You are on page 1of 9

985

A METAFSICA MUSICAL DE ALAIN DANILOU Celso Cintra Universidade de So Paulo Doutorado em Msica / Musicologia SIMPOM: Subrea de Linguagem e Estruturao / Teoria da Msica Resumo: O presente texto resultado parcial da pesquisa de doutorado do autor e tem como objetivo apresentar os elementos metafsicos na obra musical de Alain Danilou. Aps uma breve introduo com elementos biogrficos, segue uma apresentao de como a teoria cosmolgica hindu (Darshana) influenciou o pensamento filosfico de Alain Danilou. Em seguida descreve-se como Titus Burckhardt diferencia aquilo que ele considera como arte sagrada da arte que meramente possui tema religioso, e de como estas concepes so afins s concepes de Danilou sobre msica. Nas consideraes finais, com base na leitura de Giovanni Piana, mostraremos a particularidade do pensamento musical de Danilou, cujas consideraes metafsicas passam a segundo plano, ao entender as relaes matemticas como consequncia do fenmeno sonoro. Palavras-chave: Alain Danilou; Metafsica; Arte Sagrada; Fenmeno Sonoro; Linguagem Musical The musical metaphysics of Alain Danilou Abstract: This text is the partial result of the author's doctoral research and aims to present the metaphysical elements in the musical work of Alain Danilou. After a short introduction with biographical elements, follows a presentation of how the Hindu cosmological theory (Darshana) influenced the philosophical thought of Alain Danilou. Then we describe how Titus Burckhardt differentiates what he considers sacred art of the art that merely has a religious theme, and how these conceptions are related to the concepts of Danilou about music. In the final considerations, based on Giovanni Piana's reading, we'll show the particularity of the musical thought of Danilou, whose metaphysical considerations go into the background, because he understand the mathematical relationships as a result of the sound phenomenon. Keywords: Alain Danilou; Metaphysics; Sacred Art; Sound Phenomenon; Musical Language.

Introduo Alain Danilou (1907-1994) nasceu em Neuilly-sur-Seine (Paris) e morreu na Sua. Foi um grande divulgador da msica oriental no ocidente, tendo viajado por muitos pases como Indonsia, China e Japo, chegando a fixar residncia por aproximadamente vinte anos na ndia. Incentivou a vinda de msicos ao ocidente, principalmente indianos, organizando concertos e coletneas de gravaes pela UNESCO e criou em 1963 o Instituto Internacional para Estudos Musicais Comparados com sedes em Berlim e Veneza. Autor prolfico, escreveu sobre filosofia e histria indianas, sobre religio hindu e sobre msica. Dentre sua obra

986

musical, ele considera como mais importantes seus livros Trait de Musicologie Compare1 (2004) e Smantique Musicale (1993).2 Em sua estada na ndia, Danilou converte-se ao Hindusmo Shivasta adotando o nome de Shiva Sharam (o protegido de Shiva), torna-se fluente em Snscrito e Hindi, o que lhe permite estudar tanto a filosofia como tratados de teoria musical indiana em sua lngua original, alm de estudar vna3 com Shivendranath Basu a ponto de tornar-se um experto. Apresentaremos neste texto os elementos metafsicos que identificamos na concepo musical apresentada nos trabalhos de Alain Danilou, como esta concepo foi influenciada pela teoria cosmolgica Hindu, sua semelhana com a ideia de Arte Sagrada de Titus Burckhardt, e como Giovanni Piana mostra as particularidades deste pensamento metafsico e sua ligao com o fenmeno sonoro real.

A teoria cosmolgica hindu (Darshana) No captulo A Hindu's View of the Western World (Uma Viso Hindu do Mundo Ocidental) de sua autobiografia The Way to the Labyrinth (O Caminho para o Labirinto) (DANILOU, 1987), Danilou descreve seu modo de pensar a partir de sua estada de aproximadamente vinte anos na ndia, influenciado por esta cultura que adotou como sua. Ao retornar ao Ocidente, nota que seu raciocnio havia sido desenvolvido a partir do que aprendera estudando na ndia, dentro de seus sofisticados crculos culturais tradicionais. Seu pensamento se baseava na
teoria cosmolgica hindu, segundo a qual teologia, metafsica, tica e cincias humanas e sociais so vistas como vrias aplicaes de princpios comuns de natureza universal, e no como entidades separadas. Estes princpios podem ser representados como espcies de prottipos, frmulas matemticas ou geomtricas cujas propriedades podem ser observadas em todos os aspectos da criao, da composio dos tomos e galxias aos animais e sociedades humanas, mas tambm nas estruturas das linguagens musical e falada e, finalmente, nos mecanismos da mente. (DANILOU, 1987, p. 307).

