You are on page 1of 12

Intuio Intelectual na Sptphilosophie de Fichte

Thiago S. Santoro (Porto Alegre)

Apresentao Intuio intelectual a mais discutida e ambgua expresso do Idealismo Alemo.1 Depois de Kant, podemos dizer que este termo de arte permaneceu subjacente a qualquer tentativa de superao dos problemas gerados pelo dualismo crtico. De Goethe a Schopenhauer, intercalados por nada menos do que Fichte, Schelling e Hegel, surgiram sistemas e contra-sistemas filosficos que buscavam, em ltima instncia, resolver a mesma questo fundamental, condensada por Hegel na palavra Entzweiung: todo desenvolvimento da filosofia ps-kantiana pode ser visto como uma constante tentativa de compreender a relao epistmica entre sujeito e objeto, ou para alguns, a relao ontolgica entre conscincia e mundo. Mais do que isso, este problemtico dualismo inerente ao idealismo transcendental kantiano deveria servir de alavanca para se alcanar o ideal, tambm postulado por Kant, da unidade sistemtica da razo. Mas, se Kant condenou o uso indevido da razo para alm de seus limites, fazendo da intuio intelectual uma simples analogia ideal de nossa faculdade intuitiva finita2, se Hegel alm disso transformou este termo tcnico em smbolo de irracionalidade e procedimento anti-filosfico3, Fichte, entretanto, encontrou na intuio intelectual a

1
2

Janke, W. Johann Gottlieb Fichtes >Wissenschaftslehre 1805<. Darmstadt: Wiss. Buchges., 1999. Na Crtica da Razo Pura vrias so as menes negativas possibilidade, para humanos, de representar uma tal intuio. Ver especialmente o final da Analtica dos Princpios, no captulo Do princpio da distino de todos os objetos em geral em fenmenos e nmenos. C.f., B 308, 311-12, 336, 342 3 Por exemplo, quando Hegel se refere ao comeo do filosofar a partir de um tiro de pistola; C.f., HEGEL, G.W.F. Wissenschaft der Logik. SW 5, p. 65.

2 expresso mxima de sua orientao terica4. O fundamento ltimo de todo conhecimento humano deve ser explicado por uma doutrina do saber, ou seja, a filosofia precede epistemologicamente toda e qualquer cincia particular; ao mesmo tempo, esta mesma Doutrina-da-Cincia (WL), enquanto sistema argumentativo, deve ter por base uma instncia pr-reflexiva de certeza imediata que sustente a veracidade de todo e qualquer procedimento lgico intra-sistmico. Assim, a intuio intelectual representa este ponto limtrofe da fundamentao do saber, limite interno prpria razo porque pressuposto por ela; pois tal intuio deve servir como sntese absoluta da inerente duplicidade do discurso racional, mas tem nesta mesma racionalidade dicotmica sua via de acesso. Eis, portanto, o problema central da tese: como conjugar estes dois modos de apreenso cognitiva, um que determina os objetos possveis da experincia a partir das estruturas lgicas transcendentais a priori (conceito), outro que d sentido material a esta enformao na medida em que capta imediatamente o contedo visado (intuio), sem entretanto adotar as solues dualistas indicadas por Kant, que referem-se ora diviso radical da realidade em nmeno e fenmeno (dualismo ontolgico), ora ao livre jogo das faculdades racionais (dualismo epistemolgico). Qual , pois, a argumentao filosfica possvel que permite coadunar termos to diametralmente antagnicos como intuitus e intellectus? Em outras palavras: como podemos compreender adequadamente a relao entre imediatidade e mediao na constituio mais profunda de nosso prprio compreender? Hegel categrico na sua resposta: () no existe nada, nada no cu ou na natureza ou na mente ou em lugar qualquer, que no contenha tanto imediatez quanto mediao, tal que estas duas determinaes revelam-se inseparadas e inseparveis e a oposio entre elas uma nulidade.5 De acordo com Hegel, a relao entre o imediato (Unmittelbar) e a mediao (Vermittlung) gera uma oposio lgica que deve, por sua vez, ser conciliada. Eis o motivo porque Hegel assume, no desenvolvimento de sua
Sem dvida deveramos aqui fazer um longo comentrio sobre a posio de Schelling, que nos seus primeiros escritos assumiu o papel de colaborador e legtimo porta-voz do idealismo transcendental de Fichte. Sabemos, contudo, que esta proximidade terica foi, desde cedo, duramente criticada pelo prprio Fichte, o qual considerava a obra emergente de Schelling (principalmente no que concerne a forma como este comprendia o termo intuio intelectual) uma grande distoro do verdadeiro esprito de sua filosofia. Mesmo no sendo este tpico central ao interesse do presente trabalho, espero esclarecer um pouco esta questo ao longo da discusso dos textos de Hegel, que constitui a primeira parte da tese. 5 HEGEL. Smmtliche Werke [SW] Bd. 5,, p. 66.
4

