You are on page 1of 12

SUMRIO

2.2 CONCEITOS NECESSRIOS PARA A COMPREENSO DO CRESCIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.............................................................................6 2.3 ATIVIDADE FSICA NA INFNCIA: ATIVIDADE FSICA E O JOGO COMO FATORES AMBIENTAIS FAVORVEIS AO DESENVOLVIMENTO..............................7 2.4 OBESIDADE: INFLUNCIAS GENTICAS E AMBIENTAIS..................................8

3 CONCLUSO..........................................................................................................11 Ante ao exposto verificou-se que aspectos relacionados ao desenvolvimento e aptido fsico-motoras, cognitivos e da composio corporal so resultado da interao de aspectos intrnsecos e extrnsecos ao organismo, ou seja, fatores hereditrios gentica e variveis ambientais. A influncia ambiental no desenvolvimento dos aspectos supracitados possui uma importncia acentuada na infncia, onde se aconselha a prtica de atividades multivariadas de volume e intensidade adequados ao nvel de desenvolvimento do individuo paralelamente a uma educao nutricional apropriada. Com relao aos aspectos genticos, estes so condicionados de gerao em gerao, acarretando no excesso de gordura corporal advindo, portanto, da predisposio gentica direcionadas por ambos ou por um dos pais. Nessa perspectiva, a interveno do profissional de educao fsica deve inverter o processo de decrscimo da atividade fsica na infncia e induzir a hbitos alimentares saudveis, no intuito de controlar e prevenir a obesidade, e assim, facilitar uma qualidade de vida a longo prazo. Em suma, o desenvolvimento fsico-motor e cognitivo dos indivduos, advm tanto de fatores naturais, como de fatores ambientais, que depende de prtica, treinamento ou experincias adquiridas..................................................................................................................11

1 INTRODUO

O presente estudo ir abordar uma reflexo crtica de carter qualitativo quanto o tema geral aprendizagem, crescimento e desenvolvimento humano, que so influenciveis por fatores naturais e ambientais determinantes nas alteraes e adaptaes dos indivduos, alm de relacionar a atividade fsica e os hbitos alimentares quanto ao desenvolvimento orgnico, funcional e cognitivo do corpo na promoo da qualidade de vida de crianas, adolescentes e adultos, e a predisposio gentica e por fatores ambientais na repercusso da obesidade infantil e consequentemente, atingindo a vida adulta.

2 REFLEXES SOBRE O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO ORGNICO E FUNCIONAL EM CRIANAS, ADOLESCENTES E ADULTOS

2.1

ALTERAES

ADAPTOES

MOTRIZES

DE

ACORDO

COM

INFLUNCIA INTRNSECA E EXTRNSECA

A busca por desenvolver e manter bons nveis de aptido fsica vem de longa data e permeou por momentos histricos diversos, estando relacionado a objetivos especficos como a seleo de guerreiros ou consideraes estticas, aponta Oliveira (2006).
Contudo a infncia e a adolescncia representam perodos timos para estimular hbitos e comportamentos de um estilo de vida mais saudvel, os quais quando so adquiridos nessa faixa etria, possibilitam uma maior probabilidade de serem transferidos para a idade adulta (SHEPARD; TRUDEAU, 2000 apud OLIVEIRA, 2006, p.50).

Haywood e Getchell (2010) fazem apontamentos no mesmo sentido ao afirmar que a atividade regular na infncia proporciona benefcios positivos para o resto da vida. Promover um estilo de vida saudvel para as crianas e jovens os predispe a serem adultos mais ativos. Contudo, o fator mais importante de resistncia o nvel de atividade corrente do indivduo.

Encontra-se reforado essa teoria pelo modelo de influncia ambiental denominado sintonia, que sugere que uma determinada experincia leva a um ganho permanente, ou um nvel persistentemente superior de desempenho em determinada atividade (BEE, 2003). Nessa conjuntura, se considerarmos o desenvolvimento humano como um refinamento progressivo da estrutura do sujeito atravs de transformaes que se efetuam e autorregulam dentro do prprio sistema da estrutura da pessoa e a aprendizagem como um processo de construo interna que leva o sujeito a tornarse cada vez mais apto, mais capaz, mais humano (TAVARES; ALARCO, 2005), pode-se dizer que, a atividade fsica (meio ambiente, externo ao indivduo) na infncia ou adolescncia, capaz de contribuir e/ou proporcionar alteraes, que, posteriormente, se transformam em adaptaes essenciais para a estabilidade de uma vida saudvel na fase adulta. Assim, de acordo com Tavares e Alarco (2005 p.87-88):
Os dois processos, desenvolvimento e aprendizagem, exercem, um sobre o outro, influncias recprocas. Desenrolam-se como um espiral, de tal maneira que o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que possibilita a aprendizagem, por ela mesmo dinamizado, adquirindo assim uma maior amplitude. Segundo eles, a criana aprende porque atingiu um determinado desenvolvimento, mas ao aprender desenvolve-se ainda mais.

