You are on page 1of 27

FACULDADE DE CINCIAS APLICADAS SAGRADO CORAO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR COORDENAO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAO

AKYRIA BOLONINE LOUREIRO PEDRO HENRICH TERCIO

SISTEMAS ESPECIALISTAS

LINHARES 2007

AKYRIA BOLONINE LOUREIRO PEDRO HENRICH TERCIO

SISTEMAS ESPECIALISTAS

Trabalho apresentado Faculdade de Cincias Aplicadas Sagrado Corao UNILINHARES, como requisito parcial para aprovao nas disciplinas do 3 perodo do curso de Sistemas de Informao. Prof. Orientador: Gissele Locatelli.

LINHARES 2007

SUMRIO
1 INTRODUO 03

2 SISTEMAS ESPECIALISTAS REA DE APLICAO DA INTELIGNCIA ARTIFICIAL 04

3 DEFINIO DE SISTEMAS ESPECIALISTAS 05

4 SISTEMAS ESPECIALISTAS E SUAS CARACTERSTICAS E FUNES.. 07

5 BENEFCIOS DA UTILIZAO DOS SISTEMAS ESPECIALISTAS.. 12

6 CLASSIFICAO DE SISTEMAS ESPECIALISTAS.... 13

7 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS ESPECIALISTAS.. 14

7.1 SHELL- FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO.......................................18

7.1.1 EXPERT SINTA..............................................................................................18

8 DIFERENAS ENTRE OS SISTEMAS ESPECIALISTAS E OS SISTEMAS CONVENCIONAIS ..................................................................................................21

9 O PAPEL DOS SISTEMAS ESPECIALISTAS NAS ORGANIZAES.. 22

10 CONCLUSO... 25

11 REFERNCIAS 26

1 INTRODUO
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma explanao a respeito de uma das reas de conhecimento da Inteligncia Artificial: os Sistemas Especialistas.

Os sistemas especialistas funcionam como um especialista virtual, ou seja, trata-se de um software que tem como propsito emular um especialista humano em algumas reas especificas, possibilitando um auxilio no processo decisrio e fornecendo ao usurio uma interao com o programa computacional, alcanando assim um nvel de desempenho similar ao especialista humano.

Os sistemas especialistas so sistemas baseados em conhecimentos (SBCs), que seguem as mesmas regras que os especialistas reais na soluo de problemas, aonde as experincias e as heursticas, so as principais ferramentas utilizadas para se chegar a uma soluo concreta e fundamentada.

A pesquisa desenvolvida do tipo bibliogrfica, e com o objetivo de um melhor entendimento sobre os Sistemas Especialistas, baseou-se principalmente em tericos como Efrain Turban e Solange O. Rezende, mostrando assim que os softwares especialistas vm se mostrando uma tendncia muito forte no meio organizacional, pelo aspecto de tal sistema, possibilitar inmeros ganhos empresariais, acelerando processos e possibilitando a soluo de problemas complexos, antes s resolvidos por especialistas humanos.

Sero abordados tpicos sobre suas funes no ambiente organizacional, suas caractersticas, comparaes com outros sistemas, reas de aplicao e o seu processo de desenvolvimento, visando uma maior aprendizagem sobre os sistemas especialistas.

SISTEMAS

ESPECIALISTAS

REA

DE

APLICAO

DA

INTELIGNCIA ARTIFICIAL
Os Sistemas Especialistas tambm chamados de SEs so uma das principais reas de aplicao da Inteligncia Artificial (IA), sendo uma das mais modernas tecnologias em informtica disponvel no mercado, esta tecnologia permite o aumento da competitividade e da produtividade nas empresas. De acordo com Fvero (2007), seus fundamentos originaram-se nos anos 50, em que pesquisadores e estudantes criaram caminhos padro para o processo de investigao do raciocnio humano, mas um importante avano ocorreu no final da dcada de 70 quando descobriram que, o poder do programa em resolver problemas depende mais do conhecimento que possui do que do formalismo ou esquema de inferncia empregado.

A partir desta descoberta os programas comearam a ser desenvolvidos com sistemas peritos em reas especificas e limitadas esses sistemas chamados de Sistemas Especialistas. No inicio os SE eram apenas desenvolvidos em pesquisas, aps anos de sua utilizao que os tcnicos e cientistas enxergaram sua importncia comeando a investir e voltar suas atividades para esse sistema tornando-o mais comercial entre 1980 e 1981. Sendo a Intelli Genetics a primeira companhia formada exclusivamente para produzir Sistemas Especialistas. A Intelli Genetics participava no campo de engenharia gentica e tambm possua tcnicos do projeto de programao heurstica da universidade de Stanford, baseado em Fvero (2007).

Atualmente muitas organizaes dedicam-se a utilizao dos SE, pelas suas vantagens oferecidas em relao a outros sistemas, afinal, por serem um sistema especialista conseguem fazer melhor determinadas funes que exigem o alto conhecimento em reas especificas. O SE costuma ser utilizado integrado com outros tipos de sistemas de gesto aumentando em geral a eficincia do sistema e a maior obteno dos SEs, outro motivo tambm pela sua demanda nas empresas proporcionado por sua capacidade de aumentar a produtividade funcional em reas especializadas em que peritos humanos so difceis de encontrar ou so muito caros para serem contratados.