3 Lgica, o Devir, unidade entre o Ser e o Nada, e no o Ser pura e simplesmente, como primeira manifestao concreta do Absoluto.6 O incio da Lgica hegeliana tem, como pressuposio ainda no explicitada, uma teoria da mediao, que nas palavras do prprio Hegel recebe a clebre formulao da identidade da identidade e da no-identidade7, isto , uma prioridade da mediao sobre qualquer elemento imediato constitutivo da relao. Se o comeo do sistema, para seguir de perto a letra hegeliana, s pode ser verdadeiramente comprendido atravs do fim, ou melhor, se toda justificao lgica deve adotar a inevitvel circularidade que a mediao das partes finitas exige para estruturar a verdade complexa do sistema da Razo, podemos antever o comeo do sistema, retrospectivamente, como mera posio instvel de uma abstrao unilateral, como um puro Ser que, por sua pobreza de contedo, identifica-se com um puro Nada; e desta primeira identificao entre categorias opostas surge sua unificao ou superao (Aufhebung) no conceito de Devir. Curiosamente, existe aqui uma convergncia entre ambos os autores. Tambm Fichte afirmar a necessidade de compreender a sntese absoluta do saber sempre como processo em andamento, sempre como um ato constitudo de duas contrapartes inseparveis, reciprocamente determinadas. Conceito e intuio, seguindo os moldes do projeto filosfico kantiano, so aqui elementos de uma contnua construo sinttica do saber, efetuada pelo sujeito transcendental. A seguinte passagem da WL de 1801 ilustra bem este ponto:
O saber deve ser uma unificao dinmica entre pensar e intuir, entre a liberdade e o ser respectivamente; pois o saber, tomado sob o ponto de vista do pensamento, considerado atravs de sua forma, ato de livre reflexo, que unifica todo o mltiplo no conceito. Por outro lado, tomado sob sua contraparte intuitiva, ele aparece como contedo sempre ligado multiplicidade dos particulares8.

HEGEL. Ibidem, p. 74. Isto fica claro na seguinte passagem do texto, quando Hegel diz: O comeo contm portanto ambos, Ser e Nada; a unidade entre Ser e Nada (...). E, mais adiante, complementa: Este conceito poderia ser considerado como a primeira, mais pura, i.e. mais abstrata definio do Absoluto. 7 Ibidem, p. 74. 8 WL 1801. SW II, p. 36. Excetuando este texto da WL 1801/2, parcialmente traduzido por Rubens R. Torres Filho, todas outras tradues so minhas.

