You are on page 1of 37

1

AULA DE DIREITO AMBIENTAL

1) BIBLIOGRAFIA INDICADA:

2.1) MAIS COMPLETOS:

Edis Milar (Direito do Ambiente, RT), Paulo Affonso Leme Machado (Direito Ambiental Brasileiro, Malheiros), Celso Antonio Pacheco Fiorillo (Curso de Direito Ambiental Brasileiro, Saraiva), Marcelo Abelha (Elementos de Direito Ambiental, RT), Paulo de Bessa Antunes (Direito Ambiental, Lumen); Canotilho e Jos Rubens Morato (Direito Constitucional Ambiental Brasileiro - Saraiva) Maurcio Mota (Fundamentos Tericos do Direito Ambiental Campus).

2.2) MAIS RESUMIDOS

Paulo de Bessa Antunes (Manual de Direito Ambiental Lmen) Terence Dornelles Trennenpohl (Direito Ambiental Podium) Toshio Mukai (Direito Ambiental Sistematizado Forense) Leandro Eustquio (Direito Ambiental Lumen)

2) PRXIMA PROVA DA OAB 38 Exame. Dezembro ou Janeiro. Anterior em SETEMBRO 36 Exame da Ordem

3) ESTRUTURA DO EXAME DA OAB: Exame da OAB unificado para todo mundo ( Prov. 109/05 do Conselho Federal da OAB) menos para SP e MG. So 3 provas ao ano. A partir de 2006.3 comearam a cair questes de ambiental (1 questo). Em 2007.1 (questo 54 de constitucional); em 2007.2 (6 questes: 93, 94, 95, 96, 97, 98); em 2007.3 (2 questes: 23, 24); em 2008.1 (3

2
questes: 14, 83, 84); e em 2008.2 (2 questes: 83, 84). Projeto: aumentar para 5 questes, tendo 1 na discursiva tambm.

4) EDITAL DA PGE: Prximo concurso: 16 CONCURSO. Edital do 15 exame, ponto 6: Meio Ambiente. Normas de Proteo Ecolgica. Competncia em matria ambiental. Licena Ambiental.

3
PRELIMINARES SOBRE O DIREITO AMBIENTAL

1) FALTA DE SISTEMATIZAO : Direito Ambiental ressente-se de uma maior sistematizao, razo pela qual foi sendo criado pela legislao esparsa.

2) REPRESENTAO DO DIREITO AMBIENTAL: Representao do Direito Ambiental como DA e no dA. Ex.: Falso Princpio da validade da norma mais restritiva em favor do ambiente ou do in dubio pro natura (ex.: lei municipal que vede a instalao de usina nuclear seria inconstitucional, mesmo em tese mais restritiva, pois a competncia para legislar sobre o assunto privativa da Unio).

3) DIREITO AMBIENTAL COMO RAMO DO DIREITO PBLICO: Crtica diviso entre direito pblico e privado. Direito ambiental representaria uma interface entre o Direito Pblico e o Privado. Autonomia do DA? Alguns sustentam que seria um Direito Especializado, outros autnomo.

NOMENCLATURA ADEQUADA: Direito Ecolgico (Srgio Ferraz; Diogo Figueiredo Moreira Neto). Crtica: Abrangncia Restrita. Termo ecologia foi cunhado em 1866 pelo bilogo e mdico alemo Ernest Haeckel em sua obra Morfologia Geral dos Seres Vivos. Radical Grego OIKOS (casa) + LOGIA (estudo). Crtica: Abrangncia Limitada ao Aspecto do MA NATURAL. Direito de Proteo da Natureza (obra pioneira na Frana de 1973 de autoria de Jean Lamarque). Crtica: Abrangncia Restrita. Direito do Meio Ambiente. Crtica: a expresso meio ambiente, apesar de j amplamente aceita, possui problemas de coerncia lingstica. A expresso meio ambiente (milieu ambiant) foi utilizada pela primeira vez, ao que tudo indica, pelo naturalista francs Geoffroy de Saint-Hilaire na obra Etudes Progressive Dun Naturaliste, de 1835. H uma certa redundncia na expresso, j que meio=ambiente. De fato, AMBIENTE = do latim ambio, que significa rodar, cercar por todas as partes. Direito do Ambiente. a expresso tida por alguns (Milar) como a mais acertada. Direito Ambiental. a mais corrente, nascida da traduo no termo environmental, do ingls. Criticada por alguns puristas (Napoleo Mendes de Almeida) por inexistir a palavra ambiental. Seria enganoso usar ambiental em vez de ambiente. Assim seria poluio ambiente, tal como dizemos gua corrente, e no corrental. Malgrado essa oposio, a linguagem dinmica e j aceitou a adjetivao ambiental para designar tudo aquilo que relativo ao ambiente.

4
EVOLUO IDEOLGICA DO DIREITO AMBIENTAL

a) BIBLIOGRAFIA: Something New Under The Sun J. R. Mc Neill A Green History of The World Clive Pointing O Homem e o Mundo Natural Keith Thomas (Cia das Letras).

b) VISO INSTRUMENTAL DO MA: Art. 225 revelaria que o objetivo da proteo do MA a preservao da qualidade de vida humana presente e futura. Quando fala em TODOS, seria uma aluso somente ao ser humano.

5
EVOLUO HISTRICA DO DIREITO AMBIENTAL

BLOCO 01
(Monrquico)

Ordenaes do Reino Afonsinas 1446-1520 Crime de Injria ao rei o corte de rvores frutferas Manuelinas 1520-1580 Probe-se a caa de determinadas espcies de animais com instrumentos capazes de lhes causar sofrimento (gnese do art. 32 da L. 9.605/98). Mantido o crime de corte ilegal de rvores (pena era o degredo para o Brasil). Filipinas 1580-1916 Conceito de Poluio no Livro V, Ttulo LXXXVIII (88), 7, com a seguinte redao: E pessoa alguma no lance nos rios e lagoas em qualquer tempo do ano [...] trovisco, barbasco, coca, cal nem outro algum material com que se o peixe mate . Ganhou destaque a proteo dos animais cuja morte por malcia acarretava ao infrator o degredo definitivo para o Brasil. Proibida a pesca em determinados perodos e locais, etc. Constituio de 1824 Apenas cuidava da proibio de indstrias contrrias sade do cidado (art. 179, n. 24). Cdigo Criminal de 1830 Mantm o tipo de corte ilegal de rvores Lei n. 601/1850 (Uso do Solo)

BLOCO 02
(Republicano)

Constituio de 1891 Atribuio de competncia legislativa Unio para legislar sobre minas e terras (art. 34, n. 29) Cdigo Civil de 1916 Arts. 554 (direito de impedir o mau uso da propriedade vizinha caso ela viesse a prejudicar o sossego e a sade) e art. 584 (proibio de construes capazes de poluir, ou inutilizar, para

uso ordinrio, a gua de poo ou fonte alheia, a elas preexistentes). Constituies de 1934, 1937, 1946, 1967 e 1969 (militar) Traos comuns: a) todas cuidaram da proteo ao patrimnio histrico, cultural e paisagstico; b) sempre houve meno funo social da propriedade (no visava proteger o meio ambiente); c) no havia preocupao com a proteo do meio ambiente, havendo somente uma preocupao pontual com alguns de seus aspectos como jazidas, guas, florestas, caa, pesca, etc. d) houve sempre delimitao de competncia para legislar sobre esses aspectos pontuais. Dec. 21.793/34 (Cdigo Florestal) Dec. 24.643/34 (Cdigo de guas) Lei n. 4.771/65 (Cdigo Florestal revoga anterior) Lei n. 5.197/67 (Proteo Fauna)

BLOCO 03
(Modernidade)

ESTOCOLMO 1972 PNUMA (Programa das Naes Unidas Para o Meio Ambiente) Pases desenvolvidos x Pases subdesenvolvidos Brasil defende poluio como forma de melhorar padro de vida. Recebeu vrias crticas por essa posio e tentou neutralizar com a elaborao da Secretaria Especial de Meio AmbienteSEMA.

