You are on page 1of 12

COORDENADORIA DE CONSTRUO CIVIL TECNOLOGIA DAS CONSTRUES

CAPTULO 9 REVESTIMENTO

Prof Alessandra Savazzini Reis 2012

CAPITULO 9 - REVESTIMENTO As paredes e as lajes de cobertura e piso devem ser revestidas para que tenham aspecto agradvel, aumentem sua resistncia e estejam protegidos contra a umidade. Nas paredes externas o revestimento tambm trabalha impedindo a penetrao de gua de chuva. Os revestimentos em geral so constitudos de diversas camadas de materiais ligados entre si. A Norma Brasileira NBR 7200 abrange as argamassas destinadas a revestimentos definindo-os, como: mistura de aglomerantes e agregados minerais com gua, possuindo capacidade de endurecimento e aderncia. Antes de iniciar o servio de revestimento devem ser testadas as canalizaes de gua e esgoto quanto presso e a possveis vazamentos, as superfcies que recebero a argamassa de revestimento devero estar com chapisco executado (se for o caso), batentes chumbados ou com o vo definido ("kits prontos" de esquadrias), contramarcos de esquadrias de alumnio chumbados e em certos casos o contrapiso dever estar pronto. Recomenda-se o prazo de cerca de 14 dias aps o trmino da alvenaria para execuo do revestimento. As superfcies a revestir devero ser limpas e molhadas para se retirar p antes de qualquer revestimento, a alvenaria no deve conter problemas de prumo, nivelamento e/ou salincias. A asperso de gua na superfcie da parede feita para limpeza, dando melhores condies de fixao do revestimento. Desta forma, molha-se as lajotas, para no absorverem a gua que necessria para as reaes da pasta da argamassa. Quando existirem gorduras, matria orgnica (como o limo) que possam prejudicar a aderncia deve ser feita limpeza especial. O bom revestimento dever apresentar-se perfeitamente desempenado (confere-se atravs de rguas), prumadas (confere-se atravs de prumo), alinhadas e niveladas. 9.1- REVESTIMENTO ARGAMASSADO DE PAREDE E TETO 9.1.1- CHAPISCO uma argamassa de aderncia e proporciona pela sua textura rugosa condies de fixao para o outro elemento. Ele usado em superfcies lisas como o concreto e tambm usado como auxiliar na impermeabilizao em paredes externas. O chapisco tambm pode ser usado como revestimento de acabamento. A sua composio de cimento e areia grossa (1:3 ou 1:4), gua e resina PVA (se for o caso - na proporo 1: 6 em volume - guaxresina). A argamassa do chapisco pode ser feita na obra ou ser industrializada. A sua aplicao pode ser feita com: colher de pedreiro lanando com certa velocidade a 1 metro de distncia da superfcie; rolo para pintura textura (3 demos); desempenadeira dentada metlica 6 ou 8 mm ou projetado com bombas. Deve-se esperar 3 dias aps o chapisco (Figura 9.1) para revestir a superfcie.

Figura 9.1 Superfcie chapiscada

9.1.2- EMBOO Constitui-se de uma argamassa de acabamento spero. Esse revestimento uma argamassa de regularizao, pois encobre problemas na alvenaria quanto ao prumo e salincias, corrigindo eventuais irregularidades, alinhamentos dos painis. feita uma mestrao para se obter qualidade na espessura do emboo.
Prof Alessandra Savazzini

A mestrao a colocao de calos/taliscas (que determinam a espessura da camada de revestimento) na alvenaria perfeitamente no prumo, espaados entre si na horizontal de tal modo que a rgua consiga apoiar-se nelas ( 2,0 m de distncia). Essas guias tambm se orientam com o esquadrejamento do compartimento. Com essas mestras prontas, preenchemos o espao entre elas no sentido vertical com argamassa respeitando a espessura do revestimento definido na mestrao Lana-se a argamassa com certa violncia no sentido de baixo para cima uma distncia de 80 cm. Se a superfcie for muito absorvente umedecer a superfcie antes do lanamento. Em seguida, ao lanamento, denominado de chapar, comprime-se com a colher para melhor fixar a argamassa na superfcie devido prpria reao do impacto e tambm para retirar as bolhas de ar que foram arrastadas pela argamassa, no espao da colher parede (Figura 9.2)

