m3 ) Renovao (%) Tipo de coberetura Comedouro 0,57:1 14 Ausente/rede Ausente 4:1 100 Opaca

A produtividade do tanque-rede est diretamente ligada ao seu tamanho e volume. Os tanques-rede podem ser:

(Exemplo: A Aude com corrente cuja velocidade da gua de 0,5metros/minuto)


4m3 Corrente 2m

GVBD
98 (30 a 250) 7x7x2

PVAD
1 (1 a 4) 1x1x1

2m Ocorre 1 troca de gua em 4 minutos a esta velocidade Pequenas correntes no reservatrio, como no exemplo acima, sem dvida contribuem para renovao de gua dentro do tanque-rede e reduo de detritos orgnicos no ambiente, mas no devemos esquecer que excesso de gua entrando e saindo pode esfriar muito o ambiente, fazendo com que os peixes reduzam a ingestao de alimento com a gua fria. Peixe que no come, no cresce! cresce!

Conforme rao

DENSIDADE DE ESTOCAGEM (peixes/m3)


Bagre americano Carpa comum Tilpia Produtividade tima (kg/m3) 40 (5-45) 40 (5-45) 20 (2-28) 400 (300-500) 400 (300-500) 500 (400-700) 200 (150-+250)

MANEJO DO A AUDE ANTES DA CRIA CRIAO O O aude para criao em


tanques-rede, alm de possuir as caractersticas citadas, deve ter um sistema de drenagem da gua, permitindo que seja esvaziado para realizao de calagem e principalmente o controle de peixes invasores.

TAMANHO IDEAL DO TANQUETANQUE-REDE (PVAD) MODELO DE TANQUETANQUE-REDE (4m (4m)


2m

Recomendamos para a engorda de tilpias os tanques-rede PVAD (pequeno volume alta densidade) de 4m (2x2x1,2m), encontrado facilmente no mercado. Veja dois exemplos abaixo:
Foto Telas Guar Trs Rios- RJ

MALHAS DO TANQUETANQUE-REDE A grade ou malha do tanquerede deve ser resistente, durvel, leve, que facilite a renovao, no corrosvel, resistente colmatao, que no provoque leses nos peixes e de baixo custo. Material utilizado pode ser redes de multifilamento, telas galvanizadas revestidas, alumnio, inox, telas plsticas, entre outros. O tamanho da malha deve ser o maior possvel. Evitar malhas inferiores a 13mm. O ideal utilizar malhas de 18 a 25mm, sendo a malha (18 a 19mm )a mais utilizada Tela menor pelos fornecedores. Ao adquirir a tela para construo do tanque-rede, divida o tanque em trs partes. A tela maior cobre uma lateral, o fundo e a outra lateral. Duas telas menores faro as outras duas laterais. Em um tanque-rede de 1m (1x1x1,2m) como o exemplo ao lado, iremos comprar uma tela de 3,4mx1m (fundo 1m e duas laterais) e duas telas de 1m 1mx1,2m para as outras duas laterais.
Tela maior (fundo e 2 laterais)

1,2m

Foto Projeto Pacu Campo Grande - MT

Geralmente os tanques-rede tem altura de 1,2 a 1,3m, mas apenas 1 metro fica submerso na gua, o restante fica fora dgua preso estrutura do tanque, que sustenta a tela e os flutuadores.

ETAPAS E MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRU CONSTRUO DE UM TANQUEREDE PVAD TANQUE ESTRUTURA DO TANQUETANQUE-REDE A estrutura do tanque-rede
pode ser feita de tubos de ferro, alumnio, madeira entre outros materiais. Na estrutura do tanque so fixadas a tela, tampa e flutuadores. Durabilidade do material, peso e resistncia so fatores importantes que devem ser observados na construo da estrutura de sustentao do tanque rede.

Gales usados, lates de metal, tubos de PVC, entre outros materias podem ser utilizados O flutuador deve ser bem fixado na estrutura do tanque-rede. Caso os flutuadores se soltem, o tanque-rede afundar com os peixes e o criador corre o risco de perder toda a produo de pescado. COMEDOURO A rao de peixes flutua na gua e para que
ela no saia boiando de dentro do tanque-rede fazemos um revestimento interno prximo a superfcie com uma faixa de tela, cuja malha inferior ao dimetro da rao utilizada, isto chamamos de comedouro. A tela do comedouro deve ter 40cm de altura, altura, 20cm fora e 20cm dentro dgua gua
20cm 20cm Comedouro Nvel da gua

FLUTUADORES

Tipos de Estruturas para TanquesTanques-rede ALUM ALUMNIO TUBO GALVANIZADO MADEIRA

1,2m

TAMPA A tampa do
tanque-rede protege os peixes contra predadores e evita fugas. Tanques-rede de 4m devem ter duas tanpas de 1x2m, fixadas na lateral por meio de dobradias, abrindo e fechando no sentido do centro do tanque-rede, conforme foto acima. Para tanques menores a tampa geralmente do tamanho do tanquerede, sendo fixada em apenas uma lateral. O tanque-rede deve ter uma tranca com cadeado para evitar o acesso e roubo. A tela ou grade utilizada na tampa pode ter a malha um pouco maior que a do tanque-rede.