Dec.-lei n. 1.413/75 (Poluio Industrial) Lei n. 6.453/77 (Danos Nucleares)

BLOCO 04
(Constitucional)

Lei n. 6.938/81 (Poltica Nacional do Meio Ambiente) Instituiu o SISNAMA Sistema Nacional de Meio Ambiente

L. 7.347/85 (Ao Civil Pblica) OBS.: Lei n. 11.448/07 alterou o art. 5, II da LACP introduzindo a possibilidade de legitimao para a Defensoria Pblica. CONSTITUIO DE 1988 (arts. 225 e ss.). Antes da CF/88, nunca tinha sido utilizada a expresso meio ambiente. Criao do IBAMA pela Lei 7.735/89.

L. 9.433/97 Poltica Nacional de Recursos Hdricos. L. 9.605/98 Lei de Crimes Ambientais. L. 9.985/00 Sistema Nacional de Unidades de Conservao. L. 11.105/05 Lei de Biossegurana.

BLOCO 05
(Codificao)

Anteprojeto da Consolidao da Legislao Ambiental Brasileira . Consolidar (do latim consolidare tornar slido, estvel, seguro). Consolidao (normas especficas) mais que compilao (aglormerado de normas) e menos que codificao (normas novas com pretenso de unidade e sistema) Crticas por no se ater a mera consolidao. Seria melhor um Cdigo Ambiental Brasileiro. Cdigo vem do francs codifier (reunir em cdigo). Perigo da codificao engessamento de uma matria que muito dinmica.

8
NATUREZA JURDICA

a) DEFINIO LEGAL DE MEIO AMBIENTE: art. 3, I da L. 6.938/81 (mencionar a recepo da L. 6.938/81 pela CF). CRTICA: deixou de lado, o MA DO TRABALHO, MA CULTURAL, MA ARTIFICIAL, etc...

b) NATUREZA JURDICA DO MEIO AMBIENTE: BEM DE USO COMUM DO POVO - (ART. 225, caput, DA CF). ART. 99, I, DO CC nos diz que so BENS PBLICOS os bem de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas. ART. 98 do CC nos afirma que so BENS PBLICOS os bens do domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno (art. 41 do CC: Unio, Estados, Municpios). Pergunta: Seriam o MA e os bens ambientais subespcies de BENS PBLICOS? Doutrina ambiental amplamente majoritria entende que o MA e os bens ambientais no so bens pblicos e que a CF utilizou a expresso bem de uso comum do povo em seu art. 225, caput, em sentido leigo, querendo afirmar que so bens de todos, de toda a coletividade. Assim, podemos dizer que o MA e os bens ambientais so espcies de BENS DIFUSOS e no pblicos. De fato, o art. 2, I, da L. 6.938/81 diz que o meio ambiente PATRIMNIO PBLICO, e o art. 129, III, da CF , deixa claro que o meio ambiente est apartado do patrimnio pblico. Alm disso, se ele fosse uma propriedade de um ente especfico, esse ente poderia alienar, gozar, usar e destruir o bem, o que no possvel em se tratando de MA. Ao mesmo tempo, no um bem privado . Situa-se, em realidade, na interface entre o direito pblico e o privado sob a categoria de BENS DIFUSOS. BENS DIFUSOS Definio: art. 81, pargrafo nico, I, do CDC (L. 8.078/90). ORIGEM Art. 1 do Cdigo Florestal Brasileiro, L. 4.771/65, que fala que as florestas so bens de interesse comum a todos os habitantes do pas.

(c) BENS DIFUSOS E QUESES RELACIONADAS AO CIVIL PBLICA : AO CIVIL PBLICA (L. 7347/85). Objeto (art. 1, I): meio ambiente; Legitimados Extraordinrios em nome prprio interesse alheio (art. 5) : Ministrio Pblico (tambm previsto no art. 129, I, da CF. Esmagadora maioria das aes civis pblicas so manejadas pelo MP), Defensoria Pblica (includa pela L. 11.448/07 no rol do art. 5), Unio (via AGU), Estados (via PGE), DF, Municpios (via PGM), Autarquias, Empresas Pblicas, Fundaes (pode? v. art. 62, pargrafo nico, do CC), Sociedades de Economia Mista, Associaes Civis (requisitos legais: (a) constituio h mais de 1 ano requisito pode ser dispensado pelo juiz de acordo com

9
a relevncia dos interesses em jogo ( art. 5, 4, da L. 7.347/85); e (b) que tenham em suas finalidades a defesa do meio ambiente tambm j abrandado pela jurisprudncia do STJ v. AR 497/BA, de 12/08/1998 em que se afirmou que: embora no constando expressamente em suas finalidades institucionais a proteo ao meio ambiente, a fundao de assistncia aos pescadores legitimada a propor ao civil pblica para evitar a degradao do meio em que vive a comunidade por ela assistida ; ou RESP 31150/SP, de 10/06/1996, da qual se l que: a ao civil pblica pode ser ajuizada tanto pelas associaes exclusivamente constitudas para a defesa do meio ambiente quanto por aquelas que, formadas por moradores de bairro, visam ao bem-estar coletivo); Concorrncia da ao individual e da ACP : demandante individual pode pedir a suspenso da sua ao at o julgamento da ao coletiva ou tambm a suspenso da sua ao com a sua conseqente habilitao como litisconsorte na demanda coletiva. Coisa Julgada (art. 16) no caso de procedncia tem efeito erga omnes, ou seja, ultra partes, influenciando as aes individuais em curso, tenha o demandante pegado carona como litisconsorte ou no; no caso de improcedncia s ser atingido se foi litisconsorte, caso contrrio no. Coisa Julgada e Pedido de Inconstitucionalidade : se no mbito de uma ACP se alega a inconstitucionalidade de maneira difusa, incidental (controle difuso), como questo prejudicial, caso julgado procedente os pedidos da ACP, a questo da inconstitucionalidade ter efeitos erga omnes? Lembro que no controle difuso no h esse efeito. Soluo processual que as QUESTES PREJUDICIAIS (as questes prejudiciais situam-se no mbito do direito material, e tm existncia autnoma em relao lide principal, postando-se como um antecedente lgico da questo principal; j as preliminares tm aspecto mais adjetivo, ligadas aos pressupostos de existncia ou condies da ao e impedem o exame do mrito), e a constitucionalidade incidental uma delas, no integram o decisum, razo pela qual no ter aplicao o efeito erga omnes nesse caso (v. art. 469, III, do CPC ); Possibilidade de Acordo (art. 5, 6): ambiente seria indisponvel, logo o TAC s poderia incidir sobre o modo e o tempo de se chegar ao resultado pretendido na ACP.

c) NATUREZA JURDICA DOS ELEMENTOS QUE COMPEM A NATUREZA: RECURSOS NATURAIS: ART. 3, V, da L. 6.938/81. A natureza e os elementos que a compem so vistos, sob esse prisma, como sendo objetos de direitos, objetos que atendem a uma gama de interesses dos sujeitos os seres humanos.

d) OUTRAS DEFINIES IMPORTANTES: Degradao (art. 3, II, da L. 6.938/81) Poluio (art. 3, III, da L. 6.938/81) IMPORTANTE: Conceito de poluio no tributrio da ilicitude. Pode haver poluio mesmo se obedecendo aos padres mnimos. Poluidor (art. 3, IV, da L. 6.938/81).

