You are on page 1of 20

ESTUDOS DE CASO COMO ESTRATGIA DE ENSINO NA FORMAO DE PROFESSORES DE FSICA Case studies as a methodological strategy in Physics teachers preparation

Marlia Paixo Linhares1 Ernesto Macedo Reis2

Resumo: O estudo parte de um projeto de pesquisa que investiga estratgias para a formao de professores de cincia apoiada em um ambiente virtual de aprendizagem. O artigo descreve a estrutura de uma proposta curricular adotada num curso de licenciatura em Fsica, baseada na idia de aprendizagem como construo de conhecimentos e na necessidade de transformar o pensamento espontneo do professor sobre docncia. Analisa parte dos resultados obtidos da aplicao desta proposta em que Estudos de Caso foram adotados como estratgia para a promoo do desenvolvimento profissional docente, orientado por atividades de investigao desenvolvidas em torno de problemas curriculares. A anlise das concepes dos futuros professores indica que, a partir da reflexo sobre problemas da prtica docente, os licenciandos se apropriam dos conhecimentos tericos disponveis e modificam suas concepes iniciais sobre contedos didticos, metodologia e ambiente de trabalho. Palavras-chave: Atividades de investigao. Ambiente virtual de aprendizagem. Estudos de caso. Abstract: The work is part of a research project that investigates strategies for the formation of science teachers supported by a virtual learning environment. This paper describes a curricular proposal adopted in a physics teacher preparation course, based on knowledge as a construction and on the teachers spontaneous thought transformation. Cases had been adopted as strategy for the promotion of the teaching of professional development, guided by investigation activities about curricular problems. Future teacher conceptions analyzed indicate that the available theoretical knowledge was appropriate for the students and its initial conceptions about didactic contents, methodology and work environment were modified. Keywords: Investigation activities. Virtual learning environment. Case studies.

Fsica. Doutora em Cincias Exatas. Docente, Programa de Ps-Graduao em Cincias Naturais, Centro de Cincias e Tecnologias, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Campos dos Goytacazes, RJ. <paixaoli@uenf.br> 2 Fsico. Doutor em Cincias Naturais. Docente, Centro Federal de Educao Tecnolgica de Campos (CEFET/ Campos). Rio de Janeiro, RJ. <ereis@cefetcampos.br>
1

Av. Alberto Lamego, 2000 Campos dos Goytacazes, RJ 28.013-600


1

555
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Linhares, M. P.; Reis, E. M. Introduo


O processo acelerado de mudanas que vem ocorrendo na sociedade contempornea indica a necessidade de reorientar os propsitos e as aes de instituies e agentes educacionais. A necessidade de mudana tem se projetado nas escolas e sobre o trabalho dos professores por meio das reformas educacionais. Nos ltimos anos, a renovao da escola tem sido um tema presente no dia-a-dia de professores, orientadores, diretores, secretrios e ministros da educao. No Brasil, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao (BRASIL, 1996) organiza e estabelece que a educao escolar deve vincular-se ao mundo do trabalho e da prtica social. Define o novo Ensino Mdio como etapa conclusiva da educao bsica. Outros documentos na forma de diretrizes e parmetros passaram a regulamentar e orientar as definies legais (MENEZES, 2000). Colocar em prtica as propostas contidas nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998) e sua traduo em prticas escolares concretas, requer o trabalho de incontveis professores, em suas salas de aula, nas mais diversas realidades, em um processo de construo coletiva (KAWAMURA, 2003). As Diretrizes Curriculares para a Formao de Professores da Educao Bsica (BRASIL, 2001) estabelecem competncias necessrias: atuao profissional, referentes ao comprometimento com valores inspiradores da sociedade democrtica; compreenso do papel social da escola; ao domnio dos contedos e do conhecimento pedaggico; ao conhecimento de processos de investigao; ao gerenciamento do prprio desenvolvimento profissional. Neste sentido, grande o desafio da formao de professores capazes de contribuir com a renovao das escolas e das prticas pedaggicas atuais. O papel da universidade enquanto espao de formao inicial central para superar deficincias do ensino tradicional. indispensvel oferecer aos professores um desenvolvimento profissional em que eles assumam uma identidade de aprendiz como um aspecto central no processo de mudana educacional. Diversas propostas demonstram preocupao com essa temtica e algumas se mostram particularmente interessadas com uma formao diferenciada do ensino tradicional, que vigora tanto nas universidades quanto no Ensino Mdio. Essas preocupaes, em geral, so manifestadas por meio da convico de que uma formao mais crtica, reflexiva, tica e investigativa possa elevar o patamar da qualidade na formao de professores (MENEZES, 1996; NVOA, 1992). O trabalho de Harres (2005) apresenta uma proposta curricular orientada pelo modelo de formao pautado na evoluo do conhecimento profissional do professor3. O ponto de partida do processo formativo considerar o conhecimento didtico prvio do futuro professor. Pretende-se que esse conhecimento evolua para um saber profissional prtico e complexo e para uma concepo investigativa do trabalho docente (PORLN, RIVERO, 1998).

3 Conhecimento profissional: conjunto de crenas, conhecimentos especficos, rotinas e tcnicas integrados de forma complexa, crtica, evolutiva investigativa em sala de aula.

556
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Estudos de caso como estratgia de ensino...

As disciplinas propostas, que compem o currculo de um curso de licenciatura, esto estruturadas para promover a integrao da relao teoria-prtica por intermdio da investigao de problemas prticos profissionais, relevantes para a ao educativa. Os resultados obtidos no final da primeira disciplina, de uma srie de quatro, foram satisfatrios. Apesar do pequeno avano conceitual, justificado pelo trabalho inicial, apontaram um significativo avano nas atitudes4 e habilidades de expresso escrita e oral. Outro autor sugere que a melhoria da formao de professores requer novos procedimentos que explorem as possibilidades interativas dos meios de comunicao e das redes eletrnicas, associados ao uso dos sistemas tradicionais de materiais escritos e cursos presenciais (KRASILCHIK, 1996). Nesta perspectiva, Rezende e Ostermann (2004) apresentaram um ambiente virtual construtivista de aprendizagem, para a formao continuada de professores de Fsica e Matemtica, planejado para promover a integrao de aspectos tericos e metodolgicos prtica de sala de aula, interatividade, e incentivar a colaborao entre participantes, de modo a desenvolver o conhecimento profissional do professor. Prope o uso do ambiente virtual como ferramenta pedaggica de trabalho semipresencial de cursos de licenciatura. Esses ambientes construtivistas de aprendizagem enfatizam ferramentas de construo e a possibilidade de interao do estudante com a realidade, permitindo a seleo de informaes e o gerenciamento das tarefas de aprendizagem. O modelo favorece a atitude reflexiva e a troca de experincias entre os estudantes (STRUCHINER et al., 1998; JONASSEN, 1996). A modelagem conceitual mais freqente em ambientes construtivistas de aprendizagem a aprendizagem baseada em casos (SAVERY, DUFFY, 1995). Os estudos de caso so questes de interesse dos estudantes e podem estimular a aquisio de conhecimentos e habilidades sem que uma exposio formal prvia da informao seja necessariamente fornecida. Permitem a abordagem de uma temtica relacionada a um contexto, seleo de recursos educacionais e avaliao crtica dos resultados alcanados (ARAJO, 2005, apud KOMATSU, ZANOLLI, LIMA, 1998). Considerando as orientaes destacadas da problemtica sobre a formao de professores, desenvolvemos uma proposta de formao inicial comprometida com o processo contnuo de evoluo do conhecimento profissional, orientado por atividades de investigao desenvolvidas em torno de problemas curriculares, organizadas em um ambiente virtual de aprendizagem (REIS, LINHARES, 2006; PAIXO LINHARES, MACEDO REIS, 2005 ). O trabalho analisado neste artigo faz parte do projeto de pesquisa sobre formao do professor de cincias baseada na idia de aprendizagem como construo de conhecimentos e na necessidade de transformar o pensamento espontneo do professor sobre ensino. O objetivo do projeto favorecer a evoluo dos saberes dos professores, geralmente apoiados no ensino por transmisso e na aprendizagem por recepo passiva, para um saber profissio-