4 O saber puro, sntese absoluta de toda atividade cognitiva humana9, aqui tomado como unificao entre pensar e intuir. Isto significa aqui uma retomada do projeto epistemolgico kantiano, o qual j determinara conceito e intuio como origem dplice do conhecimento finito humano. Por isso, Fichte apenas descreve esta dupla origem ressaltando sua diferena especfica: o pensar consta como a forma universal dada pelos conceitos, o intuir remete tais conceitos experincia concreta do contedo particular. Alm disso, Fichte nos mostra, ainda em pleno acordo com Kant, que os conceitos so produzidos ativamente pelo entendimento, portanto so produtos de nossa liberdade, enquanto as intuies captam passivamente o que dado sensibilidade. Mas o intuito da WL no simplesmente elucidar o que j foi determinado pelo projeto crtico kantiano. Fichte pretende investigar as prprias razes do sistema transcendental da razo, e portanto precisa ir bem mais alm da mera enunciao ftica das categorias gerais do entendimento e de suas relaes lgicas tal como feita por Kant na sua primeira Crtica. Se h de fato uma sntese suprema entre as faculdades cognitivas humanas, esta sntese deve ele prpria tornar-se objeto de estudo da Doutrina-da-Cincia; esta identidade perene que subjaz ao mltiplo dado na experincia, seja ela o prprio Absoluto ou simplesmente o Eu transcendental - verdadeiro ponto cego da filosofia kantiana -, deve agora emergir anlise consciente do filsofo. Fichte tentar mostrar que a unidade ltima da razo se d atravs da intuio intelectual. Reflexo-limite de nossa conscincia, a intuio intelectual transforma todo ato judicativo do entendimento em objeto de sua viso imediata, permitindo assim uma compreenso intuitiva da prpria lgica, constituindo uma lgica transcendental no sentido mais radical do termo. A intuio intelectual pode estar suposta ou implcita. Ela uma condio de possibilidade sobre a qual o pensar se apoia para refletir acerca das condies pragmticas de realizao da apreenso de um determinado pensamento ou intuio.10 Mas qual o verdadeiro estatuto dessa forma sui generis de apreenso mental? Como podemos compreender discursivamente esta viso interior de realidades ou objetividades conceituais, suprasensveis?

Isto que Fichte denomina por Saber (Wissen) constitui na teoria da Doutrina-da-Cincia um termo tcnico central, cuja explicitao detalhada ser feita ao longo do trabalho de pesquisa. 10 Ferrer, D. Imagem e Saber nas verses de 1805 e 1807 da Doutrina da Cincia. Em: Fichte: Crena, Imaginao e Temporalidade. Porto: Campo das Letras, 2002; p. 206.

5 Na anlise que se segue, pretendo traar um primeiro esboo do modo como o conceito de intuio intelectual foi empregado por Fichte na fase tardia de sua filosofia (aps 1800), para a partir da tentar esclarecer o que constitui esta enigmtica expresso do pensamento ps-kantiano.

1. Ser e Saber do Ser Depois de 1800, passada a crise do assim chamado Atheismusstreit, a Doutrinada-Cincia recebe uma reformulao radical, modifica por assim dizer seu eixo de sustentao terica, pois Fichte almeja responder s dificuldades apresentadas tanto pela acusao pblica de atesmo como pela contraposio de Schelling e Hegel frente ao seu idealismo subjetivo. Estas dificuldades podem ser resumidas em um problema fundamental: como pode a teoria de Fichte explicar o Absoluto? Como um idealismo denominado por Hegel de meramente subjetivo pode ascender ao Uno, e conseqentemente estabelecer a sntese suprema do conhecimento filosfico, to visada pelo desenvolvimento da filosofia ps-kantiana? Assim, a WL, assumindo seu papel de teoria de todo conhecimento, cincia de todas as cincias, precisa expr a via de acesso que possibilita a transio do eu transcendental ao Incondicionado11, isto , a WL deve explicar qual a relao entre o Ser e o saber do Ser, de modo a revelar com isto sua completude sistemtica. A resposta de Fichte, ainda que para muitos intrpretes parea o contrrio, se mantm fiel ao esprito da filosofia transcendental. A partir de 1801, a Doutrina-daCincia pretende estabelecer uma prova negativa do Absoluto, na medida em que investiga os prprios limites do saber discursivo humano, e quer com isto demonstrar a inevitvel presena do Absoluto enquanto imagem no prprio saber. Nesse sentido, Fichte desenvolve simultaneamente uma teoria do saber puro e uma doutrina negativa da religio, pois pretende fundamentar nosso conhecimento finito em um Ser que jamais pode ser conhecido como tal, mas, ao mesmo tempo, esta fundamentao absoluta do
11

No corao da adeso fichteana ao projeto da razo, se descobre uma idia difcil de exprimir, mas muito profunda: a ultrapassagem dos primeiros movimentos da filosofia no uma operao que visa subir uma escada, mas muito mais procurar sempre mais precisamene a transcendncia no corao da imanncia. Philonenko, A. LOeuvre de Fichte. Paris: Vrin, 1984; p. 62.