10
TEORIA DAS GERAES DE DIREITOS (Karl Vasak e Norberto Bobbio)

1) Origem: KAREL VASAK, em 1979, na aula inaugural do Curso Internacional de Direitos do Homem , em Estrasburgo, buscando, metaforicamente, demonstrar a evoluo dos direitos humanos com base no iderio revolucionrio francs. Foi posteriormente disseminada por NORBERTO BOBBIO. Falava-se em geraes de direitos, mais tarde substituda por dimenses de direitos, pois o termo gerao pode dar a falsa percepo de que as fases se sucederiam cronologicamente. Na verdade, o processo de acumulao e no sucesso; 1 Gerao ou Dimenso (LIBERDADE): So caractersticos do ESTADO LIBERAL psrevolucionrio e correspondem primeira fase do constitucionalismo. Assim sendo, a primeira fase marcada pelos direitos de liberdade, ou seja, direitos que tendem a limitar o poder do Estado e a reservar par ao indivduo, ou grupos determinados, uma esfera de liberdade NEGATIVA, de impedimento em relao ao Estado (teoria do status de JELLINEK); Nela se englobariam, alm dos DIREITOS CIVIS (liberdade fsica, de expresso, de conscincia, direitos da pessoa acusada, garantias de direitos), tambm os DIREITOS POLTICOS, tendo por conseqncia a participao cada vez maior dos membros da comunidade no poder poltico. 2 Gerao ou Dimenso (IGUALDADE): DIREITOS SOCIAIS, ECONMICOS E CULTURAIS, consubstanciados numa igualdade no apenas formal, mas atingida por meio do Estado. So liberdades POSITIVAS caracterstica do ESTADO SOCIAL. 3 Gerao ou Dimenso (SOLIDARIEDADE/FRATERNIDADE): problemtica dos novos direitos que surgem como fenmeno do ps-guerra: DIREITOS COLETIVOS E DIFUSOS Direito ao meio-ambiente, direitos do consumidor, etc. 4 Gerao ou Dimenso (DEMOCRACIA): No Brasil, PAULO BONAVIDES fala na 4 dimenso, afirmando serem direitos de toda a humanidade, compreendendo o futuro da cidadania. Englobaria o DIREITO DEMOCRACIA, INFORMAO E AO PLURALISMO POLTICO. 2) Posio da Jurisprudncia a respeito do tema: H dois julgados importantes de tribunais superiores consagrando que o direito ao meio ambiente um direito fundamental de terceira gerao. So eles: 2.1) STJ: RESP n. 588.022/SC, DJ 05/04/2005, p. 217, Ministro JOS DELGADO: O Direito Ambiental integra a terceira gerao de direitos fundamentais , ao lado do direito paz, autodeterminao dos povos, ao desenvolvimento, conservao e utilizao do patrimnio histrico e cultural e do direito de comunicao. 2.2) STF: MS 2264-0, DJ 13/03/1996, Ministro CELSO DE MELLO: Trata-se, consoante j proclamou o Supremo Tribunal Federal (RE 134.297-SP, Rel. Min. Celso Mello), de um tpico direito de terceira gerao que assiste, de modo subjetivamente indeterminado, a todo gnero humano, circunstncia essa que justifica a especial obrigao que incumbe ao Estado e prpria coletividade de defend-lo e preserv-lo em benefcio das presentes e futuras geraes, evitando-se, desse modo, que irrompam, no seio da comunho social, os graves conflitos intergeracionais marcados pelo desrespeito ao dever de solidariedade na proteo da integridade desse bem essencial de uso comum de todos quantos compem o grupo social .

11

CLASSIFICAO DOUTRINRIA DO MA

MA Natural art. 3, V, da L. 6.938/81 Solo, gua, Ar, Fauna e Flora (Elementos Da Biosfera)

MA Artifical art. 182/183 da CF e Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/01 Poltica Urbana para as cidades Direito Urbanstico);

I) Cidades x Municpios Diferena Conceitual O conceito de Municpio mais amplo que o de cidade, pois abrange tanto a rea urbana como rural. A definio da rea urbana feito por meio da utilizao do critrio do art. 32, 1 do CTN , que elenca vrios requisitos para tanto, a saber: a) meio-fio e calamento; b) abastecimento de gua; c) sistema de esgoto; d) iluminao pblica; e) escola e hospitais a pelo menos 3 km de distncia. Caso sejam preenchidos ao menos dois desses requisitos, a rea tida como urbana.

II) L. 10.257/01 PONTOS PRINCIPAIS a) Objetivos e Diretrizes da Poltica Urbana: art. 2 da L. 10.257/01 destaque para os incisos I (cidades sustentveis) IV (alnea g), VIII, XII; b) Instrumento de Proteo: Ao Civil Pblica (v. art. 1, I e VI, da L. 7.347/85) b) Instrumentos da Poltica Urbana: b.1) art. 4, V, i: Parcelamento, Edificao e Utilizao Compulsrios (mandamento de utilizao de reas subutilizadas via lei municipal v. art. 5). Ponto importante, muitas vezes cobrado em concursos diz respeito s formas de parcelamento do solo urbano. H duas formas bsicas de acordo com o art. 2 da L. 6.766/79, quais sejam: LOTEAMENTO (h abertura de novas vias de circulao ou remodelao das antigas) e DESMEMBRAMENTO (no h necessidade de abertura de novas vias) b.2) IPTU Progressivo (sano pela inobservncia do art. 5 - aproveitamento adequado, v. art. 7); b.3) Desapropriao (depois de 5 anos de cobrana de IPTU progressivo sem que o proprietrio parcele, utilize ou edifique, desapropriao com pagamento em ttulos da dvida pblica resgatveis no prazo de dez anos exceo indenizao prvia no caso de desapropriao); b.4) Usucapio Urbano (art. 9, que repete o art. 183 da CF); b.5) Usucapio Urbano Coletivo ou Metaindividual (art. 10);

12
b.6) Concesso Especial de Uso (MP 2.220/01 posse ininterrupta at 2001 de imveis urbanos ou rurais); b.7) Direito de Superfcie (art. 21); b.8) Direito de Preempo/Preferncia pelo Municpio na alienao onerosa entre particulares (art. 25); b.9) Outorga Onerosa do Direito de Construir Solo Criado (puxadinhos pagamento de taxa por ultrapassarem coeficiente do Plano Diretor); b.10) Operaes Urbanas Consorciadas (art. 32 Consrcio entre Poder Pblico, Proprietrios, Investidores para consecuo de melhorias); b.11) Estudo de Impacto de Vizinhana - EIV (art. 36 a 38) No dispensa o EIA e exigido todas as vezes em que o empreendimento possa afetar a qualidade de vida da populao residente na rea ou proximidades. Ex.: construo de um shopping; b.12) PLANO DIRETOR (art. 40 e 41): O Plano Diretor exigido pela CF/88 (art. 182, 4) para as cidades com mais de 20.000 habitantes. Um problema srio desse nmero que mais de 70% dos municpios brasileiros possui menos de 20.000 habitantes. A Constituio do Amap diminuiu esse nmero para 5.000 habitantes, mas a norma foi julgada inconstitucional por invaso de competncia municipal. Esse critrio demogrfico trazido pela CF/88 foi ampliado pelo Estatuto da Cidade em seu art. 41, que traz outras hipteses em que ser obrigatrio o Plano Diretor. O Plano Diretor abrange o municpio como um todo e no somente a rea urbana. Outra inovao em relao CF, trazida pelo Estatuto da Cidade relativamente ao Plano Diretor foi a previso de sano para o caso de descumprimento. De acordo com o art. 52 do Estatuto da Cidade, o Prefeito incorrer em improbidade administrativa se deixar de tomar as medidas cabveis (a improbidade administrativa est prevista nos arts. 11 e 12 da L. 8.429/92). Alguns defendem que no s o Prefeito, mas tambm Vereadores e Secretrios Municipais deveriam ser includos no plo passivo, pois o Plano Diretor vai necessariamente votao na Cmara Municipal. Na consecuo do Plano Diretor, a participao comunitria tambm prevista como imprescindvel (v. art. 40, 4, I da L. 10.257/01).

