You are on page 1of 6

ANLISE DE PROGRAMAO - AULA 01 PROFESSORA: ALESSANDRA SILVA - ETEC DE FERRAZ DE VASCONCELOS

Introduo a Modelagem de Dados


Na programao computacional, muitas vezes torna-se fundamental a presena de um banco de dados (SGBD), do qual tem o objetivo de armazenar os dados feitos via aplicao, possuindo uma interatividade entre base de dados, aplicao e usurio.

1. Banco de dados
Abaixo esto apresentadas algumas definies de um banco/base de dados:

Coleo de dados integrados que tem por objetivo atender as necessidades dos usurios;

Exemplos: dicionrio, lista telefnica, controle do acervo de uma biblioteca, sistema de controle dos recursos humanos de uma empresa, dados pessoais de uma pessoa.

Dados
Os dados referem-se a uma recolha de informaes organizadas, eventos, atividades e transaes que so gravados, classificados e armazenados dentro de um sistema de computador. Exemplo: texto, fotos, figuras, sons gravados, animao, numricos, alfanumricos entre outros.

Informao
A informao o dado organizado, sendo uma abstrao informal (no pode ser gerada atravs de uma teoria lgica ou matemtica), que est na mente da pessoa que est inserindo tal informao, possuindo algum significado.

Conhecimento
O conhecimento resultado de vrias informaes organizadas de forma lgica e suficiente para criar um evento. Pode ser caracterizado tambm como uma abstrao interior, algo que foi experimentado, vivenciado por algum. Exemplo entre dado e informao Abaixo exibido uma tabela em que o dado o nome, endereo e telefone de cada pessoa. Mostrando de forma individual, podendo ser gerado uma informao, quando esto aglomerados e cadastrados em uma lista telefnica.

ANLISE DE PROGRAMAO - AULA 01 PROFESSORA: ALESSANDRA SILVA - ETEC DE FERRAZ DE VASCONCELOS


Tabela 1 Exemplo de dados e informao da tabela lista telefnica que possui alocados dentro dela

Nome Endereo Telefone Av. Flores dos Reis, 332 5568-4445 Maria Joquina Joo Aparecido Rua Jardim Vieira, 122 5211-8854

2. Abstrao de Dados
2
A abstrao de dados um modelo de dados que fornecem uma utilizao de representao conceitual, utilizando objetos, propriedades e relacionamentos, no gerando muitos detalhes de como as informaes so guardadas fisicamente para os usurios.

Figura 2: Exemplo de abstrao de dados. Descreve a representao e armazenagem de dados em uma situao real em um banco de dados

Modelagem de dados: modelo conceitual, modelo lgico e fsico


A modelagem de dados uma tcnica usada para a especificao das regras de negcios e as estruturas de dados de um banco de dados. Ela faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema de informao e de vital importncia para o bom resultado do projeto. Modelar dados consiste em desenhar o sistema de informaes, concentrando-se nas entidades lgicas e nas dependncias lgicas entre essas entidades. Modelagem de dados ou modelagem de banco de dados envolve uma srie de aplicaes tericas e prticas, visando construir um modelo de dados consistente, no redundante e perfeitamente aplicvel em qualquer SGBD moderno. A modelagem de dados est dividida em:

ANLISE DE PROGRAMAO - AULA 01 PROFESSORA: ALESSANDRA SILVA - ETEC DE FERRAZ DE VASCONCELOS

Modelo conceitual
A modelagem conceitual basea-se no mais alto nvel e deve ser usada para envolver o cliente, pois o foco aqui discutir os aspectos do negcio do cliente e no da tecnologia. Os exemplos de modelagem de dados vistos pelo modelo conceitual so mais fceis de compreender, j que no h limitaes ou aplicao de tecnologia especfica. O diagrama de dados que deve ser construdo aqui o Diagrama de Entidade e Relacionamento, onde devero ser identificados todas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama a chave para a compreenso do modelo conceitual de dados. Exemplo simples de Diagrama de Entidade e Relacionamento

MER
O modelo de entidade e relacionamento o mais utilizado atualmente, devido a sua simplicidade e eficincia. Baseia-se na percepo de mundo real, que consiste em uma coleo de objetos bsicos, chamados entidades e relacionamentos entre esses objetos. Voc poder usar ou no um software para modelagem de dados. A modelagem de dados consiste em uma srie de anlises conceituais e lgicas para encontrar a melhor disposio possvel de armazenamento e manuteno das informaes no banco de dados. A modelagem envolve um profundo estudo de caso, seguido da anlise de projeto, que pode ser dividida em duas etapas:

Anlise de Entidades

ANLISE DE PROGRAMAO - AULA 01 PROFESSORA: ALESSANDRA SILVA - ETEC DE FERRAZ DE VASCONCELOS

Anlise de Relacionamentos Na anlise de entidades o objetivo identificar os elementos com algum significado prprio, tais como Clientes, Produtos, Pedidos, Locao, etc. A entidade pode ser algo concreto como Clientes e Produtos ou algo abstrato como Locao e Venda. Na anlise de relacionamentos o objetivo definir como e quando as entidades se relacionam, isto particularmente importante a fim de dar maior entendimento do problema.

Modelo lgico
O modelo lgico j leva em conta algumas limitaes e implementa recursos como adequao de padro e nomenclatura, define as chaves primrias e estrangeiras, normalizao, integridade referencial, entre outras. Para o modelo lgico deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual. Exemplo do diagrama de banco de dados gerado no Microsoft Visio.

ANLISE DE PROGRAMAO - AULA 01 PROFESSORA: ALESSANDRA SILVA - ETEC DE FERRAZ DE VASCONCELOS

Modelo fsico
No modelo fsico fazemos a modelagem fsica do modelo de banco de dados. Neste caso levase em conta as limitaes impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lgico.

ANLISE DE PROGRAMAO - AULA 01 PROFESSORA: ALESSANDRA SILVA - ETEC DE FERRAZ DE VASCONCELOS

Atividade:

Sistema de Controle de Biblioteca

Como requisitos iniciais foram identificados: 1. Devem ser cadastradas as obras do acervo, que representam livros, peridicos (revistas, jornais) e qualquer outro elemento do acervo da biblioteca. Inicialmente, obras devem possuir um cdigo que as identifique: ttulo, autor principal, ano de publicao, situao (disponvel, emprestada) e editora. Editoras, por sua vez, possuem um cdigo, nome e cidade. Uma obra sempre de uma editora e uma editora pode possuir diversas obras; 2. Devem ser cadastrados usurios da biblioteca, que devem ter uma identificao nica, nome, endereo completo, telefone de contato e CPF; 3. Os funcionrios da biblioteca tambm devem ser cadastrados. Funcionrios tm um nmero de matrcula, seu nome completo e departamento em que trabalha. Departamentos, por sua vez, possuem cdigo e nome. Todo funcionrio obrigatoriamente vinculado a um departamento, que pode ter vrios funcionrios. Alm disso, todo departamento possui um nico chefe; 4. Usurios devem poder realizar emprstimo de obras. Um emprstimo deve conter uma nica obra e ser de um nico usurio, obrigatoriamente. Emprstimos ainda devem registrar a data e horrio do emprstimo, data prevista de retorno, bem como o funcionrio que o realizou. Quando da devoluo da obra em emprstimo, deve-se registrar a data e horrio da devoluo, bem como o funcionrio responsvel; 5. Usurios ainda podem realizar reservas de obras. Uma reserva deve conter uma nica obra e ser de um nico usurio, obrigatoriamente. Reservas ainda devem registrar a data e horrio da reserva e data na qual a obra ser retirada.

You might also like