You are on page 1of 12

10.08.2009 Dir. Ambiental Fabiano Melo fabiano.mg@uol.com.

br

INTRODUO
1.972 conferncia mundial de Estocolmo (incio da discusso sobre Direito ambiental).

ROTEIRO DE AULA 1. Contexto do meio ambiente em nvel internacional; 2. Princpio do direito ambiental; 3. A constituio federal e o meio ambiente.

1. CONTEXTO DO MEIO AMBIENTE EM NVEL INTERNACIONAL 1) Conferencia de Estocolmo sobre Meio Ambiente Humano (1.972). A ONU coloca o direito ambiental na agenda global; na verdade a idia da Conferncia surgiu em 1.968 e foi concluda em 1.972. Declarao de Estocolmo, com 26 princpios essa declarao influenciou o legislador constitucional de 1.988. O art. 1 da Declarao coloca o Direito Ambiental como direito fundamental, dirieto humano. A conferencia foi dividida em conservacionista + desenvolvimentista; I. dois grupos (dias leituras):

Preservacionistas necessrio preservar o planeta; o meio ambiente deve ser mantido intocado, com um grau mnimo de atividade sobre o mesmo. Hemisfrio norte (pases desenvolvidos). Desenvolvimentistas grupo de pases emergentes (3 mundo) que queriam seu crescimento e qualquer custo, entre eles encontramos o Brasil. Conservacionistas tal grupo pretendia compatibilizar o desenvolvimento econmico com a proteo ao meio ambiente.

II.

III.

No foi, portanto, aqui que surge o desenvolvimento sustentvel. O assunto discutido aqui foi, em verdade, o meio ambiente humano.

2) Rio 10 anos depois a ONU criou a Comisso Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU 1.982. Esta comisso criou o Relatrio Brundland (relatrio nosso desenvolvimento comum), nome este que foi dado em homenagem ex-primeira ministra da Noruega, Gro Harlen Brund. O qual sistematizou o conceito de desenvolvimento sustentvel. Para este relatrio, desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades da gerao presente sem comprometer as necessidades das geraes futuras. Esse relatrio precedeu a Rio-92. A Rio ou Eco-92, tambm chamada Cpula da terra, fala em desenvolvimento sustentvel (ao contrrio da conferncia de Estocolmo). Foi o maior encontro mundial de pases, que geraram os seguintes resultados: (i) (ii) Declarao do Rio Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel1; Agenda 21 um plano de ao para que tenhamos sociedades sustentveis. (Pretende que a sociedade civil e governos implantem em nvel regional, local, nacional e internacional).

Isso o que o direito internacional chama da Soft Law.

As convenes decorrentes da Rio-92 so: (i) Conveno-quadro sobre mudanas climticas foi complementada em 1.997 pelo protocolo de Kyoto para reduo da emisso de gases CO2 na atmosfera (que objetiva reduo de 5.2% da emisso entre 2008 e 2012 em relao emisso que ocorria em 1.990); Conveno sobre diversidade biolgica ex.: se desmato um campo de futebol a biodiversidade que se perde nesse desmatamento, dentre fauna, flora, e inclusive microorganismos.

(ii)

3) Conferncia de Johanesburgo sobre desenvolvimento Sustentvel Rio+10. Ocorreu no ano de 2002 (frica), tendo como resultados:
1

Buscar o Material no site para ver caractersticas, princpios nela insculpidos.

a) Declarao poltica conhecida como Compromisso de Johanesburgo sobre Desenvolvimento Sustentvel; b) Plano de implementao. Este plano de implementao tem trs objetivos: (i) (ii) (iii) Erradicar a pobreza - Esta conferncia foi na frica, razo pelo que se falou em erradicao da pobreza; Eliminar padres de consumo e produo insustentveis; Proteger os recursos ambientais (naturais).

2. PRINCPIOS DO DIREITO AMBIENTAL 1.1. Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado Como Um Direito Fundamental Base legal: art. 225, CF todos tm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

H, contudo, um projeto tentando enxugar a cmara para eliminar vrios artigos, dentre os quais se encontram este artigo. Todavia tal dispositivo seria uma clausula ptrea haja vista sua caracterstica de direito fundamental. o direito matriz do direito ambiental. Meio ambiente ecologicamente equilibrado um meio ambiente no poludo, com salubridade e higidez. O legislador associou o direito meio ambiente ecologicamente equilibrado ao direito vida, e como essencial sadia qualidade de vida. Quanto mais um direito fundamental se aproxima da dignidade da pessoa humana (fundamento axiolgico maior do nosso sistema jurdico), mais essencial ele se torna. Diz Fabiano ser o meio ambiente ecologicamente equilibrado o mais importante, fundamental dos direitos fundamentais uma vez que os demais direitos fundamentais so podem ser efetivados com um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Princpio 1 da Declarao do Rio os seres humanos esto no centro das preocupaes com o desenvolvimento sustentvel. Tem direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com o meio ambiente. STF: MS 22.164; Ler: ADI 3.540 todos tm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. O direito ambiental integra os direitos humanos e o direito econmico, o ponto de intercesso entre esses dois mbitos.