Porm, apesar de possuir uma importncia crucial, o desenvolvimento nas primeiras fases da vida no representa o desenvolvimento total de um indivduo. Para Robertson (1989 apud SANTOS; DANTAS; OLIVEIRA, 2004, p.39) a constatao de que as mudanas de desenvolvimento no cessavam no incio da idade adulta, fez com que muitos estudiosos percebessem que o desenvolvimento continuava ao longo de todo o curso de vida do ser humano. Ao partir dessa afirmao evidencia-se a necessidade de ponderar uma estratgia de treinamento coerente etapa de desenvolvimento em que o indivduo se encontra, ou seja, reconhecer nessas etapas (infncia, pr-adolescncia, adolescncia, idade adulta, etc.) o volume e a intensidade em que as atividades devem ser realizadas. Palangana (2001) corrobora afirmando que a troca permanente que o indivduo estabelece com o meio possibilita tanto as transformaes observveis, que ocorrem no nvel exgeno (as quais identificam a formao dos sistemas de esquemas), como as transformaes internas ou endgenas (por meio das quais se

constituem as estruturas mentais). somente na troca do organismo com o meio que se d a construo orgnica das referidas estruturas.
O esquema a condio primeira da ao, ou seja, da troca do organismo com o meio. Ele engendrado pelo funcionamento geral de toda organizao viva, a adaptao. O organismo com sua bagagem hereditria, em contato com o meio, perturba-se, desequilibra-se e, para superar esse desequilbrio, ou seja, para adaptar-se, constri esquemas. (CHIAROTTINO, 1984, p.34 apud PALANGANA, 2001, p. 21)

Nessa perspectiva as relaes de troca entre o organismo e o meio, induzem alteraes, ou seja, esta desenvolve uma habilidade ou um comportamento advindo de determinadas experincias, que pode permanecer at a vida adulta. 2.2 CONCEITOS NECESSRIOS PARA A COMPREENSO DO CRESCIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Para Oliveira (2006) necessrio ao profissional de educao fsica ter conhecimento sobre crescimento, desenvolvimento, maturao, idade cronolgica e idade biolgica para compreendermos o verdadeiro papel da atividade fsica na criana. Isto fornecer ao profissional entender fatores de influncia na qualidade de vida dos indivduos para intervir de forma positiva na elaborao de estratgias viveis como forma preventiva a doenas futuras, e consequentemente, poder chegar fase adulta repleto de sade e ativo. Duarte (1993 apud OLIVEIRA, 2006) define crescimento como mudanas no tamanho do indivduo, ou seja, um aumento da estrutura do corpo decorrente da multiplicao ou aumento de clulas; desenvolvimento como alteraes nas funes orgnicas de um indivduo ao longo do tempo e maturao, como as variaes na velocidade e no tempo de surgimento de determinadas caractersticas, capacitando o indivduo a atingir a maturidade biolgica. Da mesma forma, ao tratar de hereditariedade e ambiente o autor Malpass et al. (1970) traz que os genes so um cdigo que determinam parcialmente a estrutura e o comportamento dos indivduos e esto susceptveis s variaes ambientais, que podem provocar variaes no modo como o cdigo traduzido em estrutura e comportamento e que a maturao o termo que designa o processo de desenvolvimento biolgico que leva a

