You are on page 1of 30

Manual de consulta rpida

GT-S5660

Para mais informao, consulte o manual completo do produto em www.samsungmobile.com

Obrigado por adquirir este dispositivo mvel Samsung. Este dispositivo proporciona comunicaes mveis e entretenimento de alta qualidade baseados na tecnologia avanada e nos elevados padres de qualidade da Samsung. O contedo do presente manual poder diferir do produto ou do software fornecido pelas operadoras, e est sujeito a alteraes sem aviso prvio. Os itens fornecidos com o dispositivo e os acessrios disponveis podem variar, consoante a sua regio ou operadora. Poder adquirir outros acessrios para o seu Samsung num distribuidor local. Os acessrios fornecidos so os melhores para o seu dispositivo. Outros acessrios para alm dos fornecidos podero ser incompatveis com o seu dispositivo.

cones informativos
Antes de iniciar, familiarize-se com os cones que ir encontrar neste manual: Atenosituaes passveis de causar ferimentos ao prprio ou terceiros Atenosituaes passveis de causar danos ao dispositivo ou a outro equipamento

Notanotas, sugestes de utilizao ou informaes adicionais [ ] Parntesis rectosteclas do dispositivo

Copyright
Copyright 2011 Samsung Electronics Este manual protegido por leis de copyright internacionais. Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida, distribuda, traduzida ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio, seja ele electrnico ou mecnico, inclundo fotocpias, gravao ou armazenamento em qualquer sistema de armazenamento e acesso a informaes, sem permisso prvia e por escrito da Samsung Electronics.

Marcas Registadas
SAMSUNG e o logtipo da SAMSUNG so marcas registadas da Samsung Electronics. O logtipo do Android, Google Maps, Google Mail, YouTube, Android Market e Google Talk so marcas comerciais da Google, Inc. e so marcas registadas da SRS Labs, Inc. As tecnologias Headphone e WOW HD esto incorporadas sob licena da SRS Labs, Inc.

Bluetooth uma marca registada da Bluetooth SIG, Inc. em todo o mundo. Wi-Fi, o logtipo Wi-Fi CERTIFIED e o logtipo Wi-Fi so marcas registadas da Wi-Fi Alliance. O seu dispositivo utiliza uma frequncia no harmonizada e pode ser utilizada em todos os pases da Europa. A WLAN pode ser utilizada dentro da UE sem restries dentro de casa, mas em Frana no pode ser utilizado no exterior. Todas as outras marcas registadas e direitos de autor pertencem aos respectivos proprietrios.

Montar
Instalar o carto SIM ou USIM e a bateria
1. Se o dispositivo estiver ligado, prima sem soltar [ seleccione Desligar para o desligar. 2. Retirar a tampa da bateria. ]e

3. Insira o carto SIM ou USIM com os contactos dourados voltados para baixo.

4. Insira a bateria.

5. Volte a colocar a tampa da bateria.

Carregar a bateria
Antes de utilizar o dispositivo pela primeira vez, dever carregar a bateria. Utilize apenas carregadores e cabos aprovados pela Samsung. Outros equipamentos que no os autorizados podero fazer com que as baterias explodam ou causem danos ao dispositivo. 1. Ligue o pequeno terminal do adaptador de viagem no seu dispositivo.

Uma ligao inapropriada do carregador poder causar srios danos ao seu dispositivo. Todo o dano causado por m utilizao no ser abrangido pela garantia.

2. Ligue o terminal maior do carregador numa fonte de energia. Enquanto o dispositivo est a carregar, o ecr ttil poder no funcionar correctamente devido a uma fonte de energia instvel. Se isto acontecer, desligue o carregador do dispositivo. 3. Quando a bateria estiver totalmente carregada, desligue primeiro o carregador do dispositivo e s depois da tomada. No retire a bateria antes de remover o carregador. Tal pode causar danos no dispositivo. Para poupar energia, desligue o adaptador de viagem quando no estiver a ser utilizado. O adaptador de viagem no tem um interruptor ligar/desligar, pelo que dever deslig-lo da corrente para interromper o fornecimento de energia. Quando em uso, dever ser mantido no tomada.