O surgimento do Sistema Especialista atendeu a um mercado mais exigente que precisava de um sistema eficiente para o auxilio a tomada de deciso, alm disso, encontraram no SE um sistema lgico, com qualidade de senso emulador do raciocnio e intuio dos seres humanos, segundo Laudon (2001) os SEs so interessante para as empresas pois conseguem preservar o conhecimento do especialista que pode ser perdido atravs da aposentadoria demisso ou morte, armazenando informaes de forma ativa para criar uma base de conhecimento organizacional que atender os empregados quando precisarem podendo utiliz-lo como um livro eletrnico ou manual e aumentando assim o conhecimento dos funcionrios, reduzindo erros e custos.

3 DEFINIO DE SISTEMAS ESPECIALISTAS


Um sistema que tenta simular o desempenho de um especialista humano e que atua dentro do seu domnio chamado de Sistema Especialista, outra definio utilizada tambm segundo Turban (2004) Os SE so programas computadorizados de consulta que procuram imitar os processos de raciocnio dos especialistas na soluo de problemas complexos. Ou seja, os Sistemas Especialistas tem o objetivo de manipular o conhecimento e informao de forma inteligente para encontrar boas solues de um determinado problema rapidamente.

De acordo com Rezende (2005) os SE correspondem como um especialista humano, podendo ento cometer erros, mas devendo possuir um desempenho satisfatrio que compense seus possveis enganos, esses sistemas especialistas so diferente dos outros tipos de sistemas pela necessidade de ter pelo menos um especialista humano para o desenvolvimento do programa, ou seja, o SE baseia-se no conhecimento humano que foi colocado em seu sistema em forma de base de conhecimento de informao e de dados para solucionar problemas resolvveis apenas por pessoas especialistas, pessoas que dominam o conhecimento exigido atravs da leitura e treinamento conseguindo ento tomar decises mais rpidas e melhores que os no especialistas na soluo de problemas complexos.

O sistema especialista baseado em uma busca heurstica, trabalhando com problemas no qual no existe uma soluo convencional organizada de forma algortmica, pois os sistemas convencionais costumam processar dados de forma repetitiva, enquanto os SEs tentam emular o raciocnio de um especialista aplicando seus conhecimentos e informaes em mecanismo de inferncia obtendo resultados melhores do que os fornecidos pelos sistemas convencionais.
Um Sistema Especialista aquele que projetado e desenvolvido para atender a uma aplicao determinada e limitada do conhecimento humano. capaz de emitir uma deciso, apoiada em conhecimento justificado, a partir de uma base de informaes, tal qual um especialista humano. Para tomar uma deciso sobre um determinado assunto, um especialista o faz a partir de fatos que encontra e de hipteses que formula, buscando em sua memria um conhecimento prvio armazenado durante anos, no perodo de sua formao e no decorrer de sua vida profissional, sobre esses fatos e hipteses. E o faz de acordo com a sua experincia, isto , com o seu conhecimento acumulado sobre o assunto e, com esses fatos e hipteses, emite a deciso. (FVERO, 2007)

Os especialistas humanos conseguem chegar a concluses e opinies baseadas em seu conhecimento prvio obtido ao longo de sua vida, portanto um sistema especialista alm de inferir concluses deve ter a capacidade de aprender novos conhecimentos para no tornar-se ultrapassado as necessidades exigidas pelas organizaes e para que o seu processo de deciso esteja em melhoramento continuo aumentando assim sua qualidade decisria, visando que um SE no influenciado por elementos externos a ele, como ocorre com os especialistas humanos, ou seja, enquanto no for acrescentado novos conhecimentos ou mudado os anteriores para as mesmas condies ele fornecer sempre o mesmo conjunto de decises.

Baseado em Turbam (2004) a idia bsica da utilizao de um SE simples: O conhecimento especialista transferido do especialista ou fonte para o computador esse conhecimento ento armazenado no computador sendo que quando necessrio os usurios pedem conselhos especficos ao computador. Ento o computador faz dedues chegando a uma concluso apresentando

recomendaes para os no-especialistas e explicando quando necessrio a lgica por trs de sua recomendao, sendo que muitas vezes ocorre de os SEs apresentarem um desempenho melhor do que os especialistas humanos. Normalmente as empresas contratam os especialistas quando precisam comprar

algum equipamento, ou instruo sobre assuntos de uma rea especifica.

Os sistemas especialistas so ento definidos como sistemas solucionadores de problemas que so resolvveis apenas por pessoas especialistas, que possuem o conhecimento exigido nas resolues desses problemas, citando Laudon (1999) os SEs podem atuar assistindo a tomada de deciso fazendo perguntas relevantes e explicando as razes para a adoo de certas aes, mas, eles so bastante limitados, frgeis e superficiais, pois, eles executam tarefas muito limitadas que podem ser executadas por profissionais em poucos minutos ou horas. Para um sistema especialista muito difcil resolver um problema no mesmo curto perodo de tempo que os especialistas humanos, porm, os sistemas especialistas conseguem fornecer importantes benefcios que ajudam as organizaes a tomar decises de altssima qualidade com reduo de pessoas e custos.

importante tambm reconhecermos essas possveis limitaes dos SEs para que seja distinguido corretamente o seu potencial, resumindo os SEs no so recomendados para algumas reas como gerncia geral, que exigem um sistema que fornea uma eterna busca de solues.