Avano nas atitudes dos futuros professores quanto a serem conscientes das prprias idias e de como elas vo mudando; serem crticos quanto escolha da futura profisso; se comprometerem com a necessidade de mudana na educao; serem conscientes da permanente evoluo profissional e da prpria responsabilidade nesse processo.
4

557
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Linhares, M. P.; Reis, E. M.

nal prtico e complexo, que integre uma concepo investigativa do trabalho docente. A proposta guiada por atividades de investigao, focada na aprendizagem baseada em caso, e apoiada por um ambiente de aprendizagem, o Espao Virtual de Aprendizagem (EVA). Anlises preliminares do desenvolvimento e da utilizao do EVA j foram apresentadas em trabalhos anteriores (REIS, LINHARES, 2005a, 2005b, 2003). O presente estudo tem como objetivo apresentar a estrutura curricular da primeira de uma srie de trs disciplinas, e realizar uma avaliao inicial da implementao da proposta. Nesta pesquisa parte-se do pressuposto de que os futuros professores tm concepes sobre o conhecimento profissional docente, forjadas durante sua formao, que refletem modelos didticos inadequados. Problematizar situaes da prtica docente favorece a conscientizao dessas idias e permite super-las por meio da abordagem das situaes envolvidas.

Referencial terico: formao docente


Existem concepes diferentes sobre como deve ser a formao de professores para que se possa contribuir com a renovao das escolas e das prticas pedaggicas. Diferentes autores tm contribudo com anlises sobre a formao de professores. Destacamos as nfases das anlises de alguns: saberes necessrios prtica docente, de Freire (2000); necessidades formativas, de Carvalho e Gil-Prez (2001); conhecimento profissional do professor, de Prlan e Rivero (1998); perfil do profissional prtico-reflexivo, de Schn (1992). Em comum, estes autores propem aproximar a prtica docente da pesquisa, onde questes de interesse sejam investigadas buscando construir o conhecimento relacionado com a prtica educacional. Freire (2000) defende a ao educativa-crtica fundamentada numa tica pedaggica e numa viso de mundo aliceradas em criticidade, rigorosidade, pesquisa, humildade, tolerncia, bom senso, alegria, curiosidade, esperana, competncia e generosidade. Na obra Pedagogia da Autonomia, ensina a ensinar partindo do ser professor. Reflete sobre saberes necessrios prtica docente, relacionando exigncias que atendam s seguintes temticas: no h docncia sem discncia, ensinar no transferir conhecimento, ensinar uma especificidade humana. O autor sugere prticas e mostra a possibilidade de os educadores estabelecerem novas relaes e condies para a prtica educativa. O texto explora o tema da formao docente ao lado da reflexo sobre a prtica educativo-progressista em favor da autonomia do educando. enftico na crtica ao ensino bancrio que deforma a necessria criatividade de educando e educador, apoiado numa metodologia que enfatiza a transmisso direta de contedos do professor ou do livro- texto. O desenvolvimento da autonomia requer do educando experincias estimuladoras de tomadas de decises, e cabe ao professor progressista proporcionar as situaes pedaggicas apropriadas. Outros autores analisam as tendncias e experincias inovadoras na formao de professores de cincias (CARVALHO, GIL-PREZ, 2001), e destacam a influncia que os professores exercem no processo de implementao dos currculos. Abordam diferentes aspectos da formao referenciados no corpo de conhecimentos construdo pela pesquisa didtica. A ruptura com vises simplistas sobre ensino de cincias a primeira necessidade
558
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Estudos de caso como estratgia de ensino...

formativa analisada e justificada pela pouca familiaridade com as contribuies da pesquisa e inovao didtica que os professores demonstram ao comentar o saber docente. Sugerem que possvel superar a problemtica adotando uma orientao construtivista na formao de professores, baseada no tratamento de situaes abertas, na formao de equipes cooperativas de trabalho, na reflexo coletiva, no debate e no aprofundamento dos temas. Segundo Carvalho e Gil-Prez (2001), as idias, atitudes e comportamentos sobre o ensino, devidos a uma longa formao ambiental durante o perodo em que foram alunos, podem constituir obstculos para uma atividade docente inovadora, na medida em que se trata de concepes espontneas, aceitas acriticamente, como parte de uma docncia do senso comum. A proposta de uma formao docente como mudana didtica exige a oferta de alternativas para o ensino tradicional. Assim, necessrio estar em contato com estratgias de ensino para uma aprendizagem como pesquisa, coerente com a construo de conhecimentos cientficos. prioridade na formao de professores o trabalho com programas de atividades orientados para o tratamento de situaes problemticas. Um tema de estudo poderia ser desenvolvido seguindo alguns passos determinados: propor situaes problemticas que gerem interesse e proporcionem uma concepo preliminar da tarefa; propor o estudo qualitativo que conduza formulao de problemas mais precisos e construo de hipteses; orientar o tratamento cientfico dos problemas propostos; colocar a manipulao reiterada dos novos conhecimentos em uma variedade de situaes, favorecer atividades de sntese, elaborao de produtos e a concepo de novos problemas. Em outro estudo, que aborda a progresso do conhecimento profissional docente, Porln e Rivero (1998) elaboram uma sntese ampla das anlises de outros autores sobre modelos de formao, e classificam as tendncias existentes tendo as concepes epistemolgicas como critrio principal. O tradicional privilegia o saber acadmico em detrimento do conhecimento prtico, e faz uso de uma metodologia de ensino que carece de fundamentao terica, caracterizada pela reproduo mecnica do conhecimento acadmico. O modelo tecnolgico se diferencia do tradicional por reconhecer a dimenso prtica da atividade docente, entretanto tambm supervaloriza o conhecimento terico. O ensino uma tecnologia constituda de mtodos que os professores devem dominar. O saber fenomenolgico privilegiado no modelo espontanesta, que considera o aprendizado como um processo que ocorre de maneira espontnea, sem necessidade de um planejamento especfico; reconhece apenas o conhecimento prtico para a progresso do conhecimento profissional do professor e desconsidera as contribuies tericas. Os autores propem um modelo alternativo aos anteriores definindo o conhecimento profissional desejvel, caracterizado por um saber acadmico elaborado, princpios e crenas autnomas e rotinas de ao diversificadas, em contraste com o saber acadmico enciclopdico, princpio e crenas estereotipados, rotinas e guias de ao mecanizados. Nesta proposta, a formao baseada no desenvolvimento progressivo das idias dos professores e a progresso do conhecimento profissional guiada por atividades de investigao que este desenvolve em torno dos problemas curriculares, que constituem o ponto de encontro entre os contedos formativos e as estratgias de formao. Essa proposta pretende melhorar os sistemas de idias preexistentes, buscando torn-los mais adequados, coerentes e complexos a partir da expresso das concepes dos professores e da considerao de diferentes perspectivas. O ltimo estgio da formao almejada corresponde a um modelo de ensino constru559
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Linhares, M. P.; Reis, E. M.