Comear
Ligar e desligar o dispositivo
Para ligar o dispositivo, prima sem soltar [ ]. Se for a primeira vez que liga o dispositivo, siga as instrues no ecr para configurar o seu dispositivo. Para desligar o dispositivo, prima sem soltar [ seleccione Desligar. ]e

Respeite todos os avisos e informaes dadas por pessoal autorizado, quando se encontrar em reas onde o uso de dispositivos sem fios restricto, tal como avies e hospitais. Para utilizar apenas os servios sem rede do seu dispositivo, mude para o modo Voo.

Descrio do dispositivo
Sensor de proximidade Auscultador

Tecla de volume

Ecr ttil

Tecla Incio Tecla Voltar Tecla Menu Microfone Entrada multifunes

Entrada para auricular Tecla Ligar Desligar /Bloquear

Altifalante Objectiva da cmara Tampa traseira

Ranhura para Carto de Memria

Antena Interna

10

Teclas
Tecla Funo Ligar o dispositivo (prima sem soltar); Aceder aos menus rpidos (prima sem soltar); Bloquear o ecr ttil. Abrir uma lista de opes disponveis no ecr actual. Voltar ao ecr de inactividade; Abrir a lista de aplicaes recentes (prima sem soltar). Voltar ao ecr anterior.

Ligar Desligar/ Bloquear Menu

Incio

Voltar

Ajustar o volume do dispositivo. Volume

11

Ecr ttil
O ecr ttil do seu dispositivo permite seleccionar facilmente itens ou executar funes. Controle o ecr ttil tocando, tocando sem soltar, ou arrastando pelo ecr.

Ecr inactivo
Quando o dispositivo estiver no modo inactivo, ir ver o ecr inactivo. No ecr inactivo, pode visualizar os cones indicadores, widgets, atalhos para aplicaes, e outros itens. O ecr de inactividade tem vrios painis. Passe o dedo para a direita ou esquerda do painel do ecr inactivo.

cones indicadores
Os cones indicadores mostram a potncia do sinal, o estado do dispositivo, a hora actual, e outras informaes no topo do ecr.

Painel de atalhos
No painel de atalhos, pode utilizar menus de atalho e aceder a uma lista de notificaes, tal como novas mensagens, prximos eventos, e estados de processamento. Toque na rea dos cones indicadores, no cimo do ecr, e arraste-a com o dedo para baixo para abrir o painel de atalhos. Para ocultar o painel, arraste a parte inferior da lista para cima.

12

Aceder a aplicaes
1. No modo Inactivo, seleccione Menu. para aceder ao modo 2. Desloque-se para a esquerda ou direita para outro ecr de menu. 3. Seleccione uma aplicao. 4. Prima [ ] para voltar ao ecr anterior; prima a tecla Incio para voltar ao ecr de inactividade.

Aceder s aplicaes recentes


Prima sem soltar a tecla Incio para visualizar as aplicaes que utilizou recentemente.

Iniciar vrias aplicaes


O dispositivo permite-lhe efectuar vrias tarefas abrindo vrias aplicaes em simultneo. Para iniciar vrias aplicaes, prima a tecla Incio enquanto utiliza uma aplicao para voltar ao modo Inactivo, e em seguida seleccione uma aplicao a iniciar.

Insira texto
Pode inserir texto atravs do teclado virtual ou no modo de escrita manual. Pode utilizar tambm as opes de edio para copiar e colar texto.

13

Teclado Swype
Com o teclado Swype pode inserir texto deslizando os dedos pelos caracteres do teclado. Toque no primeiro caracter da palavra, arraste-se para os caracteres seguintes, e solte o seu dedo do ecr no ltimo caracter.

Teclado Samsung
O teclado Samsung oferece diferentes tipos de teclado (tal como o teclado QWERTY e 3x4) e o modo escrita manual. Quando utiliza os teclados QWERTY e 3x4 para introduzir texto, utilize a funo texto predictivo. Esta funo ir prever a palavra que est a escrever e ir mostrar sugestes. Ao introduzir texto, rode o dispositivo para visualizar o teclado QWERTY no modo paisagem.

Efectuar ou atender uma chamada


Pode efectuar uma chamada, inserindo o nmero de telefone ou seleccionando um nmero na lista de contactos. Pode tambm aceder ao registo de chamadas para remarcar nmeros marcados recentemente.

Efectuar uma chamada


Abra o ecr de marcao, insira um nmero de telefone, e seleccione .

