You are on page 1of 48

gua Fonte de Vida

Cartilha das guas

Ambiente limpo no o que mais se limpa e sim o que menos se suja.


Chico Xavier

Fundao Vitria Amaznica


Conselho Curador Ana Cristina Ramos de Oliveira - Presidente Elisa Vieira Wandelli - Vice-presidente Jos Gilberto Machado Juc de Queiroz Jos Joaquim Marques Marinho Ilse Walker Jos Cludio Martins Barboza Jansen Alfredo Sampaio Zuanon Jane Regina Damian Conselho Fiscal Jos Francisco do N. Viana Jos Tcito da Frota Alves Neto Marcos Antnio Brando Sampaio Equipe Tcnica Carlos Csar Durigan - Coordenador Executivo Srgio Henrique Borges Yara da Rocha Camargo Fabiano Lopes da Silva Heloisa Azevedo Marcelo Paustein Moreira Simone Iwanaga Olvia Joyce Mousinho da Rocha Ferreira, Ignacio Oliete Josa Elzilene Barbosa da Silva Ana Karina Pontes Osmar Ferreira da Silva Maria da Sade Barbosa da Silva Clio Ribeiro dos Santos

A Fundao Vitria Amaznica (FVA) uma entidade ambientalista fundada em 19 de janeiro de 1990 na cidade de Manaus, estado do Amazonas. A FVA tem como rea geogrfica de atuao a bacia do rio Negro e como misso promover a conservao da biodiversidade na Amaznia mediante a gerao e aplicao de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento humano em bases sustentveis. Endereo: Rua Estrela Dalva 146, Loteamento Parque Morada do Sol, Aleixo, CEP 69.060-093, Manaus, Amazonas, Brasil. Tel.: 55(92) 3642 4559, Fax: 55(92) 3236 3257, e-mail: fva@fva.org.br.

Fundao Vitria Amaznica - 20 anos de conservao da biodiversidade na Amaznia


No incio dos anos 90, quando as questes socioambientais e, principalmente, a conservao da biodiversidade amaznica ainda engatinhavam no Brasil e no mundo, um grupo de cidados de Manaus, incluindo renomados cientistas, empresrios e estudantes, decidiu fundar uma instituio que pudesse oferecer uma resposta local aos problemas de degradao ambiental no estado do Amazonas. A Fundao Vitria Amaznica (FVA) foi ento criada em 19 de janeiro de 1990 durante um evento internacional de conservao da Amaznia sediado em Manaus denominado Workshop 90, quando se reuniram os maiores especialistas em Amaznia para discutirem as prioridades para a conservao da regio. Diante de tantos desafios e demandas existentes numa regio to vasta e carente de aes concretas, a FVA optou por direcionar suas aes para a bacia do rio Negro, que apresenta ecossistemas pouco perturbados e ricos em biodiversidade. Esta situao favorvel oferece excelentes oportunidades para a entidade desenvolver seus projetos de conservao da natureza aliada gerao de benefcios sociais e econmicos advindos do uso sustentvel da biodiversidade regional. Ao longo de sua histria, a FVA estabeleceu fortes laos de colaborao com as comunidades locais do rio Negro desenvolvendo na entidade uma experincia nica de entender suas demandas e perspectivas. A entidade se utiliza desta experincia para desenvolver projetos que minimizem os problemas locais, capacitem e fortaleam os grupos sociais para participarem ativamente da gesto das unidades de conservao e buscar alternativas de vida que se conciliem a uma realidade que contempla a implementao destas reas protegidas na regio.

A FVA conta com o apoio de diversas entidades e profissionais estabelecendo uma relao de trabalho complementar e produtiva com rgos pblicos como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (INPA), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade (ICMBIO) e o Centro Estadual de Unidades de Conservao (CEUC). Os produtos mais concretos destas colaboraes interinstitucionais so os planos de manejo de unidades de conservao localizadas no rio Negro, bem como o suporte gesto destas reas protegidas. A entidade atua na gerao de conhecimento sobre a biodiversidade regional e seu uso pelas populaes tradicionais, assim como na construo de um modelo de gesto territorial participativo que alie a conservao da biodiversidade ao desenvolvimento humano das populaes que vivem na regio. Completando 20 anos de existncia, a FVA segue seu curso de trabalho de forma transparente, apoiando e sendo apoiada por diversos atores sociais engajados na luta por um mundo mais justo e sustentvel. Sabemos dos grandes desafios que temos pela frente na construo de um sentimento coletivo mais tico e equilibrado para com as questes socioambientais. Mas ainda acreditamos que possvel construir um mundo melhor para se viver. A equipe da FVA agradece a todos os nossos colaboradores e parceiros, no passado e presente, aos membros dos Conselhos Curador e Fiscal, s pessoas que vivem e trabalham no rio Negro e a todos que depositam em nosso trabalho confiana e amizade. Que venham os prximos 20 anos!