MA Cultural art. 215/216/218 da CF criaes artsticas e tecnolgicas. Histrico: (a) Dec. 22.928/33: Cidade de Ouro Preto protegida como monumento nacional; (b) DL n. 25/37: protege os bens materiais de valor histrico, artstico por meio do TOMBAMENTO. O rol taxativo. Para guardar mais fcil vamos usar a letra T. T de Tombamento; T de Trinta e sete; T de Taxativo (porque s previsto o tombamento como forma de proteo desses bens materiais). Natureza jurdica do TOMBAMENTO: h um grande debate no mbito do Direito Administrativo a respeito da natureza jurdica do TOMBAMENTO. As principais correntes seriam: (a) servido administrativa (Celso Antonio Bandeira de Mello);

13
(b) Limitao ao Direito de Propriedade (Di Pietro e Gasparini); (c) Domnio Eminente do Estado (Hely e Diogo Figueiredo Moreira Neto); (d) Bem de Interesse Pblico (Paulo Affonso Leme Machado, Jos Afonso da Silva). As melhores so as letras c e d. Possibilidade de Incidncia sobre BENS PBLICOS e PRIVADOS : tanto os bens pblicos como privados esto sujeitos ao tombamento e, mesmo tombados, podem ser alienados. No caso de bens pblicos tombados s podero ser alienados para as pessoas jurdicas de direito pblico interno. J se forem bens privados tombados, podero ser alienados a qualquer um, mas h um direito de preferncia em favor da Unio, Estados e Municpios. Possibilidade de Cumulatividade no TOMBAMENTO: O ato de TOMBAMENTO no implica alienao de propriedade. o caso do patrimnio cultural de Ouro Preto, tombado pelo respectivo Municpio, pelo Estado de Minas, pela Unio e tambm pela UNESCO. Possibilidade de Indenizao: A despeito da discusso acerca da natureza jurdica do TOMBAMENTO, caso esvazie o contedo econmico da propriedade pode ser indenizado como limitao administrativa.

(c) Art. 216 da CF passa a proteger bens materiais e imateriais que tenham ligao com a IDENTIDADE, a MEMRIA e a AO do povo brasileiro. No h mais a nica forma de TOMBAMENTO. H INVENTRIOS, REGISTROS (REGISTRO de bens imateriais regulamentado pelo Dec. 3.551/00), e DESAPROPRIAO, entre outros instrumentos. O rol agora exemplificativo (ver parte final do 1 do art. 216 da CF outras formas de acautelamento e preservao). Guardar a palavra IMA de imaterial e i de identidade, m de memria e a de ao.; Alguns exemplos interessantes: a) Formas de expresso (art. 216, I): a prpria lngua portuguesa ; e festas populares como o carnaval, entre outras. b) Modos de criar, fazer e viver (art. 216, II ): algumas tcnicas de construo naval, de pesca artesanal, e de fabrico de utenslios e alimentos. O futebol considerado patrimnio cultural brasileiro (L. 9.615/98); c) Stios de valor histrico (art. 216, V): quilombos; d) MP 2186-16 regulamenta o conhecimento tradicional associado (populaes tradicionais).

MA Trabalho art. 200, VIII, e 7, XXII, da CF Competncia da Justia do Trabalho MA Gentico conjunto de seres vivos biodiversidade v. art. 1 da L. 11.105/05 (Lei de Biossegurana) Competncia da Justia Federal.

14
Debate STF ADIN n. 3510 contra art. 5 da L. 11.105/05 pesquisa com clulas embrionrias ADIN rejeitada. Questo dos OGMs.

PRINCPIOS AMBIENTAIS 1) Conceituao: Princpios (Alexy: mandados de otimizao regra de ponderao) so diferentes de regras (conflito solucionado com base na regra do tudo ou nada); 2) Falta de uniformidade na doutrina : cada autor enumera um rol diferenciado de princpios. Procuraremos focar naqueles mais cobrados nas provas e focados por quase todos os autores.

a) Princpio do Direito Humano Fundamental art. 1, III, da CF c/c art. 2 da L. 6.938/81. direito fundamental a despeito de no estar elencado no rol do art. 5 da CF.

b) Princpio da Preveno A preveno visa inibir o risco de atividades sabidamente perigosas onde o dano certo ou ameaa real, razo pela qual se justifica a imposio de gravames j se sabe o risco, ou seja, os impactos da atividade j so conhecidos pela cincia. H o PERIGO CONCRETO. Ex.: CONSTRUO DE UMA ESTRADA, DE UM AEROPORTO, etc.

Marco legal: Est previsto no art. 2, VI, da L. 6.938/81 e no prprio art. 225, caput, da CF.

Julgado: STJ, RESP n. 625249/PR, Ministro LUIZ FUX, DJ 31/08/2006.

c) Princpio da Precauo SOCIEDADE DE RISCO - pessoas esto expostas a riscos imprevisveis (sociais, tecnolgicos, ecolgicos), razo pela qual ULRICH BECK construiu o conceito de sociedade de risco.

Princpio da Precauo visa inibir risco de PERIGO ABSTRATO, potencial, desconhecido, de determinada atividade.

ITEM 1) Basta AMEAA HIPOTTICA, PORM PLAUSVEL para fazer incidir o PP (evitar por prudncia).

15

Questes ligadas ameaa hipottica porm plausvel:

(a) ONGS querem restringir ou proibir a instalao de estaes transmissoras de rdio e telefonia mvel (ERBS) curiosidade da lei italiana (1995) que estabelecia uma distncia mnima entre a antena e a cabea; (b) caso DDT: em nome do PP, alguns pases vedaram o DDT integralmente, outros parcialmente. ONU, no entanto, afirma que a abolio do DDT est associado ao regresso de doenas como a malria. (c) EFEITO ESTUFA: do ponto de vista da reduo do risco ideal seria mudar radicalmente a matriz energtica; do ponto de vista poltico, no entanto, essa opo teria um custo insupervel; talvez o vivel seja reduzir o mximo as emisses. (d) CASS SUNSTEIN pr-disposio das pessoas a aumentar os riscos mais evocativos (acidente nuclear) e ignorar os menos evocativos (desenvolver cncer por comer pasta de amendoim);

ITEM 2) Princpio 15 da Declarao do Rio (ECO 92) AUSNCIA DE CERTEZA CIENTFICA no deve servir de obstculo aplicao do princpio, ou seja, no necessria a certeza cientfica absoluta na determinabilidade do dano, basta a plausibilidade. Nesse caso h possibilidade de imposio de gravames antes mesmo da certeza cientfica.

Comparao til (MOTORISTAS): PRECAUO motorista noite dirigindo numa estrada sinuosa na serra com forte neblina; fatores de risco existem, mas no so imprevisveis; atitude precavida desacelerar ; PREVENO motorista de F1 numa pista de corrida; fatores de risco existem e so previsveis; atitude preventiva otimizar a velocidade de acordo com o trajeto.

Crticas: precauo no pode se transformar em protecionismo; e novas tecnologias, qual o critrio, senso comum ou cientfico? Nenhum, o senso poltico que define a sua permisso;

OBS.: EIA COMO INSTRUMENTO DE AMBOS OS PRINCPIOS (V. ART. 225, 1, IV, da CF). FALAR SOBRE AUSNCIA DE DISCRICIONARIEDADE ABSOLUTA NO EIA RES. 001/86 CONAMA.