14

Atender uma chamada


Quando receber uma chamada, arraste ao ponto. at que chegue

Enviar e receber mensagens


Saiba como criar e enviar SMS, MMS ou mensagens de e-mail, e a ver ou gerir mensagens que enviou ou recebeu. Poder ter custos adicionais enviar ou receber mensagens quando no se encontra na sua zona de cobertura. Para mais detalhes contacte a sua operadora.

Mensagem de texto ou multimdia


Pode criar e enviar simples SMS ou MMS, que contm ficheiros de texto, imagem, vdeo, e som.

Mensagem de e-mail
Pode usar a aplicao de e-mail para enviar mensagens de e-mail para o seu dispositivo. Antes de enviar e receber mensagens de e-mail necessita criar uma conta de e-mail.

15

Ligar Internet
Pode ligar-se Internet sem fios, usando a funo WLAN ou ligaes de rede mvel. Abra a aplicao web e navegue pelas pginas web. Pode adicionar as suas pginas preferidas aos favoritos ou utilizar vrias opes web. Poder ter que pagar para aceder a algumas pginas e para transferir ficheiros de multimdia. Para mais detalhes contacte a sua operadora.

16

Precaues de segurana
Para evitar ferimentos em si e noutras pessoas, e danos ao seu dispositivo, leia toda a informao que se segue antes de utilizar o dispositivo.

Aviso: Evitar choques elctricos, ocorrncia de chamas e exploses


No utilize cabos de electricidade ou fichas danificadas, nem tomadas desencaixadas No toque no cabo de electricidade com as mos molhadas, nem puxe o cabo para desligar o carregador No tora nem danifique o cabo de electricidade No utilize o dispositivo durante o carregamento nem toque no dispositivo com as mos molhadas No provoque curto-circuitos no carregador nem na bateria No deixe cair nem cause embates no carregador nem na bateria No carregue a bateria com carregadores no aprovados pelo fabricante No utilize o seu dispositivo durante trovoadas
O dispositivo poder no funcionar correctamente e aumenta o risco de atrair raios.

No manuseie uma bateria de Ies de Ltio danificada ou com fugas


Para a eliminao segura das Baterias de Ies de Ltio, contacte o centro de assistncia autorizado mais prximo.

Manusear e eliminar as baterias e carregadores adequadamente


Utilize apenas baterias e carregadores aprovados pela Samsung que tenham sido especificamente concebidos para o seu dispositivo. A utilizao de baterias e carregadores incompatveis pode causar ferimentos graves ou danificar o seu dispositivo.

17

Nunca elimine baterias ou dispositivos com fogo. Siga todos os regulamentos locais para a eliminao de baterias ou dispositivos usados. Nunca coloque as baterias ou o dispositivo sobre ou dentro de dispositivos de aquecimento, como microondas, fornos ou radiadores. As baterias podem explodir quando sobreaquecidas. Nunca esmague ou perfure a bateria. Evite expor a bateria a presses externas elevadas as quais podem resultar num curto-circuito interno e sobreaquecimento.

Proteja os dispositivo, baterias e carregadores de danos


Evite expor o dispositivo e as baterias a temperaturas muito baixas ou muito elevadas. As temperaturas extremas podem causar deformaes no dispositivo e reduzir a capacidade de carregamento e a durao do dispositivo e das baterias. Impea que as baterias entrem em contacto objectos metlicos, dado que isso poder criar uma ligao entre os plos + e das baterias e resultar em danos temporrios ou permanentes nas baterias. Nunca utilize carregadores ou baterias danificadas.

Ateno: siga todos os avisos de segurana e regulamentos se utilizar o dispositivo em reas restritas
Desligue o dispositivo nos locais onde o seu uso for proibido
Observe todos os regulamentos que limitem o uso de um dispositivo mvel numa determinada rea.

No utilize o dispositivo perto de outros dispositivos electrnicos


A maioria dos dispositivos electrnicos utiliza sinais de radiofrequncias. O dispositivo poder interferir com outros dispositivos electrnicos.

No utilize o dispositivo perto de um pacemaker


Se for possvel, evite utilizar o dispositivo num raio de 15 cm de um pacemaker, dado que o dispositivo poder interferir com o pacemaker. Se tiver de utilizar o dispositivo, mantenha uma distncia de, pelo menos, 15 cm em relao ao pacemaker. Para minimizar eventuais interferncias com um pacemaker, utilize o dispositivo no lado oposto do corpo em relao ao pacemaker.

