You are on page 1of 3

Testemunhos de Vida Missionria

nquanto preparvamos esta edio, ns, o povo brasileiro e, podemos dizer, o mundo, acompanhvamos, pela mdia informal, a iniciativa corajosa de Dom Lus Cappio, colocando em risco, atravs da greve de fome, sua prpria vida, em favor da revitalizao do Rio So Francisco e de sua populao ribeirinha. Numa poca em que tanto fala-se do valor da gua, este missionrio franciscano decidiu dar uma vida pela Vida. A histria de Dom Lus, ao lado dos nordestinos, comeou em 1974, quando chegou ao serto com apenas a roupa do corpo. Nestes anos, durante os quais acompanhou a morte agnica do velho Chico, foi crescendo neste homem a conscincia de que ele precisava urgentemente ser ressuscitado. Em outubro de 1992, com mais trs amigos, iniciou uma misso de conscientizao percorrendo seis mil quilmetros, a partir da nascente, ao longo do rio So Francisco. Esta peregrinao ecolgica foi um marco na luta pela preservao do Rio So Francisco e da subsistncia das populaes ribeirinhas.

SUAS CONVICES
Transcrevemos aqui a entrevista realizada pelas reprteres Ariadne Arajo e Ftima Sudrio, do jornal O Povo, com Dom Lus, a respeito de suas convices que, h anos seguidos, o levam a lutar contra o projeto de transposio do Rio So Francisco. Por que o senhor resolveu percorrer o rio So Francisco? A prendemos com o povo a importncia que esse rio tem para a vida e, sempre com o povo, aprendemos a amar esse rio e v-lo como o grande gerador de vida para toda essa populao. No entanto, o Rio So Francisco estava num profundo processo de morte. A cada ano ele mostrava sintomas cada vez maiores de morte. Assim sendo, achamos por bem conscientizar o povo ribeirinho sobre a importncia do rio e a necessidade de

preserv-lo. Disso surgiu a idia de uma caminhada, durante a qual tivssemos a oportunidade de estabelecer esse dilogo com toda a populao ribeirinha, para que compreendesse o rio como um grande dom de Deus para a vida deles e a necessidade de empreender iniciativas para a sua pres ervao. Como o senhor foi visualizando os sintomas da devastao? Em vrias frentes. A pior de todas o grande desmatamento nas nascentes do rio que leva inexoravelmente sua morte. De l, fomos constatando tambm a devastao das matas ciliares que protegem os barrancos. Conseqncia:o rio fica cada vez mais largo, mais raso e obstrudo. Evidente tambm o problema da poluio. O rio hoje um grande esgoto a cu aberto, seja dos dejetos sanitrios das cidades e vilas beira do rio, seja tambm pelos esgotos qumicos das indstrias da regio de Belo Horizonte. Outro problema vem da irrigao. No nos posicionamos contra a irrigao mas contra o fato de no haver nenhum gerenciamento das guas tiradas do rio. Outro fator que prejudica o Velho Xico o modelo de agricultura que exige o uso de agrotxicos, produtos que, aos poucos, envenenam as guas. E no podemos esquecer o problema causado pelas grandes barragens que impedem a subida dos peixes para a desova, acabando assim com a vida do rio. Aquele que outrora foi um rio viscoso, cheio de peixe, hoje a pesca rara no So Francisco. triste ver como no mdio So Francisco, aquela regio que vai de Sobradinho a Paulo Afonso, o rio no mais rio, so imensas represas que favorecem a evaporao da gua, diminuindo assim o seu manancial. E agora aparece esse projeto, que eu chamo de louco, da transposio do rio, sem antes olhar para a sua revitalizao. Por que o senhor v o projeto da transposio como uma loucura? Em primeiro lugar, um projeto que tem uma casca social: levar gua para os pobres do Nordeste l de cima. Uma casca social, que esconde os verdadeiros interesses, que so polticos e econmicos. Em segundo lugar, o projeto demanda um dinheiro muito elevado e um tempo grande de execuo. de se perguntar: ser que as prximas administraes tero a mesma determinao que o atual governo, ser que no vai ser mais um projeto como o da Transamaznica, que vai consumir dinheiro pblico sem chegar a lugar nenhum? Terceiro, esse tipo de projeto demanda um consumo faranico de energia eltrica. Quem vai pagar essa conta? O povo? O povo no tem condio. Concluso: mais um projeto destinado s elites, s grandes empresas ou, at mesmo, s multinacionais. Mas um fato que h escassez dgua nos estados mais ao Norte do Nordeste. Neste caso a transposio no necessria? Para ns o que mais importante que existem muitos outros projetos alternativos de pequeno custo, de gerenciamento mais adequado, sem problemas ecolgicos, como a construo de tanques para armazenamento da gua de chuva, construo de pequenos audes, poos artesianos, iniciativas que solucionam o problema das pequenas comunidades, sem exigir esses investimentos faranicos.

Infelizmente, o problema est no fato de que o modelo do nosso desenvolvimento no acredita nas pequenas iniciativas e, atrs disso, existe o lobby das grandes empreiteiras que exigem que esses projetos sejam aprovados. Ns acreditamos nos projetos alternativos, que j foram testados, provando sua eficcia. Para concluir, eu digo que anmico no doa sangue. Se quiserem que o rio So Francisco doe, garantam a vida dele. O senhor avalia que a peregrinao surtiu algum efeito no sentido de conscientizar as populaes ribeirinhas para a preservao do rio? Sem dvida: foi uma virada de pgina. Acredito que na histria do rio So Francisco a gente pode falar do antes e do depois, porque antes o rio estava a e havia muito pouca conscincia de preservao. Um exemplo disso que o tivemos numa missa de Bom Jesus dos Navegantes, aqui na Barra, quando, na hora das ofertas, chegou um senhor querendo ofertas quatro sacos de lixo, dizendo: olha isso aqui foi a limpeza que eu fiz por Bom Jesus no rio dele. So milhares de iniciativas que vo surgindo, ali, aqui, acol, umas mais organizadas, mais bem pensadas, outras espontneas, e a gente v que so fruto da peregrinao.

PARA REFLETIR
1. Qual a sua opinio sobre a greve de fome de Dom Luiz Cappio pela revitalizao do Rio So Francisco e contra a sua transposio? 2. Considera isso um gesto herico?

You might also like