tivista, segundo o qual o perfil profissional coerente com a idia do professor investigador que participa de projetos de experimentao curricular e da progresso do conhecimento profissional. Outro autor que aborda a formao profissional docente Schn (1992). A questo central na sua obra a busca por uma epistemologia da prtica que tenha, como base, a reflexo inerente e decorrente da prpria ao. O autor acredita que a anlise da performance de profissionais competentes poder contribuir para uma boa formao profissional. Defende a incluso de um forte componente de reflexo com base em situaes prticas reais, como uma via possvel para o profissional sentir-se capaz de enfrentar as situaes novas e tomar as decises adequadas, na vida profissional futura. Schn (1992), ao considerar o professor como um profissional prtico reflexivo, distingue trs componentes diferentes que integram o pensamento prtico: conhecimento na ao, reflexo na ao e reflexo sobre a ao. Entendendo a reflexo como a tomada de conscincia do prprio conhecimento, possvel, a partir dela, construir novos conhecimentos ou reelaborar conhecimentos j existentes. Na educao, o olhar distanciado sobre o objeto de aprendizagem (do que e do como ensinar) permite ao professor refletir, e estabelecer confronto entre seu conhecimento prvio deste objeto e a nova aprendizagem, levando-se, assim, construo de um novo conhecimento (ALARCO, 1996; DARSIE, CARVALHO, 1996). Todos estes autores apresentam fundamentos e argumentos para sustentar que a formao de professores adequada necessita de uma reflexo crtica sobre a formao ambiental recebida pelo futuro docente, e necessita, tambm, da adoo de atividades investigativas que possibilitem a construo do conhecimento e favoream o desenvolvimento da autonomia. Para o desenvolvimento da proposta curricular que estamos apresentando neste trabalho, adotamos esses pressupostos tericos. A investigao esteve guiada pelo modelo de formao destinado progresso do conhecimento profissional do professor. Adotamos, como categoria de anlise, a classificao de modelos didticos de Porln e Rivero (1998), baseada em concepes epistemolgicas do conhecimento.

Desenvolvimento metodolgico: estudos de caso na formao inicial de professores


A proposta de formao inicial de professores de Fsica est organizada com apoio do EVA, estruturada para promover a integrao da relao teoria-prtica por meio da investigao de estudos de caso, relevantes na ao educativa. Com base em um tema de interesse, o estudo desenvolvido seguindo passos determinados, da forma como sugerem Carvalho e Gil-Prez (2001). Situaes problemticas so selecionadas da prtica dos professores, para que os futuros professores se motivem a estudlas. Seguem, pelo menos, trs passos, durante a busca de soluo para as questes apresentadas. Inicialmente, o educando expe suas concepes sobre as questes apresentadas e esboa uma hiptese de soluo. Em seguida, orientado a aprofundar seus conhecimentos com a leitura de um texto indicado e sintetizar as idias do autor. Na etapa seguinte, ele deve buscar outras informaes e propor uma segunda soluo para os problemas levantados. Cada passo acompanhado de discusses realizadas em pequenos grupos e/ou com a turma. Os
560
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Estudos de caso como estratgia de ensino...

passos so comentados pelo professor, que busca ressaltar aspectos positivos ou negativos, podendo aceitar ou recusar a resposta do estudante. Este artigo apresenta a estrutura da disciplina Estratgia de Ensino I, que faz parte da proposta curricular, desenvolvida durante trs semestres letivos, e analisa parte dos resultados obtidos na implementao da disciplina. So apresentadas as concepes iniciais e finais dos licenciandos no estudo de caso Uma boa aula de Fsica. Desenvolvimento da proposta disciplinar A proposta disciplinar que compe o currculo de um curso de licenciatura em Fsica tem, como objetivo, o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor de Fsica a partir da reflexo sobre problemas da prtica docente, da apropriao dos conhecimentos tericos disponveis e da elaborao de propostas de soluo para os problemas selecionados. O contedo disciplinar constitudo por problemas selecionados com base na prtica docente, nos materiais de apoio e nas interaes entre os professores e os participantes, na busca de solues para os estudos de caso. A metodologia de aprendizagem adotada, baseada em casos, requer a experimentao de hipteses e a defesa das propostas de soluo, pois os alunos partem de idias prvias e articulam diferentes conhecimentos tericos e prticos visando propor solues. Os estudos de caso so instrumentos deflagradores da discusso dos temas selecionados. Os casos so apresentados no formato de um relato de situaes vivenciadas por professores e requerem o encaminhamento de uma soluo. Os estudantes so solicitados a expor suas idias e aprofund-las por meio de uma sucesso de trs ou quatro passos. A Tabela 1 apresenta a descrio do que se espera que os estudantes e professores faam ao longo da seqncia de passos do estudo. Durante um estudo de caso so promovidas atividades presenciais e a distncia, com apoio do ambiente de aprendizagem e suporte da Internet. Cada estudo de caso inicia com uma atividade de motivao sobre o assunto e uma leitura inicial do caso. Os alunos respondem ao primeiro passo com seus saberes iniciais. Ao longo do primeiro passo, os professores/tutores apresentam o tema de estudo e, justificando a escolha, motivam os alunos e sugerem leituras em grupo do caso. No ambiente virtual de aprendizagem, avaliam a coerncia das respostas e orientam os estudantes na busca de elementos para superar suas concepes iniciais. No segundo passo, so indicados os materiais de leitura e recomendado um texto para elaborao de uma resenha. Os professores/tutores verificam se o estudante foi capaz de perceber as principais idias envolvidas no texto, e orientam discusso presencial, destacando pontos relevantes. No terceiro passo, os professores/tutores trabalham em sala de aula contrapondo as solues propostas. No ambiente virtual, a soluo do estudo aprovada ou sua modificao pode ser solicitada. O ltimo passo, nem sempre solicitado, corresponde elaborao e implementao de atividade didtica. Os professores/tutores orientam o desenvolvimento dos planejamentos, produzem avaliao das intervenes didticas e conduzem o processo de avaliao. O primeiro estudo de caso, Uma boa aula de Fsica, foi realizado sem apoio do EVA, para que os estudantes se familiarizassem com a metodologia de aprendizagem baseada em casos, antes da utilizao do ambiente virtual. Uma oficina de apresentao do ambiente
561
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Linhares, M. P.; Reis, E. M.

virtual foi realizada antes dos outros estudos de caso da disciplina: O currculo de Fsica: contexto e reflexes e Rita e as rotaes.
Tabela 1. Fases metodolgicas dos estudos de caso. Atividades dos estudantes Passo 1 Identificao das concepes iniciais dos estudantes. - Leitura dos casos; - Exposio no EVA das idias prprias sobre as questes inquiridas. Atitudes dos professores - Apresentao com justificativa do tema do estudo (presencial); - Motivao leitura conjunta dos Casos (presencial); - Avalia coerncia das respostas no EVA; - Aprova ou solicita modificao;Caracterizao das concepes dos estudantes. - Indica material de leitura e solicita resenha do texto base; - Verifica formatao da resenha; - Orienta sobre alteraes necessrias; - Aprova mudana de passo; - Orienta discusso presencial sobre o texto destacando pontos relevantes. - Aprova ou sugere alteraes na proposta de soluo do estudo; - Orienta discusso presencial contrapondo solues propostas; - Orienta processos de unificao de respostas. - Orienta planejamentos sobre temas escolhidos pelos estudantes; - Produz avaliao das intervenes didticas; - Conduz processo de avaliao conjunta do estudo.