18

No utilize o dispositivo em hospitais nem perto de equipamentos mdicos que possam sofrer interferncias de radiofrequncias
Se for portador de equipamentos mdicos, contacte o fabricante do equipamento para assegurar a segurana do seu equipamento de radiofrequncias.

Se utilizar um aparelho de audio, contacte o fabricante para obter informaes sobre interferncias de radiofrequncias
Alguns aparelhos de audio podero sofrer interferncias das radiofrequncias do dispositivo. Contacte o fabricante para assegurar a segurana do seu aparelho de audio.

Desligue o dispositivo em ambientes potencialmente explosivos


Desligue o dispositivo em ambientes potencialmente explosivos em vez de retirar a bateria. Observe sempre os regulamentos, instrues e sinais de aviso em ambientes potencialmente explosivos. No utilize o dispositivo em postos de abastecimento (estaes de servio) ou prximo de combustveis ou qumicos, e reas de exploses. No armazene ou transporte lquidos inflamveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento em que guarda o dispositivo, os componentes ou acessrios.

Desligue o dispositivo sempre que estiver num avio


Utilizar o dispositivo num avio ilegal. O dispositivo poder interferir com os instrumentos de navegao electrnicos do avio.

Os dispositivos electrnicos num veculo motorizado podero no funcionar correctamente devido s radiofrequncias do dispositivo
Dispositivos electrnicos no seu carro podero no funcionar correctamente devido s radiofrequncias do dispositivo. Contacte o fabricante para obter mais informaes.

19

Observe todos os avisos de segurana e regulamentos relativamente ao uso de dispositivos mveis durante a conduo de um veculo
A sua responsabilidade principal a conduo em segurana. Nunca utilize o seu dispositivo mvel enquanto conduz, se tal for proibido pela lei. Para a sua segurana e a dos outros, aplique as regras do bom senso e no se esquea dos seguintes conselhos: De acordo com a legislao em vigor, a utilizao durante a conduo de telemveis dotados de dois auriculares proibida, mesmo no caso de o condutor utilizar apenas um dos dois auriculares (art. 84 do Cdigo da Estrada). Utilize um dispositivo mos-livres. Familiarize-se com o dispositivo e as suas funes convenientes, tais como a marcao rpida e a marcao repetida. Estas funes ajudam a reduzir o tempo necessrio para efectuar ou receber chamadas no seu dispositivo mvel. Coloque o dispositivo ao seu alcance. Ter de conseguir alcanar o seu dispositivo sem fios sem desviar o olhar da estrada. Se receber uma chamada num momento inoportuno, deixe que o seu voicemail atenda a chamada. Informe o seu interlocutor de que est a conduzir. Interrompa as chamadas em condies de trnsito complicadas ou condies meteorolgicas de perigo. A chuva, neve, o gelo e condies de trnsito complicadas podem constituir perigos. No tome notas nem procure nmeros de telefone. Apontar tarefas ou percorrer a lista telefnica do dispositivo distrai-o da sua responsabilidade principal de conduzir em segurana. Marque os nmeros de forma prudente e avalie o trnsito. Faa as suas chamadas sempre que estiver parado ou antes de entrar no trnsito. Tente planear as suas chamadas para quando o seu carro estiver parado. Se precisar de fazer uma chamada, marque apenas alguns nmeros, verifique o trnsito e os retrovisores, e continue a marcar. No se envolva em conversas emotivas ou susceptveis de causarem stress que o possam distrair. Informe o seu interlocutor de que est a conduzir e interrompa conversas que potencialmente o podero distrair do trnsito. Utilize o dispositivo para pedir ajuda. Chame um nmero de emergncia local em caso de incndio, acidentes rodovirios ou urgncias mdicas. Utilize o dispositivo para ajudar outros em casos de emergncia. Se presenciar um acidente rodovirio, um crime a ser cometido ou um caso de emergncia grave com vidas em perigo, chame um nmero de emergncia local.

20

Em caso de necessidade, chame a assistncia rodoviria ou um nmero de assistncia especial que no seja de emergncia. Se vir um veculo avariado que no representa qualquer perigo grave, um sinal de trnsito avariado ou danificado, um pequeno acidente rodovirio sem sinais aparentes de pessoas feridas, ou um veculo de que sabe que foi roubado, chame a assistncia rodoviria ou outro nmero de assistncia especial que no seja de emergncia.

