You are on page 1of 6

"cincia menor" ou "nmade" e cincia rgia

Proposio III: A exterioridade da mquina de guerra confirmada ainda pela epistemologia, que deixa pressentir a existncia e a perpetuao de uma "cincia menor" ou "nmade". "cincia menor" ou "nmade": De difcil classificao, e cuja histria at difcil seguir. No so "tcnicas", segundo a acepo costumeira. Porm, tampouco so "cincias", no sentido rgio ou legal estabelecido pela Histria.
Deleuze refere-se ao livro O nascimento da fsica no texto de Lucrcio correntes e turbulncias, publicado em 1977 pelo pensador francs Michel Serres na qual trata sobre o desenvolvimento de uma cincia nmade e detecta seu desenvolvimento na fsica atmica, de Demcrito a Lucrcio, e na geometria de Arquimedes.

Caractersticas da Cincia Excntrica

1- Modelo hidrulico, ao invs de ser uma teoria dos slidos, que considera os fluidos como um caso particular; com efeito, o atomismo antigo indissocivel dos fluxos, o fluxo a realidade mesma ou a consistncia. 2- Modelo de devir e de heterogeneidade que se ope ao estvel, ao eterno, ao idntico, ao constante. um "paradoxo", fazer do prprio devir um modelo, e no mais o carter segundo de uma cpia; Plato, no Timeu, evocava essa possibilidade, mas para exclu-la e conjur-la, em nome da cincia regia. Ora, no atomismo, ao contrrio, a famosa declinao do tomo proporciona um tal modelo de heterogeneidade, e de passagem ou de devir pelo heterogneo. 3- J no se vai da reta a suas paralelas, num escoamento lamelar ou laminar, mas da declinao curvilnea formao das espirais e turbilhes sobre um plano inclinado: a maior inclinao para o menor ngulo. Da turba ao turbo: ou seja, dos bandos ou maltas de tomos s grandes organizaes turbilhonares. O modelo turbilhonar, num espao aberto onde as coisas-fluxo se distribuem, em vez de distribuir um espao fechado para coisas lineares e slidas. a diferena entre um espao liso (vetorial, projetivo ou topolgico) e um espao estriado (mtrico): num caso, "ocupa-se o espao sem medilo", no outro, "mede-se o espao a fim de ocup-lo"15. 4- Modelo problemtico, e no mais teoremtico: as figuras s so consideradas em funo das afeces que lhes acontecem, seces, ablaes, adjunes, projees. No se vai de um gnero a suas espcies por diferenas especficas, nem de uma essncia estvel s propriedades que dela decorrem por deduo, mas de um problema aos acidentes que o condicionam e o resolvem. H a toda sorte de deformaes, transmutaes, passagens ao limite, operaes onde cada figura designa um "acontecimento" muito mais que uma essncia: o quadrado j no existe independente de uma quadratura, o cubo de uma cubatura, a reta de uma retificao. Enquanto o teorema da ordem das razes, o problema afectivo e inseparvel das metamorfoses, geraes e criaes na prpria cincia. Contrariamente ao que diz Gabriel Marcel, o problema no um "obstculo", a ultrapassagem do obstculo, uma projeo, isto , uma mquina de guerra. todo esse movimento que a cincia regia se esfora por limitar, quando reduz ao mximo a parte do "elemento-problema", e o subordina ao "elemento-teorema"16

Essa cincia arquimediana, ou essa concepo da cincia, est essencialmente ligada mquina de guerra: os problemata so a prpria mquina de guerra, e so indissociveis dos planos inclinados, das passagens ao limite, dos turbilhes e projees. Poderia dizer-se que a mquina de guerra se projeta num saber abstrato, formalmente diferente daquele que duplica o aparelho de Estado. Diramos que toda uma cincia nmade se desenvolve excentricamente, sendo muito diferente das cincias regias ou imperiais. Bem mais, essa cincia nmade no pra de ser "barrada", inibida ou proibida pelas exigncias e condies da cincia de Estado. Cincia Nmade x Cincia de Estado Cincia de Estado no pra de impor sua forma de soberania s invenes da cincia nmade; s retm da cincia nmade aquilo de que pode apropriar-se, e do resto faz um conjunto de receitas estritamente limitadas, sem estatuto verdadeiramente cientfico, ou simplesmente o reprime e o probe.

limite dos fenmenos fronteirios onde a cincia nmade exerce uma presso sobre a cincia de Estado, e onde, inversamente, a cincia de Estado se apropria e transforma os dados da cincia nmade.

Clculo diferencial: Dedica ao estudo de taxas de variaes de grandezas.