4 SISTEMAS ESPECIALISTAS E AS SUAS CARACTERSTICAS E FUNES


Atualmente comum encontrarmos um cenrio corporativo no qual os funcionrios enfrentam situaes complexas com concorrncia difcil e desafiadora sendo necessrio uma grande dedicao ao trabalho. Para facilitar a vida desses profissionais so utilizados os SEs desenvolvidos para lidar com situaes embaraosas, auxiliando na tomada de deciso e na execuo das tarefas e aumentando a competitividade e eficincia empresarial.

Os sistemas especialistas sofisticados podem demandar um longo tempo para serem desenvolvidos, principalmente tratando-se de sistemas implementados em mainframes, portanto antes de comear o seu desenvolvimento preciso analisar se

os potenciais benefcios compensaro a sua criao, os fatores que normalmente justificam o tempo despendido com a adoo dos sistemas especialistas so:
Fornecem um alto retorno ou reduzem significativamente o risco de infortnios. Podem capturar e preservar a insubstituvel percia humana. Podem fornecer a percia necessria em vrios locais ao mesmo tempo ou num ambiente hostil e perigoso sade humana. Podem fornecer a percia dispendiosa ou rara. Pode elaborar uma soluo mais rpida que os especialistas humanos. Podem fornecer a percia necessria para treinamento, com vistas a compartilhar o conhecimento e a experincia dos especialistas humanos com um maior contingente de pessoas. (STAIR, 2002,p.351).

Quando um projeto desenvolvido para atender uma aplicao determinada e limitada do conhecimento humano podendo emitir uma deciso e sendo apoiado em conhecimento justificado, a partir de uma base de informaes, semelhante a um especialista de uma determinada rea do conhecimento humano esse projeto caracterizado por ser um sistema especialista.

importante tambm ser observado que as metodologias disponveis dos SEs podem no ser diretas e eficientes, ou seja, o sistema recebendo algum problema ele tentar encontrar a melhor soluo possvel de acordo com as suas informaes, mas eventualmente ele poder no encontrar uma correta soluo apresentando ento as explicaes da sua concluso obtida, cabendo ao usurio a deciso de adot-la, segundo Turban (2004) existem alguns problemas que frearam a disseminao comercial dos SEs citando:
Nem sempre h conhecimento disponvel para ser coletado. O conhecimento especialista difcil de ser extrado das pessoas. As abordagens utilizadas pelos especialistas para uma mesma situao podem ser diferentes, apesar de estarem corretas. O SE trabalha bem somente dentro de reas estreitamente delimitas, como o diagnstico de mau funcionamento de uma mquina. A maioria dos sistemas especialistas no tem meios independentes de verificar se suas concluses so razoveis ou se esto corretas. O vocabulrio, ou jargo, que os especialistas usam para expressar fatos e relaes muitas vezes so limitadas e no compreendido pelos outros. difcil medir as responsabilidades por uma recomendao incorreta feita por um SE. (TURBAN, 2004, p.374)

Um sistema especialista deve ser desenvolvido e utilizado pelas empresas sempre que for necessrio um sistema especfico de uma rea em que os especialistas dominam, visando o equilbrio entre os benefcios e custos e conhecendo as caractersticas dos SEs, para saber se atendem a resolues das dificuldades da empresa.

Baseado em Stair (2002) possvel observar que os SEs oferecem muitos benefcios e recurso poderosos, citando um exemplo de um SE chamado XCON que frequentemente usado para projetar configuraes de sistemas computacionais pois executa o trabalho superior aos dos humanas, sendo que os SEs podem ser usados para solucionar dificuldades em todos os campos e disciplinas, mostrando que so eficientes em ajustar metas estratgicas no planejamento, projeto, controle e no monitoramento em diagnsticos e na tomada de deciso.

Segundo Rezende (2005) quando um especialista quer tomar uma deciso sobre um determinado assunto ele o faz a partir de fatos que encontra e de hipteses que formula durante o seu processo de raciocnio ele verifica a importncia dos fatos informados e compara-os com as informaes acumuladas em seu conhecimento, neste processo formuladas novas hipteses e os novos fatos, mesmo a partir desse raciocnio o especialista pode no chegar a nenhuma deciso caso os fatos de que dispe para aplicar o seu conhecimento prvio no forem suficientes ou ento

poder chegar a uma deciso equivocada, as principais caractersticas gerais dos sistemas especialistas devem ser : a alta performance, tempo de resposta adequado, alta confiabilidade, explicativo e flexvel.

De acordo com Turbam (2004) os sistemas especialistas devem ser inseridos em domnios conhecidos como intensivos em conhecimento, onde o custo de formao e a escassez dos profissionais com bom desempenho justificam as limitaes da aplicao da tcnica, sendo indicados onde a soluo depende da avaliao de um nmero muito grande de variveis que podem assumir uma ampla gama de valores. Uma importante caracterstica dos SEs que eles precisam ser capazes de operar em tempo real, ou seja, de explorar vastas quantidades de conhecimento tolerando entradas de informaes erradas, inesperadas ou desconhecidas, processando essas informaes e adequando-as s suas heursticas para orientar o usurio de forma

10

eficaz, conseguindo mostrar a melhor concluso possvel, esclarecendo que no esperado que o sistema tenha a deciso final, pois, sistemas especialistas so ferramentas de apoio deciso, ou seja, contribuem com o usurio para que ele analise os resultados obtidos para ento decidir.