Figura 9.2 - Compresso da argamassa com colher de pedreiro

Se a espessura determinada pelas mestras (Figuras 9.3a) for maior que 3 cm preencher a superfcie em camadas. Aguarda-se o ponto de sarrafeamento (Figura 9.3b) que depende das condies climticas e da dosagem da argamassa. Para avaliar o momento certo para iniciar o sarrafeamento deve-se pressionar a argamassa com os dedos e quando no penetrarem na camada e permanecendo quase limpos deformarem levemente a superfcie. Procede-se ao que se chama sarrafeamento (Figura 9.3c), que um movimento de zigue-zague de baixo para cima com a rgua metlica ou de madeira com o objetivo de retirar o excesso de argamassa que existir entre as guias. Se houver falta de argamassa preencher com novas chapadas nessas depresses e voltar a sarrafear; no h necessidade de fazer o alisamento da superfcie com espuma (camura), pois este revestimento deve ser rstico (grosso) para proporcionar melhor fixao do revestimento de acabamento.

(a) Lanando argamassa

(b) ponto de sarrafeamento (c) sarrafeando argamassa Figura 9.3 Detalhes do sarrafeamento

9.1.3- REBOCO Trata-se de um revestimento que tem o acabamento mais fino, apresenta superfcie mais lisa. O reboco aplicado logo aps o emboo, tendo uma espessura final de cerca de 2 a 3 mm. O reboco pode tambm ser executado de uma s vez (uma s camada), chamado reboco paulista ou simplesmente reboco, onde ele encobre possveis salincias da alvenaria e tem seu acabamento liso, sua espessura deve ser tal que encubra os defeitos. Inicia-se, o reboco da mesma forma que para o emboo, aps o processo que se chama chapar, faz-se o desempeno para se retirar o excesso ou cobrir depresses com a argamassa, deixando a superfcie lisa com auxlio de uma rgua que alisa a superfcie (Figura 10.4). Deixa-se a argamassa perder um pouco de gua, ou seja, a massa estar puxando. Depois feito o desempeno mais uma vez agora com uma espuma (camura), lana-se gua para a camura correr no movimento circular tirando toda a marca dos gros maiores de areia para um perfeito acabamento superficial. Tem-se o acabamento final do revestimento. Aps 30 dias do reboco executado estar apto a receber a pintura.

Figura 9.4 Desempeno do reboco

Existem os casos onde o reboco o prprio acabamento, ou seja, no recebe pintura comumente usada, por exemplo: barra lisa de cimento, estuque lcido (tem aparncia de mrmore), massa raspada (passaProf Alessandra Savazzini

se no acabamento um pente de ao para dar ranhuras), massa travertina (tem aparncia do mrmore travertino), massa lavada (um pouco semelhante travertina, porm espessura maior), granilito (reboco com aparncia de granito). 10.1.4- GESSO LISO DESEMPENADO A alvenaria deve estar concluda e algum eventual problema na superfcie tratado com argamassa de cimento e areia. Neste revestimento devemos ter uma espessura bem reduzida (de 1 mm a 3 cm). As instalaes e esquadrias devem estar como para reboco. Limpar toda superfcie, preparar a pasta de gesso. Espalhar na superfcie com desempenadeira de PVC ou metlica em 3 ou 4 demos cruzadas e nos cantos vivos posicionar cantoneiras para perfeito acabamento. Na ltima demo corrigir eventuais falhas com rgua de alumnio. Aps raspar o gesso com desempenadeira de ao para retirar excesso e alisar a superfcie (Figura 9.5).

(a) Desempeno do gesso

(c)Superfcies aplicado Figura 9.5 (a); (b); (c) Detalhes do revestimento com gesso liso

(b) Sarrafeamento do gesso

com

gesso

9.1.5- MASSA NICA So argamassas industrializadas usadas em interiores e exteriores que so aplicadas diretamente na alvenaria e s vezes no necessitam de pintura por j servirem de acabamento final da superfcie. 9.2- REVESTIMENTO NO ARGAMASSADO DE PAREDE aquele constitudo por elementos que no sejam a prpria argamassa, entretanto, nestes casos so usados o emboo para regularizar a superfcie e possibilitar a colocao de outros elementos. A fixao dos elementos feita com argamassa colante apropriada ou feita na prpria obra. Existem diversos revestimentos, como: azulejo, pastilhas, pedras naturais (pedras ardsia e So Tom, etc.), mrmore, granito, madeira, plstico, papel, frmica, etc... 9.2.1- AZULEJO Em geral os ambientes lavveis so revestidos com azulejo nas paredes podendo ser assentados de diversas formas. Os azulejos apresentam-se no comrcio em diversos tamanhos, marcas e modelos, servindo tambm para decorao. Em arestas internas e externas so usados os prprios azulejos ou cantoneiras substituindo as peas exclusivas de azulejos que antigamente eram usados (Figuras 9.6a, 9.6b).