mudanas de estrutura e comportamento. E a perspectiva maturacional explica a mudana desenvolvimental como uma funo do processo maturacional que controla ou dita o desenvolvimento motor - HAYWOOD; GETCHELL (2010, p.39). Todavia, Bee (2003), retrata que maturao descreve padres sequenciais de mudana geneticamente programados; qualquer padro maturacional marcado por trs qualidades universal aparecendo em todas as crianas, atravessando fronteiras culturais; sequencial envolvendo algum padro de habilidade ou alguma caracterstica que se desenvolve e relativamente impenetrvel influncia ambiental, em sua forma mais pura, uma sequncia desenvolvimental maturacionalmente determinada vai ocorrer sem depender de prtica ou treinamento. Ela ainda afirma que, crescimento se refere a um tipo de mudana por etapas em quantidade, como no tamanho, e pode ocorrer com ou sem um processo maturacional subjacente. Em suma, o crescimento a descrio da mudana, enquanto maturao a explicao da mudana. Voltando s definies de Duarte, citado por Oliveira, a idade cronolgica representa a idade do indivduo em meses ou anos e ordenada em consonncia com a idade do nascimento, portanto no pode ser modificada. J a idade biolgica, refere-se a idade que organismo aparenta com base na condio biolgica dos seus tecidos confrontados com padres, se inter-relacionando com os processos de maturao biolgica e fatores exgenos, em termos simples, seria o estado de conservao do organismo.

2.3 ATIVIDADE FSICA NA INFNCIA: ATIVIDADE FSICA E O JOGO COMO FATORES AMBIENTAIS FAVORVEIS AO DESENVOLVIMENTO

Segundo Haywood e Getchell (2010), fatores genticos e extrnsecos se combinam para influenciar o crescimento fsico e o envelhecimento. Podemos identificar padres e relaes no crescimento e no envelhecimento (universalidade), mas existem vrias diferenas individuais (variabilidade), dessa forma importante conhecer o padro esperado e a amplitude de variao nesse contexto. Corroborando com esta afirmao, certos autores afirmam que:

A atividade fsica nesse contexto (atuao do ambiente como incentivo ao desenvolvimento) atua como um fator coadjuvante, onde o exerccio fsico moderado pode estimular o crescimento, muito provavelmente por induzir aumentos significativos no hormnio do crescimento (COOPER, 1999; GODFREY et al., 2003 apud OLIVEIRA, 2006, p.52).

Indo a fundo nesta linha de pensamento, Gross (apud PIAGET, 2010) estudou os jogos sob uma perspectiva psicofisiolgica e o considerou como um fenmeno de crescimento, tanto do pensamento quanto da atividade, e se questionou sobre o porqu das diversas formas de jogo nesse cenrio do desenvolvimento. E respondeu a essa questo classificando o jogo como pr-jogo, afirmando que este no apenas um exerccio, porque contribui para o desenvolvimento de funes cujo estado de maturidade s atingido no fim da infncia, por exemplo, a inteligncia e outras funes gerais. 2.4 OBESIDADE: INFLUNCIAS GENTICAS E AMBIENTAIS

De acordo com Taddei (1993 apud OLIVEIRA, 2006), o desenvolvimento da obesidade infantil sofre influncia de fatores biolgicos, psicolgicos e socioeconmicos, predispondo a criana s mais variadas complicaes, refletindo tanto no seu comportamento e na sua parte orgnica, podendo acarretar problemas respiratrios, diabetes entre outros distrbios. Isto tambm se afirma por Santo; Mercs (2005 apud FILGUEIRAS, [s.d.]), junto comunidade cientfica afirmam j existir um consenso quanto ao entendimento das causas da obesidade, admite-se que esta uma doena multifatorial e seu desenvolvimento pode ser determinado por um ou pela soma de fatores, como gentico, ambiental, comportamental e scio cultural. Fatores genticos e ambientais afetam a composio corporal. As pessoas podem manipular dois fatores ambientais principais dieta e exerccio para gerenciar as quantidades relativas de tecidos adiposo e magro em seus corpos, todavia o exerccio pode influenciar, de modo favorvel, a composio corporal de duas maneiras, aumentando a massa magra e diminuindo a gordura. Com relao gentica, o DNA transferido hereditariamente de geraes em geraes, podendo influenciar na concentrao de gordura corporal. Filgueiras [s.d.], ainda afirma que, dentre esses fatores, o ambiental, que envolve a inatividade fsica e hbitos alimentares familiar, tem se mostrado um fator determinante. O estilo de vida e o