Baseado em Ralph (2002) os SEs possuem vrias caractersticas e capacidades incluindo: Poder explicar seu raciocnio ou decises sugeridas: Ele capaz de mostrar como e o porqu de o sistema ter chegado a deciso ou soluo mostrada, essa capacidade de explicar seu processo de raciocnio constitui um dos recursos mais importantes de um SE que deste modo permite a seus usurios acessar a razo por trs da concluso. Poder exibir um comportamento inteligente: Considerando os dados contidos no sistema ele pode sugerir novas idias ou abordagens para resolver o problema. Poder esboar concluses de relacionamentos complexos: Mesmo lidando com ruim transmisso de dados, em relacionamentos complexos os SEs podem concluir ou resolver as dificuldades, propondo que ele capaz de trabalhar com um sistema de produo flexvel visando apontar a melhor utilizao das ferramentas ou ento sugerir procedimentos de controle de qualidade. Poder fornecer conhecimento porttil: O SE sendo um software, ele pode ser desenvolvido de uma maneira adequada para equipamentos portteis, facilitando e auxiliando os usurios quando estes precisarem. Poder lidar com incertezas: Esse recurso permite ao sistema lidar com o conhecimento incompleto levando em conta a probabilidade, estatstica e heurstica para a soluo. formas para melhorar os

Ainda citando Ralph (2002) possvel observar que existem caractersticas dos sistemas especialistas que limitam a sua utilizao sendo elas relacionadas ao custo, controle de complexidade, destacando tambm as seguintes:

11

No so amplamente usadas ou testadas: Pela complexidade do desenvolvimento dos SE, e sua adequao em diferentes tipos de reas no possvel saber antes do fim de sua criao se o sistema especialista atender adequadamente as necessidades da organizao.

Difceis de usar: Essa o maior desafio para criao de um SE, que ele tenha uma interface amigvel para que o usurio final com conhecimento limitado na rea consiga compreender e saber utilizar o sistema, mas, infelizmente muitos programas especialistas no so capazes disso, trazendo prejuzo e transtornos aos usurios.

No pode lidar prontamente com o conhecimento mesclado: O sistema especialista capaz apenas de atender as necessidades para qual foi desenvolvido sendo limitado a isso, mas o conhecimento pode ser apresentado por meio de regras definidas, explicando ao usurio que no capaz de lidar com aquele caso, pois no tem informaes para isso.

Possibilidade de erro: Sendo a principal fonte do sistema o conhecimento humano se este for includo de maneira errada ou incompleta afetar negativamente nos resultados apresentados pelo sistema, surgindo ento outro problema, pois, o erro poder causar algum tipo de prejuzo.

No pode refinar a sua prpria base de conhecimento: Eles no so capazes de adquirir conhecimento diretamente, sendo preciso uma pessoa para acrescentar novas informaes, aumentando o risco de o sistema possuir dados repetidos ou contraditrios, afinal poder haver varias pessoas modificando o sistema.

Difcil de manter: Como um especialista humano o SE precisa sempre estar atualizado, mas para manter esse tipo de renovao continua so utilizados mecanismos que podem no se adaptar a diferentes condies ou mudanas, para que isso no ocorra necessrio que no seu desenvolvimento seja includo uma maneira para aumentar a sua base de conhecimento de forma fcil e capaz de lidar com informaes contraditrias.

Levantam questes legais ou ticas: As pessoas que tomam decises e aes so legalmente e eticamente responsveis pelo seu comportamento, podendo ento serem processadas ou punidas por um crime, lembrando ento que os SEs so utilizados para ajudar na tomada de deciso, surge o

12

questionamento quem seria o responsvel por um erro fornecido pelo sistema que provocou algum tipo de prejuzo, essas questes ticas e legais ainda permanecem sem resposta.

5 BENEFCIOS DA UTILIZAO DOS SISTEMAS ESPECIALISTAS


O modo que projetado um sistema especialista, faz com que ele possua vantagens exclusivas, pois e especifico a uma aplicao, sendo capaz de emitir decises a partir de uma base de informaes e conhecimentos fundamentados, verificando a importncia dos dados expostos.

Sistemas computacionais possuem ainda uma grande vantagem, o fato de no sofrerem alteraes por fatores externos, podendo citar, alteraes psicolgicas, e a influencia exercida por outras pessoas, sendo causados principalmente pelas longas rotinas de trabalho, frutos das novas configuraes empresariais, ditadas pelo mundo globalizado, sendo tais aspectos caractersticos dos seres humanos.

Apesar de possurem custos de desenvolvimento e manuteno elevados, pois alem da necessidade da equipe de desenvolvedores, surge tambm necessidade de haver um profissional no assunto, esse por sua vez e responsvel por fornecer informaes primordiais e caractersticas da rea. De frente a esse fato, a parte operacional torna-se mais vivel economicamente. A pessoa que esta em frente ao seu manuseio, dispensa a necessidade de ser um profissional qualificado nesse contexto. O sistema encarrega-se de possuir os conhecimentos especficos e que realmente levaram a uma tomada de deciso, podendo ainda ser distribudos em varias cpias, enquanto que o treinamento de um novo especialista humano pode ser mais caro e demorado. Dentre outros benefcios oferecidos pelos SEs tambm so citados: Velocidade na soluo dos problemas. A deciso fundamentada em uma base de conhecimento. Maior confiana e segurana para a tomada de deciso. Integrao de ferramentas.

13

Exige menor nmero de pessoas para interagir com o sistema. Explicao dos seus mtodos e das resolues apresentadas.