Elaborao Leokeline Queiroz da Silva Ilustraes Leokeline Queiroz da Silva Ziraldo Alves Pinto - GWA (com adaptaes da Cartilha Viso de Gnero) Produo Grfica Jorge Laborda Realizao Fundao Vitria Amaznica FVA Proibido a reproduo total ou parcial desta obra sem autorizao expressa da Fundao Vitria Amaznica. Manaus, 2010 Fundao Vitria Amaznica Rua Estrela DAlva, 146, Conjunto Morada do Sol, Aleixo Manaus/AM, Brasil CEP: 69060-093 Fone: (92) 3642-4559 Email: fva@fva.org.br Visite nosso site: www.fva.org.br

Educao Ambiental pela gua e pela Vida


A Fundao Vitria Amaznica tem a satisfao de apresentar esta Cartilha gua, Fonte da Vida. Com ela, queremos que voc contribua com a conservao da gua. Por meio da cartilha conversaremos com voc sobre um assunto muito importante para todos. Primeiro, gostaramos de dizer que essa conversa apenas se inicia com a leitura da cartilha. O que queremos mesmo que voc tambm converse com outras pessoas da sua famlia, da sua escola, da sua comunidade e da sua cidade sobre o que leu aqui. Voc vai ver que podemos fazer muito em benefcio da gua, se atuarmos juntos. Agora com voc. Tenha uma boa leitura!!!

A GUA FONTE DE VIDA

ELA QUE MOVIMENTA

IMENTA A RODA DE VIDA.

A vida brota na gua. todos ns, antes de nascer, vivemos em uma bolsa dgua dentro da me.

Nela surgiram as primeiras formas de vida. Ela morada para muitos animais.

A gua est presente em todos os lugares, no ar, no solo, nos alimentos, nos rios, nos grandes blocos de gelo e at no corpo dos seres vivos.

Todas as partes do nosso corpo tm gua. A gua est dentro de cada clula, faz parte do sangue, da saliva, do suor, da urina entre outros.
Crebro 75%

Pulmes 86%

Msculos 75%

Fgado 86%

Corao 75%

Sangue 81%

Rins 83%

Mais de 70% do nosso corpo formado por gua.

Nosso planeta tem mais de 70% de gua. Os mares e os oceanos tm quase toda a gua que existe na Terra. Por isso a maior parte da gua do planeta salgada. O restante, ou seja, 3% de gua, gua doce.

97% gua salgada (mares e oceanos)

1% gua doce (rios e lagos)


lada

e cong a u g e 2% d nos polos

Quem pensa que existe muita gua para consumo est enganado, pois aproximadamente 1% de toda a gua doce est acessvel para uso nos rios, lagos e represas. Os outros 2% de guas est congelada ou embaixo da superficie do solo, o que dificulta seu uso pelo homem.

Fonte www.rededasaguas.org,br

O Brasil possui 12% de toda a gua doce do mundo. A maior parte dessa gua est na Amaznia brasileira, que a maior superfcie drenada do mundo. Nela, encontramos o rio Amazonas que o maior rio do planeta tanto em extenso quanto em volume de gua.

O homem tem sua disposio um sistema natural de purificao de gua, chamado Ciclo da gua.

CONDENSAO NUVEM

PRECIPITAO

TRANSPIRAO

EVAPORAO

INFILTRAO LENOL SUBTERRNEO

OCEANOS E RIOS

O Sol tem uma funo importante na reciclagem da gua no planeta. por causa do seu calor que o ciclo da gua ocorre.

Como funciona o ciclo da gua?


1. Sob a ao dos ventos e dos raios solares, a gua dos rios, lagos e oceanos evapora. O vapor de gua sobe e, ao encontrar as camadas mais frias da atmosfera, condensa-se e forma nuvens. As nuvens so compostas de uma grande quantidade de gotculas de gua; 2. A gua presente nas nuvens cai sobre a superfcie na forma de chuva, neve ou granizo (chuva de pedras); 3. Parte da gua que cai no solo torna a evaporar. Outra parte escorre pela superfcie, atingindo rios e mares. Uma certa quantidade de gua se infiltra na terra e forma os lenis de gua subterrneos. Estes, por sua vez, acabam abastecendo rios, mares, lagos e fontes, fechando assim o ciclo.

Por muito tempo, a gua foi considerada como um recurso que nunca ia se acabar, que poderia ser usado sem preocupao.