16

d) Princpio da Responsabilidade art. 225, 3, da CF - responsabilidades civil, administrativa e penal cumulativas.

e) Princpio do Poluidor-Pagador PPP - Em 1968, GARRET HARDIN, constri a tese da tragdia dos bens comuns (quanto mais comum o bem, menor o cuidado. De fato, a postura individualista leva a que cada um tente maximizar o seu interesse a custo dos interesses alheios (postura do free rider). No MA a mesma coisa, os empreendedores usam os bens ambientais sem qualquer contrapartida sociedade, transferindo a ela os custos da preveno, reparao e represso.

e.1) Soluo: (a) redistribuio dos nus: internalizao das externalidades negativas onde o poluidor obrigado a suportar os custos dos recursos ambientais que utiliza. Quem comanda essa internalizao: Estado (PIGOU) ou o prprio mercado (COASE). Ganha PIGOU e o Estado impe diversos mecanismos governamentais de internalizao com: a.1) imposio de padres e limites ; a.2) tributao: atuao extrafiscal taxando produtos de impacto (s funciona em mercados com demanda elstica, pois em mercados inelsticos, mesmo com preos altos o consumidor no deixa de consumir o produto) e subsidiando via isenes e imunidades a produo verde; a.3) represso contra os abusos.

e.2) TRPLICE DIMENSO DO PPP: (a) preveno (aperfeioamento de tcnicas e treinamento de pessoal); (b) reparao, pois h poluio mesmo quando respeitados os limites de emisso. - Art. 225, 3 (responsabilidade) c/c art. 4, VII (um dos objetivos da PNMA a imposio da obrigao de recuperao e/ou indenizao das reas degradadas) e 14, 1, da Lei n. 6.938/81 (responsabilidade civil) obrigao do poluidor de recuperar e/ou indenizar o dano causado, afastando o nus da coletividade para concentrar no particular que explora a atividade; (c) represso.

e.3) Julgado: STJ RESP 605323/MG, Ministro JOS DELGADO, 18/08/2005.

e.4) Princpio do Consumidor/Usurio-Pagador - J h a nomenclatura de consumidor-pagador, pois no s o fornecedor, mas tambm o consumidor deve arcar com os custos sociais do produto que adquire. Isso est bem claro no prprio art. 4, VII, da L. 6.938/81 que prev que cabe ao usurio a contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos ver tambm o exemplo do art. 53 do Dec. 4.074/2002 que regula o destino final de sobras e embalagens.

17

f)

Princpio do Desenvolvimento Sustentvel serve como termmetro e freio no embate entre CRESCIMENTO ECONMICO (art. 3, II, CF) X QUALIDADE DE VIDA (art. 225, caput, CF).

Art. 4, I, da L. 6.938/81 + Princpio 4 da Declarao do Rio (A fim de alcanar o desenvolvimento sustentvel, a proteo do meio ambiente dever constituir-se como parte integrante do processo de desenvolvimento e no poder ser considerada de forma isolada).

Exemplo Prtico: Caso do Petrleo Mexicano: (Produo/Reservas P/R Petrleo Acabando).

Deciso STF: [...] A atividade econmica no pode ser exercida em desarmonia com os princpios destinados a tornar efetiva a proteo ao meio ambiente. [...] A questo do desenvolvimento nacional (art. 3, II, CF) e a necessidade de preservao da integridade do meio ambiente (art. 225, CF), o princpio do desenvolvimento sustentvel como fator de obteno do justo equilbrio entre as exigncias da economia e da ecologia. (ADI-MC 3540/DF, Ministro CELSO DE MELLO, DJ 03/02/2006).

OBS.: Defesa do MA como princpio da ordem econmica = art. 170, VI, da CF.

g) Princpio da Equidade Intergeracional - art. 225, caput, da CF.

h) Princpio do Limite - possibilidade de imposio de padres de qualidade ambiental (poder de polcia - art. 78 CTN); art. 225, 1, V, da CF.

i)

Princpio da Participao Democrtica ou Comunitria : Declarao do Rio, no Princpio 10: A melhor maneira de tratar as questes ambientais assegurar a participao, no nvel apropriado, de todos os cidados interessados [...] Maneiras de implementar a participao popular: (a) AUDINCIAS PBLICAS, QUANDO COUBER - art. 3, caput, in fine, da Res. CONAMA n. 237 (AUDINCIAS PBLICAS regulamentadas pela Res. CONAMA 009/87 50 ou mais cidados podem requere a realizao da AUDINCIA PBLICA); est tambm prevista, no art. 2, XIII, da L. 10.257/01 AUDINCIA PBLICA na implantao de projetos urbansticos de risco; (b) AO POPULAR: art. 5, LXXIII, qualquer cidado parte legtima para sua propositura; (c) PLEBISCITO E REFERENDO (art. 14, CF); (d) MANDADO DE

18
SEGURANA (individual e coletivo, art. 5 LXIX e LXX); (e) AO CIVIL PBLICA (L. 7.347/85)...

j)

Princpio da Ampla Informao: O direito informao um princpio constitucional: v. art. 5, XIV, XXXIII, XXXIV e 37, caput (publicidade como princpio da Adm. Pbl.). Alm disso, tambm princpio contemplado pelo Direito do Consumidor, v. CDC, arts. 4, 6, III, e 66. No Direito Ambiental est presente no art. 225, 1, IV, in fine, da CF, e na Lei n. 10.650/03 regulamenta o direito informao (art. 2, 1).

Questo do SIGILO no art. 2, 2 e 3 da L. 10.650/03 . H tambm previso no Princpio 10 da Declarao do Rio, in fine: [...] Os Estados iro facilitar e estimular a conscientizao e a participao popular, colocando as informaes disposio de todos .

19

COMPETNCIAS AMBIENTAIS

DEFINIO: Competncia uma fatia do poder para que detemrinado ente ou rgo possa exercer determinada funo.

CRITRIO DE REPARTIO: predominncia do interesse. UNIO fica com interesse geral; ESTADOS com interesse regional; MUNICPIOS com interesse local.

CRITRIO LINCENCIAMENTO: predominncia do interesse (v. art. 10, 4, da L. 6.938/81 e 4 da RES. 237/97)

A) COMPETNCIA MATERIAL/ADMINISTRATIVA/EXECUTIVA UNIO COMUM EXCLUSIVA Art. 23, VI, VII Art. 21, XII, b; XIX, XX, XXIII, XXV ESTADOS, DF Art. 23, VI, VII Art. 25, 3 MUNICPIOS Art. 23, VI, VII Art. 30, VIII, IX

a.1) JULGADOS INTERESSANTES NO MBITO DA COMPETNCIA MATERIAL: (a) ADI 2544-9/RS: lei gacha que responsabilizava os Municpios pela proteo dos stios arqueolgicos. No pode retirar dos demais entes esta competncia e atribuir a um s deles; (b) ADI 3338/DF: lei do DF foi julgada constitucional pois autorizava o DF a fazer a inspeo veicular. Competncia comum.