Passo 2 Leitura e elaborao de resenha sobre texto (s) de referncia.

- Leitura do (s) texto (s) de referncia; - Elaborao de resenha do texto principal; - Contraste em grupo das resenhas visando identificar interesses comuns e divergncias.

Passo 3 Reestruturao dos conhecimentos e construo dos saberes profissionais

- Releitura do caso e proposta de soluo luz de novos conhecimentos.

Passo 4 Elaborao e Implementao de atividade (s) didtica (s).

- Preparao do planejamento e da atividade didtica; - Interveno didtica sobre um tema selecionado durante o estudo; - Atividade unificadora da viso dos estudantes sobre um tema estudado.

Seleo de estudos de caso A seleo dos estudos de caso esteve orientada por elementos de uma postura investigativa e crtica. Na primeira das trs disciplinas, consideramos um conjunto de trs estudos de caso como a parte principal desta experincia didtica. Os textos foram redigidos com base em questes realsticas (REIS, LINHARES, 2005b) e refletem interesses imediatos dos professores, considerando-se as orientaes da rea de pesquisa em ensino de Fsica. A Tabela 2 apresenta o tema selecionado, seu objetivo, texto principal para leitura, resenha e sua justificativa.
562
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Estudos de caso como estratgia de ensino...

Tabela 2. Estudos de caso da disciplina Estratgia de Ensino I. Ttulo 1 Uma boa aula de Fsica Objetivo Apresentar novas idias sobre educao para enriquecer o conhecimento e contribuir para a argumentao sobre o tema. Elevar o patamar de entendimento dos estudantes sobre a complexidade das construes curriculares. Texto para resenha Os novos pensadores da educao (MARANGON, LIMA, 2002) Justificativa Como primeira leitura, o artigo da revista Nova Escola apresenta as idias de Morin, Perrenoud, Coll, Nvoa, Hernndez e Toro, em linguagem simples e adequada. O artigo da revista A Fsica na Escola comenta a proposta de um novo Ensino Mdio e o currculo de Fsica indicado no PCN+.

O currculo de Fsica: contexto e reflexes

A contribuio da Fsica para um novo Ensino Mdio (KAWAMURA, HOUSOME, 2003)

Rita e as rotaes

Aprofundar o conhecimento Uma esttica do espao e do tempo bsico sobre as rotaes e produzir atividades didticas. (MENEZES, 2005)

Apesar de ser um tema da Fsica clssica e fazer parte do cotidiano dos alunos, eles tm pouca familiaridade com o assunto. No captulo Uma esttica do espao tempo o autor apresenta um estudo do movimento e as simetrias do espao e descreve os movimentos de translao e rotao.

Uma boa aula de Fsica foi o primeiro tema selecionado. A idia conhecer o que pensam os licenciandos sobre o papel do professor e como se posicionam em relao a uma anlise crtica sobre uma aula de Fsica. Alm disso, um tema favorvel a promover o incio do debate sobre educao e ensino de Fsica, priorizando uma situao familiar a todos os estudantes. Focado nas aulas geralmente observadas no Ensino Mdio, pode ser um tema gerador de discusses sobre o prprio tipo de aula que os licenciandos tm na universidade. O segundo estudo de caso, O currculo de Fsica: contexto e reflexes, busca elevar o patamar de entendimento dos estudantes sobre a complexidade da construo curricular, no sentido de promover uma discusso ampla sobre o desenho das estruturas curriculares, que vo alm dos programas que os professores utilizam nas diversas disciplinas (SACRISTN, 2000). O estudo favoreceu a discusso de fatores que contribuem para a organizao curricular e o conhecimento dos PCNs da rea de Cincias da Natureza e Matemtica, em especial, da Fsica. O terceiro estudo de caso, denominado Rita e as rotaes, est voltado para uma tpica situao de ensino, o estgio curricular, onde a vivncia do professor est em jogo. Tambm reconhecemos que o contedo disciplinar tem sido pouco estudado, tanto no Ensino Mdio quanto nas licenciaturas em Fsica, apesar da importncia contextual de suas decor563
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Linhares, M. P.; Reis, E. M.

rncias cientficas e tecnolgicas. Por isso, a culminncia desse estudo apontou para o planejamento de uma atividade didtica, no formato de uma aula sobre contedos relacionados ao tema (quarto passo). Apesar de ser um estudo da Fsica clssica e fazer parte do cotidiano dos alunos, estes apresentam pouca familiaridade com o assunto.

Desenvolvimento da pesquisa: instrumentos e anlise


O estudo sobre concepes didticas dos futuros professores foi o foco da investigao. O pblico alvo desta pesquisa foi uma turma de 21 estudantes matriculados na disciplina Estratgias de Ensino I. Analisaram-se os resultados correspondentes aos 14 estudantes que finalizaram os trs passos do estudo de caso Uma boa aula de Fsica, apresentado na Tabela 3.

Tabela 3. Estudo de caso Uma boa aula de Fsica. O jovem Albieri que faz o curso de Fsica em uma universidade pblica, reflete sobre as aulas que assiste e as outras aulas de Fsica e Cincias que j assistiu ao longo de sua vida escolar. Percebe que tem boas e ms lembranas e, como se encaminha para a profisso docente, se indaga sobre que tipos de aulas de Fsica so satisfatrias. A partir da, considerando aspectos diversos, como por exemplo, os vrios professores que teve as escolas onde estudou, as tcnicas que foram empregadas, os livros didticos usados, a curiosidade despertada, as tecnologias que foram usadas ou no, etc., se pergunta: O que uma boa aula de Fsica? Por que quero ser professor de Fsica?