6 CLASSIFICAO DE SISTEMAS ESPECIALISTAS


Os sistemas especialistas podem ser classificados de acordo com a caracterstica de seu funcionamento, tal que suas principais so as seguintes: interpretao, diagnsticos, monitoramento, predio, planejamento, projeto, depurao, reparo, instruo e controle.

Sistemas de interpretao so sistemas que determinam concluses ou resultados atravs das relaes e significados inseridos em seu sistema, mostrando casos e situaes para ajudar o usurio a tomar sua deciso baseado no sucesso desses casos. J os de diagnsticos so capazes de detectarem falhas oriundas da interpretao de dados, eles detectam problemas mascarados por falhas dos equipamentos ou falhas dos prprios diagnsticos, esses sistemas j vm embutidos nos sistemas de interpretao de dados.

Os sistemas de monitoramento tm como funo, interpretar as observaes de sinais sobre o comportamento monitorado, ele verifica continuamente um determinado comportamento em limites pr-estabelecidos, um sinal poder ser interpretado de varias maneiras, variando de acordo com os fatos que o sistema percebe a cada momento e denunciando se algo estiver errado.

Um sistema que permite fazer uma determinao do futuro, ou seja, capaz de encontrar uma soluo para algum problema atravs de dados recebidos do passado ou do presente e baseando-se nessas informaes possvel verificar as tendncias do que podero ocorrer no futuro, esse sistema e classificado como sistema de predio. O SE classificado como de planejamento se o sistema for do tipo que prepara um programa de iniciativas a ser tomado para se atingir um determinado objetivo, sendo estabelecidas etapas e definidas prioridades, o seu principio de funcionamento para solucionar os problemas de maneiras coerentes,

14

sempre estabelecendo o relacionamento entre as metas destes subproblemas e a meta principal.

A principal funo dos sistemas de projetos serem capazes de justificar a alternativa utilizada para o projeto final, e de usar justificativas para alternativas futuras.

Os sistemas de depurao possuem mecanismos para fornecer solues para o mau funcionamento provocado por distores de dados, feito de maneira automtica verificando as suas partes e as validando se necessrio. Os de reparo so capazes de desenvolver e executar planos para administrar os reparos verificados na etapa de diagnstico, esse sistema no muito utilizado, pois o seu desenvolvimento uma tarefa muito complexa.

Sistemas de Instruo so utilizados para verificar e corrigir o comportamento do aprendizado dos estudantes, normalmente incorporado como subsistemas sendo utilizado para diagnstico e reparo, tomando por base uma descrio hipottica do conhecimento do aluno, ele so capaz de analisar situaes e fornecer explicaes para que o estudante aprenda sobre o assunto e aumente o seu conhecimento at o nvel intelectual do treinamento fornecido pelo sistema.

Sistema que tem como funo governar o comportamento geral de outros sistemas deve interpretar os fatos de uma situao, verificar os dados, e fazer uma predio do futuro, apresenta diagnsticos de possveis problemas, e formula as suas correes, sendo capaz de monitorar o plano de correo e execuo do erro para que o seu objetivo seja alcanado, tais sistemas so denominados como sistemas de Controle.

PROCESSO

DE

DESENVOLVIMENTO

DOS

SISTEMAS

ESPECIALISTAS
De acordo com Laudon (2001) a construo de um SE semelhante a dos outros

15

sistemas de informao, sendo que um SE fica em um ambiente muito complexo e de constante mudana o que poder causar grandes custos que em poucos anos os custos de manuteno podero ser iguais aos de desenvolvimento.

Para a construo de um SE necessrio uma equipe com um ou mais especialistas que possuem o domnio completo da base de conhecimento, e tambm um ou mais engenheiros de conhecimento semelhantes aos tradicionais analistas de sistemas, sendo responsveis por extrair o conhecimento de outros profissionais e traduzi-los em conjuntos de regras compreendidos pela maquina. Os membros da equipe devem desenvolver um projeto focando a compreensibilidade do sistema e testando os seus resultados dentro da organizao para que alcance o desempenho estabelecido por eles inicialmente, os SEs devem ser periodicamente revisados de modo a garantir que disponibilizem o melhor suporte aos tomadores de deciso e aos usurios.

Os SEs alm de usarem algoritmos utilizam o raciocnio simblico e heurstica para solucionar problemas que no tenham sidos pr-definidos, possvel para implementao de sistemas especialistas a utilizao de Shells, sendo esses, ambientes desenvolvidos para a criao e programao de SEs que oferecem vrias ferramentas e caractersticas para o desenvolvimento de alguns SEs, os sistemas especialistas podem ser desenvolvidos a partir do zero ou de pacotes j existentes de acordo com s necessidades da organizao.

Baseado em Turban (2004) o processo de construo de um SE pode ser dividido em duas partes, sendo o primeiro, o desenvolvimento do SE quando ele construdo, e o segundo, o ambiente de consulta, explicao e recomendao aos usurios.

O processo de desenvolvimento comea com o engenheiro do conhecimento obtendo o conhecimento dos especialistas ou fontes documentais para que estes sejam programados na base de conhecimento de forma lgica, inicialmente o engenheiro do conhecimento entrevista uma ou mais autoridades em um campo em particular, codificando a percia obtida em alguma forma de representao simblica, depois esse conhecimento transportado para computadores que eletronicamente repete anlises peritas e estratgicas para soluo de problemas.