20

B) COMPETNCIA LEGISLATIVA UNIO CONCORRENTE EXCLUSIVA Art. 24, I, VI, VII, VIII Art. 22, I, IV, XII, XXVI ESTADOS, DF Art. 24, I, VI, VII, VIII MUNICPIOS

? Art. 30, I e II

b.1) COMPETNCIA CONCORRENTE: Art. 24, 1, da CF: Unio edita normas gerais e os Estados suplementam essas normas gerais. Veremos que os Municpios, por fora do art. 30, II, da CF, tambm detm essa prerrogativa. No caso de omisso da Unio, os Estados podero legislar com competncia legislativa plena. Norma Geral: Norma Geral para o STF seria a moldura do quadro a ser pintado pelos Estados e Municpios no mbito de suas competncias (ADIN 927-3, j. 04.11.1993, Ministro CARLOS VELLOSO).

b.2) QUESTO DA COMPETNCIA LEGISLATIVA MUNICIPAL: Apesar de no estar no rol do art. 24, foi includo via transversa por meio do art. 30 II, da CF, pelo que poderia suplementar a legislao federal e estadual no que couber. Mas s pode faz-lo no dito interesse local. O prprio STJ j reconheceu essa possibilidade ao estatuir que cabe aos municpios legislar supletivamente sobre proteo ambiental, na esfera do estritamente local (STJ, RESP 8.579/RJ, Ministro AMRICO LUZ, DJ de 18/11/91).

b.3) INTERESSE LOCAL: Art. 30, I, da CF O interesse local definido pela prpria Lei Orgnica do Municpio.

b.4) JULGADOS INTERESSANTES NO MBITO DA COMPETNCIA CONCORRENTE:

(a) ADI 2396/MT inconstitucionalidade de lei mato-grossense que proibia a produo e comercializao de AMIANTO. Unio que tem de legislar sobre o assunto e a lei federal j existe (L. 9.055/95);

21
(b) RESP 29.299-6/RS lei gacha que vedava ARMAZENAMENTO DE AGROTXICOS foi tida como invlida

22

MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIO FEDERAL (ART. 225)

1) ART. 225, CAPUT a) Direito Fundamental (mesmo sem estar no rol dos direitos fundamentais do art. 5 da CF ligado ao art. 1 , III, da CF) e princpio da ordem econmica (art. 170); b) bem de uso comum do povo (sentido leigo de res omnium); c) envolve obrigaes ativas/positivas por parte de todos; d) eqidade intergeracional: futuras geraes como SD;

2) INCISOS DO 1 SO CHAMADOS DE INSTRUMENTOS DE GARANTIA: ART. 225, 1, I Lei n. 9.985/00 (SNUC);

Problema da Compensao Ambiental (L. 9985/00 SNUC art. 36, caput e 1, 2, 3 - Natureza de indenizao. Obras de significativo impacto ambiental, assim consideradas com fundamento no EIA, tinham que apoiar uma Unidade de Conservao a ser definida pelo rgo ambiental. No havia limite mximo, s piso mnimo de 0,5%. Diante das muitas discusses, CONAMA editou a Res. N. 371/04 na qual fixou o percentual em 0,5%. (congelou percentual). Tiro no p da CNI - ADIN n. 3.378/04 declarou inconstitucionalidade parcial do art. 36, 1, retirando o piso mnimo de compensao. Crtica: fica-se sem parmetro seguro. Fica a critrio dos rgos licenciadores. Crtica: art. 944 do CC fixa parmetro para responsabilidade civil com base na extenso do dano, mas ele ainda no ocorreu no caso da compensao (h compensao sem dano).

3) ART. 225, 1, II Definio de Biodiversidade (art. 2, III, da L. 9985/00) Conveno da Biodiversidade (RIO/92) e Lei da Biossegurana (Lei n. 11.101/05);

4) ART. 225, 1, III REAS ESPECIALMENTE PROTEGIDAS ou de PROTEO ESPECIAL;

a) REAS DE PRESERVAO PERMANENTE APPS (arts. 2 e 3, da L. 4.771/65 Cdigo Florestal). As APPs incidem tanto sobe o domnio pblico como privado. So definidas pelo art. 1, II, da L. 4.771/65 como reas de especial interesse ambiental que no podem ser objeto de explorao pelo homem, a no ser mediante prvia autorizao federal. 1 espcie de APP: O art. 2 traz as APPs pelo s efeito da lei. A alnea a do art. 2 trata da metragem das ditas matas ciliares. A alnea b no faz meno metragem ao redor de lagoas e lagos, mas a Res. CONAMA 302, o faz. 2 espcie de

23
APP: esto definidas no art. 3 da L. 4.771/65, e dependem de ato do Poder Pblico, um decreto demarcador, para sua identificao.

b) RESERVA LEGAL Incidem somente sobre reas de domnio privado. Esto definidas pelo art. 1, III, da L. 4.771/65 . Trata-se de faixas percentuais em propriedades rurais que no podem ser desmatadas. A percentagem varia conforme a regio. De acordo com o art. 16 da Lei n. 4.771/65, na Amaznia o percentual de 80%. Nas demais reas em geral o percentual ser de 20%. So limitaes administrativas propriedade privada. Ainda que as propriedades rurais no possuam cobertura vegetal, a reserva legal deve ser averbada junto matrcula do imvel. Novo proprietrio do imvel no se desobriga de sua demarcao e manuteno futuras, mesmo que adquira o terreno j desmatado. uma obrigao propter rem, que segue a coisa durante toda a sua vida. A demarcao da rea da reserva legal feita pelo rgo ambiental local.

OBS 1 - INCIDNCIA TRIBUTRIA (IPTU e ITR): entendimento o de que o IPTU no incide sobre as reas de APP e RL, pois no h possibilidade de aproveitamento econmico das mesmas. O ITR tambm no incide e conta com previso legal nesse sentido (v. art. 10, 1, II da L. 9.633/96).

OBS 2 INDENIZAO: Muito se discutiu sobre a possibilidade de indenizao para os proprietrios onerados pelas APPs ou RLs, pois se debatia se APPs e RLs seriam limitaes administrativas (caso em que no h possibilidade de indenizao) ou servides (caso em que seria vivel a indenizao). Hoje a tendncia do STJ abstrair dessa discusso acerca da natureza jurdica dessas reas e de admitir a indenizao se havia, em tese, possibilidade de explorao econmica da regio (esvaziamento econmico da propriedade).

c) UNIDADES DE CONSERVAO (art. 2, I, c/c art. 7 da L. 9.985/00 ) UNIDADES DE PROTEO INTEGRAL: 1) Estao Ecolgica; 2) Reserva Biolgica; 3) Parque Nacional; 4) Monumento Natural; 5) Refgio da Vida Silvestre (em princpio a utilizao econmica direta vedada); UNIDADES DE USO SUSTENTVEL: 1) rea de Proteo Ambiental (APA); 2) rea de Relevante Interesse Ecolgico (ARIE); 3) Floresta Nacional (FLONA); 4) Reserva Extrativista (REXTRA); 5) Reserva de Fauna (REFA); 6) Reserva de Desenvolvimento Sustentvel (REDSUS); 7) Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN) (uso sustentvel possvel).

OBS 1 COMO DECORAR Infelizmente a maior parte dos concursos exige a decoreba de quais so as de uso integral e quais so as de uso sustentvel. Um processo mnemnico para facilitar a assimilao seria recorremos ao grupo de rock brasileiro dos anos 80: RPM. Vamos pronunciar o primeiro R como se l ficanodo: ERREPM - E de Estao Ecolgica; R de Reserva Biolgica; R de

24
Refgio da Vida Silvestre; P de Parque Nacional; M de Monumento Natural. As demais so de Uso Sustentvel.

OBS 2 CONSULTA PBLICA OBRIGATRIA : De acordo com o art. 4 do Decreto n. 4.340/02, que regulamentou a lei do SNUC, poderia ser feita uma consulta pblica na implantao das unidades de conservao. A jurisprudncia do STF, no entanto, caminha no sentido de entender que ela seria obrigatria, constituindo verdadeiro requisito para sua implantao (v. MS 24665-DF/04, Ministro CEZAR PELUSO).