(a) Figura 9.6 (a); (b) Azulejos

(b)

Prof Alessandra Savazzini

Para a aplicao dos azulejos, o emboo deve estar pronto h pelo menos 14 dias e apresentar superfcie lisa, no prumo, esquadro e com perfeita planicidade e limpa; e tambm o contrapiso pronto ou com nvel definido. A argamassa de assentamento normalmente usada a argamassa colante industrializada (Figura 9.7), que pode ser de vrios tipos: ACI argamassa colante tipo I para uso interno (pisos e paredes); ACII argamassa colante tipo II para uso externo (paredes e fachadas, piscinas, reas pblicas, ao ar livre); ACIII argamassa colante tipo III de alta resistncia (saunas, porcelanatos, pastilhas de vidro, piscinas de gua quente); ACIII-E argamassa colante tipo III especial.

Figura 9.7 Argamassa colante

A argamassa AC I fabricada com cimento Portland, areia fina e aditivo retentor de gua, o qual melhora as condies de aplicao e de aderncia. Nos outros tipos de argamassas em geral acrescenta-se a essa composio outros aditivos. Deve-se ter cuidado de controlar a espessura do revestimento grosso e tambm na espessura dos marcos das portas para que o azulejo no fique saliente em relao ao marco para no termos problema com a fixao do alisar da porta. A argamassa para assentar os azulejos aplicada com desempenadeira dentada metlica formando sulcos de 6 a 8 mm. Sendo: Placas de azulejos com rea menor que 400cm usar desempenadeira denteada com dentes de 6mmx6mm; Placas de azulejos com rea de 400cm a 900cm usar desempenadeira denteada com dentes de 8mmx8mm; Placas de azulejos com rea maior que 900cm usar desempenadeira denteada com dentes de 8mmx8mm. 2 Os panos de aplicao do produto devem ser limitados a uma rea de cerca de 1,0 a 1,5m , o assentamento feito de acordo com a paginao da parede no projeto. Determina-se uma fiada mestra para iniciar o servio. A partir do nvel de referncia (piso ou teto) marcar a posio da fiada mestra em um extremo da parede considerando a dimenso do azulejo e a espessura do rejunte e transferir o nvel para o outro extremo. E esticar uma linha ligando os dois pontos ou usar o escantilho. A espessura das juntas entre as peas j deve estar definida e estar de acordo com recomendaes do fabricante do azulejo. Ao assentar os produtos cermicos, deve-se pression-los e, em seguida, dar algumas batidas com martelo de borracha para que fiquem bem niveladas e o excesso de argamassa e ar saia. No caso das placas cermicas com rea maior que 900cm deve-se aplicar argamassa colante no verso (tardoz) alm da aplicao na superfcie de assentamento da placa. Deixar secar por 72 horas antes de rejuntar; caso o tempo exceda, molhar as juntas antes do rejunte. O rejuntamento deve vedar o espao vazio entre os azulejos com argamassa. Existe o rejunte de cimento branco, o rejunte pr-fabricado em diversas cores e o epxi (Figura 9.8). O rejuntamento deve ser feito com as juntas abertas (tirado a argamassa de assentamento em excesso) e limpas. argamassa de rejuntamento adiciona-se gua e mistura-se de acordo com o especificado pelo fabricante do rejunte. Pressiona-se o rejunte com rodo ou esptula de plstico at preencher totalmente as juntas retirando-se o excesso. Passar o imprensador de juntas e em seguida passar a camura mida para dar o acabamento final e fazer a limpeza Figura 9.8 Rejunte epoxi com a camura.

9.2.2- FRMICA E PLACAS DE AO ESCOVADO Pode-se utilizar a frmica e o ao escovado para revestimento de parede e cozinhas. A superfcie deve estar com o emboo pronto. E aplica-se a frmica em chapas com cola prpria. 9.2.3-PASTILHAS Existem pastilhas cermicas e de vidro. Para fixao de pastilhas em parede devemos inicialmente, fazer o emboo. Aps o emboo seco (14 dias), inicia-se a colocao das pastilhas com o auxlio da argamassa preparada na obra ou pr fabricada. Pode-se dividir a parede em diversos painis para controlar o alinhamento em relao vertical e a junta de dilatao. Pressiona-se as pastilhas contra a parede e bate-se com um martelo de borracha ou manopla. Remove-se o papel aps 30 minutos ou mais da aplicao da pastilha. No comrcio existem diversos tipos de pastilhas, tamanhos, cores (Figura 9.9).