Cuidado e utilizao correctos do seu dispositivo mvel


Mantenha o dispositivo seco
A humidade e todos os tipos de lquidos podem danificar as peas ou os circuitos electrnicos do dispositivo. Se estiver molhado, retire a bateria sem ligar o dispositivo. Enxugue o dispositivo com um toalhete e leve-o para um centro de assistncia. Os lquidos alteram a cor da etiqueta que indicam danos de gua no interior do dispositivo. Os danos provocados pela gua no dispositivo podem anular a garantia do fabricante.

No utilize nem guarde o dispositivo em reas sujas com p


O p pode fazer com que o dispositivo se avarie.

No guarde o dispositivo em superfcies inclinadas


Se o dispositivo cair, poder ficar danificado.

No guarde o dispositivo em reas quentes ou frias. Utilize o dispositivo entre -20 C e 50 C


O dispositivo pode explodir se o deixar dentro de um veculo fechado, dado que a temperatura no interior pode atingir os 80 C. No exponha o dispositivo luz solar directa durante perodos prolongados (por exemplo, no tablier dum carro). Guarde a bateria entre 0 C e 40 C.

No guarde o dispositivo com objectos metlicos, por exemplo, moedas, chaves ou colares
O dispositivo poder ficar deformado ou avariar-se. Se os plos da bateria entrarem em contacto com objectos metlicos, poder ocorrer um incndio.

21

No guarde o dispositivo perto de campos magnticos


O dispositivo poder avariar-se ou a bateria poder descarregar-se devido exposio a campos magnticos. Os cartes com banda magntica, por exemplo, cartes de crdito, cartes telefnicos, e cartes de embarque podero ser danificados pelos campos magnticos. No utilize estojos de transporte ou acessrios com fechos magnticos e evite que o dispositivo entre em contacto com campos magnticos durante um longo perodo de tempo.

No guarde o dispositivo perto ou dentro de aquecedores, microondas, equipamentos de cozinha com calor ou recipientes de alta presso
Podero ocorrer fugas na bateria. O dispositivo poder sobreaquecer e causar um incndio.

No deixe cair o dispositivo nem cause embates no dispositivo


O ecr do dispositivo poder ficar danificado. Se for torcido ou deformado, o dispositivo poder ficar danificado ou algumas peas podero no funcionar correctamente.

Caso a cmara do seu dispositivo tenha flash ou luz, no os utilize demasiado perto dos olhos de pessoas ou animais de estimao
Utilizar um flash perto dos olhos poder causar perda de viso temporria ou danos nos olhos.

Garanta a durao mxima da vida til da bateria e do carregador


Evite carregar a bateria durante mais de uma semana, pois uma sobrecarga poder diminuir a vida til da bateria. Aps algum tempo, as baterias no utilizadas sero descarregadas e devero ser novamente carregadas antes de serem utilizadas. Desligue os carregadores das fontes de alimentao quando estes no estiverem a ser utilizados. Utilize as baterias apenas para os fins a que se destinam.

Utilize baterias, carregadores, acessrios e consumveis aprovados pelo fabricante


O uso de baterias ou carregadores genricos poder encurtar a vida til do dispositivo ou causar avarias no dispositivo.

22

A Samsung no se responsabiliza pela segurana do utilizador se o mesmo utilizar acessrios ou consumveis no aprovados pela Samsung.

No coloque o dispositivo ou a bateria na boca


Ao faz-lo, poder danificar o dispositivo ou causar uma exploso. Se o dispositivo for usado por menores, certifique-se de que os mesmos utilizam o dispositivo correctamente.

Ao falar no dispositivo:
Segure o dispositivo na vertical, tal como o faria com um telefone convencional. Fale directamente para o microfone. Evite o contacto com a antena interna do dispositivo. Ao tocar na antena, poder reduzir a qualidade da chamada ou fazer com que o dispositivo transmita mais radiofrequncia do que necessrio. Segure no dispositivo sem fora excessiva, prima as teclas com leveza, utilize funes especiais que reduzam o nmero de teclas que tem de premir (por exemplo, modelos e o modo de introduo de texto assistida), e faa intervalos frequentes.

Proteger os seus ouvidos


A exposio excessiva a volumes de som elevados pode danificar o aparelho auditivo. A exposio a volumes de som elevados durante a conduo poder distrair o condutor e provocar um acidente. Baixe sempre o volume antes de ligar os auriculares a um equipamento de udio e utilize apenas o volume mnimo necessrio para poder ouvir a sua conversa ou msica.