OBS 3 PLANO DE MANEJO E ZONA DE AMORTECIMENTO Para cada unidade de conservao deve corresponder um plano de manejo a ser elaborado pelo rgo gestor da unidade no prazo de 5 anos de sua criao. Nesse plano ser delimitada a zona de amortecimento da rea, que circunda a unidade de conservao.

5) ART. 225, 1, IV ESTUDO PRVIO DE IMPACTO AMBIENTAL - EIA ligado ao princpio da preveno e precauo. O que significativo? Autoridade ambiental discricionria para definir os casos em que ser exigido? No. A Res. CONAMA n. 001/86 traz um rol exemplificativo em que h presuno de lesividade ao MA (art. 2).

6) ART. 225, 1,V Princpo do Limite Ex.: Lei n. 7.802/89 e Dec. 4.074/2002 (destinao final das embalagens);

7) ART. 225, 1, VI EDUCAO AMBIENTAL: Lei n. 9.795/99 (educao ambiental prevista na Lei de Diretrizes e Bases);

8) ART. 225, 1, VII - ANIMAIS

Curiosidades: a) impetrao de HC para preso poltico durante a ditadura com base no Dec. 24.645/45; b) 2007: impetrao de HC em favor de Sua, chimpanz.

Anlise do art. 32 da Lei n. 9.605/98 : (a) no-revogao do Dec. 24.645/45 que trata de vrios exemplos de maus-tratos no art. 3; (b) revogao do art. 64 da LCP; (c) anlise do art. 32 da L. 9.605/98 (sujeito ativo e passivo do delito) e comparao com o art. 163 do CP (animal como objeto material da conduta); (d) existncia de outros

25
diplomas legais como a L. 5.197/67 (Lei de Proteo Fauna), L. 7.173/83 (Lei dos Zoolgicos), e DL 221/67 (Cdigo de Pesca); L. 11.794/08 (Experimentao Animal Lei Arouca revoga a L. 6.638/79 - vivisseco).

Crtica: inexistncia de tipo para o crime de trfico de animais silvestres;

Fauna como propriedade do Estado? O art. 1 da L. 5.197/67 no foi recepcionado pela CF, pois a fauna bem de uso comum do povo e, como tal, BEM DIFUSO.

Julgados: a) Farra-do-boi (RE n. 153.531/SC) e briga-de-galo (ADIN n. 1856-6/RJ); b) no futuro questo dos rodeios (L. 10.220/01 crueldade consentida); e abate ritualstico de animais (dicotomia crena-ao).

Abate humanitrio e crueldade ou sofrimento desnecessrio : o paradoxo da expresso.

9) ART. 225, 2 - art. 2, VIII da Lei n. 6.938/81 e Dec. 227/67 (Cdigo de Minerao);

10) ART. 225, 3 - Responsabilidade Cumulativa no mbito CIVIL (art. 14, 1, da L. 6.938/81)/ ADMINISTRATIVO (Dec. n. 3.1799/99 foi recentemente revogado pela L. 6514/08) /PENAL (L. n. 9.605/98);

11) ART. 225, 4- Crtica que se faz que o 4 mistura, impropriamente, BIOMAS (Floresta Amaznica), ACIDENTES GEOGRFICOS (Serra do Mar) e ZONAS DE INTERAO (Zona Costeira). Outra crtica que ficaram de lados BIOMAS importantes como a CAATINGA, o CERRADO e o PAMPA GACHO, por exemplo.

OBS.: Mata Atlntica regida pela recente L. 11.428/06. Os demais BIOMAS so regidos pelo Cdigo Florestal (L. 4.771/65) e pelas Leis n. 9.985/00 (SNUC) e 9.605/98 (Crimes Ambientais).

12) ART. 225, 5 - Indisponibilidade das terras devolutas e arrecadadas.

26
13) ART. 225, 6 - Nuclear Licenciamento Especial ( Res. CONAMA n. 237/97) e arts. 21, XXIII, a; art. 49, XIV, ambos da CF.

POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA L. 6.938/81

1) Princpios da PNMA: art. 2

QUADRO DE PRINCPIOS

a) Defesa do MA como princpio da ordem econmica art. 171, VI, da CF; Princpio n. 4 da Declarao de Estocolmo/72; Princpios n. 3 e 4 da Declarao da Rio/92. b) Princpio da participao popular na proteo do MA art. 14, I, II e III, da CF; art. 6, II, da L. 6.938/81 (rgos colegiados); art. 11, 2 da Res. CONAMA n. 001/86 (audincias pblicas); e Res. CONAMA 009/87 (audincias pblicas sempre que necessrio ou por solicitao de 50 ou mais cidados art. 2); controle judicial (ADIN, ACP, APopular, etc.). c) Princpio da avaliao prvia dos impactos ambientais art. 225, 1, VI, CF; art. 9 da L. 6.938/81; Princpio n. 17 da Declarao do Rio/92; d) Princpio da precauo de danos art. 225, 1, IV, CF; Princpio n. 1 da Declarao de Estocolmo/72; Princpios n. 3 e 15 da Declarao do Rio/92; e) Princpio da responsabilidade civil, penal e administrativa art. 225, 2 e 3, da CF. f) Princpio da utilizao racional dos recursos ambientais art. 2, II, da L. 6.938/81; Princpios n. 3 e 5 da Declarao de Estocolmo/72; Princpio n. 8 da Declarao do Rio/92.

2) Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA (tambm na L. 6.938/8/1) art. 6: estrutura de rgos: a) rgo superior (art. 6, I) CONSELHO DE GOVERNO; b) rgo consultivo e deliberativo (art. 6, II) CONAMA (Min. Meio Ambiente Presidente do CONAMA; competncias do CONAMA no art. 8 da L. 6.938/81);

Composio do CONAMA (art. 4 do Dec. 99.274/90): 1) Plenrio (Min. MA; Sc. MA; Rep. IBAMA; Rep. ANA; Rep. de todos os Ministrios; Reg. Gov. Estaduais;

27
8 Rep. Municipais; 21 Rep. Entidades Profissionais TODOS ESSES AGENTES EXERCEM SERVIO DE NATUREZA RELEVANTE NO REMUNERADO CUSTEIO DE CADA UMA DAS ENTIDADES v. art. 6, 4 do Dec. 99.274/90); 2) Comit Interno de Polticas Ambientais ; 3) Cmaras Tcnicas; 4) Grupos de Trabalho; 5) Grupos Assessores.

c) rgo central (art. 6, III) SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE (planejamento e superviso); d) rgo executor (art. 6, IV) IBAMA (autarquia federal - L. 7.735/89 finalidades, estrutura e objetivos); e) rgos seccionais (art. 6, V) MG SEMAD; RJ INEA; SP CETESB. f) rgos locais (art. 6, VI) Muitos municpios j tm seus rgos ambientais estruturados. Em SP temos a SMMA e a SVMA. No RJ a SMAC.

3) Instrumentos da PNMA art. 9 da L. 6.938/81:

a) padres de qualidade ambiental;

b) zoneamento urbano;

c) AIA (Res. CONAMA n. 237/97);

d) espaos territoriais protegidos (APPs, Reserva Legal e Unid. Conservao);

e) audincia pblica (Res. CONAMA n.9/87 50 ou mais cidados);

f) garantia prestao de informaes (L. n. 10.650/03);

g) licenciamento ambiental

28

29

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

a) Origem: poder-de-polcia + prncpio da preveno

b) Definio: art. 1, I, da Res. CONAMA 237/97.

c) Natureza Jurdica: Procedimento Adiministrativo qualificado por ser um instrumento da PNMA, de acordo com o art. 9, IV, da L. 6.938/81.