Prof Alessandra Savazzini

Rejuntamento

Pastilhas 10x10cm

(a) papel da pastilha de vidro (b) pastilha de porcelana (c) pastilha de vidro Figura 9.9 Detalhes de pastilhas de porcelana e de vidro

9.2.4- ROCHAS Existem diversos tipos de rochas naturais que podem ser usadas. Podem ser assentados de diversas formas. Deve-se ter a superfcie preparada como para azulejos. Em geral, emprega-se a argamassa de cimento e areia, na dosagem 1:3, sobre a superfcie e inicia-se a colocao das placas de rochas, comprime-se a mesma na superfcie. Deve-se tomar cuidado com a espessura final do revestimento devido a espessura e peso da rocha. As peas de mrmore e granito (Figura 9.10) possuem espessura de cerca de 2,0 cm e so denominadas de rochas ornamentais. As placas destinadas a revestir superfcie de concreto devero ter dispositivos chumbadores para garantir melhor fixao, pois nas peas de concreto ocorrem pequenas dilataes devido a temperatura, por exemplo. Em fachadas deve-se fazer a fixao das pedras com argamassa utilizando-se tambm de inserts prprios, parafusos e/ou chumbadores para aumentar a fora de aderncia e no haver desplacamentos (Figura 9.11).

Figura 9.10 Granito e mrmore

Figura 9.11 Fachada de granito e inserts metlicos

Prof Alessandra Savazzini

9.2.5- PAPEL DE PAREDE Os papis de parede (Figura 9.12), geralmente so fornecidos em rolos de 50 cm e 20 m de comprimento. O papel na realidade substitui a pintura. Para se aplicar o papel deve-se ter reboco pronto, alguns fornecedores pedem que a massa corrida esteja feita e lixada para melhorar a superfcie, que deve estar perfeitamente lisa. O papel pode ser colado com cola especial ou ser auto-adesivo. Deve-se ter cuidado na aplicao para no ter aprisionamento de bolhas de ar.

Figura 9.12 Borda de papel de parede

9.2- REVESTIMENTO EM FACHADA As principais funes do revestimento de fachada so proteger a alvenaria e a estrutura do edifcio contra a ao da gua e permitir acabamento final de acordo com o projeto. Para executar o revestimento externo todas as alvenarias devem estar concludas e fixadas internamente, os contramarcos das esquadrias devem estar chumbados, instalaes da fachada concludas. Deve-se prever o tipo de andaime a ser usado. O revestimento da fachada deve respeitar os seguintes prazos: a estrutura deve estar concluda h pelo menos 120 dias e a alvenaria h 30 dias e o aperto da alvenaria h 15 dias. Montar os andaimes. Transferir os eixos de locao da obra para a laje de cobertura, locar os arames que faro o mapeamento da fachada garantindo o esquadro, prumo e alinhamento. A mestrao da espessura do revestimento da fachada deve ser feito orientado pelos arames (que servem de prumo) ou nvel a laser. Procede-se o revestimento como para o interior, porm fazendo-se as juntas de trabalho em geral a cada pavimento logo aps o desempeno do reboco com largura de 1,5 cm a 2,0 cm. Poder ser necessrio, em alguns pontos, a colocao de telas para evitar afloramento de trincas. 2 2 As juntas de expanso devem ser feitas de 9m a 30m com espessura de juntas de 8 a 12 mm e preenchida com mastique elstico. 9.3- REVESTIMENTO DE PISO Revestimento de piso tambm denominado de pavimentao. Trata-se de uma superfcie qualquer, contnua ou descontnua, construda com finalidade de permitir o trnsito pesado ou leve. A pavimentao deve proporcionar, alm do aspecto decorativo e agradvel, atrito necessrio, dureza e resistncia ao desgaste. No devem provocar rudo, ser de fcil conservao e oferecer condies higinicas. A escolha do tipo de pavimento deve levar em conta fatores, tais como: a) compatibilidade - o piso deve ser compatvel com o padro de acabamento adotado. Ex: cermica num cerimonial. b) aspectos psicolgicos - podemos imitar a sensao de frio com cores claras, ou sensao de dimenses usando desenhos apropriados. c) adequao - deve ser adequado com o ambiente. Ex: piso de madeira em banheiros no deve ser usado. d) economia - levamos em conta o desgaste, manuteno, tipo de acabamento. Ex: escadas de mrmore em edifcios de grande fluxo de pessoas (apresentar um desgaste superficial por abraso prematuro). Os pisos devem apresentar os seguintes requisitos de qualidade: resistncia ao desgaste por abraso (ao trfego) - em pavimentos de reas de grande circulao de pedestres, o piso submetido a um grande desgaste por abraso, como fcil observar em entradas, em escadarias de templos religiosos e em reparties pblicas. coeficiente de atrito necessrio ao trnsito - as caladas devem apresentar atrito necessrio e compatvel com o seu uso para evitar possveis acidentes. E no caso de pisos onde trafegaro automveis deve-se ter certa rugosidade para no haver deslizamento das rodas do carro devido falta de atrito. economia - o pavimento deve apresentar as qualidades exigidas e possuir bom custo. fcil conservao - existem no mercado materiais que diminuem os trabalhos de manuteno nos pavimentos , como a aplicao de sinteko em pisos de madeiras, no necessitando assim de constantes enceramentos. inalterabilidade (cor, dimenses) - no sofrer alteraes quanto as dimenses sob a ao direta do calor (dilatao), cor (sob a influncia do sol no desbotar). funo decorativa - decorar os ambientes. Os revestimentos de piso podem ser de diversos tipos de materiais, como pr exemplo: madeira; cermicas; pedras; ladrilhos hidrulicos.
Prof Alessandra Savazzini