Contaminao pelas indstrias

Contaminao pelo lixo

Hoje, sabemos que a gua pode se tornar imprpria para nosso consumo por causa da poluio e contaminao das guas, provocando doenas, mortes de animais e at mesmo dos rios e dos igaraps.

Agrotxicos na agricultura

Derramamento de petrleo

Esgotos

Os rios podem tambm secar, por causa da retirada da mata ciliar, do uso inadequado da gua e dos desperdcio.

Mata ciliar so as rvores da beira dos cursos dgua (rios, igaraps,lagoas, etc.)

Desmatamento

ALGUNS LUGARES J SOFREM

COM A FALTA DE GUA!!

Cerca de 250 milhes de pessoas, distribudos em 26 pases, j enfrentam a escassez crnica da gua. Dentre eles, esto os pases do Oriente Mdio, o norte da frica, a China.

L, as pessoas tm dificuldades de obter gua porque o rio j secou ou, ento, a gua est contaminada ou poluda.

A falta de gua ou a sua contaminao pode prejudicar a plantao.

Quando tiram as rvores do rio, as chuvas levam o solo rio abaixo, causando alagamento e enchente, bem como queda de barrancos.

O que ocorre em um igarap percebido no rio em que o igarap desgua.

Meu Deus, quanto lixo tem nessa gua!!! No vai dar nem para lavar roupa!!!

Se algum jogar lixo a cu aberto ou utilizar o banheiro sem os devidos cuidados, pode poluir os igaraps e os poos de onde pegamos gua.

Meu Deus!!

O ambiente fica poludo e ficamos doentes.

Quando falta gua para manter os ambientes naturais, isso tira o sustento de quem vive da pesca e da coleta de frutos das matas.

Assim como a gua faz a floresta viver, com todos os seus animais e plantas, a floresta ajuda a gua a realizar seu ciclo. A gua limpa naturalmente pelo ambiente, quando ele conservado.

Quando as atividades do homem modificam o ciclo da natureza, aumenta muito a possibilidade de acontecerem secas, enchentes e desastres, desabrigando muitas pessoas e famlias.

TODOS DEVEM CUIDAR DA GUA!!

O que ocorre rio acima altera a vida de quem mora rio abaixo.

AFINAL NECESSITAMOS DA GUA PARA TUDO!!!!

As pessoas sabem que tem que haver gua pra gente beber... e para os nossos animais tambm; tem que haver gua pra molhar a plantao; tem que haver gua para vivermos num ambiente limpo e saudvel.

E a gua tambm leva os barcos, move as usinas de energia, alimenta as indstrias, espalha as sementes no ambiente e utilizada para nosso lazer.

Locomoo de navios e barcos

Produo de energia eltrica

Mais do que tudo, a gua alimento, tambm! O ser humano no suporta passar mais de trs dias sem beber gua. Alm disso, sem gua, as plantas no crescem!

Age como dispersor de sementes

Uso nas atividades de lazer

VOC PODE AJUDAR A CONSERVAR A GUA!

Protegendo as nascentes

Conservando a mata ciliar ao longo dos rios

Jogando o lixo no lixo

Separando o lixo e armazenando em local adequado

Participando das aes de Educao Ambiental promovidas em sua comunidade.

Monitorando o uso dos recursos naturais do ambiente em que vive.

OLHA S QUANTO TEMPO OS MATERIAIS LEVAM PARA SE DECOMPOR QUANDO JOGAMOS NAS RUAS E NOS RIOS!!

Alumnio Cermica Ao Cordas de nylon Embalagens PET Esponjas Pneus Isopor Louas Luva de borracha Metais Pilha
Fonte: Embrapa. Cartilha dos jogos ambientais

200 a 500 anos Indeterminado Mais de 100 anos 30 anos Mais de 100 anos Indeterminado Indeterminado Indeterminado Indeterminado Indeterminado Cerca de 450 anos Contamina o solo por 50 anos

DURAO DA DECOMPOSIO DO LIXO

Fonte: www.ufrrj.b

Cada um em sua comunidade pode fazer a sua parte cuidando da gua do rio e do ambiente em que mora.

Mas juntos, todos unidos, podemos fazer muito mais!!!!


Participando, falando, dando opinies e juntos decidir o melhor para nossa vida e nossa cidade!!!

Ningum pode mudar o passado, mas qualquer um pode comear agora e fazer um novo futuro. Afinal, queremos viver em um ambiente saudvel e deixar bons frutos para nossos filhos colherem no futuro.

Agora com voc!!!


Vamos l pessoal. Vamos todos cuidar da gua!!!

Apoio

Realizao

You might also like