16

O ambiente de consulta inclui o usurio, que compreende o sistema por meio da interface de usurio para pedir orientao ou recomendaes, em geral por meio de perguntas que ativa o mecanismo de deduo para encontrar solues

recomendveis e fornecer explicaes de suas escolhas. Para que um SE seja desenvolvido de forma ideal so necessrios vrios componentes destacando os seguintes:

Rascunho ou Quadro-Negro: um lugar reservado dentro da memria do computador para a descrio dos problemas em questo nos quais as informaes armazenadas em um SE so afixadas para que qualquer outro SE possa us-lo quando precisar, ele tambm usado para gravar resultados intermedirios em um processo de inferncia para se chegar soluo desejada.

Memria de trabalho: Tambm conhecida como MT, Representa a rea de trabalho de um SE, na qual so registradas todas as respostas fornecidas pelo usurio durante as interaes realizadas com o sistema, evitando que o usurio responda as mesmas perguntas mais de uma vez, a MP funciona como a memria do sistema, e, portanto sua utilizao traz vantagens como, fornecer ao usurio toda a linha de raciocnio correspondente s concluses obtidas.

Base de Conhecimento: Segundo Rezende (2005) a base de conhecimento tambm conhecida como BC, contm a descrio do conhecimento necessrio para resolver o problema abordado na aplicao, incluindo asseres sobre o domnio de conhecimento, regras que descrevem relaes nesse domnio e, em alguns casos, heursticas e mtodos de solues de problemas, informalmente, uma BC conhecida como um conjunto de representaes de aes e acontecimentos do mundo que se baseiam em diferentes tcnicas de representao como: regras de produo, redes semnticas, frames e lgicas.

Processador de Linguagem Natural: Por meio de uma interface de linguagem natural, este mdulo capaz de tornar transparente toda a complexidade do sistema para o usurio, e compreender as instrues dadas atravs do teclado ou voz.

17

Justificador de Conhecimento: Sua funo a de interagir com o usurio esclarecendo-o de como o sistema chegou a concluso mostrada, ou por que faz determinada pergunta.

A Interface de usurio: responsvel pela interao do SE e o usurio, proporcionando a comunicao em ambas as direes e realizando a intermediao entre a representao interna do SE e a representao mental do usurio, em geral apresentado no formato de perguntas e respostas, e complementados por grficos, para gerar as recomendaes.

Seqenciador ou Mecanismo de deduo: Tem a funo de escolher regras que sero selecionadas a partir de fatos e hipteses existentes, e determinar a ordem em que essas regras sero aplicadas e avaliadas fornecendo uma metodologia para a utilizao daquele raciocnio.

Interpretador: Faz a avaliao das regras e dos fatos existentes, para solucionar os problemas, seu mecanismo normalmente funciona atravs de representaes lgicas.

Reforador de consistncia: Verifica a soluo final e se esta condiz com as outras regras existentes na base de conhecimento, ou se existe algum outro caso similar resolvido para encontrar as melhores concluses.

Segundo Stair (2002) os sistemas especialistas podem ser desenvolvidos em qualquer linguagem de programao, inicialmente os SE eram usados em linguagens tradicionais de alto nvel, tais como Pascal, FORTRAN e COBOL, sendo o Lisp umas das primeiras linguagens desenvolvidas e usadas para a aplicaes de IA. Atualmente existem aplicativos que atuam em conjunto com os SEs para auxiliar as pessoas que no dominam a programao a desenvolverem ou usarem o SE, por exemplo, o CLIPS que um aplicativo para SE que suporta a construo de regras. Os aplicativos dos SE so utilizados em varias organizaes e trazem varias vantagens em relao s ferramentas e tcnicas de programao tradicionais, sendo, a fcil utilizao e modificao e o uso de heursticas.

18

7.1 SHELL- FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO


A principio, os sistemas especialistas eram desenvolvidos sem muitos fundamentos, e em geral em LISP, que uma das mais antigas linguagens de programao de alto nvel existente. Com o tempo foi verificado que tal forma de desenvolvimento tornou-se insuficiente, surgindo assim uma nova ferramenta para tal finalidade, os shells. Um sistema que possibilita a resoluo de problemas complexos do cotidiano organizacional pode possuir centenas de regras para analisar uma premissa, com isso tal sistema pode ter um custo para desenvolvimento e implantao um pouco elevado, visando uma maior viabilidade econmica durante a implantao de um sistema especialista, os shells assumem um papel fundamento em meio a essa situao, devido o fato dessa ferramenta de desenvolvimento permitir que o criador do software preocupe-se somente com a representao do conhecimento do especialista, deixando para a Shell a tarefa de interpretar o conhecimento representado e execut-lo em uma mquina Os shells partem do pr-suposto que, sistemas especialistas so constitudos por um conjunto de regras que eram combinadas com um interpretador, e tal combinao habilitava a possibilidade de separar o conhecimento especifico abordado pelo sistema, do restante da aplicao, e com tal separao seria criado um novo sistema (Shell) para o auxilio no desenvolvimento de novos softwares especialistas, atravs da adio de novos conhecimentos, relacionado ao novo problema para que esse sistema fosse direcionado.

7.1.1 EXPERT SINTA


O Expert Sinta e um shell, ou seja, uma ferramenta computacional que utiliza tcnicas da inteligncia artificial para a gerao de SEs. Essa ferramenta utiliza-se de regras e probabilidades para a representao do conhecimento, tendo com principal objetivo, a simplificao durante o processo de desenvolvimento e implantao de um programa especialista, por meio de uma maquina de inferncia compartilhada.