Ele detalha o processo para chegar a concluses a partir desta teoria:


Da em diante, todas as formas de pensamento organizado, o estudo de qualquer assunto era filtrado mais ou menos conscientemente atravs da minha mente de acordo com seis mtodos cujas concluses, embora frequentemente contraditrias,
1 Publicado pela primeira vez em Londres em 1943 com o ttulo Introduction to the Study of Musical Scales. O prprio Danilou o traduziu para o francs, publicando-o em 1959 como Trait de Musicologie Compare, reimpresso sem alteraes em 2004. Em 1995, Rivers-Moore, com aprovao e cooperao de Danilou, faz uma reviso completa da primeira verso inglesa, adaptando-a para o ingls moderno, e a reedita sob o ttulo de Music and the Power of Sound, sendo esta sua verso mais atualizada (RIVERS-MOORE, 1995, p.xiii) 2 Mais informaes biogrficas em <www.alaindanielou.org>. 3 Instrumento indiano de cordas pinadas similar ao sitar.

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

987

torna possvel ver os problemas de uma maneira bem equilibrada. Estes mtodos, que os hindus chamam pontos de vista (darshana) incluem cosmologia, mais especificamente o mensurvel (smkhya), que coloca qualquer problema no contexto de estruturas universais ou do macrocosmo; yoga, que os considera em relao ao universo interior do homem ou do microcosmo; ritos (mmnsa), que permitem a experincia da relao entre o humano e o sobrenatural; e metafsica (vedanta), que se relaciona com o invisvel, o mundo suprassensvel. O vaisheshika, por outro lado, a abordagem cientfica ou experimental, e tem a ver com o mundo como percebido atravs de nossos sentidos, enquanto a lgica (nyaya) permite mente estabelecer conexes. A esses vrios mtodos pode-se acrescentar o estudo da natureza da linguagem (vykarana), considerada um instrumento imperfeito para a formulao e comunicao de tudo que experimentamos atravs dos sentidos, que nos permite definir os contornos de nosso pensamento mas cujas limitaes devem ser reconhecidas para que no se confunda palavras com ideias. (DANILOU, 1987, p. 307308. Destaques do autor).

Se no se deve confundir palavras com ideias porque tais termos so distintos. Se a linguagem um instrumento imperfeito para a formulao e a comunicao, uma ideia no poderia ser expressa em sua plenitude por meio da linguagem, seja ela verbal ou musical. Este tipo de raciocnio que torna possvel a Danilou escrever o Trait de Musicologie Compare em que compara as msicas clssicas Chinesa, Indiana, Grega e Ocidental utilizando para isso suas teorias musicais e diferentes divises intervalares do espao sonoro, tecendo analogias entre a linguagem verbal articulada e o que ele considera a linguagem musical. Permite a ele tambm escrever Smantique Musicale e elaborar sua teoria de que certas razes numricas, percebidas por meio de relaes intervalares seriam responsveis por alteraes nos estados emocionais da mente, de maneira que a linguagem musical tambm poderia comunicar ou formular ideias, porm tambm de forma imperfeita. Chama a ateno o fato de Danilou afirmar que tais mtodos de pensamento produzem concluses frequentemente contraditrias. Isto mostra que o carter metafsico da abordagem de Danilou no se baseia na busca de uma verdade permanente:
A doutrina da darshana uma base slida para um pensamento bem equilibrado. O que pode ser verdade num nvel no necessariamente verdadeiro em outro. Qualquer generalizao superficial e precipitada no apenas leva a absurdos, mas tambm moralmente, socialmente e intelectualmente perigoso. Todos os sistemas so definidos e limitados por seus dados, e tornam-se falsos quando tentam ir alm de seus postulados. Como resultado, muitas verdades relativas podem coexistir sem negar uma outra. (DANILOU, 1987, p. 308).

Nota-se ento que a ideia de verdade para Danilou no tem o carter de algo nico e absoluto, cada afirmao deve ser entendida em seu respectivo nvel.

O importante em qualquer tipo de pesquisa, determinar de incio as limitaes dos dados fornecidos. por isso que a cincia, para os hindus, necessariamente

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

988

atesta, porque o estudo do mundo material no conduz noo de Deus. Yoga, por outro lado, testa porque conduz experincia mstica, enquanto na cosmologia as causas primeiras do universo devem ser impessoais. Uma abordagem realista de qualquer problema deve necessariamente levar em conta estes contrastes. (DANILOU, 1987, p. 309 destaques do autor).