7.3) LOCALIZA LOCALIZAO DO TANQUESTANQUES-REDE


TanqueTanque-rede pronto hora de levar para o a aude!
Antes de colocar os tanques-rede dentro dgua, precisamos de escolher o local ideal dentro do aude, alm do posicionamento e distncia entre os tanques-rede. Um cabo resistente deve ser esticado e fixado nas laterais do aude, passando na superfcie da gua sobre o local escolhido para instalar os tanques-rede. Neste cabo sero fixados os tanques-rede. Em audes que abaixam muito o nvel durante a seca ou esto sujeitos a inundao , elevando muito o nvel durante o perodo das chuvas, o cabo de fixao dos tanques-rede tem ser suficiente para acompanhar esta variao do nvel da gua.
Tanques-rede de 4m

COBERTURA A criao em tanques-rede realizada em


ambientes com gua limpa, com isso os peixes ficam muito expostos a luz do sol. Os raios ultravioleta emitidos pelo sol prejudicam os peixes, diminuindo sua capacidade imunolgica. O tanque-rede deve ter uma cobertura opaca sobre a tampa. Esta cobertura pode ser feita de vrios materiais, sendo o sombrite o mais utilizado, como na foto abaixo. Sombrite 80% 2m 4 a 6m 2m 4 a 6m
(2 a 3 vezes a largura do tanque-rede)

(Dobro da distncia entre os tanques-rede)

2m

Cabos de fixao

8 a 12m

A cobertura deve ser mvel, levantando com facilidade durante a alimentao. Alguns criadores fazem um buraco no meio da cobertura para alimentar os peixes. A cobertura tambm ameniza o estresse dos peixes quando pssaros predadores pousam no tanque-rede.

MONTAGEM DO TANQUE-REDE Pendure a


estrutura do tanque-rede a 1,5m do cho utilizando cordas. Fixar a tela maior em uma lateral da estrutura, depois prenda na lateral oposta. Fixe as duas telas menores na estrutura e costure as telas de cima para baixo, utilizando o mesmo arame da tela do tanque-rede. Instale o comedouro, a cobertura e os flutuadores. Est pronto o seu TANQUE-REDE!

A distncia entre os tanques-redes, segundo Dr. Holmer R. Schimittou, deve ser duas a trs vezes a largura do tanque-rede. Exemplo: Um tanque-rede de 4m, com 2 metros de largura deve ficar a uma distncia de 4 a 6 metros do outro tanque-rede. Caso seja necessrio instalar dois ou mais cabos de fixao, a distncia entre eles deve ser o dobro da distncia entre os tanques-rede e posicionamento dos tanques-rede nos cabos devem ter a forma de um tabuleiro de xadrez. Caso o aude tenha pequena corrente, os cabos devem ser instalados preferencialmente contra o sentido da corrente. Para reservatrios ou audes mesotrficos e eutrficos, situar os tanques-rede em locais com 3 a 4 m de profundidade. Nestes ambientes evitar locais muito profundos. Grandes audes procurar locais protegidos de ventos e ondas, que seja de fcil acesso e seguro.

corrente

7.4) ESTOCAGEM DOS TANQUESTANQUES-REDE


TanqueTanque-rede na gua hora de estocar os peixes!
Na criao em tanques-rede o ideal comear com tilpias juvenis, com peso acima de 20gramas. Tilpias com este peso no passam pela malha de (18mm) do tanque rede. Os cuidados na estocagem de peixes, j discutidos na criao em viveiros, devem ser os mesmos. A diferena maior est no tamanho. Peixes pequenos ou alevinos so transportados em sacos plsticos. Juvenis e peixes maiores so transportados em caixas adequadas. Na hora de transferir os peixes do caminho para o tanque-rede no fique to eufrico. Inspecione os peixes ainda no caminho, verifique se esto na superfcie da gua boquejando com falta de oxignio, se apresentam machucados ou parasitas aderidos ao corpo. Tudo certo com os peixes, comece a colocar gua do aude na caixa de transporte de peixes utilizando baldes ou atravs de bombeamento, at que a temperatura da gua da caixa esteja igual temperatura da gua do aude. Ao terminar este processo, comece a transferir os peixes em recipientes com gua, da caixa de transporte para o tanque-rede. Solte o tanque-rede do cabo e traga-o para margem durante a transferncia dos peixes, isto facilita esta operao. Os peixes no devem ser jogados ou lanados no tanque-rede. Coloque o recipiente com os peixes dentro do tanque-rede, afunde na gua e vire soltando os peixes vagarosamente, deixando que saiam nadando naturalmente. Sempre o manejo do peixes deve ser feito na gua. Evite expor e manusear os peixes, isto retira o muco (limo) e escamas que protegem os peixes contra doenas presentes na gua. Manejo mal feito pode resultar em mortalidade dos peixes.