6 saber no pode ultrapassar os limites da razo discursiva, ou melhor, o Absoluto no pode servir como axioma j pressuposto na prova fundamentao de todo o saber. Como observa Fichte no texto de 1801/2:
O Absoluto no ser, nem saber, nem identidade, nem indiferena dos dois, mas mera e exclusivamente o Absoluto. () a WL no pode, ento, partir do Absoluto, mas tem de partir do saber absoluto. () Talvez o Absoluto s entre em nossa conscincia justamente na vinculao em que foi estabelecido, como forma do saber, mas no puro, em si e para si.12

Em outras palavras, o Absoluto, tal como ele em si mesmo, permanece completamente inacessvel conscincia; no h de forma alguma um contato cognitivo direto com este Ser incondicionado, seno simplesmente uma determinao relativa do mesmo atravs do saber. Deus no pode ser pensado!13 Por isso Fichte enfatiza que a WL deve partir do saber absoluto, este considerado justamente a forma de manifestao do Absoluto.14 Mas o que significa dizer do prprio saber que ele absoluto? Como mostrar esta vinculao negativa do saber finito com sua fonte imutvel, e ao mesmo tempo postular um carter absoluto para este mesmo saber? Aparentemente, estamos diante da mais explcita contradio. Antes de qualquer coisa, precisamos delimitar mais precisamente o que se entende por saber. Aqui surge a grande inovao de Fichte: () o saber do saber, na medida em que ele mesmo um saber, intuio e, na medida em que um saber do saber, intuio de toda intuio: absoluto coligir de toda intuio possvel em uma s.15 Neste simples esclarecimento reside uma idia notvel a respeito de nossa forma de conhecer: todo saber, em ltima instncia, intuio. Dito de outro modo, a captao direta daquilo que se apresenta como dado imediato para a conscincia, esta apreenso de um objeto na forma da representao, vivncia interna daquilo que aparece para ns, tomado por
WL 1801/2, SW II, p.13. Nas palavras do prprio Fichte: Deus mesmo no para o pensamento. () nele o pensamento arrasado. Thatsachen des Bewusstseins. SW IX, p. 563. 14 O ato pelo qual, atravs da intuio intelectual, o eu se pe absolutamente, ou, o que vem a ser o mesmo, a luz se engendra absolutamente no seu retorno a si, no seno a forma exterior da existncia de Deus que, em si mesmo, originria e absolutamente, permanece o que a partir de si, para si e em si. No h qualquer captao pelo eu humano do carter prprio do ser divino. GODDARD, J.C. La Philosophie Fichtene de la Vie. Paris: Vrin, 1999; p. 39. 15 Idem, p. 9.
13 12

7 Fichte como verdadeiro paradigma da cognio racional. Intuio significa conscincia, a conscincia efetiva de si frente a todo pensar, a nica coisa sobre a qual temos certeza: intudo vem a dizer, portanto, pura e simplesmente vindo conscincia.16 Isto que poderia muito bem ser descrito como uma fenomenologia dos fatos da conscincia permite Doutrina-da-Cincia afirmar o carter absoluto do saber, como tarefa a ser cumprida: () a explicao real do saber absoluto nada mais pode ser do que a comprovao desse saber na intuio imediata.17 S agora podemos compreender o papel da intuio intelectual na teoria do conhecimento de Fichte. Todo saber intuio. Se, entretanto, devemos distinguir, com Kant, duas origens desse saber, uma emprica e outra a priori, ento, de acordo com a teoria epistemolgica de Fichte, necessariamente afirmamos a duplicidade da prpria intuio, uma sensvel e outra intelectual. importante notar que, para Fichte, no existe uma verdadeira separao entre estes dois modos de intuio da sincronicidade entre a intuio sensvel e a intuio intelectual, ou ainda, entre o saber e o fazer, pois a prpria conscincia imediata da corporeidade j representa esta unidade. Como diz o exemplo clebre de Fichte, s posso mover minha mo ou p pressupondo uma vontade pura de agir assim e um corpo organicamente articulado.18 Mas se a ao corporal pressupe uma vontade pura que a motiva, isto , um pensar teleolgico, mais ainda o prprio pensar compreendido enquanto ao, ou melhor ainda, enquanto um ver. Saber e fazer so aqui fundidos em um processo nico de captao de si, que descreve a atividade reflexiva pura de nossa conscincia. E assim temos uma definio um pouco mais detalhada da intuio intelectual: ela um ato cognitivo de autocaptao imediata e, portanto, uma expresso intra-epistmica da liberdade de autodeterminao do eu.
maneira platnica, o objeto da intuio, neste caso o acto livre, imprime a sua marca na prpria qualidade da intuio. Tambm esta intuio um ato livre. O acto, se livre, no pode ser entificado como coisa estranha intuio que o apreende e, consequentemente, a intuio deve ser uma intuio intelectual, cuja atividade , em geral, uma auto-apreenso.19
Tilliette, X. Recherches sur l'Intuition Intellectuelle de Kant Hegel. Paris: J. Vrin, 1995; p. 46. Idem, p. 15. 18 C.f., Privatschreiben, SW V, p. 389. 19 Ferrer, Op. Cit., p. 205.
17 16