exemplo de pais e educadores so o que podem manipular para tratar e prevenir a obesidade infantil. Mudar o hbito alimentar, incentivar as crianas e adolescentes a optarem por algum tipo de atividade fsica ao invs de criar hbitos sedentrios desde cedo, leva o profissional de educao fsica a ter um grande papel na preveno desse mal que nos cercam. Uma vez que, segundo Wilmore e Coltill (2001 apud COLAO; SANTOS, [s.d.]) a atividade fsica importante tanto para a preveno como para o controle da obesidade. Alm das calorias gastas durante a atividade fsica, ocorre um gasto substancial de calorias durante o perodo psexerccio. A dieta isoladamente provoca perda de gordura, mas a massa isenta de gordura tambm perdida. Com o exerccio, seja isoladamente ou combinado com dieta, gordura perdida, mas a massa isenta de gordura mantida ou aumentada. Rudolf e Feldmann (1999 apud HAYWOOD; GETCHELL, 2010) definem que obesidade um bom exemplo da interao de fatores entre fatores genticos e ambientais. Nesse contexto, os fatores genticos esto relacionados obesidade. Entretanto, no existe um nico fator gentico que esteja relacionado obesidade em todos os indivduos. Vrios fatores, sob influncia gentica, incluem a taxa metablica basal, a termognese diettica, o controle do apetite, a saciedade, o metabolismo de armazenamento dos lipdeos. O aumento da obesidade nas ltimas dcadas demonstra forte influncia de fatores ambientais, j que a influncia gentica no poderia mudar a taxa de incidncia da obesidade to rapidamente. Alm de que a crescente modernizao diminuiu o gasto energtico, de maneira que as tarefas laboriosas so executadas por mquinas e a dieta ocidentalizada, rica em gordura e acar tambm um fator principal na obesidade. Bankoff (2002 apud COLAO; SANTOS, [s.d.]) coloca que quando pai e me so obesos, a criana apresenta 80% de chance de desenvolver a doena. Se apenas um dos pais obeso, o risco de 50%, reduzindo para 9% a possibilidade de tornar obesa uma criana cujos pais so magros. ndices explicados pela igualdade dos hbitos alimentares da famlia, impossibilitando uma determinao mais clara sobre os graus de participao dos fatores genticos ou devido ao meio ambiente. Isto tambm identificado por Inan (1991 apud OLIVEIRA, 2006, p.54), que ressalta por meio de tabela: PAIS Ambos obesos RISCO PARA AS CRIANAS 80 %

10

Pai ou me obeso Ambos no obesos

40% 10%

Por fim, relevante ressaltar que, entender os padres e variaes de crescimento e de envelhecimento fundamental para auxiliar os indivduos a desenvolverem suas habilidades motoras. Uma das metas dos educadores e dos profissionais da sade tornar desenvolvimentavelmente apropriadas s tarefas motoras, atingveis por indivduos em qualquer faixa etria e com qualquer conjunto de habilidade ou inabilidades, o que invivel sem o conhecimento sobre crescimento e envelhecimento fsico (HAYWOOD; GETCHELL, 2010). Nesse sentido, para Escrivo e Lopez (1995 apud COLAO; SANTOS, [s.d.], p.04), necessrio controlar a obesidade desde a infncia, principalmente as que mostram predisposio para o desenvolvimento da doena, a fim de tomar medidas efetivas para o controle de risco, impedindo que o prognstico seja desfavorvel em longo prazo. Evidencia-se ainda que uma criana ao se tornar obesa no perodo da prpuberdade, mantendo-se neste estado durante a adolescncia, ter mais chance de se tornar um adulto obeso (DERELIAN, 1995, apud COLAO; SANTOS, [s.d.]). Fisberg (2006 apud COLAO; SANTOS), corrobora admitindo que 41% das crianas obesas com um ano de idade continuam obesas quando adultas. No entanto o perodo entre um ano de idade e a idade escolar o mais crtico no desenvolvimento da obesidade duradoura. Isso tambm se confirma com Serdula et al. ([s.d.] apud BALABAN; SILVA, 2004, p. 08), que afirma ter encontrado um risco no mnimo duas vezes maior de obesidade na idade adulta para as crianas obesas em relao s no-obesas. Cerca de um tero dos pr-escolares e metade dos escolares obesos tornam-se adultos obesos. Nesse contexto, de extrema necessidade compreender que a obesidade infantil e na adolescncia influencivel tanto por fatores genticos como por fatores ambientais, que acarretam uma qualidade de vida indesejada e que o indivduo pode levar para a vida adulta, devido aos maus hbitos alimentares e, sedentarismo adquiridos ao longo da vida. Entende-se, portanto:
A obesidade uma doena de causa multifatorial, estando envolvidos fatores genticos e ambientais. Percebe-se um trao familiar, de modo que filhos de pais obesos tm risco aumentado de ser obesos. Contudo, no uma tarefa simples avaliar at onde vai o papel da gentica e qual a