EXECUO DA PAVIMENTAO Os dois tipos de base para a pavimentao so: solo e lajes de concreto. Na pavimentao em que a base o solo, deve-se ter o cuidado com a impermeabilizao, compactao do aterro interno, e a construo do contrapiso ou lastro de regularizao. Em geral nas escavaes de fundaes das residncias, o material escavado jogado para o interior da casa para elevar a cota do piso. Deve-se executar a rede de esgoto do piso trreo, regularizar o aterro com um bom apiloamento, onde a se faz o contrapiso impermeabilizante (ou no) ou lastro de regularizao em concreto simples. 9.3.1- LASTRO DE CONCRETO O lastro de concreto deve ser executado quando o piso feito diretamente no solo. A espessura do lastro depende da carga prevista e da resistncia do solo. Pode ser impermeabilizante ou no. Deve-se compactar o solo antes do lastro para evitar problemas de trincas, diferenas de nveis, recalques. Os valores das espessuras dos lastros podem ser: 5 cm para caladas secundrias de pouco uso. 7 a 8 cm para residncias, caladas de mdio at grande movimento. 10 cm para ptios, lojas, depsitos, estacionamentos de solicitao mdia. 12 a 15 cm para reas de solicitao pesada, como: garagens, oficinas, dependendo do clculo do projetista. Deve-se prever nos lastros, juntas de dilatao com espaamentos no maiores que 40 m. E nos lastros externos, as juntas de dilatao no devem ter espaamentos maiores que 10 m. 9.3.2 - CONTRAPISO a camada intermediria entre a laje ou o lastro e o acabamento final, deve ser bem nivelada, e feita com argamassa de cimento e areia com o mnimo de gua possvel (no trao 1:3 a 1:6), chamada de "farofa" ou fluida, a qual no necessita de compactao (na compactao usa-se um soquete de 30x30 cm e 8 Kg). Deve-se limpar bem a base. Aplica-se a argamassa no piso e vai compactando, depois faz-se o acabamento final com auxlio de desempenadeira. Pode ter acabamento spero ou liso. As paredes devem estar com marcao feita ou a alvenaria j concluda. O piso deve estar mestrado para execuo do contrapiso, ou seja, estar em perfeito nvel observando a diferena na cota de piso para ambientes, tais como, entre banheiro e sala, bem como caimentos de 1% para esgotar guas de reas lavveis. Nos banheiros, chuveiros, cozinhas ou em outros locais onde existam ralos, deve-se verificar, antes da execuo do acabamento do piso, se o contrapiso tem o caimento para o ralo. Aps trmino do piso esperar de 2 a 3 dias para liberar o local para uso. Respeitar o prazo de 28 dias para colocao de revestimentos se for o caso. Na mestrao so colocados tacos em nvel presos ao piso com argamassa tornando ento duas guias (o nvel deve ser verificado com mangueira de nvel ou outro instrumento e deve-se adotar como nvel zero o ponto mais alto encontrado), passa-se a rgua e tem-se o nvel desejado. O afastamento entre as guias depende do tamanho da rgua usada, o procedimento o mesmo usado para reboco (Figura 9.13).