7.5) RECRIA E PRODU PRODUO DE JUVENIS DE TIL TILPIA


Para produzir os juvenis til tilpia, precisamos recriar os alevinos at at atingirem o peso de 25 a 30gramas,
Um juvenil de tilpia com o peso de 25 gramas no passa mais na malha (18 a 19mm) do tanque-rede, j que tem um tamanho que no permite mais a sua fuga. Comprar o juvenil de tilpia com este tamanho e peso muito caro para o pequeno criador que tem de 1 a 3 tanquesrede. O ideal para o criador de peixes com este perfil produzir os juvenis de tilpia que a sua criao precisa. Adotando esta prtica voc pode planejar e manejar melhor sua produo de peixes.

Alevinos de Til Tilpia

Juvenil de Til Tilpia Na criao de peixes, assim como na criao de sunos, bovinos e outros animais, o processo dividido em 3 fases: CRIA, RECRIA E ENGORDA.

CRIA

RECRIA

ENGORDA

Na piscicultura o processo de criao no diferente. A fase de CRIA no recomendada para o pequeno produtor, pois depende geralmente de grandes investimentos em instalaes e equipamentos, alm de conhecimento tcnico para reproduo de peixes. J as fases de RECRIA e ENGORDA so rotineiras na piscicultura, seja ela de um pequeno, mdio ou grande criador de peixes. Para recriar os alevinos de tilpia, que em mdia tm de 3 a 5 cm de comprimento e 1 a 2 gramas de peso, at COMO atingir o peso de 25 a 30 gramas de um juvenil de PRODUZIR O tilpia, podemos fazer esta recria de duas formas, em JUVENIL DE VIVEIROS ou em TANQUESTANQUES-REDE de malha 5mm. TIL TILPIA

7.5.1) PRODU PRODUO DE JUVENIS DE TIL TILPIA EM TANQUESTANQUES-REDE


Para produzir os juvenis tilpia a malha do tanques-rede deve ser de 5mm para evitar a fuga de alevinos. O material recomendado o nylon multifilamento sem Nylon multifilamento sem n ns ns, para no machucar os peixes. O tanque-rede para recria pode ser fixado por estacas dentro do aude ou pode ser instalado dentro do tanque-rede de engorda. Quando os juvenis atingirem o tamanho e peso suficientes para no escapar na malha do tanque-rede de engorda, os peixes so liberados e o tanque de recria retirado. Outro mtodo muito utilizado no sul do pas e a construo de estruturas flutuantes de tubos de PVC e madeira Estrutura de madeira e PVC . Em mdia 60 a 80 dias so necessrios para o alevino atingir o peso de 30 gramas. A recria em tanque-rede e mais demorada do que em viveiros,devido a falta do alimento natural, alta densidade e problemas com a qualidade da gua, pois a argila em suspenso comea a obstruir malha 5mm e impedir que a gua de fora entre no tanque-rede. Alguns parmetros tcnicos foram retirados do Plano de Produo de Tilpias em Tanquesrede, elaborado pelo PhD. Fernando Kubitza, para melhor avaliar o cultivo de tilpias em tanques-rede. O monitoramento da qualidade da gua Parmetros tcnicos para uma fase no cultivo de til tilpias em tanquestanques-rede PARMETROS Peso inicial (g) Peso final (g) Biomassa final (kg/m (kg/m) Sobrevivncia (%) FASE 1 4 30 90 82%

7.5.2) PRODU PRODUO DE JUVENIS DE TIL TILPIA EM VIVEIROS


A produo de juvenis de tilpia em viveiros de terra, para engorda em tanques-rede, uma prtica utilizada no mundo inteiro. Soltos no viveiro de terra os alevinos crescem mais rpido e a um custo mais baixo, pois alm da rao comercial tm sua disposio o plncton, que um alimento muito rico, barato e importante para peixes nesta fase de crescimento. Para criao familiar de tilpias em tanques-rede recomendada a construo de um pequeno viveiro de recria (10x15m=150m). Escolha um local seguro, prximo de casa, com gua alta, para que o abastecimento do viveiro seja por gravidade e comee a construo do viveiro.

Um viveiro de 150m 150m capaz de produzir at at 2000 juvenis de ti tipia com 30gr de peso a cada 60dias

MOS A OBRA!

Dura 60 Durao da fase (dias) fundamental neste sistema de recria, assim como verificar sempre o tanque-rede se no est ficando obstrudo pela sujeira. Se houver necessidade os peixes devem ser removidos para outro tanque.

Para construir um pequeno viveiro, precisamos apenas de um bom local, local, gua e disposi disposio para trabalhar. Chame alguns amigos, vizinhos ou fam famlia para ajudar e consulte um t tcnico antes de construir o viveiro. Bom trabalho! Para uma avaliao do desempenho de sua Parmetros tcnicos para uma fase no criao nesta fase de cultivo de til tilpias em viveiros: viveiros: cultivo, a tabela mostra PARMETROS FASE 1 alguns parmetros tcnicos do Plano de Peso inicial (g) 1 Produo de tilpia-do30 Nilo em viveiros de baixa Peso final (g) renovao, sem aerao Biomassa final (kg/m 0,650 (kg/m) e com o uso de rao completa , elaborado Sobrevivncia (%) 85% pelo PhD Fernando Dura 60 Durao da fase (dias) Kubitza):

You might also like