Esteja atento se utilizar o dispositivo enquanto anda ou se movimenta


Esteja sempre atento ao que o rodeia para evitar ferir-se a si prprio ou a outros.

No transporte o dispositivo nos bolsos traseiros das calas ou em torno da cintura


Se cair, poder ferir-se ou danificar o dispositivo.

23

No desmonte, modifique ou repare o dispositivo


Quaisquer alteraes ou modificaes do dispositivo podero anular a garantia do fabricante. Para qualquer interveno necessria, leve o dispositivo para um centro de assistncia Samsung. No desmonte nem perfure a bateria, dado que tal poder causar uma exploso ou incndio.

No pinte ou cole autocolantes no seu dispositivo


A tinta e os autocolantes podem bloquear partes mveis e evitar o funcionamento correcto do dispositivo. Caso seja alrgico tinta ou a partes metlicas do produto, pode sentir alguma comicho, eczema, ou inchao da pele. Caso isto acontea pare de utilizar o produto e contacte o seu mdico.

Limpeza do dispositivo:
Limpe o dispositivo ou o carregador com um toalhete ou uma borracha. Limpe os plos da bateria com uma bola de algodo ou um toalhete. No utilize qumicos nem detergentes.

No utilize o dispositivo se o ecr estiver rachado ou partido


O vidro ou acrlico partido podero causar ferimentos nas mos e no rosto. Leve o dispositivo para um centro de assistncia Samsung para reparao.

Utilize o dispositivo apenas para os fins a que se destina Evite perturbar os outros quando utilizar o dispositivo em pblico No permita que menores utilizem o dispositivo
O dispositivo no um brinquedo. No permita que menores brinquem com ele dado que se podero ferir a si prprios e a outros, danificar o dispositivo ou fazer chamadas que podero acarretar custos.

Instalar telemveis e equipamentos com precauo


Certifique-se de que os dispositivos mveis ou respectivos equipamentos instalados no seu veculo se encontram devidamente instalados. Evite colocar o dispositivo e acessrios prximos ou na rea de insuflao do airbag. A instalao incorrecta do equipamento sem fios pode provocar ferimentos graves se o airbag insuflar rapidamente.

A manuteno do dispositivo dever ser efectuada apenas por tcnicos qualificados


Ao permitir intervenes de pessoas no qualificadas no dispositivo, o mesmo poder ficar danificado e a garantia do fabricante ser anulada.

24

Manuseie os cartes SIM ou os cartes de memria com cuidado


No remova um carto enquanto o dispositivo estiver a transferir ou a aceder a informao, pois poder perder dados e/ou danificar o carto ou o dispositivo. Proteja os cartes contra choques, electricidade esttica e interferncias elctricas de outros dispositivos. No toque nos contactos ou terminais dourados com os dedos ou objectos metlicos. Se o carto estiver sujo, limpe-o com um pano macio.

Garanta o acesso aos servios de emergncia


Pode no ser possvel efectuar chamadas de emergncia a partir do dispositivo em algumas reas ou circunstncias. Antes de viajar para reas remotas ou em desenvolvimento, planeie um mtodo alternativo para contactar o pessoal dos servios de emergncia.

Crie cpias de segurana dos seus dados mais importantes


A Samsung no se responsabiliza pela perda de dados.

No distribua material protegido por copyright


No distribua material protegido por copyright, que foram gravados para terceiras partes, sem a permisso dos proprietrios respectivos. Ao faz-lo poder estar a violar as leis de proteco de direitos de autor. O fabricante no se responsabiliza por questes legais, causadas pela utilizao ilegal do material com direitos de autor.

Informaes de certificao da Taxa de Absoro Especfica (SAR)


O dispositivo est em conformidade com os padres da Unio Europeia (UE) que limitam a exposio humana a energia de rdio frequncia (RF) emitida pelo equipamento de rdio e telecomunicaes. Estas normas probem a venda de dispositivos mveis que excedam um nvel de exposio mximo (conhecido como SAR Specific Absorption Rate) de 2,0 W/kg. Durante o teste, o SAR mximo verificado para este modelo foi 0,791 W/kg. Durante a utilizao normal, o SAR real dever ser mais baixo, dado que o dispositivo foi concebido para emitir apenas a energia RF necessria para transmitir um sinal estao base mais prxima. Ao emitir automaticamente os nveis mais baixos, sempre que for possvel, o dispositivo reduz a exposio geral a energia RF. A Declarao de Conformidade no verso do manual do utilizador apresenta a conformidade do dispositivo com a directiva de Equipamentos de Rdio e Equipamentos Terminais de Telecomunicaes (R&TTE). Para obter mais informaes sobre o SAR e as normas comunitrias relacionadas, visite o Web site da Samsung.