Os instrumentos da pesquisa utilizados para anlise das concepes dos estudantes sobre ensino e docncia foram os textos contendo respostas para as questes levantadas no estudo de caso. A anlise do estudo de caso O currculo de Fsica: contexto e reflexes foi realizada em outra publicao5 (REIS, LINHARES, 2006), e os resultados do caso Rita e as rotaes esto sendo avaliados em outro artigo ainda no concludo. Para o encaminhamento da pesquisa, optamos por uma abordagem relacionada ao tipo de investigao participativa que adotamos no contato direto com estudantes. Assumimos as referncias de uma pesquisa-ao onde nossas intervenes como pesquisadores influenciam o contexto educativo. A seqncia de trs passos favorece o entendimento sobre o encaminhamento das idias dos estudantes, revelando um possvel avano nestas idias. Os textos foram segmentados buscando identificar unidades de significao (valores, atitudes, vises e opinies) (BARDIN, 1994). Para proceder anlise qualitativa, preenchemos

O artigo Uso de um espao virtual de aprendizagem na formao inicial de professores de Fsica: estudando o currculo de Fsica, foi apresentado no X Encontro de Pesquisa em Ensino de Fsica, de 15-19 ago. 2006, em Londrina.
5

564
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Estudos de caso como estratgia de ensino...

uma planilha para cada estudante. No primeiro momento, foi feita uma leitura do passo 1 e, a seguir, do passo 3. Procurou-se identificar avanos conceituais nas concepes sobre conhecimento prtico do professor, aps o desenvolvimento de atividades que favorecessem mudanas relativas inovao curricular, realizadas no passo intermedirio. Neste artigo, apresentamos, inicialmente, as anlises dos dados de dois alunos representativos do grupo, contrapondo as idias iniciais e finais sobre metodologia, contedo didtico e ambiente de trabalho, visando aprofundar os procedimentos adotados. Na etapa final, agrupamos os dados do conjunto (14 alunos) com a finalidade de avaliar a evoluo do grupo relativa aos aspectos selecionados, utilizando, como referencial, a proposta evolutiva do conhecimento dos professores (PORLN, RIVERO, 1998). A Tabela 4 apresenta uma sntese das principais idias da teoria do conhecimento do professor, relativas ao conhecimento prtico, que guiou a anlise das respostas dos futuros professores ao estudo de caso. Pretende-se, assim, avaliar as concepes dos futuros professores, aps as interaes em sala de aula e com os materiais consultados, comparando com os elementos caractersticos dos quatro modelos didticos de referncia descritos por Porln e Rivero (1998). A organizao do conhecimento, apresentada na Tabela 4, est baseada em teorias epistemolgicas gerais, que destacam o conhecimento escolar como: um produto acabado e formal (modelo didtico tradicional); um produto acabado e um processo tcnico (modelo didtico tecnolgico); um produto aberto gerado em um processo instantneo (modelo didtico espontanesta); um produto aberto gerado em um processo construtivo orientado (modelo didtico investigativo). Os estgios de desenvolvimento do conhecimento dos professores esto relacionados aos modelos didticos, cujas caractersticas permitem avaliar a etapa do processo de reorganizao do conhecimento docente dos alunos investigados.

Anlise dos resultados


Descrevemos as atividades relacionadas ao primeiro estudo de caso da disciplina Estratgias para o Ensino de Fsica I e analisamos a evoluo inicial das concepes didticas dos futuros professores. Como objetivo do estudo, foi destacado conhecer e analisar as prprias idias em relao ao ensino de Fsica e contrastar o ponto de vista pessoal com aqueles que procedem da investigao didtica e da experincia docente. Na Tabela 5, esto relacionados os segmentos ou unidades de significao extradas das respostas do aluno A s questes que encerram o estudo de caso: O que uma boa aula de Fsica? e Por que quero ser professor de Fsica? No passo inicial, o aluno A fez comentrios sobre metodologia e contedo, com caractersticas dos modelos tradicionais e espontanesta: os contedos disciplinares devem estar apoiados na adoo de um bom livro didtico, relacionados com fatos do cotidiano e demonstrados por aulas experimentais. A metodologia adequada aquela que desperta a ateno do aluno e estabelece uma boa relao professor-aluno. O apego organizao disciplinar dos contedos e o apoio do livro didtico so tpicos do modelo didtico dominante. No estgio de transio, comum os professores expressarem o desejo de responder aos interesses e experincias dos alunos. No h preocupao em explicitar teorias psicopedag565
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Linhares, M. P.; Reis, E. M.

gicas que fundamentem o ensino. Nesta viso, a experincia, o interesse e o contato com a vida cotidiana permitem aos alunos se apropriarem dos conhecimentos.

Tabela 4. Modelos didticos de referncia* Modelo dominante tradicional Fins Adaptao social dos Educativos alunos, doutrinamento cultural; transmisso de valores dominantes. Contedos Cincia como referente nico; seqncias estticas e rgidas; contedos desconectados com a realidade dos alunos. Modelos de transio Tecnolgico Idia de neutralidade e de ensinar adequadamente as cincias associadas. Espontanesta Felicidade dos alunos e uma formao adequada para desenvolver a vida cotidiana de forma autnoma e crtica. Modelo alternativo investigativo Formao integral dos alunos como futuros cidados; contribuies da cincia para esta formao.

Organizao em funo de objetivos rgidos; cincia como referente bsico do conhecimento escolar; so consideradas variveis psicolgicas. Planejamento rigoroso; reproduo do mtodo cientfico empirista; protagonismo dos alunos na execuo de atividades, mas no no planejamento.

Importncia aos procedimentos e atitudes; organizao atende aos interesses dos alunos; programao pouco sistemtica; improvisao no tratamento dos contedos.

Integrao ao cotidiano, social, cientfico e ideolgico; organizao sistemtica, explcita e flexvel; integrao de conceitos, atitudes e procedimentos.

Metodologia Transmisso verbal do professor e uso quase exclusivo do livro texto; escasso protagonismo do aluno.

Planejamento genrico, baseado em ensaio e erro; recursos didticos diversificados usados de forma assistemtica; alunos participam no desenho e no desenvolvimento das tarefas.

Investigao orientada de problemas selecionados; atividades diversificadas baseadas em estratgias construtivistas; idias e experincias dos alunos como eixo organizador da interveno do professor. Contnua e processual baseada em diversos instrumentos; avalia-se a evoluo das idias dos alunos, a dinmica de classe, as hipteses curriculares e a interveno do professor

Avaliao

Grau de memorizao mecnica dos contedos; mecanismo de poder.

Medidas rigorosas em funo dos objetivos programados; provas objetivas (pr e pstestes).

Avalia-se a dinmica da aula atravs da participao dos alunos e das observaes do professor; a aprendizagem dos alunos no objeto direto de avaliao.

* Adaptada de Porln e Rivero (1998).

566
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Estudos de caso como estratgia de ensino...

Tabela 5. Unidades de significao extradas do texto do aluno A. O que uma boa aula de Fsica? Passo inicial . desperta o interesse do aluno; . traz fenmenos ou fatos do cotidiano para discusso; . deve estar apoiada na adoo de um bom livro didtico; . precisa de boa relao professor-aluno; . so necessrias aulas experimentais que vo mostrar na prtica assuntos vistos em sala de aula. Passo final envolve prticas em sala de aula; necessita de uma boa relao professor-aluno; o professor deve ter suficiente competncia para ministrar aulas; . responde com seus deveres; . passa contedo de forma consistente e de acordo com a necessidade da turma; . deve se manter atualizado sobre novos temas e tecnologias que o ajudaro na aula; . contextualizar o ensino; . uma boa aula aquela que o aluno mais aprende, no aquela em que o professor falou muito.

. . .