19

O expert Sinta possibilita ainda, a construo de tabelas e menus de forma automtica, do tratamento probabilstico das regras de produo e da utilizao de explicaes sensveis ao contexto da base de conhecimento modelada, assim o usurio respondera a uma seqncia de menus, o sistema encarrega-se de fornecer uma resposta, levando em considerao a situao informada pelo usurio, podendo citar somo exemplo, sistemas de diagnsticos mdicos e de configurao de redes de computadores. Na imagem que segue, pose-se visualizar a tela inicial do Shell Expert Sinta.

Figura 1 Tela Inicial do Expert Sinta Fonte: Expert Sinta

Quando e feito uma consulta a um especialista real, o principal objetivo e encontrar uma resposta para um problema, e assim tambm o funcionamento de um sistema especialista, ou seja, um especialista virtual, a diferena e que nesse caso os problemas so variveis, e para cada varivel e traado um objetivo para a mesma, como exemplificado na figura seguinte.

20

Figura 2 Objetivo das variveis Fonte :GSI DIM.UEM (2007)

Na tela a baixo, pode-se ver a insero de uma regra para analise das condicionais de uma pergunta feita ao usurio, aonde todas as condicionais verificadas para se chegar a um valor lgico, e conseqentemente a uma resposta.

Figura 3 Declarao das regas Fonte : GSI DIM.UEM (2007)

21

8 DIFERENAS ENTRE OS SISTEMAS ESPECIALISTAS E OS SISTEMAS CONVENCIONAIS

Quando o conhecimento de um software no representado explicitamente, e o conhecimento sobre sua aplicao se espalha atravs do cdigo, de forma lgica sendo difcil fazer novas complementaes, pois para isso seria necessrio mudar o seu algoritmo, esse software denominado convencional.

Nos programas convencionais o programador deve declarar com exatido como utilizar cada dado, todavia, nos SEs os dados so aplicados de forma que podem ser utilizados sempre quando necessrio, podendo solucionar dificuldades que exijam julgamento do mesmo modo que as pessoas se utilizam em seu trabalho dirio.

Uma importante diferena entre os SEs e os outros tipos de sistemas est relacionada com a forma em que os dados so organizados, enquanto em sistemas convencionais os dados so organizados por meio de estrutura de dados, as quais so intimamente relacionadas com a arquitetura do computador, os SEs so organizados por meio da representao do conhecimento, que abstrai

completamente os detalhes da mquina onde o conhecimento processado.

Sistemas Convencionais tem como principal caracterstica, a utilizao de solues algortmicas, sendo cada etapa para a sua resoluo previamente determinado, ou seja, quando so aplicados em problemas que envolvem a preciso de clculos matemticos, mostram-se eficazes, apresentando resultados satisfatrios, mas ao tratar-se de situaes mais complexas, aonde uma grande quantidade de proposies so levantadas e analisadas, esses valores lgicos tm extrema influencia no resultado final, tais sistemas apresentam certa ineficincia, pois o conhecimento no uma ferramenta representada de forma explicita. Esses programas processam os dados que so inseridos em sua base de dados, e seu cdigo-fonte possui inmeras condicionais que analisam os dados levando a um resultado lgico, porem a lentido e a incerteza da veracidade do resultado, podem ser fatores presentes, devido a grande complexidade desses sistemas. Outro

22

problema presente, e a necessidade de alterao em seu cdigo, cada vez que e detectado o surgimento de um novo fato.

O fato dos sistemas especialistas serem projetados e desenvolvidos para atender uma aplicao especifica, a quantidade de conhecimento detido pelos mesmos, equivale a de um profissional da rea, ou seja, funciona como um especialista humano, emulando, no s na iterao com o usurio, mas tambm a verificao e exposio dos resultados.
Para simplificar modificaes, um sistema de gerenciamento de banco de dados pode retirar a descrio de formatos dos procedimentos descritos nos programas e coloc-los em tabelas externas. Assim, ao invs de ler e gravar independentemente os arquivos, os programas que o acessam chamam o gerenciador de banco de dados (SGBD) para fazer as alteraes. Dados e formatos sero controlados pelo SGBD sob a direo de uma tabela de descritores separada. Sempre que formatos e unidades variam, somente os descritores mudam; os procedimentos permanecem inalterados. (GERNARO, 1995).

Para que um especialista tome uma deciso sobre um determinado assunto, so levados em conta, fatos encontrados e a formulao de hipteses. Os conhecimentos armazenados durante anos de profisso so referenciados em sua memria, e os adquiridos recentemente so armazenados. Seguindo esses mesmos princpios, sistemas especialistas realizam esses processos, e ainda so habilitados verificao de novos acontecimentos e formulao de novas proposies, exercendo influencia no raciocnio. Esses softwares, alm de inferir concluses, devem ter a capacidade e aquisio de novos conhecimentos e, desse modo, melhorar seu desempenho e a qualidade e confiabilidade de suas decises, tendo uma estreita relao com a inteligncia artificial (IA).