25

Eliminao Correcta Deste Produto


(Resduos de Equipamentos Elctricos e Electrnicos) (Aplicvel na Unio Europeia e em outros pases europeus com sistemas diferentes) Esta marca apresentada no produto, nos acessrios ou na literatura - indica que o produto e os seus acessrios electrnicos (por exemplo, o carregador, o auricular, o cabo USB) no devero ser eliminados juntamente com os resduos domsticos no final do seu perodo de vida til. Para impedir danos ao ambiente ou sade humana causados pela eliminao incontrolada de resduos, dever separar estes equipamentos de outros tipos de resduos e recicllos de forma responsvel, para promover uma reutilizao sustentvel dos recursos materiais. Os utilizadores particulares devero contactar o estabelecimento onde adquiriram este produto ou as entidades oficiais locais para obterem informaes sobre onde e de que forma podem entregar estes equipamentos para permitir efectuar uma reciclagem segura em termos ambientais. Os utilizadores profissionais devero contactar o seu fornecedor e consultar os termos e condies do contrat o de compra. Este produto e os seus acessrios electrnicos no devero ser misturados com outros resduos industriais para eliminao.

Eliminao correcta das baterias existentes neste produto


(Aplicvel na Unio Europeia e noutros pases europeus com sistemas de recolha de baterias separados) Esta marca, apresentada na bateria, manual ou embalagem, indica que as baterias existentes neste produto no devem ser eliminadas juntamente com os resduos domsticos indiferenciados no final do seu perodo de vida til. Onde existentes, os smbolos qumicos Hg, Cd ou Pb indicam que a bateria contm mercrio, cdmio ou chumbo acima dos nveis de referncia indicados na Directiva CE 2006/66. Se as baterias no forem correctamente eliminadas, estas substncias podero ser prejudiciais para a sade humana ou para o meio ambiente. Para proteger os recursos naturais e promover a reutilizao dos materiais, separe as baterias dos outros tipos de resduos e recicle-as atravs do sistema gratuito de recolha local de baterias.

26

Declarao de excluso de responsabilidades


Alguns contedos e servios acessveis atravs deste dispositivo pertencem a terceiros e esto protegidos por direitos de autor, patente, marca comercial e/ou outras leis de propriedade intelectual. Esses contedos e servios so fornecidos exclusivamente para uso pessoal para fins no comerciais. O utilizador no pode utilizar quaisquer contedos ou servios de uma forma que no tenha sido autorizada pelo proprietrio dos contedos ou fornecedor dos servios. Excepto quando autorizado expressamente pelo respectivo proprietrio dos contedos ou fornecedor dos servios, e sem limitar o anterior, o utilizador no pode modificar, copiar, republicar, carregar, publicar como artigo, transmitir, traduzir, vender, criar obras derivativas, explorar ou distribuir de alguma forma ou em algum suporte quaisquer contedos ou servios apresentados por este dispositivo. "OS CONTEDOS E SERVIOS DE TERCEIROS SO FORNECIDOS "COMO ESTO". A SAMSUNG NO FAZ QUAISQUER GARANTIAS RELATIVAMENTE AOS CONTEDOS OU SERVIOS FORNECIDOS DESSE MODO, NEM EXPRESSA NEM IMPLICITAMENTE, PARA QUALQUER FIM. A SAMSUNG REJEITA EXPRESSAMENTE A RESPONSABILIDADE POR QUAISQUER GARANTIAS IMPLCITAS, INCLUINDO MAS NO LIMITADO A GARANTIAS DA CAPACIDADE DE COMERCIALIZAO OU ADEQUAO PARA UM FIM ESPECFICO. A SAMSUNG NO GARANTE A PRECISO, VALIDADE, PONTUALIDADE, LEGALIDADE OU COMPLETIDO DE QUALQUER CONTEDO OU SERVIO DISPONIBILIZADO ATRAVS DESTE DISPOSITIVO E EM NENHUM CASO, INCLUINDO CASOS DE NEGLIGNCIA, SER A SAMSUNG RESPONSVEL QUER POR CONTRATO QUER POR ACTO ILCITO EXTRACONTRATUAL - POR QUAISQUER PREJUZOS DIRECTOS, INDIRECTOS, DERIVADOS, ESPECIAIS OU CONSEQUENCIAIS, HONORRIOS DE ADVOGADOS, DESPESAS OU QUAISQUER OUTROS PREJUZOS RESULTANTES OU RELACIONADOS COM QUALQUER INFORMAO CONTIDA OU RESULTANTE DO USO DE QUALQUER CONTEDO OU SERVIO PELO UTILIZADOR OU QUALQUER TERCEIRO, MESMO QUE TENHA SIDO DA POSSIBILIDADE DE TAIS PREJUZOS." Os servios de terceiros podero ser terminados ou interrompidos em qualquer altura, e a Samsung no afirma nem garante que qualquer contedo ou servio se manter disponvel durante qualquer perodo de tempo. Os contedos e servios so transmitidos pelos terceiros atravs de redes e meios de transmisso fora do controlo da Samsung. Sem limitar a generalidade da presente declarao de excluso de responsabilidades, a Samsung rejeita expressamente qualquer responsabilidade por qualquer interrupo ou suspenso de qualquer contedo ou servio disponibilizado atravs deste dispositivo. A Samsung no se responsabiliza pela assistncia ao cliente relacionada com os contedos e servios. Qualquer dvida ou pedido de assistncia relacionados com os contedos ou servios devem ser dirigidos directamente aos fornecedores dos respectivos contedos e servios.