Finalmente podemos ver como a transio da filosofia de Fichte para o perodo tardio ainda resguarda seu fundamento egolgico principal. O saber se d como intuio imediata porque revela na apario de qualquer objeto a necessria presena da conscincia, isto , de nossa conscincia pura. Conscincia e objeto s existem reciprocamente, mas a Doutrina-da-Cincia, em todas as suas mutaes terminolgicas, reafirma sempre a mesma verdade transcendental: o ob-jeto somente aquilo que est posto para o ver, simples estar-contra (Gegenstand) um saber dele. Por isso, Fichte pode, de certo modo, manter oeu como fundamento tambm do saber absoluto. o que diz brevemente a WL de 1810: () eu sou originariamente puro ver, intuio intelectual.20

2. Ser do Saber A clausura epistemolgica que Fichte designa pelo carter absoluto do prprio saber talvez a mais perfeita aproximao imagtica da autonomia absoluta do Ser, deste permanecer em si, por si e para si do Absoluto; a egologia desenvolvida na WL no seno uma captao parcial desta forma necessria do ser-em-si, pois o eu autoponente, dentro de sua inerente finitude, reproduz internamente a ciso entre vida e imagem da vida, ou entre ser e ser-a, mesma ciso que aparece como intransponvel na relao entre o Absoluto mesmo e sua manifestao finita no saber. Como afirma J.C. Goddard:

A intuio intelectual a experincia deste movimento duplo, desta reciprocidade entre a unidade e a ciso, que exclui toda a sntese () e a filosofia, que estabelece a intuio intelectual como seu primeiro princpio, se encontra precisamente neste vazio situado entre a unidade do ato puro, onde pensamento e ser se confundem, e a diversidade na qual eles se cindem.21

A idia de uma unidade dinmica de contrrios na intuio intelectual, j presente sob outra terminologia na sntese da imaginao transcendental exposta por Fichte em
20 21

WL 1810, p. 106. Goddard, Op. Cit., p. 68-69.

9 1794, revela uma duplicidade inevitvel da experincia humana, justamente da experincia que sempre mediada pelas distines categoriais da razo discursiva. O pensamento cinde a experincia intuitiva originria da ao consciente em mltiplas dicotomias: ser e liberdade, intuio e pensamento, necessidade e possibilidade, contedo e forma, etc. Esta bipartio conceitual reiterada produzida pelo carter imagtico de nossa razo representacional. Mas o que perpetua esta primeira alienao da unidade do saber originrio precisamente tambm aquilo que determinou o modo de compreender a filosofia at Kant: a razo imersa na objetividade, o pensar cientfico cego para o sujeito que pensa, em outras palavras, o mito do ponto de indiferena absoluto; () por isso muito errneo descrever o Absoluto como indiferena entre subjetivo e objetivo, e no fundamento desta descrio est o velho pecado hereditrio do dogmatismo: acreditar que o absolutamente objetivo deve introduzir-se no subjetivo.22 Como se d ento a sntese da multiplicidade do pensar na prpria intuio intelectual, multiplicidade agora no mais correspondente ao variegado dos dados sensveis que devem ser unificados pelo conceito, mas sim referente a prpria diviso interna das faculdades da razo? No estaramos ns, entendimentos finitos, eternamente condenados iluso cognitiva, presos como estamos nas malhas do discurso, e por isso mesmo continuamente enredados na iterao infinita do Entzweiung? Para Fichte, esta clausura epistemolgica no designa um crculo vicioso, mas sim um necessrio crculo de autodeterminao do saber, que pode ser melhor descrito como tautologia provocada pelo dplice aspecto do carter imagtico do prprio saber. Esta idia fundamental retirada do prprio conceito de imagem ou fenmeno, a saber, a idia de que o fenmeno s , por definio, na medida em que aparece, a imagem s representa o imaginado porque automaticamente se mostra, e se mostra com isso tambm enquanto imagem, pode ser melhor compreendida atravs da metfora da luz. Assim Fichte reconstri a noo de saber: () o saber, em parte, ilumina seu ser, em parte determina seu para-si (sua luz): a absoluta identidade de ambos a intuio intelectual, ou a forma absoluta do saber, a forma pura da egoidade. O para-si s na luz; mas ao mesmo tempo um ser-para-si (um ser que se projeta diante da luz).23