Questo: Seria mesmo um procedimento ou um processo administrativo? PAULO DE BESSA ANTUNES defende que seria um processo administrativo, pois estariam presentes a publicidade (audincias pblicas), o contraditrio e ampla defesa. Res. 65/2005 (energia hidroeltrica) j fala em processo administrativo.

d) Necessidade: art. 10 da L. 6.938/81 (toda obra que utilizem recursos ambientais e que possam causar degradao)

e) Regra: art. 10 da L. 6.938/81: atuao do RGO AMBIENTAL ESTADUAL (INEA Instituto Estadual do Ambiente, criado em 2008, que substitui a Serla, IEF e FEEMA) e SUPLETIVIDADE DO IBAMA (v. art. 4 da Res. CONAMA 237/97 para caracterizar o interesse do IBAMA). Princpio do nico nvel de licenciamento ambiental previsto no art. 7 da Res. 237/97 CONAMA.

30

DA LICENA AMBIENTAL

a) Definio: art. 1, II, da Res. CONAMA 237/97

b) Natureza Jurdica: CONTROVRSIA: Seria ela uma licena propriamente dita ou uma autorizao? Via de regra as LICENAS so VINCULADAS e DEFINITIVAS, e as AUTORIZAES DISCRICIONRIAS E PRECRIAS . Ela tem um qu de discricionariedade, pois se os estudos ambientais forem desfavorveis o Poder Pblico pode no conced-la ou condicion-la fortemente. Ao mesmo tempo que tem tambm um qu de precariedade, pois no so definitivas, mas so estveis, na medida em que tm prazos fixos que lhe conferem certa estabilidade. A doutrina tende a coloc-la como um terceiro gnero, ao lado das licenas propriamente ditas e autorizaes.

c) Adoo de novos padres pela autoridade ambiental : aquele que est regularmente licenciado no obrigado a adotar novos padres que surgem durante o prazo de vigncia da sua licena. O Poder Pblico pode negociar com o empreendedor a adoo voluntria de novos parmetros de proteo ambiental. Uma vez encerrado o prazo de validade da licena, os novos padres so imediatamente exigveis.

d) Estudos ambientais (AIA e EIA): art. 1, III, da L. 6.938/81, do qual so espcies o AIA, exigido em todas as atividades elencadas no rol do Anexo I da Res. CONAMA 237/97; e EIA/RIMA, previsto na CF, art. 225, 1, IV , exigido para os casos de significativo impacto ambiental (presuno de significativa lesividade das atividades constantes da Res. CONAMA 001/86.

e) Etapas ou Tipo de Licenas: previstas no art. 8, da Res. CONAMA 237/97 (LP, LI, LO).

f) Possibilidade de Procedimento Simplificado : art. 12, 1, da Res. CONAMA 237/97 (atividades de pequeno impacto).

g) Prazos de Validade: art. 18 da Res. 237/97 CONAMA LP at 5 anos; LI at seis anos; LO entre 4 e 10 anos.

h) Renovao: art. 18, 4, da Res. 237/97 CONAMA.

31

32

RESPONSABILIDADE CIVIL E DANO AMBIENTAL

1) Elemetos da responsabilidade civil: a) ato ilcito; b) nexo de causalidade; c) dano;

2) Responsabilidade Objetiva: fundamentos: art. 225, 3, da CF; art. 927, pargrafo nico do CC; e art. 14, 1, da L. 6.938/81;

3) Modalidades da Responsabilidade Objetiva:

(a) Teoria do Risco Criado/Administrativo Corrente clssica do Direito Administrativo e da Jurisprudncia. Admisso das excludentes clssicas da responsabilidade (menos a licitude da atividade). O art. 14, 1, da L. 6.938/81 deve se subsumir teoria do art. 37, 6 da CF; ARNOLD WALD, JOS DE AGUIAR DIAS, TOSHIO MUKAI, RUI STOCCO;

(b) Teoria do Risco Integral (majoritria) JOS AFONSO DA SILVA, SERGIO CAVALIERI, FILHO, NELSON NERY JR., CARLOS ROBERTO GONALVES, SILVIO DE S VENOSA, DIS MILAR, PAULO BESSA ANTUNES impossibilidade de excludentes (caso fortuito, fora maior, fato de terceiro);

Discusso a respeito da responsabilidade por danos nucleares (art. 21, XXIII, d, da CF)

NO STJ: RESP 327254/PR 12/2002 (ELIANA CALMON) risco criado 442586/SP 02/2003 (FUX) risco integral.

RESP

CASO INTERESSANTE: Poluio causada por garrafas PET. Processo movido contra empresa fabricante, apesar do lixo ter sido causado pelos consumidores ( responsabilidade super integral viola a causalidade adequada do art. 403 do CC).

4) Solidariedade: art. 942 do CC;

5) Dano Moral Ambiental Rompe com o paradigma clssico do dano moral individual.

33

Dano Moral Coletivo 6, VI, CDC; Dano Moral Ambiental 1, I, L. 7.347/85

6) Responsabilidade Civil do Estado por omisso na fiscalizao possvel

34

RESPONSABILIDADE PENAL AMBIENTAL

1) Possibilidade de apenao da pessoa jurdica (art. 3 da L. 9.605/98, art. 225, 4, da CF e STJ RESP n. 564.960/SC);

2) Teoria do ricochete STJ

3) Teoria da DISREGARD (art. 4 da L. 9.605/98);

4) Aplicao da Pena, requisitos (art. 6 da L. 9.605/98)

5) Possibilidade de aumento da pena: art. 18 da L. 9.605/98

6) Penas para PJ no art. 21 (v. liquidao forada no art. 24); PF arts. 21 e 22.

7) Circunstncias Atenuantes (art. 14 da L. 9.605/98)

8) Circunstncias Agravantes (art. 15 da L. 9.605/98)

9) Alguns tipos penais importantes: arts. 29, 32, 38, e 54.

35

RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA

Decreto n. 6.514/08 revoga o Decreto n. 3.179/99

36

POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

1) MARCOS LEGISLATIVOS: Conferncia de Dublin, Irlanda, em 1992, Rio 92, e Conferncia de Bonn (Dublin +10); nacionalmente: Lei n.. 9.433/97

2) BEM DE USO COMUM COM VALOR ECONMICO : Art. 1, I e II: gua como bem de domnio pblico, mas dotado de valor econmico. O fato de serem encontrados recursos hdricos em propriedade particular no torna o proprietrio titular do domnio desses recursos. Esses recursos estaro sujeitos a um regime de outorga.

3) UTILIZAO RACIONAL: princpio retor da utilizao desses recursos (art. 2 da L. 9.433/97).

4) CLASSIFICAO DAS GUAS: Res. CONAMA n. 20/86: doces, salinas e salobras.

5) REGIME DE OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HDRICOS: Recursos Hdricos sujeitos outorga (art. 12 da L. 9.433/97).

6) COBRANA PELA UTILIZAO (art. 5, IV c;/c art. 19 da L. 9.433/97) Princpio do usurio-pagador. A contraprestao pela utilizao das guas pblicas no configura imposto porque a vantagem do particular puramente acidental; no taxa, pois no se est diante de exerccio de poder de polcia ou da utilizao efetiva ou potencial de servio pblico e divisvel; e no contribuio de melhoria, por inexistir obra pblica. Sendo assim, e por excluso, est-se diante de PREO PBLICO, que parte das receitas originrias, pois so fonte de explorao do patrimnio pblico.

7) CRIAO DA AGNCIA NACIONAL DE GUAS ANA

37

GESTO DE FLORESTAS PBLICAS

L. 11.284/06 Instituio do Servio Florestal Brasileiro Princpios (art. 2).

You might also like