1.2. Princpio Do Desenvolvimento Sustentvel Ver relatrio do nosso futuro comum. a) Para alguns doutrinadores o mais importante dos princpios. b) O desenvolvimento sustentvel tem o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento de atividades econmicas com a proteo ao meio ambiente. Consta dos arts. 170 e 225 da CF. c) Temos dois valores: i. Desenvolvimento que no sinnimo de crescimento. Desenvolvimento crescimento: este ltimo no tem preocupaes ambientais. Hoje o desenvolvimento agrega necessariamente a proteo ambiental (art. 179, II e III, CF). Portanto toda atividade econmica deve ter a proteo ambiental inserida. Desenvolvimento Sustentvel: aquele economicamente factvel, ecologicamente adequado, socialmente justo e culturalmente equitativo, sem discriminaes (Moacir Gadoti). Antropocentrismo o homem a medida de todas as coisas; o centro do universo, de todas as relaes. Todo o resto serve para servir o homem (meio ambiente, animais, flora, etc.). uma viso utilitarista, tudo serve para o homem. A CR nossa antropocntrica, segundo a essncia do art. 225. Hoje chamam antropocentrismo alargado, que tambm se preocupa com os seres vivos (a relao do homem com os seres vivos). Biocentrismo centro do universo so os seres vivos, a flora, a fauna. Quando se fala em biocentrismo temos a proteo jurdica dos animais. Com base nessa corrente h doutrinadores defendendo que tais animais sejam sujeitos de direitos. A nossa CR,

embora antropocntrica possui passagem biocntrica, no art. 225, 1, VII:


VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade.

Ex.: inconstitucional lei que permita rinhas de galo, farra do boi. Ecocentrismo a mais radical. A ecologia, os sistemas ecolgicos ficam no centro do universo.

d) P: E se ocorrer um conflito entre atividades econmicas e proteo ao meio ambiente? Pela ADIn 3.540/DF prevalece a proteo ambiental se no for possvel a compatibilizao. A atividade econmica no pode ser exercida em desarmonia com os princpios destinados a tornar efetiva a proteo ao meio ambiente e) Principio da declarao do rio 1992.

1.3. Princpio Da Solidariedade Intergeracional E Da Equidade No Acesso Aos Recursos Naturais a) Alguns doutrinadores geraes. chamam de responsabilidade entre

b) Base legal: impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. c) um dos pontos mais revolucionrios da CR, porque ela cria um sujeito de direito indeterminado, que ainda no nasceu. Este princpio representaria um dilogo com os filhos, os netos, observando o futuro. d) um princpio de tica entre as geraes. e) H duas formas de ver a solidariedade intergeracional; i. ii. Sincrnica fala-se nesta das presentes responsabilidade com as geraes presentes. Diacrnica fala-se aqui em futuras geraes. geraes; a

f) Acesso com equidade aos recursos naturais: i. O acesso desta gerao no pode comprometer o acesso das geraes futuras;

ii.

A localizao dos recursos naturais. Quem deve ter acesso aos recursos naturais quem estiver mais prximo. Isso significa que o acesso aos recursos naturais deve comear no mbito local para depois alcanar a regio, e s depois a nao, e internacional. Caso contrrio corre o risco de o local ficar sem aquele recurso.

1.4. PRINCPIO DA FUNO SCIO-AMBIENTAL DA PROPRIEDADE PRIVADA a) Art. 5, XXII, CF propriedade; XXIII funo social da propriedade. b) A propriedade s se legitima a partir do momento em que ela cumpre a sua funo social atendendo a coletividade. c) Art. 182, 2, CR propriedade urbana o plano diretor (obrigatrio para cidades com mais de 20 mil habitantes) que definir a funo social da propriedade urbana, segundo dispe o art. 39 do Estatuto da Cidade (lei 10.257/01); d) Art. 185 da CR/88 propriedade rural a funo scio-ambiental da propriedade rural consta do art. 186 da CF, o qual possui um aspecto econmico, social e ambiental.
Art. 186. A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; fator econmico. II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; fator ambiental. III - observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; IV - explorao que favorea o bem-estar proprietrios e dos trabalhadores. aspecto social. dos