Nivelamento do piso

Espalhamento da argamassa

Sarrafeamento

Compactao do piso Figura 9.13 Etapas do revestimento de piso Prof Alessandra Savazzini

Desempeno

9.3.3 - CIMENTADO LISO empregado como acabamento final em garagens, caladas em geral. O cimentado executado com argamassa de cimento e areia (trao 1:4 ou 1:5) em volume. O revestimento pode ser liso ou spero. Para o acabamento spero (rstico) faz-se com desempenadeira a para um acabamento liso com a colher de pedreiro. Deve-se prever juntas de dilatao em reas grandes para no surgir trincas, pr meio de ripas colocadas, faz-se os sulcos. Para se ter o cimentado liso colorido adiciona-se um corante (cimento branco com alvaiade) argamassa. O cimentado o revestimento de piso mais comum e mais barato, porm sujeito desgastes e trincas provocadas pr retrao e dilatao trmica ou pr movimentos da base. 9.3.4 PISOS DE MADEIRA 9.3.4.1 ASSOALHO DE MADEIRA So aqueles pisos executados com tbua de madeira de 1,5 cm a 2,0 cm de espessura; largura variada; com comprimento em torno de 4,0 metros, em peas macho e fmea. A fixao comea com a disposio de barrotes de madeira (vigas de madeira) nivelados no contrapiso obedecendo o sentido transversal colocao do assoalho com distncias menores que 50cm de eixo a eixo. Deve-se preencher o espao entre os barrotes com argamassa e esperar a cura por 14 dias. Colocar o assoalho respeitando a paginao do piso com pregos ou parafusos. Aps a colocao do piso, colocar o rodap. Desengrossar o assoalho com lixa e calafetar as juntas com p de madeira e cola e envernizar. As madeiras a serem usadas devem ser tratadas (fungicidas, inseticidas). 9.3.4.2 - PISO DE MADEIRA - para se fixar as tbuas corridas como revestimento de piso, utilizaremos um tarugamento de caibros espaados de 50cm, apoiados na laje ou no contrapiso, fixados e nivelados com argamassa de cimento e areia no muito plstica. A fixao das tbuas se faz na fmea com um prego sem cabea e rebaixado para que possa encaixar a tbua seguinte. As tbuas podem ser fixadas de diversas formas. 9.3.4.3 - TACOS DE MADEIRA Tipo de revestimento em desuso. um revestimento usado em quartos e salas, constitui-se de peas de madeira de lei fixados com argamassa (1:4) ou cola especial nas lajes. Pode-se variar a posio dos tacos no assentamento, formando diferentes desenhos. Este revestimento deve ser seu nvel mais alto 1,0 2,0 cm dos pisos lavveis. Para assentar os tacos, so fixados inicialmente tacos de referncia para determinar o nvel. Inicia-se o assentamento dos tacos do fundo do cmodo para a porta, com o auxlio do cabo da colher de pedreiro, vai batendo os tacos para melhor fix-lo. Depois, bate-se com uma tbua ou manopla sobre os tacos para nivelar melhor. Tacos assentados com argamassa - os tacos para serem fixados com argamassa, devem ser revestidos com asfalto derretido. Em seguida, batemos em superfcie que contenha pedriscos ou areia para formar uma superfcie spera e deve haver pregos ou grampos para melhor ligao com a argamassa. Assentar e bater com desempenadeira de madeira. Tacos assentados com cola - a base para receber os tacos deve estar desempenada, deve-se retirar o p. Lana-se a cola apropriada para que os tacos sejam colados de tal forma que no fiquem bolhas de ar. Deve-se deixar o cmodo sem uso durante 2 a 3 dias aproximadamente para no prejudicar sua fixao. 9.3.4.4 - CARPETE DE MADEIRA - Composto normalmente de placas de MDF recobertas com lminas de madeira de diferentes espcies e tons. J vem envernizado e no permite outro tipo de acabamento. um piso de uso domstico, no sendo recomendado para fins comerciais ou reas de alto trfego, com durabilidade mdia de 5 anos. O piso laminado instalado por meio do seu encaixe macho-fmea, com cola base de PVA D3, sem necessidade de colar ou pregar o piso no contrapiso (Figura 9.13).

Fig. 9.13 Carpete 9.3.5 PISO EM REVESTIMENTO CERMICO Os pisos cermicos so impermeveis podendo ser lavveis. Para o assentamento da cermica, o emboo e contrapiso devem estar concludos a 14 dias apresentando textura spera, os contramarcos das esquadrias devem ter sido fixados. A cermica deve ser conferida em termos de dimenses e tonalidade. Limpar toda a superfcie. Verificar o esquadro e as dimenses do ambiente e a paginao do piso (esticar linha de nilon demarcando a primeira fiada a ser feita). A largura das juntas entre peas
Prof Alessandra Savazzini