Arte Sagrada Em seu livro A arte sagrada no oriente e no ocidente, Titus Burckhardt distingue o que chama de arte sagrada, em que no basta que seus temas derivem de uma verdade espiritual. necessrio, tambm que sua linguagem formal testemunhe e manifeste essa origem. (BURCKHARDT, 2004, p. 17), do que denomina como arte religiosa, por exemplo, a arte sacra do Renascimento e do Barroco, que absolutamente no se distingue, enquanto estilo, da arte fundamentalmente profana da mesma poca. (BURCKHARDT, 2004, p. 17). Para Burckhardt toda forma transmite determinada qualidade de ser. () H, pois, obras de arte essencialmente profanas de temas sagrados, mas no pode haver obra sagrada de formas profanas, j que existe uma analogia rigorosa entre a forma e o esprito. (BURCKHARDT, 2004, p. 18). Por sua vez, em seu texto La thorie mtaphysique du verbe et son application dans le langage et la musique, Danilou afirma que a origem do pensamento e da matria uma e pode remeter-se a um movimento ou estado vibratrio que uma particularizao local do imenso continuum que o Ser Indiferenciado (DANILOU, 2007), acrescentando tambm que
A vibrao-som uma relao ou ritmo que ao mesmo tempo ideia e forma sensvel. Ela o lao que une pensamento e sua materializao substancial. Ela como a equao numrica que permite analisar a ideia e a substncia e que pode ser ento abordada tanto de um lado como de outro como aquilo que aparece no som musical, que pode ser percebido como uma expresso ou ideia ou como uma relao de vibraes fsicas. (DANILOU, 2007).

Vemos aqui uma relao inseparvel entre ideia e forma, ainda que se possa entendlas de maneira individualizada, tal como o som quando abstramos parmetros como altura, durao, intensidade e timbre, de forma que possamos analis-los de maneira independente, embora seja impossvel que tais parmetros existam independentemente dos outros. Danilou denomina som articulado o som da fala e afirma que as divises do som musical e do som articulado so paralelas e interdependentes. A msica, como a linguagem, um meio de exprimir sentimentos, ideias e imagens por meio dos sons. (DANILOU, 2007). Mais uma vez a distino entre ideia e linguagem, uma concepo metafsica, tanto da linguagem musical quanto da falada, ainda que ele especifique a diferena entre msica e linguagem falada:

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

989

As divises do som musical so similares quelas do som articulado mas se encontram mais prximas da vibrao original, do Nd. Seu sentido ento mais geral, menos particularizado que aquele dos sons articulados e representa as leis gerais de expresso pelos sons das quais a linguagem articulada um caso especial. () Por isso a msica associada com os Gndharvs ou msicos celestes, cujo nome tambm conectado com a noo de odor (gandh) porque as ideias ou emoes so levadas diretamente pelos sons musicais como um perfume pela brisa, sem intermedirio de anlise. (DANILOU, 2007).

concluindo que a msica tem ento, um lugar todo especial no ritual e de fato uma das vias mais diretas para alcanar a experincia mstica e o conhecimento. (DANILOU, 2007). Esta concepo que nega o valor autnomo da arte musical ao que afirmar que a msica transmite ideias, sentimentos e imagens, e que possui um lugar especial no ritual diferente da concepo romntica da expresso dos sentimentos, ou da Doutrina dos Afetos do perodo Barroco. Ela se aproxima do ethos grego, em que cada modo seria descrito pelos estados emocionais que podem suscitar (DANILOU, 2007). Com relao msica contempornea ocidental, Danilou possui opinies aparentemente contraditrias, que como vimos acima so perfeitamente compreensveis a partir da Darshana, a teoria cosmolgica hindu. Em seu texto L'Agression harmonique, ele critica os desenvolvimentos seguidos pela msica ocidental a partir da adoo da harmonia tonal e posteriormente do temperamento igual. Considera positivo os trabalhos dos precursores Schoenberg, Webern, Satie, Stravinsky, Ives e dos profetas Cage e Stockhausen, pois ao criar uma nova msica possibilitaram uma nova escuta, que no mais dependia da teleologia tonal. Ento as msicas orientais puderam ser ouvidas no mais como primitivas, pois destitudas do dado harmnico, mas a partir daquilo a que elas se propunham a enfatizar (DANILOU, 2005, p. 70). Em outra ocasio ainda comenta que
a msica vital de nosso tempo o jazz, o rock, a disco, a cano popular. O que as pessoas chamam de msica moderna, frequentemente composies abstratas completamente destitudas de significado acstico ou psicolgico, interessa apenas um pequeno grupo de amantes condicionados da msica. Eu, por exemplo, acho mortalmente entediante. (DANILOU, 1987, p. 315).