e) Questionam muito a atuao do direito ambiental por limitar o direito de propriedade. Essa questo de limitar o direito de propriedade que a funo social faz essa limitao assertiva que no se sustenta. f) A funo social no limita o direito de propriedade. A funo social elemento essencial interno da propriedade, um contedo do

direito de propriedade. No h que se falar em limitao, mas sim no uso da propriedade conforme o direito. Isso porque a CF/88 publicizou a propriedade (normas de direito pblico dentro do contexto da propriedade), exterminando aquela leitura privatista, individualista. Ento fala-se hoje no uso da propriedade conforme o direito (ao invs de limitao do direito de propriedade). Quando se fala em funo scio-ambiental, a palavra funo diferente do conceito de autonomia de vontade. Onde temos a palavra funo no existe a autonomia de vontade, traz uma obrigao que se cumprida, ai sim poderei usar a propriedade com certa liberdade. Onde tem funo h sempre uma obrigao, um poder de agir. Ex.: APP e reserva legal florestal obrigatria para todas as propriedades do Brasil. O que justifica a propriedade que se atenda a funo scio-ambiental (propriedade rural). Atendido esta funo, o resto pode ser usada livremente. Se instituir a APP e a reserva legal cumpre a funo scio-ambiental podendo usar livremente a propriedade.

g) Funo: poder de agir, podendo ela ser positiva (obrigao de fazer) ou negativa (obrigao de no-fazer). Funo traz sempre a idia de um dever. i. Positiva - Na propriedade rural, se no tenho reserva legal hoje, sou obrigado a institu-la. Obrigao de fazer. A no instituio pode ensejar uma multa diria podendo chegar a at 500 reais/dia hectare. Com base no art. 55 do Decreto 6514/08. Ex.: fazer festas com som acima do tolervel em horrios anormais, faa vedao acstica. Negativa no poluir, no degradar, no emitir rudos. Ex.: uma propriedade rural a ser adquirida que no possui rea de proteo. O fiscal aplica multa ao atual proprietrio sendo que o que desmatou foi o proprietrio anterior. Todavia o STJ j entende pacificamente que a obrigao propter REM. Se eu comprar uma propriedade, recebo de presente o passivo ambiental; estando degradado a rea de preservao permanente, o proprietrio responde pela multa. possvel, ainda, uma ao regressiva, mas no se escusar de pagar a multa. por isso que necessria a verificao do passivo ambiental antes da aquisio da propriedade, com clausula no contrato de compra e venda.

ii.

h) Art. 1.228, 1, CC:


1o O direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas.

Com o uso adequado da propriedade conforme o direito observa-se a APP e preservao ambiental.

1.5. PRINCPIO DA PREVENO Trabalha com o dano certo, o dano conhecido. Preveno prevenir, o que significa agir antecipadamente. possvel a atuao antecipada quando temos dados, pesquisas e informaes ambientais O principio da preveno lida com o risco conhecido. Risco conhecido o atravs de dados e pesquisas, de informaes ambientais, do que j aconteceu. Ex.: em um garimpo sabe-se notoriamente que casa significativo impacto ambiental ante os inmeros garimpos por a. Nesse caso em que j ocorreu empiricamente, fala-se em risco conhecido. Ento aplica-se o princpio da preveno. Por este princpio h a tentativa de minimizar, reduzir os impactos ambientais. P: Como h, na prtica, a efetivao de tal princpio? Ex.: (i) EPIA/RIMA, (ii) licenciamento, (iii) poder de polcia ambiental. Tem o objetivo de reduzir os riscos ambientais. O que justifica a preveno: A) A impossibilidade de retorno ao stato quo ante: Danos ambientais em regra so irreversveis. Ex.: cortar uma floresta centenria, no h possibilidade de retorno ao stato quo ante; como irreversvel, j que sei que vai causar, tenho que reduzir, mitigar o dano. Ex.: Chernobyl ainda produz efeitos at hoje.

B) Extino de uma espcie da flora e da fauna.

H, ainda, o risco de extino de flora e fauna colocando em risco o equilbrio ecolgico.

Preveno X Reparao: O direito ambiental, ento, essencialmente preventivo. Mas ocorrendo o dano, trabalha-se com a reparao (binmio). O poder de polcia ambiental segue a mesma lgica do art. 78 do CTN, em termos mais simples. , ento, o poder de polcia administrativo, aplicando todas aquelas caractersticas aqui.