Os grandes matemticos de Estado se esforam em dar-lhe um estatuto mais firme, porm precisamente sob a condio de eliminar dele todas as noes dinmicas e nmades como as de devir, heterogeneidade, infinitesimal, passagem ao limite, variao contnua, etc, e de impor-lhe regras civis, estticas e ordinais. Estado tem necessidade de uma cincia hidrulica (no preciso voltar s teses de Wittfogel concernentes importncia das grandes obras hidrulicas num imprio). Mas sob uma forma muito diferente, j que o Estado precisa subordinar a fora hidrulica a condutos, canos, diques que impeam a turbulncia, que imponham ao movimento ir de um ponto a outro, que imponham que o prprio espao seja estriado e mensurado, que o fluido dependa do slido, e que o fluxo proceda por fatias laminares paralelas.

O modelo hidrulico da cincia nmade e da mquina de guerra consiste em se expandir por turbulncia num espao liso, em produzir um movimento que tome o espao e afete simultaneamente todos os seus pontos, ao invs de ser tomado por ele como no movimento local, que vai de tal ponto a tal outro19. O mar como espao liso claramente um problema especfico da mquina de guerra. no mar, como mostra Virilio, que se coloca o problema do fleet in being, isto , a tarefa de ocupar um espao aberto com um movimento turbilhonar cujo efeito pode surgir em qualquer ponto.

Husserl fala de uma protogeometria que se dirigiria a essncias morfolgicas vagas, isto , vagabundas ou nmades. Essas essncias se distinguiriam das coisas sensveis, mas igualmente das essncias ideais, regias, imperiais.

A cincia que dela trataria, a protogeometria, seria ela mesma vaga, no sentido de vagabunda: nem inexata como as coisas sensveis, nem exata como as essncias ideais, porm anexata e contudo rigorosa ("inexata por essncia e no por acaso"). O crculo uma essncia fixa ideal, orgnica, mas o redondo uma essncia vaga e fluente que se distingue ao mesmo tempo do crculo e das coisas arredondadas (um vaso, uma roda, o sol...). Uma figura teoremtica uma essncia fixa, mas suas transformaes, deformaes, ablaes ou aumentos, todas suas variaes, formam figuras problemticas vagas e contudo rigorosas, em forma de "lentilha", de "umbela" ou de "saleiro".

Dir-se-ia que as essncias vagas extraem das coisas uma determinao que mais que a coisidade, a da corporeidade, e que talvez at implique um esprito de corpo27.

Husserl v a uma protogeometria, uma espcie de intermedirio, e no uma cincia pura? Por que ele faz as essncias puras dependerem de uma passagem ao limite, quando toda passagem ao limite pertence como tal ao vago?

Duas concepes da cincia Cincia regia no pra de apropriar-se dos contedos de uma cincia nmade ou vaga, e onde uma cincia nmade no pra de fazer fugir os contedos da cincia regia. cincia nmade uma instncia pr-cientfica, ou para-cientfica, ou sub-cientfica. E sobretudo, j no se pode compreender as relaes cincia-tcnica, cincia-prtica, visto que a cincia nmade no uma simples tcnica ou prtica, mas um campo cientfico no qual o problema dessas relaes se coloca e se resolve de modo inteiramente diferente do ponto de vista da cincia regia.

Funo do Estado Fixar, sedentarizar a fora de trabalho, regrar o movimento do fluxo de trabalho, determinar-lhe canais e condutos, criar corporaes no sentido de organismos, e, para o restante, recorrer a uma mo-de-obra forada, recrutada nos prprios lugares (corvia) ou entre os indigentes (atelis de caridade), essa foi sempre uma das principais funes do Estado, que se propunha ao mesmo tempo vencer uma vagabundagem de bando, e um nomadismo de corpo. Tanto nas cincias nmades como nas cincias regias, encontraremos a existncia de um "plano", mas que de modo algum o mesmo.

Em todo caso, se o Estado conduzido perpetuamente a reprimir as cincias menores e nmades, se ele se ope s essncias vagas, geometria operatria do trao, no em virtude de um contedo inexato ou imperfeito dessas cincias, nem de seu carter mgico ou inicitico,

mas porque elas implicam uma diviso do trabalho que se ope das normas de Estado.

a cincia nmade a matria nunca uma matria preparada, portanto homogeneizada, mas essencialmente portadora de singularidades (que constituem uma forma de contedo). E a expresso tampouco formal, mas inseparvel de traos pertinentes (que constituem uma matria de expresso). Opor dois modelos cientficos, maneira de Plato no Timeu29 . Um se denominaria Cmpar, e o outro Dspar. O cmpar o modelo legal ou legalista adotado pela cincia regia. A busca de leis consiste em pr constantes em evidncia, mesmo que essas constantes sejam apenas relaes entre variveis (equaes). O esquema hilemrfico est baseado numa forma invarivel das variveis, numa matria varivel do invariante.