27

Declarao de Conformidade (R&TTE)


Ns, Samsung Electronics
declaramos sob a nossa nica e inteira responsabilidade que o produto

Telemvel GSM Wi-Fi WCDMA : GT-S5660


com o qual esta declarao est relacionada, estando em conformidade com as seguintes normas e/ou outros documentos normativos. Segurana  EN 60950-1 : 2006 +A11:2009 SAR  EN 50360 : 2001 EN 62209-1 : 2006 EMC  EN 301 489-01 V1.8.1 (04-2008) EN 301 489-07 V1.3.1 (11-2005) EN 301 489-17 V2.1.1 (05-2009) EN 301 489-19 V1.2.1 (11-2002) EN 301 489-24 V1.4.1 (09-2007) RADIO  EN 301 511 V9.0.2 (03-2003) EN 300 328 V1.7.1 (10-2006) EN 301 908-1 V4.2.1 (03-2010) EN 301 908-2 V4.2.1 (03-2010) Declaramos que [todos os testes de rdio essenciais foram efectuados e que] o produto em cima indicado encontra-se em conformidade com todos os requisitos essenciais da Directiva 1999/5/EC. O procedimento de avaliao de conformidade referido no Artigo 10 e detalhado no Anexo[IV] da Directiva 1999/5/EC foi realizado com o envolvimento do(s) seguinte(s) organismo(s) notificado(s): BABT, Forsyth House, Churchfield Road, Walton-on-Thames, Surrey, KT12 2TD, UK* Marca de identificao: 0168 A documentao tcnica mantida pelo:

Samsung Electronics QA Lab.


que pode ser disponibilizada a pedido. (Representante na EU) Samsung Electronics Euro QA Lab. Blackbushe Business Park, Saxony Way, Yateley, Hampshire, GU46 6GG, UK*

2011.02.09

Joong-Hoon Choi / Gestor do laboratrio

(local e data de emisso) (nome e assinatura do responsvel) * Esta no a morada do Centro de Apoio Samsung. Por favor verifique a garantia ou contacte o revendedor que lhe vendeu o produto, para saber a morada e o nmero de contacto do Centro de Apoio Samsung.

Algum do contedo deste manual poder ser diferente do existente no seu dispositivo, tal depende do software do dispositivo ou do fornecedor de servios.

Para instalar o Kies (PC Sync)


1. Transfira a ltima verso do Kies do website da Samsung (www.samsungmobile.com) e instale-o no seu PC. 2. Use um cabo de dados para o PC, e conecte o seu dispositivo com o seu PC. Samsung Kies ir iniciar automaticamente. Caso o Samsung Kies no inicie automaticamente, faa duplo-clique no cone Samsung Kies no seu PC. Use como referncia a ajuda do Kies para mais informao.

www.samsungmobile.com

Printed in Korea GH68-33723G Portuguese. 03/2011. Rev. 1.0

You might also like