Por que quero ser professor de Fsica? Passo inicial . porque tive uma professora que fazia a relao da Fsica com o cotidiano muito bem e despertava o interesse da turma; . uma matria que me interessa muito; . a profisso permite ver a formao do aluno e de um cidado; . para ajudar a quebrar a barreira entre os alunos e a Fsica, despertando interesse e abrindo oportunidades. Passo final

Na resposta final, foi ressaltado que mantinha a idia inicial de que so necessrias aulas prticas e uma boa relao professor-aluno, mas tambm explicita que percebeu outros importantes itens e qualidades, os quais sem eles, uma aula no seria suficientemente boa. O aluno A acrescenta, s idias iniciais, preocupao quanto atualizao do professor sobre novos temas e tecnologias. Deve ser um profissional competente e responder com seus deveres. Podese supor que h uma demonstrao de interesse em mudanas na prtica docente, visando inovaes curriculares possveis em sala de aula. Isso sugere uma tomada de conscincia da prpria viso de ensino. Na sua resposta final, tambm esto presentes outras caractersticas de um modelo de transio, enfatizando a aprendizagem do aluno, uma boa aula aquela que o aluno mais aprende no aquela em que o professor falou muito. Em relao outra pergunta, Por que quero ser professor de Fsica, o aluno no fez meno no passo final. No passo inicial ressaltou, como determinante para sua escolha de estudar Fsica, a experincia no Ensino Mdio, com uma professora que fazia bem a relao da Fsica com o cotidiano, despertando o interesse de toda a turma para o assunto tratado. Exemplificou com duas experincias simples que nunca mais esqueceu: uma reproduo da
567
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Linhares, M. P.; Reis, E. M.

gaiola de Faraday e uma demonstrao das linhas de campo magntico, com m e limalha de ferro. Expressa um saber gerado durante toda a formao escolar em processos de impregnao ambiental. um aluno motivado com a profisso e percebe que o professor deve contribuir para uma formao cidad do aluno. A Tabela 6 apresenta os dados do aluno B, o outro aluno selecionado para representar as idias do grupo sobre questes relativas prtica docente. O aluno B destacou no passo inicial, em relao aos contedos, o domnio da matria pelo professor, sem fazer referncia a outros requisitos, evidenciando predominncia da lgica disciplinar de organizao curricular. Refere-se capacidade do professor de transmisso da matria, mas no faz consideraes sobre a participao dos alunos na aprendizagem. So idias predominantes do modelo tradicional.

Tabela 6. Unidades de significao extradas do texto do aluno B O que uma boa aula de Fsica? Passo inicial . atende a necessidade do aluno; . usa materiais didticos capazes de despertar o interesse dos alunos; . est relacionada com o domnio do professor sobre a disciplina; . est relacionada com a capacidade do professor de transmiti-la; . est relacionada com recursos tecnolgicos utilizados; . o quadro e giz possibilitam visualizar a teoria presente nos livros; . deveria englobar a elaborao de projetos com o objetivo de proporcionar uma forma agradvel de estudar. Passo final . deve ter planejamento detalhado; . percebe a sala de aula como um espao heterogneo que deve ser compreendido e valorizado . atividades que faam o aluno raciocinar, e no decorar frmulas; . uso de tecnologias como software que simulem situaes do dia-a-dia; . aborda evoluo dos conceitos trabalhados, origem das idias que fundamentam a teoria; . realizao de eventos no mbito escolar para a interao de conhecimentos com a prtica; . incentiva os alunos a expressarem seus conhecimentos tcitos; . promove a interao professor-aluno; . promove a interligao dos conhecimentos; . trabalha com a interdisciplinaridade.

Por que quero ser professor de Fsica? Passo inicial . porque tive bons professores que despertaram minha curiosidade, realizaram prticas no laboratrio; criaram um ambiente que prendia o aluno para a matria e trabalharam curiosidade do cotidiano; . o professor no pode esquecer de capacitar o aluno para o mercado de trabalho. Passo final . gosto muito da matria; . me sinto bem com as pessoas; . o professor pode contribuir para realizao de sonhos dos alunos.

568
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Estudos de caso como estratgia de ensino...

Em relao metodologia, acrescenta a importncia do uso de materiais diversificados e do uso de recursos tecnolgicos, para despertar a ateno do aluno acrescenta ainda que apesar da importncia dos recursos tecnolgicos, o quadro e o giz no devem ser deixados de lado, pois possibilitam visualizar a teoria presente nos livros. Explicita a importncia de incluir a elaborao de projetos para proporcionar um estudo mais agradvel. Percebe-se que o aluno B tem conscincia de que preciso promover inovaes curriculares, mas a justificativa a motivao do aluno. Essas concepes evidenciam conhecimentos caractersticos dos modelos de transio. Depois do estudo, refere-se necessidade de novas idias para tornar mais atrativo o ensino de Fsica, entendendo a sala de aula como um espao heterogneo que deve ser compreendido e valorizado. O aluno traz outras concepes sobre metodologia e contedo mais evoludas, destacando: a interao do conhecimento com a prtica, o uso do conhecimento tcito do aluno, a importncia da interao professor-aluno, a interligao dos conhecimentos e o trabalho interdisciplinar. Todos esses aspectos esto presentes nos modelos alternativos, embora ainda se apresentem de forma pouco sistemtica. As marcas do referencial terico explicitadas nas respostas do aluno B permitem avaliar que houve interesse pelo estudo e evoluo das concepes iniciais. Quanto a ser professor, o aluno traz boas lembranas de seus professores, destacando a necessidade de capacitar os alunos para o mercado de trabalho. Faz referncia ao passado no passo inicial, como: tive bons professores de Fsica, e ao futuro no passo final: poder contribuir para realizao de sonhos dos alunos. Isso indica uma mudana de postura no discurso, pois, no passo inicial, fala como aluno e, no passo final, como um futuro professor. A Tabela 7 apresenta uma sntese das idias do grupo de participantes. As respostas de todos os alunos ao estudo de caso foram inicialmente analisadas em separado. Numa etapa posterior, para que o processo de organizao dos resultados no se tornasse repetitivo, optamos por elaborar uma sntese das idias principais relativas ao conhecimento prtico do professor: contedos, metodologia e ambiente de trabalho (Tabela 7). A anlise foi realizada contrapondo as idias finais e iniciais, aps as interaes em sala de aula e com os materiais didticos consultados, com a finalidade de avaliar a evoluo do grupo relativa aos aspectos caractersticos dos quatro modelos didticos de referncia. A organizao da Tabela 7 considera os modelos didticos de referncia e suas categorias relativas aos problemas da prtica docente: contedos, metodologia, fins educativos e avaliao (PORLN, RIVERO, 1998). Os dois ltimos aspectos no esto presentes explicitamente nas respostas dos participantes e, por isso, no foram considerados. Entretanto, outra categoria foi criada, ambiente de trabalho, devido s constantes referncias ao ambiente favorvel que o professor deve saber criar para promover a aprendizagem dos alunos. Esta categoria foi separada dos aspectos metodolgicos. Os saberes iniciais do grupo de futuros professores indicam predominncia de concepes relacionadas com suas vivncias anteriores como alunos no Ensino Bsico. Nas suas respostas iniciais, no esto presentes elaboraes tericas relacionadas aos contedos que j foram estudados em outras disciplinas pedaggicas do currculo do curso de licenciatura, como, por exemplo, a didtica ou a psicologia da educao. Da anlise da fala coletiva do grupo, destacamos algumas concepes iniciais mais freqentes sobre uma boa aula de Fsica. Relacionadas aos contedos: necessidade do profes569
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Linhares, M. P.; Reis, E. M.