11

contribuio dos fatores ambientais, pois, alm da gentica, pais e filhos costumam compartilhar hbitos alimentares e de atividade fsica semelhantes. Alm disso, h evidncias de que os fatores genticos so capazes de modular a resposta do organismo s variaes dos fatores ambientais, como dieta e atividade fsica. (BALABAN; SILVA, 2004, p. 09).

Em suma, pode-se dizer que a obesidade como tantos outros fatores definidos pela hereditariedade e pelo ambiente, representa um desafio para os profissionais de educao fsica. Uma vez que estes so responsveis pela preveno e/ou controle da mesma perante prtica de atividades fsicas, evitando efeitos adversos prejudiciais, nas esferas orgnicas e psicossociais.

3 CONCLUSO Ante ao exposto verificou-se que aspectos relacionados ao desenvolvimento e aptido fsico-motoras, cognitivos e da composio corporal so resultado da interao de aspectos intrnsecos e extrnsecos ao organismo, ou seja, fatores hereditrios gentica e variveis ambientais. A influncia ambiental no desenvolvimento dos aspectos supracitados possui uma importncia acentuada na infncia, onde se aconselha a prtica de atividades multivariadas de volume e intensidade adequados ao nvel de desenvolvimento do individuo paralelamente a uma educao nutricional apropriada. Com relao aos aspectos genticos, estes so condicionados de gerao em gerao, acarretando no excesso de gordura corporal advindo, portanto, da predisposio gentica direcionadas por ambos ou por um dos pais. Nessa perspectiva, a interveno do profissional de educao fsica deve inverter o processo de decrscimo da atividade fsica na infncia e induzir a hbitos alimentares saudveis, no intuito de controlar e prevenir a obesidade, e assim, facilitar uma qualidade de vida a longo prazo. Em suma, o desenvolvimento fsico-motor e cognitivo dos indivduos, advm tanto de fatores naturais, como de fatores ambientais, que depende de prtica, treinamento ou experincias adquiridas. Em suma, necessrio frisar que, a natureza e o meio ambiente no atuam de modo independente para dar forma ao desenvolvimento e crescimento de um

12

indivduo, eles interagem de maneira a adequar o mesmo a desencadear um desenvolvimento maturacional especfico.

4 REFERNCIAS

BALABAN, G.; SILVA, G. A. P. Efeito protetor do aleitamento materno contra a obesidade infantil. 10 f. Jornal de Pediatria - Vol. 80, N1, 2004. BEE, H. A criana em desenvolvimento. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. COLAO, N. S.; SANTOS, S. L. C. Papel da atividade fsica na preveno e controle da obesidade infanto-juvenil. 27 f. Disponvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1837-8.pdf. Acesso em: 04 de setembro de 2012. FILGUEIRAS, G. I. P. O papel do profissional de educao fsica na preveno e controle do sobrepeso e obesidade no ensino fundamental. 29 f. Disponvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1926-8.pdf. Acesso em: 4 de setembro de 2012. HAYWOOD, K.M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. MALPASS, L. F. et al. O comportamento humano um programa para autoaprendizagem. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1970. OLIVEIRA, J. F. Reflexes sobre o crescimento e desenvolvimento em crianas e adolescentes. 2006. 9 f. Movimento e Percepo, Esprito Santo de Pinhal, SP, v.6, n.8, jan./jun. 2006.

13

PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevncia do social. 3.ed. So Paulo: Summus, 2001. PIAGET, J. A formao do smbolo na criana imitao, jogo e sonho, imagem e representao. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A. Desenvolvimento motor de crianas, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenao. 2004. 12 f. Revista Paulista Educao Fsica, So Paulo, v.18, p.33-44, ago. 2004. TAVARES, J.; ALARCO, I. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Coimbra: Almedina, 2005.

You might also like