22 23

WL 1801, p. 66. WL 1801/2, p. 36.

10 Vejamos em maior detalhe, como concluso deste esboo, esta idia central da teoria do saber como imagem do Absoluto. Fichte precisa primeiramente mostrar qual a relao entre o Absoluto e o saber absoluto. Esta primeira comparao se d por via negativa, na medida em que o prprio Absoluto, tal como em si, nunca pode ser dado ao saber. Mas ainda assim este saber puro conserva duas propriedades essenciais que necessariamente pensamos como pertencentes ao prprio Absoluto. O saber definitivamente no o Absoluto, mas a fuso manifesta dos dois predicados fundamentais do Absoluto: que ele , isto , o subsistir absoluto (ser) do saber; e que ele porque ele , ou seja, a liberdade absoluta (devir) de sua autodeterminao.24 O primeiro predicado, delimitando a existncia necessria do saber, indica primeira vista um sofisma, j identificado por Kant nos paralogismos da razo pura: que no se pode predicar de algo simplesmente pensado sem contradio a sua prpria existncia, que dir a necessidade de sua existncia. Acredito, entretanto, que o significado desta afirmao de Fichte ultrapassa em muito tal restrio lgico-semntica de coerncia. Antecipando em larga escala a investigao heideggeriana sobre o conceito de phainomenon25, Fichte pretende elucidar aquilo que compreendemos pela prpria noo de existncia, mostrando que qualquer instncia do existir sempre, ao menos no que concerne nossa capacidade ou possibilidade de compreenso, um aparecer26, um mostrar-se como imagem, uma luz que contm em si sua prpria visibilidade. Existir, no sentido de compreenso que a filosofia transcendental inaugura, sempre sinnimo de conscincia do existir, pois somente atravs desta conscincia algo existe para ns. Mesmo o conceito de ser-em-si s pode ser compreendido negativamente, atravs da relao negativa (ou melhor, parcial) que este mantm com o saber, com o ver da conscincia transcendental. Por isso, como nos diz o texto da primeira srie de prelees da WL de 1804, o ver princpio no mais do ser em geral, mas de seu ser, e enquanto princpio de seu ser apenas no prprio ver, e atravs do ver; e este est pura e simplesmente imediatamente fechado em si. A luz no , sem luzir em si mesma;27
C.f., WL 1801/2, p. 16. C.f., Heidegger, M. Ser e Tempo. Petrpolis: Vozes, 2002; p. 58. 26 Por isso: todo nosso saber parte unicamente de um fato absoluto, precisamente do fato de que a apario sabe de si, se manifesta para si. FICHTE, WL 1812, SW X, p. 344. 27 WL 18041, GA II 7, p. 218.
24 25