sor domin-los, uso do livro didtico como referncia principal; utilizar fatos do cotidiano, enfatizar os conceitos em detrimento das frmulas e saber transmiti-los aos alunos. Em relao aos contedos, as idias so tradicionais quanto adoo de um livro didtico que estabelece o que ensinar, mas apresentam outras idias que revelam o estgio de transio, tais como: nfase em procedimentos, atitudes e organizao, que atende aos interesses dos alunos. Quanto metodologia, os alunos indicam, como fatores essenciais para uma boa aula: resoluo de exerccios, realizao de aulas experimentais, utilizao de bons materiais didticos e recursos tecnolgicos, preparao de aulas objetivas; adequao do plano de aula s caractersticas dos alunos e elaborao de projetos. As concepes de um modelo espontanesta so reveladas quando enfatizam recursos didticos diversificados sem mencionar o planejamento adequado ou o protagonismo dos alunos nas aulas, sem especificar os mtodos de trabalho. Concepes marcantes do modelo tecnolgico esto presentes na nfase do trabalho experimental e na objetividade das aulas, que permite identificar uma viso emprica de cincias.

Tabela 7. Sntese das idias do grupo de participantes do estudo de caso Uma boa aula de Fsica. Passo inicial Contedos Aborda fatos do cotidiano; livro didtico como referncia principal; professor deve dominar os contedos; nfase em conceitos em detrimento de frmulas; saber transmitir aos alunos. Passo final Contedos de acordo com as necessidades dos alunos; trabalha com projetos; estreita as relaes entre Fsica e outras disciplinas; respeita o rigor cientfico sem tornar o conhecimento inatingvel para os alunos; apresenta contedos de forma complexa e no reducionista; avalia a contribuio dos conhecimentos da Fsica para as tecnologias. Prticas em sala de aula; ensino contextualizado; mtodos de ensino variados; recursos humanos e tecnolgicos variados; planejamento didtico detalhado; evita que os alunos decorem frmulas; prioriza a aprendizagem; temas diversificados e tecnologias atualizadas; Fsica como uma cincia que evolui; realiza eventos no mbito escolar para proporcionar a relao teoria prtica; incentiva os alunos a expressarem seus conhecimentos tcitos; promove interligao dos conhecimentos; adota ensino interdisciplinar. Boa relao professor aluno; professor atualizado e competente; foco na aprendizagem e participao do aluno; professor conhece o aluno e garante sua participao; promove a identificao dos alunos com o professor; nfase na relao humana; promove o desenvolvimento do aluno; desperta pensamento crtico e til nos alunos; interao entre os professores da escola; professor interado com o ambiente escolar.

Metodologia

Aulas experimentais, objetivas e com muitos exerccios; recursos visuais variados; bons materiais didticos; recursos tecnolgicos; foco na aprendizagem; elaborao de projetos.

Ambiente de trabalho

Desperta o interesse e curiosidade aluno; promove uma boa relao professor-aluno; visa o bem estar do aluno; atende seus interesses; proporciona uma forma agradvel de estudar; incentiva a participao do aluno; professor dinmico criativo e carismtico.

570
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Estudos de caso como estratgia de ensino...

Em relao ao ambiente de trabalho, o professor deve ser dinmico, criativo e carismtico, adotar uma postura adequada e ser capaz de: despertar o interesse e curiosidade do aluno, produzir bem-estar aos alunos, estabelecer boa relao professor-aluno; incentivar a participao do aluno e proporcionar uma forma agradvel de estudar. Estas idias revelam mais o ponto de vista do aluno que do professor, o desejo de aulas melhores do que aquelas que tiveram. Os alunos acrescentaram ou modificaram suas idias iniciais sobre uma boa aula, depois do trabalho na disciplina, leitura de textos indicados, resenhas, interao com o professor por meio do ambiente virtual e discusses presenciais. Em relao aos contedos didticos, destacamos as idias mais elaboradas que no estiveram presentes no passo inicial: contedos apresentados de forma complexa e no reducionista; estreita relao entre Fsica e outras disciplinas; respeito ao rigor cientfico sem tornar o conhecimento inatingvel para os alunos; avaliao da contribuio dos conhecimentos da Fsica para as tecnologias. Embora no justifiquem com argumentos slidos, percebe-se que as novas idias surgiram aps as interaes, algumas presentes no modelo didtico de referncia ou modelo investigativo. Quanto metodologia, as novas idias incorporadas fazem referncia utilizao de recursos humanos e tecnolgicos variados e de planejamento de ensino contextualizado e detalhado. Ressaltam que a Fsica deve ser apresentada como uma cincia que evolui em conjunto com outras, e que se devem realizar eventos no mbito escolar para proporcionar a relao entre teoria e prtica. Deve-se incentivar os alunos a expressarem seus conhecimentos tcitos e expor teorias intercaladas com situaes que gerem discusso e participao. dimenso didtica ambiente de trabalho, os licenciandos acrescentaram que preciso conhecer o aluno e garantir a participao de toda a turma; alcanar a identificao dos alunos com o professor; valorizar a relao humana; despertar nos alunos pensamento crtico e til. Para uma prtica docente de qualidade, os estudantes tambm relacionaram algumas atitudes necessrias aos professores: responsabilidade com seus deveres; intercmbio de experincias com outros professores; atualizao permanente; interesse pelo ambiente escolar. Essas anlises do grupo revelaram que os estudantes procuraram elaborar solues incorporando conhecimentos tericos disponveis aps a reflexo sobre os problemas da prtica docente apresentados e da interao com o professor e com a turma. Pode-se avaliar que houve evoluo das concepes iniciais do grupo sobre saberes necessrios prtica docente de qualidade. Alguns estudantes, entretanto, no mostraram interesse pelo estudo ou o estudo realizado pouco influenciou suas concepes. Um exemplo de soluo final inconsistente de uma afirmao que a relao humana a mais importante para uma boa aula e que todas as formas de auxlio so vlidas. Este aluno acrescentou que, apesar de ter vontade de ser o professor que desejou para o seu Ensino Mdio, no tem vocao para o ensino, mas se for o caso, no quer ser um professor duro, que est ali com uma caneta azul e outra vermelha e quem decora o que ele fala fica azul, caso contrrio vermelho. Est fazendo meno ao processo de avaliao tradicional, que rejeita e quer modificar. Assim como este aluno, outros apresentam uma postura ambgua em relao ao desejo de ser professor. Muitos tm bolsa de iniciao cientfica e pensam em ser pesquisadores; e, para isso, precisam investir apenas nas disciplinas especficas, que so aquelas que mais cobram investimento dos alunos, com provas tradicionais e longas listas de exerccios.