Danilou busca uma msica que no se apoie apenas em dados puramente racionais embora em seus estudos os intervalos sejam analisados desta maneira cuja apreciao seja baseada na autonomia musical, mas sim uma msica em que forma e contedo sejam indissociveis e que possa atingir o ouvinte em diversos nveis: espiritual, emocional e mesmo racional similar definio de Burckhardt para a arte sagrada. Uma msica sagrada.

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

990

Consideraes finais Danilou entende que a ideia de uma nica verdade no se mantm como uma possibilidade real e concreta:
Quer algum esteja falando de geometria euclidiana, teorias pitagricas da msica, ou mesmo interpretaes histricas ou simblicas, todos os sistemas de pensamento so falsos quando levados a extremos. [] O momento em que a verdade tomada como dogma, torna-se falsa. (DANILOU, 1987, p. 146).

Esta afirmao, no entanto, no faz de Danilou um relativista. Ele parte de um determinado ponto de vista, de um determinado sistema de pensamento, para da construir os argumentos que embasam suas hipteses. Seus estudos so interpretaes possveis do fenmeno musical, o que revela coerncia com suas afirmaes a respeito da incognoscibilidade da realidade ltima e da falsidade da verdade tomada como dogma. Dessa forma, est em acordo com o que Kuhn (2003) aponta a respeito dos paradigmas cientficos, e que Vattimo (2002) atribui especialmente s artes: a persuaso e convencimento retricos tm um papel preponderante na consolidao de um paradigma, seja ele artstico ou cientfico. Por isso, afirmamos que os estudos de Danilou, como novas redescries e interpretaes do fenmeno musical, contribuem para ampliar a compreenso do que seja msica, no s a msica oriental, mas a prpria msica ocidental. Em duas de suas obras, consideradas pelo prprio Alain Danilou como mais importantes, ele elabora o que chama de Escala Universal dos Sons. No Trait de musicologie compare ele a utiliza para comparaes tnicas e histricas, e em Smantique Musicale a escala utilizada do ponto de vista da significao musical. Ao elaborar esta escala que pretende unificar a construo escalar cclica e a construo por harmnicos e formada por relaes numricas que determinam as suas relaes intervalares , impossvel no associar Danilou a uma corrente de pensamento neopitagrica, uma vez que a busca de tal unificao se d como um desejo de encontrar os princpios metafsicos dos sons. No entanto, uma associao direta simplificadora, uma vez que em Danilou temos uma particularidade que merece uma anlise mais detalhada. O filsofo Giovanni Piana em seu texto La scala dei suoni di Danilou, afirma que
a posio de Danilou exemplar pelo fato de que se regride, em relao ao problema de uma fundao objetivista, do fisicalismo ao aritmetismo, realizando em certo sentido s avessas o caminho que conduz do ponto de vista aritmetizante, que era afirmado a partir da cultura grega at o Renascimento tardio e alm, para a fundao na fsica do som. (PIANA, 2003, p. 28, destaque do autor).

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

991

Ele explica que


O ponto de vista aritmetizante tende a separar o nmero da realidade corprea, e por isso a considerar o nmero em si mesmo como princpio do real, abrindo-se a toda sorte de especulao filosfica sobre as virtudes dos nmeros como tal. (PIANA, 2003, p. 28).

Deste modo, ao diferir-se do pensamento aritmetizante, Danilou proporciona outra interpretao da relao possvel entre som e relaes numricas, pois
quando, inversamente, a relao numrica vem atribuda vibrao de um corpo elstico e ocorre assim o reencontro do nmero com o elemento fsico, as consideraes metafsicas vo para segundo plano, a numerologia interessa muito menos do que interessa uma possvel anlise da constituio interna do som como evento da natureza. E todo o problema tende a particularizar-se, afrouxando-se os laos com os fenmenos no pertencentes msica que anteriormente poderiam ser mantidos em relao estreita com a analogia numrica. (PIANA, 2003, p. 29, destaques nossos).