11 Isto que Fichte expressa de forma um tanto crptica, e que sem dvida o tema central desenvolvido ao longo de sua extensa e difcil obra tardia, pode ser tomado como chave de compreenso para o verdadeiro sentido do termo intuio intelectual. Tal como a luz que imediatamente ilumina a si prpria sem jamais determinar um traado preciso de seu foco, sem fazer-se objeto iluminado, tambm a intuio intelectual, este olho do esprito que v a si mesmo enquanto vendo, serve de fundamento para todo o saber porque revela imediatamente sua existncia enquanto imagem da vida. Em outras palavras, a intuio intelectual deve ser a fonte de clareza absoluta das determinaes de pensamento, mas tem como seu prprio fundamento uma vida Absoluta que no se deixa captar, que apenas se revela na sua imagem, no seu esquema, isto , no prprio saber. Como bem ilustra Wolfgang Janke na sua anlise da WL de 1805:

A fonte da luz utilizando a inesgotvel metfora solar o sol. E o sol torna-se visvel apenas na manifestao de sua claridade e sob ela ele prprio permanece oculto. Em analogia luz interior e claridade da intuio intelectual e da autoconscincia pura, isto significa: a origem destas no se encontra em meio a relaes cognitivas autoreferentes, ela transcendente, injustificvel, e, para a conscincia dissociativa, inescrutvel.28

Nesse sentido, o prprio pensamento deve imergir (versenken) na luz. Esta luz permanece sempre como instncia auto-justificada do saber, pois no pode ser esclarecida por algo exterior sua prpria clareza. Portanto, o nosso ver da prpria luz somente possvel atravs desta mesma luz.29 E esta luz nada mais do que a certeza de si, para retomar a cogitatio primordial cartesiana, do eu que pensa, ou melhor dizendo, do eu consciente de si. A razo humana conquista sua transparncia na medida em que compreende seu prprio limite, na medida em que se v enquanto imagem do Absoluto. Mas ao compreender esta limitao, tocamos indiretamente no outro lado do limite, vislumbramos aquilo para o qual nossa intuio aponta mas no consegue verbalizar. Por isso a verdadeira intuio intelectual tambm uma nadificao do saber perante o

28 29

JANKE, Op. Cit., p. 41. C.f. JANKE, Op. Cit., p. 30-31.

12 Absoluto.30 Por isso tambm a verdadeira identidade no pode ser pensada, mas somente vivida.31

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FERRER, Diogo. Imagem e Saber nas verses de 1805 e 1807 da Doutrina da Cincia. Em: Fichte: Crena, Imaginao e Temporalidade. Porto: Campo das Letras, 2002 FICHTE, Johann G. Gesamtausgabe der Bayerischen Akademie derWissenschaften. Stuttgart: Frommann, 1964 -. (Ed. Lauth, R./Jacob, H./Gliwitzky, H.) ________ Smmtliche Werke. Berlim: Walter de Gruyter, 1965. (Ed. Fichte, I. H.) ________ Die Spten Wissenschaftlichen Vorlesungen I (1809 1811). Stuttgart: Frommann, 2000. GODDARD, Jean-Christophe et MAESSCHALCK, Marc (d.) Fichte, La philosophie de la maturit (1804-1814). Paris: Vrin, 2003. __________. La Philosophie Fichtene de la Vie. Paris: Vrin, 1999 HEGEL, Georg W.F. Werke. Frankfurt: Suhrkamp, 1999. HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrpolis: Vozes, 2002; IVALDO, Marco. I principi del sapere. La visione trascendentale di Fichte. Napoli: Bibliopolis, 1987. JANKE, Wolfgang. Johann Gottlieb Fichtes Wissenschaftslehre 1805. Darmstadt: Wiss. Buchges., 1999. KANT, Immanuel. Werkausgabe. Frankfurt: Suhrkamp, 2002. PHILONENKO, Alexis. LOeuvre de Fichte. Paris: Vrin, 1984 TILLIETTE, Xavier. Recherches sur l'Intuition Intellectuelle de Kant Hegel. Paris: J. Vrin, 1995.

Isto, esta intuio de seu prprio nada, e [esta] contemplao do Absoluto, enquanto Absoluto em si mesmo a nica verdadeira intuio intelectual e fora dela no h outra. FICHTE, J. G. WL 18043, GA II 7, p..368. 31 O ver (reflexivo) v a si mesmo como absoluto ver. () Primeiramente, ele se v; o idntico. O que o idntico, o ver? Este disjunto. A vida que o . O eu esquema da vida contnua: em todas suas determinaes. FICHTE, WL 1810, p. 104.
30

You might also like