571
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Linhares, M. P.; Reis, E. M. Consideraes finais


Neste trabalho, apresentamos a estrutura da primeira de uma srie de trs disciplinas do currculo de uma licenciatura em Fsica, e realizamos uma avaliao inicial da implementao da proposta didtica. Partindo do pressuposto de que os futuros professores tm concepes sobre o conhecimento profissional docente, forjadas durante sua formao, que refletem modelos didticos inadequados, elaboramos estudos para problematizar situaes da prtica docente e favorecer a conscientizao e superao dessas idias. Foram analisadas as respostas s questes do estudo de caso: o que uma boa aula de Fsica e por que quero ser professor? Os alunos apresentaram suas idias iniciais e buscaram aprimorar seus conhecimentos percorrendo uma seqncia de passos orientados pelo professor. Da anlise realizada, percebe-se a disposio da maioria dos alunos para superar problemas da prtica tradicional de ensino, caracterizada pela reproduo mecnica do conhecimento acadmico. Suas concepes iniciais j trazem elementos do modelo de ensino tecnolgico, que valoriza a dimenso prtica da atividade docente, e do modelo espontanesta, que enfatiza o conhecimento prtico e desconsidera as contribuies tericas para a progresso do conhecimento do professor (PRLAN, RIVERO, 1998). Os elementos presentes nas respostas ao passo final permitem avaliar que parte dos alunos percebeu a importncia desses estudos para superar obstculos por meio de um processo de reorganizao do conhecimento profissional. Com exceo de quatro alunos, dentre quatorze, que no acrescentaram idias mais elaboradas em suas respostas finais, os demais incorporaram novas idias, durante o estudo sobre uma boa aula de Fsica. Este um resultado satisfatrio para o primeiro estudo de caso da disciplina Estratgias para o Ensino de Fsica I, pois, apesar do pequeno avano conceitual, percebe-se avano nas atitudes e conscincia das prprias idias: mostram-se crticos quanto escolha da futura profisso; comprometem-se com mudanas na educao; esto conscientes da necessidade de permanente evoluo profissional e da prpria responsabilidade nesse processo, tal como apontado por Harres (2005). Como parte dos resultados alcanados, relatamos o desenvolvimento de habilidades, como: leitura e interpretao de texto, expresso escrita e oral, argumentao coerente com suas opinies, prtica de trabalho colaborativo, busca de informaes adequadas. Em sntese, o estudo realizado - usando as etapas de evoluo do conhecimento profissional do professor como referencial de avaliao das concepes sobre docncia dos alunos da licenciatura em Fsica - ofereceu resultados que contriburam para uma maior compreenso dos processos de implementao de inovaes curriculares propostos durante a formao inicial. Espera-se avanar na proposta durante a formao inicial, favorecendo a evoluo das idias sobre a profisso com base na reflexo sobre problemas da prtica docente e da apropriao dos conhecimentos tericos disponveis.

572
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Estudos de caso como estratgia de ensino...

Referncias ALARCO, I. Reflexo crtica sobre o pensamento de D. Schn e os programas de formao de professores. Revista da Faculdade de Educao, So Paulo, v. 22, n. 2, p. 11-42, 1996. BARDIN, L. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1994. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Diretrizes Curriculares para a Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, graduao plena. Braslia: CNE, 2001. ______. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: MEC, 1999. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educao. Braslia: MEC, 1996. CARVALHO, A. M. P; GIL-PREZ, D. E. Formao de professores de cincias: tendncias e inovaes. So Paulo: Cortez, 2001. (Coleo Questes de Nossa poca. v. 26) DARSIE, M. M. P.; CARVALHO, A. M. P. O incio da formao do professor reflexivo. Revista da Faculdade de Educao, So Paulo, v. 22, n. 2, p. 90-108, 1996. FREIRE, P. A pedagogia da autonomia. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. HARRES, J. B. S. et al. Laboratrios de ensino: inovao curricular na formao de professores de cincias. Santo Andr: ESETec, 2005. v. 1. JONASSEN, D. O uso das novas tecnologias na educao a distncia e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Braslia, v. 16, n. 70, p. 70-88, 1996. KAWAMURA, M. R.; HOSOUME, Y. A contribuio da Fsica para o novo Ensino Mdio. Fsica na Escola, So Paulo, v. 4, n. 2, p. 22-7, 2003. KOMATSU, R. S.; ZANOLLI, M. B.; LIMA, V. V. Aprendizagem Baseada em Problemas. In: MARCONDES, E.; GONALVES, E. L. (Orgs.). Educao mdica. So Paulo: Sarvier, 1998. KRASILCHIK, M. Formao de professores e ensino de cincias: tendncias nos anos 90. In: MENEZES, L.C. (Org.). Formao continuada de professores no contexto iberoamericano. Campinas/So Paulo: Autores Associados/NUPES, 1996. p. 135-40. MARANGON, C.; LIMA, E. Os novos pensadores da educao. Nova Escola, So Paulo, n. 154, p. 18-25, 2002. MENEZES, L. C. A matria uma aventura do esprito: fundamentos e fronteiras do conhecimento fsico. So Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2005. ______. Uma Fsica para o novo Ensino Mdio. Fsica na Escola, So Paulo, v. 1, n. 1, p. 6-8, 2000. ______. (Org.). Formao continuada de professores no contexto ibero-americano. Campinas/So Paulo: Autores Associados/NUPES, 1996.

573
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

Linhares, M. P.; Reis, E. M.

NVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formao. Lisboa: Dom Quixote, 1992. PAIXO LINHARES, M.; MACEDO REIS, E. Aprendendo a ensinar: a sala de aula como espao de reflexo. In: INTERNATIONAL CONGRESO IN DIDCTICA DE LAS CINCIAS, 7., 2005, Granada. Enseanza de las Ciencias, v. extra, 2005. PORLN, R.; RIVERO, A. El conocimiento de los profesores. Sevilla: Dada, 1998. REIS, E. M.; LINHARES, M. P. Uso de um espao virtual de aprendizagem na formao de professores de Fsica: estudando o currculo de Fsica. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FSICA, 10., 2006, Londrina. Anais... Londrina: SBF, 2006. 1 CD-ROM. ______. Convergncias tecnolgicas: redesenhando as fronteiras da formao de professores de cincias. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAO EM CINCIAS, 5., 2005a, Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2005. 1 CD-ROM. ______. Discutindo a ortodoxia do currculo de Fsica em um ambiente virtual para estudos de cincia. In: SIMPSIO NACIONAL DE ENSINO DE FSICA, 16., 2005b, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SBF, 2005b. 1 CD-ROM. ______. Desafios de uma proposta construtivista na formao prtico-reflexiva de professores de Fsica. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAO EM CINCIAS, 4., 2003, Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2003. 1 CD-ROM. REZENDE, F.; OSTERMANN, F. Formao de professores de Fsica no ambiente virtual InterAge: um exemplo voltado para introduo da FMC no Ensino Mdio. Fsica na Escola, So Paulo, v. 5, n. 2, p. 15-9, 2004. SACRISTN, J. G. O currculo: uma reflexo sobre a prtica. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. SAVERY, J. R.; DUFFY, T. M. Problem Based Learning: an instructional model and its constructivist framework. Educacional Technology, Indiana University, v. 35, p. 31-8, 1995. SCHN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NVOA, A. (Org.). Os professores e sua formao. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 77-92. STRUCHINER, M. et al. Elementos fundamentais para o desenvolvimento de ambientes construtivistas de aprendizagem a distncia. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 26, n. 142, p. 3-11, 1998.

Artigo recebido em setembro de 2007 e aprovado em maio de 2008.

574
Cincia & Educao, v. 14, n. 3, p. 555-74, 2008

You might also like