O dspar, como elemento da cincia nmade, remete mais ao par material-foras do que ao da matria-forma. J no se trata exatamente de extrair constantes a partir de variveis, porm de colocar as prprias variveis em estado de variao contnua. Se h ainda equaes, so adequaes, inequaes, equaes diferenciais irredutveis forma algbrica, e inseparveis por sua vez de uma intuio sensvel da variao. Captam ou determinam singularidades da matria em vez de constituir uma forma geral. Operam individuaes por acontecimentos ou hecceidades, e no por "objeto" como composto de matria e de forma; as essncias vagas no so seno hecceidades.

O espao homogneo no em absoluto um espao liso, ao contrrio, a forma do espao estriado. O espao dos pilares. Ele esfriado pela queda dos corpos, as verticais de gravidade, a distribuio da matria em fatias paralelas, o escoamento lamelar ou laminar do que fluxo.

Mesmo a qumica s se torna uma cincia graas a toda uma elaborao terica da noo de peso. O espao euclidiano depende do clebre postulado das paralelas, mas as paralelas so primeiro gravitacionais, e correspondem s foras que a gravidade exerce sobre todos os elementos de um corpo suposto preencher esse espao. A fora gravitacional est na base de um espao laminar, estriado, homogneo e centrado; ela condiciona precisamente as multiplicidades ditas mtricas, arborescentes, cujas grandezas so independentes das situaes e se exprimem com a ajuda de unidades ou de pontos (movimentos de um ponto a outro). A qumica s faz um progresso decisivo quando acrescenta fora gravitacional ligaes de um outro tipo, por exemplo eltricas, que transformam o carter das equaes qumicas30. Mas convm notar que as mais simples consideraes de velocidade j fazem intervir a diferena entre a queda vertical e o movimento curvilneo, ou, mais geralmente, entre a reta e a curva, sob as formas diferenciais do clinmen ou do menor desvio, o mnimo aumento.

O espao liso justamente o do menor desvio: por isso, s possui homogeneidade entre pontos infinitamente prximos, e a conexo das vizinhanas se faz independentemente de qualquer via determinada. E um espao de contato, de pequenas aes de contato, tctil ou manual, mais do que visual, como era o caso do espao estriado de Euclides.

O espao liso um campo sem condutos nem canais. Um campo, um espao liso heterogneo, esposa um tipo muito particular de multiplicidades: as multiplicidades no mtricas, acentradas, rizomticas, que ocupam o espao sem "medi-lo", e que s se pode explorar "avanando progressivamente".

Michel Serres prope a melhor frmula: "A fsica se reduz a duas cincias, uma teoria geral das vias e caminhos, uma teoria global do fluxo"31.

Opor dois tipos de cincias:

"reproduzir": Um seria de reproduo, de iterao e reiterao; "seguir": de itinerao, seria o conjunto das cincias itinerantes, ambulantes. Reduz-se com demasiada facilidade a itinerao a uma condio da tcnica, ou da aplicao e da verificao da cincia.

O ideal de reproduo, deduo ou induo faz parte da cincia regia em todas as pocas, em todos os lugares, e trata as diferenas de tempo e lugar como outras tantas variveis das quais a lei extrai precisamente a forma constante: basta um espao gravitacional e estriado para que os mesmos fenmenos se produzam, se as mesmas condies so dadas, ou se a mesma relao constante se estabelece entre as condies diversas e os fenmenos variveis. Reproduzir implica a permanncia de um ponto de vista fixo, exterior ao reproduzido: ver fluir, estando na margem. Mas seguir coisa diferente do ideal de reproduo.

"singularidades" de uma matria ou, de preferncia, de um material, e no tentando descobrir uma forma; quando escapamos fora gravitacional para entrar num campo de celeridade; quando paramos de contemplar o escoamento de um fluxo laminar com direo determinada, e somos arrastados por um fluxo turbilhonar; quando nos engajamos na variao contnua das variveis, em vez de extrair dela constantes, etc. E no em absoluto o mesmo sentido da Terra: segundo o modelo legal, no paramos de nos reterritorializar num ponto de vista, num domnio, segundo um conjunto de relaes constantes; mas, segundo o modelo ambulante, o processo de desterritorializao que constitui e estende o prprio territrio. H cincias ambulantes, itinerantes, que consistem em seguir um fluxo num campo de vetores no qual singularidades se distribuem como outros tantos "acidentes" (problemas). um espao liso, um campo de vetores, uma multiplicidade no mtrica, sero sempre traduzveis, e necessariamente traduzidos num "cmpar": operao fundamental pela qual instala-se e repe-se em cada ponto do espao estriado um espao euclidiano tangente, dotado de um nmero suficiente de dimenses, e graas ao qual se reintroduz o paralelismo de dois vetores, considerando a multiplicidade como imersa nesse espao homogneo e estriado de reproduo, em vez de continuar seguindo-a numa "explorao progressiva"33.

You might also like