deve seguir o recomendado pelo fabricante e as juntas de expanso devem alcanar o contrapiso e ser preenchido com material elstico. As juntas de dilatao da estrutura devem ser mantidas na cermica e devem ser preenchidas com mastique elstico. Pode-se usar argamassa de cimento e areia feita na prpria obra ou argamassa pr fabricada para o assentamento. Aplicar a argamassa no piso com o lado liso da desempenadeira e em seguida passar o lado dentado formando cordes e assentar a peas obedecendo ao espaamento entre elas e o tempo em aberto da argamassa. Os panos de aplicao do 2 produto devem ser limitados a uma rea de cerca de 1,0 a 1,5m . O ajuste da posio da pea feito por meio de pequenas batidas com um martelo de borracha e uso de espaadores plsticos para piso. O corte das peas deve ser feitos com equipamentos adequados. Aps 24 horas deve-se fazer o rejuntamento aplicando a argamassa nas juntas e fazer a retirada do excesso logo aps e depois a limpeza final. Liberar o local para trafego aps 24 horas (Figura 9.14).

Uso da desempenadeira

Posicionamento da placa

Martelo de borracha

Figura 9.14 Etapas da colocao do piso cermico Limpeza

9.3.6 - LADRILHO HIDRULICO Os ladrilhos hidrulicos ou de cimento so placas de forma quadrada, hexagonal ou octogonal que se usam em revestimentos de piso (Figura 9.15). Antigamente era usado em residncias modestas, hoje usado em pavimento de caladas. Os ladrilhos em geral tm dimenses de 20cmx20cm e 1,5cm a 2,0cm de espessura. Sua aplicao feita fazendo a base com argamassa de cimento e areia pouco plstica que lanada e sarrafeada. Colocam-se as peas e com a desempenadeira ou um soquete de madeira bate-se at aflorar a nata nas juntas. Observa-se o alinhamento das placas durante o assentamento. Deixando o local interditado pelo menos pr dois dias para melhor fixao.

(a)

(b)

Prof Alessandra Savazzini

(c) Figura 9.15 (a)Ladrilho hidrulico do tipo piso ttil; (b)prensa; (c)fixao 9.3.7 ROCHAS 9.3.7.1 - GRANITO E MRMORE- os pavimentos de granito e mrmore so feitos com placas de diversas dimenses. O granito em geral apresenta maior resistncia ao desgaste por abraso em relao ao mrmore. As placas so comercializadas j cortadas nas dimenses, bisotadas ou no, polidas ou no. Sua colocao se faz estendendo-se uma camada de argamassa de cimento e areia bem plstica. Coloca-se argamassa na base com auxlio de colher de pedreiro, coloca-se a placa em seguida procurase corrigir o nivelamento com o nvel de pedreiro e o cabo do martelo para bater. Para se cortar as peas na obra usa-se a serra mrmore porttil, conhecida como makita. 9.3.7.2 - ARDSIA, SO TOM, PEDRA MINEIRA, CARRANCA - em geral so usadas quando se quer um acabamento rstico. Para a colocao prepara-se a argamassa de cimento e areia (grossa ou mdia) com pouca gua . Espalha-se a argamassa no local e coloca-se as placas e corrige-se o nivelamento das placas com o nvel de pedreiro. 9.3.8 - PAVIMENTO TXTIL So os carpetes que so assentados sobre o cimentado e cobrem todo o piso. Sua aplicao feita pr meio de colas ou pr meio de pregos fixados em ripas pr-fixadas na base. 9.3.9 PISOS LAMINADOS Laminado de PVC com tela de fibra de vidro que compe ao produto final uma tima estabilidade dimensional e excelente resistncia ao rasgo. A camada superficial constituda de um filme especial que proporciona A resistncia abraso, podendo revestir pisos em ambientes de grande trfego. A facilidade para instalao e limpeza fator que contribui para sua ampla utilizao. Este material apresenta diversas estampas e cores para combinar com diversos ambientes. Pode se utilizar os pisos ditos flutuantes, que serve para definir pisos que no so pregados ou colados no contrapiso, ou seja, so apenas fixados por meio de seu encaixe macho-fmea e cola base de PVA-D3 Poliface, ou no caso do encaixe inlok click, apenas encaixado, sem uso da cola 9.3.10 - PAVIMENTOS EXTERNOS - os pisos das reas externas precisam de cuidados especiais pr estarem sujeitos exposio direta do sol, chuvas, grandes variaes de temperatura. compactao do terreno - o piso deve apoiar-se sobre um terreno firme e bem compactado. juntas para que com movimentaes do revestimento no surjam trincas. As juntas usuais so entre os painis so feitas com ripas de madeira, espaadas de cerca 1,2 m . em pisos armados para trnsito de veculos deve-se prever juntas de dilatao espaadas de 10 m. os cimentados externos devem ter superfcie desempenadas e ter caimento de mo mnimo de 0,5 % para esgotar guas de chuvas. em rampas de pedestres e veculos os cimentados devem ter a superfcie estriada para evitar escorregamentos. em cimentados externos deve-se manter mida a superfcie do pavimento.
Prof Alessandra Savazzini