1.6. PRINCPIO DA PRECAUO Neste trabalha-se com o dano incerto, em abstrato, desconhecido (perigo em abstrato; risco desconhecido). No princpio da preveno trabalho com a incerteza cientfica. Ex.: (i) Aquecimento global (no h pesquisas conclusivas sobre a intensidade do aquecimento global; h quem diga que sequer ele existe). Organismos geneticamente modificados lei 11.105/05 (biotecnologia); no h pesquisas conclusivas, definitivas sobre as conseqncias desses organismos sobre a sade humana e meio ambiente.

(ii)

O cespe fala no intervenha no meio ambiente se no temos pesquisas e informaes conclusivas (h inverso do nus da prova no pode falar ah! No sabia do dano). O empresrio que tem que comprovar que no haver dano; devo ficar espera da informao porque o direito ambiental trabalha com a seguinte lgica: in dbio pro natura / pro ambiente = na dvida no intervenha no meio ambiente. Princpio 15 da rio-10 De modo a proteger o meio ambiente, princpio da precauo deve ser amplamente observado pelos Estados... quando houver ameaa de danos srios ou irreversveis, a ausncia de absoluta certeza cientifica no deve ser utilizada como razo para postergar medidas eficazes e economicamente viveis para prevenis a degradao ambiental. Este princpio est previsto no art. 54, 3 da lei 9.605/98 crime de poluio. Incorre nas mesmas penas quem deixar de adotar medidas de precauo em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversvel

a) Prognose Negativa i. ii. Prognose conhecimento antecipado. Pro - que vem antes; gnose conhecimento. Juiz deferia liminares em ao civil pblica dizendo que como no sabemos o risco efetivamente, mas que negativo, probe aquela atividade. Faz um exerccio de probabilidade na prognose negativa. Negativa porque no libera a atividade (o plantio), no liberando o plantio da substancia, produto. Se fosse prognose positiva o exerccio de probabilidade seria positivo.

iii.

1.7. PRINCPIO DO POLUIDOR PAGADOR (PPP); um princpio cautelar e econmico aplicvel ao direito ambiental. H dois aspectos do PPP: preventivo e reparador. i. Preventivo a internalizao das externalidades negativas;

Matrias; insumos

processo de produo

produto final

Resduos, gases, efluentes tratamento.

Internalizao = processos produtivos. As matrias, os insumos, o processo de produo e o produto final. Externalidades = tudo aquilo que est fora do processo produtivo. Os resduos, os gases, os efluentes. Por este processo preventivo preciso considerar no custo da produo das externalidades negativas. Ao invs de lanar efluentes no meio do rio, faa uma estao de tratamento. A no observncia disso enseja a particularizao dos lucros e a socializao dos prejuzos, no esperado. O empreendedor deve internalizar os custos de preveno, monitoramento e reparao dos impactos causados ao meio ambiente.

Ainda que o produtor adote todas as medidas protetivas, preventivas, ocorrendo dano ele obrigado a reparar (responsabilidade objetiva dos riscos ambientais). A medida da poluio do outro a reduo do nosso meio ambiente ecologicamente equilibrado. O que acontece, por exemplo, nos produtos chineses a no observncia de tais necessidades.

ii.

Reparador.

1.8. PRINCPIO DO USURIO PAGADOR ADI 3378. Previso legal: art. 4, VII lei 6.938/81 (este prev o usurio pagador e o produtor pagador). imposio ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usurio, da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos. O principio do usurio pagador complementar ao PPP. Ns usamos os recursos naturais, pelo que pagamos. Ex.: o solo, pelo que pagamos o IPTU, ITR, etc. ex.2: gua recursos hdricos. Eu devo quantificar os recursos naturais para evitar o custo zero. Se tivermos o custo zero, isso levaria hiper-explorao do recurso natural. Essa hiper-explorao, nos levaria escassez. O princpio do usurio pagador deve estar previamente previsto em lei, o que demonstra uma simbiose com o princpio da legalidade para cobrar pelo uso devo estar tutelado pela legalidade.

1.9. PRINCPIO DEMOCRTICO Este se desdobra em 3: 2.1.1. Princpio da informao s pode haver estado democrtico se houver informao. Manifestaes: A) Lei 10.650/03 (garante a todos os cidados o acesso aos bancos pblicos sobre informaes ambientais do SISNAMA

sistema nacional do meio ambiente, o que j era garantido pelo art. 5, XXXIII, CF). S resguarda o sigilo industrial (proteger a concorrncia) B) SISNIMA sistema nacional de informaes ambientais. C) Art. 40 da lei 11.105/05: informao no rtulo do produto em alimentos sobre a presena de microorganismos. D) Art. 225, 1, IV da CF/88 ao EIA-RIMA tem que se dar publicidade.

2.1.2. Princpio da participao comunitria ; 2.1.3. Princpio da educao ambiental.

O direito ambiental vem das presses da sociedade civil.

You might also like