You are on page 1of 4

Associao de resistores Em muitos casos prticos tem-se a necessidade de uma resistncia maior do que a fornecida por um nico resistor.

Em outros casos, um resistor no suporta a intensidade da corrente que deve atravess-lo. Nessas situaes, utilizam-se vrios resistores associados entre si. Os resistores podem ser associados em srie, em paralelo ou numa combinao de ambas, a associao mista. Resistor equivalente o resistor que produz o mesmo efeito que a associao, ou seja, submetido mesma ddp da associao, deixa passar corrente de mesma intensidade. Associao em Srie Associar resistores em srie significa lig-los em um nico trajeto, ou seja:

Como existe apenas um caminho para a passagem da corrente eltrica esta mantida por toda a extenso do circuito. J a diferena de potencial entre cada resistor ir variar conforme a resistncia deste, para que seja obedecida a 1 Lei de Ohm, assim:

Esta relao tambm pode ser obtida pela anlise do circuito:

Sendo assim a diferena de potencial entre os pontos inicial e final do circuito igual :

Analisando esta expresso, j que a tenso total e a intensidade da corrente so mantidas, possvel concluir que a resistncia total :

Ou seja, um modo de se resumir e lembrar-se das propriedades de um circuito em srie : Tenso (ddp) (U) Intensidade da corrente (i) Resistncia total (R) se divide se conserva soma algbrica das resistncia em cada resistor.

Caractersticas da associao em srie:

a) A intensidade da corrente i a mesma em todos os resistores, pois eles esto ligados um aps o outro. b) A tenso U na associao igual soma das tenses em cada resistor: U = U1 + U2 + U3 c) Aplicando-se a 1 lei de Ohm a cada um dos resistores, podemos calcular a resistncia do resistor equivalente da associao, da seguinte forma: U = U1 + U2 + U3 Rs . i = R1 . i + R2 . i + R3 . i Rs . i = i(R1 + R2 + R3) R = R1 + R2 + R3 O resistor equivalente tem uma resistncia eltrica igual soma das resistncias eltricas de todos os resistores da associao. Para iluminar uma rvore de natal, por exemplo, usam-se lmpadas de baixa tenso associadas em srie. Associao em paralelo: Quando dois ou mais resistores tm seus terminais ligados mesma diferena de potencial, de modo a oferecer caminhos separados para corrente.

Usualmente as ligaes em paralelo so representadas por:

Como mostra a figura, a intensidade total de corrente do circuito igual soma das intensidades medidas sobre cada resistor, ou seja:

Pela 1 lei de ohm:

E por esta expresso, j que a intensidade da corrente e a tenso so mantidas, podemos concluir que a resistncia total em um circuito em paralelo dada por:

Em que Rp o resistor equivalente da associao em paralelo. Caractersticas da associao em paralelo: a) A tenso U a mesma em todos os resistores, pois esto ligados aos mesmos terminais A e B. b) A corrente i na associao igual soma das correntes em cada resistor: i = i 1 + i2 + i3 Aplicando-se a 1. lei de Ohm a cada um dos resistores, podemos determinar a resistncia do resistor equivalente: i = i1 + i2 + i3

c) O inverso da resistncia equivalente igual soma dos inversos das resistncias associadas. Se houver somente dois resistores em paralelo, de resistncias R1 e R2, a resistncia equivalente Rp dessa associao pode ser determinada por:

exemplo:

Fusvel 1- O fusvel considerado um dispositivo que previne os circuitos eltricos. Eles so ligados em srie, e a parte do circuito eltrico, deve ficar protegida. Eles so compostos por alguns condutores de baixo ponto de fuso, como por exemplo, o estanho e o chumbo. Quando uma corrente eltrica de intensidade maior do que a permitida passa por esse circuito, elas se fundem e interrompem o circuito Exerccios resolvidos 1. No circuito esquematizado abaixo, determine a resistncia equivalente entre os

extremos A e B.
1/Req = 1/R1 + 1/R2 1/Req = 1/30 + 1/60

2. 1/Req Determine a1)/60 resistncia equivalente entre os = (2 + terminais A e B da seguinte associao de 1/Req = 3/60 resistores:
1/Req = 1/20 Req = 20

Resolvendo para os dois resistores superiores.

1/Req = 1/10 + 1/10 1/Req = 2/10 1/Req = 1/5 Req = 5 O circuito possui este novo desenho:

O resistor equivalente dessa associao ser: 1/Req = 1/5 + 1/20 1/Req = (4 + 1)/20 1/Req = 5/20 1/Req = 1/4 Req = 4

You might also like