9 O PAPEL DOS SISTEMAS ESPECIALISTAS NAS ORGANIZAES


Nas organizaes os SEs so importantes para resolver problemas e dificuldades, beneficiando o usurio final e clientes, economizando tempo solucionando-os de forma rpida e eficiente. Os SEs oferecem recursos que os outros sistemas no so capazes de oferecer, eles ajudam a constitui a estrutura de todas as atividades da

23

organizao, auxiliando na tomada de deciso e abrangendo tambm a identificao de oportunidades no mercado de trabalho, anlise dos pontos fortes da organizao, determinao do poder e posio dos concorrentes e compreenso de mo-de-obra existente que atravs do planejamento ajudam a alcanar os objetivos corporativos gerais. De acordo com Stair (2002) os SEs vem sendo utilizado de varias maneiras nas organizaes, exemplos:

Concesso de crdito: Os bancos utilizam SE para examinarem as suas aplicaes de crdito individual, e atravs de seus dados histricos tomarem decises de financiamento ou emprstimos.

Gerenciamento

recuperao

das

informaes:

Ajudam

no

gerenciamento da informao auxiliando neste processo com o uso de corretores inteligentes, recuperando informaes de grandes bancos de dados ou da internet, auxiliando os gerentes a encontrar os dados e as informaes corretas. Layout de fbricas: Foi criado um SE para elabora o layout das fbricas, auxiliando a empresa a determinar a melhor localizao para equipamentos e instalaes de produo chamado FLEXPERT. Instalaes mdicas e hospitalares: Existem SEs que determinam qual a probabilidade de uma pessoa contrair cncer ou outras doenas. O MYCIN um SE, para analisar infeces sanguneas permitindo que os membros de uma instituio de sade obtenham diagnsticos mdicos atravs de computadores pessoais, ele disponibiliza descries concisas de condies clnicas relevantes e suas apresentaes, assim como sugestes e estatsticas. Avaliao de desempenho dos empregados: um sistema especialista capaz de oferecer consultoria aos gerentes, mostrando atravs de exames a desempenho dos empregados e o seu desenvolvimento de carreira. Otimizao de armazm: um SE que determina as melhores combinaes de estoques, atendendo tambm restries como a atual capacidade de trabalho do armazm e sua manuteno.

Visando que atualmente existem diversos tipos de sistemas que auxiliam as

24

empresas, deve ser analisado, o que o sistema trar a empresa, seus benefcios e se atende as suas necessidades antes de adquiri-lo, o SE uma tima opo para as organizaes que precisam de sistemas peritos em reas especficas, podendo tambm ser utilizado integrado com outros sistemas o que pode melhorar o desempenho do sistema, e principalmente o crescimento da organizao.

25

10 CONCLUSO
O desenvolvimento de um sistema especialista compreende em capturar a experincia e o conhecimento de especialistas de uma determinada rea e emular em maquinas ou computadores o comportamento dos mesmos.

Um sistema especialista eficiente permite fcil interao com o usurio do sistema, podendo trazer vantagens para as organizaes de vrios segmentos,

proporcionando o aumento de produtividade, preservao e disseminao do conhecimento existente.

Devido a sua intensa utilizao comercial, tais sistemas apresentam um escopo bastante expressivo, proporcionando solues para diversas reas distintas do conhecimento humano, possibilitando auxilio a usurios e especialistas de enumeras aplicaes.

A utilizao dos sistemas especialistas permite o aumento do conhecimento para os seus usurios, os ajudando quando precisam, atravs de auxilio a tomada de deciso, treinamentos e conselhos, trazendo benefcios para a organizao podendo reduzir seus custos e funcionrios com a adoo desse sistema.

26

11 REFERNCIAS
1 LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Gerenciamento de Sistemas de Informao. 3 ed. Rio de Janeiro, 2001. 2 LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de Informao. 4. ed. So Paulo: LTC, 1999. 3 TURBAN, Efrain; MCLEAN, Ephraim; WETHERBE, James. Tecnologia da Informao para gesto. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 4 STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princpios de Sistemas de Informao. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 5 REZENDE, Solange O. Sistemas Inteligentes Fundamentos e Aplicaes. 1. ed. So Paulo: Manole, 2005. 6 SITES: FVERO. Tutorial Sistemas Especialistas. Disponvel em: <http://www.din.uem.br/ia/especialistas/index.html>. Acesso em: 23 Abri.2007. GENARO. Como funcionam os Sistemas Especialistas. Disponvel em: <http://www.serpro.gov.br/publicacao/tematec/1995/ttec24>. Acesso em: 19 Mar.2007. ABEL. Artigo sobre Sistemas Especialistas. Disponvel em: <http://www.ppgia.pucpr.br/~scalabrin/SE_MILTON/SistEspec%20MaraAbel%20mar 2002.pdf>. Acesso em: 03 Maio 2007. RABELLO. Inteligncia Artificial Quebrando Paradigmas. Disponvel em: <http://www.universia.com.br/html/materia/materia_gdba.html>. Acesso em: 04 Maio 2007. LIMA. Introduo Inteligncia Artificial. Disponvel em: < http://www.fei.edu.br/eletrica/rbianchi/ia/ia-fapema.html>. Acesso em: 25 Mar. 2007. FEIGENBAUM. Estudo sobre Inteligncia Artificial. Disponvel em: <http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/ia.html>. Acesso em: 22 Abr.2007. GSI. Grupo de Sistemas Inteligentes DIM-UEM. Disponvel em: <http://www.din.uem.br/ia/1024x768/ferramen.html>. Acesso em: 22 Abr.2007.

You might also like