You are on page 1of 8

O Que Comunicar?

Difundir informao sobre si, apresentar-se ao mundo, ter um aspecto que interpretado, embora tacitamente, por qualquer um que esteja presente.

Processo da Comunicao

O Que Comunicao Visual


Praticamente tudo o que nossos olhos veem comunicao visual. Entre todas as mensagens que passam atravs dos nossos olhos possvel fazer, pelo menos, duas distines: a comunicao p ode ser casual ou intencional.

Ver vs. Observar


Ver: conhecer, perceber pela viso, alcanar com as vistas os seres, as coisas e as formas do mundo ao redor. tambm um exerccio de construo perceptiva onde os elementos selecionados e percurso visual podem ser educados. Observar: olhar, pesquisar, detalhar, estar atento de diferentes maneiras s particularidades visuais relacionando-as entre si.

O Que Linguagem
Palavra de origem latina (lngua + agem) que significa qualquer meio sistemtico de comunicar ideias atravs de signos convencionais, sonoros, grficos, gestuais etc.

O Que Linguagem?
Formas sociais de comunicao e de significaco que inclui a linguagem verbal articulada, mas absorve tambm, inclusive, a linguagem dos surdos-mudos, o sistema codificado da moda, da culinria e tantos outros.

Linguagem Visual
Repertrio de elementos e tcnicas que possibilitam a criao de mensagens visuais. A linguagem visual simblica e funciona atravs de analogias e metforas.

Linguagem Visual
A linguagem visual mais direta. Isto nos mostra que a transmisso de informao no modo visual tem um maior impacto e efeito no observador, j que utilizamos maneiras mais objetivas atravs das mensagens visuais em seus diversos exemplos.

Alfabetismo Visual
Criar e compreender mensagens visuais natural at certo ponto, mas a eficcia s pode ser alcanada atravs do estudo. Dentre os meios de comunicao humana, o visual o nico que no dispe de um conjunto de normas e preceitos, de metodologia e de nem um nico sistema com critrios definidos, tanto para expresso quanto para o entendimento dos mtodos visuais. Abordagem escolar restringe-se ao ldico, carece de um rigor e objetivos bem definidos. A sintaxe visual existe. H linhas gerais para a criao de composies. O conhecimento dessa sintaxe pode levar a uma melhor compreenso das mensagens visuais.

Objetivo(alfabetismo visual) :

Construir um sistema bsico para a aprendizagem, a identificao, a criao e a compreenso de mensagens visuais

que sejam acessveis a todas as pessoas, e no apenas quelas que foram especialmente treinadas, como o projetista, o artista, o arteso e o esteta. Norman Rockwell(1894 1978)
Foi um pintor e ilustrador estadunidense. Seus desenhos e pinturas so famosos pela meticulosidade e exatido de traos e cores. Em 1937 passou a fotografar e fazer seus desenhos a partir das fotografias obtidas, fazendo desenhos em preto e branco para depois estudar as possibilidades de cores e texturas Rockwell era muito popular nos Estados Unidos, especialmente em razo das 323 capas da revista The Saturday Evening Post que realizou durante mais de quatro dcadas, e das ilustraes de cenas da vida estadunidense nas pequenas cidades.

Teoria da Gestalt
Equilbrio, clareza e harmonia visual constituem para o ser humano uma necessidade A mente percebe o mundo de uma forma organizada, que no pode ser dividida em seus elementos constituintes. uma escola de Psicologia Experimental.

Marcel Duchamp (1887 1968) => A fonte , 1917 Sintaxe da linguagem visual!

o Linguagem Visual = repertrio de elementos e tcnicas que possibilitam a criao de mensagens visuais.! o Elementos bsicos = a fonte compositiva de todo tipo de materiais e mensagens visuais. ! o Tcnicas = so os agentes no processo de comunicao visual; atravs de sua energia que o carter de uma soluo visual adquire
forma.!

Elementos bsicos da linguagem visual!


O PONTO = unidade de comunicao mais simples e irredutivelmente mnima, no possuindo formato nem dimenso.! Qualquer ponto tem grande poder de atrao visual. Quando vistos, os pontos se ligam, sendo capazes de dirigir o olhar.! A FORMA = derivada da organizao imaginria que damos a um conjunto de linhas. Existem trs formas bsicas (quadrado, crculo, tringulo equiltero).

Cada forma tem caractersticas especficas e uma grande quantidade de significados - Quadrado: enfado, honestidade, retido e esmero.! - Tringulo: ao, conflito, tenso.! - Crculo: infinitude, calidez, proteo.!

A LINHA = agrupamentos de pontos muito prximos, em uma sequncia ordenada uns aps os outros e de mesmo tamanho. Torna visvel o que ainda no pode ser visto, pode existir apenas na imaginao!

Georges Seurat!
Pintor francs - (1859 - 1891);! Pioneiro do movimento pontilhista;! A tcnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neoimpressionismo;! O pontilhismo considerado precursor da televiso e da imagem digital

Wassily Kandinsky (1866 - 1944)!


Artista russo, professor da auhaus;! Introdutor da abstrao nas artes visuais;! considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata;! A influencia da msica foi importante no nascimento da arte abstrata.!

Elementos bsicos da linguagem visual! Cubismo!


Movimento artstico que surgiu no sculo XX;! Principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque;! O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso,1907, conhecido como marco inicial do Cubismo;! Tratava as formas da natureza por meio de figuras geomtricas.!

- Principais Caractersticas
Geometrizao das formas e volumes; Renncia perspectiva; O claro-escuro perde sua funo; Representao do volume colorido sobre superfcies planas; Sensao de pintura escultrica; Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave; Cores fechadas.!

Pablo Picasso (1881 1973)!


Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do sculo XX. ! Tambm conhecido como sendo o cofundador do Cubismo.! Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a solido, a morte e o abandono.! Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905 1906). !

Elementos bsicos da linguagem visual


A DIREO = quando observamos uma forma, procuramos um sentido para nossa observao, isto , a direo que percebemos na imagem. Podemos fazer relao das direes principais com as trs formas bsicas: quadrado horizontal e vertical; tringulo a inclinada; o crculo a curva. cada direo bsica expressa um sentido prprio:

O TOM = a quantidade relativa de luz existente em um ambiente ou imagem, definindo sua obscuridade, usncia ou presena de luz. Iluso de volume e profundidade; Pode sugerir emoes e sensaes variadas: mistrio, medo, e insegurana; serenidade, calma ou tambm melancolia.

A TEXTURA = a qualidade impressa em uma superfcie; o elemento visual que com frequncia serve para substituir as qualidades de outro sentido, o tato. pode ser classificada de duas maneiras: quanto sua natureza (ttil, tica) e quanto forma que ela apresenta (geomtrica, orgnica).

Piet Mondrian (1872 1944)


Artista holands que trabalhava com a arte abstrata geomtrica buscando romper com a representao figurativa na arte. Seguia o movimento chamado De Stijl (o Estilo) e reduzia a imagem aos elementos bsicos linhas, formas, cores e ritmo numa composio que abandona a arte do natural e passa a seguir formas rgidas e geomtricas.

You might also like