Danilou afirma que os tericos indianos confiam mais na identificao dos intervalos pelos sentimentos por eles evocados, o que abre a possibilidade de uma interpretao fenomenolgica e no apenas matemtica das relaes sonoras. Ainda se trata de consideraes metafsicas, mas, como nota Piana, elas caem para segundo plano. Outro dado que pode ser considerado como uma caracterstica metafsica nos estudos de Danilou o fato de ele tomar como seu objeto de estudo a teoria das msicas Indiana, Chinesa e Grega, justificando esta opo em seu Trait de Musicologie Compare (2004, p. 25).
Muitas vezes podemos descobrir equivalncia de formas musicais que parecem no ter nada em comum e diferenas profundas entre os sistemas que nos parecem, primeira vista, como semelhantes. Atravs da teoria, julgamos os sistemas musicais em bases slidas. Compreender a sua beleza e perceber diretamente o seu significado outro assunto e requer geralmente um longo hbito. (DANILOU, 2004, p. 25).

Corroborando esta opo pela teoria musical, Danilou afirma que os diferentes intervalos utilizados no Ocidente ou no Oriente
referem-se aos mesmos princpios acsticos. Consequentemente a diferena emerge, seja da prtica musical em contradio com a teoria, ou do uso de apenas algumas das possibilidades abertas pelos princpios comuns. [] Estes diferentes sistemas musicais no se opem um ao outro. Ao contrrio, eles se complementam, pois todos nascem necessariamente das mesmas leis fundamentais das quais eles exploram diferentes aspectos (DANILOU, 1995, p. 10).

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

992

Danilou considera ainda, que


a conexo entre a realidade fsica e os princpios metafsicos pode ser sentida na msica como em nenhum outro lugar. A msica era, portanto, justamente considerada pelos antigos como a chave para todas as cincias e artes a ligao entre metafsica e fsica atravs da qual as leis universais e suas mltiplas aplicaes poderiam ser entendidas (DANILOU, 1995, p. 1).

Fica evidente a opo metafsica de seus estudos musicais ao evitar a avaliao direta de obras musicais, que so objetos de estudo tanto da musicologia histrica quanto da etnomusicologia, e que, no caso da ltima, acrescentaria ainda o trabalho de campo antropolgico. No entanto, os argumentos de Piana nos mostram como esta opo diferenciada, apontando para uma ligao mais prxima entre numerologia e dado fsico do som, invertendo a concepo tradicional da procura no som dos elementos numricos, para uma relao numrica como consequncia das relaes sonoras.

Referncias BURCKHARDT, Titus. A arte sagrada no oriente e no ocidente: princpios e mtodos. So Paulo: Attar, 2004. DANILOU, Alain. La thorie mtaphysique du verbe et son application dans le langage et la musique. Publicado por Murilo Cardoso de Castro em 21 dez. 2007. Disponvel em: <http://sophia.free-h.net/spip.php?article92>. Acesso em: 02 mar. 2011. ______. L'Agression Harmonique. In: ______. Origines et pouvoirs de la musique. 2e. ed. Pondicherry (India): Kailash, 2005. (Les cahiers du mleccha). ______. Trait de Musicologie Compare. Paris: Hermann, 2004. (nouveau tirage). ______. Music and the power of sound: the influence of tuning and interval on consciousness. Rochester, Vermont: Inner traditions International, 1995. ______. The way to the labyrinth. Trad. Marie-Claire Cournand. New York: New Directions Book, 1987. Original francs ______. Smantique Musicale: essai de psycho-physiologie auditive. 2. ed. Paris: Hermann, 1993 (nouveau tirage). KUHN, Thomas S. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo: Perspectiva, 2003. PIANA, Giovanni. La scala universale dei suoni di Danilou. Verso digital 2003 em pdf. Disponvel em: <http://filosofia.dipafilo.unimi.it/piana/index.php/filosofia-dellamusica/106-la-scala-universale-dei-suoni-di-danielou>. Acesso em: 25 mar. 2011. 51p.

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

993

RIVERS-MOORE, Daniel. Editor s Note. In: DANILOU, Alain. Music and the power of sound: the influence of tuning and interval on consciousness. Rochester, Vermont: Inner Traditions International, 1995. p. xiii. VATTIMO, Gianni. A estrutura das revolues artsticas. In: ______. O fim da modernidade: niilismo e hermenutica na cultura ps-moderna. So Paulo: Martins Fontes, 2002.

ANAIS DO II SIMPOM 2012 - SIMPSIO BRASILEIRO DE PS-GRADUANDOS EM MSICA

You might also like