9.4 -REVESTIMENTO DE TETO Tem a funo de fechar os cmodos na parte superior, melhorando o aspecto e impedindo a penetrao das guas de chuva que possam passar pelo telhado. Segundo o material usado, pode-se classificar os revestimentos em: madeira; argamassa;concreto aparente; gesso; PVC (Figura 9.16). Com exceo do forro de concreto armado (mais forte e pouco impermevel), todos os demais devero ter estruturas, suportes independentes do telhado, das lajes, dos pisos e dos tetos, para que no venham a apresentar defeitos devido as movimentaes do telhado como das dilataes das lajes dos pisos. O forro geralmente pregado, colado ou simplesmente suspenso. O forro dever ser completamente isolado da estrutura do telhado, para que o forro trabalhe sem dar defeito proveniente da movimentao do prprio telhado. Para sustentao do forro devemos criar uma estrutura particular, independente e prpria para este fim. 9.4.1 - REVESTIMENTO ARGAMASSADO - REBOCO DE TETO Trata-se de um revestimento que tem o acabamento mais fino, superfcie mais lisa. feita uma mestrao para se obter qualidade na espessura do revestimento de teto. A mestrao pode ser feita de modo a obter um nivelamento de dois tipos: nivelado ou distorcido. Deve-se atentar para se obter um mnimo de espessura do reboco de teto devido ao problema de desplacamento. A execuo do reboco de teto comea pelo lanamento da argamassa com certa violncia no sentido de baixo para cima . Em seguida, a esse lanamento, que se chamaria chapar, comprime -se com a colher para melhor fixar a argamassa no teto devido a prpria reao do impacto e tambm para retirar as bolhas de ar que foram arrastadas pela argamassa, no espao da colher parede. Preenchida uma certa rea, com uma rgua metlica ou de madeira perfeitamente alinhado, procede-se ao que se chama sarrafeamento, que um movimento de zigue -zague de baixo para cima, com o objetivo de retirar o excesso de argamassa entre as guias. Se houver falta de argamassa preencher com novas chapadas nessas depresses e a volta a sarrafear. Deixa-se a argamassa perder um pouco de gua, ou seja, a massa estar puxando desempena -se mais uma vez agora com uma espuma (camura), lana-se gua para a camura correr no movimento circular tirando toda a marca dos gros maiores de areia. Tem-se o acabamento final do revestimento. Aps o reboco completamente seco estar apto a receber a pintura. 9.4.2 REBAIXO DE MADEIRA O forro ou lambri de madeira formado de tbuas aparelhadas na face inferior. Pode ser formado por tbuas do tipo macho e fmea fixados estrutura de madeira formada pr peas de madeira de lei. 9.4.3 - REBAIXAMENTO DE GESSO Usado como rebaixamento de teto . comercializado em placas de gesso que so fixados laje teto por meio de tirantes fixos na laje por meio de parafusos fixados com pistola apropriada. Existe o gesso acartonado em placas que pode ser utilizado em rebaixo de teto. 9.4.4 - REBAIXAMENTO DE PVC O forro de PVC pode ser rgido ou flexvel, compostos por painis lineares, que encaixam-se entre si no sistema macho e fmea, no aparecendo emendas. O forro de PVC tem seu peso reduzido, o que facilita no transporte. Esse forro resiste maioria dos agentes qumicos , detergentes, leos e graxas. O forro tambm no propaga o fogo. As chapas de PVC podem ser fixadas em estruturas de ao, alumnio, madeira, suspensos ao forro estrutural por meio de tirantes convencionais.

(a) forro de madeira

(b) gesso Figura 9.16 Forros de teto

(b) forro de gesso

Bibliografia consultada: CARDO, Celso. Tcnica das construes. Engenharia e arquitetura. Belo Horizonte, 1983. DE SOUZA, Roberto; MEKBEKIAN Geraldo. Qualidade na aquisio de materiais e execuo de obras. So Paulo. PINI. 1996. Notas de aula prof Alessandra Savazzini Reis. Coordenadoria Construo Civil. Ifes - Campus Colatina.1997-2012.
Prof Alessandra Savazzini

You might also like